Supremo Tapetão Federal, por Ricardo Melo

Da Folha

Supremo Tapetão Federal

Ricardo Melo

Derrotada nas eleições, a classe dominante brasileira usou o estratagema habitual: foi remexer nos compêndios do “Direito” até encontrar casuísmos capazes de preencher as ideias que lhe faltam nos palanques. Como se diz no esporte, recorreu ao tapetão.

O casuísmo da moda, o domínio do fato, caiu como uma luva. A critério de juízes, por intermédio dele é possível provar tudo, ou provar nada. O recurso é também o abrigo dos covardes. No caso do mensalão, serviu para condenar José Dirceu, embora não houvesse uma única evidência material quanto à sua participação cabal em delitos. A base da acusação: como um chefe da Casa Civil desconhecia o que estava acontecendo?

A pergunta seguinte atesta a covardia do processo: por que então não incluir Lula no rol dos acusados? Qualquer pessoa letrada percebe ser impossível um presidente da República ignorar um esquema como teria sido o mensalão.

Mas mexer com Lula, pera aí! Vai que o presidente decide mobilizar o povo. Pior ainda quando todos sabem que um outro presidente, o tucano Fernando Henrique Cardoso, assistiu à compra de votos a céu aberto para garantir a reeleição e nada lhe aconteceu. Por mais não fosse, que se mantivessem as aparências. Estabeleceu-se então que o domínio do fato vale para todos, à exceção, por exemplo, de chefes de governo e tucanos encrencados com licitações trapaceadas.

A saída foi tentar abater os petistas pelas bordas. E aí foi o espetáculo que se viu. Políticos são acusados de comprar votos que já estavam garantidos. Ora o processo tinha que ser fatiado, ora tinha que ser examinado em conjunto; situações iguais resultaram em punições diferentes, e vice-versa.

Os debates? Quantos momentos edificantes. Joaquim Barbosa, estrela da companhia, exibiu desenvoltura midiática inversamente proporcional à capacidade de lembrar datas, fixar penas coerentes e respeitar o contraditório. Paladino da Justiça, não pensou duas vezes para mandar um jornalista chafurdar no lixo e tentar desempregar a mulher do mesmo desafeto. Belo exemplo.

O que virá pela frente é uma incógnita. Para o PT, ficam algumas lições. Faça o que quiser, apareça em foto com quem quer que seja, elogie algozes do passado, do presente ou do futuro –o fato é que o partido nunca será assimilado pelo status quo enquanto tiver suas raízes identificadas com o povo. Perto dos valores dos escândalos que pululam por aí, o mensalão não passa de gorjeta e mal daria para comprar um vagão superfaturado de metrô. Mas como foi obra do PT, cadeia neles.

É a velha história: se uma empregada pega escondida uma peça de lingerie da patroa para ir a uma festa pobre, certamente será demitida, quando não encarcerada –mesmo que a tenha devolvido. Agora, se a amiga da mesma madame levar “por engano” um colar milionário após um regabofe nos Jardins, certamente será perdoada pelo esquecimento e presenteada com o mimo.

Nunca morri de admiração por militantes como José Dirceu, José Genoino e outros tantos. Ao contrário: invariavelmente tivemos posições diferentes em debates sobre os rumos da luta por transformações sociais. Penso até que muitas das dificuldades do PT resultam de decisões equivocadas por eles defendidas. Mas num país onde Paulo Maluf e Brilhante Ustra estão soltos, enquanto Dirceu e Genoino dormem na cadeia, até um cego percebe que as coisas estão fora de lugar.

Redação

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Carrasco descartável

      Embora o texto seja esplêndido, sabe-se que depois do julgamento do mentirão o Barbosa seria descartado, talvez a Casa Grande o aceite disputando a presidência da República para provocar um segundo turno,  de preferência como vice de Aécio Neves, com quem ele se sente bem à vontade

  1. agora que o mensalão do PT

    agora que o mensalão do PT esta encerrado, e hora de enterrar a tese que pode ser usada contra a propria oposição no caso do mensalão mineiro!

      1. Detalhes que a MiRdia não “deixa passar”, Mário

        Fisgado ao ligar a TV pelo show de eplepsia de Barbosa e artilharia de baba de Gilmar, assisti a um batebola do Globo News, entre 3 fulanas que debatiam o andamento.

        Uma delas, de Brasilia,  falou algo sobre o “mensalão TUCANO” e a outra, de SP, imediatamente assumiu e, com rapidez,retrucou, quase como reprimenda:

        “pois é fulana, o mensalão MINEIRO” ….

         

        (Cristiana G.Lobo e Renata A.Loprete, se nã me “engano”)

  2. Post errado

    Este post não tá errado não? Foi realmente postado na Folha? O que está acontecendo com nossa imprensa minha gente? Agora vão de morder e assoprar?

  3. Tem coisa errada

    Caro Nassif e demais

     

    Meusdeuses, essa reportagem veio da Folha?????????!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Tem coisa errada.

    Alguém dormiu no ponto.

    Saudações

  4. Para amigos do exterior que

    Para amigos do exterior que me fazem perguntas não tenho respostas. Não dá para explicar que o PT tendo o Poder se submete a esse processo. Poder é Poder ou não é nada. Deviam ter feito muito mais para se defender desse circo, podiam e não fizeram. Nixon cometeu gravissimos crimes no caso Watergate e não foi julgado pela Suprema Corte. Porque? Porque o Vice Presidente Gerald Ford, que lhe sucedeu, o PERDOOU. Por ordem do Prsidente o processo foi encerrado, arquivado.

    Porque? Não interessava ao PAIS um processo-circo, o dano seria muito maior que o resultado.

    Os americanos são praticos e não são movidos por razões emocionais.

    Aqui o Ministerio da Justiça ajuda com o maior prazer os algozes do proprio partido.

    Não dá para explicar a estrangeiros.

    1. Clinton

      Você diria que a perseguição de Kenneth Starr a Clinton não foi um desses processos circenses? A praticidade americana pode estar sendo solapada por uma paixão irracional nas últimas décadas.

    2.  Seria absurdo afirmar que
       Seria absurdo afirmar que Lula e Dilma fizeram por autruismo, por zelo republicano? Nomearam para PRG o mais votado das listas tríplices levantadas pelos procuradores. Eu penso que eles optaram pela independência das instituições responsáveis pela fiscalização do governo. Podiam ter feito como os tucanos, que escolhem nomes que atendam aos interesses dos seus governos, que engavetam processos ou erram de pasta.

  5. Sobre os “brilhantes’ soltos

    Mas num país onde Paulo Maluf e Brilhante Ustra estão soltos, enquanto Dirceu e Genoino dormem na cadeia, até um cego percebe que as coisas estão fora de lugar.

     E há outros, segue comentário do amigo Gão:

    Os falsos justiceiros deixam soltos os verdadeios bandidos

     Carlinhos cachoeira, bicheiro envolvido em vários crimes  Demóstenes Torres Cúmplice de cachoeira  Dadá, outro cúmplice de cachoeira  Daniel Dantas, banqueiro preso na operação Satiagraha, entre outros crimes ofereceu suborno à um policial, fato gravado em vídeo, solto miraculosamente por dois HCs seguidos.   Naji Nahas tambem preso na Satiagraha   Mandante da morte da missionária Dorothy Stang , solto pelo STF   Adauto Rodrigues/Arquivo)  Antonio Marcos Pimenta Neves, assassino da jornalista Sandra Gomide   Roger Abdelmassih, Médico que abusava de pacientes  José Roberto Arruda, Governador preso por corrupção logo solto pelo STF, pretende se candidatar em 2014 CONF-01-IE-2289.jpg

     

  6. Oportunidade única

    A velha mídia “percebeu” tardiamente que o processo do Mensalão foi uma aberração jurídica e que politicamente não trouxe nenhum ganho. Ao contrário, só fez o PT crescer em todo o país.

    Trata-se agora de fazer o sistema jurídico brasileiro “voltar ao normal”  para que não se avance perigosamente em relação aos amigos e patrocinadores…

    Depois de 9 anos de bombardeio, exauriu-se a tag “mensalão” .  A Velha mídia ficou orfã e desapontada. E o PT agora poderá discutir com tranquilidade a Lei de Meios e os processos que nunca andaram em relação do PSDB, DEM, grupos de mídia e outros. Oportunidade única.

    A bola está com o PT agora. Não adianta tentar “negociar” o esquecimento para os crimes cometidos por essa gente. Colocar “panos quentes” nos esquemas do Banestado, compra de votos de FHC, Cachoeira/Policarpo, etc, etc, etc, só prejudicou o próprio partido e favoreceu a oposição.

    Lição aprendida? A conferir.

  7. Joaquim Barbosa, réu?

    “Setores do PT e PCdoB querem levar Joaquim Barbosa à cortes internacionais; partidos acusam presidente do STF de aplicar “golpe político” ao decretar prisões de Genoino e Dirceu; Pizzolato, ex-diretor do BB, está refugiado na Itália, de onde poderá promover campanha internacional pela liberdade de presos políticos; ítalo-brasileiro, ele pede novo julgamento no país da bota; “E se um tribunal italiano considerar o Pizzolato inocente?”, questiona o irrequieto senador Roberto Requião, da Comissão de Relações Exteriores do Senado; juristas veem ilegalidades nas penas impostas aos réus, haja vista não haver provas suficientes aos crimes imputados a eles; mundos políticos e acadêmicos também já perguntam: “E se Barbosa virar réu nas cortes internacionais?”.”

    + aqui

    1. “Setores do PT e PCdoB querem

      “Setores do PT e PCdoB querem levar Joaquim Barbosa à cortes internacionais”:

      Essa latumia ja tem 3 anos de idade, Ivan.  Porque nao o fizeram ate hoje quando ja estava mais que evidente ha 3 anos atraz que as condenacoes cronometradas com as eleicoes foram politicas?

    2. Além do ‘golpe político’, o

      Além do ‘golpe político’, o Sr. Joaquim Barbosa nos deve algumas explicações:

      Abertura de uma empresa de fachada no endereço de apartamento funcional, e conseguentemente um apartamento em Miami comprado por 10 dólares.

      E o pior foram inquéritos escondidos dos demais ministros durante o julgamento da ap 470, datas erradas, teorias exdrúxulas…

      Quanto ao texto do Ricardo, mandou bem.

      A Falha da Ditabranda tá tentando se eximir da embromação incentivadas por eles, e outros pigais?

    3. Não faz sentido levá-lo a

      Não faz sentido levá-lo a corte internacional e não abrir antes uma representação contra ele no senado. Ainda que esta representação possa ser arquivada, é o caminho institucional que deve ser buscado antes de qualquer coisa.

  8. Enquanto isso o ESTADÃO segue
    Enquanto isso o ESTADÃO segue com sua campanha  , dizendo para as pessoas que , se quiserem ter opinião , precisam ler o Estadão .
    Em campanha, “Estadão” usa boneco que deseja ter pensamento crítico

    “Eu falo e penso com a cabeça de outra pessoa. Não tenho opinião formada. Minhas reflexões são breves… superficiais. Mas, a culpa não é minha. Juro que se eu tivesse um cérebro como o seu tudo seria diferente. Não seria?”.

    boneco-pensante

  9. O PT esta focado em

    O PT esta focado em desqualificar o STF , o que é uma estratégia perigosa  no sentido de que apartir do momento em que a supremo poder judiciário de um país deixa de ser respeitado esta decretado a balbúrdia total .

     Então seria de bom alvitre uam contenção equilibrada como vem fazendo a Presidente Dilma e o ex . Lula , que não deram nenhuma declaração desajustada , demonstrando com esta atitude uma responsabilidade social para que o país siga dentro da normalidade democrática .

    Agora fica a evidencia de que reformas tem que ser feita em todos os poderes , incluindo ai a justiça , mas isso tudo dentro de uma normalidade . Agora ficou demonstrado pelos lideres presos o fato de se colocarem como mártires demonstrando ali o desequilibrio que poderia provocar sérios transtornos com o movimento de massas numa conflagração . Portanto a que se elogiar mais uma vez a atitudo equilibrada de Lula que como lider não colocou mais lenha na fogueira que poderia atingir a muitos.

    1. Ora, por favor, tenha senso de ridículo !!!

      Tentar desmoralizar uma instituição que moral nunca teve ? Qual a grande atitude do STF até 1988 ? Que grande papel exerceu o STF durante ditadura, ou durante o estado novo, ou durante a república velha ?

      Quem está se desmoralizando é o supremo mesmo, com ministros como Gilmar, Fux, Toffoli, os dois Mellos e, last but not least, Joaquinzão. Pode ter a maior certeza que este julgamento, com todos os destemperos,de nada serviu para melhorar a imagem da justiça brasileira, ou do STF, ambos notoriamente omissos na história do Brasil.

      Além disso, meu Senhor, a balbúrdia total da qual falas ocorre, principalmente, porque o judiciário sempre foi um poder de quinta categoria: fechado em si mesmo, a apenas nos lembrar de riscos institucionais no momento em que é criticado. Sempre e sempre repete os bordões: independência do poder judiciário (que nunca foi independente) falta de verbas (desculpa esfarrapada), falta de pessoal (que é ineficiente sob a vista grossa dos cabeças do judiciário). Se Vsa. Sra. vier à Bahia, no qual está o tribunal de justiça mais antigo das Américas, verás que um processo somente anda ou some aqui na propina. Ponto final. Falando nisso, vivemos a duvidosa honra de ser um primeiro tribunal da Nação a ter seu presidente removido e às vésperas de uma intervenção longa.

      Não nos esqueçamos, não vivemos em um estado de normalidade democrática !!! A maneira pela qual a imprensa ataca o governo, o modo (ilegal) pelo qual o Joaquinzão empreendeu as prisões, o jeito pelo qual a mídia blinda os oposicionistas e a pressa e desleixos intencionais do julgamento provam por a mais b mais c que não vivemos em um estado de normalidade democrática !!! E quem pensa que este julgamento representa uma nova era, que acorde; estes condenados foram feitos de bois de piranha. A direita está aí, sempre como esteve e sabe que jámais será condenada.Além disso, se vivêssemos em um estado de normalidade democrática, os cabeças da Globo já estariam atrás das grades pelo crime de sonegação, partindo do princípio do domínio do fato,claro, que valeu até agora, somente, para o PT. Como se isso não bastasse, temos uma distribuição de renda ainda vergonhosa, coisa que impede qualquer normalidade democrática com a qual o Sr. sonha.

      Pergunta: que tipo de segurança jurídica este julgamento empreende ?

      Ah, esses burgueses, que vivem na Disneylandia …

      1. Caro Ivam , não há como negar

        Caro Ivam , não há como negar que o STF é um estrato da nossa justiça , assim como os outros poderes constituido da nação Brasileira , é aquilo ali mesmo . A nossa sociedade tem muito que evoluir , a corrupção esta entranhada como um cancer e ainda agora se vê na prefeitura de S. Paulo um descalabro absoluto e que vem de a muito sugando o dinheiro público .

        Então amigo quando se pune alguem como os mensaleiros , para a maiorioa é uma supresa geral , pois um Maluf  soberevive ai a anos e é amigo de pessoas com um passado inatacavel como o nosso amado lula . Os Sarneys no Maranhão sobrevivem como o exemplo acabado do coronelismo que ainda esta latente ne nossa pátria em que as migalhas são distribuidas em troca de votos. E a falada privataria tucana , e as maluquices da nobre secretária de fé do inatacável Lula , a Sra. Rosemary , e o Cabral no Rio de Janeiro desfilando de helicóptero com a baba e sua cachorrinha , tudo isso com dindim do povo.

        Então amigo esta punição dos mensaleiros podera ser um divisor de água , ou não ! Como diria Caetano !

        1. Pois é …

          Não acredito que vá ser um divisor de águas porque o julgamento foi levado da maneira desleixada e arbitrária da qual falei, ou melhor, usou-se da máxima: “aos inimigos, os rigores da lei; aos amigos os favores da lei”. É amplamente conhecida a inclinação direitista do judiciário e do ministério público, ambos baseados no Direitol, que é muito mais (hoje em dia) um instrumento de poder do que de justiça. Eis aí a razão pela qual o Direito fracassa no mundo moderno e as instituições desabam: por ter virado instrumento do status quo, não é capaz de mediar as tensões sociais antes que elas descambem para o conflito social. É sobre este Direito que se fundamentou o STF para cometer esta ilegalidade… Torna-se, portanto, um cabo eleitoral para a oposição… 

    2. Inversão de Culpas

      Ora, D.Aurora, se alguém está “focado em desqualificar” o STF, é o próprio (no conjunto, pois há gente qualificada ali, entendendo-se qualidades jurídicas E morais),

      Discordo da “balbúrdia total “(que é um objetivo evidente de oposição, pois como não é competente para jogar, quer melar o jogo). Mas concordo que ele JÁ deixou de ser respeitado, lembrando que não é a instituição, mas seus componentes (onde o justo acaba pagando pelo pecador)

      As vítimas “se fazendo de mártires”?!

      Ora, à exceção de Pizzolato (infamemente condenado para dar munição à condenação de outros e a justificativa mestra do desvio de dinheiro público no caso), todos aceitaram todas as barbaridades contra si, de forma republicana,. Obviamente, mantendo o direito de se manifestar…

      De resto concordo com vc sobre o republicanismo  dos governantes, embora doloroso para eles e muitos de nós, e da necessidade de se prosseguir dentro das instituições.

      Não será extinguindo o Congresso ou o STF, mas sim PESSOAS que lá estão, que (continuaremos melhorando o país.

    3. [O PT esta focado em

      [O PT esta focado em desqualificar o STF] nesse  caso estamos juntos e as mágoas pelo fato do petismo ter roubado o nosso operador já passararm 

       

       

    4. O PT , ou setores mais

      O PT , ou setores mais radicais dele , até podem estar tentando desqualificar o STF , ou alguns de seus ministros. Mas têm alcance bastante limitado para lograr êxito nessa tentativa.

      Daqui para a frente a desqualificação do STF se dará pelo próprio STF , quando a percepção geral despertar para o fato de que COM O JULGAMENTO DO MENSALÃO SE INICIA UMA NOVA ERA , como a imprensa está trombeteando , não será uma realidade , e na verdade esse julgamento tratou-se de uma exceção. O tempo e o próprio STF se encarregarão de desmoralizar o STF , ao mostrar que casos igualmente notórios de corrupção voltarão a ter o tratamento de sempre .

    5. Não é o PT, mas o próprio STF que se desqualificou

      Caro Armando

      Não é o PT, é o próprio STF que se desqualificou, apesar de todos os pesares, cobra-se dele, a qualificação.

      Apenas, os menos de 1%, em sua fúria ensandecida, com seus rebeldes-lacaios a tiracolo, é que querem levar a luta num grau maior de confronto.

      Só os tribunais militares, foram tão longes.

      Não quero para o Serra, Maluf entre outros milhares, nada além do que eles fizeram, não quero invenção de culpas. Para isso os documentos são fartos. Que paguem pelo que fizeram, nem uma virgula a mais.

      No caso da AP 470, o STF caiu no descrédito, e tem que sim, ser travado essa guerra de denúncia.

      Cada militante tem que criar um blogue e denunciar toda essa sujeira e quem se esconde nela.

      Saudações

      1. Se a moda pega….

        Condenar o Dirceu pela tese do domínio do fato  foi a gota d´água.  Imagine então o que não se poderia fazer com o Obama e Bush e  seus crimes de guerra  genocidas mundo afora??  Cadeira elétrica para eles seria pouco !!!

  10. A única  solução possível  e

    A única  solução possível  e ter  lei obrigando que todo corrupto assine um documento quanto tiver praticando e envie para justiça

  11. Inês é morta

    Claro, Otavio e seus colegas, ja tiveram o espetaculo deprimente das prisões do fim de semana para midiatizar até a ultima gota, agora libera para artigos como esse.  

  12. Parabéns ao Ricardo Mello.

    Parabéns ao Ricardo Mello. Excelente artigo. (Bom saber que nem todas as lideranças da Libelu da minha época de Movimento Estudantil (eu era do Partidão) seguiram o rumo de Magnoli…). Gostei especialmente do trecho em que Mello trata da ilusão do PT, achando que seria aceito pelas elites do País (que eu chamo de campo ideológico do udenismo); agora sei que eu tinha toda a razão ao me incomodar em ver o Genoíno toda hora dando entrevistas críticas simpáticas na Globo nos tempos do Governo FHC …

    Da minha parte, estou convencido de que, como já afirmei neste blog antes, o STF nesse ‘julgamento do Mensalão’ está exercendo funções que foram exercidas pelas Forças Armadas no regime militar, no sentido da presunção de achar que está procedendo a uma ‘limpeza ética’ na política, por assim dizer, e com essa presunção perversa e ilusória está inclusive – o STF – procedendo a uma flexibilização de regras constitucionais como a da presunção da inocência, do juiz natural, do duplo grau de jurisdição e –agora ao que parece – às regras de execução penal – da mesma forma que a ditadura militar procedeu à ‘flexibilização’ de garantias do direito ao seu tempo.

    E mais, essa transmigração das FFAA para o STF como instituição estatal encarregada de operar e aplicar a ideologia udenista amplamente majoritária nas elites em parte se explica pela expressiva legitimidade simbólica da Constituição de 1988 na sociedade brasileira e devido à mudança inclusive do contexto internacional (não há hoje Guerra Fria).

    Explico. Em razão da legitimidade da democracia no País hoje, a tutela da política característica da ideologia  udenisto não pode ser feita com rompimento expresso da Constituição, mas antes, utilizando-a como fundamento, embora apenas nominalmente, pois se despreza as garantias constitucionais.

    Daí a transmigração de um estamento estatal (FFAA) a outro (STF), como repositório e ‘garante’ do elitismo/udenismo no Estado brasileiro (atenção, isso tem muito a ver com a importante discussão da meritocracia feita pelo Prof. Renato, da UFSanta Maria; a meritocracia compõe também o campo ideológico do udenismo).

    Portanto, o STF é nesse julgamento (de exceção e político) o instrumento estamental do campo ideológico udenista (amplamenta majoritáriao nas elites do País) em reação à ascensão popular trabalhista, como as Forças Armadas foram esse instrumento estamental durante o período do regime militar de 1964/1985.

    Por outro lado, a expressiva hegemonia ideológica do udenismo, tanto na sociedade civil organizada dos “de cima” (das entidades profissionais de elite, como o CFMedicina, às entidades empresariais; da classe média tradicional à grande mídia dos jornais diários e das TVs (Globo e Bandeirantes, Record não é elitista ) como no aparelho de Estado (do MP e da magistratura às FFAA), explica e requer que os representantes políticos dos interesses dos “de baixo”, do campo ideológico do trabalhismo busquem e mantenha alianças políticas com o campo ideológico do centro político, que conforma o terceiro campo político dos 3 mais importantes do Brasil, o campo do pessedismo,  mas isso é tama para outro comentário…

     

  13. Cada vez menos oposição

    Quando é que o PIG e o STF vão deixar a oposição crescer e tomar as próprias decisões? Aprender com os próprios erros sem que ninguém fique passando a mão? Assim ela fica na condição de incapaz e cada vez mais desmilinguida.

  14. O mensalão e o mentirão

    Pizzolato fugiu. Pizzolato foi para a Itália. Telecom Itália. Presidente da Pireli (e da Telecom Itália) condenado por espionar … Como Pizzolato se manterá na Itália? 

    Operação Chacal, Telecom Itália, Operação Satiagraha, Grampo sem Aúdio, CPI dos Grampos, Operação Monte Carlo. Grampos, muito grampos. Interesses, muito interesses. E sujeitos nada ocultos.

    Muitos pacotes são recebidos e sequer são abertos. Acredito que tem gente preocupada com Pizzolato na Itália.

    Para Pizzlato voltar, e cumprir pena no Brasil, só com um julgamento na Itália, como prevê o tratado firmado entre o Brasil e a Itália. O Brasil – no caso o Ministro da Justiça (?) – pedirá a extradição sabendo disso? Aí Pizzolato poderá requerer o que está no Inquérito 2474 – ignorado no “mensalão”? E Janot, como andará? Pedirá esse Inquérito também. A pedra de toque do “mensalão” – o dinheiro público (?) do Visanet – será julgado lá fora. O dinheiro do Visanet – dinheiro público (?) – que comprou parlamentares. E os poderes de Pizzolato? E os outros 19 diretores que assinaram, aonde estão no processo? O STF, então, estará sendo julgado junto. Basta o Ministro da Justiça se indignar e pedir isso. O PIG quer isso? Não, o PIG quer isso. Está indignado com a fuga, da boca pra fora. Ficara silente e dirá calado: – esqueçam o Pizzolato.

    Não, agora não. Queremos Pizzolato de volta. Pizzolato, fique vivo. Chama ele Ministro da Justiça (?). Pede ele pra Itália. E, então, teremos um novo julgamento. Sem PIG nacional. E o “mensalão” se revelrá como sempre foi – o “mentirão”.

    Enfim, a rede de esgoto é extensa. Alguém está disposto a destampar o bueiro para o status quo cair matando em cima? Parla Pizzolato, parla…

  15. “Derrotada nas eleições, a

    “Derrotada nas eleições, a classe dominante brasileira usou o estratagema habitual:”

    Ao que eu saiba, político e empresários corruptos não são classe dominante.

    Ou seja: Nesse caso, temos operadores do mensalão (do governo) e operadores da classe dominante (o sistema obscuro), e ambos governam à consecução de objetivos acima do Estado.

    Por que não esclarece o seu entendimento assim: Derrotados nas eleições, os banqueiros e especuladores (que tanto corrompem a minha própria mídia) corromperam parte da base do governo; e, por meio de injustiças suscetíveis a justiça, fizeram mais uma vez sentido característico a dominio vago para prender políticos e cidadãos vinculados que contrariavam os seus interesses? 

     

  16. Ele se esqueceu que é nesse

    Ele se esqueceu que é nesse país que o PT de Dirceu pediu apoio ao Maluf para eleger o prefeito de São Paulo ?

    Isso deveria causar mais indignação ao escritor do que o fato de Maluf estar preso ou não.

  17. STF

    Se o PT e seus verdadeiros aliados tiverem Senadores, eles podem recorrer ao seguinte:
    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:
    (…)
    II – processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal,
    os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho
    Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e
    o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade;

  18. O PIG piscou!

    Para que a Folha de São Paulo deixasse publicar um artigo com tal conteúdo crítico a esta palhaçada trágica que foi o processo do “mensalão”, seu dono já percebeu que fizeram m…. ao deixar a Globo (afinal, o PIG é O partido político da oposição) e Joaquim “Torquemada Idi Amin McCarthy” Barbosa patrocinarem aquele espetáculo grotesco que foi a transferência ilegal dos presos para Brasília.

    Ainda existem forças vivas na sociedade brasileira que não foram paralizadas pela estupefação ou pelo medo diante do estupro diário dos direitos duramente conquistados pelos brasileiros pela súcia Barbosa, Fux e Gilmar, tendo os Mellos com coadjuvantes relutantes, as senhoras Lúcia e Weber como coadjuvantes temerosas, e como único resistente o bravo Ministro Lewandowski.

    A dura nota da OAB nacional foi só o começo!

    Elite reacionária (e acredito, animada por um poderoso ator externo), seu braço midiático e seu capitão-de-mato, vocês não passarão!

    Como dizia o velho Ulisses Guimarães: “a Pátria é do Povo, e o Povo vencerá!”

     

     

     

  19. Parte da direita achava que

    Parte da direita achava que do jeito que estava, estava bom, outros achavam que tinham de ir mais longe, como foi, ou seja, não bastava o espetáculo midiático, a circo judicial, etc, precisava prender, com algemas, passear de avião até Brasília, etc, etc.

    Eu já dizia que o debate real sobre o suposto mensalão só iria começar quando terminasse o circo. Minha previsão se concretizou.

    Parte da direita (mais moderada) percebeu que a direita mais raivosa fez m* e agora não sabem como desatar o nó, não tem mais volta.

    Ao PT cabe ir fazendo o que já vem fazendo, sem cair na provocação da direita, aproveitar o momento para politizar o debate, mas sem afobação. Agora, um artigo deste sair no PIG é sinal que a direita está em rota de colisão.

    É nóis!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador