Sérgio Moro não é David Frost, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Sérgio Moro não é  David Frost

por Fábio de Oliveira Ribeiro

O encontro entre Lula e Sérgio Moro no dia 13 de setembro de 2017 foi filmado e a gravação já se encontra disponível no GGN.

Ao comentar a audiência, o defensor de Lula disse o seguinte no Twitter:

“É emblemático que nem o juiz nem o MPF fizeram perguntas sobre 8 contratos da Petrobras que embasam a denúncia objeto do depoimento de hoje.” 

Zanin está rigorosamente correto.

Lula não foi inquirido sobre os fatos referidos na denuncia (contratos da Petrobras). Logo, o ex-presidente petista não prestou um “depoimento”, ato pelo qual o réu fornece ao juiz informações relevantes sobre fatos relacionados ao crime que lhe foi imputado pelo órgão acusatório.

Em decorrencia do que foi gravado, Sérgio Moro não pode ser considerado um juiz federal. De fato ele agiu como se fosse um jornalista. Ele entrevistou o réu sobre diversos assuntos sem qualquer relação com a acusação que foi formalmente feita.

A conclusão inevitável é que, a exemplo do caso do Triplex, este processo também deixou de ser processo judicial regido pelo Código Penal. No máximo é um espetáculo regido pelas regras do jornalismo.

Durante toda entrevista Lula se apresentou seguro, firme e tranquilo. Ele chegou a desafiar o entrevistador em algumas oportunidades. Sérgio Moro foi repetitivo e enfadonho, não soube como envolver o entrevistado de maneira a obter dele a revelação de um segredo que o deixaria exposto diante do respeitavel público.

Moro foi menos hábil do que David Frost. Lula é bem mais articulado do que Richard Nixon.

A imprensa erra ao criticar a atuação de Moro como se ele fosse juiz. Neste caso, a única coisa que os jornalistas podem fazer é avaliar e julgar o entrevistador de acordo com os padrões jornalísticos de atuação profissional. 

O fato do “foca lavajateiro” não ter um diploma de jornalismo o deixou vulnerável na frente de um entrevistado experiente como Lula? Esta, meu caro, é a verdadeira pergunta.

Fábio de Oliveira Ribeiro

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É uma grande batalha esperar que este país melhore se temos

    membros de destaque no judiciário com uma mentalidade equilibrada entre: mediocridade, hipócrita mas o pior de tudo: DESUMANA. Quando tal capacidade se torna limitada, abre espaço para o divisionismo e é do separatismo que surgem as injustiças. O que podemos esperar, se uma geração costuma espelhar a sua sequência? 

  2. Partida de futebol

    Partida de futebol
    não tenho time, não gosto de futebol, a não ser alguns jogos de copa do mundo em que, mais ou menos neutro, fico aprecian-do os 2 lados e torcendo pelo que eu acho (acho) que tá jogando melhor. Não vejo patriotismo nem traição em “ter” ou não ter que torcer pelo time da empresa privada CBF. Mas torço pelo que meu achismo vê como melhor time jogador. Se por um lado perco o prazer da torcida inflamada que ri e que chora, às vezes cai em briga violenta, por outro lado, ganho o prazer de ver a beleza do futebol em si, o espetáculo.
    Por isso, acho triste (senão engraçado) quem se rasgue por time A ou B. Ora, os torcedores de cada time sempre vão apresen-tar seus argumentos em favor do seu time. É natural nas partidas de futebol e, como seres humanos que somos, acontece nas disputas entre igrejas, na política popular (não na Política, que é mais fria, não diria mais inteligente, mas menos emotiva – se bem que é impossível deixar emoções de lado).
    No assunto do momento e que vai realimentar redes sociais, blogs de um lado ou outro, a mídia tradicional e a alternativa, meu achismo (já que não li os autos, nem teria competência pra bem interpretá-los) é que temos instituições que não são de se jogar de todo fora. Temos figuras da mais alta importância na história do país (uma eleição sem o ex-presidente Lula não teria a emoção, fortes emoções). Até lá, vejo um lado, vejo o outro, tentando conter emoções, tentando. O que me interessa , mesmo, é alguma limpeza. Como não sou crente, não me abalo se (se) ícones caírem (aplaudirei se for com justiça, se for, ou o que meu achismo assim julgar). Dispenso comentários previsíveis.

    1. A Limpeza que interessa ao Nickname

      A Lavajato é a reedição da Operação Mãos Limpas desencada na Itália. A limpeza feita pelo Moro e o Dallagnol consistirá em jogar a sujeira dos P$DBostas, Demoníacos e PMDBostas para debaixo do tapete. Se não fosse assim, o Moro não teria indeferido mais da metade das perguntas que o Eduardo Cunha fez ao Temer, nem teria absolvido as esposas do Eduardo Cunha e do Sérgio Cabral, que se esbaldaram com os recursos públicos, não participaria da confraria dos ladrões, posando ao lado do Aécio Neves, etc.

      Cuidado com esse Nickname que tenta se passar por esquerdista para fazer o jogo da direita, desmoralizando quem trabalha pelo progresso social.

      É um babacone

       

  3. Foi intencional
    Ele não tocou

    Foi intencional

    Ele não tocou no assunto para não dar chances da defesa dar as respostas gravadas no video!

    LULA já está condenado!

    É um julgamento que será uma vergonha para a humanidade!

    O que fizeram, o que ainda vão fazer com o Brasil…

  4. O justiceiro moro não tem

    O justiceiro moro não tem competência para ser juíz nem age como tal.  Evidência por evidência, pode-se afirmar que a mulher de moro cometeu um “crime”, Lula não. Tendo a mulher de moro cometido um crime, moro sabia, por ser marido, isso sim seria domínio do fato. Mas não é assim que se prova um crime, a não ser quando o réu é um inimigo político. 

  5. Nickname, isto não é futebol, isto é uma guerra

    E numa guerra, aqueles que ficam em  cima do muro por não compreenderem o que está acontecendo ou por covardia, são   os primeiros a serem alvejados. 

    Se você não for um milionário, eu não sei porque não lhe conheço, você, seus filhos ou seus netos pagarão muito caro por essa sua apatia e acomodação. Só os muito ricos escaparão e se beneficiarão desse processo de destruição do país, levado a cabo por Moro e CIA limitada (Globo, judiciário, empresários sonegadores, Temer, um congresso constituído essencialmente por BANDIDOS, coxinhas- trouxinhas). Acorda nickname, isto não é uma partida de futebol ENTRE dois times desconhecidos de várzea. ISTO É UMA GUERRA DE DESTRUIÇÃO DE UM PAÍS E SEU POVO, O POVO BRASILEIRO.

    E NUMA GUERRA DESSE TIPO EU SEMPRE TEREI LADO: ESTAREI SEMPRE AO LADO DOS BRASILEIROS.

    1. você não me entendeu, mas agradeço, faz parte.

      nas minhas esporádicas postagens eu coloco meu lado. Eu fiz uma comparação com partida de futebol porque vejo raiva, ódio, um maniqueismo com tanta emoção que cega a paisagem. Nesse jogo não há santos, mas nalguns cantos há um tipo de alienação “politizada” e pretenciosa (no fundo, muito boba). É não idolatrar ninguém, nem satanizar ninguém, se eles estive-ram juntos, num momento seguinte estão separados, e num outro momento, por força de alianças, se juntam, e não devería-mos bancar o rebanho guiado, a torcida ensandecida.Não é uma guerra porque não há nítidos lados separados. A disputa com Lula será (ou seria) mais interessante, mas por enquanto vou de Ciro Gomes. Acho que o poder subiu à cabeça de Lula.

      1. Com um esquerdista como o Nickname, a elite não precisa do Moro

        Com um esquerdista de araque como esse Nickname, a burguesia não precisa dos Moros nem dos Dallagnóis.

         

        Uma estrofe de uma canção do Legião Urbana é uma carapuça para esse nojento Nickname que não passa de um lobo em pelo de cordeiro:

         

        “Tem gente que está do mesmo lado que você
        Mas deveria estar do lado de lá”.

         

        Jala-te, Bengue!

  6. Mesmo que Lula tivesse

    Mesmo que Lula tivesse recebido o terreno, o que jamais ocorreu, o fato só seria crime se ficasse evidenciado o nexo causal entre os valores de tal imóvel e algum desvio nos oito contratos com a Petrobras objetos da denúncia. Sem esse nexo o que teria ocorrido seria mera liberalidade da Odebrecht mediante doação a Lula. 

    Como não conseguiram estabelecer esse nexo, os procuradores simplesmente abandoram a denúncia e não fizeram nenhuma pergunta a respeito. Pelo nosso ordenamento jurídico, o juiz deve julgar com base nos autos, portanto, com base na denúncia apresentanda. Só isso já torna esse processo em algo bem próximo das procesos descritos no livro O Arquipélago Gulag, de Alexander Soljnitzen.

    Nos dois processos, é angustiante saber que o Lula está sendo condenado por um triplex do qual jamais usufruiu, não lhe pertence legalmente e nunca foi anexado ao seu patrimônio. No caso do terremo ocorre o mesmo fato: não foi adquirido,  a própriedade legal é de outra entidade e nunca fez  parte do patrimônio de Lula. Onde está então recebimento de vantagens indevidas? Não é uma loucura isso?

    E pior ainda: o Instituto Lula não é propriedade de Lula, mas de uma associação da qual Lula é simplesmente o presidente de honra. Lula poderá ser condenado – e será – por receber um terreno que jamais recebeu para uma entendida que não lhe pertence. 

    Se isso não é o pior dos mundos, eu não sei o que falta acrescentar. 

     

    1. Perfeito seu comentário,

      Perfeito seu comentário, Odorico! É de uma insanidade absoluta… Duas condenações baseadas em propriedades que ele nunca teve, pior, sem que fosse provado que tanto OAS ou Odebrecht tivessem tido a intenção de “pagar a Lula” por algum contrato com a Petrobras – como se a decisão não fosse dos diretores da estatal….. É a farsa em estado bruto!

  7. É um julgamento que será uma

    É um julgamento que será uma vergonha para a humanidade. Muito bem notado pelo Marco Antônio mais acima. Esse pessoal tomou um porre. Estão loucos, perdidos. Vão acordar do delírio assim que darem a sentença final, quando o mundo voltará os olhos a ela. A mentira não pode ir longe demais. Por mim, fiquem à vontade, joguem os seus próprios nomes na lama. Enquanto existir consciência neste país, existirá gente para lembrar quem foram vocês e o que fizeram. 

  8. Sergio Moro é uma farsa

    Da um desânimo na alma ver essa pantomima de justiça criada pela Lava Jato. De um lado vem ai mais uma condenação para Lula, de outro, aumento da pena de Dirceu… Não ha o que fazer? A  ONU pelo jeito não vai mudar em nada o resultado dessa justiça de exceção. Lula e Dirceu continuarão condenados, sem direitos politicas, Dirceu voltara à prisão e Lula ainda podera ser preso, dependendo do entedimento do TRF4.

  9. Lula em Curitiba: mesmo jogando em casa, Moro fica na retranca

    Lula em Curitiba: mesmo jogando em casa, intimidado, Moro fica na retranca

    Por Romulus

    – Moro buscou, com a postura defensiva, evitar (novos) gols (humilhantes) de Lula – no campo do adversário.

     

    – Lula nos ouviu?

    – Parecia que sim:
    “Pintou-se para a guerra”…
    Deixou guardado no armário o “Lulinha paz e amor”…
    O “ex-Chefe de Estado”… olímpico… au-dessus de la mêlée… de “boa vontade”… que “confiava e cooperava com a Justiça”…
    Na… “busca pela verdade dos fatos” (!)

    – “É guerra!”

    – Ao final, ficamos com um zero a zero.

    – “Zero a zero” tenso, contudo: um time claramente na retranca e outro mostrando os dentes.

    *

    O novo embate entre Lula e Moro foi diferente do primeiro. Isso porque ambos mudaram os respectivos “esquemas táticos”.

    Lula aposentou o “futebol-arte”, dos “contra-ataques” espirituosos, com sorriso de canto de boca, baseados no (seu incontestável) “talento individual”.

    Chegou de cenho cerrado, colocações firmes, por vezes indignadas (beirando a exaltação), e assim se manteve até o final.

     

    LEIA MAIS »

     

  10. Lula é um ser humano que não é imune às tentações terrenas

    [como contraponto a quase unânimes artigos e comentários nesse blog.Do jeito q a carruagem anda,tá ficando difícil dis-tinguir,pelo vocabulário e pela riqueza de raciocínio,alguns blogs de direita de outros blogs de centro-esquerda toma-dos pelo baixo clero que falseia a qualificação de esquerda, um infantilismo q não compreende, mal lê e não tolera nuances ]       É uma pena que tenha havido o culto à personalidade, por mais genial que seja, Lula é um ser humano que não é imu-ne às tentações terrenas. A probabilidade de o ex-presidente ter o rabo preso é muito grande, e quem se presume de esquerda ou que tenha a ética como norte, não pode admitir sequer suspeita. Ele já deveria ter se afastado esponta-neamente, mas a Direção Nacional caiu na sua própria armadilha: não tem quem colocar, não tem quem apresentar, e ainda se recusa a autocrítica pública, aberta sob o pretexto de que isso é coisa de stalinista.

    Sabemos dos que sempre atentaram , atentam e atentarão contra a democracia, e seu aprofundamento.

    Mas temos uma enorme dificuldade (ou uma suposta esperteza no complicado jogo político) em localizarmos, em contro-larmos,em contermos,em admitirmos que do lado de cá também é possível a fraqueza humana, o atentado à democratiza-ção,os atentados à crescente radicalização da democracia – algo que o capitalismo já não mais tolera: democracia e sua ampliação (mas convive muito bem, obrigado, com a concentração de poder com quem negocia, com quem se alia, tudo em nome da governabilidade ).Fazemos o jogo daqueles,seja direita,seja que fantasia e nome e máscara vistam, se não tivermos a  coragem da verdade. De dizer: O Rei Está Nu.

     

    1. Por pensar exatamente como voce…..

      é que o moro achava que seria mamão com açucar, pegar o analfabeto torneiro mecânico. Ele estava acostumado a lidar somente com os Tucanos (vide Banestado), e não imaginava, nem por 1 min, que teria alguem diferente. É difícil mesmo de acreditar neste nosso atual mundo. Algum, acredito que levassem, pois as campanhas são muito caras. Mas para o próprio bolso, tenho muitas dúvidas.

      1. Lenita, acho que não me expresso bem

        Você diz “Por pensar exatamente como voce…”. Mas você não sabe o que eu penso, senão não falaria assim. Ou eu não me expresso bem. Lenitta, é muito fácil usar um vocabulário convencional, um jargão de progressistas (ou aparentando ser), de uma esquerda infantil (a extrema esquerda se toca com a extrema direita, e é tudo o que esta última quer: confundirem-se , porque é inegável elas estão em ampla maioria. Eu nem sei o que faço nesse blog, há tempos que um marxista desses verdadeiros, me aconselhou a não vir aqui. Um outro publicamente , um visitante, me disse pra deixar as pseudo-discussões porque o pessoal é muito infantil. Me acham coluna do meio, me acham, devem achar, que sou tucano, que sou falsa esquerda (onde tem o certificado de autenticidade? É praguejar jargões, é idolatrar seja quem for?). Estão enganados. Tento provocar no bom sentido o pensamento (tá: às vezes apelo chamando de confraria, de irmandade, de ambiente de fé). Mas pelo menos você não me xingou, como um novo participante, que tudo indica é um guri inflamado, revoltado, precisando de se acalmar, ou de um psiquiatra (não vejo nada demais ir a um psiquiatra). Raramente volto pra seçao onde postei algo ou me responderam. Tudo de bom.

        1. Concordo com vc .

          Não se expressa muito bem,  que infelizmente, também acontece comigo . Mas não entro aqui para brigar, mas sim para aprender a cada dia mais, pois considero a maioria dos comentaristas daqui, os mais brilhantes que conheço.

          Mas, honestamente acho que vc já percebeu o nível da maioria e parece gostar de fustigá-los. Ou vc entra aqui para catequizar as pessoas ? Perde seu tempo ! meu presado.

          1. Oi, Lenita

            se vc viu alguma postagem minha, nela eu digo que escrevo rápido e direto, sem maiores cuidados. Sobre expressar bem , afora isso, também depende de quem lê. Não, eu não entro pra catequizar ninguém, nem fustigar. Várias postagens minhas dizem claramente isso: não se catequiza quem é de uma irmandade fechada, nem se fustiga. Passeio por vários blogs. Discordamos porque acho os comentários muito fracos. Só deixo alguma postagem pra quem souber ler nas entrelinhas e pra quem curte umas mexidas que são maisi brincadeiras do que pra se levar a sério. Aposto em eventuais visitantes silenciosos que nunca se manifestam. O GGN pra mim serve mais como fonte de alguma notícia, notícia , fato, não aprecio os artigos expondo uma coisa ou outra, pra isso tem blog muito melhor, ou nenhum: a internet nivela em grupos cada um com suas verdades, mesmíssimas opiniões, cada um afastando quem tenha opinião diferente, às vezes tento mesmo contribuir, mas o grupo é quae uma seita). Se é bom pra você, então curta. Até.

    2. Xovê se eu tendi

      Em razão da humanidade do Lula e do fato de ele não ser imune ás tentações dividinas, a probabilidade de ele ter o rabo preso é muito grande?

      Então a probabilidade do Nickname ter o rabo preso é tão grande quanto a do Lula, a menos que esse Troll seja desumano e imune às tentações terrenas.

      Os Tucanos estão lindamente vestidos com vestes talares. O Lula está nú, grita o esquerdista do capital e baba-ovo da elite, disfarçado de progressista.

    3. Foda-se a Democracia! Viva a Ditadura do Proletariado

      A democracia é uma merda e tem gente tentando enfeitar a merda. Advinhem o nome do imbecil: Nickname

       

      “A democracia para uma ínfima minoria, a democracia para os ricos – tal é a democracia da sociedade capitalista. Se observarmos mais de perto o seu mecanismo, só veremos, sempre e por toda parte, nos “menores” (presentemente os menores) detalhes da legislação eleitoral (censo domiciliário, exclusão das mulheres, etc.), assim como no funcionamento das assembléias representativas, nos obstáculos de fato ao direito de reunião (os edifícios públicos não são para os “maltrapilhos”), na estrutura puramente capitalista da imprensa diária, etc., etc., só veremos restrições ao princípio democrático. Essas. limitações, exceções, exclusões e obstáculos para os pobres, parecem insignificantes, principalmente para aqueles que nunca conheceram a necessidade e que nunca conviveram com as classes oprimidas nem .conheceram de perto a sua vida (e nesse caso estão os nove décimos, senão os noventa e nove centésimos dos publicistas e dos políticos burgueses); mas, totalizadas, essas restrições eliminam os pobres da política e da participação ativa na, democracia. Marx percebeu perfeitamente esse traço essencial da democracia capitalista, ao dizer, na sua análise da experiência da Comuna: Os oprimidos são autorizados, uma vez cada três ou seis anos, a decidir qual, entre os membros da classe dominante, será o que, no parlamento, os representará e esmagará!

      Mas, a passagem dessa democracia capitalista, inevitavelmente mesquinha, que exclui sorrateiramente os pobres e, por conseqüência, é hipócrita e mentirosa, “para uma democracia cada vez mais perfeita”, não se opera tão simples nem tão comodamente como o imaginam os professores liberais e os oportunistas pequeno-burgueses. Não; o progresso, isto é, a evolução para o comunismo, se opera através da ditadura do proletariado, e não pode ser de outro modo, pois não há outro meio que a ditadura, outro agente que o proletariado para quebrar a resistência dos capitalistas exploradores.

      Mas a ditadura do proletariado, isto é, a organização de vanguarda dos oprimidos em classe dominante para o esmagamento dos opressores, não pode limitar-se, pura e simplesmente, a um alargamento da democracia. Ao mesmo tempo que produz uma considerável ampliação da democracia, que se torna pela primeira vez a democracia dos pobres, a do povo e não mais apenas a da gente rica, a ditadura do proletariado traz uma série de restrições à liberdade dos opressores, dos exploradores, dos capitalistas. Devemos reprimir-lhes a atividade para libertar a humanidade da escravidão assalariada, devemos quebrar a sua resistência pela força; ora, é claro que onde há esmagamento, onde há violência, não há liberdade, não há democracia.

      Engels o disse perfeitamente, na sua carta a Bebel, ao escrever, como o leitor se recorda:

      “O proletariado usa o Estado, não no interesse da liberdade, mas sim para triunfar sobre o adversário e, desde que se possa falar de liberdade, o Estado como tal deixará de existir.

      A democracia para a imensa maioria do povo e a repressão pela força da atividade dos exploradores, dos opressores do povo, por outras palavras, a sua exclusão da democracia – eis a transformação que sofre a democracia no período de transição do capitalismo ao comunismo.

      Só na sociedade comunista, quando a resistência dos capitalistas estiver perfeitamente quebrada, quando os capitalistas tiverem desaparecido e já não houver classes, isto é, quando não houver mais distinções entre os membros da sociedade em relação à produção, só então é que “o Estado deixará de existir e se poderá falar de liberdade”. Só então se tornará possível e será realizada uma democracia verdadeiramente completa e cuja regra não sofrerá exceção alguma. Só então a democracia começará a definhar – pela simples circunstância de que, desembaraçados da escravidão capitalista, dos horrores, da selvajeria, da insânia, da ignomínia sem-nome da exploração capitalista, os indivíduos se habituarão pouco a pouco a observar as regras elementares da vida social, de todos conhecidas e repetidas, desde milênios, em todos os mandamentos, a observá-las sem violência, sem constrangimento, sem subordinação, sem esse aparelho especial de coação que se chama o Estado.”

      Lenin, Estado e Revolução.

       

      Sei que estou lançando pérolas a um porco. Mas faz parte.

  11. Gabriel Moreno

    Não há nenhum louco varrido nesta história , mas sim pessoas loucas pelo estrelato e pela grana, que certamente irão receber de alguém muito especial, por seguirem o SCRIPT corretamente, do princípio ao fim. A bandeja , onde será colocada a cabeça do Lula, já está lavada e seca, podes crer ! Quem viajava quase mensalmente para o Norte, a não ser o PGR, o Moro e até o Aloisio, 500 mil, fora o Serra, que deve ter um telefone especial para falar com os Ômis .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador