Sem fazer alarde, Polícia Federal pediu quebra de sigilos de Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Marcos Corrêa/PR

Jornal GGN – A equipe da Polícia Federal que investiga se Michel Temer favoreceu empresas do setor portuário com um decreto de 2017 sugeriu, em relatório, que a quebra dos sigilos, fiscal e telefônico do presidente da República é condição necessária para elucidar os fatos apurados no inquérito.

O documento é de dezembro passado, mas a notícia de sua existência só foi divulgada pelo jornal O Globo nesta quarta (31). Segundo o jornal, a PF, para não fazer alarde, não cita o nome de Temer no pedido. Diz apenas que “para uma completa elucidação” das suspeitas, todos as “pessoas jurícias e físicas mencionadas” no inquérito devem ter os sigilos quebrados.

De acordo com a reportagem, não se sabe se o delegado do caso, Cleyber Lopes, aceitou a recomendação e enviou o pedido contra Temer ao Supremo Tribunal Federal. O inquérito tramita em segredo de Justiça.

A recomendação da equipe da PF também atinge os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, investigados por denúncias decorrentes da delação da JBS.

Procurada pelo jornal, a PF informou que não pode se manifestar sobre o caso.

“Para embasar a recomendação das quebras de sigilo, os analistas citam fatos que precisam ‘de aprofundamento’, como transações imobiliárias do coronel João Baptista Lima com offshores ligadas a envolvidos em fraudes e inconsistências nos depoimentos de Rocha] Loures e [Rodrigo] Mesquita [da empresa Rodrimar]. Lima é acusado de ter recebido propina em nome de Temer.”

O relatório também aponta para indícios de “repasses indiretos de companhias do setor [portuário] a políticos”, apesar das negativas dos envolvidos. “A análise da PF ainda trouxe novas informações sobre a relação entre os personagens investigados. Na agenda do celular do coronel Lima há o telefone de José Yunes, ex-assessor e amigo de Temer. Também há a suspeita de que Lima mantinha relação com Loures.”
 
O inquérito é o único em andamento contra Temer, que teve outras denúncias apresentadas pela Procuradoria Geral da República rejeitadas pela Câmara.
 
Temer é suspeito de ter editado um decreto presidencial que favorece empresas do setor portuário, em troca de vantagens indevidas. Rodrigo Rocha Loures teria feito interloculação com as empresas interessadas na medida. A imprensa divulgou trechos de ligações telefônicos que sugerem que o presidente tinha conhecimento do papel de Loures. A ideia da quebra de sigilo seria apurar também outros registros de telefonemas.
 
O delegado do caso já solicitou ao STF o compartilhamento de um inquérito antigo contra Temer, que também envolvia empresas do Porto de Santos.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif
     
    Se a PF fez

    Caro Nassif

     

    Se a PF fez desaparecer um helicóptero, não consegue decifrar um HD, também não achará nada do pequeno chefe golpista temer.

    Mais uma grande mentira.

    Seja um PF, seja um herói, seja um combatente das justiças e da casa grande.

    Saudações

     

    1. Em resposta a Avelino de Oliveira

      Para completar, a PF também não consegue decifrar as chaves de acesso de um sistema mequetrefe q os próprios técnicos da Odebrecht desenvolveram.

      Nossa PF só nos envergonha.

  2. Como assim “SE” ele favoreceu

    Como assim “SE” ele favoreceu empresas do setor portuário?

    Como assim “suspeito de ter editado um decreto”?

    É preciso deixar claro: Temer editou um decreto que prorrogou, SEM LICITAÇÃO, a concessão de serviços portuários. ORA, obviamente isto causou prejuízos ao Estado! Isto é um absurdo! Inaceitável!

    Se voce tem um serviço público e o concede a alguem SEM LICITÁ-LO voce lesou o Estado. Ponto! 

    Não tem sequer UM PROMOTOR, UM JUIZ, UM PARTIDO POLÍTICO para denunciá-lo?

    Parece  a DUFRY, lojas francas operadas pela empresa do senador Bornhausen. Nunca foi licitada! Nunca participou de nenhuma licitação para ver quem ofereceria um melhor serviço ou remuneraria melhor o Estado. E, piior, acreditem, ainda por cima vendeu a concessão!

    País da piada pronta. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador