TRE entendeu: padrão internacional define cor de ciclovias

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O TRE negou provimento à representação contra Haddad por propaganda irregular do PT. O caso em questão é a pintura das ciclovias, com o vermelho demarcando o espaço exclusivo dos ciclistas por ruas de São Paulo. E o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, por unanimidade, que não se fala mais nisso, já que é um padrão adotado pelo Conselho Nacional de Trânsito. O TRE votou conforme parece da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE/SP).

A representação contra Fernando Haddad, agora negada, foi apresentada pelo candidato a deputado estadual Joseph Jo Raymond Diwan (PSDB). O candidato alegou que a prefeitura, visando o benefício irregular do partido do Prefeito, o PT, estaria realizando “verdadeira revolução ao pretender criar enormes faixas exclusivas para a circulação de bicicletas (ciclovias e ciclofaixas), as quais serão todas pintadas igualmente em vermelho”.

O candidato do PSDB exigia, com sua representação, além da aplicação de multa ao prefeito, que se suspendesse imediatamente a pintura das ciclovias e ciclofaixas na cor vermelha, e com repintura dos locais já fixados com tinta nesta tonalidade, ao menos até o fim do período eleitoral.

Paulo Thadeu Gomes da Silva, procurador eleitoral auxiliar, citou a resolução do Contran, de 2007, que adota o vermelho como padrão para demarcar ciclovias e ciclofaixas. “A cor vermelha questionada não foi arbitrariamente escolhida (…) em benefício de seu partido e, dessa forma, supostamente com fins espúrios eleitorais, restando, pelo contrário, comprovada sua adequação às normas gerais para a matéria de trânsito correlata em âmbito nacional”, afirmou Gomes da Silva.

Em sustentação oral, o procurador regional eleitoral reiterou que a cor das ciclovias é um padrão internacional para chamar atenção dos motoristas.

Gomes da Silva reiterou em seu parecer que o vermelho das ciclovias não é “algo inovador ou mesmo recém-criado às vésperas da eleição, mas sim, parte da política pública de trânsito delineada e iniciada na gestão anterior a do ora representado, cujo plano de expansão foi por ele apresentado muito antes do atual período eleitoral”.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

68 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. “Fogo…fogo”

      Pois é, será que se casa,AP ou a mansão de um desses estivessem sendo consumidos pelas chamas de um incêndio,como se comportariam ao ver aquele vermelhidão todo dos  veículos do Corpo de Bombeiros?

  1. Meu Deus, o ponteiro da

    Meu Deus, o ponteiro da paranóia dos tucanos está batendo lá nos 1.000! Acho que tucano não está podendo ver nem seu próprio sangue pois poderá pensar que está virando petista por dentro. Pintar as faixas de azul, pode?

  2. Acredito que o tal deputado

    Acredito que o tal deputado devesse pagar a conta por acionar todo um CARO sistema para dar-lhe um resposta quando o ignorante poderia ter pesquisado até no Google.

    Outro caso: (O jornalista Janio de Freitas, já havia alertado que o corrupto da Petrobras não declinaria nada à essa cretina CPI). O povo tem que arcar com os custos com esta outra imbecilidade: gastam uma fortuna para voar com o corrupto até Brasilia…

  3. Quanta ignorância

    Às vezes só resta mesmo balançar a cabeça e rir. Pelo visto até na Alemanha, onde moro, o PT anda se infiltrando, já que as ciclovias urbanas também são vermelhas. Esse PT…

                                                       Ciclovia petista na Alemanha

  4. Esse idiota falar isso td bem

    Esse idiota falar isso td bem , mas o povão areditar e ainda repetir a loucura é que é de matar de raiva. Parafraseando aquele politico interpretado por Chico Anisio, “povo tem é que morrer, eu odeio o povo”

  5. Esse pateta deveria ser

    Esse pateta deveria ser condenado a pagar

    as custas do processo em dobro e multado

    por litigância de má fé. Essa múmia paralítica

    só se cria aí mesmo, emS.Paulo. Eita pessoalzinho

    fiodaputa.

  6. Vermelho Paixão

    Já já entrarão com uma ação no STF pedindo que o CONTRAN seja obrigado a mudar as cores de algumas placas de sinalização de trânsito urbano,principalmente a de PARE e a que indica CONTRA MÃO.Ah esses petistas,como gostam de “afrontar” os tucanoideres.Se os mesmos  viessem em minha humilde residência,sairiam apavorados porque na garagem,no quintal e nos quartos as texturas são pintadas de vermelho paixão,por sinal uma cor linda.É por essas e outras que os programas humoristicos estão cada vez mais em baixa.Enfrentar a concorrência desleal dos bicudos não é mole não.

  7. Deus do céu! E é possivel que

    Deus do céu! E é possivel que um tonto desses ainda receba muitos votos dos coxinhas! Seria cômico, se não fosse trágico!

  8. Como uma pessoa dessa quer se

    Como uma pessoa dessa quer se candidatar a algum cargo eletivo

    como uma visão  idiotizada assim? Ainda mais em dias de “net?

    Se ele acredita que o nível de informação dos eleitores do PSDB

    é esse, tá certo então.

    1. A professora, a papisa da

      A professora, a papisa da semiótica (hehe), acaba de rasgar seus diplomas e jogar sua obra (dezenas de livros que são o mesmo livro, hehehehe) no lixo.

  9. O incrível é que funciona

    Este tipo de conduta do deputado tem frutos positivos.

    O objetivo não é ganhar a causa, mas colocar na cabeça das pessoas de São Paulo que o PT aparelha e ideologiza tudo que é relacionado com a administração pública. 

    No final, o sentimento antipetista já incrustado na cabeça de alguns é mais solidificado e novos antipetistas são conquistados. Aos poucos vai-se aumentando este contingente e alimentando mais o ódio. 

    Não tem nada de idiota nesta conduta.

     

    1. Anti-petismo

      Ari,

      É isto.

      Além disto, tais notícias ficam arquivadas na grande imprensa, para em determinado momento as utilizar do pior modo possível.

      A cidade de SP foi a campeâ mundial em quantidade de incêndios, quem reclamou ?

      Hussain Aref, indicado por Zezinho da Mooca, conseguiu comprar mais de 100 imóveis, apenas no período em que trabalhou como chefe do Departamento de aparovação de Edifícios, que fim levou o comprador compulsivo, quem se lembra dele ?

      Cito os dois casos pelo fato de fazerem parte do dia a dia do paulistano, que não se incomodaram com tamanhas aberrações mas parecem se incomodar demais com qualquer medida do prefeito (petista, é claro) Fernando Haddad.

      Nem mesmo do Plano Diretor livraram a cara, ou seja, o que quer que venha a ser feito por FHaddad, ou seja, PT, levará bomba. Devem estar com saudade de Kassab.   

  10. Sangue nobre

    Daqui a pouco os PSDBistas farão como dizia galhofeiramente o barão de Itararé de si mesmo: começarão a aplicar-se diariamente uma pequena quantidade de azul de metileno para manter inalterada a cor de seu sangue… Até porque é um bom remédio para a hipoxia e seus sintomas, que acomete aqueles que vão perder eleições (de acordo com a Wikipedia: mudanças mentais, taquicardia, dispnéia, dor torácica).

  11. Parece que é regra, para ser

    Parece que é regra, para ser tucano tem que ser idiota, pois não conseguiria conviver com tantos idiotas assim.

    Acho que se algum tucano ganhar para presidente de  novo vai pedir para os médicos arranjarem algo para tingir o sangue, pois o vermelho do sangue faz campanha para o PT, kkkkk.

  12. Nao tem nada de paranóico

    Nao tem nada de paranóico nisso. O cara faz de caso pensado. É para criar mais um mote para jogar pedra no PT. O cara tá fornecendo mais um assuntinho para as madames e madamos antipetisas semearem ignorancia.

  13. Primeiro o Carlos Sampaio

    Primeiro o Carlos Sampaio queria proibir a Dilma de usar roupa vermelha, depois o Rodrigo Constantino afirmava que o logo da Copa era mensagem subliminar pois o ano 2014 estava em vermelho, e agora isso. Será que este pessoal não tem o mínimo senso de ridículo???

  14. Tem que ser muito néscio para

    Tem que ser muito néscio para acreditar numa coisa dessas.  O pior é que vi declaração de professora falando sobre esse absurdo.  Meudeusdocéu…..é fim de linha total.  Esse tal de Joseph Jo..que nunca ouvi falar…quer é propaganda grátis…no estilo…falem bem, falem mal,,mas falem de mim…só pode.  Pois a outra opção é que o cara é muito burro, desinformado, pra entrar com uma representação dessas!!

      1. rs………………isso mesmo

        e por falar em SAMU, segue dica legal para os cariocas

        em casos de emergências sérias, e praticamente todas são, disque SAMU 192, porque certamente vai estar mais próximo da sua casa, o que possibilita trajetos livres de grandes congestionamentos e chegada mais rápida

        vejam que maravilha:

        fazem o primeiro atendimento; e se a pessoa não quiser ser levada para hospital público, ficam aguardando a chegada da ambulância particular, mantendo os primeiros socorros com toda atenção e dedicação exemplar

        resgates particulares não estão assim tão bem distribuídos, com praticamente um posto de espera em cada bairro, como acontece com SAMU

  15. imagine outro(a) dessa espécie em posto de coleta de sangue…

    porque não avisou antes que era petista?

    desperdiçamos material de coleta por nada! fora daqui, seu imundo!

  16. Até o judiciário paulista

    Até o judiciário paulista ficou com vergonha de parrticipar dessa palhaçada.

    Daqui a pouco esses ridículos vão querer proibir nas escolas caixas de lápis de cor de crianças que contenham algum que seja vermelho. Vão querer proibibir liquidações do tipo “lápis vermelho” no comercio. Vão permitir só as “black friday”, claro.

    É imprerssionante como já perderam completamete a modéstia.

  17. É pessoal…

    Tá chegando o dia em que o PSDB vai proibir o desenho do Bob Esponja Calça Quadrada, uma vez que seus dois amigos são uma estrela vermelha e o Lula… Tem também o Sirigueijo, que é vermelho, portanto mais propaganda subliminar do PT para transformar as criancinhas em comunistas empedernidos…

     

  18. Se continuar assim, esses

    Se continuar assim, esses caras do PSDB vão proibir que as mulheres de SP fiquem mestruadas.

    Só as que tiverem sangue azul terão esse direito, é claro.

    Só as madamas das elites.

    1. HAHAHAHA…
      Será que é por

      HAHAHAHA…

      Será que é por isso que nas propagnadas de absorventes, o líquido que usam pra demonstrar a absrosção é azul?

  19. Nome chique

    Nome chic no úrtimo tem este jovem: Joseph Jo Raymond Diwan.

    Puxa, ele deve passar por muitas privações, pois certamente nem chega perto de carne vermelha, melancia, tomate, romã… a lista é longa. E tem o Internacional, o Ameriquinha do trajano. E tem…mortadela! E tem… 

    Eta vida marvada!

  20. já vi coisa pior…

    uma plaquinha na porta de entrada de um consultório médico, shopping 44, Tijuca

    “não sou teu inimigo! não sou médico importado! pode entrar!

     

    esse “pode entrar” é revelador…………………………….ninguém deve entrar, ou poucos

    e com razão, porque um profissional que faz este tipo de apelação não merece a menor confiança

  21. Devia haver algum tipo de

    Devia haver algum tipo de triagem que impedisse uma coisa dessas de prosperar. Barrar logo na entrada. É inadimissível que isso tenha sido motivo de decisão de um tribunal. Desperdício de tempo e  dinheiro (nosso), para dar holofotes a uma pessoa que só que é “se aparecer”. Rídiculo sem limites.

    1. Exatamente!!!O tal pateta diz

      Exatamente!!!

      O tal pateta diz em sua propaganda da TV: “Nunca fui político, bla bla bla”

      Fica evidente que tenta aparecer a qualquer custo, nem que sejamos nós a pagar a conta!!!!

    2. Prezada MThereza,

      esse tipo de desfaçatez só acontece porque, no TRE/TSE, não é cobrada custas judiciais. Lá, tudo é “gratuito” para candidatos, eleitos e partidos políticos ingressarem com uma quantidade enorme de algumas ações inúteis e sem propósitos. A gratuidade das ações deveria ser apenas para eleitores!

  22. hoje acordei meio estranho……………….só pode

    com uma vontade danada de zelar pela saúde e bem-estar dos outros

    já sei……………………….foi o velhinho do Tupyara…………………….só pode

     

    “é bom nós ficá aqui, né moço? e eu, já com zumbido no ouvido: só é! e muito!

    “vosmicê pode me ajudar a curar esse povo, moço? e eu, já perdidão: pra onde foi quem perguntou?

    “……………………………………………………………….”

  23. E ainda existem certos

    E ainda existem certos debilóides que dizem estar o PT apavorado com a iminente derrota da presidente Dilma e “batendo” na Marininha, a coitada ! O que dizer do PSDB Paulista então, que implica até com faixa de ciclovia . Estarão doidos varridos ?

  24. O PSDB vai entrar com uma

    O PSDB vai entrar com uma ação contra as touradas na Espanha ao órgão equivalente ao TRE brasileiro. Não será por pena do sofrimentos dos pobres bovinos , mas pelo uso de um pano vermelho para irritar os touros.

  25. Estes candidatos do PSDB, não

    Estes candidatos do PSDB, não nada mais relevante para fazer?

    Poderiam promover uma dança da chuva, quem sabe funcione.

    Haja paciência com estas palhaçadas!

  26. Xiii, não posso sangrar em público…

    Putz, agora tô preocupado…já pensou se eu tô caminhando em São Paulo e dou um topada?? Se sangrar vermelho em público, posso ser preso!! Esse pessoal do PSDB, hein…meu Deus!!

    1. Como diz o personagem do

      Como diz o personagem do seriado Chaves; QUE BURRO !!

       

      O ignorante não sabia que a cor vermelha para cicolvias está na legislação de trânsito e a cavalgadura ainda quer ser deputado!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador