Temer, Moreira Franco e Coronel Lima são presos pela Lava Jato

Ação partiu de denúncias de José Antunes Sobrinho, dono da Engevix que teria pago R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho, amigo de Temer.

Jornal GGN  – O ex-presidente Michel Temer e o ex-Ministro Moreira Franco foram presos pela Lava jato na manhã desta quinta-feira (21), por mandados expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. O coronel João Baptista Lima Filho também foram detidos.

A ação foi baseada em denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix, que fechou contrato para um projeto da usina de Angra 3. O empresário diz que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), para os ex-ministros e com o conhecimento do presidente Michel Temer.

Moreira Franco cuidou das pastas Secretaria-Geral da Presidência e, posteriormente e de Minas e Energia no governo Temer.

Após detidos, Temer, o ministro e o coronel Lima foram levados ao Aeroporto de Congonhas de onde seguiram para o Rio de Janeiro em um avião da Polícia Federal. O ex-presidente responde a dez inquéritos, cinco tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) porque na época que foram abertos ele detinha foro privilegiado como presidente da República.

No início do ano, os outros cinco inquéritos foram enviados à justiça comum por decisão do ministro Luís Roberto Barroso.

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Finalmente!
    Antes tarde do que nunca.

    Porque o Marcelo Bretas não pega as coisas escondidas ou à força?

    Não é por convicção, mas porque ele tem medo merecer algum castigo.

    “Talvez devesse ficar chorando num canto, ou pegar escondido ou à força. Mas, como tenho medo de merecer algum castigo, peço na Justiça”. – Juiz Marcelo Bretas

    O juiz tem moral mas não tem ética. Quem tem moral não pratica um ato por medo. Quem tem ética não pratica um ato não por medo, mas porque tem convicção de que não deve praticá-lo.

  2. Muita, muitíssima coincidência essa operação da PF ocorrer horas depois de o superministro da Justiça, o funcionário do Bolsonaro, Moro, tentar enquadrar pela mídia social o presidente da Câmara, para que Rodrigo Maia desse celeridade ao processo de votação do pacote copia e cola anticrime. A imprensa tradicional deve querer ouvir Moro a respeito, e ele, regente da PF, deve valorizar a necessidade de acelerar o pacote anticrime. Só que a reforma da previdência sobe no telhado depois dessa manobra. E o Moro, que busca o confronto com o STF, espera colocar a Suprema Corte na berlinda caso Gilmar Mendes, o relator da Lava Jato do Rio, der um habeas corpus a Temer, para piorar o caldo institucional. O Brasil não é para os fracos.

  3. E o pior é que o safado do Temer está legalmente certo, sua prisão baseada em uma delação ainda ser apurada é uma “barbaridade técnica”. Ele está com 13 processos à responder, mas ainda não foi condenado em nenhum.
    A Vaza a Jato é composta por procuradores e juízes corruptos, jogando a judtiça num poço de ilegalidades.

  4. Nassif: só falta você cair nesse. O cirquinho tá rendendo. Primeiro, ElietNessTupiniquim, agora que tem acordos secretíssimos com a CIA, vai deitar e rolar, com o sem aval dos VerdeSauvas ou de Botafogo. Segundo, isto é porque o processo na ONU tá correndo largamente e daBala e trupe vai dizer aquele refrão cansado e roto — a Justiça é pra todos (que não sejam do Templo de Salomão, da patota do bando PSDB/DEM/PPS+Detritos_de_Maré_Baixa do Congresso, agora acrescidos do PSL.

    O caso de Mariele, por exemplo, que parece chegar até as bordas de um certo condomínio do Rio de Janeiro, será abafado e colocado laranjas no lugar. Se não aceitarem (aqueles 91 milhões que ousaram dizer NÃO) que vão ao Francisco se quixar. As Milícias do Tanque substituirão a Guada dos Dragões da Indepemdência (justa troca, visto o que estamos agora) e continuará, com a benção das casernas, como no período de 2004 até 2002, refletindo sobre aquele longo dia, que durou vinte anos.

    Pátria Amada, Brasil…

  5. Chutando cachorros mortos… Sensacionalismo. Torpe vingança vazajateira contra o botafogomaia. O resto, luar de paquetá, como sempre.
    Queria ver é prenderem os efetivos mandantes do assassinato da vereadora e seu motorista, mas, aí…
    E o elizeu, sim, o quadrilha, nadica de nada…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador