Senado sabatina hoje Luís Roberto Barroso, indicado de Dilma para o STF

Jornal GGN – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado inicia, em instantes, a sabatina do advogado Luís Roberto Barroso, indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pela presidente da República, Dilma Rousseff. O processo de sabatina é previsto pela Constituição de 1988 e determina que o Senado tem a prerrogativa de aprovar ou não a escolha de ministros para o STF, em votação secreta, depois de arguição pública.

A data da sabatina foi definida na semana passada, durante reunião entre Barroso, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O relatório sobre a indicação de Barroso foi lido pelo próprio presidente da CCJ, que deixou a si a responsabilidade pela relatoria. Caso o relatório seja aprovado, será submetido imediatamente à votação no plenário.

Quem é e o que pensa o constitucionalista Luís Roberto Barroso

Alguns senadores, como Jorge Viana (PT-AC) e Anibal Diniz (PT-AC), já sinalizaram pela aprovação do nome de Barroso. Já representantes da bancada evangélica, como o senador Magno Malta (PR-ES), critica a atuação de Barroso na defesa de direitos como a não punição do aborto de anencéfalos e a união estável entre pessoas do mesmo sexo.

Paralelamente à sabatina, acontece uma manifestação convocada por líderes evangélicos “em defesa da família tradicional, da vida, da liberdade de expressão e religiosa”. O ato ocorre na Esplanada dos Ministérios. Segundo Magno Malta, a expectativa é reunir milhares de pessoas no protesto.

Luís Roberto Barroso é indicado para o Supremo Tribunal Federal

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador