Teixeira criou organização criminosa, diz pedido de prisão enviado ao Brasil

 
ricardo_teixeira_-_jose_cruz_abr_1.jpg
 
Foto: José Cruz/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Enviada pela Espanha, o ponto principal da ordem de prisão de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF é a acusação de que ele formou uma organização criminosa para desviar milhões de euros da seleção brasileira de futebol e da CBF. 
 
De acordo com o correspondente Jamil Chade, do Estadão, as autoridades brasileiras vão solicitar mais detalhes sobre o processo e propor que ele seja transferido totalmente para o Brasil, para que o cartola seja julgado pela Justiça brasileira. 
 
A acusação em Madri afirma que Teixeira teria sido a pessoa mais importante na formação da organização criminosa e também seu principal beneficiário. Com isso, o ex-presidente da CBF pode ser acusado formalmente por lavagem de dinheiro pelos procuradores brasileiros. 

 
Ainda segundo o Estadão, as autoridades em Brasília receberam três documentos e analisam informações preliminares que podem levar Teixeira à prisão. A condução do caso será feita pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro. 
 
Autoridades espanholas e brasileira se reunirão nesta semana para detalhar a cooperação entre os dois países. Caso as informações preliminares forem confirmadas, Teixeira poderá ser preso preventivamente.
 
Os procuradores da Espanha tem pressa devido ao receio de que o cartola possa fugir para os Estados Unidos, se houver um acordo de delação entre Teixeira e a Justiça dos EUA que, eventualmente, garanta que ele não seja extraditado para o Brasil ou para a Espanha. 
 
O ex-presidente teve uma ligação telefônica interceptada na qual perguntava para Sandro Rossel, ex-presidente do Barcelona, sobre quais países seria mais seguros para “evitar problemas derivados das investigações em curso seguidas contra ele em diferentes países”.
 
Além de Teixeira, as autoridades da Espanha afirmam que Rossel, preso em Madri, também fazia parte do esquema. 
 
 “Teixeira obteve, de forma indireta, mediante a um emaranhado societário que se nutria da renda do acordo da ISE para a Uptrend, grande parte dos 8,3 milhões de euros que a ISE transferiu para a Uptrend pela suposta intermediação desta última”, diz a ordem de prisão emitida da juíza Carmen Lamela, da Audiência Nacional em Madri.
 
Segundo os investigadores, o esquema fazia com que a renda dos jogos da seleção fosse desviada para uma empresa em nome de Sandro Rosell.”Parte dos fundos não foi para a CBF, senão que, de uma forma fraudulenta, foram ao próprio Teixeira”, dizem as autoridades da Espanha.
 
O crime do cartola teria sido a “a apropriação por parte do presidente da CBF dos fundos pagos para obter os direitos dos partidos jogados pela seleção brasileira”.
 
Assine
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não vem ao caso.

    No MPF – RJ, vai ser um tal de passar o processo adiante ou licença saúde providencial para evitar de pegar esta batata quente que, fatalmente, envolve a vênus platinada. Ou, alguém vai botar o processo debaixo do braço, levar para a casa e sentar em cima esperando a poeira baixar.

     

     

  2. Deve ser mais uma de comediante…

    Otoridades pedirão para transferir o processo para o brazillll ? Provavelmente pedirão para que rede gRoubo seja a relatora e presidente do processo para que possa ser engavetado rapidamente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador