STF autoriza 12º processo contra Renan Calheiros

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Brasília - O Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e o Presidente do Senado, Renan Calheiros, recebem do presidente da  Comissão de Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica, Georges Moura Ferreira, o anteprojeto do Código Brasileiro da Aeronáutica (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
 
Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, autorizou a abertura do 12º processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Tramitando em Segredo de Justiça, o caso foi um desmembramento de uma das frentes de outra investigação, por uso de documento falso e peculato.
 
Do JOTA
 
 
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de um novo inquérito para investigar o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), em razão de uma movimentação financeira suspeita de R$ 5,7 milhões. O processo tramita em segredo de justiça na Corte.

A partir de agora, Renan é investigado em 12 processos, sendo que um deles já tem denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República.

A nova frente de investigação foi pedida pela Procuradoria Geral da República em fevereiro, mas houve demora para definir quem seria o relator do caso.

O novo inquérito de Renan Calheiros foi identificado no curso de outra investigação, pela qual Renan já foi denunciado ao STF por uso de documento falso e peculato. Em 2007, ele foi alvo de investigação por recebimento de propina para pagamento de despesas pessoais. A suspeita era de que a empreiteira Mendes Júnior pagava pensão de uma filha que ele teve fora do casamento com a jornalista Mônica Veloso.

Após a investigação, a PGR poderá apresentar uma denúncia ou pedir o arquivamento do caso. Em caso de acusação, se o STF aceitá-la, Calheiros se tornará réu em ação penal. Neste caso, Renan é investigado pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Em nota, a assessoria de Renan Calheiros afirmou: “O senador já esclareceu todos os fatos relativos a esta questão e é o maior interessado no esclarecimento definitivo do episódio. Senador lembra ainda que foi o autor do pedido de investigação das falsas denúncias  em 2007, há quase dez anos”.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Engana-se quem acha que

    Engana-se quem acha que Senado tem presidente, Renan é que tem o Senado

    Josias de Souza

     

    O Brasil tem que ter cuidado para não irritar Renan Calheiros. Irritado, Renan paralisaria a votação das reformas. Renan já coleciona 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 inquéritos no Supremo Tribunal Federal. Uma dúzia de processos! A 12ª investigação acaba de ser aberta. Mas não convém falar sobre isso em voz alta. Faça como o Planalto, o Congresso e o próprio Supremo. Suprima dos seus hábitos o ponto de exclamação. Vamos lá, é pelo bem da República. É absurdo? Sim, mas o absurdo vai adquirindo uma admirável naturalidade.

    Oito dos inquéritos abertos contra Renan referem-se à Lava Jato. Um diz respeito à Operação Zelotes. Outro trata do recebimento de propinas na obra da hidrelétrica de Belo Monte. Há até um processo que já virou denúncia formal da Procuradoria. Renan é acusado de pagar com propinas da Mendes Júnior a pensão de uma filha que teve fora do casamento. Coisa de 2007. E o Supremo não julga.

    O inquérito de número 12 destina-se a apurar uma movimentação bancária de Renan incompatível com sua renda. Farejaram-se nas contas do senador algo como R$ 5,7 milhões. O diabo é que, quanto mais Renan se encrenca, menos os senadores, as autoridades do governo e os ministros do Supremo se espantam. A República se faz de morta para não irritar Renan, que continua fazendo o favor de presidir o Senado. Irritado, Renan pode colocar a sua pauta da vingança à frente da PEC do teto dos gastos públicos.

    Quando Renan estufa o peito como uma segunda barriga e torce o nariz para alguma coisa, faz-se um silêncio reverencial ao redor. Paralisam-se os processos. Fecham-se as gavetas de Cármen Lúcia, a presidente do Supremo. Protela-se o anúncio do veredicto da Suprema Corte que sacramentará o entendimento segundo o qual réus não podem ocupar cargos na linha de sucessão da Presidência da República.

    Aos pouquinhos, vai ficando claro que o Senado não tem um presidente. Renan Calheiros é que tem o Senado. A vida pública de Renan não é do interesse de ninguém. O país é que atrapalha a vida privada do senador. A República virou um puxadinho da cozinha de Renan, num processo muito parecido com o que os historiadores costumam chamar de patrimonialismo.

     

    1. Nada a contrapor por esse

      Nada a contrapor por esse aspecto. Nada! Trata-se de um lídimo representante de um sistema político organicamente falido, historicamente esclerosado e moralmente putrefado. Até mais que isso. 

      Entretanto, até o diabo tem o seu dia de “herói”. Essa pendenga dele com o Judiciário, mesmo que animada por motivações pessoais subalternas, é válida política e institucionalmente. Nesse sentido, ele se destaca por ter a coragem de enfrentar o “esprit de corps” e os excessos(verdadeira “mão grande” no erário) desse Poder. 

      Portanto, não confundamos as bolas e os tacos: Renan é um pulha, mas com referência a isso merece reconhecimento. 

      Capisce?

       

  2. STF autoriza 12:processo contra Renan Calheiro

    Porque o senador não manda investigar com rigor essa globo pega no pe deles tambemvcs tem poder!!!

  3. Investigar prá quê? Já

    Investigar prá quê? Já recebeu ordem de prisão do procurador geral da república e aconteceu o quê? fez o procurador enfiar a ordem no rabo!

  4. Resta saber se é coincidência

    Resta saber se é coincidência ou “coincidência” a abertura desse novo processo contra o presidente do Senado que hoje é, inegavelmente, um inimigo fidalgal do dupla nada dinâmica Ministério Público-Judiciário em razão dos excessos dos mesmos. 

    Renan Calheiros decerto não possui nenhuma credencial na dimensão ética para arrostar quem quer que seja dado o seu impecável currículo no qual sobram os conhecidos vícios do nosso “querido” estamento político. Questão fechada no que concerne a isso.

    Entretanto, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, já afirmava nem sei mais quem. A pertinência de uma causa independe de quem a evoca. E a causa em lide é exatamente o enfrentamento dos interesses subalternos que partem de onde menos se esperava: a dupla retro mencionada.

    Por esse aspecto bastante peculiar da questão, esses senões com relação a seu caráter tanto podem, como devem ser minimizados. Afinal, foi, pelo que me consta, o ÚNICO até agora que teve a coragem de colocar o guíso nesse “gatos” gordos, insaciáveis frente ao erário, atrevidos e presunçosos. 

     

    1. Um cara que tinha 11

      Um cara que tinha 11 processos INQUESTIONÁVEIS e vc tenta fazer teoria da conspiração pro décimo segundo ?

      Só pode ser petista.

      Quem teria uma mente conturbada como essa ?

      1. Timming

        Anarguista, o que se discute é o timming da jogada, e não mérito… Capiche?

        Porquê Cabral foi presos só agora e não em 2010? E o Cunha, por que só depois do Impeachment consumado? Porque o processo de Temer no Porto de Santos foi arquivado depois que virou Presidente? Porque a análise da campanha Dilma-Temer ficou para 2017?

        Aposto 1000 contra 1 que se Renam fizer o que MPF e Justiça querem, esses processos ficarão parados por mais cem anos. Ou até a proxima chantagem…

        Sei que explicar isso para vc é tempo perdido mas hoje acordei de boa vontade…

        1. Não perca seu tempo: lido com

          Não perca seu tempo: lido com AS há anos e ele sempre foi e sempre será assim. Na seara da Medicina uma ótima referência para os ditos “casos perdidos”. 

          Ele prefere expor seus momentos de lucidez(que certamente ainda possui) fora deste espaço. Gostaria muito de conhecer esse lado dele. 

        2. Como assim “capiche”?

          Cara, você tá perguntando pra um ultradireitista se ele entendeu alguma coisa. Já percebeu a perda de tempo que é essa pergunta?

          Direitistas são burros e o  DNA deles impede que entendam até mesmo que a Terra existe. Imagine então um ultradireitista troll…

    2. uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

      quem falava muito a frase era o comentarista esportivo Juarez Soares, inclusive quando trabalhava  na TV Globo. Assim como aquela impecável, após o Corinthians ganhar a Copa do Brasil vencendo o Gremio do Felipão em Porto Alegre: “Futebol não é força. Futebol é jeito.”

  5. apenas um pouco mais…

    da relação doentia entre poderes………………………

    quanto a isto, vejo no golpe o mesmo poder aditivo da metadona, só que com o pior dos bodes ou ressaca moral

  6. Briga imoral

    A briga imoral entre os Justiceiros defensores de privilégios e a plutocracia corrupta continua.

    E é claro, a chantagem rola solta, de parte a parte, explicita e escancarada…

  7. pequeno é o nosso país…

    para uma Constituição tão grande em enganações. Grande para que coubesse tantos canalhas atuais

    hoje jogada no lixo pelas relações doentias entre viciados

  8. Alguma dúvida q o stf apóia

    Alguma dúvida q o stf apóia as reformas? Autorizar o processo às vésperas de votações importantes!!!

    DISCORDO DE PAGAR AOS MARAJÁS TOGADOS SEUS SUPERSALÁRIOS E SUPERBENEFÍCIOS!!!!

     

    1. O stf quer colocar Renan
      O stf quer colocar Renan “contra a parede”,mas o povo aprova o
      “enquadramento” das “CASTAS SUPERIORES”acredito q aqueles
      CONTRÁRIOS A LEI SÃO MAL INTENCIONADOS!!
      Obs: Não ao pagamento dos marajás togados,jáááá !!!

  9. Agora vai!

    Agora vai! Renan queria só um motivo pra aprovar o crime de abuso de autoridade e o fim da aposentadoria compulsória pra juízes condenados. Espero que esse 12° seja o motivo que faltava. Nessa briga de bandidos com o STF/PGR, creio que seremos beneficiados quando o último de um lado for enforcado nas tripas do último do outro lado…

    (O pessoal do STF/PGR acha que ainda está lidando com petistas. Coitados, será que já se deram conta que os amadores vazaram e os profissionais assumiram a direção?)

  10. Quem sabe

    Quem sabe se, por conta dessa rixa, sai agora decisão da câmara para: exigir o teto salarial; a lei de abuso de autoridades e, ainda, acabar com as férias compulsórias, com direito a aposentadoria, que hoje é aplicada para criminosos togados.

    Pensar que queriam Dilma fora para estancar a sangria (a sangria deles). O problema é que o país inteiro está sangrando por conta disso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador