Sem alarde nem vazamentos, Aécio depôs na PF por 1 hora hoje

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Senado

Jornal GGN – Recordista em número de inquéritos, o senador Aécio Neves (PSDB) depôs, nesta terça (2), na Polícia Federal sobre um suposto esquema de corrupção em Furnas, sem alarde da grande mídia e sem que nenhuma linha do que foi dito pelo tucano tenha vazado pelas mãos de agentes da Lava Jato. 

O Estadão, ao divulgar que Aécio depôs por uma hora aos federais, sequer dimensionou o tamanho do esquema na estatal mineira: ao menos R$ 4 milhões, segundo delação de Delcídio do Amaral. Aécio já havia sido delatado por desvios em Furnas pelo doleiro Alberto Youssef, mas o procurador-geral Rodrigo Janot não quis levar o inquérito adiante. O caso só foi reaberto com a colaboração de Delcídio.

O jornal priorizou as falas do advogado de Aécio, Alberto Toron, que afirmou que seu cliente respondeu a todas as perguntas do delegado – mas não entrou no mérito do que foi dito. Toron apenas avaliou que as acusações contra Aécio foram feitas com base em “ouvi dizer”, sinalizando que a PF não tem provas que sustentem as colaborações premiadas.

Era para Aécio ter prestado depoimento na semana passada, mas o relator do caso no Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, impediu que o tucano fosse “surpreendido” pela Polícia Federal e determinou o acesso aos autos da investigação antes da audiência.

 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aquela velha pergunta:
    “E SE”

    Aquela velha pergunta:

    “E SE” o Aécio fosse do PT?

    É isso aí, amiguinhos. A imprensa é IMPARCIAL e APARTIDÁRIA, OK?

  2. E foi exatamente o que

    E foi exatamente o que Delcidio falou…”que ouviu dizer”

    Agora, pergunto…quem participou lá em MG foi ouvido neste inquérito? 

  3. Uma hora?!
    Em uma hora ele
    Uma hora?!
    Em uma hora ele não explica nem um décimo do que já aprontou: ele foi tomar café com os cabos eleitorais dele na PF, isso, sim!

    1. Lacrou, Lucinei: o café teve pães de queijo de São João del Rey

      Lacrou, Lucinei: o café teve pães de queijo de São João del Rey

      Devem ter gargalhado muito – Aecio, PFs, Procuradores, Advogados e Convidados -, contando velhos causos em comum, como o do helicoptero dos Perrela com 450 quilos de cocaína (pasta), a ajudinha que o TJ-MG está dando para prescrever a pena do amigão Azeredo, de como o Velhaco FHC comprou o congresso para se reeleger, como Aecio elegeu deputados para ser presidente da Camara e seguir carreira, ensinando o caminho para Eduardo Cunha, e muitas outras histórias tucano-jurídicas.

  4. “Toron apenas avaliou que as

    “Toron apenas avaliou que as acusações contra Aécio foram feitas com base em “ouvi dizer”, sinalizando que a PF não tem provas que sustentem as colaborações premiadas”:

    Que bom saber que Aecio tambem tem contas ilegais nos EUA.

    1. Depoimento de Aécio.
      Nem o jornal Nacional nem tão pouco a TV Record muito menos a TV Brasil fizeram qualquer comentário sobre o depoimento de Aécio na PF.todas elas deram uma ênfase muito grande na soltura do Zé Dirceu pelo STF.E o vazamento pela Lava Jato? Nem pensar.O amiguinho do peito de Moro não pode passar por constrangimento.Não pode ter sua reputação publicamente maculada.Lula sim,.este dá ibope e sustentabilidade ainda á lava jato e ao Juiz ” de meia pataca” Sérgio Moro.

  5. Mídia imparcial!

    Segundo alguns comentaristas “os bons” são injustiçados, “os maus” são acusados por convicção!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador