Sites bolsonaristas publicam informações falsas sobre covid-19

Dados inverídicos chegaram a ser compartilhados por parlamentares; fake science sobre a pandemia será abordada pela CPI

Jornal GGN – A desinformação sobre a covid-19 será um dos pontos a ser apurado pela CPI da Pandemia. Neste caso, o foco será a chamada fake science, marcada pela distribuição de textos que simulam e falsificam a linguagem científica.

Segundo reportagem do jornal O Globo, esse fenômeno foi detectado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que chegaram a encontrar tal estratégia em ao menos 57 publicações feitas por 38 sites, a maioria bolsonarista. Parte desses textos chegou a ser divulgada por parlamentares governistas.

As estratégias utilizadas para a disseminação de conteúdo falso envolvem a distorção de estudos científicos reais, uso de dados preliminares como se fossem definitivos ou a divulgação de dados não verdadeiros para incentivar o uso de medicamentos como ivermectina e cloroquina.

A retórica também coloca em dúvida a efetividade das vacinas, combate o uso da máscara e do isolamento social – todas as medidas que foram amplamente criticadas pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, mas que se mostraram cientificamente eficazes para evitar a disseminação da doença.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador