Pezão é preso pela Polícia Federal

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Márcio Alves/O Globo

Jornal GGN – Luiz Fernando Pezão (MDB), governador do Rio de Janeiro, foi o alvo principal da Polícia Federal esta manhã, dia 29. O governador foi preso pela Polícia Federal por ordem do ministro e relator da Lava Jato no Estado, Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O pedido de prisão foi feito pela PF do Rio, com anuência da Procuradoria Geral da República (PGR), a um mês do término do mandato. Os carros da PF entraram no Palácio Laranjeiras, residência oficial de Pezão, com mandados de busca e apreensão. Também há agentes no Palácio da Guanabara.

A operação, denominada ‘Boca de Lobo’, também tem como alvos de prisão o secretário de Obras do Rio, José Iran, e operadores financeiros ligados ao governador. O ex-secretário de Obras Hudson Braga também está na lista dos  mandados de busca e apreensão expedidos pelo STJ.

Consta ainda Affonso Henriques Nonnerat Alves da Cruz, secretário de Governo, já preso em outra operação, a Furna da Onça. E também, Luiz Carlos Vidal Barroso (servidor da secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico), Marcelo Santos Amorim (sobrinho do governador Pezão), Cláudio Fernandes Vidal e Luiz Alberto Gomes Gonçalves (sócios da J.R.O Pavimentação), Luis Fernando Craveiro De Amorim e César Augusto Craveiro De Amorim (sócios da High Control Luis).

A equipe da PF foi também ao apartamento de Pezão, no Leblon, mas não havia ninguém. Outra equipe foi à casa da mãe do governador, que fica no mesmo bairro.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estão preparando o terreno

    Estão preparando o terreno para a prisão da Dilma! Essas prisões baseandas apenas em delações premiadas é extremamente perigosa pois qualquer pessoa poderá ser presa até mesmo um chefe de um Poder Executivo como o Pezão.

  2. Pezão com chulé

    Nassif: isso é manobra do GatoFelix, prá justificar aquele despacho em cima do MelianteOperárioNordestino. Tudo bem que Pezão tava com chulé, faz tempo. Mas o hamburgues que agitar o pedaço e desviar atenção para as manobras juriprudenciais que a patota verdeoliva tá armando pros lados do SapoBarbudo. O FlorQueNãoSeCheira já fez a parte dele e mandou o “italiano” dedoduro pra comer panetone e peito de peru na ceia natalina em familia. Perdão, “em bando”. Agora, só falta pagar ao X9 do PTB e restituir seu bando no Ministério. A grande mídia, sempre regiamente paga, recebeu as instruções. O Jardim Botánico tá vibrando com a grana. E os do Templo de Salomão, radiante com as benesses que o Messias, pela palavra do ApóstoloMadito, lhe dará. Manjar dos deuses.

  3. Se eu fosse a Dilma, ficaria

    Se eu fosse a Dilma, ficaria perto da fronteira do Uruguai. Pallocci mirou,antes de pegar seu prêmio, em Dilma. Nada melhor pro Boçal do que desviar a atenção sobre a economia gerida pelos Chi-Cago boys prendendo figuras políticas importantes ( a prisão de Pesão varreu do notícia as idiotices que o vassalo Eduardo Garoto Bolsonaro disse lá nos EUA ) . A prisão de Pesão me lembra muito a prisão do Maluf antes da do Lula = uma forma de passar pra massa que a Lava Jato é imparcial, que pau que bate em Xico bate em Francisco. 

     

     

  4. Estado de Exceção

    É possível prender um Governador, por mais encalacrado que esteja, em pleno exercício do mandado no Palácio de Governo, com uma simples assinatura de um Juíz?

    Será que PF vai ao Alvorada prender o Temer?

    1. Acorda Prá Cuspir

      Fernando: não sonha. Não viaja na maionese. Isso é teatrinho do GatoFeliz, pra justificar a cana do SapoBarbudo. E preparar terreno, quando mandar encanar dona Dilma. Até o Dr. CelsoAmorim tá listado. E se não tiverem provas, plantam. Qualquer Powerpoint serve. O pessoal do Japonês de Curitiba é soda, nessas semeaduras…

      1. PeixeFeliz tem “braço direito” prestes a perder cargo por fraude
        O juiz auxiliar dele foi interceptado pela PF em 2006, planejando fraudar concurso e visitando examinadores da prova para magistratura no Paraná. No exato momento em que liga pro sogro confirmando a consumação dos delitos e fraudes, a PF estava interceptando legalmente a venda de liminares para Bicheiros e Bingos.
        Protegeram o sujeito e abafaram o caso pq as provas estavam sob sigilo. Mas agora, em 2017 (ano em que ele atua na Lava Jato com o PeixeFeliz) o processo foi enviado para a 6 vara federal do Rio, com a denúncia já oferecida contra o sogro, e com o inquerito 2424 esquecido. São mais de meia tonelada de documentos produzidos pela PF. Porém, ninguém se debruçou sobre ele, apenas tocando aquilo que estava na denúncia. E para piorar, o advogado do exMinistro acusado é o mesmo que atua na Lava Jato para os irmãos JBS.

  5. Faltando poucos dias pro fim
    Faltando poucos dias pro fim do mandato . ….assim o dinheiro no bolso das desembargadoras indicadas por nepotismo de ministros do STF, STJ etc não é ameaçado …..o Judiciário é uma máfia….Fisher è da ralé de Curitiba: quero ver mandar prender Paulo Guedes, Onix e tucano gordo: Serra, FHC, Aecio, o próprio Bozo, Serra com seus 45 milhões na Suiça, coisa bem recente, não eh seu Felix: sabemos que sua lei não é para todis, apesar dessa prisão midiática…

    1. Quem é o “juiz” do peixe?!? Pq está lá?
      https://youtu.be/tS75pT2X6YY

      Leiam os comentários e encontrem o caminho das pedras:

      contraponto.jor.br/o-caso-do-juiz-do-parana-que-virou-auxiliar-no-stj/

      Só não vê quem não quer. Passou da hora do Judiciário resolver suas pendências com o passado.

      Para exigir algo, precisa dar o exemplo. Há provas esquecidas ou abafadas. E sem sigilo no inq2424 na 6 Vara Federal do Rio. Várias autoridades já tentaram inutilizá-las (partes de 2006 e 2007) e isso gerou sérios problemas para quem defendeu a Lei e impediu.

  6. Só os do rio????
    E o estado
    Só os do rio????

    E o estado mais pra baixo, aquele em que um delator disse que tinham até casa só pra guardar dinheiro?

    Abram o.olho…..lojistas, querem dominar o país…… justiça pra uns….. benemerência pra patota…….

  7. Pesão= Lula +Dilma

    Primeiro. Todo mundo sabia até o reino mineral que o Pezão de um jeito ou de outro estaria no mínimo sendo conivente com as falcatruas do seu amigo Sérgio Cabral. Mesmo que não estivesse já deveria ter sido há muito tempo intimado a prestar um depoimento tal a proximidade e a parceria com oex-governador. O que chama à atenção é o timming da sua prisão. Parece que fazem isso em conta gotas para manter a opinião pública “ligada”. O segundo ponto e o seguinte: não demora muito e ele será delator contra Lula e Dilma podem escrever.

  8. E OS 44 MILHÕES DO PSDB NA SUIÇA?

    E as Contas da Brasileira, quero dizer Italiana Filha do Serra na Suiça? E porque não tem Delações Premiadas e Acordos de Leniência com Paulo Preto, Renato Casagrande, Corornel Lima ou Rocha Loures tendo que delatar os verdadeiros donos do dinheiro e dos esquemas? Pallocci entrega. Pezão cai. Tudo bem. E o restante do espetáculo destes 40 anos de Redemocracia? Um Novo País construído só por ‘Gente Descompromissada, AntiCapitalista e Honesta’. Sérgio Moro, onde está o restante do espetáculo da Lava Jato?      

    1. SURREAL !!!!!

      Eu faria um comentário que já foi antecipado no comentário de ‘solle’. Na hora que o Govero Suiço ( e não a Justiça, Promotoria ou Estado Brasileiro) divulga que tem 44  milhões de reais escondidos em Bancos daquele país, a Folha de S. Paulo solta Matéria/NotaOficial/Desculpa/Acordo informando que a CCR se antecipou e já divulgou ser “apenas” Dinheiro de Caixa Dois. E o MP / SP já aceitou todas explicações. INACREDITÁVEL !!!! Não teve Conduções Coercitivas, nem Powerpoint’s, nem Delações Premiadas, nem Operações Policiais denominadas CCR’s, nem Polícia Federal na porta das casas, escritórios, Palacio do Governo de ninguém !!!! Não tem Diretores nem Donos de CCR ou CAMARGO CORRÊA presos, juntamente com ‘Testas de Ferro’ como Paulo Preto ou Casagrande, com Condenações Centenárias sendo obrigados a delatar todo o Esquema Político ( Quem é mesmo Dono da CCR?) E isto importa?! Vai ter CPI da CCR?! Onde estão as Apresentações Espetaculares de Sérgio Moro ou Dellagnoll com Super Powerpoint’s?!! TUDO JÁ ESTÁ RESOLVIDO PELO MP / SP. Pobre Picolé, Serra, Covas, FHC. Só foram Vitimas !!!! CCR já adianta que isto nada tem a ver com ser a Dona da Liberdade Brasileira, das Estradas Brasileiras, dos Trens Brasileiros, dos Barcos, Portos e Balsas Brasileiros, dos Aeroportos Brasileiros. Nem que este Monopólio tenha sido SUPERFATURADO em tarifas e Pedágios, devido à esta pequena gratificação como Ajuda na Campanha Política que deram ao TUCANATO. Nunca houverão PRIVATARIAS !!! Esta tudo bem. Entendemos. Cadeia então torna-se desnecessário, não é mesmo? Isto só é coisa para o maior esquema de corrupção da história brasileira, que constatamos só exercida por Governos Petistas. Isto tudo, também sabemos, nada tem a ver com a Espetacular prisão do Governador do RJ. Fernando Pezão, para acobertar e distrair sobre tais Notícias. Tudo Coincidência !!!! Sua Vida, sua Liberdade, sua Cidadania sendo Extorquidos na Soberania Brasileira Privatizadas? Tudo Gente Honesta, descompromissada, anticapitalista que só visava o Bem da Nação Brasileira.  TERRA DA SURREALIDADE !! (P.S. Sérgio Moro, Dellagnol, Lava Jato cadê vocês?)       

  9. Quando…..

    Chegar o dia da normalização, quando este pais voltar a ser um pais minimamente normal, eu gostaria muito  de assistir(de camarote e batendo palmas)a  um enorme “expurgo” nessa casta de mentecaptos exibicionistas………….não é possivel querer que um pais funcione com essa sanha moralista/punitivista na qual qualquer coisa a qualquer momento possa ser  criminalizada, segundo vontade e humores desses senhores…..estão empurrando o pais para o buraco e achando que estão cheios de razão…..Querem desestabilizar um estado da federação que ja esta numa grande crise……exemplo perfeito de  “terrorismo de estado”…….so que, eu lembro a esses energumenos, que o mundo não vai acabar o ano que vem e que a roda vira…..e quem esta encima um dia, no outro pode estar embaixo…..

  10. Propinas desde 2007!! Coincidência?!
    Caro Nassif, não me espanta o quanto sentimentos políticos se afloram aqui nos comentários. E isso é da essência da democracia (óbvio que sem causar danos ao direito dos outros). Porém peço linceça para fazer uma observação.
    Veja que as propinas e valores são referentes ao ano de 2007 (e aqui é o ponto chave das entrelinhas) até 2014. É uma pena que o brasileiro esqueça que investigações e descobertas levam um certo tempo. Em média 7 anos após o fato. No entanto, foi no ano de 2007 que a PF realizou a maior e mais importante Operação do país (até mais grave que a Lava Jato), porém abafada em todos os sentidos, até hoje silenciada. É a Operação Furacão, que envolveu Bicheiros e donos de Bingos (Caixa 2) num esquema de Lavagem de Dinheiro que desmascarou, inclusive, o Judiciário.
    Os mesmos beneficiários dos desdobramentos hoje se encontram aonde? Os mesmos envolvidos e advogados famosíssimos também protagonizam na Lava Jato. Há mais de meia tonelada de documentos e provas produzidas pela PF que, em boa parte, sequer foram analisadas (inq2424 na 6 Vara Federal do RJ). Estava sob sigilo por 10 anos nos Tribunais Superiores, e várias autoridades acharam que outras instâncias estavam atuando, quando em verdade tudo estava “parado” em repartições. Tem gente com pendências atuando exatamente nisso, podendo inclusive causar nulidades nessas investigações. É preciso desenterrar fatos ocorridos em 2006 e 2007 no RJ, DF, MG e PR urgente, para salvar o trabalho que vem sendo feito, sob pena de tudo cair no esquecimento como o IP2424.

  11. CCR e Promotoria fecham

    CCR e Promotoria fecham acordo que revela caixa 2 de R$ 30 mi a ex-governadores e deputados de São Paulo
    Autocomposição para Ato de Improbidade prevê pagamento de multa de R$ 81 milhões e deverá ser assinado na tarde desta quinta, 29; são citados pelo menos 15 políticos contemplados em campanhas eleitorais com repasses da concessionária no período entre 2009 e 2013
    Fausto Macedo e Julia Affonso
    29 Novembro 2018 | 10p9

    O Grupo CCR e o Ministério Público de São Paulo fecharam acordo de leniência em que é revelado caixa 2 de pelo menos R$ 30 milhões para campanhas eleitorais de ex-governadores e deputados de São Paulo. Pelo menos 15 políticos são citados no termo, denominado Auto Composição para Ato de Improbidade. A concessionária se dispõe a pagar multa de R$ 81 milhões – parte desse valor, R$ 17 milhões, será destinada, na forma de doação, à Biblioteca da Faculdade de Direito da USP, nas Arcadas do Largo São Francisco.

    A CCR, uma das maiores empresas de concessão de infraestrutura da América Latina, admite que repassou valores ‘por fora’ aos políticos do PSDB, PT, MDB, PTB e outras agremiações.

    Foi uma longa negociação. À mesa, cinco ex-executivos da CCR e um grupo de promotores de Justiça que atuam na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, braço do Ministério Público paulista que combate corrupção.

    Essa primeira etapa da investigação trata especificamente de caixa 2 eleitoral. A etapa inicial da colaboração indica o ‘modus operandi’ do esquema – os repasses eram efetuados por meio de doleiros ou via subcontratados na forma de ‘consultorias’.

    O próximo passo da investigação deverá abranger a área criminal – corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa.

    Um investigador destacou que a origem do acordo são duas recentes ações da Lava Jato no Paraná que pegaram concessionárias de rodovias envolvidas em esquema milionários de propinas.

    A delação do operador Adir Assad foi o ponto de partida da investigação.

    Outro investigador anotou que a partir da Auto Composição, os ex-executivos da CCR vão fazer novos depoimentos e entregar mais provas.

    Os executivos terão um prazo, a partir da assinatura do pacto, para entregar todas as provas de que dispõem. Até aqui eles já repassaram documentos que indicam a prática do caixa 2 – doações sem registro na Justiça Eleitoral.

    Sobre os políticos citados, um investigador que participou das negociações disse. “Vai de A a Z. Tudo que tiver de eleição nesse período está no acordo, até eleição de síndico de prédio tem lá.”

    Entre os beneficiários de recursos ilícitos de campanha há parlamentares com foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal.

    O caixa 2 não teria provocado impacto direto ou indireto nas tarifas de pedágio, segundo apuração preliminar. E também não teria dado prejuízo aos cofres públicos. Neste caso, os recursos destinados a deputados e ex-governadores para suas campanhas teriam saído do lucro da CCR, disse um investigador. “A questão aí é com os acionistas.”

    A Procuradoria-Geral do Estado não deverá participar da assinatura do acordo que terá de ser submetido ao crivo da Justiça, como todos os outros desse gênero.

    COM A PALAVRA, A CCR

    A reportagem está tentando contato com a concessionária. O espaço está aberto para manifestação.

  12. CEDAE

    Não conseguiu a privatização da CEDAE e foi preso. Simples assim. O Timing foi exatamente este. Caiu o veto saiu a prisão. Era pra ter sido preso junto com o Cabral, mas deixaram ele solto justamente pra ele privatizar a CEDAE. Como não rolou ….

  13. O Objetivo de tudo isto é bem mais ambicioso!

    Enganam-se muitos que o objetivo se restrinja a Lula e Dilma, o objetivo é a criminalização da política como um todo.

    Se todos os partidos são corruptos.

    Se todos os políticos são corruptos.

    Para que servem estes?

    Fecham-se as assembleias, colocam-se interventores nos governos dos estados e capitais, e extinguem-se os partidos.

    Impossível?

    Estão lembrados do Estado Novo?

     

  14. Qual aula eu faltei ???

    Pesão é preso mesmo com foro privilegiado

    Delcidio é preso mesmo com foro privilegiado

    Aécio NÃO é preso pois tem foro privilegiado

    Alckmim NÃO é preso pois tem foro privilegiado

    Temer NÃO é preso pois tem foro privilegiado

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador