STF decide manter Lula preso, mas situação pode mudar, por André Singer

Tudo vai depender de como a Justiça se pronunciará na acusação de suspeição que pesa sobre o ex-juiz Sérgio Moro

Foto Lula Marques

do Jornal da USP

STF decide manter Lula preso, mas situação pode mudar

por André Singer 

Nesta edição de sua coluna, o cientista político André Singer repercute a decisão do STF, esta semana, de manter preso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A soltura provisória do petista foi negada, mas Singer observa que o quadro pode mudar num futuro próximo. “Na verdade, o que está por trás desse fato é a discussão em torno da possível suspeição do então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça.” O STF ainda não se pronunciou sobre os diálogos divulgados pelo site Intercept Brasil, que comprometem o atual ministro, e é exatamente essa situação que pode mudar os rumos dos acontecimentos.
Singer relembra que os diálogos revelam uma parcialidade do então juiz Moro. “O problema está em saber realmente se a ação dele foi parcial ou imparcial”, o que, dependendo do resultado, “pode produzir uma anulação daquilo que foi julgado em relação ao ex-presidente Lula”. Por isso, fatos novos são esperados já a partir de agosto, quando deverá ser julgado um novo pedido de habeas corpus que, aí sim, poderá decidir pela soltura de Lula. “Eu diria que o ambiente geral é bem menos favorável ao ministro da Justiça do que já foi no passado”, observa Singer. Na opinião dele, os diálogos envolvendo Sérgio Moro tiveram um grande impacto e esse debate deve continuar em pauta. Para o colunista, tudo aponta para uma possível mudança da correlação de forças nesse caso específico.

Acompanhe, pelo link abaixo, a íntegra do comentário.

Poder e Contrapoder 
AA coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, vai ao ar toda quinta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

 

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O STF atua tecnicamente quando isso lhe convém. Então, na minha opinião, a melhor estratégia é convencer o Gleen a entregar à Justiça as mídias com os diálogos já publicados. Os advogados devem pleitear a perícia do material e utilizá-lo como prova para a defesa.
    O Gilmar Mendes lembrou bem, os precedentes da Justiça mostram que a prova ilícita deve ser admitida para a absolvição.
    Se a defesa usar apenas o material jornalístico, dificilmente terá sucesso.

  2. O JN de hoje tratou de desacreditar o The Intercept por causa de alguns erros de transcrição que foram corrigidos pelo site.
    Os conteúdos imorais dos diálogos de Deltan tentando fazer busca e apreensão totalmente ilegal apenas para dar um ar “simbólico” e influenciar nas eleições, passaram ignorados. O cara de pau ainda tem o sarcasmo de incluir um “kkk”.
    A Globo nunca abandonará seu dom golpista.

  3. Impasse: Para serem aceitos juridicamente os diálogos têm que obrigatoriamente passarem por perícia. Para isso Glenn Greenwald vai ter que revelar a fonte, e a fonte é criminosa. O STF jamais julgará nada que tenha sido de origem ilícita, exceto Gilmar Mendes.

  4. para alguns lavajatistas começou
    a temporada no inferno – rimbaud alucina
    ou dante move seus círculos infernais?
    o círculo do pesadelo cósmico
    assumirá o comando do caos….

  5. É vergonhoso a direita e esses coxinhas terem medo de um senhor idoso; Lula agora com seus mais de setenta anos ainda consegue mesmo preso impor autoridade política através de sua personalidade criada em favor das classes trabalhista e dos excluídos . Lula livre e rumo a um futuro melhor e sem mentiras e também longe de alianças com inimigos. Brasil um país de todos.

  6. Será que o André Singer ainda não se tocou que já estamos numa DITADURA?
    Vamos ser sinceros: depois de tudo o que aconteceu, acreditar nesse judiciário canalha, covarde e de m**** é assinar o próprio atestado de burrice.
    Como li em algum lugar por aí: errar é humano; errar duas vezes é burrice; errar três vezes é brasileiro…
    Lula só vai sair da cadeia quando esse povo covarde e ingrato resolver se mexer. E como depende dessa coisa quase impossível a conclusão é óbvia: ele vai apodrecer na cadeia.

  7. Na duvida o réu é absolvido!!
    O ex juiz moro tinha convicções de que o ex presidente lula era culpado mas não tinha matéria de fatos em mãos pra provar,todos casos foram provados com provas mas no caso de lula por convicção,convicção não é prova e sim um achar .
    A globo fez um monte de matérias pra mostrar os escândalos de propina na política e implantou na mente de todos que todos roubam e que o presidente lula não seria honesto ,mas Bolsonaro é Alckmin é e outros são mas lula não na visão da globo ,não publicam nada em benefício do ex presidente nenhuma matéria por que não tem interesse em soltar um opositor de seu canal pois vivemos ditadura ,as provas sejam lícitas ou ilícitas da vaza jato nos mostra a parcialidade do ex juiz e procuradores no intuito de forjar provas contra lula ,o mundo esta com olhos abertos pra os ministros que estão em uma enrascada nesse julgamento serão forcados a soltar lula e anular esse processo por robustas matérias de fatos apresentadas pra inocentar lula matérias a qual a acusação so tem conceções condenatórias

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador