Zelotes andou na direção de Lula após troca de juízes, e PT ajudou nisso

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Há alguns meses, o procurador da República Frederico Paiva, que conduz a força-tarefa da Operação Zelotes no Ministério Público Federal, ocupou páginas de jornais reclamando da conduta de um juíz que não despachava na mesma velocidade que Sergio Moro na Lava Jato.

Quando a Zelotes ainda estava no encalço de poderosos grupos econômicos e consultorias que teriam se beneficiado de um esquema de pagamento de propina em troca de abatimento de dívidas bilionárias com a Receita Federal, o juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, negou pedidos de prisão temporária, não autorizou operações busca e apreensão, suspendeu interceptações telefônicas, tornou parte dos autos sigilosos e, assim, segundo o MPF, atrapalhou acordos de delação premiada e afastou o interesse da mídia.

Duas representações contra o magistrado foram protocoladas na Corregedoria do Tribunal Regional Federal e no Conselho Nacional de Justiça. Somente após as reclamações, houve troca de juízes e a Zelotes começou a dar os primeiros passos, para posteriormente mudar de rumo, ampliando o leque de investigações a ponto de atingir a família do ex-presidente Lula.

Ironicamente, quem ajudou o MPF a reclamar da atuação cautelosa do juíz Ricardo Leite foi o próprio PT, com a ação encaminhada pelo deputado federal Paulo Pimenta ao CNJ. À época, Pimenta acreditava que a Zelotes sofria com uma espécie de “operação abafa”, pois os jornais não demonstravam interesse em denunciar a corrupção de grupos como RBS (Rede Globo), Santander, Bradesco, Itaú, Banco Safra, Opportunity, entre outros. E a conduta independente do juíz também não agradava aqueles que esperavam da Zelotes efeitos tão radicais quanto os da Lava Jato.

Relator da subcomissão da Câmara que acompanha a Zelotes, Pimenta teve sua representação acolhida pela ministra Nancy Andrighi, da Corregedora Nacional de Justiça, que intimou Ricardo Leite. Em agosto, o PT anunciou a substituição pela juíza Marianne Bezerra Borré. Àquela época, o MPF ainda ensaiava a entrega de denúncias contra grandes corporações financeiras.

No mês seguinte, em setembro, o foco da investigação sofreu uma reviravolta. O caso voltou para a 10ª Vara Criminal e a juíza Célia Regina Ody Bernardes assumiu os trabalhos, materializando o anseio do MPF por medidas que destravassem a Zelotes.

Célia Bernardes foi quem, inspirada em Sergio Moro, incorporou a juíza linha-dura e autorizou a busca e apreensão na LFT Marketing Esportivo e na TouchDown, empresas de Luis Cláudio Lula da Silva, a pedido dos procuradores José Alfredo de Paula Silva e Raquel Branquinho. A juíza integra a Associação dos Juízes pela Democracia, entidade considerada “garantista” e muito criticada por movimentos à direita do espectro ideológico. 

Segundo a defesa de Luis Cláudio, a juíza aceitou a “mera opinião” do MPF para autorizar uma ação que deveria ocorrer em casos extremos. Os procuradores suspeitam que a empresa do filho de Lula recebeu recursos de uma consultoria que supostamente teria negociado a compra de medidas provisórias para beneficiar companhias do setor automotivo. Os advogados tentam anular a decisão da juíza e, consequentemente, os efeitos da busca e apreensão.

Leia mais:

O desejo da Zelotes de ser uma nova Lava Jato

Zelotes sai do encalço do poder econômico para atingir filho de Lula

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Onde anda Gurgel, alguém

    Onde anda Gurgel, alguém sabe? Isso tudo parece a força-tarefa gurgeliana. Gurgel não morreu. Acredito que também não se aposentou. Onde anda Gurgel? Nas sombras das operações jabuti.

    1. Melhor comentário do dia, me
      Melhor comentário do dia, dei 5 estrelas na hora! Me fez até parar de rir com o mimimi generalizado aqui. Antes vocês ofendian a inteligência dos brasileiros ao colocar os maganos do PT como vítimas de sua própria “esperteza”. Mas ao pretender iguala-los às vítimas de estupro, vc desceu a um nível de hipocrisia que faria até o mais canalha dos canalhas corar. Só me resta aplaudir tamanha audácia! Clap clap clap

  2. Quer dizer que seria melhor

    Quer dizer que seria melhor ter mantido o juiz-não-faz nada? Ou o melhor é o que temos agora, uma juizete, devidamente cooptada pelos de sempre? O artigo, em si, não esclarece absolutamente nada, pois, se o primeiro era omisso (ou conivente), a atual é o supra-sumo do que (também) podem fazer os tais concursos públicos: nenhum concurso avalia a ideologia, a avidez, a ingenuidade, a falta de caráter de quem quer que seja. Na verdade, o PT fez o que devia fazer. E a ele, agora, cabe fazer nova reclamação às corregedorias que, sabem as antas, não age por ofício (muito menos, fora do corporativismo).

  3. Nesse caso o PT não tem

    Nesse caso o PT não tem culpa, já que as representações visavam destravar o processo contra os mega-sonegadores. Não dava pra prever que a outra juíza e o MP mudassem totalmente o foco das investigações. O deputado Pimenta não é a mãe Dinah.

      1. O juíz estava obstaculizando

        O juíz estava obstaculizando as investigações, houve reclamação e a solução foi redirecionar o caso para o PT, de forma a manter a impunidade dos verdadeiros criminosos.

        Tudo normal pra você?

        Isso não se limita a Sérgio Moro, é institucional, é o Judiciário quem age assim, redireciona investigações contra o PT, investiga sem elementos, acusa sem indícios e condena sem provas, ao mesmo tempo em que mantém os criminosos de verdade impunes.

        Foi assim com o mensalão, com a Lava Jato(o presidente do PSDB recebeu milhões, e ninguém do partido é questionado), e agora com a Zelotes.

         

        A perseguição contra o PT é a reação contra aqueles que, pela primeira vez na história, tentaram combater a corrupção. Não admira que o Judiciário, entulho da ditadura, a instituição mais corrupta e reacionária do país, seja a linha de frente, junto com ó cartel midiático, dessa cruzada reacionária.

         

        1. O judiciário todo é assim,
          O judiciário todo é assim, não devemos nutrir esperanças.

          São todos chegados da Casa Grande, e quem não é ainda é louco para ser. Todos fazem parte de grupo de poder de fato do Brasil.

    1. O deputado Paulo  Pimenta fez

      O deputado Paulo  Pimenta fez o que deveria ser feito. O outro juiz estava bloqueando  investigações contra gente graúda.

      Fazer o que se  o conluio meganhas/MP/judiciário/mídia  é um lixo. 

    2. A “distribuição manual” é a chave do mistério

      A mão que distribuiu esse processo a uma juíza casada com político tucano não é de Deus.  😀

      Tem pena de tucano, pé de tucano, bico de tucano… é jabuti.

  4. Confuso. Li agora pouco
    Confuso. Li agora pouco (https://jornalggn.com.br/noticia/juiza-da-zelotes-diz-que-desconhece-intimacao-de-filho-de-lula-por-pf) que a tal juíza desconhece a intimação.

    Que o filho do Lula entrou “por fora”, ” na última hora”.

    Afinal… Quem é quem e quem fez o que?

    Outra pergunta conveniente não respondida: de qto dinheiro estamos falando nesse caso? Qual o tamanho da empresa do filho do Lula? Não parece ser nada grande…

  5. O Valor publicado de R$

    O Valor publicado de R$ 1.500.000,00 é micharia perto do que esse bando roubou. Esse filho deve ser o mais modesto da familia. O irmão  ( Lulinha ) é ” BEM MAIS CONPETENTE”  de limpador de bosta de helefante no Zoologico de São Paulo virou um mega empresário

    1. Está melhorando. Pelo menos o

      Está melhorando. Pelo menos o energúmeno não disse que ele é dono da FriBoi. Apesar de que a ortografia ainda deixa muito a desejar. 

    2. Faz o seguinte:

      pega todas as provas que tu tens contra o bando dos Lula e entrega para o Moro. Facilita o trabalho dele.Seja inteligente e não venha atasanar a nossa paciência.

  6. A Casa Grande aparelhou a

    A Casa Grande aparelhou a justiça, já que os concurseiros que acabam ocupando altos cargos tem ali sua origem. E aí, de que jeito se pode desmontar este aparelho? A Casa Grande controla a grande mídia que controla as informações e usa este poder para manipular um povo extremamente despolitizado, em todas as classes sociais. Como se pode dar um jeito nisso? “Democracia” será sempre mera “festa do voto” no jornal nacional enquanto estes dois temas não forem “atacados” com seriedade. O complicado é que temos visto que o “simples” fato de vencer uma eleição não dá ao eleito condições de controlar a máquina com plenos poderes.

  7. É outra investigação politica

    É outra investigação politica e direcionada. Os verdadeiros sonegadores não estão sendo demandados. Inverteu-se tudo. Os verdadeiros sonogadores foram deixados de lado para se incluir qualquer pessoa ou empresa ligada ao governo.

    E o minstro ze morto cardoso finge que não viu nada. 

    Essa Dilma….

  8.  
    OS TUCANOS NÃO ADMITEM

     

    OS TUCANOS NÃO ADMITEM CONCORRENTES NA SUA ÁREA – NO PARTICULAR, ATUAM COMO OS MARINHOS, CÍVITA, ET CATERVA.

    …”, pois os jornais não demonstravam interessem em denunciar a corrupção de grupos como RBS (Rede Globo), Santander, Bradesco, Itaú, Banco Safra, Opportunity, entre outros. E a conduta do juíz também não ajudava.”…

     

    Será que neguinho acredita que o monopólio empresarial que domina todo o mercado do setor de comunicação brasileiro seria suficientemente estúpido para cometer tamanha estultícia?  Ah, tenha dó!

    Os caras que há décadas vem ralando para manter essa merda de imprensa livre de araque. Por pouco, não tacaram fogo no País em 64. Sendo que antes, em 59 no golpe contra Getúlio tiveram até sedes, oficinas e máquinas incendiadas. Quando o golpista-mor, o udenista Carlos Lacerda por pouco não foi linchado, tendo que se picar pra Europa camuflado de puta pra escapar da fúria ensandecida de hordas de “comunistas.”  Imagine, o merda do Aécio.

    Justo quando se dava os primeiros passos para modernizar a máquina de manipular opinião pública, quando novos conceitos são importados da metrópole USA, visando a maximização dos processos de lavagem cerebral. Ali, ficou claro ao capo Dr Roberto, a necessidade de impor ao setor a eficiência do monopólio privado. Esse negócio de liberdade de expressão e diversidade de opinião,é conversa pra enganar gringo, ao tempo em quê, destina-se de fato a apascentar bovinos.

    Isso implica em riscos e custos elevados. Não é de graça. Tudo foi montado  ao custo de sofisticados e caros meios físicos e humanos. Muitos recursos foram empenhados para corromper, chantagear, fraudar. Ao cabo, enfiar esse peixe-podre na mente de homens livres, transformando-os em rebanhos.

    Ora, por certo dizem eles: agora me aparece os “engenheiros de obras prontas,” nos cobrando denunciar,  justamente os nossos mais diletos parceiros e fornecedores de galinhas dos ovos de ouro!…Olhe…

    Orlando

  9. Que ironia do destino… Este

    Que ironia do destino… Este é um erro histórico, avaliar que a outra face da moeda da hiperatividade fascista é uma espécie de hiperatividade democrática, quando não é; é apenas a velha e boa morosidade da verdadeira justiça!

  10. Creio que este movimento de

    Creio que este movimento de xadrez, nao sao dos peoes, sim do Rei ou da Rainha…., que esta interferindo na Operaçao Zelotes é um grande Bandido de Toga, que esta agindo nos bastidores do judiciario, pois tem livre acesso a tudo, e ninguem ousar a enfrenta-lo ou contesta-lo……, estes juizinhos pau mandado, esta obedecendo ordens de alguem muito superior, sao apenas marionetes sob comando de uma Mao poderosa, que ataca a nossa Republica de Bananas!!! Voces descobriram que esta por trás de toda esta MERDA???? entao pense, pense, e pense??? 

  11. Esses juizinhos de pau

    Esses juizinhos de pau mandados que querem entrar em evidencias e receber os FLASH da rede roubo, sao apenas PEOES neste jogo de xadrez do imundo podre judiciario, existem alguem(s) que tem livre acesso a tudo e com a MAO controladora sobre os marionetes, e faz o quer e quando quer, na PF, MPF, PGR, CNJ, STJ, STF!!! E ninguem, mas, ninguem mesmo, ousar a enfreta-lo ou contesta-lo…., por isso estamos vendo merda sobre merda, anos após anos, onde o JUDICIARIO se revelou o mais FÉTIDO e PODRE dos TRES PODERES, inclusive dando o QUARTO PODER para a REDE ROUBO!!!  Descobriram que é este ou estes poderosos LIXOS!!!

  12. “…No mês seguinte, em

    “…No mês seguinte, em setembro, o foco da investigação sofreu uma reviravolta. O caso voltou para a 10ª Vara Criminal e a juíza Célia Regina Ody Bernardes” – IRMÃ DO PREFEITO DE BLUMENAU, DO PSDB, partido derrotado pelo PT pela quarta eleição consecutiva e que abriu guerra contra o mandato de Dilma desde o dia da posse da presidente- “assumiu os trabalhos, materializando o anseio do MPF por medidas que destravassem a Zelotes”.

     

    A operação Zelotes estava em banho-maria, por envolver bancos, Globo e afins. Com a mudança de rumo, passou da inoperância para o golpismo descarado. Uma esculhambação total esse sistema sujo que une mídia-delegados – procuradores e juízes em prol do golpismo e do entreguismo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador