Subsecretaria do Sistema Penitenciário ironiza VEP sobre regalias na Papuda

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A Subsecretaria do Sistema Penitenciário afirmou que desconhece haver privilégios aos presos condenados pela Ação Penal 470, acusou o Judiciário do Distrito Federal de quebrar o princípio da separação e da autonomia dos Poderes e alegou riscos para a segurança carcerária, caso ingerências continuem a ser praticadas, principalmente pelo Ministério Público. Essa foi a resposta dada à Vara de Execuções Penais (VEP) que questionou regalias, na semana passada.

O documento de 8 páginas de resposta, que o Correio Braziliense teve acesso, foi enviado à Secretaria de Segurança Pública, seguindo depois para o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).

O juiz que respondeu à Subsecretaria foi Bruno Silva Ribeiro, o mesmo que pediu demissão à Vara de Execuções Penais, na semana passada, alegando que a gerência do presídio da Papuda tinha postura política.

Em resposta a uma das perguntas de Bruno, questionando se o DF teria capacidade para custodiar os condenados, a Sisepe ironiza: “Não só temos condições de custodiar os aludidos sentenciados, como também qualquer outro preso da nossa Federação, seja Fernandinho Beira-Mar, Marcola do Primeiro Comando da Capital, Professor do Comando Vermelho, Matemático do Amigo dos Amigos etc…”

A pressão de Bruno Ribeiro ocorre desde que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, substituiu o então titular da VEP pelo substituto, Bruno Ribeiro, que ao lado de seus dois assistentes no caso dos condenados da AP 470, Ângelo Pinheiro Fernandes de Oliveira e Mário José de Assis Pegado, vem pedindo “isonomia”.

Mário José de Assis Pegado impediu, por exemplo, que José Dirceu não trabalhasse, não finalizando o processo de investigação sobre o uso de celular de dentro do presídio, mesmo após declaração unânime dos funcionários da Papuda de que não era possível comprovar que Dirceu teria usado o telefone.

Bruno Ribeiro, em sua última manobra, além de pedir a transferência da VEP, ao lado de seu assistente, Ângelo Pinheiro Fernandes; o juiz também suspendeu o direito de Delúbio Soares trabalhar, no seu então regime semiaberto.

Com informações do Correio Braziliense.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. “E se o sistema penitenciário

      “E se o sistema penitenciário fosse privado como querem alguns?”:

      Juizes vao vender condenados para penitenciarias, como aconteceu nos Estados Unidos.

  1. “A pressão de Bruno Ribeiro

    “A pressão de Bruno Ribeiro ocorre desde que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, substituiu o então titular da VEP pelo substituto, Bruno Ribeiro”:

    Em resposta a uma carta dele!

    EM QUAL PAIS DO MUNDO JUIZ FAZ ISSO LEGALMENTE??????

  2. correções necessárias

    “O juiz que respondeu à Subsecretaria foi Bruno Silva Ribeiro”???? Não é o contrário?

    “substituiu o então titular da VEP pelo substituto”??? Substituiu pelo substituto!

    “impediu, por exemplo, que José Dirceu não trabalhasse”??? Impediu de não trabalhar?

     

    E a pior de todas: …

     

    “o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa”…

     

     

      1. 1.600.000.000 é o valor do

        1.600.000.000 é o valor do Mané Garrincha.  E os hospitais de Brasília? E as cidades favelas da cercanias da capital?

    1. Vc faz uma afirmação sem nexo

      Vc faz uma afirmação sem nexo e não traz nada para embasá-la…

      É isso mesmo???

      Aliás, que afirmação “meio” infantil…

  3. Vamos tentar ordenar os

    Vamos tentar ordenar os fatos. Pelo que entendi, o juiz substituto da VEP, que depois tornou-se titular, e recentemente demitiu-se, Bruno, pressionado pelo presidente do STF, seu padrinho Joaquim, instou a Secretaria do Sistema Penitenciário ligada à SSP/DF do governado Agnelo Queiroz ( PT ), a investigar e responder acusações levantadas pela midia sobre privilégios dos presos ( entenda-se Dirceu ) quanto a uso do celular, comer feijoada e receber visita de advogado, e, sobre as condições desta de manter tais presos em condições de igualdade. E a Secretaria inquirida respondeu à VEP e à SSP/DF que tem condições de abrigar não só estes, como também os perigosos Marcola etc etc. e que está-se criando um clima de tumulto com essas conjecturas. Era preciso ler o texto da Secretaria do Sistema Penitenciário.

    1. “Bruno, pressionado pelo

      “Bruno, pressionado pelo presidente do STF, seu padrinho Joaquim, instou a Secretaria do Sistema Penitenciário ligada à SSP/DF do governado Agnelo Queiroz ( PT ), a investigar e responder acusações”:

      Nilce e todos, o Brasil quer fazer o favor de dizer pro resto do mundo se um juiz interferir em sistema penitenciario eh LEGAL OU SE EH ILEGAL?

      Tem tanta, mas tanta cagada correndo solta no judiciario que nem a lei significa merda nenhuma mais!  Pra mim ta otimo, mas CONTEM PRO RESTO DO MUNDO ENTAO, GENTE.

      EH LEGAL OU NAO EH?  Da maneira que o item ta, ta parecendo que eh LEGAL fazer isso.  Eu nao conheco sistema judiciario onde a interferencia no executivo baixo-clero eh tao explicita assim, e muito menos pelo judiciario.

      Eu NAO SABIA QUE ISSO EXISTE.

      1. E tem mais, ele e um desses

        E tem mais, ele e um desses seus auxiliares já pediram transferência, só que só se dará em abril. Por que será, hein ? Todos esses politiqueiros aliados ao politiqueiro-mor vão se dispersar em abril ? Já cumpriram sua missão ? 

        1. em abril…

          Quando abril chegar…

          O Brasil espera anciosamente a chegada de abril. Espero que nossa primavera chegue com bastante antecedência.

        2. em abril…

          Quando abril chegar…

          O Brasil espera anciosamente a chegada de abril. Espero que nossa primavera chegue com bastante antecedência.

        3. Que pena, só em novembro

          O Quincas declarou à Época desta semana que só sai em novembro (tem medo do Lewandowski), ficou com medo das urnas.

  4. Esses cascaveios maquiavelhos

    Esses cascaveios maquiavelhos desse judiciariozinho brasileiro de merda vao tirar o cavalinho da chuva a respeito do executivo ou nao vao?

    1. Ivan, o Judidiário está

      Ivan, o Judidiário está dividido assim como todas instituições públicas e privadas no Brasil: a luta é entre a banda podre X não podre. Permeia toda sociedade. A banda podre dos médicos, por exemplo, não é algo do âmbito do poder público _ está na sua associação federal. No poder público, o senhor FHC aparelhou todos esses órgãos. Foi ele que fez o aparelhamento do Estado que atribui aos petistas, além de ter feito acordos com a midia e imprensa; se não, como conseguiria ter-nos expropriado tanto patrimonio, com suas privatarias, bem na nossa cara ? A luta é dura. Nem sempre na Política se pode bater de frente, há que ser hábil. no Judiciário tivemos uma significativa vitória que, ao meu ver, começou a debacle do seu Joaquim e seus golpistas.

      1. “o Judidiário está dividido

        “o Judidiário está dividido assim como todas instituições públicas e privadas no Brasil”:

        Eu sei, querida Nilce.  Mas nao ha espaco para divisao a respeito da constituicao.  O judiciario que se resolva de uma vez, e se quizer se incendiar e se jogar do alto de um penhasco, melhor ainda:  a constitiucao nao deixa duvidas a respeito de interferencia intra-poderes e nao eh so no Brasil, eh no mundo todo.  Eh so la que isso ta acontecendo.

        Que se exploda o judiciario.  Constituicao primeiro.

  5. acho que entendi…

    o Bruno Ribeiro faz pressão sobre o governador porque Barbosa tomou o lugar do MP que atiça o Bruno Ribeiro que sustituiu a si mesmo, e que por isto continua mandando no MP que faz pressão sobre Barbosa por causa disso mesmo e por considerar que os presos são seus, assim como Bruno Ribeiro e o próprio MP

     

    no dia em que a mídia entrar com a possibilidade do celular que ninguém viu ser do Lula e não do Gilmar Mendes ou Demóstenes, entenderemos melhor

  6. O escravocrata já voltou da África?

    Eu nem duvido que Barbosa e cia mande os petistas para um presidio de segurança máxima já que essa turma de escravocratas não param de torturar os réus, quer dizer, reféns, como se os presos fossem deles e não do Estado brasileiro. Chegamos a uma situação que beira o surrealismo, sei lá, só Kafka explica: O presidente da Suprema Corte, por conta de uma partidarização a favor do senhorio, não cumpre a sentença conforme foi definido pelo plenário, e não acontece nada com ele(Barbosa), tdo muito lindo, falando nisso o escravocrata já voltou da África, ou será que ele pensa que ser escravista é uma questão de cor de pele e não de pensamento, de ética, a propósito

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=kgeKE-fCQdg%5D

  7. página bloqueada pelo GOOGLE

    Tive muitos problemas para acessar nos últimos dias, dizendo que há maware, e peo que leio não sou o único.

  8. Sob “Censura”?

    Nassif: notei que muitos dos seus leitores estão se quixando de uma espécie de “bloqueio” no seu Blog. Nos últimos 15 dias também tenho recebido bloqueio no Google, sob alegação de que ha perigo em autorizar que seu sitio eletrônico venha para o meu HD. No começo fiquei receoso, pois ha menos de um mes ele foi invadido e apagado todos os arquivos. Por sorte, salvei cerca de 30%. Penso que você amda chateado gente poderosa, daqui e de fora. Este é o preço da “liberdade”, segundo Sartre. Torço para que consiga superar esta fase. Quanto ao tema em questão, tenho dito (e repito) que o Judiciário nacional virou uma piada… Mas de mal gosto, com boa parte dos Magistrados se achando Magestades Magestosas e Magníficos Magnânimos. Alguns indo além: dizendo ser Deus!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador