Um dia após ser enquadrado pela JBS, Janot denuncia “quadrilhão” com Lula e Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Um dia após a imprensa divulgar gravações que mostram possíveis ilicitudes da turma de Rodrigo Janot em negociação de delação premiada com a JBS, a Procuradoria Geral da República decidiu denunciar os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, os ex-ministros Antonio Palocci, Paulo Bernardo e Guido Mantega e os ex-tesoureiros do PT Edinho Silva e João Vaccari Neto, além da senadora Gleisi Hoffmann, por formação de organização criminosa na Lava Jato.
 
Ao longo de 230 páginas, a denúncia (em anexo) afirma que “Pelo menos desde meados de 2002 até 12 de maio de 2016, os denunciados, integraram e estruturaram uma organização criminosa com atuação durante o período em que LULA e DILMA ROUSSEFF sucessivamente titularizaram a Presidência da República, para cometimento de uma miríade de delitos, em especial contra a administração pública em geral.”
 
Janot apontou que, para “evitar decisões contraditórias, é importante que os membros da organização criminosa sem foro por prerrogativa de função perante o Supremo Tribunal Federal sejam julgados por um Juízo único, no caso a 13ª Vara Federal de Curitiba, a fim de que sejam evitadas decisões contraditórias.”
 
Estão nesse situação os investigados Ricardo Berzoini, Jacques Wagner, Delcídio do Amaral, Giles de Azevedo, Erenice Guerra, José Carlos Bumlai, Paulo Okamotto e José Gabrielli. Pela indicação de Janot, eles devem ser julgados por Sergio Moro.
 
O procurador-geral pede ao Supremo Tribunal Federal que a denúncia seja aceita e que os citados apresentem resposta preliminar dentro e 15 dias. Entre outros medidas, a peça demanda a devolução de R$ 6,5 bilhões, valor que, atualizado, teria sido apontado como prejuízo pela própria Petrobras.
 
Ontem (4), a imprensa divulgou áudio de Joesley Batista e Ricardo Saud, ambos delatores da JBS, em que 3 procuradores da República, além de Janot, são citados. Os delatores indicam que os membros do MPF pediram “aperitivos” antes de demonstrar interesse em fechar o acordo, vazavam informações à imprensa para ajudar a “construir uma história” e ainda denotavam o que seria interessante ser delatado ou não. Joesley afirma que sacou o “jogo” do MPF, mas fingiu que não porque seria ilícito que a delação fosse “combinada”.
 
Na noite desta terça (5), poucos minutos antes da PGR divulgar a denúncia contra Lula, Dilma e outros petistas, a presidência do Supremo Tribunal Federal exigiu uma apuração sobre as suspeitas levantadas pela JBS, incluindo a participação de nomes da Corte no acordo de colaboração.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Janot, tu sabes que Lula e

    Janot, tu sabes que Lula e Dilma são pessoas sérias. Essa atitude vai ser para tua história, mesmo que a mídia golpista goste disso… Ainda bem que tu passarás, Janot…

  2. Venho dizendo

    por mais de 2 anos, somente depois de degolar uns 30 mil coxinhas, voltaremos a ser uma nação novamente.

    Onde chegamos que temos como cabeça da PGR um FILHO DA PUTA deste

    só degolando

     

  3. Chega. Estou sem palavras

    Chega. Estou sem palavras para descrever um ridículo desses, um golpe tão ÓBVIO e tão INFANTIL dado por alguém como Janot que deveria ser um adulto responsável.

    Somente uma revolução armada resolve o problema do Brasil.

  4. Observem o erro básico do Janot.

    Vocês perceberam um detalhe: Lula e o PT entraram no Governo Federal em 1 de janeiro de 2003. E olha como o Janot Control C control V colocou:

    “Pelo menos desde meados de 2002 até 12 de maio de 2016 (…)”.

  5. o PGR serviu mais uma quentinha

    Já havia lido o teor da denúncia no Justificando. é outra pajelança.Tudo bem, sou parcial, não sou advogado e fiz uma leitura dinâmica da peça. Mesmo com tais ressalvas dá para afirmar que se trata de um descritivo do gráfico do Dallangnol no powerpoint.

    Muita ilação, muito ctrl+c/ctrl+v de outros processos e de delações, enfim, muita convicção e nehuma prova. Não vi uma única prova material, um único elemento que fundamentasse a denúncia. É tudo muito amplo, quer na descrição do ato criminoso, quer na autoria, quer no mal causado e na maneira em que se praticou o ilícito. Aceita essa denúncia, a defesa é quase impossível, pois, terá que consituir prova de inocência, uma verdadeira prova diabólica onde o acusado terá que demosntrar que não fez o que lhe imputam.

    Pajé Flecha-no-pé, serviu uma quentinha requentada, novamente.

     

     

     

     

  6. Há uma orquestração tão

    Há uma orquestração tão nítida que não assombra mais ninguém. Sempre que há fatos comprometedores para os do lado de lá, eles criam um fato pros do lado de cá. Esses caras são muito previsíveis….

     

     

     

     

  7. Força da direita
    Esta denúncia mostra claramente a força da direita que virou de uma quase delação contra Temer em uma acusação definitiva contra Lula, Dilma e toda a cúpula do PT feita pelo próprio Janot. E fazem isto com a maior maestria em meio a suspeitas contra Janot, que nós sabemos, que tem o mesmo perfil de todos os PGRs, são parciais e sempre defendem seus pares da direita.

    1. Você dá crédito demais para a

      Você dá crédito demais para a direita brasileira. Não existe nenhuma maestria em uma manobra amadora e estúpida que tenta desviar a atenção quando todos sabem que é exatamente uma manobra para desviar atenção. Essas manobras patéticas só funcionam porque os criminosos têm o controle total de todos os órgãos da justiça brasileira e porque o povo brasileiro se borra de medo de reagir com violência quando é preciso.

    2. Maestria o cacete  ..é de uma

      Maestria o cacete  ..é de uma VULGARIDADE ímpar  ..cara de pau que assombra a quase todo o planeta  ..menos aqui, claro  ..e tudo graças em boa parte a grande Midia e seus Alquimistas (tipo a cheirosa da Eliana Canta-o-enredo, o Alberto Sarna e Berne da CBN ou até as Shera-azeda e Marcos Vila, funcionários do tio SIlvio, sócio do Ratinho)

  8. Como diria o outro, “ferrado,

    Como diria o outro, “ferrado, ferrado e meio” e, no meio do tiroteio que ele mesmo começou, tenta sair atirando: baita filho de uma mãe joana. Quer dizer que só agora, no ocaso engarrafado (tipo barquinho) foi que o mpfezinho chegou no “quadrilhão” que, sabem as antas, nem o joaquimbabosa foi capaz de “alcançar”. Esse janot(a) devia sair da pgr direto para a cadeia, em cela isolada, pois, de cretinos estamos cheios. Haja saco.

  9. quadrilha

    Vejamos,

    Se quatro pessoas ou mais se juntam para violar as leis em benefício próprio já se configura uma quadrilha, então, como devemos considerar a união dos irmãos Batista com os procuradores Anselmo Lopes, Eduardo Pelella, Marcelo Miller -braço direito de Rodrigo Janot? 

    E como Janot é o comandante máximo destes procuradores, a pena dele não teria que ser maior que a dos outros?

    Ué!!! A lei não é para todos?!!!

  10. Ou Janot fazia essa peça ou

    Ou Janot fazia essa peça ou corria risco de morte.

    Bem… mesmo tendo feito a peça, ou justamente por tê-la finalmente feito, a vida de Janot fica bem difícil. Ou, sabe como é máfia, nem fica… Não se pode negociar com chantagista achacador do tipo da turma que manda no Temer.

    Parece ter o dedo do PSDB, do Aécio (ele não falou que mandava matar até parente?), do Aloysio “quero ver Dilma sangrar” Nunes Ferreira, do Alckmin (via Alexandre PCC), do Eduardo Cunha. Ô turma perigosa! João Dória Jr. escolheu bem para entrar na política… Afinidades.

    Gozado que quando a gente vê essa turma pela TV parece gente tão limpinha, tão fina, né? Ainda mais com esse negócio de “vou levar para a vida pública a eficiência da iniciativa privada”, tudo cheirosinho, de terno chique…

  11. A Lei É Para Todos

    Amanhã, 7 de Setembro !!!,  lançamento oficial do filme da pilantragem.

    Marqueting agressivo é isso, Bonner e Waack vão se esbaldar, espumar e babar.

    Gostaria muito da opinião do Aragão sobre o “nobre colega” nessa hora.

    A solução.

    A única.

    Quando milhões estiverem alistados no Partido dos Trabalhadores e juntos do presidente Lula, nós retomamos o Brasil!

    Quem tiver outra opção ou sugestão que fale, porque não existe outra.

     

  12. Janot e o escorpião

    Voces conhecem a história do escorpião e do elefante.  Pois é apenas pelo vício o escorpião pica o elefante. Assim Janot traiu Genoíno, depois traiu seus amigos Franciscos  mas engordou tanto que virou um elefante e foi picado por um amigo escorpião.

    Janot veio a publico, pois sabia que os antigos cumplices, e agora inimigos, iam festejar o momento que perdesse os dentes. Desdentado, Janot veio a publico para ver se se salva, mas lobos como Gilmar, não perdem a chance.

    Pedindo socorro e dizendo por favor não me matem, pois eu sou um dos seus, requenta o Power Point de Dallagnol e acusa o que chamam de grande inimigo. “Lula”  Mesmo sendo trucidado pelos seus Janot apenas pede com esta acusação que não o esqueçam pois ele é um deles.

    E de passo em passo a justiça no país vai sendo destruída, por um mero oportunista. A mediocridade com poder é uma coisas mas sem poder ela apenas transparece.

  13. Eugênio Aragão deu a chave: “Nu dê’s é bão!”

    Lançar acusações contra adversários — no caso, o PT, a Geni da plutocracia — é manobra típica do Janot, encalacrado numa sinuca de bico.

    A covardia e a baixeza do personagem se escancara, para vergonha da instituição que ele representa.

    “No deles é bão. No meu não.” Eis o lema do grande Procurador Geral da República, que enfrentará uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito nos próximos dias, sob o olhar de um Temer sorridente.

  14. Na noite passada sonhei que

    Na noite passada sonhei que alguém que não conseguia identificar saia furtivamente do banheiro e quando entrei havia uma privada lotada de merda. Agora sei quem é. 

  15. AQUI é aquilo  ..punguista

    AQUI é aquilo  ..punguista gritando PEGA LADRÂO pra afastar a multidão

    Convenhamos  ..já que ataques a Agilmal e a Temeroso não agradam a ZELITE  ..que tal afagar batendo no PT ?!

    ..os Caras (inclusive a turma do OBAMA) não deram o GOLPE na presidanta INOCENTE, ARROGANTE e IMPREVIDENTE pra correrem o risco de ter que devolver o cetro amanhã, em 2018

    Ainda tem muita gente querendo ver LULA morto  ..de morte natural ou matada, “tantufaz”  ..e aí da uma estatua dele do tamanho da do Padre Cicero pro nordeste que tudo bem 

    e se nada mais, uma reforminha jogando tudo pro futuro, digamos 2020.  ou uma INABILITAÇÃO do GRANDE MITO, viria a calhar tb

    Com um Poder JUDICIÁRIO como esse ( de NABABOS que só sabem sair de férias, dar palestras e nada de LABUTAR e de liberar processos) qualquer lei que se faça não vai adiantar

    E a realidade que nos assombra permanece  ..se e quando a DEMOCRACIA voltar, um EXPURGO nesta CORTE será inevitável e mais do que necessária

    em tempo – alguém viu o CIRO por aí pra aproveitar esta nova denunica pra bater no “amigo” Lula ?

     

  16. Quem de vós …que atire a

    Quem de vós …que atire a primeira pedra

    AFINAL, porque tanto escandalo com os 51 milhões de Geddel ?

    Ninguém daqui nunca teve problema com troco em padaria ?

  17. abafar o caso Moro

    Esse carnaval do Janot é para abafar o caso Mor/Rosangela com outro escandalo,desviar atenção do Moro, all right.

  18. O bufão
    Janot lança ao ar uma acusação bizarra,feita em papel de pão,na pressa de desviar do monte de merda no meio da sala.Não bastou 2 auditorias internacionais comprovarem que não houve envolvimento de Lula na corripção da Petrobras.

  19. Num país sério..

    .. apesar da revolta nas redes sociais, e tal, o que janot e a galera lá de curitiba demonstram cabalmente é que o povo brasileiro não é sério..

  20. A cortina de fumaça do Janot

    Os Membros do MPF batem carteira e gritam “Pega ladrão” prá despistar os idiotas.

    Janot, teu rabo tá à mostra pública.

  21. Charfudando na própria lama…

    É que o filme precisa de público… os midiotas precisam ser alimentados… os fatos verdadeiros precisam ter tempo de desaparecerem…

    E é o Golpe tentando seguir em frente em meio a própria lama…

  22. Janot se lambuzou na feijoada

    Janot se lambuzou na feijoada e culpa a couve mineira pela indigestão. Atitude tão infantil que quebra de uma vez a aura de seriedade que o dito cujo tentava passar com sua pose de cirurgião plástico. Será que desta vez a cortina de fumaça vai funcionar? Parece que não. O Janot pode até se safar com um empate técnico com seus desafetos, mas a lava-jato e os escândalos por ela produzidos serão engavetados. A trama da novela das oito vai ficar mais quente, o Tite vai ganhar mais alguns jogos, o furacão gigante nos EUA vai fazer todo mundo chorar de peninha dos maiamenses e em pouco tempo a lava-jato entra pra história como a operação que tirou os petistas do poder e botou o povo na rua contra-tudo-que-taí. Detalhes como este acima não comporão a narrativa histórica nem ficarão na memória afetiva do povo. Quando a despensa estiver vazia e o crime tiver conseguido mexicanizar de vez o Brasil, nosso povo querido se sentirá novamente em casa. O Brasil terá voltado ao que sempre foi antes e todos se sentirão confortáveis até a euforia da próxima Copa do Mundo. Quem sabe, uma bomba atômica lançada pelo japa da Coreia contra os EUA, ainda fará pensar no quão maravilhosa é esta terra sem guerra, onde em se plantando notícia, tudo ela dá e deixa levar pra fora do país sem reclamar. Ah, como é gostoso ser servil! Saudade dos tempos da bala soft, do álbum de figurinhas da Disney, do fusca do cunhado, do frango de fim de semana, da ordem unida na escola, da roupa ganhada de um riquinho generoso, do Bolinha, do Chacrinha, do Raul Gil… De poder olhar praquele vizinho que vem pedir uma porção de arroz pra ter o que comer e dizer “graças a Deus, tem gente que não tem nada em casa e eu tenho pra dividir”… Que povo bom que a gente é, povo abençoado. Viva os anos 70!

  23. Fim de Linha

    Definitivamente chegamos ao fim da Linha. Não há nada que possamos fazer. Amanhã comemora-se o 7 de setembro e não sabemos bem para que. Amanhã as Forças Armadas estarão prestando continência e desfilando perante um presidente golpista, traidor, entreguista e acusado de diversos crimes. Então senhores, qual o nosso futuro do nosso querido Brasil e dos nossos filhos? Nenhum.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador