Sarney não é localizado para depor no caso triplex, diz substituta de Moro

Jornal GGN – A juíza Gabriela Hardt, substituta do simbolo da Lava Jato, Sergio Moro, assinou na segunda (16) um despacho informando que o ex-presidente José Sarney (PMDB) não foi encontrado para prestar depoimento no caso triplex como testemunha de defesa de Paulo Okamotto, dirigente do Instituto Lula.

Segundo o documento, Sarney foi procurado em um endereço no Maranhão, mas o oficial de Justiça não conseguiu encontrá-lo. “O responsável pela segurança do imóvel informou que José Sarney de Araújo Costa atualmente reside em Brasília/DF e que raramente comparece ao local.”

De acordo com a magistrada, “o outro endereço informado pela defesa [de Okamotto] como sendo de residência de José Sarney, na Ilha Curupi, Baía de São Marcos, Raposa, São Luís/MA, será ainda diligenciado, porém, como informado pela própria Secretaria da Seção Judiciária do Maranhão, o endereço provável de José Sarney de Araújo Costa é em Brasília/DF.”

O depoimento de Sarney foi agendado para o dia 14 de fevereiro, às 14 horas, por meio de videoconferência, com o Juízo Federal de São Luís. A defesa de Okamotto foi intimada a informar, em até cinco dias, se conhece o endereço do ex-presidente na capital federal.

A mesma situação ocorreu com outra testemunha do presidente do Instituto Lula, o ex-ministro Ricardo Berzoini (PT). Segundo a juíza, ele não foi localizado pelo oficial de Justiça em São Paulo. “Observo que foi solicitada igualmente a sua intimação em endereço de Brasília/DF para comparecimento na audiência por videoconferência do dia 01/03/2017, às 9h30. Assim, por ora aguardem-se informações quanto ao cumprimento da carta precatória expedida para Brasília/DF”, determinou Hardt.

Okamotto também arrolou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como testemunha. Em despacho de dezembro, o juiz Sergio Moro indicou que FHC será ouvido no dia 9 de fevereiro de 2017, por videoconferência, a partir de São Paulo, às 9h30. A lei impede que o ex-presidente se recuse a colaborar.

Okamotto é réu na mesma ação em que Lula responde por ter supostamente recebido vantagens indevidas da OAS. No caso do presidente do Instituto, ele assinou um contrato com a empresa Granero para armazenar parte do acervo presidencial de Lula. Ao longo de pelo menos quatro anos, a OAS fez os pagamentos à Granero, ao custo total de cerca de R$ 1 milhão. A Lava Jato diz que esse contrato foi fraudulento, pois omitia o real caráter do serviço.

Além disso, os procuradores afirmam que a OAS só aceitou pagar pela manutenção do acervo e pela reforma de um apartamento no Condomínio Solaris como contrapartida a três contratos que obteve com a Petrobras, por obras nas refinarias de Abreu e Lima (PE) e Getúlio Vargas (PR).

As oitivas do caso triplex recomeçam em fevereiro, quando serão ouvidas as testemunhas de Lula e dos demais réus; confira o calendário aqui.

Leia mais: Lava Jato, lado B: tudo que a grande mídia não diz sobre o caso triplex

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

19 comentários

  1. Eu vi o nosso eterno MUNN-RA

    Eu vi o nosso eterno MUNN-RA recentemente, com o “Fora Temer” em Portugal  ..ambos viajaram com o Agilmal Mentes  ..mas não falaram de Lava Jato nem de TSE, disseram

    Fala verdade ?!  ..só quem já abriu um proceso e precisou localizar MELIANTE sabe o quanto nossos métodos convocatórios são INUTEIS, desarrazoados e protelatórios  ..só servindo mesmo a quem não quer que a Justiça ocorra  ou aos próprios bandidos

    Tem que ser assim, citou citou  ..guarde a prova de que por exemplo o camarada  se escondeu (tipo Renan  e Alckimin recentemente) ..valeria citar aonde estivesse (até no banheiro do cinema) ..se uma semana depois não se conseguiu e nem teve satisfação, publica em uma semana  e fim de papo

    ..HOJE qq cabra ganha uns 120-150 de processo enrolando a Tia Carminha  ..e mais, se publica, intima e arrasta  ..mas avisa antes  ..nada de coercitiva sem ter tido tentativa prévia né?

     

    • Só para endossar a fala do

      Só para endossar a fala do companheiro, mesmo mantendo essa metodologia arcaica de intimação, feita a primeira tentativa por oficial de justiça, a segunda poderá ser feita por e-mail que hoje todo mundo tem e quando o e-mail é errado ele volta. Se não, que a testemunha se sinta intimado com todas as consequencias do não comparecimento.

  2. “os procuradores afirmam que

    “os procuradores afirmam que a OAS só aceitou pagar pela manutenção do acervo e pela reforma de um apartamento no Condomínio Solaris como contrapartida a três contratos que obteve com a Petrobras, por obras nas refinarias de Abreu e Lima (PE) e Getúlio Vargas (PR)”:

    E estao mentindo.  TRES contratos de varios bilhoes, e o que eles tem pra mostrar de “prova” foi uma reforma de apartamento e manutencao de acervo!

    Isso nao faz uma gota de sentido.

    • Pela quantidade de cartas que
      Pela quantidade de cartas que lhe mando e não são entregues,chego a três tristes conclusões:a)O Blog adotou a mesma política da Cia Brasileira de Correios e Telegrafos,e se transformou em uma porcaria;b)Sua família gosta de você,certo.Mas quer lhe vê bem longe;c)Tem alguém no Blog que adora nomes feios,e não é Da.Lourdes.

  3. Disfarçado de côco

    Paulo Francis, o pusilânime, na sua coluna Diário da Corte, na Folha, chamava o Sarney, entre outros epítetos, de Jeca, Jaquetão e Cara-de-côco-com-bigode. Deve estar disfarçado de côco, no mercadão de São Luís, porisso que não o acham. 

  4. Porque Moro não expediu o mandado de condução coercitiva?

    O Sérgio Moro usa um peso e duas medidas. Conduziu coercitivamente o Lula sem recusa anterior a comparecimento perante a Justiça e agora não conduz o Sarney, que se recusou a comparecer e não deu, pelo menos até agora, uma justificativa.

  5. republica de curitiba? Manicômio

    Não acho mais agora tenho certeza, os mentecaptos e evangélicos da republica bananeira curitibana poderiam enveredar para a planilha excel esperando melhor sorte no que duvido, abandonando de vez o desastre power point.

    Três contratos da Petrobrás são valores com números de muitos zeros, a eventual guarda do tal acervo é amendoim pequeno como diz o tio sam, a reforma do apartamento que nunca foi do Presidente Lula é ar frito ou pum fedido, portanto pagar salario deste valhacouto para quem não sabe sopesar os fatos é indigência a não convencer sequer os já convencidos.

    A Juizeca o juizeco e os procuradorecos da primeira instancia acharam um lugar definitivo entre os sem noção.

     

  6. Cadê a prova?

    Os narradores da tal Força Tarefa da Lava Jato não tem provas materiais, só ilações e suposições. São, por ignorância ou má fé, anlafabetos em gestão de organizações empresariais públicas!….Porque eles não apresentam as provas das Licitações fraudadas, os superfaturamentos dos Contratos e pagamentos indevidos?…..Simplesmente porque não existem!….E aí eles ficam nessa pelas razões que enumerei e pelos seus antipetismo!….

     

     

     

  7. Cegos, surdos e mudos, mas falam muito.

    Incrível,  imaginem se a defesa faz perguntas sobre os respectivos Institutos. Imagine se a defesa pergunta se o Instituto FHC, ou o Sareny tem projetos internacionais contra a Fome. 

    Imagina se a defesa pergunta, quem financiou os Institutos FHC e Sarney,? Imagina se a defesa pergunta se o acervo presidencial dos mesmos já foi algum dia devassado e investigado, ou colocadao em dúvida?

    Imagina se a defesa pergunta quem financiou a compra e  ou o local dos respectivos Institutos.?

  8. Se o Sir Ney não fosse um rato…

    Se o Sarney fosse um homem, em vez de um rato, o Camundongo de Curitiba o teria conduzido coercitivamente. Ratos não se repelem

    • Fui alertado q o posto do camundongo está ocupado

      por outra camundonga, pois o camundongo está lna and of the free being fooled, crente que tá abafando e abofelando todas as camundongas offshore

  9. Um petista foi denunciado pq dobrou a esquina

    O prurucurador tem prova e convicção e power point e tudo e o petista fica tentando desdobrar que não foi ele que dobrou a esquina, dificultando e colocando em risco o fluxo de coisas e pessoas pelas ruas apenas paralelas, mas não, o esquerdista acha de perpendicularizar cuzando esquinas impunemente

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome