Uma carta que não representa Palocci, de Gustavo Conde

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Uma carta que não representa Palocci

de Gustavo Conde

A se ponderar.

Acabo de ler a carta de Palocci na íntegra. 

Posso dizer com toda a segurança e com toda a técnica que a ciência linguística da interpretação de textos pôde me deixar em 12 anos de estudo e pesquisa: trata-se de uma das maiores fraudes que já testemunhei. 

A carta não apenas NÃO é da autoria de Palocci: é pessimamente redigida (redigida às pressas), composta por compilações igualmente mal redigidas de senso comum plantado anos a fio em editoriais de jornal. 
Palocci apenas assinou, provavelmente sem ler, sem questionar. 

É um escândalo terrificante, digno das ditaduras mais totalitárias e sanguinárias. 

Desmascarar esse texto fraudulento é das tarefas mais fáceis da análise de texto forense. 

A voz que dali emana não é a de Palocci. 

E não é porque ele continua sendo o “velho” Palocci ou coisa parecida. 

É porque os indícios de autoria não são compatíveis com sua identidade textual pregressa, a qual todos tivemos acesso por meio de declarações e discursos proferidos no exercício do cargo de ministro e na condição de militante de um partido. 

Aquilo não é redação de uma pessoa só, é um texto fragmentado, um mosaico de lugares-comuns costurado às pressas para atender e se antecipar ao descrédito e ao volume de contradições que pairam sobre suas delações, igualmente desovadas sob coação clara do juízo problemático dos próceres de Curitiba (já conhecidos da literatura jurídica mundial como juízes políticos). 

A segunda coisa mais chocante, no entanto, é imaginar uma pessoa presa com acesso a computador – o texto foi digitado em word. 

Da cadeia de Curitiba, nessa mesma condição, José Dirceu só escreveu manuscritos (e como escreveu). 

A primeira coisa mais chocante, para finalizar, é realmente a fraude. 

Esse tipo de dispositivo de coação é o grau máximo de violência que uma sociedade pode ter a infelicidade de experimentar. 

Porque a violência simbólica e subjetiva é muito mais grave e profunda que a própria violência física. 

É a morte do sentido.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por isto afirmo desde sempre

    Por isto afirmo desde sempre que TODOS os integrantes da lava rato devem ser presos e, se possível, fuzilados.

    Isto para que nunca mais alguém se atreva a cometer tamanha atrocidade contra o país e seus cidadãos. Tem que haver uma pena para estes facínoras que DESENCORAGE para sempre outras iniciativas do gênero.

     

    1. E vocês precisam fazer isso

      E vocês precisam fazer isso para ontem, antes que acabem tendo que lidar com um novo Hitler ou um novo Stalin. A democracia brasileira ACABOU, cabe a vocês brasileiros recuperá-la

    2. Nem precisariam ser

      Nem precisariam ser presos.

      Dado que são fãs de execuções sumárias, sem direito ao contraditório, sem direito ao amplo direito de defesa e sem a minima necessidade de provas que sejam no minimo tênues, e sem levar em conta o “em dúbio pró reú”, eles não precisam se quer serem presos. 

    3. Prezado Jossimar
      Bom dia 
      O

      Prezado Jossimar

      Bom dia 

      O republikanismo petista não permite fuzilamentos !!!

      Alguns até preferem ir cuidar dos netos !!!

      Que inveja tenho de Kim / Putin / Maduro / Xi !!!

      Nassif, onde foi parar o golpista Bo Xilai  ???

      Abração

  2. Vocês precisam de mais alguma

    Vocês precisam de mais alguma prova de que vocês já estão em uma ditadura? E quando vocês irão prender o “juíz” criminoso Sérgio Moro e comparsas? Que exigir a assinatura de “confissões” é uma tática tipicamente stalinista, eu acho irônico uma ditadura de extrema direita usando métodos “soviéticos” para liquidar os inimigos, creio que ditaduras são todas iguais não importando se elas alegam serem capitalistas ou comunistas.

  3. O curioso (mas nem tanto) nesta história

    é que este tipo de fraude era muito comum no stalimismo, que estas bestas afirmam “combater”.

    Mas era comum no fascismo italiano e no fase inicial do nazismo (depois eles matavam rápido de mais).

     

  4. Escrevi meses antes do golpe

    Escrevi meses antes do golpe de 2016 que o Brasil estava sendo usado como laboratório para experiências do controle social, de manipulação de instituições, informações, vigilância e de tudo o que os órgãos de segurança estadunidenses são capazes de fazer para impor seu poder. A lava jato é a Guantânamo no Brasil. 

  5. Nenhum documento foi

    Nenhum documento foi apresentado, nenhuma prova. Quiseram apenas FRAGMENTAR o PT e Lula.

    Nada que a lei de retorno não cuide, para breve.

  6. Nenhum documento foi

    Nenhum documento foi apresentado, nenhuma prova. Quiseram apenas FRAGMENTAR o PT e Lula.

    Nada que a lei de retorno não cuide, para breve.

  7. A todos que atingimos com a

    A todos que atingimos com a iniquidade serão por ela visitados.

    Morô, PF, Procura DORES. Todos terão provarão o sabor do seu ódio.

    O TEMPO foi, é e será o senhor da razão.

  8. A todos que atingimos com a

    A todos que atingimos com a iniquidade serão por ela visitados.

    Morô, PF, Procura DORES. Todos terão provarão o sabor do seu ódio.

    O TEMPO foi, é e será o senhor da razão.

  9. Denúncia gravíssima que deve

    Denúncia gravíssima que deve ser investigada. É provável que Palocci esteja hoje encarcerado em uma solitária em Curitba e nem saiba das aleivosias que estão sendo ditas em seu nome.

    1. Esse Filme Já Assistimos

      Relaxe!

      Quem assistiu “Palocci I, O Caseiro” sabe que em “Palocci II, O Delator” a atuação é a mesma e ao final se dá mal em relação a credibilidade e bem em relação as vantagens auferidas.

      É do molho!

      Com e sem ervilhas.   

  10. Arrependido

    Parece  caso de terrorista arrependido do final dos anos 60. Mas acho que é impossível verificar com o autor, pelo menos por agora.  Neste momento é preciso verificar quem ganha com a ‘carta’.  O grupo que quer Lula fora de 2018, sai fortalecido, é praticamente certa uma premiadissima. Mas o terrorista arrependido iria entregar operações envolvendo bancos e até conglomerados midiáticos. Vamos ver se na premiadíssima vai aparecer alguma coisa envolvendo estes setores que sempre defenderam a livre iniciativa e o fim do gigantismo estatal desde que nos moldes do nosso avançado capitalismo de cartórios.

    1. Uma coisa é vc querer ver seu
      Uma coisa é vc querer ver seu inimigo político por baixo, ainda mais o covarde do Aécio, que jogou o Brasil no caos, articulador do golpe, esse não é adversário do PT, este é inimigo mesmo, porém política a parte, trata-se princípios constitucionais, ora tem sim as gravações do Aécio, mais são passíveis de distorções, basta um bom argumento, agora o que não é passível de distorções é a mala do Rocha Lourdes e do Temer, pois bem, como afastar um parlamentar de seu cargo, sem o devido processo, sem sentença, aonde ficam as garantias constitucionais? É por isso que o PT “defendeu o Aécio”, na verdade não se trata de defender o Aécio lixo, trata-se de defender a Constituição.

  11. carta de acorrentado…

    divida em partes e veja que em nenhuma delas ele tenta se livrar

    tudo indica que foi montagem……………………………………….

    e o word guarda segredos que podem revelar o passo a passo da montagem

    ( mas na original e no ponto de origem, não em cópias )

  12. Nassif, está quase impossível

    Nassif, está quase impossível acessá-lo. Provavelmente você está incomodando muita gente desta república porca. Mas não tema, nem se contenha. Contunue na luta, pois a verdade está contigo e nós também.

    Agora esta carta, Gustavo, é obra dessa gente sectária religiosa de curitiba que concebe o direito como revelaçao divina e não como ciência humana. E como  religiosos sectários eles se acham ungidos pra fazerem limpeza no mundo usando a desculpa de combate a corrupção, mas na verdade só querem perseguir o presidente Lula. Como o paloci resolveru virar cãozinho amestrado para receber em troca os supostos benefícios da galera do bem das araucárias, eles o estão usando para expor o que pensam do Pt via carta.

  13. Lixo

    Provavelmente, foi escrita por algum dos patetas do Antagonsta, que funcionam como assessoria de imprena informal da Lava Jato e usina permanente de fake news na web. Lixo.

  14. Estado de terror

    Mesmo sem conhecimento técnico da interpretação de texto forense, qualquer pessoa bem informada, que conhece a forma de falar e escrever de Palocci entendeu que aquela carta foi feita sob medida e apenas assinada pelo mesmo. Isso posto, não se retira aqui as responsabilidades do senhor Palocci, mas abre o leque de uma discussão com a afirmativa de Gustavo Conde, especialista no assunto, de que o MPF esta fraudando as suas provas, incluindo as tais delações. 

    1. estado….

      Para fanáticos, se não concorda até você precisa ser destruído por não entender a mensagem. Realmente não entendemos a mensagem construída em 40 anos de Redemocratização.30 anos de uma tal farsante Constituição Cidadã. A tal Esquerda pulverizada, cada qual querendo sua folha no talão de cheques. Nós é que não entendemois a mensagem. 

  15. De fato lembra aqueles

    De fato lembra aqueles episódios tristes e medonhos dos “terroristas arrependidos” irem à televisão para falar um script montado pelos torturadores da ditadura militar.

    Ou mais recentemente os jornalistas sequestrados por fundamentalistas islâmicos, forçados a mesma degradante capitulação ao ideário dos seus algozes. É violência política bruta em sua plenitude 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador