“Vazamento petista” que Tuma Júnior acusa já era informação pública em 2008

Por Michel Arbache, no Portal LN 

“Vazamento petista” que Tuma Júnior acusa já era informação pública em 2008

No seu livro ‘Assassinato de Reputações’, o ex-secretário de Justiça Tuma Júnior traz, entre outras acusações, que o PT queria que ele vazasse, em 2008, que havia um cartel de trens em São Paulo. Isto para, segundo ele, atingir os tucanos nas eleições municipais daquele ano. Tuma Jr. disse que se negou em ceder ás pressões do PT porque “discordava desse modo de agir”, pois acreditava que “nunca se chegaria ao final da investigação”. (clique AQUI para a matéria)

Acontece que em 2008 as denúncias relativas ao cartel de trens já eram informações públicas (confira os links abaixo disponíveis na Folha Online). Segundo uma das matérias (clique AQUI), o então governador José Serra descartou abrir qualquer investigação sobre as supostas irregularidades envolvendo contratos da multinacional francesa Alstom. Segue um trecho da matéria referente à fala do governador Serra:

“Não há o que investigar. O Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal já investigam o caso. Já há também uma apuração própria do Metrô”, afirmou o tucano durante inauguração de uma estação de tratamento de esgoto em Mococa (SP).

Ao que parece, o título do livro, “Assassinato de Reputações”, é referência ao próprio autor. Numa das passagens, Tuma Jr. disse que, na condição de “investigador subordinado”, acompanhou o pai dele, Romeu Tuma (então chefe do Dops, órgão oficial de repressão) num interrogatório com o então sindicalista Lula. Foi assim, na condição de “investigador”, que Tuma Jr alega ter testemunhado que Lula era informante. Mas, conforme denunciou o jornal Brasil 247 (clique AQUI), Tuma Júnior mentiu. Pois Lula foi levado para o Dops em 19 de abril de 1980, onde ficou por 31 dias. Nesta época, Tuma Jr tinha 17 anos incompletos. Logo, é tremendo nonsense imaginar um menor como “investigador subordinado” num órgão de repressão do regime militar, quando, para alçar qualquer cargo público, é obrigatória a maioridade.

PT pede criação de CPI para investigar contratos da Alstom com governo de São Paulo – Folha, 15 de maio de 2008

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u402322.shtml

Metrô fechou R$ 556 milhões em contratos irregulares, diz TCE – Folha, 16 de maio de 2008

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u402451.shtml

PT enfrenta dificuldades para conseguir assinaturas para CPI da Alstom – Folha, 19 de maio de 2008

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u403448.shtml

Serra descarta investigação em caso Alstom; e Alckmin se cala – Folha, 31 de maio de 2013

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u407372.shtml

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

34 comentários

    • Nem anarquista, nem sério. Coxinha em série.

      Se é anarquista, não é sério, sério mesmo é que não entende e nem sabe o que seja anarquismo. Esclarecendo: Tuma Jr. tinha 19 anos à época da prisão do Lula. Era investigador do DEOPS antes mesmo de cursar a faculdade? Que talento, não acha? Com a palavra o governo do estado de São Paulo, que pertence ao PSDB. Liberem a ficha funcional de Tuma Jr.

  1. Pressionado por quem?

    Tuminha, depois de três anos no Governo, sai disparando a sua metralhadora giratória contra o PT. Ou sentiu um súbito ataque de consciência (o qual é muito duvidoso) ou está sendo pressionado por algo ou alguém, que parece mais lógico. Sendo válida esta última afirmação, ele deve ter sido pego por organismo de inteligência “global” com algum assunto feio, e “convidado” a agir contra o PT.

  2. fiquei sabendo, que o Tuma

    fiquei sabendo, que o Tuma pai teve algum envolvimento direto com a morte de jango no exílio; retaliação; talvés seja essa a idéia do Tuma filho, ja que a comissão da verdade, esteja batendo a porta da família. outra, essa publicação tem todos os métodos da revista veja; que nojo.

  3. tal pai, tal filho, tal esgoto.

    Esclarecendo: na wikipedia consta que Tuma Jr. nasceu em 13 de agosto de 1960, logo, tinha 20 anos. Mas mesmo assim, com 20 anos já era “investigador” do DOPS, onde só se recrutavam bandidos e assassinos cascudos? Talvez seja verdade, talvez seja mentira, mas acusar Lula, o mais famoso sindicalista do Brasil à época do último estágio da Ditadura, parece-me um exagero. Se esse cara cursou faculdade, o que estava fazendo no antigo DEOPS no horário de aula? Se Lula era “informante” de Tuma pai, por que isso não foi revelado na campanha de 1989, já que Tuma pai foi nomeado Secretário da Receita Federal no governo Collor, mesmo sem ter a menor condição técnica ou intelectual para isso? Partindo da Revista do Esgoto, tem tanta credibilidade quanto aqueles “pen drives” vendidos na Rua 25 de Março. Nunca soube de um único que funcionasse.

    • Fui ao site do TSE para

      Fui ao site do TSE para confirmar que o sujeito que a Veja chamava de muambeiro há alguns anos nasceu em 1980. Tinha vinte anos incompletos quando da prisão do Lula. Não era menor de idade, mas falta provar que houvesse sido aprovado em concurso público com tão pouca idade (se bem que os genes e outras influências…) e que estivesse lotado no DOPS ou fosse “assessor especial” do pai…

  4. É sério?

    Carecem de seriedade certas notícias. Ainda sobre a prisão de Lula, um antigo homossexual de esquerda, esclarecendo, é um ex-esquerdista, continua homossexual. Esse cidadão escreveu talvez na Folha de São Paulo que Lula, quando foi preso no DEOPS, tinha atacado sexualmente um outro preso político. O denunciantle não estava lá, “ouviu falar”. Não conseguiu cargo no governo Lula, ficou ressentido e se saiu com essa. Dá para acreditar, o preso político mais famoso do Brasil em 1980, atacando sexualmente um outro preso político? A Ditadura guardaria segredo de uma barbaridade dessas? Peço para qualquer um que tiver mais de dois neurônios analisar semelhante besteira.

  5. Tivesse ele 16, 18 ou 30

    Tivesse ele 16, 18 ou 30 anos, o fato é que já havia denúncia contra a corrupção trensalão tucano e ele re recusou a investigar, “supondo” que era para prejudicar os bicudos. Isso não crime? Nem ao menos dar uma olhada no que já havia sido divulgado?   Quer dizer que  um sangramento do dinheiro público,  que poderia ter sido menor, prosseguiu impunemente por mais 5 anos. A informação já era pública. Então não havia “vazamento”. Esse negócio de “ilação” é fogo. Mas, a conclusão é uma só: a tal revista anda ruim em matéria de heroi. É cada um pior que outro – os mais recentes:o black bloc, o rei dos coxinhas e , agora tuminha, só deram vexame. Quem for procurado pela revista para ser o próximo herói deve, antes de aceitar, levantar sua própria ficha pregressa, porque logo surgem os “escondidinhos”.

    Se os ataques para 2014 mantiverem esse nível (ou falta de), até que não vamos ter muito trabalho para desmanchar as tramóias.

  6. É incrível como esse lixo

    É incrível como esse lixo publicado consegue pautar o debate político no país. Mais incrível ainda é a capacidade dos governos petistas de escolherem a dedo seus colaboradores, ministros supremos, pgrs e quetais. Tá na gênese do tal “lulismo”, essas composições e acomodações dão nisso. Às vezes o confronto é necessário. Mas como já diziam os novos baianos: “coragem só falta pra quem nunca tem.” Fui.

    • É isso aí. Consegue pautar

      É isso aí. Consegue pautar porque o pig todo repercute o lixo produzido pela Veja. Ainda mais agora que todos estao se esforçando para salvar os tucanos de serem atropelados pelo trensalão.

      E como todos meios de comunicação de massa fazem o PUM (pensamento unico da mídia) em uníssono, jornais, tvs, portais e até as das telas LCD dos onibus, metros, e elevadores, a blogosfera tem que fazer o contraponto, para ao menos haver a chance do cidadão informar-se melhor.

      O Tuma jr. pelo que consta foi pego no flagra em conversas telefonicas com contrabandistas chineses. Daí foi devidamente defenestrado. Talvez esperasse ter sido blindado pelo governo. Mas sabe como é, até o Fernandinho Beira-Mar passa a ter credibilidade se acusar o PT de alguma coisa 

  7. ASSASSINATO DE REPUTAÇAO

    Pelo que se ver o  TUMA  JR  ja desmentido pelo seu irmao  Rogerio Tuma,  que  alias  afirmou que o Pai  salvou Lula de ser  assassinado, nos deixa  bem claro  que  ele  na realidade   ajudou  JOSE  SERRA  A ESCONDER  O  PROPINODUTO  DO PSDB,  isso  ai  fica provado  porque   Lula  como Presidente da Republica  nao deixaria  que  um secretario  mafioso  envolvido com  um contrabandista chinês  e que  tem o nome  mais  sujo  que  pau de galinheiro  disse  ao Presidente da  republica  que  discordava  e nao iria  fazer a denuncia, Depois  ai  cai  por terra outra mentira  dele. póis  se  fosse o caso  o  PROPRIO PARTIDO  O PT  poderia  munido de  documentos  fazer a doenuncia ao  MPF.  Acontece que  ROMEU  TUMAS JR.  sabia  que  quem  comandava  a mafia  em SP  foi sempre o PSDB, ele  sabia  que  a corda  quebraria para o lado do  PT,  como tentaram  e  preferiu ficar do lado de  SERRA  e quem sabe  se  ele  para  ajudar  a abafar o caso nao recebeu sua  bolada.  

  8. Está com o nome sujo na praça? Acuse o Lula de alguma coisa

    Outra coisa, o livro deveria ter como subtítulo “ressucitando minha reputação”. Existe maneira melhor para “recuperar sua reputação”, após ter sido pego enrolado com contrabandistas, do que virar mais um denunciante das traquinagens do PT, o partido mais imoral da república? 

    Está aí o Bob Jef, objeto de uma atípica compaixão por parte do JB, que não nos deixa mentir 

    • Ja deveria ter sido acusado, correto

      Meu caro, se o Tuma tivesse envolvido em algo ilícito, já deveri ter sido acusado, correto? Não foi assim com o povo do mensalão. Alias, estes já foram até condenados.

  9. Wikipedia dinâmica

    Parece que há uma batalha no Wikipedia sobre o ano de nascimento do Tuminha . Em minutos, o ano já mudou pelo menos 2 vezes (telas salvas)

    Ainda assim, na “melhor” da hipóteses, um delegado com 19 anos já não deixa de ser “um espanto”…

    Na “pior”, 16 … não tenho palavras!

    Apesar do delegado ter sido processado por forçar a admissão do então genro reprovado em concurso…

    Só conferindo os arquivos de RH da PF.

  10. voces estao falando da

    voces estao falando da ditadura

    periodo sem estado de direito, onde entrar no estado era indicacao, concurso para reverendar, conteste e morre,,,,

    em 80 tive um conhecido com 19 anos +-, foi ser x9 da PF na usp, vestibular?? kkkkkk

    fernandinho boca mole, ex pgr, entrou em 73, gilmar entrou quando? JB no finalzinho em85 se nao to enganado, e por ai vai,,,

    pior, entraram e continuaram,,,,,

    no jud e min pub, a 4 fases “concurso”, sendo so primeira objetiva, ou seja a 3 fases subjetivas onde banca é toda composta por indicados ou “aprovados” na ditadura,,,,

    vala serio, heim,,,

  11. Ai que  nojo ! Este omem (sem

    Ai que  nojo ! Este omem (sem H) é um vendido à serviço do PIG. O Livro foi o resultado de encomenda. Mas ele é tão burro, que já está sendo desmascarado. Se mais inteligente fosse, não escreveria mentiras tão” mentirosas” assim. Ficaria de bico calado, com um telhado de cristal como o dele. Mas o bico cresceu  que atucanou-se. Ele é tão burro que não está percebendo que o TUCANATO está se perdendo dia a dia, assim como certos IBOPES e a credibilidade dos nossos jornalões.

    • Sr(a) autor (a) que se

      Sr(a) autor (a) que se identifica como  Lenita:

      Poderia V. Sa informar quais são as mentiras “tão mentirosas” escritas por Tuma Jr?

      A desqualificação do “omem” é desnecessária, pois é justamente disso de que se trata de forma geral em seu livro.

      Poderia V.Sa. contestar o que está no livro (fatos, apenas fatos, parafraseando um personagem do romance Tempos Difíceis de Charles Dickens)? 

       

    • O que vc conhece

      Se afirmas que tudo que ele diz é mentira, é pq vc conhece a verdade, correto? Sua grande oportunidade de apresentar a todos aqui a verdade. Vamos la….

  12. Que o PT mudou da água para o

    Que o PT mudou da água para o vinho, o Lula já disse em entrevista ao jornal El País, da Espanha (leiam a entrevista no site do Instituto Lula);

    Sobre o mensalão, o Lula tem dito: quando os outros roubam, ninguém faz nada. Quando é o PT que rouba, cai todo mundo em cima. Não precisa ter nem dois neurônios para saber que é uma confissão de culpa.

    Que todos roubam (tucanos, demistas, pemedebistas e outros istas mais) nós já sabemos. Os roubos dos petistas chamam mais a atenção porque o discurso sempre foi pela moralidade e contra a corrupção. Inclusive na primeira campanha que o PT participou, em 1982, o Lula era candidato a governador de São Paulo e o Hélio Bicudo, o seu vice. E o lema da campanha era justamente este: Pela moralização e contra a corrupção.

    Lendo os comentários, muitos perdem tempo em falar sobre Tuminha ser “investigador” com 19 ou 20 anos. E falam em concurso público. Dizem ter mais de dois neurônios e parecem que não sabem que o Concurso Público tornou-se obrigatório na Constituição Federal de 1988.

    Que o Luis Nassif tem opiniões sempre favoráveis ao PT também é do conhecimento de todos. É mais um “blogueiro” pago para defender os petistas pegos com a boca na botija e para acusar os bandidos dos outros partidos.

    Para finalizar, bandido é bandido.

      • Morallis,
         
        o problema é que

        Morallis,

         

        o problema é que petista não lê, apenas escuta as mentiras dos caciques. Entre no site do próprio Instituto Lula (http://www.institutolula.org/lula-sociedade-brasileira-descobriu-que-e-possivel-querer-mais/#.UqfiFieDlac). Comece a ler a partir da pergunta “Mas não uma esquerda clássica?”.  Segue uma parte mas CONFIRA NO SITE DO PRÓPRIO INSTITUTO LULA, viu?

        Mas não uma esquerda clássica?

        Nós o estamos construindo com a nossa própria experiência. O que eu digo é que era um pequeno partido que mais tarde se tornou grande, e como tal, foram aparecendo defeitos. Gente que valoriza muito Parlamento; outros, os cargos públicos…

        Com um grande processo de corrupção no meio.

        Também, mas quando esse acabar entramosem outro. Queriadizer que as pessoas tendem a esquecer os tempos difíceis em que achávamos bonito carregar pedras. Acreditávamos, era maravilhoso. Um grupo mais ideológico, a gente trabalhava de graça, de manhã, de tarde, de noite. Agora você faz uma campanha e todo mundo quer cobrar. Não quero voltar às origens, mas gostaria que não nos esquecêssemos de para quê fomos criados. Por que queríamos chegar ao governo? Não para fazer igual aos outros, mas para agir de forma diferente.

        E para que valha a frase que você repete insistentemente e pela qual o criticam tanto: “Nunca antes na história do Brasil…”. Mas você dizia que, no processo de crescimento…

        A corrupção aparece.

  13. Tuma Jr o  anjo exterminador

    Tuma Jr o  anjo exterminador que faltava, é tão seguro do que diz que vai acabar “cagando” mais

    ainda na cabeça da turma  Serrista. Ou a Veja tira ele de cena logo ou vai sobrar prá eles tambem

    dai nem o “cachoeira  salva.

    • O que é isto rapaz …

      Todo mundo que critica o PT é tucano? Me parece que esta bipolaridade, criada nas ‘mentes’ dos petistas é proposital. Assim teremos o céu e o inferno. Quem não está no céu (PT) é pq esta no inferno (Tucanos), segundo a ótica da imbecilidade.

  14. Tuma Jr em 1980 já era policial.

    O autor do texto me parece desinformado, ou faz isso para contribuir com a desinformação, que é marca registrada dos esquerdalhas. Em 1980 Romeu Tuma Jr tinha 20 anos e era investigador de polícia, ele nasceu em 1960, não em 63 como dizem.

    Acho estranho este tremendo pavor antes mesmo do livro ser lançado, a esquerdalha já está tentando desqualificar uma pessoa que segundo o próprio Lula é honesto, e que segundo a justiça nunca teve envolvimento com nada ilícito.

    Vamos ver uma enxorrada de posts atacando a pessoa e não os argumentos. Sinto lhes informar, mas o castelinho de areia petralha está ruindo. Celso Daniel está sucumbindo em seu túmulo.

  15. A atração fatal do PT por inimigos

    Depois dessa do Tuma Jr não tenho mais dúvidas de que o PT é realmente o jacú dentre os partidos políticos brasileiros, como bem comprovam suas alianças despudoradas e as concessões que faz de espaços à ratazanas famélicas e/ou a inimigos juramentados, que não lhe querem somente a morte, mas que esta seja lenta, com retiradas pouco-a-pouco do coro e escalpelo.

    Isso é o preço do deslumbramento simplório, de abrir a matraca política ao inimigo e se deixar atrair por ele.

     

  16. LANÇAMENTO DO LIVRO

    Sr. Nassif, quano o livro será lançado ?

    O autor do livro ( o escritor ) tem credibilidade no meio jornalistico ?

    Como fica o caso Celso Daniel ?

    E o caso do Toninho do PT em Campinas ?

  17. No site do Brasil 247 não

    No site do Brasil 247 não encontrei informação do jornal acerca de retificação – ou esclarecimento – quanto ao  erro referente à  data de nascimento de Tuma Jr.  Já se sabe que ele nasceu em 1960, e não em 1963 como fez crer a matéria, talvez por ter como fonte a Wikipedia, site eivado de erros de informação. Se não houver retratação deste jornal é porque está de má-fe. Portanto presta um desserviço à democracia. 

     

     

  18. Não sabe fazer conta?

    Tuma Junior nasceu em 13/Agosto/1960 logo em em 19/Abril/1980 ele tinha …… vou deixar esta conta para o ptralha que não sabe matemática fazer.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome