A corrupção e o inimigo de Fábio Jr, o tempo

Por J. Berlange

A corrupção (transgressão da norma moral, legal ou costumeira) como conduta reprovável está presente desde sempre, em todos os lugares e a todo momento, na vida do brasileiro. É uma praga que colou e incorporou no DNA do jeitinho brasileiro de obter vantagens e privilégios. O corrupto é até prestigiado por seus iguais, quando exibe rápida ascensão no nível de vida e de patrimônio. É sinal de esperteza e inteligência…

A conduta do corrupto, por si, não é escandalosa. Escândalo é um fenômeno midiático. É a técnica de expor e manter em evidência os fatos que o dono do jornal decide não esconder do público. A força da imprensa, segundo Roberto Marinho, está na arte de esconder. É desta prática ocultante que advém a riqueza dos donos da mídia. O escândalo é uma técnica de marketing posta a serviço dos mercados e da política. É assim que a mídia trata “o fato” quando o desafio do marqueteiro é atrair e vincular, à “versão do fato”, sentimentos de amor ou de ódio, de esperança ou de medo.
A mídia, portanto, a serviços dos interesses que determinam a distribuição de riqueza e de poder, não tem compromisso com a verdade. Apenas usa a versão do fato como meio para alcançar fins escusos, adrede ocultados de suas vítimas, relacionados com a construção de preferências que determinarão as escolhas da vontade. 

A função jurisdicional (juiz, judiciário) tem o fim operacional de investigar a veracidade do fato para fazer um pronunciamento final em termos de responsabilização (julgamento). Para isto, a atividade do juiz é indispensável e o seu exercício protegido por garantias constitucionais. O processo jurisdicional, em regra, é público. Excepcionalmente, deverá se desenvolver sob segredo de justiça, como forma de se proteger valores socialmente relevantes, em regra, relacionados com a preservação da dignidade e da reputação do ser humano e de seu patrimônio socioeconômico.

Neste mundo de tecnologia avançada, na investigação dos fatos, o testemunho das pessoas cada vez mais cede lugar de destaque para tecnologia de informação, suas redes e seus equipamentos de vigilância, rastreio, busca e interação. Nesta trajetória de avanço para que o domínio dos fatos seja feito por máquinas, redirecionar para a prova testemunhal o método de perseguir essa borboleta chamada verdade indica nonsense. Pior, ainda, quando o testemunho é feito por delação de infratores e à barganha de prêmios (vantagens, privilégios, tratamento diferenciado). Tal é o instituto da delação premiada. Um risco para o sistema de garantias da liberdade e da dignidade da pessoa humana. 

Por tais motivos, esse retrocesso cobra uma compensação: a fase inquisitória (delação premiada) deve ser feita em segredo de justiça, tamanha a temeridade com os riscos: uma prisão preventiva não é feita porque o cara pecou, mas para evitar que ele venha a pecar.

Mas, como o objetivo imediato da Lava Jato não é verdadeiramente o combate à corrupção – que assola o País por meio de Licitações Fraudulentas desde o governo de Castelo Branco –, mas o de ajudar os partidos da oposição neoliberal e conservadora a retomar o governo que está encravado nas mãos do PT, vale tudo: a inquisição é seletiva, o processo é direcionado a produzir efeitos sentimentais nos eleitores (amor e ódio), a delação premiada é vazada para a imprensa golpista que esconde o que é bom para seus próprios interesses e transforma em escândalo o que prejudica a seus adversários. E se observe a distância que há entre a ‘prisão preventiva para a delação premiada’ (escandalizadas), o oferecimento da denúncia (também escandalizado) e o processo, no qual se fará, finalmente, a defesa do réu e o seu julgamento. 

Na percepção fantasiosa e no discurso criminoso de Fábio Júnior: Lula, Dilma e Zé Dirceu estariam levando o país à desordem, enquanto esta mesma ‘quadrilha’ promoveria a maior roubalheira de todos os tempos no País. Quando, na verdade, é a Globo e a mídia golpista que promovem artificialmente o maior escândalo já planejado por marqueteiros profissionais, em todos os tempos. O artificialismo está na manipulação que oculta as datas em que os fatos foram praticados pelos delatores, todos demitidos da Petrobrás desde 2012.

E o Fábio Jr pensando (ou encomenando) que o escândalo que a telinha mostra hoje no jornal (e há mais de um ano), está acontecendo em tempo real… Como se a data do início da escandalização, e de suas fases, não tivesse sido escolhida a dedo por profissionais de planejamento contratados para servir a interesses do capital estrangeiro…

Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
     
    A OPERAÇÃO LAVA JATO É

     

     

    A OPERAÇÃO LAVA JATO É CAPAZ DE DESMORALIZAR AINDA MAIS A DESMORALIZADA JUSTIÇA BRASILEIRA

    Entenda

     

    A delação premiada [premiada! E sob os arreganhos das masmorras da ‘Guantánamo do Paraná’!] do empreiteiro Ricardo Pessoa da UTC fundamentou a prisão do senhor João Vaccari Neto [prisão ilegal, a bem da verdade!];

    A delação premiada [premiada!] do Ricardo Pessoa da UTC também embasou requerimento do ministro Teori Zavascki endereçado ao juiz Sérgio Moro no sentido de que sejam promovidas investigações relativas, pasme, à presidente da República em exercício e ao [eterno] presidente Lula – às favas o “estorvo do processo”, dispositivo enfatizado pelo jornalista Luis Nassif em alusão a decisão correlata do procurador geral ‘Rodrigo Moro Gurgel’;

    (…)

    No entanto, o conteúdo da delação do mesmo Ricardo Pessoa [da mesma UTC] não provocou admoestação alguma ao “menino prodígio” Tiaguinho Cedraz do Mensalão das ‘[mega]pedaladas’ da quadrilha do Ricardo Pessoa [da mesma UTC] no TCÚÚÚÚÚÚúúú…

    No entanto II:

    o conteúdo da delação do mesmo Ricardo Pessoa [da mesma UTC!] foca no DEMoTucano Alousio Nunes Ferreira…

    Contudo, aí, os [mesmos!] investigadores da Lava Jato gritam:

    “Ôpa, ‘pera’ lá, o Aloysio [Nunes Ferreira] não deve ser investigado pelo circunspecto Teori Zavascki…”

    E antecipam a sentença (sic): “se o Aloysio [Nunes Ferreira] cometeu algum deslize… O malfeito foi de natureza eleitoral, nada que possa ser tipificado no âmbito Penal!

    Vamos combinar, então: o processo que envolve o [Tucano] Aloysio [Nunes Ferreira] deve ser redistribuído para outro ministro da Suprema Corte. De preferência, através de um sorteio. Lembrando que o supremo Gilmar Mendes é detentor de uma sorte pra lá de incrível! Outro sortudo é o Luiz Fux!…”

     

    RESCALDO:

    esculhambação tem limite!

    Ou não?!

    ‘Eita’ Casa Grande escrota, siô!…

     

    EM TEMPOS GOLPISTAS:

    e o nosso nariz de palhaço padrão Itu cada vez mais rubro de vergonha!

     

    Messias Franca de Macedo

    Feira de Santana, Bahia

    República de ‘Nois’ Bananas

     

  2. Para se gravar:
    “A força da

    Para se gravar:

    “A força da imprensa, segundo Roberto Marinho, está na arte de esconder”

    A qual se juntam:

    – Millôr Fernandes em 2006:

    “A imprensa brasileira sempre foi canalha. Eu acredito que se a imprensa brasileira fosse um pouco melhor poderia ter uma influência realmente maravilhosa sobre o País. Acho que uma das grandes culpadas das condições do País, mais do que as forças que o dominam politicamente, é nossa imprensa. Repito, apesar de toda a evolução, nossa imprensa é lamentavelmente ruim. E não quero falar da televisão, que já nasceu pusilânime”.

     

    – prof. Andrew Oitke, catedrático de Antropologia em Harvard

    “A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular.”

     

    – Lula, aos Blogueiros

    “Na imprensa do Brasil, ninguém vai saber o que aconteceu no Brasil com o meu governo. O futuro leitor tem que ler as revistas inglesas, francesas, os jornais alemães, e, acima de tudo, vocês, a internet”.

    Fonte: blog do Saraiva

     

  3. Um medíocre se aproveitando da situação

    É o quarto poder, em época de bandidagem Murdochiana, querendo ser o primeiro poder.

    Quanto ao cantorzinho…

  4. Mais um “artista”, alem de

    Mais um “artista”, alem de Lobão e Roger, enrolado na bandeira, gritando contra a corrupção que  o PT inventou.

    O mais lamentavel é que o PT, no assunto, pratica bastante antiga entre nos, é aluno novo.

    Tão novo, inexperiente, que escolhe como “operadores” do dinheiro, que vai para la e para ca, os mesmos  que de longa data, ja atuavam para os adversarios, ou melhor, para os inimigos.

    Podemos ate dizer que o unico assunto em que petistas e oposição se entendem é na escolha de “operadores”.

    Triste  ver que o governo apanha calado ate de “artista” que nem artista  é.

    Fabio Junior, diferentemente de como é classificado pelos jornais, não é, nem nunca foi, cantor e muito menos ator.

    Trata-se apenas um desses produtos pasteurizados da industria do entretenimento, inventado pela Globo.

    Para quem viveu nos anos da ditadura e assistiu os artistas de mãos dadas na frente do povo, nas passeatas, enfrentando bombas e cacetetes, sobra a impressão de que algo errado acontece com essa importante categoria da sociedade.

    Hoje,o ator não é mais um Paulo Autran, um Sergio Cardozo, mas um Malvino Salvador, ou aquele outro global que afirma não gostar de ler e de teatro.

    Na terra do Tom Jobim, do Pixinguinha, musicos não são mais o João Gilberto, o Milton Nascimento, mas o Lobão,o Roger.

    Estamos mal nesse quesito.

    E regendo essa orquestra toda de lobões, rogers e fabios esta o Juca, nosso ministro da cultura, sempre bastante interessado em hip hop e em derrubar a lei de direito autoral.

    Alias, tem ate uma certa razão o nosso Juca. Assim, todo “artista” passara a ser um empregado da Globo. Tera seu sustendo assegurado e o povo a sua diversão garantida..

     

  5. Homens e homens…

    Quanto mais observamos esse ser deformado por inúmeras plásticas e bottox, admiramos um Chico Buarque onde traz no rosto as rugas que se formaram ao encantar desde moço, os nossos corações com letras e músicas inteligentes e maravilhosas! VIVA A DIFERENÇA!!!! 

  6. Cantor de bosta, idiota,

    Cantor de bosta, idiota, analfabeto politico, manipulado pela mídia.

    Foram com essa palavras elogiosas que ele me deu block no tweeter.

    Sem vergonha, sujeito ingrato ! Acho que ficou ofendido por ser cantor de bosta, até porque, o resto que disse ele não entendeu.

  7. Cansou de aparecer como multidivorciado

    Ele deve ter se cansado de ser lembrado somente pelos seus sete casamentos (virou até mote de comercial…), e resolveu pegar carona no foguete do sucesso instântaneo que é criticar o PT.

  8. Entre a grosseiria do cantor e o delírio do articulista

    Às grosseirias da oposição os partidários do governo respondem com mais a absoluta falta de percepção do real. (1) “O objetivo imediato da Lava Jato não é verdadeiramente o combate à corrupção (…) mas o de ajudar os partidos da oposição neoliberal e conservadora…”. Mas como, se há denúncias contra parlamentares de inúmeros partidos, como os super-progressistas PP e PMDB, respingando inclusive o PSDB? (2) Considerar de “esquerda” um governo que tem por ministros Kátia Abreu, Kassab e Levy é, no mínimo, delírio. (3) Para o autor “é a Globo e a mídia golpista que promovem artificialmente o maior escândalo já planejado por marqueteiros profissionais, em todos os tempos”! Essa tendência a achar, na esteira do alouprado Slavoj Zizek, que é a ideologia “cria” realidade, dá nisso. Também a atual extrema-direita alemã (Pegida, NPD, etc) não se cansa de bradar contra a Lügenpresse, a “imprensa mentirosa”. O termo era usado pelos nazistas antes de 1933.

     

  9. deveria ser processado

    e no Foro de N.Y. Pedindo ressarcimento financeiro pesado pela calúnia. Por muito menos o ex-Presidente da Petrobrax pediu U$ 100 Milhoes contra o boquirroto P Francis…

    Queria ver onde F Jr enfiaria o rabão de rato gordo e safardana… filhote da #MidiaBandida!

  10. É isso aí, mas prefiro

    É isso aí, mas prefiro analisar dentro desse fenômeno anti-petista “badtrip” muito bem diagnosticado pelo EduGuim. Uma coisa é voce ser coxinha do tipo desinformado ou mal informado, pelo pig, naturalmente. Dá para entender que esse cidadão comum que não tem acesso ao contraponto, possa achar que os governos petistas são os mais corruptos da hsitória.

    Dá até para aceitar que o sujeito não pare para pensar e constate, “ôpa, peraí, mas nunca se investigou e se puniu tanto no Brasil”. Sei lá, o coxinha pode achar que isso tudo é por conta do juiz héroi Moro e a “imprenas livre”, apesar do PT.

    Mas o que leva um sujeito aparentemente civilzado e educado a dizer que “o dedo que o Lula perdeu está no nosso c….”? E incentivar sua platéia a mandar a presidenta, uma senhora avó, a “tomar no c..’? Isso não é normal. É diferente de, por exemplo vestir luto e postar no Facebook por que o STF deu garantias de defesa à “mensaleiros”, como a Natalia Timberg É equivocado e ingênuo mas está dentro do razoável. Não é baixaria e promoção de ódio para aniquilar adversários ideológicos.

    Isso é que é o preocupante, Nassif. E o Edu procura diagnosticar essa “doença” que está contaminando boa parte de nossa classe média. Não ser contra o PT, que é democrático, mas perder a noção de limite da convivência civilizada. Um surto de sociopatia coletiva

  11. Existe no Brasil uma fantástica fábrica de corrupção

    Uma fantástica fábrica de corrupção chamada “INEXIBILIDADE DE LICITAÇÃO”, que atinge em cheio os meios artísticos e que movimentam milhões e milhões de reais, saídos dos cofres públicos para pagamento de milhares de shows pelo Brasil afora, fazendo a festa de artistas que entram no negócio milionário shows artítisticos bancados pelo poder público. É, estamos falando de dinheiro público, do nosso interesse, a delapidar o patrimônio nacional.

    É BATATA! Cobrou para o poder público além dos valores normais do mercado, é dinheiro desviado, lavado descaradamente de corrupção, propina. É fácil os tribunais de contas contabilizarem o tamanho dessa corrupção é só exigir o levantamento de todas contratações artisticas, utilizando a tal da inexibilidade das licitações, e somar todos os contratos com sobre preço, de todos os shows de todos os artistas em todo o Brasil que realizaram essa contratação cobrando além dos valores que percebem.

    Daí se tem o montante exato, com pouca diferença, dessa porta escancaradas que fazem cantores (as vezes mediocres) milionários pelo Brasil afora. Mexeu com dinheiro público, recebeu, tem que prestar contas. Principalmente nessa modalidade de inexigibilidade. Convidem o Fábio Júnior para o centro do debate.

  12. Realidade

    “Quando, na verdade, é a Globo e a mídia golpista que promovem artificialmente o maior escândalo já planejado por marqueteiros profissionais, em todos os tempos. O artificialismo está na manipulação que oculta as datas em que os fatos foram praticados pelos delatores, todos demitidos da Petrobrás desde 2012.”

    Tal conclusão sobre os fatos  não convence a maioria da sociedade.Os escândalos da corrupção no Brasil são muito sérios e não tem nada de artificial.Os envolvidos são o Estado(os 3 poderes institucionais) e o poder econômico capitalista. Ponto final.

  13. Fábio Júnior nunca existiu,

    Fábio Júnior nunca existiu, como cantor e ator, fora do Sitema Globo de Comunicação.

    Foi fazer média na rua 46, em Nova York, com seus patrões de longa data.

     

  14. Cantor e Ator mediocre em

    Cantor e Ator mediocre em decadência

     

    Mais um tentando aparecer para compensar sua decadência artistica.

    Mediocre e hipócrita tá cheio neste meio.

    Vai procurar outra tonta para casar, ou protagoniza alugum escandâlo , quem sabe assim você aparece na midia.

     

     

  15. Fábio Junior

    E tantos outros, como o Ney Matogrosso. É só usar o “controle remoto”, como disse a presidente em uma frase prá lá de infeliz. Ela não percebeu que não adianta, são todos da mesma “panelinha”, ou melhor, do Milleniun. Ninguém lê mais nada além de 5 linhas e manchetes. E parece que a internet acabou por piorar a coisa e ninguém reflete mais s/ o que lê, prefere a “reflexão” já pronta de outros, feitas s/ encomenda do patrão.

    Acredito tb que esses srs. cantores (idosos) entram nessa procurando novos fãs, já que a maioria dos “passeateiros” são jovens.

  16. UM PRODUTO DO MEIO

    O que o Fábio Junior fez, foi evidenciar o seu níviel de alienação, AFETADO que é, pelas DROGAS.

    AS QUÍMICAS E A GLOBO.

    Ambas atuam diretamente no raciocínio lógico dos consumidores.

  17.  
    Já que o articulista falou

     

    Já que o articulista falou em LICITAÇÕES FRAUDULENTAS, vou abordar um tema aqui, esquecido ou desconhecido.

     Se houve superfaturamento=sobre preço nas obras da Petrobrás, o encarregado de elaboração da Planilha Orçamentária tinha que ser processado, e não foi.

    EXPLICO.

    Todo edital de obra pública é acompanhado de vários anexos, inclusive da Planilha Orçamentária, peça que é elaborada por um técnico, ou oor uma comissão, ligada à Comissao de Licitação. Nesta planilha são fixados os preços dos materiais e serviços envolvidos na obra.

     O licitante pode ou não concordar com os valores da planilha. Não concordando, pode o licitante oferecer outros valores, alterando-os para para baixo ou para cima, dentro de um percentual fixado pela Lei das Licitações. Se os preços modificados forem abaixo ou acima dos percentuais legais, o licitante é desclassificado e excluído do certame, prosseguindo o processo com os licitantes que mexeram nos preços dentro dos parâmetros legais, sendo proclamado vencedor aquele que ofereceu o menor preço global ou por item, conforme especificado no edital.

     Assim, não há falar em superfaturamento sem envolvimento dos responsáveis pela Planilha Orçamentária, que são os únicos responsáveis para fixação dos preços dentro ou fora da realidade do mercado.

    Então, há de se perguntar: de onde vem o lucro do licitante? Vem de um tal BDI que tem uma fórmula própria para ser calculado, que não é caso de discussão nesta oportunidade.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador