Senador do PSDB visita novo presidente do Paraguai

Por Marco Antonio L.

Senador do PSDB visita Franco e cogita ação contra suspensão do Paraguai

Do Sul 21

Senador do PSDB visita Franco e cogita ação contra suspensão do Paraguai

alvarodiasfedericofranco

Álvaro Dias considera que “circunstâncias” fizeram com que fosse necessária “celeridade” no julgamento de Lugo | Foto: Divulgação

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) visitou nesta sexta-feira (6) o presidente paraguaio Federico Franco. Ele prometeu que o PSDB vai analisar entrar com ação no STF contra a suspensão do país no Mercosul. Segundo o senador, o partido entraria com uma ação de inconstitucionalidade (Adin) contra o voto brasileiro.

“Se os advogados do PSDB considerarem que é possível, vamos ao Supremo, pois o nosso partido repudia o fato de alguns países não reconhecerem a posição majoritária do parlamento paraguaio, referendada pela Suprema Corte, e também as sanções que representam uma afronta à soberania do país”, disse Álvaro Dias.

Segundo o site do senador, o presidente Federico Franco “comemorou a iniciativa da Adin”. Dias também se reuniu com o presidente da Corte Suprema de Justiça, Victor Nuñez, com o ministro das Relações Exteriores, José Felix Fernadez Estigarribia, além de senadores e deputados. O chanceler Estigarribia disse ao senador que a Adin pode ajudar o Paraguai nos pleitos junto à Organização dos Estados Americanos (OEA). A entidade terá reunião na próxima terça (10) para analisar informes da situação paraguaia.

Alvaro Dias também manifestou em suas visitas a “preocupação com a segurança dos 500 mil brasileiros que vivem no Paraguai”. As autoridades paraguaias teriam garantido que os brasiguaios estão protegidos, segundo o site do senador. A possibilidade de o PSDB ingressar com uma Adin ganhou destaque no ABC Color e no La Nación, jornais paraguaios que apoiaram a destituição do ex-presidente Fernando Lugo.

Ao La Nación, Álvaro Dias declarou que a suspensão do Paraguai do Mercosul foi “ilegal”. Ele defendeu o julgamento político que destituiu Lugo dando-lhe apenas algumas horas para preparar sua defesa. Segundo Dias, o julgamento “se ajustou estritamente à Constituição” paraguaia. O senador tucano disse ainda que “as circunstâncias exigiam celeridade” no julgamento a Lugo.


Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador