Com novas variantes, pandemia “está longe de acabar”, alerta OMS

Neste cenário, o país registrou 540 mil mortes pela Covid-19 nesta sexta-feira. OMS pede "resposta internacional coordenada" para frear a doença

Fotos Públicas – Gabriel Paiva

Jornal GGN – O país atingiu a marca trágica de 540.398 vidas perdidas para a Covid-19, nesta sexta-feira, 16 de julho. É neste cenário, em meio a ameaça de novas variantes da cepa que dá origem a doença, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, nesta semana, que a pandemia “está longe de acabar”.

De acordo com o Comitê de Emergência do órgão, convocado na última quarta-feira, 14, para discutir o enfrentamento da doença a nível mundial: “Apesar dos esforços nacionais, regionais e globais, a pandemia está longe de acabar”, tendo em vista “a grande probabilidade de surgimento e disseminação global de novas variantes que podem ser ainda mais perigosas e mais difíceis de controlar” alertaram.

As variantes que tem preocupado os especialistas são a Alpha, Beta, Gamma e Delta, sendo que esta última – que teve origem no Reino Unido – tem demonstrado 50% mais facilidade para se disseminar, mostram estudos.

No Brasil, das lamentáveis 540.398 mortes pela Covid-19, com 1.456 registradas de quinta para sexta-feira, cerca de 27 foram ocasionadas pela variante Delta, dizem os estados. Isso mostra que a cepa vem se espalhando em todas as regiões do país, que acumula 19.308.109 casos da doença desde o início da crise, em março do ano passado. 

Neste sentido, a OMS também apontou que a pandemia “requer uma resposta internacional coordenada”, porque, mesmo com a vacinação em avanço, a doença “continua sendo uma emergência de saúde pública de interesse internacional.”

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador