Teori envia para o DF denúncia contra Lula

Jornal GGN – O ministro Teori Zavascki, do STF, decidiu enviar para a Justiça do Distrito Federal uma denúncia contra o ex-presidente Lula. Ele é acusado de se envolver em uma trama para evitar a delação do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.

Zavascki contrariou, assim, a decisão do procurador-geral da República, que queria que o caso ficasse com o juiz Sergio Moro. De acordo com ele, a tentativa de crime teria sido praticada na capital federal e o STF já firmou entendimento que casos que não tenham conexão direta com a corrupção na Petrobras não devem ficar a cargo da Justiça do Paraná.

A denúncia contra Lula também envolve Delcídio Amaral, José Carlos Bumlai, Maurício Bumlai, Andre Esteves, Diogo Ferreira e Edson Ribeiro. De acordo com a PGR, para evitar a delação de Cerveró, eles teriam atuado para lhe pagar R$ 250 mil.

Da Folha de S. Paulo

Teori contraria Procuradoria e envia denúncia contra Lula para Justiça do DF

Por Márcio Falcão e Aguirre Talento

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki decidiu nesta sexta-feira (24) enviar para a Justiça do Distrito Federal a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob acusação de envolvimento numa trama para comprar o silêncio e evitar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

A decisão contraria a posição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que defendeu que o caso ficasse com o juiz do Paraná Sergio Moro.

Teori entendeu que o caso é de responsabilidade da Justiça do DF porque a tentativa do crime teria sido praticada em preponderância na capital federal, mesmo tendo fatos no Rio de Janeiro e em São Paulo. O ministro cita, por exemplo, que o fato-chave do caso ocorreu em Brasília, onde o ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) foi gravado em uma conversa na qual ofereceu auxílio financeiro para evitar a colaboração premiada de Cerveró.

Segundo Teori, o próprio Supremo já fixou que casos que não tenham conexão direta com a corrupção na estatal não devem ficar a cargo da Justiça do Paraná. Tais fatos não possuem relação de pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes no “âmbito da Petrobras”.

Na semana passada, o ministro enviou para Moro e a força-tarefa da Lava Jato a maior parte das investigações sobre Lula –16 procedimentos– como os casos do tríplex em Guarujá e o sítio de Atibaia, em São Paulo.

denúncia contra Lula também tem como alvos Delcídio, o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, seu filho, Maurício Bumlai, o banqueiro Andre Esteves, Diogo Ferreira, ex-assessor do ex-senador, e Edson Ribeiro, ex-advogado de Cerveró. A ideia seria evitar que eles fossem delatados pelo ex-diretor.

Segundo a Procuradoria, eles teriam atuado para comprar por R$ 250 mil o silêncio de Cerveró.

A acusação tramitava no Supremo porque Delcídio tinha foro privilegiado. Ele, no entanto, foi cassado após se tornar delator da Lava Jato e implicarvários senadores do governo e oposição.

A Procuradoria afirmou ao STF que Lula “impediu e ou embaraçou investigação criminal que envolve organização criminosa, ocupando papel central, determinando e dirigindo a atividade criminosa praticada por Delcídio do Amaral, André Santos Esteves, Edson de Siqueira Ribeiro, Diogo Ferreira Rodrigues, José Carlos Bumlai, e Maurício de Barros Bumlai”, e pede a condenação de todos por obstrução da Justiça.

Os investigadores analisaram e-mail, extratos bancários, telefônicos, passagens aéreas e diárias de hotéis.

Em depoimento à Procuradoria, Lula disse que jamais discutiu com Delcídio a tentativa de obstruir a delação de Cerveró. A defesa de José Carlos Bumlai tem negado acusações. A defesa de André Esteves declarou que ele não cometeu nenhuma irregularidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

6 comentários

  1. Penso que o brasil nunca teve

    Penso que o brasil nunca teve  ou terá uma figura pública como o Ex-presidente Lula. Pela sua história e pelo o que conseguiu fazer, ele foi grande, para dizer o mínimo. Mesmo que consigam imputar-lhe um crime, jamais ofuscarão os feitos grandiosos de conseguiu alcançar. Não conseguirão porque, quando a história corrigir a posição desses personagens do momento, haverá uma inversão total dos papéis, e os heróis se tornarão bandidos e o inverso, também.E caberá o título de sabatador geral da nação a um certo juiz de primeira instância. Dito isso, penso que pela sua própria historia ( oitenta e cinco por cento de aprovação no final de seu segundo mandato), o ex-presidente deveria  apenas apoiar um candidato e não sê-lo em próximas eleções. 

  2. Fiz questão de acompanhar os

    Fiz questão de acompanhar os mais destacados jornais da noite pelas televisões abertas. As caras e bocas do casal do JN não poderiam ser diferentes, enquanto manipulam os telespecatadores com a notícia-bom. Em todos, reproduz-se as imagens de Delcídio envolvendo Lula nessa lambança. Mas, vê-se claramente que delator nenhum é capaz de provar nada. Tudo fica no que ouviu dizer.

    Aí, passando pelo DCM, lá se encontra parte do vídeo da TVT sobre uma entrevista com Ciro Gomes, que terá repercussão grande, porque ele, ao mesmo tempo em que volta a citar Dilma como uma mulher honesta, sem manchas, embora considerando-a inapta para governar, e também mantendo sua ira contra Lula por haver indicado Temer e a corja do PMDB para acompanhar a Presidente no mandato, termina com uma postura muito crítica. 

    Ciro diz que tem documentos que comprovam malandragem de Temer; confessa que não disputaria eleições com Lula por considerá-lo forte, e, por fim, que se Lula for preso, ele, que já vem conversando com vários juristas sobre sua inocência, promete ajudar no sentido de sequestrar Lula para asilá-lo fora do Brasil.

    Foi mais ou menos isso que vi e entendi, e penso que essa posição dura de Ciro vai se desdobrar com consequências imprevisíveis. 

     

    • O Ciro é um descontrolado e

      O Ciro é um descontrolado e falastrão. Imagina se o Lula vai entregar suas decisões ao Ciro.  Olha a bobagem: sequestrá-lo para tirá-lo do país. E tem gente que aposta suas fichas no Ciro. Me poupe, anulo meu voto mas não voto nele.

  3. ESSE JANOT

    Esse Janot é 100% MERDA como o Moro… Janot é doente é um psicopata.  Ele e o Moro deveriam estar respondente criminalmente o grampo que foi feito do Lula com a Dilma, O Moro porque grampeou e Janot por ter sido cúmplice. Ele está com raiva do Lula porque ouviu uma verdade que não queria ouvir. Mas o dia deles há de chegar e quando chegar não será lembrado com bom agrado.  O dia que entrar um PGR que preste, um juiz de primeira instância imparcial, esses dois serão esquecidos rapidinho, pois o povo só vai lembrar as coisas ruins para descer o sarrafo, jamais para fazer elogios.  O STF tem abrir mais os olhos com esses dois, pois eles são capazes de puxar os seus tapetes. Eles têm ainda a Globo corrupta e um bando otários que faz chacrinha para eles. Janot quer fazer como Cunha, manobrar o STF, ou melhor, dizendo, especificamente o Teori combinado com o Moro.  Cada vez que mídia diz que os políticos sentem medo do Moro ele se enaltece e quer se aparecer mais ainda. Enquanto não houver um político com coragem para colocar Janot no seu lugar, Ele e Moro continuarão fazendo o que faz , pois ambos são unha e carne, se um cair o outro vai pensar duas vez antes de fazer qualquer bobagem. Eu já cansei de dizer que outro juiz deveria estar no lugar de Moro deram muita asa tanto para Moro como para Janot.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome