Senador Collor faz nota de defesa em resposta ao JN

Jornal GGN – Uma matéria veiculada pelo Jornal Nacional no sábado (18), baseada no depoimento do delator Rafael Ângulo Lopes, que trabalhava para Alberto Yossef, apontou que o Senador Fernando Collor de Mello seria sócio de uma “empresa de fachada”, chamada Água Branca. Em resposta, a assessoria do Senador informou que a empresa “é devidamente registrada na Junta Comercial” e que a participação de Fernando Collor de Mello como sócio principal é devidamente “informada à Receita Federal na declaração anual de rendimentos do Senador”. Por isso, critica a reportagem do Jornal Nacional por apontá-la “como suposta empresa de fachada”.

Segue nota de defesa do Senador Fernando Collor 
    
 
“A propósito da notícia veiculada na edição de hoje do Jornal Nacional, é importante esclarecer que a Água Branca é uma empresa de participações e investimentos, sendo próprio de sociedades dessa natureza a propriedade de bens e ativos diversos. A empresa é devidamente registrada na Junta Comercial tendo como sócio principal Fernando Collor de Mello, participação também informada à Receita Federal na declaração anual de rendimentos do Senador. Sendo conhecido e publicamente declarado o relacionamento do Senador com a empresa Água Branca, não é mínimamente razoável apontá-la como suposta empresa de fachada, como faz a reportagem. As informações relacionadas à aquisição do veículo Lamborghini também não são verdadeiras, sendo omitidos esclarecimentos sobre a dação de outro veículo como entrada e sobre o parcelamento do saldo remanescente.
 
Importante registar que embora tenha estado a todo tempo à disposição das autoridades competentes, o Senador jamais teve a oportunidade de sequer ser ouvido, momento em que fará  todos os esclarecimentos sobre os fatos que lhe têm sido atribuídos a partir de versão unilateral e tendenciosa.
 
A exploração diária de notícias já conhecidas é característica de clara publicidade opressiva, que em nada contribui para o exame serenos dos fatos.”
Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ué, não entendi. Desde quando

    Ué, não entendi. Desde quando empresas de fachada não são devidamente registradas nas juntas comerciais? “De fachada” não significa que não é registrada, pelo contrário: o registro é a primeira providência que se dá a uma empresa de fachada, não é isso?

    1. Na verdade, Lázaro, não é bem assim…

      Dificilmente, numa “empresa de fachada”, o nome do beneficiário estaria no Contrato Social; o mais comum é que sejam registradas com nomes de laranjas, mas…

      Se o objetivo fosse “lavar dinheiro”, não seria inteligente ser um “sócio oculto”, nem abrir uma empresa comercial. O que mais fazem, para esse fim, é “montar” um empreendimento agrícola ou extrativista (pesca), para “lavar bem lavado” e pagarem menos impostos.

      Nessas “fazendas” até os bois parem e, nessas “pescarias”, as redes vem sempre cheias.

      É comum também, nessas fazendas, ao invés de contarem “cabeças”, contarem “patas”.

      1. Grato, Mayo. Mas será que

        Grato, Mayo. Mas será que basta o fato da tal Água Branca ser registrada em nome de Collor para indicar que não é usada como empresa de fachada? Lembrei de uma senhora que pirografou a tampa de uma caixa de madeira com os dizeres “Dinheiro escondido”, o que fez com que seu filho jamais abrisse a caixa para pegar uns “trocados”…

        1. Pois é, Renato, difícil dizer…

          Mas “empresas de fachada” em nome próprio são um pouco contra-senso; o termo “fachada” ou “aparência” é mais afeito ao que se quer esconder…

          Já “lavanderias” não. Às vezes se faz até propaganda, e se maquía a contabilidade com um faturamento abundante (e irreal), para poder “esquentar” dinheiro que, claro, interessa que vá “brilhando” pro bolso do dono, para que possa investí-lo ou aplicá-lo às claras, e tenha como dizer de onde veio.

      2. Depende

        Esta empresa  ( CNPJ 08.048.216/0001-39 ) não tem Inscrição Estadual, portanto, não é uma empresa comercial.

        Para a Receita Federal ela é :  64.63-8-00 – Outras sociedades de participação, exceto holdings 

        Mas empresas comerciais são muito usadas para lavar dinheiro sim. Basta ir a um shopping “classe a” e se perguntar como algumas boutiques conseguem para as caríssimas taxas cobradas pelos shoppings sem atender nenhum cliente por dia.

         

         

  2. Se cada corrupto, como

    Se cada corrupto, como Collor, Sarney, Renan, Alves, etc. fossem realmente investigados por suas riquezas milionárias, não se chegaria jamais ao fim das investigações contra esses lalaus. Está muito mais em jogo colocar a Petrobrás no centro de toda a lama, por ser a Estatal denunciada exatamente no governo de Dilma, enquanto os movimentos maiores são feitos para chegarem a ela, a Lula e ao PT. Collor tem a seu favor o parentesco da nobreza da mais alta corte. Com ele jamais acontecerá nada, embora saibamos tratar-se de um sujismundo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador