A difícil decisão da filha de Hugo Chávez

Por Paulo F.

A mais difícil decisão cabe a Rosa Virginia Chávez

por Luís Manuel Cabral, Do Diário de Notícias de Lisboa

Hugo Chávez com a filha, Rosa Virginia, em Havana, no passado mês de abril

Hugo Chávez com a filha, Rosa Virginia, em Havana, no passado mês de abril Fotografia © Reuters

Cabe à filha mais velha de Hugo Chávez, Rosa Virginia, a mais difícil decisão de todas: dar a ordem para desligar a máquina que mantém vivo o seu pai. A ida do irmão mais velho do presidente venezuelano a Cuba está a ser vista pelos analistas como “um último adeus”.

Adán Chávez, o irmão mais velho de Hugo Chávez, viajou para Havana, em Cuba, para visitar o Presidente venezuelano. Uma visita que já é considerada pelos analistas como um último adeus de Adán ao seu irmão. À cabeceira da cama de Chávez, desde que começaram os tratamentos em Cuba, permanece a filha mais velha de Chávez, Rosa Virginia, a quem, por questões legais, recai a mais difícil decisão de todas: dar a ordem para desligar a máquina que mantém vivo Hugo Chávez.

Segundo avança o jornal espanhol ABC, Hugo Chávez, sofre agora de uma inflamação abdominal. O Governo venezuelano admite que o Presidente do país padece de uma “insuficiência respiratória” devido a uma “infecção pulmonar grave”.

Apesar de o seu estado clínico ser muito crítico, Hugo Chávez registou algumas melhoras da sua infecção pulmonar nas últimas 24 horas, o que permitiu aos médicos que o assistem baixar a quantidade de sedativos que têm administrado ao Presidente venezuelano, mantendo-o fora do coma induzido em que se encontrava nos últimos dias, refere o mesmo diário espanhol.

No entanto, segundo o ‘ABC’, a situação clínica de Chávez sofreu nova complicação devido a uma grande inflamação abdominal que, a perdurar, poderá implicar uma nova cirurgia. Na operação a que o Presidente venezuelano foi submetido no passado dia 11 de dezembro, já lhe tinha sido extraída uma parte do intestino delgado, e uma biópsia detetou células cancerígenas nas paredes do intestino.

Governo venezuelano reconhece gravidade da situação

O ministro da Comunicação venezuelano, Ernesto Villegas, confirmou a uma estação de rádio e televisão que Hugo Chávez sofre de insuficiência respiratória, em consequência de uma “grave infecção pulmonar”, após a operação a que foi submetido a 11 de dezembro, em Havana.

“Após essa delicada operação, o estado de saúde do Comandante Chávez complicou-se devido a uma grave infecção pulmonar”, disse Villegas, adiantando que “essa infecção provocou uma insufiência respiratória que requer agora um rigoroso cumprimento dos tratamentos”.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador