Tuma Jr. e os grampos nos ministros do STF

Sugerido por IV Avatar

Do Viomundo

Campanha de 2014: Marconi Perillo, a vítima; Lula, Mercadante, Tarso e Gilberto Carvalho, os algozes

PS do Viomundo: Isso nos parece o início da vingança do Caneta, com divulgação de correspondência pessoal e tudo (vejam abaixo)!

Tuma Jr. conta como ministros do STF foram grampeados

Por Pedro Canário, no Conjur

Gilmar Mendes não foi o único ministro do Supremo Tribunal Federal que teve escutas instaladas em seus telefones e no seu computador. Quando o episódio veio a público, em 2007, as apurações da Polícia Federal não conseguiram constatar que todos os ministros do STF estavam com seus telefones grampeados ou com escutas ambientais instaladas em seus computadores. E isso tudo feito por delegados da Polícia Federal.

As informações estão no livro Assassinato de reputações: um crime de Estado, um depoimento do ex-delegado de classe especial da Polícia Civil de São Paulo Romeu Tuma Jr. ao jornalista Claudio Júlio Tognolli. O livro é uma coleção de memórias de Tuma Jr., ex-secretário de Segurança Nacional do Ministério da Justiça, a respeito de relações suas e de seu pai, o senador Romeu Tuma, morto em 2010, com o governo petista. O lançamento do livro é previsto para as próximas semanas.

O grampo ao ministro Gilmar Mendes foi o único que de fato chegou a vazar e ficar comprovado. Mas, já em 2008, informações a respeito de escutas feitas aos outros juízes do Supremo rondavam as apurações e chegaram à imprensa. Em setembro daquele ano, uma comitiva de ministros do Supremo foi até ao gabinete do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamar do uso indiscriminado das escutas ilegais, cobrando que a Presidência da República desse uma resposta enérgica ao que estava se tornando costume.

A primeira informação de grampo ao ministro Gilmar Mendes foi vazada em agosto de 2007. Policiais federais disseram que haviam interceptado uma ligação que comprovava que o então presidente do STF havia recebido “mimos” da construtora Gautama, investigada pela operação navalha, da PF. As informações, à época, eram que a Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, era quem estava comandando as escutas e as operações de grampo. O episódio custou o cargo do então diretor da Abin, Paulo Lacerda.

Mas o que Tuma Jr. contou a Tognolli é que eram delegados e agentes da Polícia Federal que estavam no comando das operações. Ele cita, por exemplo, Protógenes Queiroz, então delegado e responsável por grandes operações, e o agente Idalberto Matias de Araújo, o Dadá. “Protógenes, Dadá e seus gansos e agentes fizeram uso dessa maleta para grampear todos os ministros do STF e o Lacerda pagou o pato”, resume o livro.

A carta


Tuma Jr. contou a Tognolli em seu livro que soube do grampo indiscriminado a ministros do Supremo por meio de uma carta enviada a ele pelo amigo Edson Oliveira, ex-diretor da Interpol no Brasil, no dia 2 de maio de 2011. Na carta, Oliveira diz que ficou sabendo do caso sem querer, numa conversa informal com o então presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro, Telmo Correia, no fim de 2008. Eles trabalhavam juntos no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O ex-presidente do Sindicato da PF no Rio contou que um amigo delegado da PF o procurou logo depois de a imprensa divulgar a descoberta de escutas telefônicas no STF, que tinham como alvo principal o ministro Gilmar Mendes. Seu amigo estava desesperado, pois tinha a certeza de que a história chegaria a ele a qualquer momento — e quando chegasse, não saberia o que fazer.

Edson Oliveira, então, passa a narrar que, preocupado com o teor da revelação, foi apurar o ocorrido. A partir de um cruzamento de dados, feito por ele e pelo agente da PF Alexandre Fraga, segundo a carta, chegou-se a um agente Távora, reputado como autor dos grampos aos ministros do STF. Na época, ele trabalhava na Delegacia Fazendária da PF no Rio. Era um policial com pouco tempo de casa, segundo Oliveira, “mas muito experiente em análise financeira e documental”.

“Távora participou de operações em Brasília, recebendo diárias, tendo passado vários meses naquela cidade, convocado para participar da equipe do delegado Protógenes [Queiroz, hoje deputado federal pelo PC do B]”, diz a carta. “Durante o levantamento feito, ficou evidente que a escuta realizada no STF foi feita com a utilização de equipamentos de gravação digital sem fio, de origem francesa, produto de um acordo feito entre o governo da França e o do Brasil.”
Aqui cabe uma explicação, contida no livro. Esse equipamento de grampo funciona dentro de uma maleta com se fosse uma estação de recepção e emissão de sinal de telefonia. Ela fica apontada à direção de onde está o telefone que será grampeado e a tela do equipamento mostra todos os números naquele raio de distância.

De acordo com Tognolli e Tuma Jr. no livro, essa “mala francesa”, como é chamada, entra no lugar da operadora de telefonia, funcionando como uma substituta. Dessa forma, o operador do grampo tem acesso a todas as operações feitas com o telefone e pode controlá-las. Ele pode, por exemplo, apagar o registro de uma ligação, ou fazer uma ligação a partir da máquina.

Segundo o depoimento de Tuma Jr., esse equipamento foi usado pelos arapongas da Polícia Federal no caso das escutas no Supremo. “Não só Gilmar Mendes foi grampeado como também todos os outros ministros do STF”, diz o livro. O ex-delegado relata ainda que, após fazer essa denúncia, Edson Oliveira foi alvo de perseguições na Polícia Federal.

Leia abaixo a carta de Edson Oliveira a Romeu Tuma Jr:

“Rio, 2 de maio de 2011
Caro Romeu: recebi uma informação no final de 2008 por volta do mês de outubro, dando conta de que a escuta telefônica feita no Supremo Tribunal Federal teria sido feita por um agente federal lotado na Superintendência do DPF no Rio de Janeiro, o qual, na ocasião da realização do grampo, estaria cumprindo missão em Brasília. Essa informação me foi passada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Rio de Janeiro, o agente Telmo Correia.
Segundo Telmo, após a publicação da notícia da descoberta da realização da escuta no STF, o agente o procurou na condição de presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Rio de Janeiro para pedir aconselhamento, alegando que havia feito a escuta e que estava apavorado e preocupado, sem saber o que dizer caso fosse descoberto.

Para melhor compreensão, Telmo era um dos agentes que compunha uma das equipes que trabalhava comigo no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e deixou escapar essa informação durante uma conversa informal, quando falávamos da existência de inúmeros valores nos quadros da PF e Telmo procurava exaltar as qualidades de um dos seus amigos, com o qual já trabalhara na Delegacia Fazendária e que o procurara recentemente para expressar sua preocupação e pedir apoio e aconselhamento.

Insisti com Telmo para que me fornecesse o nome do agente, entretanto este se recusou, alegando que recebia inúmeras pessoas em sua sala como presidente do Sindicato, e que esse caso era somente mais um. Alertei a Telmo para o fato de que ele não era padre para ouvir confissão e guardar segredo mas sim, antes de tudo, um agente federal e que como tal tinha o dever de informar oficialmente o conhecimento de um crime e de sua autoria. Disse ainda que levaria o caso ao conhecimento da autoridade que presidia inquérito e que, fatalmente ele, Telmo, seria convocado a depor. Telmo, na ocasião, me disse que, caso fosse realmente chamado, negaria tudo.

Investigando o assunto juntamente com o agente federal Alexandre Fraga, outro componente de uma das equipes de plantão naquele aeroporto, chegamos ao autor do delito, através do cruzamento de vários dados que foram vazados por Telmo durante inconfidências que fazia ao longo do dia durante os seus plantões. A investigação nos conduziu ao agente federal Távora, na época lotado na Delegacia Fazendária da PF do Rio de Janeiro.

Távora participou de operações em Brasília, recebendo diárias, tendo passado vários meses naquela cidade, convocado para participar da equipe do delegado Protógenes. Segundo os levantamentos feitos, Távora é um agente federal com pouco tempo de polícia mas muito experiente em análise financeira e documental, pois foi analista de empresas de consultoria por muito tempo antes de ingressar na PF.

Ao iniciar a investigação, no início de novembro de 2008, entrei em contato através do agente Fraga com o delegado William, presidente do inquérito policial que apurava o crime.

Dias após, o agente Fraga recebeu uma ordem de missão para comparecer em Brasília, onde se reuniu com o delegado e o informou que o levantamento estava sendo feito, tendo recebido sinal verde para continuar a operação.

Nessa mesma época, comuniquei pessoalmente ao então superintendente da PF no RJ, delegado Angelo Gioia, a respeito da investigação que realizava com o conhecimento da direção geral.

Posteriormente prestei declarações dos autos do inquérito, tendo inclusive passado por acareação com o presidente do Sindicato, agente Telmo, o qual na ocasião negou o fato e alegou que eu estava mentindo.

Não bastasse esse fato, Telmo, imediatamente após ter sido informado por mim de que o assunto estava sendo levado oficialmente às esferas superiores, convocou o delegado Protógenes para alertá-lo a respeito. Protógenes veio ao Rio de Janeiro e se reuniu com Telmo na sede do Sindicato dos Policiais Federais.

No início de janeiro de 2009, toda a equipe de policiais lotados no aeroporto Santos Dumont, inclusive esse delegado, foi dispensada e transferida para diferentes setores da PF do RJ.

Durante o levantamento feito, ficou evidente que a escuta realizada no STF foi feita com a utilização de equipamentos de gravação digital sem fio, de origem francesa, produto de um acordo feito entre o governo da França e o do Brasil.

Além disso, a maior parte dos componentes da equipe que trabalhou nessa escuta e em outras, legais ou não, fez curso de especialização nessa área na França.

Surpreendentemente, já em outubro de 2009 o mesmo agente Fraga recebeu um e-mail que o informava do cancelamento da viagem que havia realizado a Brasília por determinação da Direx/DPF, alegando que o motivo do cancelamento é que havia se tratado apenas de uma simulação.

Conversei hoje com o agente federa Fraga, o qual não se opôs a que o nome dele fosse citado, bem como se colocou à disposição para fornecer mais detalhes sobre esse caso e outros que tem conhecimento. Estou à disposição para qualquer outra informação.

Um grande abraço, Edson Oliveira”

Redação

80 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tuma, veja, caneta, PF do Çerra, Cachoeira…

    O.K. entendi, o esgoto está transbordando.

    Tó fora. Não tenho nada a ver com esgoto, e não me interessa o que acontece dentro do esgoto

  2. Podem anotar com a CANETA tem

    Podem anotar com a CANETA tem envolvimento nisso. Principalmente se observar que o Perillo foi o primeiro a se manifestar. O porta-voz do “waterfall”  que mudar o jogo. É claro que isso é visando 2014. Agora, esse garotinho com 16 anos e seis meses, investigador de Policia Civil de S.Paulo, é brincadeira……….

  3. Parei de ler aqui: “O grampo

    Parei de ler aqui: “O grampo ao ministro Gilmar Mendes foi o único que de fato chegou a vazar e ficar comprovado.”

    Tempo é algo muito precioso para se perder com a ficção de quinta categoria do PIG.

  4. O suposto grampo em Gilmar

    O suposto grampo em Gilmar Mendes jamais foi comprovado.

    Nâo há nenhuma prova de que tenha existido.  A simples transcrição, que aliás envolve Demóstenes Torres, que não é a pessoa mais honesta do País, não significa absolutamente que houve grampo.

    Só por ai já ve-se o nível da reportagem, que contem uma clara mentira já em seu inicio.

    Outra mentira ou confusão deliberada da reportagem é se falar em escutas. Ora, a própria reportagem desmente a informação de que teriam havido escutas. O tal aparelho frances, segundo a reportagem, seria capaz apenas de rastrear números de telefones e não escutas telefônicas em si. 

    Ademais, a ABIN é o órgão maximo de inteligência do País, subordinado à Presidencia da República. Ou seja, em tese, este órgão poderia sim inclusive interceptar ligações até de Ministros do Supremo, se fosse o caso.

    Ora, o que os Ministros do Supremo conversam de tão grave ao telefone ou no computador ? O que têm eles a esconder ?

    Curioso que foram todos grampeados, mas nenhum aúdio foi divulgado. Muito curioso. O único que foi, não uma gravação, na verdade a transcrição da suposta conversa entre Gilmar Mendes e Demóstenes Torres é uma conversa amena e benéfica ao dois.

    Muito engraçado.

    1. “Ademais, a ABIN é o órgão

      “Ademais, a ABIN é o órgão maximo de inteligência do País, subordinado à Presidencia da República. Ou seja, em tese, este órgão poderia sim inclusive interceptar ligações até de Ministros do Supremo, se fosse o caso.

      Ora, o que os Ministros do Supremo conversam de tão grave ao telefone ou no computador ? O que têm eles a esconder ?”

      Começa a cair a máscara dos adoradores de dossiê…

       

      1. Confesso que fiquei assustado

        Confesso que fiquei assustado com o comentário do Daniel! Para você ver como o vírus do autoritarismo sempre permeia nossas relações sociais!

    2. Daniel, confesso, fiquei

      Daniel, confesso, fiquei assustado com seu comentário! Sempre imputei a ti, mesmo não comentando neste espaço, por querer me privar dessa briguinha ideológica do nós x eles, respeitabilidade. Quero crer que você se enganou ao escrever a barbaridade que escreveu. Talvez por medo de serem as denúncias verdadeiras, sei lá. Ocorre que alguém, com conhecimento acima da média, como você, dizer que a ABIN pode (no sentido de estar ok, normal)grampear membros do STF e, complementando, ainda dizer que, afinal, o que demais podem os ministros do STF conversar, bem ao estilo de Estado Policial dos Politicos do Poder, como o famoso “quem não deve, não teme”…ora! Espero não ter me enganado por sempre ter visto em você uma pessoa de boa-fé, mesmo discordando de ti em 90% de suas intervenções.

      1. Voce está interpretando

        Voce está interpretando seletivamente o que eu escrevi.

        O que eu disse é o óbvio.

        A ABIN, apesar de não funcionar, na prática como tal, é um órgão máximo de inteligencia do Estado, vinculado à Presidencia da República. É óbvio que ela não pode sair por ai grampeando a torto e a direito ministros do STF. Porèm, em casos graves, vamos supor, em um caso de um suposto golpe patrocinado pelo STF – e não estou dizendo que exista – é claro que a ABIN poderia e deveria sim grampear quem quer que fosse. É assim que funciona o poder. Nâo sejamos ingenuos. Ou voce acha que existe Poder acima dos outros ? Nâo existe não. Dependendo das circunstências há que se usar o que se tem a mão, é assim que funciona.

        Ora, ora, essa estória de grampo no STF  vira em mexe vem a tona mas nunca, nunca se provou os grampos. Ora, se existiram teriam que haver provas. Por que não as há ? É óbvio, o óbjetivo é usar os supostos grampos com fins políticos e não proteger nenhum ministro do STF. Se todos foram grampeados porque não há nenhum vazamento de conversas ou emails deles ? Engraçado, grampearam para que ?

         

         

  5. E vamo a operação abafa,

    E vamo a operação abafa, primeiro desqualificar o denunciante e vê se cola.

    Se fosse um dossiê apócrifo entregue ao ministro da justiça teria crédito.

    1. “operação abafa”…..de

      “operação abafa”…..de onde?…..ainda menciona “um dossiê apócrifo entregue ao ministro da Justiça”  esse dossiê é sobre o “trem bão” de S.Paulo.  Aliança Liberal penso que vc perdeu o trem, o bonde, o burro….e o camelo…………Vamos ver se conseguimos “abafar” o que o Senador Requião propõe……[video:http://www.youtube.com/watch?v=5tg4o18Jc_I&feature=youtu.be align:left]

      1. Xiiii…O Requião não sabe

        Xiiii…O Requião não sabe com quem está falando.. (fiquei sabendo e chequei, é verdade)

        O senador AD requereu, em 2007, um documento fiscal de alguem (num sei quem), recebeu e entregou para a globo para turbinar uma matéria pré pronta naquele veículo e que foi ao ar naquele fim de semana. O processo chegou ao STF, mas…lá prescreveu. 

        OBS. 

        1- não foi julgado pela camara de ética da casa

        2- não entregou nem para o MPF e nem para a PF.

        Me diga, como respeitar algo que venha do tal senador ?

         

        1. Prescreveu a ação contra o

          Prescreveu a ação contra o senador AD, perante o STF, por ter cometido crime de natureza grave.  Agora, eu penso que quem é responsável por ter deixado prescrever deveria reponder porisso.

      2. veja, que ate vc que parece

        veja, que ate vc que parece ser sensato  trata diferente as denuncias , uma é verdadeira outra é falsa.

        Tenta ser mais honesto e venha aqui pedir a apuração de todas as denuncias , senão perde credibilidade.

        De minha parte já afirmei diversas vezes que se apure as denuncias, processe, e prenda quem for culpado e jogue a chave fora.

        1. A minha sensatez termina

          A minha sensatez termina quando percebo que os OUTROS são todos virgens e santos imaculados, ainda mais, quando conta com o apoio fervoroso do STF e alguns dos seus ministros, além de uma mídia isenta e equilibrada………..Vc afirma sempre “que se apure as denuncias, processe, e prenda quem for culpado e jogue a chave fora”……então, quem foi até agora? Quem são traficantes do pó do Helicóptero dos Perrellas? do dono da Fazenda? Então, se fosse o Fernandinho Beira Mar flagrado com essa quantidade ele estaria preso a muito tempo, apesar da sua ficha limpa…………………Equilibrada mesmo é o seu sonho, pedir que todas as denuncias sejam apuradas……Aqui em SP nem CPI funciona, nem MPE funciona, tá tudo dominado e a culpa não é do PT.

    2. O livro do “Tuminha” vem com

      O livro do “Tuminha” vem com um CD contendo o áudio do grampo no Gilmar? Não? Então vai passear, sr.Aliança. E volte quando tiver algo mais consistente 

    3. A Certeza do Falso

      Claro que um dossiê apócrifo tem muito mais credibilidade que um depoimento de Tuma Junior.

      O Dossiê tem a seu favor o benefício da dúvida, afinal pode ser que seja verdadeiro; já Tuma não goza desse benefício: ninguém tem dúvidas de que ele é falso. 

    4. Isso que dá só ler um lado.1

      Isso que dá só ler um lado.

      1 – Tuma Junior não nasceu no dia 4 de outubro de 1963, como informa a Wikipedia, mas no dia 13 de agosto de 1960. Assim, em 1980, quando Lula foi preso, ele tinha 20 anos. Quem nasceu em 4 de outubro foi seu pai, Romeu Tuma;
      2 – assim, em 1980, quando Lula foi preso, Tuma Junior tinha 20 anos e estava na Polícia havia dois. Ele prestou o concurso para investigador IP1/78 (o “78” é o ano);
      http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

      Antes mesmo que se conheçam mais detalhes do livro, começou o trabalho de desqualificação do denunciante, uma prática que o ministro Gilberto Carvalho diz ser muito feia. Feíssima. Segundo ele, é preciso que se preste atenção ao que está sendo denunciado. Como Carvalho diz ser essa uma regra válida para os adversários do PT, suponho que também valha para o petismo.

  6. TUMA NO DOPS É A  PRIMEIRA

    TUMA NO DOPS É A

     

     

    PRIMEIRA MENTIRA

     

     

    DO “LIVRO-BOMBA”

     

    Edição/247 Fotos: Reprodução:

     

    Romeu Tuma Jr. afirma no livro promovido pela revista Veja que acompanhou pessoalmente depoimentos do ex-presidente Lula em colaboração com o regime militar; isso é falso; quando Lula foi preso, em 19 de abril de 1980, Tuminha tinha apenas 16 anos e seis meses de idade, o que impede qualquer pessoa de ter cargo público, quanto mais o de “investigador subordinado”; antes, quando Lula se tornou sindicalista, em 1972, o policial que perdeu o cargo de Secretario Nacional de Justiça por comprovadas ligações com o contrabandista Li Kwok Kwen, contava nove anos de idade; seus amiguinhos brincavam de polícia e bandido e ele já saia em diligências políticas com o pai, o delegado Romeu Tuma, é isso?, acredita quem quiser, mas a verdade é que a vendeta de Tuminha contra Lula não se sustenta; mais uma vez, o pequeno Tuma mentiu

     

    9 DE DEZEMBRO DE 2013 ÀS 17:25

     

    247 – No dia 19 de abril de 1980, quando, às seis da manhã, o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva foi preso em sua casa, em São Bernardo, e levado para o Dops, em São Paulo, onde passaria os 31 dias seguintes, o autor do chamado ‘livro-bomba’, pela revista Veja, contava com 16 anos e seis meses de idade. Romeu Tuma Jr., filho do então delegado Romeu Tuma, só completaria 17 anos em 4 de outubro daquele ano. Para a maioridade ainda faltavam para ele, na ocasião da prisão de Lula, um ano e sete meses. Todos sabem que só se pode entrar para o serviço público, em qualquer categoria, com um mínimo de 18 anos de idade.

    A pergunta que o tal ‘livro-bomba’ propagandeado por Veja não responde é: como conseguiu, ainda imberbe aos 16 anos e seis meses idade, o jovem Romeu Tuma Jr. saber por ele próprio, como afirma no livro e em entrevista, que Lula fora um colaborador da ditadura?

    Tuminha, como o policial é conhecido – também alcunhado pela própria Veja, anos atrás, como “muambeiro” e “meliante” – seria um “gato”, como é conhecido o jogador de futebol que mente a idade para atuar em categorias de base, mas às avessas? Ou seja, em lugar de mentir para menos a sua própria idade, teria mentido para mais a fim de se tornar, como disse, “investigador subordinado” do Dops chefiado por seu pai e sair por aí armado e com título de autoridade policial? Isso o livro não esclarece.

    À altura de sua prisão, Lula era visto como o adversário número 1 da ditadura militar. Não havia o menor diálogo entre as duas partes. Afinal, desde 1977, quando os metalúrgicos da Scania, em São Bernardo, pararam suas máquinas e cruzaram os braços dentro do próprio chão da fábrica, Lula era a imagem da radicalização.

    Pode-se imaginar, com grandes doses de criatividade, que Lula, ao entrar para a diretoria do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo, em 1972, tivesse alguma interface com agentes do regime militar. O então presidente da entidade, Paulo Vidal, era considerado um pelego – e bem poderia confirmar ou desmentir informações procuradas pelo integrantes do regime. Mas Lula? Ele que decidiu entrar para o sindicalismo e a política depois de saber que seu irmão mais próximo, Frei Chico, fora torturado quase até a morte pelos agentes da repressão? 

    Em 1972, Tuminha, o autor do, repita-se, do ‘livro-bomba’, tinha então 9 anos de idade. Quando seus amiguinhos deveriam estar brincando de polícia e bandido, pelo jeito ele já carregava um distintivo de verdade no peito para sair ao lado do pai, o Tumão, em diligências atrás de comunistas e que tais. Isso é plausível?

    Tumão, como se sabe, morreu em 2010. Ele não pode, assim, contar a sua versão, a não ser que Tuminha consiga algum meio de colher seu depoimento, como dizem os policiais. 

    Acreditar nessa possibilidade, assim como crer que Tuminha, já aos 16 anos, frequentava os salões da repressão do Dops, é dar crédito demasiado a um personagem que, no papel de chefe da área federal contra o contrabando, foi flagrado negociando um salvo-conduto para um dos maiores contrabandistas do País, Li Kwok Kwen, o chinês que controla o contrabando de produtos piratas em São Paulo.

    Antes do conluio com o chefe do contrabando, também pego no pulo, Tuminha fez da Secretaria Nacional de Justiça uma central de favores para amigos e parentes, tentando pilotar, inclusive, uma vaga na burocracia para a namorada de um amigo.

    Menos do que ter conteúdo de verdade, o livro que Tuminha publica é, fora de dúvida, uma pronta e acabada vendeta contra o mesmo Lula que lhe deu um cargo de prestígio na máquina federal e teve de removê-lo de lá por péssimo comportamento.

    E vinganças, como se sabe, não precisam da verdade para se concretizar. Uma mentira republicada em Veja pode ser dada como verdade – e o serviço está feito. É o que está em curso com o tal “livro-bomba”. Um traque.

     

  7. O engraçado nesta “historinha

    O engraçado nesta “historinha para boi dormir” é que o Edson Oliveira, além de ser um condenado pela justiça, foi candidato a deputado federal pelo PSDB/RJ. Essa coisa de ele, Tuma Jr, ser amigo do Edson de Oliveira é balela, eles quase foram as vias de fato quando da prisão do PC Farias, o Edson foi buscar o prisioneiro no Exterior, salvo engano Tailândia, mas quem queria descer do avião com o “caixa 2″do Collor era o Tuma Jr e por causa desta situação o desembarque demorou uma eternidade. Gostaria que alguém do DPF que sabe detalhes desta história a aprofundasse, soube esse passagem por conta de ter pai, cunhado, tio e amigos que exerceram cargos de chefia na PF de 1973 até 1998.

  8. Demóstenes na outra ponta.

    Na outra ponta da ligação “grampeada” do Ministro Gilmar estava quem? O Senador Demóstenes.

    Demóstenes tinha recebido de “brinde” um aparelho telefônico – e deu outros pra outras personalidades as quias não sabemos – que não poderia ser rastrado/grampeado dado pelo corretor do ramo zoológico e empresário Sr. Carlos Cachoeira.

    Quem disse que o Sr. Carlos Cachoeira não poderia mandar bisbilhotar as conversas oriundas desse telefone, hein? Afinal, a grande central de grampos montada no Brasil era essa e Caneta – e a revista semanal pra que ele trabalhava – se privilegiou disso, ou não?

    Pra mim, esse grampo foi “caseiro”. E claro, o Senador Demóstenes não poderia falar isso pra o Ministro Gilmar. Melhor botar na conta de outros e faturar em cima.

  9. Cade as provas? Como alguém

    Cade as provas? Como alguém pode acusar tanta gente sem provas? Como pessoas que estão sendo acusadas comprovadamente (Marconi Perillo, Tuma Jr) de envolvimento com o crime organizado, podem acusar tanta gente ao mesmo tempo e ganhar destaque na mídia? Qual o grau de confiabilidade de pessoas envolvidas com o crime organizado de se defender acusando outros sem provas? Que tipo de defesa é essa? Como isso ainda pode ser levado a sério? Porque ninguém fala nada do Privataria tucana cheia de provas documentais? Que país é esse? Se o crime organizado tem tamanho poder de cooptação, espaço midiatico garantido, e ainda se atreve a intimidar os seus denunciantes sem prova, como tudo isso fica?

    O país do PSDB: fez acordo com o PCC em SP porque o crime organizado tomou conta da capital em 2006; está envolvido com formação de quadrilha na prefeitura de SP (desvio de R$500 milhões); no escandalo de superfaturamento dos trens e transporte que estão tranformando a movimentação na capital um caos; transformou o MP paulista desacreditado no exterior; entregou a secretaria de segurança de Goias nas mãos do Cachoeira; tem helicóptero de aliados carregando 450 quilos de pasta de cocaína, com a possibilidade de levantar R$50 milhõe em venda, e ainda tem a audácia de acusar todo mundo de jogo de esgoto político sem provas? 

    Eu resumo a minha posição política hoje assim: não posso votar no PSDB porque é entregar o país ao caos do crime organizado com cobertura e cumplicidade de parte da mídia. Isso é levar o país para o caos, onde se comete um crime humanitario contra um doente grave (Genoíno) usando como argumento justificativo o caos do judiciario contra outra pessoa em estado físico debilitadissimo (o tetraplégico que a mídia não se importa en m com o nome). Que civilização é essa? a da bárbarie absoluta?

    1.  Tuma Jr não é acusado de

       Tuma Jr não é acusado de nada.

      FATO UM – A Comissão de Ética Pública da Presidência da República concluiu que nada havia contra ele (veja documento);

      FATO DOIS – A sindicância feita pelo Ministério da Justiça concluiu que nada havia contra ele (veja documento);

      FATO TRÊS – Inquéritos da PF — houve mais de um pelo mesmo fato — foram arquivados sem resultar em indiciamento. E olhem que ele já era um maldito;

      FATO QUATRO – O Ministério Público nunca ofereceu denúncia sobre nada;

      FATO CINCO – Uma acusação de improbidade administrativa por conta de uma apreensão de dólares no aeroporto de Cumbica foi arquivada pelo Ministério Público por falta de evidência de que se tivesse cometido algum crime.

      http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

      1. Fato VI: É filho do

        Fato VI: É filho do ex-delegado do DOPS – Departamento de Ordem Política e Social, aparato de afagos e carícias da ditabranda, Romeu Tuma¹.

        ¹Senador Romeu Tuma, chefe do Dops na época do crime, em 1978

        O juiz federal Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal Criminal em São Paulo, manteve o inquérito que apura a ocultação do cadáver de um militante de esquerda morto em 1971, após ser preso por agentes militares. Entre os possíveis acusados pela participação no crime, está o atual senador Romeu Tuma (PTB), chefe do Dops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social) em 1978 e que teria manifestado conhecimento sobre o caso.

        Fato VII: A fonte citada [blog do reinaldo azevedo da inVeja].

         

        Bacana. E precisava dizer mais?

    2. “Privataria tucana cheia de

      “Privataria tucana cheia de provas documentais” se ta falando do livro do Amauri Jr ele não contém prova alguma, parece que ninguém leu afinal o livro.

      1. “Privataria tucana cheia de

        “Privataria tucana cheia de provas documentais” se ta falando do livro do Amauri Jr ele não contém prova alguma, parece que ninguém leu afinal o livro.”

        _________________________

        Êpa! Isso aí está interessante. Conta mais.

        Então, se entendi bem, o best seller do Amauri Jr. foi produto do vale tudo da luta partidária e/ou de pura fantasia e fanfarra dos incautos e ingênuos admiradores da verdade, é isso?

        Kkkkkkkkkkkkkkk…………..

         

        ________________________________________

        Toda unanimidade é burra. Nelson Rodrigues

        Toda unanimidade, inclusive a que supõe que o povo é eternamente estúpido, é burra.

        Toda unanimidade, inclusive a que supõe que o império norte-americano é eterno, é burra.

  10. Creio que o ministério da

    Creio que o ministério da justiça deveria mandar investigar a fundo a referida questão e, depois, mandar prender de vez esse tuma júnior, por calúnia, injúria e difamação. Mais, cancelar a autorização de circulação da revista (perce)veja. Bando é pouco, quadrilha.

    1. falaram de geni por aí

      e tem razão parece coisa da geni, 

      ficam reclamando da rede lodo e associados do pig, mas cada ano que passa garantem o custeio da rede lodo, colocando a maior parte da propaganda lá. falam toda hora das barbaridades da rede lodo, mas a presidenta se apressa de avisar que prefere a imprensa mentirosa.

      isso sem falar no maldito empréstimo salvador do bndes pra quem só nega!!

  11. Munição ao inimigo? Ou uso manipulado do Wikipedia?

    Pessoal, é de bom alvitre checar esta coisa da idade, já que na Wikipedia (bastante manipulada por pessoas “‘a serviço”) consta 13 de agosto de 1960* como data de nascimento do “gente fina”.

    ————

    Curiosamente, fiz esta pesquisa há menos de 3 (TRÊS) minutos e ao voltar para pegar o dia, o ano JÁ MUDOU para 1963!

    !!!!!!!!!!!!!

    Ai observei que os trapalhões “esqueceram” de (des) alterar no texto, onde continua “1960”.

    E não adianta mexer de novo, pois salvei a tela no meu PC, caso alguém queira contestar ou falsificar novamente.

    Não é fantástico?!

    1. E não é que JÁ TEM links

      E não é que JÁ TEM links atualíssimos pro blog do tio Rei, onde ele desmente a informação acerca da data do nascimento do sujeito?!?!? Essa internet é incrivelmente veloz!! Acho que a página do Tuminha foi atualizada em tempo real…

  12. Surreal

    O PIG está simplesmente surreal. Não é possível, será que é desespero provovocado pela internet e pesquisas que indicam o avanço do projeto político trabalhista? Não é possível o Brasil pretender ser uma democracia avançada com uma mídia de 5ª categoria. Os atores políticos responsáveis devem urgentemente inciar uma forte campanha de conscientização e por o povo na rua, chega destes ditadores baratos!

  13. Agora, finalmente, temos um

    Agora, finalmente, temos um investigador   a  altura dos fatos: esse é o homem que vai  identificar  o verdadeiro fornecedor   do Aécio dando-nos  detalhes impensáveis,graças  a”mala francesa”, não se trata do Sarkozi,muito menos da Carla.Os herdeiros   do Civita,  estão ansiosos pela informação,afinal,são filhos de   Deus ou assim pensam…

  14. o canário que é corvo

    E assim, a mentira repetida tranformou-se em verdade.

    É o que mostra a afirmação do autor “o grampo ao ministro gilmar … foi o único a FICAR COMPROVADO”…

    O tal ‘canário’ deveria piar no circo junto com o ‘caneta’ e o Demóstenes porque, afinal, nas cadeias brasileiras não entram reacionários ‘bem-nascidos’.

    Factóides de fascistóides: li ininterruptamente a revista ‘caros amigos’ desde a 1ª edição até que esse tognolli apareceu por lá.

    … tô fora!

  15. Quem planta ventos colhe

    Quem planta ventos colhe tempestades, esse governo de esquerda meia boca foi capaz de, em nome de um certo  pragmatismo (nesse caso deve ser pragamatismo), se associar a gente como o alcaguete Jefferson,  partidos como o PTB, nomear o filho do chefe dos torturadores da ditadura para importante cargo público, etc., …

    Eles adoram financiar e nomear inimigos e levar chicotadas.

    A que ponto chegam.

    É quase bem feito.

    Quando pululam notícias de corrupção contra tucanos aparecem estórias de fabricação de dossiês, uma coincidência assustadora.

    Agora mesmo com corrupção de valores altíssimos na gestão anterior da prefeitura de SP, de valores bilionários nos governos tucanos do estado paulista, trensalão, queda de helicóptero cheio de cocaína pertencente a político, desvio de verba da saúde em benefício a deputados estaduais paulistas tucanos, continua na TV, a cobertura, quase que exclusiva do encerrado mensalão, um valor  desprezivel comparativamente ao tombo tucano, se é que nesse caso, o do julgamento-show televisivo, ocorreu corrupção de fato, essa imprensa patronal patrimonial de direita é capaz de tudo.

    E não se fala em julgamento do mensalão tucano.

    Até o palhaço gordo do PIG fica de madrugada falando abobrinhas junto a feias senhoras, dublês de jornalistas mal amadas a serviço de seus patrõezinhos, madames sem a menor classe, burguezinhas no pior sentido da palavra, se fazendo de indignadas.

    E aí a revista da direita fascista animal, a do boimate, divulga mais uma vez, notícias de fabricação de dossiês para outra vez desqualificar acusações de corrupção contra tucanóides e assemelhados.

    Afinal o importante é derrubar do governo a esquerda, mesmo essa meia boca, até FHC já o disse.

    Esse país está condenado se essa esquerda meia boca que o governa não tomar vergonha na cara, não regulamentar a mídia, não enfrentar os tubarões, não bater de frente, e cortar verbas.

    E ano que vem o jogo vai ser ainda mais pesado

    Mas a esquerda meia boca faz presença e discurso em simpósio prestigiando a fundação de ex-presidente do império para debater os rumos da américa latina, para eles latrina, lógico, posto que quintal, onde fica a “casinha”.

    Isso é outro assunto, mas que inveja da Cristina K….

    Aquela sim é mulher de verdade, e não dá carona à canalha.

    1. “Esse país está condenado se

      “Esse país está condenado se essa esquerda meia boca que o governa não tomar vergonha na cara, não regulamentar a mídia, não enfrentar os tubarões, não bater de frente, e cortar verbas.”

      Perfeito. Essa turma representada pela velha mídia joga constantemente pela instabilidade institucional. E nosso governo “de esquerda” se acovarda a cada vez que essa turma se agita. Como eu disse há pouco no outro post, estivéssemos nos anos 60, os milicos já teriam dado um golpe de estado, tamanha é a vocação para apanhar calado deste governo.

      P.S. – Vc fez um post muito crítico ao governo, jovem. Prepare-se para ser admoestado pelo “rei do blablablá”, que em breve o responderá com um post contendo 9445054359499445 caracteres em que ele “provará” que vc está errado, através das técnicas de falar muito, desviar o foco, atribuir a você coisas que vc não falou, rebatendo essas coisas em seguida, utilizar fakes para te negativar e para dar a ele altas notas (eventualmente, tais fakes também participam da discussão, do lado dele, claro) etc.

  16. “Isso nos parece o início da

    “Isso nos parece o início da vingança do Caneta”

    Personagem que deveria ter sido exposto e processado após a CPI do Cachoeira.

    Uma vez mais, a covardia crônica de certo partido permite que seus algozes se fortaleçam, rearranjem e ataquem sua jugular.

    Se estivéssemos nos anos 60, o governo atual teria sido derrubado por um golpe de estado há muito tempo. Impressionante a incapacidade total de neutralizar os inimigos.

    Agora seremos obrigados a ler esse lixo do Tuma Jr. durante meses, nas caixas de e-mail, postagem em redes sociais, matérias “jornalísticas” etc. 

    1. Serei obrigado a concordar

      Serei obrigado a concordar contigo. Um governo e um partido que se deixa acuar dessa forma sem esboçar reação será fustigado por acusações as mais exdrúxulas.

      Cachoeira, Caneta e toda a a escória do submundo político e jornalísitco ficarão aí fazendo das suas com grande tranquilidade. E já se preparam para lançar a bala de prata na eleição de 2014   

  17. Abafaram

    E com isso o Min. Gilmar Dantas Mendes conseguiu  abafar o assunto “mimos” da construtora Gautama, investigada pela operação navalha, da PF.

    Brasília – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou hoje (15/03/2013) denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra 12 das 17 pessoas acusadas de participação no suposto esquema de superfaturamento de obras e desvio de recursos públicos investigados pela Operação Navalha, deflagrada pela Polícia Federal em 2007.

     

    Entre os réus estão o empresário Zuleido Veras, dono da Construtora Gautama; o ex-governador de Sergipe e atual prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM); o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Sergipe, Flávio Conceição de Oliveira Neto, hoje afastado do tribunal; e o ex-deputado federal José Ivan de Carvalho Paixão (PPS-SE).

    José Ivan foi acusado pela Polícia Federal de ter recebido 50 000 reais em propina da empresa Gautama em troca da liberação de emendas que totalizariam 6,8 milhões de reais.

    O MPF apresentou a denúncia em maio de 2008, um ano após a PF ter deflagrado a operação em nove estados (Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso e São Paulo) e no Distrito Federal. Ao todo, o MPF denunciou 61 pessoas, entre elas os então governadores de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, e do Maranhão, Jackson Lago, e o ex-ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, cuja denúncia foi posteriormente arquivada.

    O ex-deputado foi preso pela Polícia Federal em maio de 2007, quando a Operação Navalha foi deflagrada, mas permaneceu em cárcere apenas uma semana. Ligado ao caso de Sergipe, ele continua sendo julgado pelo STJ, por prerrogativa de foro de um dos acusados. O processo permanece sem decisão judicial.

    A relatora do caso, a ministra Eliana Calmon, entendeu haver elementos que justificam a denúncia contra 12 pessoas do grupo que foi investigado em Sergipe. O contrato para a obra foi assinado em 2001. Segundo a ministra, há indícios de que cerca de R$ 178 milhões podem ter sido desviados devido à majoração de preços e às fraudes na fiscalização do serviço.

     

    A ministra levou em conta provas colhidas pela Polícia Federal, como escutas telefônicas e documentos apreendidos nas empresas e nas residências dos acusados, e um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) que aponta várias irregularidades no processo de licitação em que a Gautama foi contratada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para executar as obras de sistema de adutora no Rio São Francisco.

    1. “E com isso o Min. Gilmar

      “E com isso o Min. Gilmar Dantas Mendes conseguiu  abafar o assunto “mimos” da construtora Gautama, investigada pela operação navalha, da PF.”

      Pois é, Stanislauw. Os caras conseguiram a fórmula mágica para se safar quando pegos no flagra. É tudo armação da “fábrica de dossiês” do PT, montada inclusive a mando do Lula.

      Afinal esses tucanos são uns santos

      PS: Consta que Mandela, antes de morrer, diante da idolatração de sua figura, teria dito: Não sou santo. Santo só tucano.  

  18. Será que agora finalmente vai

    Será que agora finalmente vai aparecer o áudio do grampo das conversas entre Gilmar Mendes e Demóstenes Torres, “transcrito” na Veja (papel aceita tudo), obviamente apenas com as partes não comprometedoras?

  19. a fonte de tuminha

    Em governos desse povo do PT – em quem depoisitamos nossas esperanças -,, até Edson Moita vira fonte digna de crédito de Tuminha que certamente será apoiado pela grande mídia. Fará mais sucesso do que a Privataria Tucana.

    Como diria Mino Carta: até o reino mineral sabe das relações de Edson com Tuma. E as razões de tais relações.

    Ô raça pragmaticamente incompetente!

    1. Nisso é que dá passar séculos

      Nisso é que dá passar séculos sob a proteção a diplomacia do big stick norte-americano. Subencefalia aguda, eis o diagnóstico. Daí, resulta nisso, nesse absolutismo conservador; nesse conservadorismo alucinado e alucinante; nessa preguiça mental elevada a enésima potência. Acostumados a criar e viver de  factóides, e crentes no destino manifesto dos seus protetores, seguem adiante, sempre confiantes. Eternamente confiantes. Afinal, têm absoluta certeza de que se falhar o ilusionismo coletivo, sempre lhes restaria o relho, o chicote, o porrete, os capitães-do-mato e o tronco. Por isso essa deficiência e predisposição mental anti argumento. É… argumentar pra quê?

          1. Pessoal fala de mulher mas

            Pessoal fala de mulher mas homem é uma raça muito fofoqueira… substitua os nomes de homens por  nomes de mulheres e veja… A Tereza que disse para Claudia, que  é vizinha da tia da prima da Antônia que recebeu uma carta da Patrícia, contando que ouviu uma conversa da Shirley com a Cleide… ahhhhh fala sério… Cambada de fofoqueiros. E quem quer saber de grampo de ministro do STF? Isso aí que querem vender como disputa de altos interesses não é nada mais que fofoca mesmo. Eu sei o que vc fez; eu tenho a carta… Além de fofoqueiros, são chantagistas… Me chamem qdo a Dona Jeany escrever um livro pq aí a gente vai saber que é papo reto mesmo. Esquenta, não Aliança, isso aí é “livro-aviso”…  menos para os supostos arapongas do que para os arapongados… tipo, eu tenho umas conversas aqui e não tenho medo de usá-las… Tem nada… é mais grampo sem aúdio…

          2. Sim, pode ser.
            O que se vê e

            Sim, pode ser.

            O que se vê e que nenhum partido quer realmente a apuração “doa a quem doer”, pq todos estão envolvidos e todos sabem os podres um dos outros.

            Que seria da bandidagem se um entregasse o outro, não sobraria nenhum.

             

          3. Hummm pode ser mas no caso da

            Hummm pode ser mas no caso da esquerda , tudo vira um bafão e o pessoal ou perde o cargo ou acaba em cana sem julgamento… Uma tapioca derruba um ministro e meia ton de pasta de coca, vira papo de piloto… Olha aliança, depois que TODAS as instituições ficaram caladinhas acerca do tráfico internacional de drogas, minha esperanças dimuniram bastante. Até pq, tráfico a gente sabe como é, né? O que pegaram foi UM carregamento, de UM grupo… O silêncio cúmplice de TODAS as instituições, fala bem mais alto que qq matéria que fosse veiculada pudesse soar. Ainda estou chocada com o caso do helipóptero, até pq nossos presídios estão cheios de ” traficantes” meia boca. Fosse eles entrava com reclamação trabalhista… Vamos ver se alguém ainda tem coragem de chamar Nem  ou Fernandinho Beira-Mar de grandes traficantes, daqui para frente.

          4. O que nos resta é confiar na

            O que nos resta é confiar na justiça, outro método é a revolta geral mas sempre quem se dá bem são os malandos.

            anomia social

            A anomia surge quando as normas de conduta estabelecidas como regras pela sociedade para se alcançar metas sociais não estão devidamente integradas nestas. A anomia ocorre pois quando os indivíduos se sentem incitados a violaras normas para poder alcançar as metas.

            Também poderá surgir anomia social,ainda segundo Merton, quando a cultura der mais importância ao alcance das metas (os valores que definem as metas) do que às normas sociais ou regras para se atingirem aquelas de modo legítimo (valores que definem as normas sociais).

            Assim, quando os grupos sociais aceitam aquele que atinge as metas sociais, mesmo matando ou por outros meios ilícitos está-se a fomentar o estado de anomia na sociedade. O termo anomia é assim usado para explicar os desvios face às normas sociais por parte de certos grupos (condutas desviadas anormais), como no caso dos Estados Unidos, onde Merton aplicou a sua teoria.Nos países menos desenvolvidos, porém, a conduta desviada dos valores da sociedade é mais norma do que exceção.

             Nestes, o nível de anomia social é maior do que nos países mais desenvolvidos, onde há mais falhas nos sistemas judiciais e maiores possibilidades de se “burlar” as leis, embora o mesmo não  deixe de ocorrer no mundo desenvolvido. A corrupção aumenta também a anomia social, que é por isso causada pela falta de capacidade de travar, pela sociedade, aqueles que violam normas para alcançar metas.

            Também se pode entender por anomia social quando nos referimos a situações sem que as instituições sociais utilizadas para que se faça cumprir as leis falhem nos seus objetivos, como as polícias, os tribunais, as prisões. Quanto maior fora incapacidade das instituições para fazer com que se cumpram as leis maior é o grau de anomia social. Quando não se consegue cumprir a lei, não há integração possível entre as metas e as normas sociais, surgindo a anomia social.

            http://www.infopedia.pt/$anomia-social;jsessionid=xZyWUVc+3Lewo5bkLnrcvA__

          5. Aliança Liberal é essa a

            Aliança Liberal é essa a operação abafa que segue a direção do partido? Aliás, eles tem muita pratica e uma boa assessoria de imprensa. não acha? e, pelo visto, também no Cartel de Cali e do Paraguay…………….

             

             

        1. É verdade OBS. O que fez a

          É verdade OBS. O que fez a tal CPI para apurar “matéria” da veja sobre grampos ILEGAIS, ou seja, grampos não autorizados pela justiça, inclusive no STF? NADA. Eu só vi perseguição a casos judicializados – ou sejam, que tiveram tramite legais. (operação satiag. operação chacal e outras.)

          O que me faz parar para pensar sobre outras intervenções estranhas. Tudo muito estranho, vide link abaixo:

          http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-09/cpi-da-espionagem-vai-pedir-para-ouvir-snowden-por-videoconferencia

           

      1. Ante mais um tiro n’agua (ou

        Ante mais um tiro n’agua (ou tiro no pé), a direita se estrebucha.

        Apurar o quê? O grampo sem audio (que aqui fiquei sabendo que foi “comprovado”)?

      2. Pois é Aliança, noutros dias

        Pois é Aliança, noutros dias atrás teve um certo ministro Cardozo da Justiça do PT  mandou a PF averiguar (em coletiva gantou de galo e disse que essa era sua função) o conteúdo de um certo documento apócrito (que depois se revelou falso). 

        Vamos ver agora o comportamento do Ministro do PT, quando lhe chegar as suas  mãos o livro de Romeu Tuma Junior, nada mais nada menos do que o Secretário de Justica no segundo mandado de Luiz Inácio da Silva. 

        Nitroglicerina pura. A imprensa maior de idade ainda não atacou o problema, todo mundo esperando o comprar e ler o livro “Assassinato de Reputações”, o must deste verão.

         

      3. É isso mesmo?

        É isso mesmo AL, você está, digamos, prestigiando o Tuma Jr? Porque se for isso, a coisa é bem pior do que se pensava.

        Ninguém está desqualificando o homem: foi ele que se desqualificou sozinho, sem precisar da ajuda de ninguém.

        Aliás essa história parece ser bem intrincada, já que fala de um livro que desce o pau no PT, e a midia vendida/bandida até agora não deu nada.

        Essa história de grampo no STF é uma conversa antiga, nem novo o llivro “bomba” consegue ser. Só que agora introduziram a mala francesa, que, pela descrição, grampeia sem o grampo propriamente dito. Moderno e conveniente.

        Parece que o mensalão envelheceu, não dá mais caldo. Agora são as penas tucanas e os demos que estão voando para todo lado, com a ajuda do Espírito Santo.

         

    1. Sim Alceste, a turba esta

      Sim Alceste, a turba esta indo com a orientação do partido, primeira fase da operação abafa, desqualificar o denunciante.

      Depois vão “processar” o denunciante, logo após se nada der certo vão falar que não sabiam de nada e queimar um companheiro se necessário, mas se nada disso adiantar “vamos, investigar doa a quem doer”, ai dentro do processo fora das cameras, eles acobertam os crimes e depois chegam na tv , “nada foi provado” sendo que nada foi investigado.Se mesmo assim não conseguirem a sua afalcatrua de sempree e chegar a ser condenado pelo STf, fala que foi um golpe e que a condenação foi uma injustiça, ai fica repetindo isso eternamente para ver se cola..

        1. pensando bem

          é só colocar o logo dos demais partidos neste aí que já tá pronto, ou você acha que existem diferenças entre eles??

          eu acho que nem vale o esforço de fazer um novo.

      1. Também detesto o que não

        Também detesto o que não presta, como por exemplo: vender estatais e aumentar a dívida, privatizar tudo e depois fazer racionamento, viver de pires na mão no FMI, deixar a economia do Brasil a caminho da 15a posição no mundo, falir o país três vezes, deixar o governo com inflação de 12 por cento. São números, dados de conhecimento global, fatos irrefutáveis.

        O resto é futrica, fofoca, conspiração, golpismo. É só disso que a oposição vive… ou vegeta.

  20. Será mais um bost-seller da

    Será mais um bost-seller da Veja. Assim como o livro do Merval sobre como ele orientou os ministros no mensalão.

    Na verdade o livro do Tuminha deveria se chamar “ressucitando minha reputação”. Pois é sabido que para recuperar uma reputaçao, digamos assim, arranhada, ao ser pego tratando com contrabandistas chineses, nada como sair denunciando o Lula e o PT, as Genis da república brasileira.

    Fernandinho Beira-Mar é o próximo a escrever um livro sobre o PT. 

  21. Uma carta?????????? Caramba,

    Uma carta?????????? Caramba, eu nem sabia que ainda existia carta… Sujeito que manda uma carta em 2011 é altamente suspeito. Mais uns meses e vai aparecer livro denunciando a presença de , inflitrados na República.

  22. Quem grampeou os ministros do

    Quem grampeou os ministros do STF na época em que Gilmar Mendes era o presidente, foi quem ele levou para sua assessoria o conhecido araponga Jairo Martins que também prestava serviços a Carlos Cachoeira.

  23. VIVENDO E APRENDENDO A “JOGAR”

    Incrível e bestial não é turminha “escrever o livro”; incrível, bestial e uma b-a-r-b-a-r-i-d-a-d-e é virar assunto e ser   repercutido aqui no descolado GGN do LN.

    Enquanto a mídia do millenium e instâncias da ordem suprema da justiça, abduzem até o Trensalão, na cara dura, mesmo com vagões transbordando de informações e a justiça da Suiça na cola, nosotros sequer o turminha ou o lobinho, conseguimos abduzir. Topamos todas e todos, pode?

  24. Caro Nassif,
     
    O que temos

    Caro Nassif,

     

    O que temos aqui é mão do grande ‘DANTAS’. A operação SATIAGHARA já está em vias de ser analisada pelo STF, quanto ao recurso interposto pelo MPF contra a decisão do STJ que a anulou. Nada mais simples do que cooptar uma ex autoridade do Governo Federal para reacender as velhas alegações de ‘ ESTADO POLICIALESCO’, ‘FÁBRICAS DE DOSSIÊS’ ‘PROVAS ILEGAIS’, ‘ PARTICIPAÇÃO ILEGAL DA ABIN’ e etc, a fim de sensibilizar os nobres, e alguns não tão nobres assim, Ministros e Ministras do STF. Como dizia o ”GARGANTA PROFUNDA’ siga o DINHEIRO e eu acrescento: também o ”CANETA’ e o ‘BICHEIRO’. 

  25. QUEM É EDSON OLIVEIRA

    Vejam quem é Edson Oliveira, segundo os dois comentaristas abaixo, extraídos do site Consultor Jurídico de 03/05/2013.

    http://www.conjur.com.br/2013-mai-03/livro-ex-delegado-pf-conta-ministro-stf-foram-grampeados

    6/05/2013 12:08 guatemosin (Administrador)

    Evidente manipulação política!

    Segundo consta no site http://www.selinas.com.br, baseado na Veja de 20/04/94,Ex-superintendente da Polícia Federal do Rio chefiou as fracassadas buscas ao empresário Paulo César Farias no Exterior e deixou o cargo em abril para se candidatar a deputado pelo PSDB.
    Na denúncia, os procuradores da República Rogério Nascimento e Silvana Góes acusam o delegado de promover uma investigação informal contra suspeitos com o objetivo de tirar proveito pessoal do caso. “Diante dos indícios de prática de crime, ele deixou de formalizar a apuração, preferindo dar vazão à cobiça”, afirmaram os procuradores. O caso ocorreu em 1986.Por denúncia anônima, a Polícia Federal foi informada de que os funcionários da Varig Simão Dahan e Guilherme Fabiano de Sá Jannuzzi, lotados no aeroporto internacional, estariam liderando uma máfia de contrabandistas que introduzia mercadorias clandestinamente no País trocando as etiquetas das bagagens.Por meios particulares, Edson Oliveira descobriu que ambos mantinham “vultosas” quantias em bancos nos Estados Unidos. Em vez de abrir inquérito, o delegado marcou encontro com os investigados num restaurante e levou-os em seguida para a sede da PF, “onde, de modo ameaçador, tornou-lhes declarações sem suporte legal”, segundo os procuradores. Seis dias depois, Edson teria ido ao prédio onde moravam os funcionários para tentar extorquir dinheiro. As vítimas registraram queixa por tentativa de seqüestro em uma delegacia.A PF só abriu inquérito para apurar o caso em 1988, mas a relação de Simão Dahan e Guilherme Jannuzzi com o contrabando nunca foi provada.A testemunha foi citada na lista de propina de Castor de Andrade e processado por inúmeros imóveis incompatíveis com sua renda.SMJ ou nome homônimo, as acusações não se sustentam.

    3/05/2013 17:45 Flávio Lucas (Juiz Federal de 1ª. Instância)

    Edson Oliveira? Conheço esse nome!

    Por acaso, esse delegado Édson De Oliveira não foi condenado por extorsão no Rio de Janeiro? Acho que sim.

    Bem idônea a testemunha!

     

  26. Tem coisas que passam batido

    Tem coisas que passam batido na matéria do conjur . Falarei num ponto geral e  que casou estranheza.

    1- o tuma , escreveu um livro, publicado no rj

    2- o fraga é autor de livro..s, publicado no rj

    São todos filiados do rj?

  27. Trata-se de mais uma nomeação

    Trata-se de mais uma nomeação de dificil compreensão. O governo, no Brasil, graças ao sistema de leis que rege o jogo, só se viabiliza pela coalizão. Sempre necessário ter apoio de expectros políticos de matizes bem diversas.

    Porém, nomear alguém que é filho e pertece ao lado do jogo político que sempre foi contra o PT, participando, o pai, inclusive de episódios “estranhos” como o sequestro do Abilio Diniz, para uma pasta de tal importância estratégica, beira a inocência de uma criança.

    Custa muito caro não só ao PT, mas a democracia, não ter o mínimo de critério, que não seja a troca de apoio precário, para se nomear alguém com acesso a informações vitais de segurança pública e nacional.

     

     

  28. O pessoal do Rio de Janeiro

    O pessoal do Rio de Janeiro está se movimentando né?Quem é esse Pedro Canário do CONJUR que assina a matéria? Não sei por que me lembrei do Fux. Esse livro para eles, digo eles  todos os que são citados na matéria como informantes informais do Tuminha,o livro  deve ser mais importante do que a Constituição. Além do meliante Edson ter sido condenado por extorsão, agora por intermédio desse outro do CONJUR tras à tona uma carta de 2011 para dar apoio ao Tuminha que menor de idade já auxiliava papai nas investigações. Que catso de história mal contada, desculpa mais esfarrapada para a vingança dessa turma. Vá acreditar!!!!

  29. Só pra perguntar ao AL: o

    Só pra perguntar ao AL: o Amaury Jr publicou um livro chamado A Privataria Tucana, em que mostra muitos documentos que comprovariam o que relata no livro. Você alguma vez pediu uma investigação severa sobre o assunto?

    É só para saber até onde vai o seu interesse na elucidação dos casos de corrupção no país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador