Vazamentos concluem que Palocci foi usado para prender Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O interrogatório de Marcelo Odebrecht e do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci era no contexto da acusação contra ambos por corrupção e suspeita de lavagem de mais de 10 milhões de dólares. No mesmo processo, estão na mira o ex-assessor de Palocci, Branislav Kontic, e outros 12 investigados por corrupção ativa e passiva e lavagem na obtenção de contratos de sondas pela empreiteira junto à Petrobras. Mas o verdadeiro foco dos questionamentos foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Conforme o GGN vem divulgando desde o último ano, o processo relacionado ao ex-ministro da Fazenda do governo Lula é peça “chave” para a Operação Lava Jato fazer a ponte que falta para conectar todas as miras no grand finale sob o ex-presidente. É neste cenário que os vazamentos pelo site O Antagonista, e posteriormente por Fausto Macedo do Estadão e demais diários, trouxeram uma só manchete. No processo contra Palocci e Marcelo Odebrehct, as acusações eram contra Lula.
 
Ainda na fase de levantamento de suspeitas, os procuradores da força-tarefa do Paraná já indicavam: “Antonio Palocci tinha uma tarefa bem determinada: fazer a ponte entre o governo e os empresários, alimentar as estruturas de poder (as campanhas). Era a prioridade de Antonio Palocci”, é o trecho de delação do ex-senador Delcídio do Amaral nos autos do processo.
 
“Em depoimento complementar prestado ao Ministério Público Federal, Delcídio do Amaral revelou que: ‘Antonio Palocci sempre atuava na formatação dos grandes projetos do governo (estruturação dos consórcios, organização dos leilões); que Antonio Palocci era como se fosse o ‘software’ do Partido dos Trabalhadores, enquanto João Vaccari e José Di Filipi eram ‘hardware’, ou seja, executores daquilo que Antonio Palocci pensava e estruturava”, completaram.
 
E o desfecho: “Segundo demonstraram os diversos e-mails apreendidos com Marcelo Odebrecht e com outros executivos do grupo, a interlocução ilícita estabelecida com Antonio Palocci se deu, seguramente, desde o período em que Antonio Palocci exercia o cargo de Ministro da Fazenda do Governo Lula”.
 
Já aí estava delineado o fio condutor de toda a investigação dos procuradores da República junto ao juiz Sérgio Moro, da Vara Federal de Curitiba. Ainda em novembro de 2016, o GGN mostrou que a condenação do ex-ministro Palocci pela Lava Jato era requisito para se levar à cabo a condenação contra Lula. 
 
Leia mais:
 
Avançadas as investigações que colocaram no banco de réus o ex-ministro e seu assessor, o ex-presidente da companhia e herdeiro da Odebrecht, e outras doze pessoas, o processo agora tramita nas últimas fases, sendo o interrogatório dos acusados realizado na tarde desta segunda-feira (10).
 
O primeiro veículo a vazar as informações da audiência foi O Antagonista, que manchetou trechos dos depoimentos em tempo real:
 
 
Em seguida, foi a vez do blog de Fausto Macedo confirmar junto a suas fontes as informações divulgadas:
 
 
Desta vez na condição de delator com acordo fechado junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) e já condenado em outra ação que prevê 19 anos e quatro meses de prisão, nas mais de duas horas de interrogatório, o ex-presidente da Odebrecht entregou o que os procuradores da República e o juiz Sérgio Moro esperavam: 
 
“Palocci era ‘o principal interlocutor da empresa com o governo Lula’”.
 
Os vazamentos deixaram o juiz irritado. Horas antes, a prática havia sido criticada pela própria presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, apontando, inclusive, a eventual consequência de anulação de um processo, e momentos antes entrevista divulgada com Sergio Moro indicava também que o magistrado era contra os vazamentos, mas questionava a viabilidade de sequer investigá-los.
 
Após ser avisado pelo advogado de Palocci, José Roberto Batochio, a atitude imediada de Moro foi suspender o interrogatório de Marcelo Odebrecht. “Após rápida checagem do site, o Juízo constatou que de fato teria reprodução de afirmações do depoente Marcelo Odebrecht que só poderiam ter saído desta sala”, narrou depois o juiz no Termo de Audiência.
 
Em clima de desconfiança, os 26 advogados presentes na sala foram os primeiros a apresentar, por iniciativa própria, seus aparelhos celulares, para demonstrar que não eram os vazadores. Em seguida, também o fizeram os procuradores da República e os policiais federais.
 
“Nada foi constatado pelo julgador”, disse Moro. 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem foi o único que não apresentou celular?

    Faltou uma única pessoa para apresentar seu celular … (que portanto é o vazador oficial da operação)

     

  2. Nassif,
    Mas que história é

    Nassif,

    Mas que história é essa? Ninguém vazou da sala?

    Acontece que a Lava-Jato precisa provar que “Lula” foi beneficiado de dinheiro ilícito.

    Palocci já está condenado, assim como Dirceu, agora acredito que o Lula conseguirá sair dessa.

    Por uma razão bem simples, as provas contra ele, são frágeis demais, não são provas robustas.

    Existe um triplex que não é dele, um sítio em Atibaia que não é dele, um terreno do Institulo Lula que não é dele.

    Acredito que a saída seria Lula deixar claro para essa turma de Curitiba de que ele não será candidato.

    Ciro e Haddad como Vice, acho que seria o melhor caminho.

    O ideal seria que, as forças progressistas começassem urgente a encampar essa idéia.

    Caso contrário, a Marina Silva vai roubar a cena em 2018.

    A conferir.

     

  3. O script do depoimento foi

    O script do depoimento foi vazado previamente ou alguém transmitiu as filmagens da audiência ao vivo.

    Com tanta gente na sala seria impossível alguém digitar aquelas informações sem ser notado.

  4. COMO JÁ DISSE A JUSTIÇA VIROU UMA ESCULHAMBAÇÃO
    COMO JÁ DISSE A JUSTIÇA VIROU UMA ESCULHAMBAÇÃO. ESSA DELAÇÃO DEVERIA SER ANULADA JÁ QUE  NO SISTEMA JUDICIÁRIO TEM GENTE QUE NÃO RESPEITA MAIS NADA. AS DELAÇÕES FEITAS NA ÉPOCA DO DELEGADO PROTÓGENES FORAM ANULADAS PELO MESMO MOTIVO DO QUE ACONTECE HOJE, MAS SABEM POR QUÊ? PORQUE SE TRATAVA DO PSDB. (POR INCRÍVEL QUE PAREÇA A HISTÓRIA SE REPETE).  SEM GENERALIZAR, COMO DIZ O MINISTRO BARROSO, O HIPÓCRITA – “DÁ PARA SE CONTAR NO DEDO DA MÃO” QUANTOS JUÍZES SE SALVAM SEM TER CONCHAVOS COM POLÍTICOS, QUE NÃO SÃO PARCIAIS, QUE NÃO SÃO OPORTUNISTAS, QUE SÃO FIRMES E COERENTES PRINCIPALMENTE QUANDO FAZEM DISCURSO SOBRE VAZAMENTOS.  NESSE PAÍS COM ESSA JUSTIÇA ATUAL, PODE- SE CONSTATAR QUE  A JUSTIÇA REALMENTE NÃO É PARA TODOS.

  5. A neo-justitia

    Vamos aguardar o depoimento de Lula proximamente. Mas parece que Sergio Moro conseguiu a “prova” de que precisava para condenar Lula, ja que de toda forma, ele não se importa com qualquer argumento da defesa, mas tão somente com as “convicções formadas”.

  6. Tudo previamente arranjado e repassado a site de extrema direita

    Prezados,

    As ORCRIMs da Fraude a Jato e do PIG/PPV se acham inteligentes e sofisticadas, mas são bastante previsíveis.

    O GGN já havia dado todo o roteiro do filme de 5ª categoria.

    Está mais claro do que o sol domeio dia, num dia de verão e com o céu sem nuvens, que o conteúdo do ‘depoimento’ obtido a fórceps do torturado Marcelo Odebrecht já havia sido digitado – talvez até mesmo impresso – e entregue tanto ao blog de extrema direita quanto ao ‘estadinho’, porta-voz oficial do golpe no PIG/PPV.

    Esse jogo de cena do sérgio moro, dos procuradores e policiais com os advogados dos réus só engana os incautos, os igênuos, os de má-fé, os midiotas.

    Os Criminosos da Fraude a Jato e do PIG/PPV tentam a cartada final, abla de prata para condenar e prender o Ex-Presidente Lula.

    Falta combinar com os russos.

  7. Que tem como investigar tem…

    Vai duas formas de saber quem vazou as informações:

    1ª  Eles sabem todas as pessoas que estavam presentes na sala. Tem a gravação integral do depoimento, segundo a segundo. Verifique quando foi que Marcelo pronunciou sobre as informações vazadas. Eles tem filmagem da parte externa da porta que dá acesso a sala, então sabem quem saiu da sala após o pronunciamento e repasou a informação. 

    2ª Amanhã as 6:00 das manhã estejam na residencia e escritorio do Antagonista, confisquem seus celulares, pc, note, page, caderno de rascunho etc… vão descubir quem repassou.

    Se nenhuma das duas opções funcionar, acho que o script do interrogatorio já estava pronto, como faz a globo, com todos os atores ensaiados, então o Antagonista só confirmou quando começou o interrogatorio, esperou o tempo no script, que ele deve ter recebido uma copia, e pronto, já podia soltar a informação.

  8. Porque os aparelhos celulares

    Porque os aparelhos celulares de todos ali presentes não foram confiscados, pelo juiz, para averiguação? Não há fantasma nisso; tão simples! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador