A 3G e o negócio do século com a Eletrobras, por Luís Nassif

O pano de fundo da privatização da Eletrobrás é o seguinte.

O pai da ideia é o Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, operador colocado para dar as cartas no MME. O Ministro é figura decorativa.

Pedrosa é ligado ao fundo de private equity  GP Investimentos, que nasceu das entranhas do Banco Garantia para administrar parte dos ativos, quando os três fundadores embarcaram na grande aventura Ambev.

GP é Garantia Partners, que comprou a Cemar (Centrais Elétricas do Maranhão) quando essa estava sob intervenção da Aneel depois de ter sido devolvida pela Pennsylvania Power and Light, que perdeu 330 milhões de dólares na primeira privatização da Centrais Elétrica do Maranhão e a entregou de volta por 1 dólar.

Foi dada de graça a esse grupo apesar de haver uma proposta com dinheiro a vista do grupo americano Franklin Park, operador do Fundo Guggenheim, um dos maiores fundos de private equity americanos. Mas foi um leilão de cartas marcadas, no qual o trunfo do comprador estava na facilidade em renegociar os passivos da empresa com a Eletrobrás.

Daí nasceu a Equatorial Energia, que depois comprou a Celpa (Centrais Elétricas do Pará).

Denunciei essa operação quando colunista da Folha de Sáo Paulo., através das colunas

O Caso Cemar, de 5 de abril de 2005

Gato no setor elétrico, de 4 de abril

O quebra-cabeças da Cemar, de 6 de abril

onde mostrava a influência do grupo de ACM e Sarney e dos movimentos incompreensíveis da Eletrobras.

O Ministério Publico da Suíça tem um dossiê sobre as operações com a Cemar,  e chegou a investigar o episódio através da Embaixada da Suíça em Washington. Mas, depois que perderam, os americanos preferiram não se envolver.

Em todo caso, se o MPF brasileiro pedir o dossiê, é possível que o Ministério Público suíço colabore. Na época, tinham rastreado o dinheiro da propina e chegado ao beneficiário final.

A Equatorial faz parte do grupo de controle da Lighr Rio.

Paulo Pedrosa foi Conselheiro da Equatorial, da Celpa, da Cemar e da Light, portanto ligado ao grupo Equatorial que é controlado pelo GP Investimentos, hoje com novo nome de 3 G.
O fundo 3G é hoje o segundo maior acionista privado da Eletrobrás e foi um dos grandes compradores de ações na véspera do anuncio da privatização. A CVM está investigando. Para não aparecer, o 3G usou o J.P.Morgan e mais dois bancos como fachada.
Há vários meses há um grupo de trabalho interno da 3G debruçado sobre os ativos e passivos da Eletrobrás.
A meta é assumir o controle da Eletrobrás, o grande alvo do grupo Equatorial. Se bem sucedido, seria um negócio do “padrão GP”. A Eletrobrás, companhia com ativos avaliados em 400 a 600 bilhões de reais, com dividas de 39 bilhões e passivos ocultos de 64 bilhões, mas que podem ser liquidados por um terço disso e cujo controle pode ser comprado por  R$15 bilhões.

Seria o negocio do século. Com R$ 15 bilhões, o 3G compraria um patrimônio liquido real de 300 a 350 bilhões de reais, um operação na escala da AMBEV e melhor ainda que esta.

Há pouco tempo o grupo 3G tentou comprar o controle da UNILEVER, e foi barrada pelo Governo britânico, desconfiado do estilo corsário do grupo.

É um conflito de interesses gigantesco. Paulo Pedro, o Secretario Executivo do Ministério de Minas e Energia, o idealizador do anúncio de privatização da Eletrobras. Sendo conselheiro de todas as empresas do Grupo Equatorial por trás do qual está a 3G.

22:04 27/08/2017

Luis Nassif

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Marcola e o Fernandinho

    O Marcola e o Fernandinho Beira mar nem chegam perto deste pessoal…

    São fichinhas perto destes tubarões…

    Ah! Brasil…

    1. A 3G e o negócio do século com a Eletrobras

      -> O Marcola e o Fernandinho Beira mar nem chegam perto deste pessoal…

      mas nas emaranhadas profundezas do Deep State que faz a gestão do Império, não é tudo a mesma coisa?

      .

  2. Então o suiço financiador do

    Então o suiço financiador do Vem Pra Rua está por trás do roubo. Aquele suiço Lehman ops Lemann que criticou o ensino do Brasil dizendo que os filhos estudam em escola pública na Suiça e deu 17 milhões de dólares pra melhorar o ensino em Harvard. Aquele que comprou o Cade do Serra pra tomar conta do mercado da cerveja nacional e mandou tirar o amargo da cerveja para que jovens brasileiros ficassem viciados na bebida. 

    E os coxinhas da Paulista gastaram o tênis importado para deixar esses canalhas roubar o patrimonio nacional. Lemann e sua sucia de ladrões. Os coxinhas são otários, golpistas e cúmplices. E no caso dos paulistanos pensam que são o próprio Lemann sem ter a expertise da corrupção e do desprezo pelo pais.

     

    1. A 3G e o negócio do século com a Eletrobras

      -> Então o suiço financiador do Vem Pra Rua está por trás do roubo.

      uma das eminências pardas do golpe. quanto mais alto na escala de comando, menor é a tendência a se expor, manipulando os cordéis nas sombras dos bastidores.

      o Império enlouqueceu definitivamente. novo crash financeiro se aproxima, ainda mais violento do que em 2008. o capital fictício girando no mercado altamente especulativo precisa se fixar em ativos concretos. por isto o Brasil foi colocado à venda: todo um continente a ser expropriado e ocupado.

      além disto, os CEO e estrategistas do  Império fariam enrubescer o mais fanático adepto das teorias da conspiração, assim como fazer Dr. Strangelove um inofensivo maluco de praça. consideram ser possível vender um guerra termonuclear e também fazer o upload de suas mentes para a Web.

      que tempos estranhos e perigosos escolhemos para estar vivos, não?

      .

  3. Mais um artigo que comprova o
    Mais um artigo que comprova o valor inestimável dos blogs independentes….. Jamais saberíamos dessa maracutaia cínica, nesse nível, pela grande mídia….. é uma coisa tão descarada, que merecia o povo nas ruas pronto para uma guerra civil!

    1. “Pedrosa é ligado ao fundo de

      “Pedrosa é ligado ao fundo de private equity  GP Investimentos, que nasceu das entranhas do Banco Garantia para administrar parte dos ativos, quando os três fundadores embarcaram na grande aventura Ambev.”

      De certo, esse fabricante de cervejas mediocresm, tá dando uma ajudinha, ganhando uns trocados, na treta.

       

  4. Quem for eleito em 2018 tem

    Quem for eleito em 2018 tem obrigação de anular essa roubalheira sob forma de ‘privatização’.

    Os coxinhas do MPF deveriam tentar barrar essa negociata mas a prioridade deles parece ser somente impedir Lula de ser candidato.

  5. LIVRE INICIATIVA – subsidiada pelo estado

    E esse cara (Paulo Lemann)  – envolvido em negócios  com Verônica Serra e financiando sites pró impeachment – ia fazer tudo isso de graça ?

    Aliás , o que eu acho graça realmente nisso tudo que está acontecendo , é ver como toda essa turma da ” MERITOCRACIA” , que todo mês é capa da Revista EXAME , exaltando os poderes do mercado , da livre inicitativa , incentivando os jovens a serem como eles e trabalharem 16 horas por dia ,e que segundo eles venceram na vida por sua genialidade ,  sendo as demais pessoas que estão em dificuldades vagabundos sem iniciativa que se penduram no Bolsa Familia e em concursos públicos , enfim , se você esquadrinhar detalhadamente a vida desses pessoas , vai ver muito claramente que não conseguem ficar de pé sem o parasitismo estatal , seja através de empréstimos subsidiados , mamatas em licitações , reservas de mercado , lobbies : Eike Batista , Joesley (Safadão) Batista , Paulo Lemann , Família Setúbal , Família Marinho , André Esteves , João Doria –  enfim ” GRANDES ICONES DA LIVRE INICIATIVA ” – subsidiados pelo estado a peso de ouro . 

  6. É impressionante
    Não conheço

    É impressionante

    Não conheço quem faz parte dessa ORCRIm chamada 3G, mas no meio da foto que ilustra o post esta a cara daquele velhaco com cara de calça de flanela enrugada, que é tão pilantra que tem cidadania suíça enquanto rouba aqui

    Este sujeito tem um currículo que causa inveja ao Maligno, pela capacidade de fazer maldade:

    1 – Destruiu nossa primeira cerveja premium (Original Faixa Azul), juntando todas as grandes fábricas (Antarctica, Skol, Brahma) numa porcaria só que tem sede na Europa (evidentemente para não paga rimposto sobre o dinheiro que ganha AQUI no Brasil). E vai cagar com a Budweiser também. Não há mais distinção de sabor, aroma, corpo entre as cervejas produzidas por esta porcaria chamada AMBEV (que liquidou com a rede de fornecedores também). e agora põe suas mãos sujas nas cervejarias artesanais (A Colorado de Ribeirão Preto já entrou no saco da AMBEV)

    2 – Comprou a Heinz nos EUA, fazendo as mesasm patifarias que faz aqui: fechou fábricas, demitiu empregados e maximizou os lucros

    3 – Financia esses grupos rasos e golpistas como o VPR

    Esse é um sujeito desprezível, que faz o Altíssimo se lamentar todos os dias por ver sua criação ser este agente das Trevas 

  7. Nassif somos (maioria)um povo
    Nassif somos (maioria)um povo sem noção,mas através dos blogs independentes começamos a nos conscientizar/conhecer o mundo real e não global (plim/plim) informação é poder e isto está sendo aplicado aqui no ggn,os blogs evoluíram muito com suas pautas próprias e assuntos cirúrgicos/eficazes/estratégicos como este, o desafio é a ação pós leitura,eu como legítimo representante do povão estou começando conseguir organizar meus pensamentos e acredito q posteriormente minhas ações melhorarão,tenho mais questões a expor,mas por hora encerro aqui para não me alongar muito,vaaleu !!!

  8. Ficaram algumas dúvidas:
    O 3G

    Ficaram algumas dúvidas:

    O 3G controla a Equatorial  ?

    O objetivo é comprar a Eletrobrás para fazer a fusão com a Equatorial ou comprar a eletrobrás pela Equatorial ?

    Esses números de 300 a 400 bilhõe de ativos são factíveis ?

    Lembrando que o próprio Governo já disse que Itaipu e Eletronuclear ficariam de fora.

    Ademais, mesmo que essa avaliação de ativos seja real, eles precisariam de avais sistemáticos para aumentos de tarifas, para que os ativos possam vir a render.

    Hoje o valor em bolsa da Eletrobrás é de 27bi. Tirando Itaipu e Eletronuclear, não faço ideia para quanto cairia e também não está claro como se iriam “tirar” esses ativos da Eletrobrás.

    No site da eletrobrás consta que ela detêm 50% da itaipu Binacional e também que é dona – provavelemnte de 100% da eletronuclear.

    De qualquer maneira, sem dúvida que a atuação desse lobista é no mínimo estranha.

  9. E tudo isso aconteceu durante

    E tudo isso aconteceu durante o governo Lula certo..?.É isso que tanto o pessoal da direita como  da extrema esquerda argumentam.

     

  10. Nassif uma questão
    Nassif uma questão IMPORTANTÍSSIMA q não se comenta sobre as estatais é q muitas dão lucro e isto é revertido a toda sociedade,essa informação fica oculta e não aparece no debate,fica só a impressão de q dão prejuízo, q se investe muito dinheiro e não tem retorno, se convencermos a sociedade sobre os benefícios a batalha será ganha,mas o assunto/debate tem de vir à tona !
    Obs:Por favor moderação dê preferência a este comentário pois considero muito mais importante q o anterior,verifico q quando posto dois no mesmo artigo vcs só postam um!

  11. O lado bom nisso tudo.

    O lado bom nisso tudo – e tudo tem dois lados, nem que seja o menos ruim –  é que vai ficar nas mãos de brasileiros, não por isso só, claro.

    Vai ficar mais fácil desapropriar quando o povo voltar ao poder e a democracia estiver restabelecida.

    Ninguem que repudia o golpe terá a desculpa de que está em mãos de multinacionais estrangeiras (EUA) e que os embaraços diplomáticos dificultam a retomada do nosso patrimonio.

    É preciso arrancar agora o compromisso de candidatos e partidos, que a empresa será retomada sem idenização se forem vitoriosos.

    Quem passará o papel, quem assina?

    Comprem 3G, levem tudo.

    Se não conseguirmos impedir a privatização, estarei torcendo por vocês.

  12. Por essas e outras que Nassif é respeitado, temido e perseguido

    Quem lê denúncias como esta e constata que há mais de 10 anos Luís Nassif já denunciava a patranha e as negociatas na privatização da Cemar entende por que esse Jornalista é respeitado, temido e perseguido pelos algozes.

    Aqui temos o padrão Luís Nassif de Jornalismo Investigativo, de Denúncia e de Interesse Público.

  13. Eu não tenho a mais

    Eu não tenho a mais pálida ideia o que o Moreno de Poços vai ou não fazer.Os cadastrados e cadastradas estrelados que aqui dormem,acordam,fazem as tres refeições diarias,com direito a merenda matutina e vespertina,estão se lixando para esse tipo de post.Ele já devia saber disso melhor que eu.O sujeito tem um trabalho desgraçado para esmiuçar um artigo como esse,onde Nassif é imbativel,para resultados tão pífios.Inclusive já o alertei peremptoriamente.Bem fiz eu ao especializar-me em assuntos de natureza politica,sejam do Solo Consolidado Patriol,além mares e inter-planetários,tendo assumido,sobre esse tema,a primazia do blog sem a menor concorrência.Se o Moreno de Poços eu fosse,deixava esses assuntos em stand by,e procuraria saber mais detalhes sobre a figura soturna desse advogado espanhol/brasileiro,vice versa,Rodrigo Tacla Duran.Pela resposta ataboalhada,cretina e burra do Tico Teco de Curitiba,de cambulhada envolvendo a propria esposa, Dra.Rosagenla Tico Teco,a caipora me asopra que aí tem coisa.As tropas são poderosas,gigantes,armadas até os dentes,mas poderão serem  vencidas pelo incrivel exercito de Brancaleone que Fr@ncisco está montando por aqui. 

    1. Estão a ver que eu sou o cão
      Estão a ver que eu sou o cão mordendo manga nas minhas previsões.O Procurador Catapilão da Lava a Jato saiu em defesa do casal Tico Teco de Curitiba,partiu para cima do Dr.Kakay,e mandou o causídico tomar vergonha na cara.A caipira tem razão.Aí tem coisa.É só futucar.

      1. Bem ao gosto do Moreno de

        Bem ao gosto do Moreno de Poços,calma pessoal,eu não mordo não,quando muito,assopro.É de evidência solar que vocês se apossaram de um certo trauma em relação aos meus comentários,a ponto de se esconderem por trás das estrelas ou da moita.Se tenho um faro previlegiado,saco as coisas de forma rapida,certeira e só trato de assuntos que dão liga,que culpa tenho eu,se tudo se perdeu,se vós quisestes assim,já falei?O comportamento de vocês remete-me ao correto e saudoso sambista Agepê de todas as formas:Descobre o rosto,tira o véu.Ponto.Não avencemos o sinal.

        1. Observem se a Madona de Cedro
          Observem se a Madona de Cedro que o Blog entrega ao seu principal comentarista politico,esta ou nao em minhas maos:Reclamei da apatia de voces em relacao a certos comentarios meus,apressaram-se a me dar satisfacoes.Por obvio,nao de forma unanime,mas como sou um admirador de alguma coisa de Nelson Rodrigues que deblaterou para a posteridade que toda unanimidade e burra,dou-me por satisfeito.

  14. 3G, AMBBEV, TUCANOS, BANDIDOS DE TOGAS.

    Eu só não consigo entender porque os donos da 3G, da Ambev e tantas outras maravilhas do capitalismo satânico, cointinuam atuando livremente e mantendo seus carneirinhos amestrados que usam o apelido de “tucanos” a rédeas curtas e contas bancárias altíssimas, e nenhum deles é investigado pelos nobilíssimos, magnificentíssimos, órgãos de investigações de bamdidos, corruptos e ladrões do erário?

    Dra Eliana Calmon tinha razão quando chamou esses marajás da justiça nacional de BANDIDOS DE TOGAS, pois se eles fossem honestos, essas bandidagens do ricos e poderosos seriam todas barradas na justiça e seus executores, apesar de toda grana,  seriam exemplos para a humanidade quando ocupassem celas de presídios.

    O MUNDO SERIAM MAIS JUSTO E TODOS VIVERIAM MELHOR.

  15. Que sina!

    Como dizem os franceses la boucle est bouclé. So falta acrescentar que os chineses, com os cofres cheios de dolares americanos e ja prevendo que eles vão morrer na proxima crise com esse dolares todos podres, estão comprando empresas em todo mundo e assim dispersando seu dinheiro que é moeda podre nos cofres chineses.

  16. Default da Dívida Interna ou Auditoria.

    Nassif, lendo a entrevista de Samuel Pessoa no Valor de hoje em que ele fala de “conflito distributivo”, sugiro que se comece a discutir a questão do não pagamento da Dívida Interna ou, ao menos, a sua Auditoria.

  17. Discussão sobre o Default da Dívida Interna ou s/Auditoria

    Não estaria na hora de começarmos a discutir o não pagamento da Dívida Interna, ou, ao menos, sua Auditoria?

  18. Nassif, não está na hora de

    Nassif, não está na hora de começarmos a discutir o não pagamento da Dívida Interna ou, ao menos, de uma Auditoria? Samuel Pessoa hoje no Valor fala em “conflito distributivo civilizado”. Isso existe? 

  19. Leio Nassif e gosto de

    Leio Nassif e gosto de Nassif, mas como  também penso (logo existo), gosto de testar suas teorias conspiratórias. Não para contestá-las (não tenho essa capacidade).

    Essa aqui, por exemplo, transforma o primeiro texto dele sobre a venda do sistema Eletrobrás, visto como uma montagem para compra pelos chineses, num negócio agora forjado para o grupo GP investimentos. O secretário executivo do ministério, Paulo Pedrosa – que nesse artigo virou o novo arquiteto do plano de vendas da empresa -, sequer aparecia entre os nomes citados no primeiro artigo, junto com helena Landau, a musa das privatizações.

    Há também uma discrepância muito grande entre o valor patrimonial da empresa, entre óticas de Nassif e  do presidente da mesma. Aqui Nassif o estima em cerca de R$ 400 bilhões (média de 400 e 600 milhões de ativos, menos endividamentos “reais” e “ocultos de 39+64 bilhões). Esse valor parece mais referenciado na citação feita no primeiro artigo da estimativa de investimentos feitos pela sociedade ao longo da existência da empresa. Investimento não se transforma em ativo eterno. Pode perder valor ao longo do tempo. Entre os governos de FHC, lula e Dilma, pode ter havido uma grande destruição desse valor. Como o presidente da eletrobras estima o PL da empresa em cerca de R$ 30 bilhões, Nasssif poderia apontar, em próximos artigos, onde poderia estar essa diferença de cerca de R$ 370 bilhões, considerando a sua enormidade.

    Enfim, o artigo pode estar certo ao dizer que o ministro é uma peça decorativa. Isso ficou claro quando em artigo divulgado por ele mesmo, dias antes do anuncio da venda do sistema, asseverou  que a Chesf não seria privatizada, criando algum alento (logo desfeito) no túmulo de Apolônio Sales. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador