A incapacidade de Dilma de limpar a agenda negativa

A presidente Dilma Rousseff não nomeou ainda os presidentes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Não confirmou no cargo, ainda, Ministros de área social. Não definiu, com os respectivos Ministros, os projetos centrais de cada Ministério. Conclamou os Ministros para uma estratégia de comunicação, mas não definiu a estratégia.

Na 5a  feira passada criticou duramente – para assessores, vazando para os jornais – a estratégia de divulgação do “impairment” da Petrobras, que permitiu que um ajuste de R$ 88,8 bilhões nos ativos fosse tratado pela mídia como custo da corrupção.

Mas, da parte de Dilma, nada foi feito para preparar a empresa para enfrentar o terremoto atual.

***

Existe um CEO adequado para cada circunstância. Para períodos de crescimento, de contenção, para épocas de crise, cada circunstância exige um perfil diferente.

Graça Foster é uma funcionária exemplar da Petrobras, mas exposta a um fogo cruzado intenso e desgastante, que a obriga a pensar na empresa, na sua segurança pessoal e a explicar-se diariamente sobre malfeitorias das quais não participou.

Além disso não tem experiência de CEO para analisar todas as circunstâncias e desdobramentos da crise atual.

O momento exigiria um CEO experimentado em questões de governança, que pudesse implantar métodos modernos de controle e isolar a operação definitivamente da crise política e policial.

A insistência de Dilma com Graça Foster foi imprudente e injusta para com ela própria. De certo modo repete-se o que já ocorreu em outras áreas do primeiro governo Dilma, em que a demora em proceder a substituições inevitáveis acabou  por impor sacrifícios adicionais às pessoas que permaneciam no cargo.

Dilma julga estar agindo com lealdade com seus subordinados, mas apenas os expõem a uma dose de sacrifício adicional, antes do inevitável.

***

A segunda perna da estratégia seria  um presidente de Conselho de Administração com status de Ministro para administrar a crise, conversar com as empresas de auditoria, com o Grupo de Trabalho da Lava Jato, com o próprio mercado. E, principalmente, articular com os bancos operações de salvamento dos fornecedores da Petrobras, para impedir o desmantelamento da cadeia produtiva do petróleo e gás – que responde por 13% do PIB.

De preferencia, alguém que já tenha sido CEO de grandes grupos, que conheça os humores do mercado nacional e internacional, que saiba analisar os desdobramentos de decisões internas sobre o balanço, o mercado e os fornecedores.

***

Está certo que, desde as eleições, Dilma não teve um minuto de sossego. No dia seguinte ao da apuração, já estava sob fogo cruzado. Mas o momento exige decisão. E exige, acima de tudo, discernimento e método para gerir o país em um pedaço complicado que virá pela frente.

Em períodos críticos como o atual, o governante não pode se dar o direito de apostar – como fez Dilma, mantendo Graça Foster no cargo quando normas mínimas de prudência recomendariam sua substituição, inclusive para tirar o tema Petrobras da frente e permitir ao governo avançar em uma agenda positiva.

***

Tome-se a Procuradoria Geral da República. É um cargo relevante, mas longe da importância e da complexidade da Presidência da República. No entanto, o PGR conta com um conjunto de conselhos de alto nível – composto pelos quadros do Ministério Público Federal – para aconselhá-lo em todos os temas relevantes, de questões políticas a questões constitucionais.

Quando se olha para o Palácio do Planalto, o que se vê – ainda – é o governo de uma só, com poucos conselheiros opinando nas análises conjunturais, políticas e econômicas e quase nenhum sendo ouvido. E os problemas se acumulando pela incapacidade de Dilma de pensar friamente, estrategicamente para ir limpando o sótão de fantasmas que nunca são exorcizados.

Luis Nassif

151 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ela deve

    seguir os conselhos do Mercadante, só que o Mercadante é um inútil(só pensa em cima do seu umbigo) igual ao Eduardo Cardozo que ela manteve como ministro.

    1. Exatamente

      É exatamente isso, José Abrantes. Ela está se aconselhando com quem não tem nenhuma ideia aproveitavel de como governar.  Parafraseando o Príncipe da Privataria; “assim não pode, assim não dá”.

  2. Qual é a novidade?

    Infelizmente a presidente Dilma tem demonstrado ao longo do seu primeiro mandato, e muito antes, quando era ministra, a absoluta incapacidade de delegar.

    O resultado está aí para todos verem: uma Petrobras agonizando em praça pública sob a pressão conjunta de especuladores oportunistas e uma oposição que quer ver sangue contra o governo, um ministério paralizado com “figurões” como o Ministro das Minas e Energia e o Ministro do Esporte, nenhuma medida apresentada pelo novo governo a não ser de arrocho, uma câmara dos deputados prestes a ser presidida por um representante do que tem de pior na classe política…

    A presidente parece um animal selvagem paralizado no meio da estrada pelos faróis altos do caminhão que vai atropelá-lo, incapaz de se mexer para sair do perigo.

    Desse jeito vamos começar desde já a fazer a contagem regressiva para o primeiro de janeiro de 2019, quando quem sabe algo voltará a acontecer. O menos que se possa dizer é que essa não era a expectativa que se tinha depois da reeleição.

    Os próximos quatro anos serão longos…

    1. Oportunistas onde?

      Nicolas,

      a Petrobrás, empresa brasileira, pertencente ao povo, não está sendo ‘vítima’ de “especuladores oportunistas”! Já é faz muito tempo, vítima de quadrilhas, que governo após governo, solapam esse patrimônio, roubando à vontade, sempre acreditando na impunidade. O que aconteceu nos últimos anos, é que o atual governo surfou a onda de elevação do preço do barril, e com esses ativos valorizados, o grupo ocupante acreditou que poderia tirar mais do que seus antecessores. Foram com muita sede ao pote, e o resultado é a virtual “quebra” da empresa. Aguarde as ações internacionais, para entender o que digo sobre quebra.

      A Sra. Dilma, infelizmente não teve capacidade política-administrativa para dirigir a empresa, e muito provavelmente, não teve interesse em coibir a corrupção entranhada lá, há mais de 30 anos, e que só é crescente (afinal, como talvez venhamos a saber logo, com provas cabais, grande parte da verba de sua campanha, veio de lá).

      PSDB, PT, DEM, PMDB, PTB, PSD, PDT, PP, PR, e praticamente todos os outros partidos, são instituições de políticos brasileiros, a REAL elite, que nos vilipendia dioturnamente, durante nossa história! Não defenda essa corja, só porque se dizem ser um governo para o povo. MENTIRA!!!! Nenhum deles o é!!! Não sejamos inocentes! Eles governam somente para si mesmos! Fazem suas besteiras, e quando o ‘caldo entorna’, somos nós, os chamados a pagar a fatura, através de nossos impostos, que sobem nesses momentos. Essa é a receita de TODOS eles, já que alguém tem que pagar a conta. Aí, com o aumento dos tributos, os principais penalizados são os mais pobres, já que os produtos mais caros, prejudicam o poder de compra daqueles que tem menos dinheiro (via salários). Isso é governo popular? Onde? Mas pergunto: Fazemos o sacrifício, reduzindo consumo, aumentando a poupança do país, mas eles aumentam seus salários bem acima da inflação (veja o que prometem os candidatos à presidência da Cãmara e Senado), você acha isso correto?

      Repito: PRECISAMOS PARAR DE SER INOCENTES, DE ACREDITAR NESSES POLÍTICOS!!!! SÃO TODOS FARINHA PODRE, DO MESMO SACO!!!!

  3. Re primeiro paragrafo, tambem

    Re primeiro paragrafo, tambem tem um ano que Dilma nao aponta um novo ministrinho de merda pro supremo apezar da saida do Batman.

  4. “alguém que já tenha sido CEO

    “alguém que já tenha sido CEO de grandes grupos, que conheça os humores do mercado nacional e internacional”:

    Espera la!!!

    Eu ja vi isso antes!!!!!  Eh cooptacao by proxy.

    Agora, so agora, entendi o “premio” de Graca Foster.  Eh que pro “mercado” internacional, eh mais interessante levantar a bola dela.

    AGORA sim, eu entendi.  Alguem duvida?

    Sua sugestao de meses atraz, de trocar Graca Foster, esta certissima, Nassif.  Eu devia ter visto isso antes!  (e logo do Texas, que nao adora exatamente mulheres em poder, e muito menos mulheres latinas em poder…)

  5. Dilma joga o jogo

    Dilma e Graça são um desastre em termos de comunicação? Talvez. Eu, de outro lado, julgo que elas estão jogando o jogo que se propuseram a jogar. Dilma substituiu Gabrielli e imediatamente abriu guerra contra ele, tendo Graça como a responsável por fazer o trabalho de desgaste da empresa e da antiga administração. Na fase atual dessa guerra em torno da hegemonia na Petrobrás, Nassif, em post ainda no fim de ano, salvo engano, apontou a necessidade de substituição da presidenta da Petrobrás por alguém do “mercado”. Nomes diversos foram levantados, dentre eles Rodolfo Landim. Julgo que a situação posta está nesta direção: após Levy e a entrega do comando da economia, Dilma irá entregar a Petrobrás a alguém do “mercado”, quem sabe indicado pelo Bradesco também. Está em curso a tempestade perfeita sobre Graça, que já cumpriu seu papel de desgastar a empresa no limite. Além disso, é óbvio, também o Conselho de Administração vai ser entregue a alguém de “mercado”, para garantir efetivamente o controle das decisões da empresa por parte do “mercado”. Nesse momento, Sérgio Moro e a lava Jato serão retirados de cena e o acordo celebrado. E a vida segue. A eleição provável de Eduardo Cunha amanhã pode ser mais uma peça nesse jogo.

  6. Dilma se isola no Planalto e

    Muito além dos problemas de gestão, Dilma ainda se isola no Planalto e isola o governo federal do povo, Resultado? A midia e a oposição deitam e rolam.

    A presidenta não pode ficar mais 4 anos calada por mais competente que seja. A presidenta precisa vencer a batalha da comunicação. O discurso que ela fez aos ministros serve perfeitamente para ela.

    Dilma não pode dar entrevistas “exclusivas” apenas quando vence as eleições. Isso tem que ser feito a todo momento. O presidente Lula era especialista nisso. Respondia as provocações. Encarava o inimigo. Todo dia tinha declarações dele nos jornais. Ele defendia o seu governo.

    Tenho certeza que a Presidenta só se baseia na ideologia dos grandes grupos de mídia. Ela desconhece por completo o que acontece na blogosfera e na militância. As ações que ela toma já provaram isso. O histórico pavor petista frente à esses grupos de comunicação continua firme com ela.

    Hoje, quem defende o seu governo não é nem ela, nem o próprio PT. São os militantes e ninguém mais. Mas isso já está cansando, nem mesmo o mais fiel dos militantes resiste a essa inação do governo Dilma.

    Ou a Dilma “desce para o Play”, ou o seu governo ficará cada dia mais fraco. Mesmo essa oposição ridícula que o Brasil tem, acaba ganhando forças com essa ausência.

    O grande inimigo do governo Dilma continua sendo sua total inabilidade na comunicação. Tudo se perde nas penumbras do Palácio….

    1. O inimigo do governo Dilma é

      O inimigo do governo Dilma é o que foi feito durante 12 anos de PT. Endividamento, endividamento e endividamento. Uma hora a conta tem de ser paga.

  7. Mudar é preciso!
    A ausência

    Mudar é preciso!

    A ausência de pronunciamentos da Presidenta, esclarecendo a opinião pública sobre questões da Petrobrás, crise hídrica, ajuste fiscal, entre outros temas, dão a impressão que nada do que está acontecendo é de fato  preocupante ou merece alguma importância… Se fosse ela teria outra atitude perante a nação e, particularmente, perante quem a elegeu!

    Não é possível compreender por que ela não vem a público tranquilizar a nação e mostrar que o Brasil não está a deriva! Também é incompreensível entender o motivo que leva a Presidenta a se manter na defensiva diante de ataques levianos da mídia, denúncias sem provas e seletivas, omissão e desinformação e acusações partidarizadas.

    A Petrobrás está sendo completamente desmoralizada pela mídia golpista que deseja vê-la entregue ao capital privado internacional e seria ingenuidade pensar que o simples afastamento de Graça Foster tiraria uma empresa de tamanha importância como a Petrobrás da mira dos privatistas. Por outro lado é visível que que Foster não está dando conta de responder à sociedade, está desgastada com o impacto de tanta corrupção, veiculada incessantemente.

     

    Já passou da hora de Dilma controlar a sua teimosia desastrosa e ter a humildade de ouvir os que, realmente, querem e pode ajudá-la a organizar  e implementar o desenvolvimento do país. 

    Por outro lado, não adianta cada ministro em sua pasta tratar da comunicação de forma departamentalizada.  A Presidenta precisa sair do silêncio e dar satisfações ao povo em tempo hábil, de forma clara e eficaz,  sobre os principais problemas, acontecimentos e comentários que repercutem no país.

    Mesmo estando entre os que fizeram campanha, voluntariamente, e votaram no 13, já posso afirmar: Assim não dá!

    1. Sem provas?

      Lúcia,

      se alguém te acusasse de algo que você não fez, não apresentasse provas, e ainda te caluniasse na imprensa, o que você faria?

      Eu, processaria sem piedade, civel e criminalmente. Por quê isso ainda não foi feito em nenhuma esfera, em todos os casos divulgados pela imprensa dita golpista até agora?

      Atacar a imprensa que noticia as ocorrências, mesmo que tendenciosamente, mas certamente, com razão (a inexistência de processos formais comprova isso), não é a solução. Foram e são corruptos, roubaram o NOSSO dinheiro, e não querer ver isso, é um tipo de cegueira espantosa por parte de boa parte de nossa população. Estão roubando o POVO. O aumento de impostos penaliza os mais pobres, que perdem poder de compra, ficando mais próximos da carestia. Governaram errado, e agora, estamos pagando a conta. O Sr Levy não precisari ter sido chamado, se tivessem governado com responsabilidade social, e sem corrupção/roubalheira. Nosso país está doente, e a patologia responsável, é a praga política que aqui habita, em TODOS os partidos.

      Tenhamos uma visão clara, objetiva, desapaixonada, sem ideologia, pragmática e honesta. Não protejamos ninguém ou nenhum partido, pois eles não protegem o povo que os elege, eleição após eleição.

  8. A CEO e o inferno.

    Nassif, concordo com você que a Graça não é CEO para a Petrobrás, depois de 12 de PT, poucos teríam fígado para estar no lugar dela. Tivemos duas gestões lamentáveis que se sucederam em erros, roubos e desvios. A ex-gerentona do sistema elétrico nacional, ex-presidente do conselho da Petrobrás, ou mãe do PAC demonstrou o quanto o governo petista é incompetente. Lula e Dilma esgotaram a capacidade de endividamento da companhia e infelizmente do país. A Petrobrás deve mais de 500 bilhões e o Brasil chega a 2,3 trilhões de reais. Parte dessa dívida foi roubada escandalosamente, e outra parece ter sido jogada no ralo como as refinarias do Ceará (2,7 bilhões de reais) e a Arena Pantanal (meio bilhão de reais) que foi interditada a poucos dias por falta de segurança, só para citar dois exemplos. A conta vem chegando, e o brasileiro terá de pagar a alegria de políticos e empreiteiras.

  9. “Procura-se Dilma Vana Rousseff”

    Não dá para dizer que alguém que venceu as eleições mais disputadas da história do país não possui capacidade de comunicação. Mas Dilma, após a vitória, saiu de férias e se esqueceu de voltar até hoje. De vez em quando, como na posse ou na reunião ministerial, aparece e fala algo completamente descolado da realidade que estamos vivendo. Dilma não explicou as medidas recessionistas que tem tomado. Não explicou principalmente por que escolheu os trabalhadores desorganizados e desempregados, as viúvas (as MPs são simbólicas nas escolhas feitas), a classe média que vive de crédito para pagar as contas do déficit do governo. Manteve seu pior ministro (José Eduardo), que caminha para se tornar um mais longevos ministros da justiça da história do país, em especial nos períodos democráticos. Dilma, coração valente, não assumiu o governo para o qual foi reeleita. 

  10. petrobras 1 presidente

    petrobras 1 presidente técnico graça Foster e um político não teria tirado o Gabrieli. é muito estranho esse pessoal que está junto a presidente tudo quieto igual a ela aí tem treta

  11. Dilma não  é apenas incapaz

    Dilma não  é apenas incapaz de limpar a agenda negativa,Nassa,

     Ela é incapaz em tudo.

      Um verdadeiro horror!!!!!!

       Mais 4 anos com essa estrupício?

          O Brasil não apenas quebra….,

                   SOME DO MAPA.

    1. o brasil quebrou?

      Realmente, anarquista, o Brasil quebrou. Melhor estávamos na época de FHC, e dos tucanos, com uma dívida de 40 bilhões de dólares com o FMI, hoje temos 370 bilhões de dólares em reservas internacionais e somos o quarto maior credor indivdiual externo dos  EUA – http://www.treasury.gov/ticdata/Publish/mfh.txt – uma dívida pública líquida de mais de 60%, hoje ela está em 33%, um salário mínimo de 30 dólares, hoje ele é de mais de 300, uma taxa SELIC de 24%, um desemprego de mais de 15%, quando hoje ele está em 6%, o arroz custando 14 reais o saco de quinze quilos, um PIB de 504 bilhões de dólares, com um Brasil décima-quarta economia do mundo, quando hoje ele é de 2.3 trilhões de dólares e disputamos com a Inglaterra o sétimo e o sexto lugares, entre as maiores economias do mundo.

  12. Gente teimosa

    Nassif,

    Não é de agora que o blogueiro toca nestes dois assuntos nevrálgicos, o centralismo aburdo de DRousseff e a mais completa apatia quando a pauta é Comunicação, principalmente nos momentos que exigem un contraponto.

    Este governo sofre a maior de todas as campanha que já vi, é um tiroteio diário e implacável e, mesmo assim, o silêncio é praticamente sepulcral.

    Esta posição bastante arrogante do governo, isto é, de DRousseff, não contribui para nada, só faz provocar desgaste, pois ninguém quer saber de governo covarde porque resolveu ser assim, covarde. Na hora de pedir os votos DR soube fazê-lo, e a maior parte da sociedade a atendeu, e logo logo depois volta o silêncio da divindade superiora, que escala de primeira um Joaquim Levy com seu imposto horizontal e nem pensa na CPMF ou imposto sobre grandes fortunas.

    Quando o assunto é Petrobras, nunca vi uma empresa, em nenhum lugar deste mundo, sofrer um ataque tão duro por tanto tempo, meses a fio, e mesmo assim fica em silêncio, só abrindo a boca prá anunciar recordes de produção, um bando de ETs – qual será o fator impeditivo, ordem de DR, incompetência da diretoria, autismo dos sindicatos de petroleiros ou outro motivo que não consgo perceber ? Esta última de GFoster foi ridículam, está fora de prumo, mas tão fora de prumo que precisou DR passar a régua naquela turma de acomodados para, logo logo, aparecer outro tamanho para as perdas, inicialmente anunciadas por GFoster como sendo em torno de fantásticos R$ 88 bilhões.     

    Não é do meu temperamento ficar apoiando gente teimosa, com enorme dificuldade para delegar, e imagino que outros possam pensar como eu. Também tenho plena consciência que o meu apoio e nada é a mesma coisa.

     

    1. Concordo plenamente, Alfredo.

      Concordo plenamente, Alfredo. Nesses últimos dias pela primeira vez nesses últimos 12 anos baixou nesse cabeça chata uma desânimo daqueles. Quase uma depressão. Fiquei um mês fora das redes sociais e blogs. Inclusive deste portal.

      A impressão que tenho é que o país está acéfalo. Compreendo que a presidente passa por um processo de desgaste talvez só comparável ao do Lula em 2005. Mas este pelo menos se mexeu, estrebuchou. A passividade da presidente é irritante e preocupante.

      E para variar as “boas novas” do planalto são de lascar o cano: aumentos em insumos básicos(gasolina e energia), aumento de impostos(vetou o insignificante percentual de 6,5 que corrigia a já defasada tabela do IR, ou seja, mais garfada na classe média), o caso Petrobrás se arrastando feito uma alma penada, retorno das manifestações de rua, os problemas de solução de continuidade apontados pelo Nassif………..

      Sei não….a coisa começa a ficar a feia. 

      1. Governo federal

        JB,

        Obrigado pelo retorno.

        Você comenta diariamente a respeito das atitudes do governo federal, se posiciona perante uma campanha midática imunda, discute, participa de um blog com inegável abrangência, e depois disto tudo vem o retorno que compensa o desgaste diário, este que está aí.

        Eu também estou como você, só não estou deprimdo por conta dos remédios pós-cirurgia, é efetivamente muito cansativo.

        Agora o governo terá pela frente ECunha ( ele ganhando ou perdendo a presidência da Câmara) e o já habitual massacre midiático diário que já causou enormes danos ao país, resta ver até onde vai este trem.

        Um abraço

  13. Devo discordar

    Nao pode-se  entregar o queixo agora depois do jogo sujo e raso que vem sendo feito. 

    Se o governo ganhar a camara de deputados o jogo inverte completamente. E sim senhores, estamos falando de um jogo pesado, no qual o primeiro que piscar perde. 

    (Existe um crise em evolucao nos BRICS, e quem nao quiser fazer reformas vai perder. Principalmente a classe media desses paises. Ai a porca torce o rabo)

    E se caso eles ganhem a camara, a crise passa a ser de todos, que tambem eh positivo para uma eventual reforma politica, pois os cordeiros deixaram a mascarar cair. 

    Ela nao pode piscar agora. Se a Graca eh inocente, entao porque deve sair? Somente para dar carne as urubus?!

    E provando-se que ela eh inocente, prova-se que o atual modelo politico eh o real culpado por toda essa corrupcao. 

    Ps: Perdao pela ausencia dos devidos acentos!  

  14. Será que ninguém pensa um

    Será que ninguém pensa um pouco?Enquanto não se desenrolar a arapuca da presidência da camara este País esta travado e,megulhará num inferno se o eleito for,Eduardo Cunha também conhecido como Demônio,Coisa-Ruim ou Satanás.A Presidenta Dilma está fazendo um trabalho primoroso,de paciência e demonstração de Amor pelo Brasil e seu Povo.Presidenta,conte com o povo Brasileiro.Repito,se o Demônio for eleito presidente da camara a luta será sangrenta.

    1. fala sério!

         Amigo chico, fala sério. Cunha é do PMDB, partido que apoia Dilma…então me diga, quem vendeu a alma a quem? Vc então é a favor de Renan Calheiros, quer então trocar um demônio por outro. Veja, sua fala não tem coerência…vc chama um de demônio e quer se aliar, ou melhor, prefere um demônio melhor? Acorda.

  15. ” Cadeia Oleo & Gás ” + Industria Naval

      Já estava sangrando, demitindo, paralisando projetos, até mesmo os que estavam iniciados pararam, financiamentos secaram desde o ano passado quando começou este circo, o governo deveria ter agido firmemente no ano passado, o próprio Lula e outros agora ex-ministros, ainda antes das eleições, procuraram o Planalto para que se estabelece-se um gabinete de crise, que não foi montado, ou pelo menos uma gestão de controle de danos, que tambem não foi feita.

       O pior, tem pior ainda, esta sendo a “contaminação” de outras cadeias produtivas e de tecnologia, todas ligadas a empreiteiras,como a de Defesa, Comunicações (SGDC satélite ), Logistica e Infraestrutura, pois os bancos, incluindo o BB, não apenas cancelaram as linhas referentes a negócios ligados a PBR, mas a qualquer outras linhas nas quais as empreiteiras estão envolvidas, os casos da AVIBRÁS e MECTRON associadas a Odebrecht, são exemplos, o das obras civis relativas ao SGDC tambem ( Andrade Gutierrez, Camargo Correa, UTC e outras).

        Nos estaleiros, a situação que já era ruim, piorou após a PBR afirmar que reduzirá drasticamente os investimentos, portanto o scheduler da industria de construção naval será alterado, “jogado para frente “, e uma discussão permeará esta atitude, a de ter que negociar com os fornecedores externos, ou o cancelamento dos contratos, o que dá multa, ou convence-los a estender o prazo de entrega e pagamento ( sobem os juros ), do que foi encomendado.

         E sinto muito, creio, espero estar errado, que o timing para uma possivel reação ativa e propositiva, foi perdida, até mesmo uma dificil soma de ações para estabilizar, cercear, perdas e danos, ou mesmo uma ofensiva de midia positiva, já passaram do tempo

          Espero um melhor 2017.

  16. Dilma é um desastre na política

    Tira o Franklin Martins da comunicação.

    Mantém o Cardozo na Justiça. 

    Um ministro da fazenda que não traz nada de novo, apenas uma tentativa besta de agradar o mercado.

    Está na hora dessa Graça Foster sair, colocar para presidir a Petrobrás é o geólogo, ex-diretor da estatal e descobridor do pré-sal Guilherme Estrella.

  17. mas como?…

    se o acesso a tudo o que está acontecendo foi negado?

    no meu entender não pode fazer quase nada, além de resistir aos ataques da mídia e aguardar as denúncias

  18. A teimosia

    A teimosia da Dilma é incompatível com a idade que ela tem e com o cargo que ela exerce. Será que o seu secretário de assuntos aleatórios (Aloísio Mercadante) teria coragem de dizer isso a ela?

  19. seja quem for…

    duvido que tenha coragem, ou meios para desafiar ou redirecionar regras desse jogo sujo

    se alguém está precisando dar respostas imediatas é quem começou tudo isso, juiz Moro

  20. Se não abrir do olho, a

    Se não abrir do olho, a presidente Dilma vai corroer de forma irreparável seus indicadores de avaliação. As queixas, justas ou injustas, não se resumem mais aos opositores. Apoiadores e admiradores também começam a ficar incomodados com esse isolamento da presidente. 

    Essa caso Petrobrás caminha inexoravelmente para um desfecho politicamente tenebroso para seu governo. O isolacionismo de um mandatário é o primeiro passo, e o mais crucial, para uma escalada que todo sabemos onde vai culminar. O exemplo de Collor está aí para não nos deixar mentir. 

    Por que essa demora irritante em dar mais celeridade aos atos de governo? Por que o fastio em termos de boas notícias enquanto abundam as desgastantes, a exemplo de cortes orçamentários, aumento de impostos e elevação das tarifas de energia e combustível? 

    O Congresso “abre as portas segunda-feira”. Ninguém sabe o que dele sairá nesses tempos de marasmo, indecisões e cenários nada animadores.  É bom lembrar que em política nada é sólido. Como dizia Magalhães Pinto: “política é como as nuvens: a gente olha para elas e no minuto seguinte se olhar novamente já estão diferente”.  

  21. O articulista parte do

    O articulista parte do princípio que qualquer executivo com o perfil por ele definido aceitaria a empreitada. Ilusão. Esse governo não tem credibilidade pra trazer qualquer profissional de excelência do mercado. As nomeações estapafúrdias de Ministros contemplando apenas a manutenção da maioria no Congresso, sem qualquer consideração a um mínimo de preparo técnic/empresarial demonstra bem a capacidade de administração dessa presidente que os brasileiros elegeram para os próximos anos. Descrédito, incompetência, corrupção, fisiologismo são as marcas da administração petista. A grande “gerentona” apresentada por um certo cidadão que vive escondido mostra-se de uma fragilidade político/administrativa que só faz com que o país permaneça estagnado

  22. Dilma está insuportável

    “Hoje, quem defende o seu governo não é nem ela, nem o próprio PT. São os militantes e ninguém mais. Mas isso já está cansando, nem mesmo o mais fiel dos militantes resiste a essa inação do governo Dilma.”

    Marco St. concordo inteiramente com você. Tem hora que dá um desânimo enorme.

    Nesse sentido, sem nenhum constrangimento, eu digo que a estupidez de Dilma é assustadora.

    Na reta final do segundo turno, quando percebeu que a “vaca ia tossir”, ela abriu todas as portas para os diversos movimentos.

    Eleita, literalmente, deu as costas a todos eles. Fechou-se no Planalto.

    Dizer aos ministros que eles têm que fazer a batalha da comunicação soa quase tão ridículo quanto sugerir usar o controle remoto.

    Como fazer a batalha da comunicação se a líder maior se esconde?

    Ela está ficando insuportável.

    E esse sentimento começa a se disseminar dentro do PT e dos militantes, que somos todos nós.

  23. Gosto da Dilma, acho ela

    Gosto da Dilma, acho ela super honesta, íntegra, votei nela. Mas por favor Dilma, se mexe!!!!!

    Ministro do STF há quanto tempo sem nomear. Sempre essa enrolação. Será que as listas anteriores não servem, poxa! Não troca, não sonda, nâo tem ninguém. Sua assessoria é muito ruim. Muda ela!! Tira, faz alguma coisa. Essa administração está ficando péssima. Não tem interlocução com ninguém, não sabe conversar, só impor. Estou achando que qualquer coisa daqui um tempo vai ser melhor que o PT, que perdeu todos os seus melhores quadros, ou se deteriorou demais. 

  24. Agenda positiva?

       Bem, me diga de onde virá a agenda positiva? Pagava 400 reais de imposto de renda e vou pra 600,00, gasolina a 3,50 e o gás de cozinha vai no mesmo ritmo, energia elétrica com mais de 60% de aumento previsto no ano, água a mais de 30%, taxa de juros verdadeiros os mais altos do mundo, rombos nas contas públicas, a maior empresa do Páis na lama, sem contar a péssima saúde e educação e nem vou citar a segurança. Onde vc quer agenda positiva? A já entendi, na verdade tudo o que eu citei, pra vc é positivo, na verdade tudo isso é invenção da mídia golpista, da classe dominante. 32 ministros incompetentes, nenhuma empresa ou governo do mundo tem equipe tão grande e tão fraca. A verdade é uma só: 51% dos brasileiros investiram em um blefe e agora os 49% trabalhadores vão pagar a conta. E por favor, pare de boicotar os comentários contrários a sua opinião e posts, é feio demais.

    1. Pois é, Cláudio, num país

      Pois é, Cláudio, num país sério o qual este certamente não, não se mantém ninguém num cargo apenas por se achar que é “honesto e inocente”, mas sim por ser prioritariamente competente… onde é que essa Foster se mostrou realmente competente, pois as mega refinarias premium anunciadas pelo Lula Molusco, não saíram do papel pelo simples fato de serem inviáveis, mas seus escritóios permaneceram abertos com seus subordinados recebendo vultosas quantias sem nenhuma funcionalidade, isso desde 2012, mas cadê a Foster tomar providências, pelo contrário até admitiu que estes projetos eram prejuízo certo… o pior, a Dilma foi eleita em cima do Bolsa-família sim, o esquema de corrupção vem desde a época de seus antecessor, com o mensalão, mas que só agora a conta chegou para pagarmos, a estrutura ministerial é e foi montada no modelo do Lula, com muita gente envolvida não pra governar, mas se aproveitar das tetas da administração e construir seu projeto de hegemonia de poder, partidos que atuam como máfias, dão apoio quando recebem cargo, ameaçam retirá-lo se não houver liberação de verbas, e a presidANTA, não tem ou não quer ter personalidade para por um basta a essa maracutaia chantagista de politiqueiros!!  

    2. REALMENTE, BOM MESMO ERA NO TEMPO DE FHC

      Realmente, Claúdio, o país está um descalabro. Melhor estávamos na época de FHC, e dos tucanos, com uma dívida de 40 bilhões de dólares com o FMI, hoje temos 370 bilhões de dólares em reservas internacionais e somos o quarto maior credor indivdiual externo dos  EUA – http://www.treasury.gov/ticdata/Publish/mfh.txt – uma dívida pública líquida de mais de 60%, hoje ela está em 33%, um salário mínimo de 30 dólares, hoje ele é de mais de 300, uma taxa SELIC de 24%, um desemprego de mais de 15%, quando hoje ele está em 6%, o arroz custando 14 reais o saco de quinze quilos, um PIB de 504 bilhões de dólares, com um Brasil décima-quarta economia do mundo, quando hoje ele é de 2.3 trilhões de dólares e disputamos com a Inglaterra o sétimo e o sexto lugares, entre as maiores economias do mundo.

  25. Sou Jênial

    Vou recomendar a presidente Dilma nomear um CEO para períodos de crescimento, outro para períodos de contenção, outro para épocas de crise. Prontos, todos os problemas estão resolvidos…

    Sou um Jênio!

     

     

  26. Então entrega o governo aos marinhos e civitas de uma vez

       Joga Graça as piranhas e se a fome não saciar quem vai depois ? Dilma claro, depois a própria petrobrás e o resto do BR.  Dilma deve se lembrar do seu outro início de mandato, foi um ministro que abriu a porteira e depois foi uma enxurrada de ministros que só parou quando explodiu o caso cachoeira com toda a mídia e oposição virando vidraça.

       Lembro quandro entrou a Graça e o PIG fez uma festa com a saída do Gabrieli talvez deslumbrados pelo sobrenome foster, mas ela tiraram o cavalinho da chuva quando foi garantido nsso pré-sal e conteúdo nacional. Dilma não deve jamais dar esse troféu ao PIG que  NÃO VAI SOSSEGAR NUNCA, tem gente que não entende isso, com ou sem graça. Com a saída dela os golpístas vão dizer que tinham razão, isso aconteceu antes  vai acontecer de novo, usariam como um atestado de veracidade para discurso completamente mentiroso além de colocar um carimbo de culpada em quem na verdade acabou com o esquema criminoso, que futuro tem fazer esse jogo ? só pode dar em desgraça.

    1. “Graça Foster recebe prêmio

      “Graça Foster recebe prêmio mundial de engenheiros de petroleo. Essa é a primeira vez que um profissional brasileiro recebe a homenagem concedida pela SPE em reconhecimento aos maiores destaques na contribuição à industria de petróleo e gas do planeta” Mais informações  In: Revista Forum.

       

  27. É….

       Gosto de vc Nassif…disse e repito, respeito muito vc como jornalista, mas confesso que vc é como o oráculo das guerras gregas, cada hora está de um lado…uma hora Dilma está certa, um minuto depois muito errada. Uma hora é justo apontar a corrupção e no outro é melhor esconder o balanço da corrupção. Quando um guerreiro ia para a guerra, ele ia ao oráculo e perguntava seu destino e este lhe respondia: Irás, lutarás, voltarás, nunca morrerás na guerra. Quando o guerreiro padecia em solo a família indignada ia ao oráculo e este as respondia: Irás, lutarás, voltarás nunca, morrerás na guerra. Precisa de exemplo melhor?

  28. isso durará tanto…

    quanto duraram as outras tentativas de destruição da Petrobras e do país

    e comparando resultados, os dos que tentaram, e que agora tentam mais uma vez, são muito piores

  29. Não vai haver nenhuma limpeza. Vai haver guerra.

    A Petrobras vai lançar o balanço definitivo de 2014 lá pelo final do mês de abril ou maio. Até lá será sangrada 24 horas por dia. 

     

    Eduardo Cunha será eleito presidente da Câmara dos Deputados amanhã. 

     

    Outras CPIs virão ainda no primeiro semestre de 2015. 

     

    Não vai haver limpeza nenhuma. Vai haver guerra. Se Dilma sobreviver até o final de 2016 já será uma grande vitória. 

  30. Agenda positiva está dificil,

    Agenda positiva está dificil, ainda mais com esse ministro que aparece as gargalhadas com os banqueiros ao mesmo tenmpo em que fura os olhos dos trabalhadores e aposentados, qual agenda positiva? A dos banqueiros?

    1. Vamos fazer um exercício de imaginação?

      Proponho imaginarmos o que estaria ocorrendo hoje se Aécio Neves tivesse sido eleito ano passado.

      Nem vou imaginar a composição do Ministério, ficarei apenas com o anunciado previamente, Armínio Fraga.

      Bom, diante do noticiário sobre a Petrobras, o leilão das ações da empresa já estaria sendo preparado.

      Em vez de manutenção da dedução do IR, provavelmente veríamos algum malabarismo pra tirar mais de nós pobres e menos dos ricos.

      Os juros da Selic estariam onde, 20%?

      A gasolina, talvez R$ 5,00 o litro. Ou mais?

      Bolsa Família? Chutem aí…

      Minha Casa Minha Vida?

      Presidente da Câmara? E do Senado?

      Os vazamentos da Lava Jato estariam enchendo a Cantareira?

      E o dólar, a quantas andaria?

      Foi por isso que votei na Dilma, mas confesso que tinha esperanças de que a situação não fosse tão dramática.

      Então, enquanto não surge o Syriza brasileiro, temos que ir assim mesmo. Com Dilma. E não adianta chorar.

      Quanto a bons conselheiros, se eu fosse presidente seria eu a escolher, pois se desse merda, seria eu a me f…

      Então, vamos dar tempo ao tempo, hoje tem eleição no Congresso, depois disso veremos o próximo passo.

       

  31. Dilma precisa aprender com Cristina

    Dilma e Cristina FK. O mesmo fogo cruzado. A mesma oposicao nojenta, a midia canalha de sempre.

    No caso de Cristina crises muito mais agudas ou no minimo tao agudas.Os fundos buitres. A morte do fiscal da causa AMIA. 

    Cristina sempre bate mais do que apanha. 

    Sai batendo sempre. Sempre tem a ultima palavra. Muitas vezes ela se mostra surpreendente.

    Dilma tem sido previsivel, até ingenua. Parece se isola. 

     

    Dilma tem muito a aprender com Cristina.

    Mas enquanto isso quem sofre é o país,  que um dia vai cobrar essa fatura.

    Vai cobrar de Dilma e do PT.

     

      1. Juiz que faz politica merece um tango

        Tem juiz no Brasil que justifica suas manipulacoes politicas dizendo que os fins justificam os meios.

        Tem outro que solta bandido e na calada da noite assina habeas corpus para servir banqueiro corrupto.

        Outro que esconde provas que inocentaria inocentes por ele julgados. Esse mesmo, que ganhou apartamento em Miami.

        Numa coisa concordo. Num país governado por Cristina FK juizes desse tipo estariam onde deveriam estar. Num cabaré,  dancando um tango para turista apreciar.

  32. ja escrevo e falo sobre isso!

    Nunca tive dúvidas da integridade da Dilma, mas sempre alertei aos meus amigos do PT essa incapacidade da Dilma de, no minimo, perceber que crises São criadas por setores da midia, mas que seu governo , consegue, alimentà-las. A Dilma so encherga seu naris, não é uma questao de arrogancia, mas de teimosia ideológica. Como mulher acha ela que seu instinto feminino IRA detectar todas as facetas da politica tupiniquim. A questao não é farejar oz detectar, mas quem pode, ou poderia da o tom dos temas nacionais. E esta crise da petrobras se arrasta desdo ano passado e nenhum ministro da Dilma consegue desnuviar. Porque? A Dilma Sabe, a Dilma quer. Não Vogtei Béla por isso. Não confio na capacidade dela de saber que politica no Brasil demanda faro e estomago..so faro não adianta. 

     

     

     

  33. Não sabe governar? Cria uma

    Não sabe governar? Cria uma super Casa Civil e deixa que ela faz o trabalho e a presidenta fica sendo só a grife de governo. Se não vai ser esse sofrimento mais 4 anos.

  34. Esperança…

    Tenho imaginado que a Presidenta logo vai tomar alguma atitude “decisiva e restauradora” da credibilidade de seu governo.

    O silêncio e o recolhimento, da Presidenta, devem ser entendidos como uma “espécie retiro” de onde sairá fortalecida.

    “Quando se quer pegar uma galinha não se diz xô”

     

  35. Está buscando por…

    ……Políticos perdedores. Simples assim. A Sra. Presidente, está procurando por políticos perdedores para colocar na gestão das estatatais e acabar de vez com o que ainda sobrou.

    Mas fiquem tranquilos, ela via continuar insistindo nessa estratégia de acomodar pessoas sem competência alguma..

    Com 30 dias de mandato, gostaria de voltar atrás. Virei motivo de piada por ter dito que tinha esperança na Dilma no segundo mandato.

    Verdadeiro estelionato eleitoral. Talvez o maior da história do Brasil.

    1. Muitos aqui estão fazendo o

      Muitos aqui estão fazendo o jogo do que está por trás da desestabilização do governo, por mais que este seja criticável. Estão caindo exatamente no que esses poderes desejam: isolar o governo, dividir as forças progressistas, criar o ambiente favorável a um impeachment, golpe ou seja lá o que vier. Cuidado para não serem coniventes.

  36. Divagação.

    Belos conselhos Sr. Nassif, me faz lembrar Nicolau Maquiavel, em que aconselhava o rei a iludir, enganar e alienar o povo para continuar no poder indefinidamente.

    No entanto, nenhuma palavra para dizer a verdade, pensar em seus concidadãos, enfim, pensar no ‘povo’ que tanto se preocupam em ‘defender’, nenhuma defesa sincera de seus atos perante o ‘povo’, apenas meias palavras para continuar a enganar, prevaricar e se perpetuar no poder.

    Sr. Nassif, faça-me o favor…

  37. Lá em novembro. em um post no

    Lá em novembro. em um post no qual o Nassif defendia a manutanção de Graça Foster eu já alertava da necessidade da troca por alguém que fosse totalente isento de qualquer ligação com as administrações anteriores, que estão sob suspeita.

    Apenas alguém de fora teria credibilidade para auditar, apurar, informar e proceder as mudanças necessárias.

    Continuo com essa opinião. 

    E continuo também com a opinião de que isso só não é feito porque isso iria respingar em muita gente que ainda está na esperança de escapar ileso desta devassa na empresa.

    Não escaparão, mas enquanto isso deixam a empresa sangrando.

    Nassif, o presidente do Conselho ainda é o Guido Mantega, precisa dizer mais alguma coisa ?

  38. Pai Nosso, que estais no céu.

    Pai Nosso, que estais no céu. Santificado seja o vosso nome…. Livrai nos do mal. Amém

     

    Antes eu entrava no blog, para me acalmar e confiar. Agora nada mais resta. Preciso tirar umas férias da internet, De  qualquer tipo de comunicação ou o pobre coração não aguenta. Maldito vício !

    Que fim de sábado !

      1. Não são trolls, e sim pessoas

        Não são trolls, e sim pessoas que estão despertas para o que acontece neztepaiz com suas políticas de “ilusão social”.

        E ainda terão aqueles que, quando Dilma e Lulla forem presos, dirão que foi golpe…

        1. kkkkkkk

          Só uns babacas prá nos fazer rir de suas babaquices. Dilma e Lula podem ir presos sim, mas devidamente acompanhados pelo PMDB e PSDB. O que desejo é somente o bem do nosso povo, muito diferente de vocês, que são pagos p/ defender esses mestres em corrupção  desses 2 partidos e que são protegidos pela imprensa e pela Justiça. Ou vc acha que Aécio era a salvação? A salvação dele sim, eu acredito. De quem vc acha que era a cocaína ?

  39. E agora, a conta quem paga?

    Um absurdo a situação que o país se encontra tudo por conta de um partido de incomPTentes que afundaram o país e agora os PTistas deveriam fazer uma vaquinha (daquelas que tossem) para pagar a conta dos incomPTentes!!!!

    1. Coxa, quem afundou o país,

      Coxa, quem afundou o país, cara pálida? Tenho certeza que você deve ser daqueles que acham que seus impostosinhos sustentam o país pelo tipo de comentário. Você não discute a questão, não apresenta ideia, é só sectário e vazio. 

    2. Resposta ao coxinha

      Coxa, o PT afundou o país? Em 2002, ultimo ano do governo FHC, o PIB do Brasil era de 504 bilhões de dólares, hoje, depois de 12 anos de PT, aumentou mais de 400%, para 2 trilhões e trezentos bilhões de dólares (dados de 2013). Procure por country, GDP, 2002, no site oficial do Banco Mundial.

  40. Quem sabe agora depois de ler

    Quem sabe agora depois de ler este post ela não segue os seus conselhos Nassif

    Presidenta Dilma, a senhora está facilitando o trabalho para  Eduarco Cunha caso ele vença amanhão, Deus no livre desse mal.

    Ele junto com o vice presidente, traíra, estão de olho na senhora.

    Abra os olhos presidente !!!

  41. já que é preciso repetir,

    já que é preciso repetir, repita-se.

    a agenda negativa existe por motivos evidentes.

    alguns por erros do governo, claro. mas o mais importante

    desse processo todo mundo tá careca de saber.

    a grande mída dita goplísta é hegemonica, fica cotidianamente

    malhando o governo, esse processo do lavajato deteriora

    ainda mais a situação política do governo.

    dilma defende-se como pode, reitera sua estratégia em

    favor da inlusão social, mantém o país num índice de emprego

    considerado recorde expressivo, de 4,5 por cento, o menor da história.

    isso não é pouco.

    na costa rica, terceira cúpula da celac, dilma destacou a política

    externa brasileira em relação aos países lá reunidos.

    promoveu encontros bilaterias com vários paises…

    está governando, tentanto resisitir ao massacre midiático.

    se ela mantém os principais índices sociais já pode ser

    considerado uma vitória, na minha opinião.

    a economia não cresceu e talvez cresça pouco este ano, mas

    essa política social será mantida, segundo ela ressaltou várias vezes.

    ela precisa é de apoio  para fazer essa travessia dificil.

    se ela faz e o que ela faz não repercute, então o problema é da comuncação social.

    aí sim ela deveria tomar uma atitude concreta e começar

    um trabalho de governo para responder a essa grande mídia rapidamente.

    a dificuldade, convenhamos, é como faze-lo.

    ouso dizer que dilma é uma estadista sa ser respeitada.

    o tempo o confirmará.

    a ver….

     

     

  42. Acefalia

    Infelizmente o país está acéfalo. É totalmente inadmissível que o circo chamado Brasil esteja pegando fogo e a sua principal responsável para cuidar dele simplesmente finge que as chamas estão ardendo além-fronteiras, por não haver reação nem a menor sensibilidade para a gravudade do sinistro, que exige urgentes socorridos com medidas saneadoras pertinentes. Depois que somente restarem as cinzas, certamente que não adianta chorar o leite derramada, porque os estragos e os prejuízos já estão consumados e os danos custarão caros demais e demorarão a ser saneados. O certo é que a situação calamitosa e as irresponsabilidades pela incompetência na administração do país deve ser atribuída também àqueles fanáticos pelo desgoverno que deram seus votos de confiança a quem já havia demonstrado que não tinha condições de administrar o país com a competência que ele merece, à vista da situação caótica representada pela condução das políticas públicas, notadmente pela desqualificável prestação dos serviços públicos e pelo desempenho das políticas econômicas, ante a posição atual de subdesenvolvimento que se encontra o país, e do descalabro imposto ao gerenciamento do patrimônio da Petrobras, que foi submetido ao submundo da corrupção, com o efetivo envolvimento nas falcatruas de partidos da base de sustentação do governo, precisamente o PT, PMDB e PP, conforme consta dos depoimentos do ex-diretor de Abastecimentos da estatal, mas tudo isso não foi ainda capaz de sensibilizar o lado gerencial da presidente do país, que permanece silente quanto aos fatos clamorosos e desastrosos, não tendo competência sequer para nomear direção capaz de estancar a sangria que jorra na gestão da empresa como se fosse verdadeiro oleoduto. Com certeza, em pleno século XXI, o Brasil não merece governo com tamanha insensibilidade político-administrativa e falta de iniciativa para solucionar as graves questões que atormentam e prejudicam os interesses nacionais. Acorda, Brasil!  

  43. Apertem os cintos

    O que vem por ai está parecendo ser algo GRANDE e inédito na história do pais. Junho de 2013 foi apenas um ensaio, com caminhões descarregando pneus para serem queimados nas rodovias, policiais sem identificação atirando intencionalmente em jornalistas isolados da multidão, as passeatas iniciais do MPL ocupando horário nobre da mídia…Serviço profissional demais para ser atribuido a grupelhos anarquistas.

    Tudo indica que está ganhando momento uma daquelas revoluções de encomenda que outros paises conheceram nos ultimos anos com resultados trágicos.

    A crise da água administrada cuidadosamente para nos levar ao colapso e ainda sincronizada com os escândalos de corrupção e com o cenario de recessão e desemprego armado pelo Levy oferecem uma senha perfeita para o inicio dos eventos.

    Não temos experiencia com cenarios de colapso, nem sequer conseguimos imaginar direito o que de concreto essa expressão cada vez mais presente no nosso vocabulário representa.

    Sem falar que nosso país tem uma configuração social cruel e violenta, contida a duras penas até agora.

    Cabeça fria e emoções sob controle é uma recomendação inicial importante. Cuidado com todo tipo de apelo à ação, venha de que lado vier.

    O mais importante no momento seria tentar evitar a concretização desse cenário em que todos tem muito a perder, só não sei como.

     

     

  44. Depois que Dilma manteve o

    Depois que Dilma manteve o comerciante de dólares e taxas de juros Tombini, e entregou a área econômica para os ministros do mercado, eis que Dilma não conseguirá mais cumprir promessas de campanha.

    Olhe para economia – só existe medidas da envergadura de Angela Merkel para Grécia. Olhe para a Petrobras que poderia estar as voltas de um lugar seguro no governo e vemos os especuladores como herdeiros legitimos das ações.

    A situação de desgraça do Brasil me causou desanimo; não há para quem se motivar com uma causa precisa de um bom conselho.

  45. Rachou

    Um alerta aos amigos de bom senso, não podemos nos dividir, é exatamente isso que as forças de oposição e a mídia querem, portanto, erros estão claros, mas não vamos jogar o jogo deles, vamos unir as pessoas de bem, e corrigir os erros, a situação da Petrobras é complexa mas não é impossivel reverter. Não podemos jogar fora tudo o que foi conquistado com muita luta. Esse ainda é o quarto turno da eleição, e essa guerra não vai terminar tão cedo, juntos podemos continuar vencendo.

  46. Algum dia no futuro, próximo

    Algum dia no futuro, próximo ou longínquo, em algum lugar, ou em todos os lugares, se erguerão estátuas ou monumentos em evocação de um “ser” que por todos os angulos e perspectivas sempre foi um herói; um abnegado. Possivelmente poderá até ser santificado pelo Vaticano. 

    Quem será tal criatura? Quem?

    Ora, “ele” ou “ela”, está aqui, ali, alhures. É fiel, tinhoso, corajoso, compromissado e tem o couro mais grosso que pescoço de carreteiro. 

    Refiro-me ao militante e simpatizante petista que desde 2005 não passou UM DIA SEQUER sem sofrer uma palpitação, um acocho na barriga, sem passar uma raiva ou decepção. Tavez só os antigos mártires tenham sofrido tanto por uma causa, no caso a redução das desigualdades neste país injusto, 

    O petista, mesmo só o mero eleitor, já é dado como um ser estranho; até mesmo digno de teses acadêmicas.  Por que tanta fidelidade a um esquema de Poder que lhe faz tirar o sono todo o santo dia? Que lhe impõe a criação e/ou a adaptação de um discurso a cada eleição? 

    Bem, se não vierem as estátuas pelo menos algumas notas de rodapé num livro de história para lhe fazer justiça. 

    Ser petista não é sofrer no paraíso. É muitas vezes fazer do inferno paraiso. 

    1. O ser petista…

      …é capaz de justificar todos os erros e os crimes cometidos dentro do governo que apoia em nome de um bem maior. Independente das manchetes o que fizeram com a Petrobras foi criminoso. Não adianta falar que já existia, pois continuou a ocorrer por anos e anos durante o regime lulista. Conseguiram jogar o nome da empresa na lama e causaram danos, que se a partir de agora bem administrada, serão necessários vários anos para os sanar.

      A lenga-lenga que tudo é uma armação contra os campeões da redução das desigualdades é patética. Qual foi o calo pisado pelo petismo para causar tamanha reação?

      Por acaso aumentaram os impostos para os muito ricos?

      Aceleraram a reforma agrária além do que foi feito pelos governos anteriores?

      Controlaram os juros e as taxas abusivas cobradas pelos bancos?

      Criaram empecilhos para as empresas acima do que já vinha ocorrendo no regime tucano?

      Taxaram o capital especulativo externo?

      Não fizeram nada absolutamente nada disso. Todas as perguntas acima são respondidas com não.

      Então se os ataques eram pela condição de retirante nordestino do Lula, por quê não mudaram após a posse da filha de tradicional família mineira?

      O único fator real que causa aversão da imprensa, hoje muito mais fraca que há dez anos, se formos pensar em vinte então…, é o discurso hegemônico de muitos líderes do partido, a exteriorização do destino manifesto do petismo, por eles mesmos, nunca mais largar a rapadura.

      Até uns seis meses atrás o PT era o maior beneficiado pelo setor da economia mais influente na política, seja pelas “doações” ou pela forte presença em praticamente todos os municípios do Brasil: os empreiteiros. A coisa só começou a desandar após a hospedagem deles em Curitiba.

      Tirando alguns líderes específicos, principalmente os com vinculação partidária, e mesmo com toda a permissividade governamental para os ataques do MST e outras gangues como o CIMI, etc., a maioria do produtores rurais sempre esteve neutra em relação aos atos do lulismo. Quantas vezes vimos máquinas agrícolas bloqueando estradas?

      No setor industrial basta citar os srs. Gerdau e Steinbruch para se ter idéia do quanto os antigamente chamados “capitães da indústria” estavam alinhados com o regime. Os Moraes nunca estiveram tão calados, ainda mais depois do socorro que receberam (Banco Votorantim e VCP).

      Se no setor financeiro o Itaú e o Santander, embora o bucaneiro Botin e o Lula ficassem se alisando, mantivessem uma posição crítica, o Bradesco contrabalançava. A esfíngie Brandão nunca declarou um A de oposição a continuidade do PT chefiando o executivo federal.

      Então temos quem? 

      Os Civitas e o 1.000.000 de exemplares da Veja, em geral destinados as salas de espera.

      Os Frias e os seus 150.000 exemplares diários.

      Os Mesquitas, ainda mais fracos.

      Os filhos do Roberto Marinho e o tal do Jornal Nacional que não é assistido por 4/5 da população?

      Não adianta você chorarem, o principal fator desta crise foi a própria incompetência do PT, após perder a bóia externa. Com o fim do período de bonança mundial no final de 2008, o regime conseguiu um ano fora da curva, 2010, mas a partir de 2011 começou a ser soterrado pelos próprios erros.

      A começar pela insistência da búlgara na manutenção do Mantega antes e agora da Graça Foster. O desgaste sofrido não compensou, evitar o rótulo justo de incompetente para o ex-ministro da fazenda e não querer respingos sobre a suposta honradez da presidente da Petrobras serviram para agravar os problemas. Estes são apenas dois exemplos da falta de competência gerencial da mãe do PAC.

       

       

       

      1. A acusação de incompetência é feita por quem não tem argumentos

         

        Jorge Rebolla (domingo, 01/02/2015 às 08:45),

        O comentário a seguir ficou pronto no domingo da semana passada. Mas, como eu estava no interior e o computador deu algum problema não me foi possível o enviar. Faço ele agora aqui neste post “A incapacidade de Dilma de limpar a agenda negativa” de sábado, 31/01/2015 às 18:18, e provavelmente aproveitarei para o enviar junto a outro comentário mais recente onde, em minha avaliação, ele se faça pertinente.

        Não falo como petista, mas como eleitor de candidatos do PT, ou de candidatos próximos ao PT como o ex-deputado federal já falecido Sérgio Miranda.

        Penso que é verdade que quem vota no PT vota em candidatos que lutam por “um bem maior”, a melhor distribuição de renda e oportunidades no Brasil, o que se consegue mediante políticas de renda mínima e mais quantidade e, em consequência, mais qualidade em educação e saúde e outros serviços públicos que sejam prestados de preferência à parcela da população que se encontra em piores condições.

        Agora quem vota no PT vota no PT não porque o considera imune a “erros”. Não. Errar é humano e o PT os comete. Só que quem vota no PT considera que a soma dos erros é bem inferior a soma dos acertos.

        Quem vota no PT também não é capaz de justificar “todos os crimes cometidos”. Vota no PT porque sabe que o PT respeita o trânsito em julgado, mas não faz papel de Poder Judiciário. Vota porque sabe que dos órgãos de controle da república encarregados de combater a criminalidade, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Polícia e subsidiariamente nos casos de crimes contra a Administração Pública, os Tribunais de Conta e nos casos de crimes contra a Fazenda Pública ou contra a ordem econômica ou contra a saúde pública, os órgãos de fiscalização, só a Polícia e os órgãos de fiscalização estão na alçada do Poder Executivo e com o PT esses órgãos ganham cada vez mais autonomia.

        A idéia de que o PT conseguiu “jogar o nome da empresa na lama e causaram danos, que se a partir de agora [a empresa for] bem administrada, serão necessários vários anos para os sanar” é fruto do desconhecimento da realidade da Petrobras e do Brasil. O Brasil só precisa esperar que o ajuste na taxa de câmbio dos países emergentes se efetue após sinalização para o novo patamar de juros da economia americana em razão de recuperação econômica naquele pais, para que o país possa tomar a medida correta em relação a Petrobras para resolver o problema básico daquela empresa, qual seja, o alto endividamento em dólares. E a medida correta é muito simples. O Brasil deve capitalizar a Petrobras com parte das reservas e assim pagar parte da dívida da empresa e com isso aumentando o capital próprio do Brasil na empresa. E se o país quiser reduzir o seu endividamento mais à frente, basta depois vender parte das ações.

        Não participo da lengalenga de “tudo é uma armação contra os campeões da redução das desigualdades”, até porque sua frase não tem muito significado, pois muito provavelmente você nem mesmo se preocupou em avaliar o alcance do que você se refere por tudo.

        Supondo que por tudo você se refira à campanha contra o PT na grande mídia, eu ratifico que não compactuo com essa lengalenga. Considero que há duas faltas de entendimento, ou melhor, de conhecimento da realidade. Nos críticos da grande mídia há a falta de conhecimento de que na realidade ela não tem o poder de convencimento que muitos atribuem à mídia. Na verdade, a mídia tem poder de convencimento, mas ele é muito diminuto. O queridinho da mídia, Aécio Neves perdeu para a presidenta Dilma Rousseff. A grande mídia fez campanha contra a presidenta Dilma Rousseff desde o início e isso pouco afetou a popularidade dela, tendo até crescido atingindo um máximo de 65% em março de 2013. Pelo DataFolha, a popularidade dela chegou no início de junho de 2013 em 57%. Após um mês de ocorrência do que ficou denominado como manifestações de junho de 2013, a popularidade dela caiu 27%.

        É de se observar que há muitos admiradores da grande mídia que também são levados a acreditar que a mídia tem um grande poder de convencimento. Alguns admiradores da grande mídia pensam assim não porque lhes falta esclarecimento sobre a realidade, mas porque são fracos de espírito e se deixam levar pelo que a mídia diz diariamente e acreditam que os outros também tiveram a mesma reação. Há também os admiradores da grande mídia que não são fracos de espírito, mas apenas falta-lhes esclarecimento sobre a realidade. Escutam a população emitindo comentários muito próximos do que diz a mídia e se impressionam com essa uniformização do pensamento. Como falta a esses admiradores da grande mídia o conhecimento da realidade eles a interpretam equivocadamente, pensam que foi a grande mídia que catequizou a todos e os levou a pensar de modo tão uniforme. Talvez não tenham muito tempo para elucubrações e para observar que a grande mídia é um empreendimento capitalista e como tal ela fará mais sucesso à medida que mais queiram pagar mais pela notícia que a grande mídia emite e que para isso a notícia vendida deve ser ao gosto do freguês e não da empresa vendedora da notícia. Assim, o cidadão interessa por uma notícia que há muito mora no dia a dia dele que confirma as crenças dele, ou seja, uma notícia que seja de acordo com a cultura em que o cidadão se criou. A notícia que um cidadão quer ouvir, aceita ouvir, ou aceita comprar é aquela que, por exemplo, mostra que todo político é ladrão porque é essa a cultura em que quase todo o cidadão do mundo é criado. De certo modo é o cidadão que convence a mídia a dar alguma notícia.

        Quanto a série de itens que você relaciona como não tendo sido combatido pelo PT, eu volto ao tema da falta de conhecimento da realidade. Eu faço essa referência da falta de conhecimento muito em relação às manifestações de junho de 2013, mas não somente os manifestantes de junho de 2013 expressavam falta de conhecimento sobre a realidade, mas praticamente todo cidadão não tem conhecimento pleno da realidade em que ele vive. Não sabem como funciona a democracia representativa (Pensam que a Democracia direta se fosse operacional seria melhor do que a democracia representativa, quando na verdade a democracia representativa além de ser funcional tem a vantagem de, sendo um processo, permitir a proteção via acordos, ajustes, conchavos, barganhas etc. dos direitos dos minoritários, enquanto na democracia direta há a imposição da vontade majoritária sobre a vontade minoritária), não sabem como funciona o capitalismo, como funciona o processo orçamentário, não sabem qual é o papel do Estado no sistema capitalista e assim por diante.

        Há é claro aqueles estágios intermediários. Veja por exemplo a faixa com os dizeres: “R$3,50 é roubo”. É claro que roubo na frase não é no sentido de furto ou assalto do Código Penal. A frase está mais no sentido do que disse Pierre-Joseph Proudhon: “toda a propriedade é um roubo” ou no sentido da frase de Bertolt Brecht: “Melhor do que roubar bancos é fundar um”. Uma pessoa que diz “R$3,50 é um roubo” está em um estágio intermediário porque ele parece compreender um pouco o sistema capitalista. Ele sabe que não sendo permitido em lei, quem roubar um banco vai preso enquanto quem fundar um banco faz algo permitido na lei e vai ficar ainda mais rico. É um estágio intermediário porque se se lança, diante da frase “R$3,50 é um roubo”, a pergunta: e daí? Não haverá resposta.

        Seria preciso perceber que há três posturas diante do sistema capitalista. Pode-se querer a destruição do sistema capitalista, pode-se querer a superação do sistema capitalista ou pode-se desejar a manutenção do sistema capitalista. É claro que quem quer a destruição do sistema capitalista ou quem deseja a manutenção do “status quo” não querem saber de um partido que busca a melhoria de qualidade do sistema capitalista, pois só com mais qualidade o sistema pode se superar e a melhor distribuição de renda é um imperativo para ir em direção a superação do sistema capitalista, pois o sistema capitalista é pela sua própria gênese concentrador e evidentemente a maior concentração de renda não é um caminho evolutivo, pois torna os homens mais desiguais e com tendência a aumentar a desigualdade.

        Então, “o calo pisado pelo petismo” expressa-se no fato de o partido nem ter ido em direção da destruição do capitalismo como é desejo de muita gente da esquerda e até gente do próprio PT, nem foi em direção à manutenção do status quo como é o desiderato de muita gente da direita. E é bom que se ressalte que há muita gente da direita que quer a destruição do sistema capitalista porque ai há mais condições de se manter um regime fascista que não só assegure a manutenção do status quo como evite que um partido como o PT proceda ao aperfeiçoamento do sistema capitalista.

        É por isso que eu insisto em dizer que a crítica ao PT tem origem na falta de entendimento da realidade. Foi preciso para melhorar a distribuição o PT aumentar “os impostos para os muitos ricos”? Não foi preciso. O PT deve ser elogiado por isso ou deve ser criticado. Quem é a favor da distribuição de renda e ainda mais sabendo da dificuldade que seria para o PT aumentar as alíquotas do Imposto de Renda nas faixas de renda mais elevada, mesmo desejando que isso aconteçesse e mesmo sabendo que daqui uns 10 ou 20 anos medida assim será tomada, tem mais é que elogiar o PT.

        Foi preciso para melhorar a distribuição o PT acelerar “a reforma agrária além do que foi feito pelos governos anteriores?”. Não, não foi preciso. O PT deve ser elogiado ou criticado por isso? Eu penso que o PT deve ser aplaudido pelos que são a favor da melhora da distribuição de renda concomitantemente a um aperfeiçoamento do sistema capitalista em direção à sua superação ao constatar que o sistema está caminhando nessa direção e que a distribuição de renda está melhorando e ainda mais sabendo que dada ao aumento da população nos grandes centros urbanos, a reforma agrária é mais um paliativo devendo ser direcionada para uma agricultura familiar de pouca importância e de pequena dimensão.

        Em relação ao seu questionamento sobre o esforço do PT em controlar “os juros e as taxas abusivas cobradas pelos bancos” e sabendo o quanto essas medidas criam dificuldades para o aperfeiçoamento do sistema capitalista eu lembraria que os juros reais que é o que conta, nunca foram tão baixos como nos quatro últimos anos, exatamente em mais um governo do PT. E no período houve melhora na distribuição de renda. Então as empresas foram beneficiadas para que houvesse um aperfeiçoamento no sistema capitalista e ao mesmo tempo houve melhora na distribuição de renda. Então, não tenho dúvida em bater palma para o PT

        E o mesmo pode ser dito em relação à criação “de empecilhos para as empresas”. Não saberia dizer se os empecilhos foram acima ou abaixo dos que existiam nos governos anteriores, mas sei que empresas vêm sendo abertas em ritmo até superior ao que existia anteriormente e de outro lado há melhora na distribuição de renda. Então para o meu gosto o PT merece aplauso.

        No que diz respeito a taxação do “capital especulativo externo”, eu gostaria aqui de lembrar do CPMF. Na verdade, a CPMF, é um tributo ruim. Ao incidir na capitação de recursos a CPMF elevava a taxa de capitação, pois as pessoas só aceitavam emprestar em um juro que compensasse a perda do CPMF. É claro que este mecanismo não é exato e há um pouco de perde e ganha no sistema. Ainda assim, a CPMF era um mecanismo que exatamente incidia no capital especulativo externo. Quem entrava no país para aproveitar um preço barato na bolsa acabava pagando CPMF tanto para entrar como para sair do pais. E não foi por vontade do PT que a CPMF acabou. Agora volto a lembrar que mesmo sem a taxação, o Brasil melhorou a distribuição de renda e em razão disso, o PT merece aplauso.

        E vale lembrar que para enfrentar com mais soberania o capital especulativo, o país precisa ter uma taxa de câmbio mais estável e uma taxa de juro menor. E dada as condições em que o Brasil se encontrava em 2003, quando o PT o recebeu do PSDB não havia muita alternativa a se fazer. A realidade é que na década de 90, colocaram uma camisa de força no país da qual é impossível se liberar e como mesmo com ela o país conseguiu melhorar a distribuição de renda não há razão para o país mover mundos e fundos para buscar um novo tipo de equilíbrio econômico sem uma garantia que ele vá funcionar melhor e mesmo que ele funcione melhor sem saber para quem ele funciona melhor. Nas atuais circunstâncias em que há melhora da distribuição de renda, o sistema amarrado pela camisa de força que lhe foi imposto, e sob o gerenciamento do PT, está funcionado melhor para quem precisa que ele funcione melhor e, portanto, não há razão para a mudança, sob a ótica do PT.

        Seu questionamento de não ter mudado os ataques ao PT que antes eram feitos pela condição de retirante nordestino de Lula e agora são feitos à filha de tradicional família mineira não leva a lugar nenhum. Por que não mudaram? Quem sabe a resposta? Talvez não ocorrera a mudança porque os dois representam o PT que é em última instância o alvo dos ataques. Trata-se apenas de conjuntura que só poderia esclarecido por uma pesquisa. Enfim esse questionamento seu não é relevante, mas ele é um gancho para uma observação que eu considero pertinente. Quem criticava o Lula enfrentava a condição de retirante nordestino dele como uma barreira à crítica, pois soava como preconceituoso. Ainda assim, veja o que Cristiano Romero um gentleman disse a respeito de Lula no artigo dele “Estados Unidos: uma oportunidade perdida” e que foi publicado no Valor Econômico de quarta-feira, 21/09/2005:

        “O jeitão tosco de George W. Bush e a antipatia que nutria pelo antecessor de Lula facilitaram a aproximação entre o presidente americano e seu colega brasileiro. Os dois chefes de Estado têm essa característica comum. Ambos odeiam intelectuais e tiveram como antecessores justamente dois deles – Bill Clinton e FHC”.

        Se o Cristiano Romero era capaz de dizer isso naquele período que Lula enfrentava as agruras do que ficou conhecido como episódio do mensalão, imagina o que ele sofria vindo de críticos com menos pundonor. Ainda assim a condição de retirante nordestino funcionava como uma barreira de proteção contra as manifestações desenfreadas do preconceito. Já em relação à presidenta Dilma Rousseff não há o temor de parecer preconceituoso e então as críticas são desabridas.

        Você repete o seu argumento de o PT não ter feito ações contra o sistema capitalista. Você recrimina o PT não atacar os grandes capitalistas como se fosse preciso para melhorar a distribuição de renda atacar os grandes capitalistas. E então você passa a mostrar como a nossa grande mídia é muito pequena reforçando o meu argumento de que a grande mídia tem menos importância do que aquela importância que os parcos de espírito, os incapazes de entendimento da realidade e principalmente jornalistas um pouco por vaidade e um pouco por defesa dos seus próprios interesses conferem a ela.

        Aliás, se eu fosse dirigente eu adotaria a política dos campeões nacionais para a nossa mídia e forçaria a existência de uns dez grandes parques editoriais e de comunicação.

        E por fim você volta com a crítica antiga que o PSDB buscou grudar no PT quando do governo de Lula na expectativa de que Lula não seria reeleito e então espargia o slogan com o qual o partido quis ressuscitar o parlamentarismo (“Governo bom o povo põe, governo ruim o povo tira”), depois quis assegurar a eleição de Fernando Henrique Cardoso (O governo de Itamar Franco teria sido competente, pela presença de Fernando Henrique Cardoso que foi ministro da Fazenda por menos de 1 ano), e depois quis reforçar a aprovação da emenda da reeleição e a própria reeleição em si. Slogan, entretanto, que teve que ser descartado diante da reeleição de Lula e da eleição da Dilma Rousseff. E volta agora porque a reeleição da presidenta Dilma Rousseff foi apertada e além de não ter conseguido recobra os índices antigos de popularidade, que caiu após as manifestações de junho de 2013, embora tenha se recuperado um pouco com o tempo disponível para fazer propaganda na campanha eleitoral, deve continuar a ficar baixa enquanto a economia não apresentar dados de um relançamento mais firme.

        Agora veja que acusar um governante de incompetente é a única arma que resta a quem não sabe construir um bom argumento crítico. É, por vezes, tática de assoberbados por mil e uma atividades como ocorre com Luis Nassif e que tem como amparo para dar respaldo ao que ele diz, uma suposta autoridade de 40 anos de jornalismo ou uma não apresentada máquina que calcula esta competência sem precisar apresentar os argumentos ideológicos nos quais esta avaliação realmente repousa. Ou se trata apenas de crítica de quem realmente não tem o que dizer. E se quem diz sabe dizer ele enche a frase de retórica.

        Não é, entretanto, o pouco embasamento de suas críticas que me fazem ter um maior interesse pelo que você apresentou no seu comentário. Como eu tenho insistindo a falta de compreensão da realidade por parte da população é um dos maiores problemas que um líder político enfrenta para explicar a sua atividade ao cidadão. Como explicar para a população que o poder é distribuído entre os políticos porque os políticos são muito mais competentes do que os técnicos, afinal se fosse o contrária quem estaria na condução do mundo seria o técnico e não o político. Como convencê-lo que a corrupção em um país tão pleno de instrumentos e de órgãos de controle é pequena em termos de percentuais e mesmo se fosse maior ela não causaria os males que se lhe atribuem.

        Muitas vezes, o esclarecimento da população torna-se praticamente impossível de ser feito, pois não só a cultura popular é plena de falácias como o próprio líder político se deixou impregnar pela falta de entendimento da realidade. Falta de entendimento que muitas vezes é decorrente de um conhecimento equivocado. A presidenta Dilma Rousseff tem um mau entendimento da atividade política. É o mau entendimento que acompanha quase todo cidadão em toda democracia no mundo. Talvez ai nessa falta de compreensão da atividade política que esteja o grande defeito da presidenta Dilma Rousseff. Foi isso que Marco Antonio Castello Branco em belíssimo comentário enviado quinta-feira, 26/06/2014 às 02:45, junto ao post “Para entender o desgaste do governo Dilma” de segunda-feira, 16/06/2014 às 17:47, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria dele disse e que foi resumidamente apresentado no primeiro parágrafo como se pode ver na transcrição que faço dele a seguir:

        “Penso que a origem primeira das dificuldades do governo da Presidente Dilma reside na ideologia que ela abraçou e que propaga a supremacia da racionalidade técnica sobre a política como instrumento de construção de um projeto coletivo. Em torno dessa ideologia construiu-se a crença ingênua de que um dia a administração das coisas poderá substituir o governo dos homens”.

        Ressalvo ainda que Marco Antonio Castello Branco pertenceu a equipe de transição do governador Fernando Pimentel e depois assumiu a presidência da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais).

        E como eu disse não foi pelo “pouco embasamento de suas críticas” que me fizeram “ter um maior interesse pelo que você apresentou no seu comentário”. Queria saber mais sobre a sua ideologia. Um comentário é mais fácil de ser compreendido quando conhecemos a ideologia de quem o emite. Queria saber em que grupo você se coloca, se naquele grupo que quer a destruição do capitalismo para evitar que aqueles que querem a superação do capitalismo possam ter êxito ou se naquele grupo dos que acreditam que possuem força suficiente para impedir que o capitalismo seja superado e, portanto, aceitam de bom grado a manutenção do status quo.

        Deixo aqui a seguir alguns links para referências que fiz em meu comentário.

        A matéria no jornal Folha de S. Paulo, intitulado “Popularidade de Dilma cai 27 pontos após protestos” de sábado, 29/06/2013, mostrando como a popularidade da presidenta Dilma Rousseff caiu no mês de junho de 2013, quando ocorreram as manifestações pode ser visto no seguinte endereço:

        http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1303541-popularidade-de-dilma-cai-27-pontos-apos-protestos.shtml

        A idéia de que a grande mídia atende os reclamos que já existem na cultura popular foi bem expressa pelo professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo e da PUC-SP, Rafael Araújo, no texto “A cegueira branca do Estado e o gigante iluminado” no seguinte parágrafo:

        “É verdade que as manifestações revelam um descontentamento da população e uma falência do sistema de representação política. Há uma crise de racionalidade pelo fato do Estado de direitos não ser capaz de cumprir com aquilo a que se propõe. Os articulistas têm repetido isso como um mantra, mas até que ponto trata-se de uma crise exclusivamente brasileira? Até que ponto podemos associar o descontentamento do povo ao descaso e à corrupção? Esse é o raciocínio de superfície que estrutura os meios de comunicação tradicionais e que está por toda parte: nas músicas, filmes e novelas, nos sermões e discursos políticos, nas conversas de bar e de família, nas fábricas e escritórios, nas ruas e praças. Se todo o público que consome notícia pensa dessa forma rasa, como esperar que a velha mídia se comporte de outra maneira? São empresas que precisam de anunciantes, dizem e escrevem o que o espectador quer ouvir e ler. O jogo é esse. As fontes de informação dizem aquilo que se quer ouvir, assim garantem a audiência. Afirmar isso tem um fundo de perigo, principalmente quando estamos em um período de desequilíbrio como agora, porque essa afirmação significa ampliar as responsabilidades também para os receptores”.

        O artigo do professor Rafael Araújo foi transcrito em post com o mesmo título “A cegueira branca do Estado e o gigante iluminado” e publicado aqui no blog de Luis Nassif na quinta-feira, 20/06/2013 às 16:10, podendo ser visto no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-cegueira-branca-do-estado-e-o-gigante-iluminado

        Um post com um comentário crítico meu sobre a falta de poder de convencimento da grande mídia foi enviado segunda-feira, 19/05/2014 às 22:19, para Motta Araujo junto ao post “Sobre a criação de uma clima de pessimismo” com texto originado de comentário do próprio Motta Araujo. Embora por motivos diversos dos meus, Motta Araujo também argumenta no sentido de que a mídia não tem o poder de criar um clima de pessimismo. O post “Sobre a criação de uma clima de pessimismo” de segunda-feira, 19/05/2014 às 19:45, publicado aqui no blog de Luis Nassif pode ser visto no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/noticia/sobre-a-criacao-de-uma-clima-de-pessimismo

        O artigo do Cristiano Romero irradiando forte preconceito contra Lula e intitulado “Estados Unidos: uma oportunidade perdida” e que foi publicado no Valor Econômico de quarta-feira, 21/09/2005 e que pode ser visto no seguinte endereço:

        http://www.iconebrasil.org.br/pt/?actA=7&areaID=5&secaoID=7&artigoID=769

        Eu fiz referência a este artigo de Cristiano Romero em comentário que enviei terça-feira, 01/07/2014 às 21:10, para junto do post “Como Lula aproximou-se dos Estados Unidos” de terça-feira, 01/07/2014 às 07:00, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria dele e de  que pode ser visto no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/noticia/como-lula-aproximou-se-dos-estados-unidos

        O post de Luis Nassif “Para entender o desgaste do governo Dilma” de segunda-feira, 16/06/2014 às 17:47, em que há o comentário de Marco Antonio Castello Branco do qual eu transcrevi o primeiro parágrafo, pode ser visto no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/noticia/para-entender-o-desgaste-do-governo-dilma

        É um post que vale a pena ser lido tendo em vista que o próprio Luis Nassif se perde na análise da presidenta Dilma Rousseff. Reconheço que na nova legislatura a situação de uma presidenta oriunda do PT piorou, mas é visível que o poder da presidenta Dilma Rousseff sempre foi diminuto ao se observar que a candidatura de Eduardo Cunha ganhou com 267 votos enquanto Arlindo Chinaglia obteve 136 votos e Júlio Delgado do PSB com o apoio do PSDB, o PPS e o PV obteve 100 votos. Ou seja, Eduardo Cunha e a oposição obtiveram 367 votos e a esquerda somando aos votos do PT os oito votos obtidos por Chico Alencar teve apenas 144. Houve ainda dois votos em branco, sendo que os 513 deputados estiveram presentes.

        Pois bem, é visível que a esquerda é um partido diminuto na Câmara de Deputados. No Senado Federal embora o governo tenha ganhado, é uma vitória mais do convencimento de que o governo representa uma posição minoritária e que, portanto, há que se associar com o grupo majoritário. Quando eu digo, governo eu me refiro à presidenta Dilma Rousseff como uma represente de esquerda. Pois bem, na análise que Luis Nassif faz sobre o primeiro governo de Dilma Rousseff onde evidentemente o poder da esquerda não era tão pequeno, como na atual legislatura, Luis Nassif diz, em um trecho do longo texto dele, o seguinte sobre a presidenta Dilma Rousseff:

        “Mas o ponto central de desgaste de Dilma é o fato de ser uma presidente sem poder.

        Explico melhor esse conceito.

        A manifestação de poder de um governante se expressa na maneira como negocia com os diversos setores e consegue implementar suas (da presidente) determinações.

        Para isso, não basta apenas o poder da caneta.

        O governante precisa ter debaixo de si uma estrutura que permita controlar o enorme cipoal burocrático do governo, um Ministério proativo que ajude a filtrar as demandas e se responsabilize pela implementação de medidas e pelos resultados da sua pasta”.

        Há um lado bom nessa análise e que é reconhecer que a presidenta Dilma Rousseff não tinha poder. O ruim na análise é não correr atrás da razão da falta de poder da presidenta Dilma Rousseff. Enfim, é verdade que a presidenta Dilma Rousseff é uma presidenta sem poder. Agora chega a ser infantil dizer que essa falta de poder se revela na incapacidade dela controlar o cipoal burocrático do governo. De uma porque o cipoal burocrático do governo tem moto próprio e um presidente da República mesmo em regimes presidencialistas fortes como o Brasil não move esse cipoal burocrático ao seu bem querer. E de duas porque as relações com os demais poderes não pode se dar com um imperando sobre o outro. Assim, esse diagnóstico de Luis Nassif sobre Dilma Rousseff só não se revela como um diagnóstico infantil porque de certo modo ele expressa uma realidade. O PT vem ganhando as eleições no Brasil com um perfil de esquerda que não encontra respaldo em 30% da população. Isso de certo modo faz a presidente Dilma Rousseff uma presidenta fraca. Além disso, a economia não fortaleceu a presidenta no período. Agora se esse diagnóstico de que a presidenta Dilma Rousseff é fraca não revela infantilidade revela uma cegueira de quem retira os olhos da questão para evitar ver a realidade. Não vê uma presidenta sem muito apoio na Câmara dos Deputados e não vê uma presidenta enfrentando problemas rigorosos como a presidente Dilma Rousseff enfrentou.

        E em seu comentário, você faz algo semelhante ao sobrepassar diante da crise econômica que o Brasil atravessou praticamente durante todo o primeiro governo da presidenta Dilma Rousseff, em que o único trunfo que o governo poderia apresentar seria a geração de emprego. Além disso, no período do primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff, para assegurar mais estabilidade a economia, o governo optou por trabalhar com uma faixa mais alta de inflação o que aumentou o descontentamento popular e via de consequência o apoio dos representantes do povo ao governo. E, apesar do aumento do índice de inflação  ter sido benéfico para o pais, pois reduziu o endividamento público, a redução da dívida pública não é sentida pela população e o aumento da inflação deixou a maior parte da população insatisfeita, pois desde que não seja o desemprego um problema que afete a grande parcela da população, essa grande parcela não afetada pelo desemprego reage preferindo um desemprego maior, mas com uma inflação menor.

        Clever Mendes de Oliveira

        BH, 09/02/2015

  47. Em bom português:

    Parece que o governo nem tá precisando da oposição -por sinal, chinfrim. Ele mesmo cuida de apresentar os mal feitos.

  48. já tá bem complicado

    já tá bem complicado compreender a agenda de governo, se é que existe uma agenda…

    entonces “limpar a agenda negativa” é a negação da negação, como diria Engels

    pela crise sistêmica do país esperando godot esperando chuva esperando…

    não sei mais o que é pior para essa tal governabilidade do lulopetismo

    se é a presidenta Dilma.2 ou se é Operação Lava Jato do juiz Moro

    ou: se é tudo isso junto e misturado…sei não…sei lá! Lula lá!?!!

    [ tô precisando de uma psicanalista de divã, com óculos ]

  49. Quem plantou Patriota e Paulo Bernardo

    Quem tinha Celso Amorim e trocou por Antonio Patriota, tinha Franklin Martins e trocou pelo amorfo Paulo Bernardo, colhe o quê? Erros sucessíveis e uma política rasa e ingenuamente “republicana”. Parece que nesses últimos 4 anos o Governo desaprendeu a fazer política.

    1. Se…

      Se algum dia soube, Thal Caló, desaprendeu mesmo. Já notou quem são os dois principais “conselheiros” de Dilma neste segundo mandato? Se não, dê uma olhada na foto principal  da primeira reunião com os ministros e observe quem está ladeando diretamente Dilma e Temer. Com tais “conselheiros” teremos que torcer muito para que o inevitável desastre seja pequeno.

  50. Talvez devêssemos escolher para presidente um exorcista

     

    Luis Nassif,

    É verdade. “A presidente Dilma Rousseff não nomeou ainda os presidentes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Não confirmou no cargo, ainda, Ministros de área social. Não definiu, com os respectivos Ministros, os projetos centrais de cada Ministério. Conclamou os Ministros para uma estratégia de comunicação, mas não definiu a estratégia”.

    Imagino, entretanto, que se ela tiver um só assessor com um mínimo de tirocínio político ele já deu o bom conselho de aguardar a eleição para a Câmara dos Deputados e para o Senado Federal e só então fazer essas indicações.

    Agora surpreendeu-me saber que a presidenta Dilma Rousseff “[n]a 5a  feira passada criticou duramente – para assessores, vazando para os jornais – a estratégia de divulgação do “impairment” da Petrobras, que permitiu que um ajuste de R$ 88,8 bilhões nos ativos fosse tratado pela mídia como custo da corrupção”.

    Será que ela acha que a formação em economia com um mestrado não finalizado e alguma experiência em relação a empresa pública dá a ela mínimas condições de criticar uma decisão tomada por contadores de uma empresa que muito provavelmente sejam até mais capazes do que os melhores assessores diretos dela, a menos de um Eliseu Martins. Se ela pensa assim, então se pode acusa-la de ser presidente do Conselho de Administração da Petrobras sem conhecimento mínimo do corpo de funcionários da Petrobras. Não sou da Petrobras, e os meus conhecidos que se tornaram servidores da Petrobras não são nenhum supra sumo do conhecimento, mas quem vê a grandeza da Petrobras e a íntima relação da Petrobras com as universidades do Rio de Janeiro, precisa delirar para não perceber que a Petrobras pode contar com corpo técnico nessa área algumas muitas vezes superior ao corpo técnico de assessores da presidenta Dilma Rousseff em matéria de divulgação de Balanço.

    Quanto a você dizer que da parte da presidenta Dilma Rousseff “nada foi feito para preparar a empresa para enfrentar o terremoto atual”, eu considero que você às vezes passa batido nas notícias da grande mídia. Não se pode esquecer que a Veja fez uma capa que fazia parte da campanha de Aécio Neves, mas que dizia uma verdade: Referindo-se à presidenta Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula, a revista Veja disse que eles sabiam de tudo. E é a pura verdade. E uma evidência disso é a própria indicação de Graça Foster. Ela foi indicada exatamente para enfrentar o terremoto que estava por vir. O que a presidenta Dilma Rousseff fez foi exatamente: “preparar a empresa para enfrentar o terremoto atual”.

    Por outro lado você tem razão em dizer que há um CEO adequado para cada circunstâncias. E que é necessário um CEO com experiência “para analisar todas as circunstâncias e desdobramentos da crise atual” e que o “momento exigiria um CEO experimentado em questões de governança, que pudesse implantar métodos modernos de controle e isolar a operação definitivamente da crise política e policial”. Sei que há CEOs com toda essa capacidade que até me deixa avexado por não ter a mínima idéia de como “isolar a operação definitivamente da crise política e policial”. Aliás o meu parco conhecimento nessa área não me permite sequer adivinhar que métodos modernos de controle são passíveis de serem implantados na Petrobras. Há mais tempo eu sugeri que o governo federal montasse um grupo de especialistas para acompanhar as grandes empresas públicas formadas por pessoas vindo do Ministério Público, da Fiscalização Federal, da Perícia Criminal com técnicos da área de crimes contra o patrimônio e técnicos da área contábil e por pessoas técnicas dos órgãos de controle, etc. em um trabalho sistemático de combate à corrupção.

    Agora eu pergunto, você, com seus quarenta anos de jornalismo e muitos anos de conferencistas por todos os cantos do Brasil, seria capaz de indicar algum brasileiro que preencha as qualificações que você recomenda. E mais pergunte ao comentarista Motta Araujo que não só tem trânsito no Brasil como fora do Brasil se ele é capaz de indicar algum estrangeiro que mostrou experiência em casos de corrupção envolvendo algumas grandes empresas americanas e que pudesse ser indicado agora para a Petrobras,

    Em relação a sua comparação da Procuradoria Geral da República com a presidência da República, primeiro é preciso destacar que, as comparações já são em si claudicantes e, no caso, não é possível essa comparação. Ainda assim só para entender a impropriedade da comparação vale observar que você apontou dois problemas. Um o nível da assessoria. Aqui é preciso entender que a Procuradoria Geral da República quase não precisa contar com assessoria externa. Os melhores assessores de um Procurador Geral da República é outro procurador com uma formação ou uma experiência profissional mais específica. Já para assessorar um presidente da República mais bem faria um presidente da República em obter técnicos muito bem capacitados no ambiente externos. Só que esses técnicos precisariam ser remunerados em valores muito superiores aos valores pagos ao um funcionário público bem remunerado. Parece que os Estados Unidos tem um órgão técnico de assessoria a presidência da República que vai recrutando os melhores técnicos nas universidades e isso faz uma grande diferença.

    E o segundo ponto que você apresentou foi o fato de a presidente Dilma Rousseff não ouvir seus assessores. Este é um problema seríssimo que começa com  um presidente da República que não é capaz de escolher assessores que na área que eles são especialistas saibam mais que o presidente e termina quando apesar de os escolher não é capaz de os escutar.

    Aqui eu vejo até certa esquizofrenia. Uma presidenta, sem assessores capazes, não os escuta e critica decisões da empresa ancorada em assessores capazes que muito provavelmente são escutados na empresa.

    Eis, entretanto, que você muda o tema de sua conversa a passa a falar da incapacidade da presidenta Dilma Rousseff “de pensar friamente, estrategicamente para ir limpando o sótão de fantasmas que nunca são exorcizados”.

    Então é isso, escolhemos um presidente da República limpar o “sótão de fantasmas que nunca são exorcizados”. Ora se for para isso é melhor escolhermos um exorcista.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 31/01/2015 (Em Pedra Azul/MG)

  51. Petrobrás

    O que me assusta numa possível substituição da Graça Foster, que queira ou não é uma pessoa idônea, é quem a presidente DILMA colocaria no lugar dela. Minha preocupação baseia-se nas escolhas feitas para os ministérios até aqui. Alguns, definitivamente, jogam contra ou não entraram em campo ainda (se é que entrarão?).

    Corremos o risco de ver um anti-DILMA enrustido que literalmente colocaria fogo na Petrobrás, falando bobagens e contribuindo para que a campanha contra a estatal se alastre e se aprofunde.

    Falando em CEO, qualquer um deles quando coloca alguém que não atende satisfatóriamente seus objetivos, é substituido. Acho que estamos chegando a um ponto em que a presidente terá que, para acordar seus “assessores”, dar uma amostra de que quem não fizer o dever de casa, pode limpar as gavetas.

  52. graça foster

    Em qualquer empresa privada Graça Foster já teria caído há muito tempo. Mas empresas públicas não quebram. Ainda mais quando se trata do “orgulho brasileiro”. Quem vai pagar o frenesi de achaques do Petrolão, são os trouxas, pagadores de impostos

  53. Fico imaginando como vocês

    Fico imaginando como vocês são hipócritas.

    A Presidente Dilma está sendo encurralada por pessoas covardes, corruptas, safadas que já estiveram no poder e fizeram tudo de errado. Dilma á honesta, inteligente. Temos que esperar a poeira abaixar. Agora faça o favor Nassif, ficar jogando mais lenha nesta fogueira é trabalhar como fogo amigo. O Brasil merece passar por isto tudo, para limpar a casa e a Dilma é a única pessoa com moral neste País para conduzir esta transformação. Ainda pouco li que este tal de Eduardo Cunha é favorito para levar a presidência da Camara, se ele você do quado do PT a imprensa estava cainaod de pau nele. Parece que o passado, o presente deste parlamentar não lhe credencia a um cargo tal importante igual a este.

    1. resposta

      defender uma presidente que por certo sabia de tudo é demais, basta ver que na compra de passadena ela era a presidente do conselho que autorizou a compra e se locupletou pois parte desse dinheiro era para a campanha da reeleição.

      1. Você está falando m…

        “e se locupletou pois parte desse dinheiro era para a campanha da reeleição”.

         

        Você tem provas de que Dilma se locupletou com a corrupção da Petrobras. Mostre-as.

        Mostre as provas de que a reeleição de Dilma  foi financiada por corrupção na Petrobras.

         

        Você merece ser processado por calúnia.

         

  54. Sobre agendas

    “Enquanto a nossa imprensa usa carga total para pintar a nossa economia com tintas negras, o mundo continua acreditando no Brasil.

    Segundo relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), divulgado ontem, o Brasil galgou duas posições, passando de sétimo para o quinto país que mais recebeu investimentos estrangeiros diretos, no ranking mundial.”

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=24487

  55. Dilma não indicou ainda nomes

    Dilma não indicou ainda nomes para o STF.

    Faço uma comparação entre Renzo (Itália) e Dilma. Ambos os governos são de coalizão. Lá, porém quem dá as cartas é Renzi; aqui, Dilma – poiticamente nula – é dominada, paralizada, anulada pela coalizão… (e até mesmo pela oposição).

    Acorda Dilma, governe com os seus… para o país!!!

  56. Sobre agendas (2)

    “Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso retoma, de forma sutil, sua pregação anti-Dilma; segundo ele, o sistema político brasileiro apodreceu e a punição relativa ao escândalo da Petrobras deve chegar aos “mais altos hierarcas” da república; “No passado, seriam golpes militares. Não é o caso, não é desejável nem se veem sinais”, diz ele; “Resta, portanto, a Justiça. Que ela leve adiante a purga; que não se ponham obstáculos insuperáveis ao juiz, aos procuradores, delegados ou à mídia. Que tenham a ousadia de chegar até aos mais altos hierarcas”; depois de José Serra afirmar que Dilma não completará seu mandato e Aécio Neves dizer que a Petrobras foi “destruída”, tucanos retomam a ofensiva”
    Brasil 247

  57. Sobre agendas (3)

    “O que vem por ai está parecendo ser algo GRANDE e inédito na história do pais. Junho de 2013 foi apenas um ensaio, (…)

    Cabeça fria e emoções sob controle é uma recomendação inicial importante. Cuidado com todo tipo de apelo à ação, venha de que lado vier.

    O mais importante no momento seria tentar evitar a concretização desse cenário em que todos tem muito a perder, só não sei como.”

    Por Tom, em comentário logo abaixo

  58. Pelos posts aqui colocados

    Pelos posts aqui colocados começo a sentir nojo deste espaço. Os tempos não estão fáceis e me lembram o Chile de Allende com todos os que diziam ser seus apoiadores detonando o velho, isso enquanto a direita batia o tempo todo e os milicos afiavam as garras. Dilma pode até errar mas não foi ela quem colocou a Petrobrás nessa encrenca e mesmo assim a responsabilidade está caindo no colo dela. Dizem que é mandona mas em situações como esta nem Lula seguraria a peteca  e aí perto temos o exemplo de um FHC omiso e covarde que não mandava em ninguém, principalmente no Toninho Malvadeza. O que o pessoal aqui deveria, salvo os trolls de plantão, é deixar de firulas e tentar entender o momento crucial que estamos vivendo. Ou isso ou choramingar depois no exílio, pensando nos erros cometidos…

  59. A “salvação” da Petrobrás

    Dilma é teimosa, centralizadora, chefista, vacilante, comprometida com emoções do passado, tem excesso de confiança nas amizades e, para completar o quadro, não é chegada ao batente.

    No mais, o problema Petrobrás não pode ser resolvido por técnicos especializados. É uma espécie de gravidez, que uma vez iniciada só o que se pode fazer é esperar pelas consequências.

    Há 3 pontos principais que estão mais ao sabor das consequências do que ao alcance de soluções projetadas por técnicos:

    1) o preço do petróleo no mercado internacional. Isto está inviabilizando o pré-sal. Por ser um projeto em andamento, investimentos serão perdidos e haverá gastos apenas para encerrar as operações. Equipamentos serão perdidos, haverá rescisões e multas contratuais. Caríssimas perfurações terão de ser abandonadas. Navios especiais e suas tripulações treinadas, atracados, virarão sucata para a indústria naval. O destino previsto dos royalties não mais existirá, forçando novas soluções orçamentárias para os Estados que seriam beneficiados. Interrupção de operação e demissões dentro da cadeia produtiva do petróleo e derivados.

    (E decisões erradas vão sendo tomadas: o aumento do preço dos derivados reduzirá o consumo, as vendas da Petrobrás, alimentará a inflação, tendo como consequência a alta do dólar. Considerando que o petróleo está mais barato, o ideal seria manter o preço no mesmo patamar, criando mais lucro e geração de caixa na venda destes produtos e contendo a inflação e a taxa do dólar para baratear as importações, como um todo. Aliás, aumentar PIS sobre importações foi outra maedida equivocada.)

    2) a credibilidade da empresa está irremediavelmente abalada. É notório que empresas petrolíferas pelo mundo tem seus altos e baixos mas quando o assunto é corrupção, agravado por contabilidade maquiada, contabilidade esta que vinha sendo aprovada por auditoria questionável, que só se recusou a dar parecer sobre o balanço quando o escândalo teve início (…?) tudo isto vai ter como consequência o descrédito da empresa na hora de investir. Isto não pode ser resolvido por um técnico. É uma questão de quebra de confiança.

    (E afetara, não tenha dúvida, outras empresas brasileiras com ações no exterior, como a Vale, por exemplo.)

    Os investidores farão tudo que estiver ao seu alcance para ressarcir seus prejuízos, pode acreditar. No exterior já deram início a processos. Aqui, nem começaram ainda. Aguardam o desdobramento dos fatos. Mas quando o José da Silva quiser seu FGTS de volta, a cobra vai fumar.

    3) O escândalo da Petrobrás não é um fato qualquer. Não se pode esperar que a justiça simplesmente dê um tapinha na mão de cada um e diga “vá e não peque mais”. Isto é, sem sombra de dúvida, um tremendo cú-de-elefante. Uma ação criminal sem precedentes, histórica. Vai sobrar cassetada para todo lado. Dilma, Graça, Lula, até o FHC vai levar a dele. Quando a roda da justiça começa a girar, só para com a martelada dos magistrados. Vai ter cadeia no varejo. É certo que talvez as penas sejam curtas mas que haverá não há dúvida. E na hora em que a lama vazar para cima dos parlamentares o chiqueiro estará completo. Vão-se acusar mutuamente. Pode ser até que surjam outros casos escabrosos além da Petrobrás.

    (antes que isto acabe vai ter gente com vergonha de dizer que é brasileiro.)

    Como vê, nobre Nassif, não há cura técnica para o cancêr depois que ele se espalha pelo corpo. A única esperança que resta é a quimioterapia.

    Amanhã voltam os parlamentares. Bom ano novo!

  60. Hoje o segundo mandato da

    Hoje o segundo mandato da presidenta Dilma completa um mês. É preciso avaliar que esta governo foi reeleito,portanto, a urgência colocada pelo autor do post ,simplesmente não existe.

    A presidenta,se julgasse necessário substituir qualquer membro de sua equipe,poderia tê-lo  feito em qualquer momento,antes das eleições  ou mesmo logo a seguir. 

    A presidenta sabe perfeitamente o timing político e a força que tem.Ela  não é, como tentam colocar alguns,uma simples gestora,tem vivência politica no sangue .Sua história não começou nos escritos de um jornal e sim na militância política.

    Hoje,para o bem e para o mal,existem divergências entre vários apoiadores da campanha a reeleição da presidenta.Isto é bom e com certeza irá fortalecê-la no sentido de tomar as melhores decisões para o país.

    Quanto a agenda positiva,meus caros,el não precisa estar na mídia.Basta que nós,assim como fizemos na campanha eleitoral,não nos deixemos influenciar pelas negatividades dqueles que vão contra o Brasil.

  61. governo do pt


    A Dilma na verdade não manda nada e quem controla o Governo é o mau maior do Brasil chamado Lula,que fica por fora queimando a imagem da Dilma,eu sempre digo que o mau do Brasil é o Lula,um ex-presidente sem o minimo de carater,sem educação,sem formação e controla todo o PT e todos Brasileiros quem comandou o Mensalão foi Lula e agora na Petrobrás foi Lula que colocou a sua quadrilha dentro da Petrobrás é a poltica do Pt,colocando os amigos incompetentes nas maior parte das empresas Públicas,no STF esta infestadas de Juizes agindo a favor do PT,ele esta desmoralizando as Brasileiros dizendo pode roubar que não da em nada,agora eles conseguiram valir a Petrobrás e acho que Dilma não acaba o seu mandato de corrupção.

  62. Mais uma vez reproduzo um

    Mais uma vez reproduzo um comentario encontrado no meio de milhares de outros, nele constava uma sabia sugestão.

    Talvez ate mesma a unica atitude que poderia apagar o incendio que  acontece perto de muito combustivel.

    A presidente Dilma deveria colocar um general de sua alta confiança para presidir a nossa maior estatal.

     

     

  63. Os comentários são o melhor

    Os comentários são o melhor deste post. Acho que Nassif escreveu este post para provocar as reações que vemos. O texto em si é uma leitura equivocada da realidade, que não combina com a capacidade dele de ver o que se passa. Eu diria que se parece mais com um relatório de Merval ao embaixador americano. O post deixou os governistas indignados e apavorados e os antigovernistas excitados. Isso mostra como anda baixo o moral da tropa governista. Mostra também que para quem perdeu a quarta eleição consecutiva, qualquer guimba de má notícia do adversário se parece com um charuto cubano intacto. Acho que este post exibe a maior densidade de insensatez do mês de janeiro. 

    Algumas notícias da última semana: Brasil vai bem na captação de financiamentos externos e o desemprego está em seu menor número. São número de uma economia em crise? Muito pelo contrário. Também não dá para negar que a economia nacional não exibe a pujança de anos atrás. Esta é a expressão correta: se compararmos com o que tivemos em anos anteriores. Ao contextualizarmos corretamente, vemos que a economia vai muito bem.

    O mundo está em crise. Não há para quem vender. Ninguém vai investir em exportação em um ambiente assim. Só nos resta a economia interna, com os milhões que ascenderam socialmente. O problema é que o desemprego bateu no fundo. Já não dá para aumentar a renda por meio da criação de emprego. Agora, só através de aumento salarial. Isso é mais complicado de fazer.

    O governo comanda um grande programa de infraestrutura e de educação. Faz sua parte e precisa continuar para não deixar a economia cair. Mas os resultados disso não virão este ano ou no próximo. Até lá, só nos resta manter o rumo e aguardar a recuperação da economia mundial. Nas condições atuais, o que temos hoje é o melhor possível. Esperar mais é irracional.

    Como explicar esta nuvem de mau humor que cobriu boa parte da sociedade brasileira? Há basicamente três problemas que concorrem para isso.

    1- A campanha midiática contra o governo: A mídia constroi nossa percepção da realidade. Nossa mídia criou uma realidade paralela. Nesta, o Brasil se desintegra econômica e moralmente. Por que isso?

    Devemos compreender que somos informados por empresas pré-falimentares. Farão qualquer coisa para sobreviver, mesmo se tiverem certeza de que isso não será possível. No momento fazem uma campanha de fogo de saturação contra o governo. Nas últimas eleições, apostaram tudo nos candidatos de oposição. Perderam. Agora se adequam ao espaço menor com demissões. O oxigênio só irá diminuir para eles. Reagem, intensificando a onda de mau humor. Vai ficar pior.

    O problema do governo pode ser visto como uma virtude ingênua: o republicanismo. O governo não explora a crise midiática. Em sua campanha ensandecida contra o governo, ouvimos claramente o que a mídia nos diz: me compra. Comprar a mídia é o movimento mais fácil. Se estivesse no governo, eu pagaria. O desespero é tamanho que regatearia um preço baixo. Hoje, a situação do governo federal poderia ser igual àquela em que vive o governo tucano paulista: população quase sem água, mas feliz com seu governador eleito no primeiro turno. Quanto prejuízo à nação tem trazido esta onda de ataques ao governo? Alguém já contou? Certamente o prejuízo é bem maior do que aquilo que pagaríamos a ela para interromper seus ataques e apoiar o governo. Para aqueles que não admitem acordo com a globo, lembrem-se de que o encontro dela com a internet é inadiável e ela vai perder. O acordo seria um paliativo. Depois, ela seria abandonada na nau da insignificância.

    A outra alternativa que tem o governo é empurrar a mídia para dentro da cova, ou seja, antecipar seu fim. Há ferramentas que não passam pela lei de meios, que não tem chance no congresso. Remanejar as verbas publicitárias e cobrar a devolução do BV das campanhas do governo e das estatais são exemplos. O governo iria antecipar um fim que não pode ser evitado. E como a mídia reagiria a isso? Com mais ataques, ou seja, exatamente o que ocorre hoje.

    Nassif nos fala em substituir a Graça Foster. Se Jesus Cristo fosse nomeado presidente da companhia em lugar de Foster, ele seria crucificado pela mídia antes da semana santa. Está certo que Foster é um desastre de comunicação, mas o fogo vai continuar, independente do que o governo faça. Basta lembrar que a SABESP enfrenta uma crise ainda mais grave do que a PETROBRAS. Além da queda das ações, a companhia está sem seu ativo principal, as reservas de água. A PETROBRAS, ao contrário, flutua sobre uma reserva enorme de petróleo. No entanto, a empresa paulista passa incólume pelo noticiário. As notícias veiculadas sobre ela na grande mídia parecem mais press releases de seu departamento de RP.

    2- Uma presidenta que não preside:  Presidência não é gerência, nunca foi nem será. 

    A presidenta repete seu primeiro mandato. Recolhe-se a seu gabinete a examinar relatórios e projetos. Enquanto isso, ninguém sabe que projetos são esses, que benefícios trarão e o que já se aprontou e os benefícios que estão gerando. Quem deve se comunicar com a sociedade em nome do governo é o seu chefe. Foi nele que votamos, é dele que queremos ouvir. Ela foge às obrigações. O pior é que sua recusa em se comunicar deixa a mídia falando sozinha. O único discurso existente é aquele que aponta as falhas do governo. Alguém já contabilizou os custos que este silêncio já causou ao país? 

    3- O excesso de republicanismo de alguns e a falta de republicanismo de outros: O governo é republicano com a mídia com a justiça e com o MP, mas o recíproco não é verdadeiro.

    Já falamos da mídia. André Araujo é quem melhor retrata o problema que o governo criou com o STF e o MP. Lula nomeou juízes do STF porque eram preto, mulher e nordestino. O preto colocou a toga e pensou que era a capa de batman. A mulher condena alguém com base na literatura e não nas provas (sua frase será sua marca para a eternidade, ministra). O nordestino, para parafrasear Getúlio Vargas, saiu do STF para entrar em uma sinecura do grupo Globo. Existe uma frase popular que diz mais ou menos o seguinte: a algumas pessoas, devemos dar dinheiro e não poder. Segundo André Araujo, a constituição deu poder a setores do estado que não estão preparados para isso. O resultado é o que vemos. Alguns juízes paralizam obras importantíssimas, causando enormes prejuízos hoje e para o futuro. Outros se especializam em destruir o ENEM. Juízes, promotores, delegados planejam operações que colocam os poderes eleitos de joelhos, com a naturalidade de quem toma um cafezinho. 

    O executivo é o poder mais importante para o cotidiano de uma nação e é o mais fácil de controlar, pois tem apenas uma cabeça. O judiciário fragmenta seu poder. A chance de algum idiota causar grandes estragos é muito maior. O republicanismo do governo não se reproduziu. A tendência é que estas instituições que foram destacadas pela constituição de 1988 se depurem com o tempo, mas , em se tratando de Brasil, esta afirmação é mais um exercício de otimismo do que de realismo. 

    Resumo:

    1- Republicanismo nos olhos dos outros é colírio.Nos próprios olhos é pimenta.

    1.1- Compre a mídia. É mais rápido e mais barato. Ou

    1.2- Enterre a mídia e siga em frente.

    2- A excelentíssima é a presidenta da república e não a CEO do magazine Luíza. Portanto, cumpra suas funções correspondentes.

    3- Juiz bom pode não ser o juiz bola nossa. Pelo menos é melhor do que o juiz bola deles. 

     

  64. Dilma Roussef ão tem a mínima

    Dilma Roussef ão tem a mínima condição de governar nosso país!

    Só um cego nnao consegue ver que ela é INCOMPETENTE!!!

    Não sabe se comunicar, não sabe trabalhar em equipe, tem idéisas próprias, nnao ouve seus conselheiros, não sabe fazer política, etc, etc, etc…..é um DESASTRE para nosso país!!!! ESSA  é a VERDADE!!!

    Ela vive em um mundo de fantasia criado pelo marqueteiro JO˜AO SANTANA!!!!

    Não existem argumentos contra fatos!!

    Dilma foi:

    Ministra da Minas e Energia

    Ministra da Casa Civil

    Presidente do Conselho da Petrobrás

    Presidente do Brasil

    E se diz especialista no setor elétrico

    Vamos aos fatos:

    1-Quem disse isso em 2013?

    “A partir de agora a conta de luz das famílias vai ficar mais barata. É a primeira vez que isso ocorre no Brasil.”

    As contas de luz irão aumentar 30% esse ano….as empresas de energia estão em frangalhos, governo já emprestou R$ 20 BILHÕES  depois da mudança desastradas das regras do setor!

    2- “Estamos vendo como erraram os que diziam meses atrás que não iriamos conseguir baixar os juros e nem o custo da energia. Tentavam amedrontar nosso povo.”

    Os juros nunca tiveram tão altos desde 2011….(12,5%) um dos maiores do MUNDO!

    3- Governo tem o maior défict desde 1997!!!! As contas tiveram resultado negativo em R$ 17 BILHÕES

    4- Petrobrás antes da Dilma valor R$ 400 bilhões, valor com Dilma no governo R$ 200 Bilhões

    Usou politicamente a empresa segurando o preço da gasolina por causa da inflação,quando o pertróleo estava alto, gerando perdas bilionárias, em um momento em que a empresa precisava de investimentos pesados!

    Agora que o petróleo desabou e o preço da gasolina caiu no mundo inteiro, ela vai subir no Brasil!!!

    Os problemas de corrupção vem da época de Lula, mas ela foi conivente e se beneficiou do esquema.

     

    Esse são  pontos que vão recair DIRETAMENTE sobre o bolso do Brasileiro, aumento de impostos, aumento de juros, aumento da gasolina, aumento da conta de luz, sem falar da inflação, por INCOMPETÊNCIA de DILMA ROUSSEF!!!

    Nós que vamos pagar essa conta!!!!

     

     

     

     

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2015/02/1583432-o-paraiso-da-energia-segundo-a-doutora.shtml

    1. Tire essa venda vermelha

      Tire essa venda vermelha ideológica da sua frente!!

      Vc deve estar vivendo na propaganda maravilhosa do PT!!

      Ou deve plantar a própria comida que come, na sua casa deve ter lampião, não paga juros bancários, não tem carro e não precisa colocar gasolina…

      No mundo que eu vivo, minhas contas com comida aumentaram 20/30% em 1 ano!!!!!

      Acorde para o mundo!!!

      Dilma Roussef é uma incompetente!!!

      O resto que vc escreve é chororo de quem comprou um produto falso!!!!

      1. DEMERVAL, assim que se

        DEMERVAL, assim que se escreve errado esse nome né??!!

        Um Eduardo Cunha de presente para esse desgoverno!!!

        Tão competente que nem seu líder na câmara consegue eleger!!!

    2. Felizmente ela não é tão

      Felizmente ela não é tão incompetente a ponto de levar o Brasil ao FMI por TRES VEZES nem deixar o país sem energia ou chamar os aposentados de vagabundos.

    3. Felizmente ela não é tão

      Felizmente ela não é tão incompetente a ponto de levar o Brasil ao FMI por TRES VEZES nem deixar o país sem energia ou chamar os aposentados de vagabundos.

    4. Não sou seu companheiro meu

      Não sou seu companheiro meu caro, quero que PT, PMDB, PSDB, PQPD, se explodam!!!!

      Nem me conhece e ta me taxando!!!

      Eu estou preocupado com meu futuro, dos meus filhos, do nosso país,  ter condições de pagar minhas contas e prover um mínimo para minha famíliia!!!

      Isso aqui está uma zona!!!!

      Deixe de ser  “ignorante” ( que ignora os fatos) / cego ideológico, que acredita que exista apenas um caminho, uma verdade, e ela está dando errado nos últimos 4 anos!!!!

      Acorde da sua fantasia!!

    5. Pelo seu comentário você é que é totalmente ignorante….

      Pra começar, energia no Brasil depende de água. E com a maior crise hídrica desde sempre, é impossivel não ligar as térmicas e por conseguinte aumentar a conta… MAS NÃO, PRA VC A CULPA É DA DILMA, QUE TINHA QUE ADVINHAR A SECA QUE ESTAMOS PASSANDO…. E PASME, ESTAMOS PASSANDO POR UMA SECA MUITO PIOR QUE A DE 2001 E SEM APAGÃO !!! ISSO QUE É INCOMPETÊNCIA ?!?!?!!

       

      JUROS DE 12,5 % NÃO SÃO NADA !! NADA !! PERTO DOS JUROS DO ARMINIO FRAGA QDO ERA MINISTRO !! ALIÁS A MENOR TAXA DE JUROS DE TODO O GOVERNO TUCANO FOI MAIOR QUE 12,5 % !!!

       

      A PETROBRAS VALIA 16 BI EM 2001 PASSOU A 400 BI COM A DESCOBERTA DO PRÉ SAL E OS ALTOS PREÇOS DO PETRÓLEO. DESABOU COM A CRISE E COM A BAIXA NOS PREÇOS DO PETROLEO… MAS FOI A DILMA A CULPADA !!!

       

      E COM RELAÇÃO A COMPARAÇÕES UTILIZANDO VALORES ABSOLUTOS, AI É QUE VC MOSTRA REALMENTE QUE NÃO SABE DE NADA !!!

  65. Governo Dilma: comunicação zero

    Lassance denuncia o profundo despreparo na comunicação do governo

    1 de fevereiro de 2015 | 10:53 Autor: Miguel do Rosáriohttp://tijolaco.com.br/blog/?p=24504

    unnamed_

    O cientista político Antonio Lassance, colunista da Carta Maior, resume o que estamos denunciando há tempos: o governo encontra-se incrivelmente despreparado em matéria de comunicação.

    Pior, está em curso um processo assustador de retrocesso.

    O governo está desaprendendo a falar.

    Até mesmo o Café com a Presidenta, um programinha semanal meia boca de rádio, só escutado por brasileiros dos grotões, e que deveria há muito ter sido substituído por uma entrevista semanal em vídeo (que também produz áudio, ou seja, seria um dois em um), há meses que não é realizado.

    Quase tudo que havia em matéria de comunicação estatal foi desmantelado ou encontra-se desorganizado.

    As falas da presidenta são terrivelmente mal planejadas.

    Para que expor a presidenta a intermináveis, maçantes e arriscados discursos ao vivo, que notoriamente a incomodam, ao invés de planejar aparições curtas e objetivas, gravadas em vídeo?

    Por que guardar silêncio por meses e então aparecer com um texto longuíssimo, ao invés de fazer aparições regulares e sintéticas?

    Por que a presidenta tem de passar pela tortura de fazer discursos protocolares (“queria agradecer a fulano, a beltrano, a sicrano, etc” – esse tipo de besteira), que seriam muito melhor feitos por um chefe de cerimonial?

    A presidenta tem de ser preservada para falar o que é absolutamente essencial!

    Nos EUA, fazem até trilha sonora para tocar ao fundo das falas do presidente, conferindo-lhes emoção e um sabor jovem.

    Na primeira reunião de ministério, era óbvio que o correto seria um discurso rápido e bem humorado, para erguer o astral dos titulares das pastas antes do momento de trabalho.

    O que houve foi patético. Um discurso professoral e condescendente, repleto de informações que eles já estão carecas de saber. E com 35 minutos de duração!

    Um discurso que cansou e constrangeu a presidenta, os ministros e quem assistiu.

    Quem planeja a comunicação da presidenta?

    Quem planeja a comunicação do governo?

    Outra denúncia de Lassance: por que o governo banca pesquisas de consumo de mídia do brasileiro e não muda em nada os gastos com publicidade, continuando um modus operandi de compadrio com jornais e revistas?

    Em suma, a tal “batalha da comunicação”, proposta por Dilma em sua reunião de ministério, está sendo fragorosamente perdida porque o governo, e isso é uma responsabilidade da presidência da república, encontra-se totalmente despreparado: sem infra-estrutura, sem treino, sem criatividade, sem ousadia, sem técnica, sem formação de novos quadros.

    *

    O GOVERNO DESAPRENDEU A TRAVAR A BATALHA DA COMUNICAÇÃO

    Por Antonio Lassance, na Carta Maior.

    Como sair do atoleiro se o Governo desaprendeu a travar a batalha da comunicação? Não basta comunicar-se mais. É preciso reorientar toda a comunicação.

    Um governo despreparado para a batalha

    Em sua primeira reunião ministerial (27/1), Dilma exortou seus ministros a travarem a batalha da comunicação. Falou, repetiu, insistiu. Quase perguntou se precisava desenhar.

    A ordem é a seguinte:

    “Nós devemos enfrentar o desconhecimento, a desinformação sempre e permanentemente. Vou repetir: sempre e permanentemente. Nós não podemos permitir que a falsa versão se crie e se alastre.

    Reajam aos boatos, travem a batalha da comunicação, levem a posição do governo à opinião pública, a posição do ministério, a posição do governo à opinião pública. Sejam claros, sejam precisos, se façam entender. Nós não podemos deixar dúvidas.”

    No fundo, Dilma sabe que ela não é a melhor comunicadora do governo e pede ajuda a todos de sua equipe para uma tarefa que, de qualquer forma, nenhum presidente, sozinho, é capaz de realizar: dizer ao público o que está acontecendo e o que o governo tem feito.

    Até aí, tudo bem. A maioria dos governos anteriores tinha ministros mais desenvoltos para a comunicação do que o presidente. Lula foi uma das exceções. Ele era, sem sombra de dúvida, o melhor comunicador de seu próprio governo.

    Com Dilma é diferente e a constatação pode ser perfeitamente administrada. Mas há uma pedra no meio do caminho.

    Se o pedido da presidenta não significar uma completa reorientação na concepção, nas práticas e nas mensagens do governo, o tiro irá sair pela culatra. Vai estar aberto o caminho para uma sucessão de trapalhadas.

    De todo modo, não se deve, em hipótese alguma, tentar esconder um presidente da República. Não há como tirar um assunto do colo da presidenta quando o assunto é o Brasil.

    Um presidente da República jamais pode fingir que alguns grandes problemas não são seus.

    Toda semana a presidenta precisa mostrar que existe, que está trabalhando, que está fazendo.

    Mesmo que não queira, Dilma precisa aparecer regularmente, dar sua opinião e orientação, ainda que os detalhes e as piores partes do tratamento de algum problema fiquem por conta de outra pessoa.

    Ao invés de aparecer pouco e, quando aparece, falar muito (Dilma é a primeira a se cansar de seu próprio discurso), é melhor a presidenta aparecer mais vezes e falar menos, fazendo discursos mais curtos e diretos.

    Se não for pedir demais, em nome da clareza na comunicação com o público, Dilma poderia usar mais metáforas e analogias. Alguns não vão gostar, mas a maioria vai.

    Fazer comunicação com o quê e com quem?

    O atual governo gasta muito e gasta mal em comunicação. E conseguiu a façanha de desmontar boa parte dos bons instrumentos próprios que haviam sido construídos no primeiro mandato do governo Lula.

    É bom fazer o registro: a situação já estava assim antes do atual ministro Thomas Traumann assumir o posto. O problema é que, até agora, nada mudou e Traumann não tem qualquer controle sobre a área de publicidade.

    O governo faz regularmente uma pesquisa para aferir os hábitos de consumo da população.

    Para quê? Não se sabe. A pesquisa mostra que o rádio é quase tão presente como fonte de informação quanto a tevê. Em seguida, vem a internet. Por último, bem atrás, a mídia impressa.

    Apesar disso, o governo prefere gastar em tevê valores estratosféricos, extraordinariamente maiores do que gasta em rádio.

    Ainda mais absurdo é que jornais e revistas impressos recebam bem mais que a internet e até que o rádio. Isso não é e nunca foi mídia técnica. É um escândalo de compadrio da publicidade com os grandes veículos.

    O governo tem um gosto todo especial em financiar a concentração da mídia.

    Sem contar que o Ibope e a vendagem de muitos veículos são alimentadas por informações de dirigentes e gestores governamentais que dão a alguns veículos um tratamento privilegiado. Esquecem-se que informação oficial é um bem público, e não um produto a ser barganhado na troca de favores do mercado da notícia.

    Comunicação estatal, considerada um palavrão, foi quase reduzida a zero

    A grande maioria dos ministros não sabe o que é o governo, seus números, seus planos, suas metas, suas dificuldades.

    O governo já teve, mas extinguiu, um boletim informativo regular, chamado Em Questão.

    O Em Questão era o principal veículo diário de informação sobre as ações, números e argumentos em defesa do governo.

    Deveria ser ressuscitado pela presidenta, isso se ela quiser pautar pelo menos a fala de seus ministros.

    Em 2008, o próprio gabinete pessoal do Presidente Lula começou a produzir um informativo, chamado Destaques, com dados e outras informações sobre as ações de governo.

    O último caderno Destaques data de julho de 2013.

    O último programa de rádio Café com a Presidenta foi ao ar em 30 de junho do ano passado.

    O cargo de porta-voz está vago há mais de um ano.

    Falar em comunicação estatal virou palavrão, desde que extinguiram a Radiobrás e surgiu a EBC.

    A fusão da Radiobrás com a TV e rádios educativas do Rio de Janeiro gerou uma grande bagunça entre o que era a comunicação pública, feita pela Acerp (que controlava a TV e Rádio Educativa do Rio de Janeiro) e a comunicação estatal (feita pelo sistema Radiobrás, em Brasília).

    A antiga e extinta Radiobras ensinou Câmara, Senado e Justiça a implantarem seus veículos. Hoje, a comunicação do Executivo está longe do padrão de excelência alcançado pela comunicação dos outros Poderes.

    A comunicação governamental se resume a um canal de tevê a cabo, a NBR, para o qual o próprio governo não dá a mínima importância. A NBR já deveria ser tirada da EBC e estar sob o comando direto da Secom faz tempo.

    Da forma como está, com a EBC agindo como mera empresa de prestação de serviços, é mais barato para o governo contratar a empresa da esquina que filma aniversários e casamentos.

    É na rua que se anda pra frente

    O governo vai realmente travar a batalha da comunicação? Para falar o quê? E com quem?

    O principal alvo para uma batalha da comunicação, antes dos veículos de imprensa, é o público.

    O governo vai para a rua? Se não for, não vai poder dizer que está travando a batalha da comunicação.

    Ministros e suas equipes vão por o pé na estrada, visitar capitais e cidades do interior, dar entrevistas aos veículos locais e blogueiros de cada cidade?

    O governo poderia gastar um pouco menos em propaganda e um pouco mais em sola de sapato, telefonemas, e-mails, interação em mensagens pelas redes sociais e vídeos no Youtube.

    A principal forma de comunicação que falta ao governo chama-se conversa. É preciso pegar o telefone para ligar e conversar com prefeitos, dirigentes sindicais, entidades estudantis, movimentos agrários e de luta pela moradia e ativistas das redes sociais.

    Ativistas das redes sociais? Sim, é uma categoria nova, influente na formação de opinião e, a não ser no caso dos direitosos, ainda é absolutamente desconhecida e desprezada pela maioria dos que fazem comunicação governamental.

    Não custa também perguntar: quantos ministérios já estão chamando suas conferências nacionais? Quantos já implantaram conselhos e comitês para discutir políticas públicas.

    Talvez muitos ministros não saibam, mas o decreto que instituiu a Política Nacional de Participação Social continua valendo.

    Seria bom alguém se dedicar a informá-los.

     

  66. Análise

    Parabéns Luis Nassif, acho que ficou claro as necessidades do governo para passar pela crise atual, pois virão novas e não do PIG, mas da sociedade que irá contrapor com toda razão.

  67. Concordo integralmente com a

    Concordo integralmente com a Marta Sulicy: ou o PT muda ou acaba…e essa mudança passa pelo enquadramento de Dilma…se não conseguir enquadrar Dilma, que a expulse do Partido, para que seu governo desastroso caia sozinho…

    1. A INCAPACIDADE DE DILMA DE LIMPAR A AGENDA NEGATIVA

      Se a Dilma cair, nunca mais o PT elegerá sequer um verador. Todo mundo devidamente abundado e teclando no computador dando soluções as mais cretinas e absurdas. O partido abandonou a Dilma desde o primeiro mandato, não o contrário. O mimimi come solto: “a Dilma não dialoga com o partido”. Ora, vão roçar-se nas ostras. Chega a ser inacreditável que ela tenha conseguido mais um mandato com o partido que tem. Ótimo, vamos expulsá-la para não sofrermos o desgaste do governo. Parece piada. O presidente do partido é o Rui Falcão. Alguém sabe o que esse cara faz? O PT tem que ajudar a Dilma, não o contrário. Ela hoje, pela incompetência de seu partido, é refem do PMDB.

      Coheço um velho sindicalista que foi preso pela repressão em 1964. Ele costumava dizer que a esquerda sempre foi ruim para governar e administrar porque discutia eternamente o que iriam discutir na próxima reunião. Mas tinha uma característica muito importante. Não roubava. Não era corrupta. Hoje esse meu amigo está totalmente desiludido. A esquerda ficou igual à direita e participa de corrupção como nunca.

      A análise do Nassif foi técnica, só isso. Se devemos contestar, que seja com base, não chamando o articulista de tucano. Falta gestão profissional na Petrobras, isto é óbvio. Enquanto não houver uma clara determinação de se apurar tudo, prender os ladrões petistas ou não, separar a crise da operação da empresa, o desastre será inevitável. Muitas empresas quebrarão e o desemprego vai bombar. Aí, é só entregar para a privatização.

  68. Eu não sei quantos são os

    Eu não sei quantos são os comentarístas que trabalham para o mercado financeiro aqui no blog, mas sei que muitos deles só possuem conhecimento para ajudar a quebrar o país o mais rápido possível, que se possa esperar em uma crise silenciosa.

    Eles são especialistas em quantificar o governo negativamente, mas não sabem responder o que vem primeiro na economia se inflação ou juros, e qual faz o caminho inverso para se chegar ao que o Banco Central chama de fundamentos de política monetária.

    Tem gente dizendo que a situação está como uma gravidez.

    A mim não enganam com essa história de política monetária esdrúxula – ela é o produto de um círculo morto, como um latrocínio de um povo!!!

    Minha pergunta para qualquer um destes economistas discarados, que estão trocando a desgraça do país por pão, é a seguinte: Será que o Brasil e a Petrobras estariam assim, nesta situação de dependência externa, se a cultura da ciência da economia (entre preço e valor) não entregasse a gestação do próprio desenvolvimento, e de valor (sua cópia), pelo preço obrigatório do investimento externo? Analisem: Vocês colocaram ou não um tapete vermelho para os juros de pensão do crescimento na moeda, ao invés de dar lugar a pronunciar o dinheiro pela matemática pura???

    O país é esta mentira e está mortalmente vitimado por essa corja de ladrões do chamado capitalismo financeiro.

    Isto é pacto já na esfera do BC com o mercado financeiro: Juros de 12,25% contra 0,29% de crescimento – é o que mantém a agenda negativa, e não tem nada a ver com Dilma.

  69. Reclamaram dos ministros do

    Reclamaram dos ministros do 1º governo Dilma e ela nomeou Levy, Kátia Abreu e outros de agrado ao “sistema”

    Pediram para cortar gastos públicos e Dilma cortou

    Agora pedem a re-nomeação dos presidentes dos bancos públicos

    Pediram infraestrutura e o governo fez

    Pediram concessões…

    Como diz o colega alcarpinteiro em comentário abaixo:

    “Se Jesus Cristo fosse nomeado(…), ele seria crucificado pela mídia antes da semana santa.”

    1. Dermeval

      Não estamos divergindo.

      Meu comentário foi uma critica aos nomes de agrado do sistema que foram nomeados e ainda assim a mídia massacra o governo.

      O que disse foi que a mídia massacrará o governo independentemente de nomes, de política econômica, do que quer que seja, até quando o PT perder as eleições.

  70. o mesmo

    .A melhor vingança é ser completamente diferente do seu inimigo, talvez por isso, foi delegada a função de comunicar para os ministros, pois o que mais se vê são jornalistas marrons, de jornais impressos e revistas usando pseudônimos crentes que estão a governar o país.

  71. Nassif, pare de falar sobre

    Nassif, pare de falar sobre politica por uns tempos. O mundo pegando fogo e a imprensa tentando nos convencer que o olho do furacão é aqui. 

     

  72. Sem rumo, sem norte e sem estrela não se muda nada

    A Dilma é amadora no comando, sem estratégia e sem táticas não conseguirá nada de diferente do que fez até agora.

    Dé-se um rumo, um norte e uma estrela e o governo seria outro, uma diferença da água para o vinho.

    Como não se dão conta da barbeiragem, nem percebem  no que erram, fica impossível para melhorar o desempenho.

    Uma pena.

    1. Efeito Dunning – Kruger — Unskilled and Unaware

      Hipóteses

      Dada uma habilidade típica que humanos possam possuir em maior ou menor grau:

      1. Indivíduos incopetentes tendem a super-estimar seu próprio nível de habilidades;

      2. Indivíduos incopetentes não reconhecem habilidade genuína em outros;

      3. Indivíduos incopetentes não reconhecem o grau extremo de sua inadequação;

      4. Se treinados – são capazes de reconhecer sua falta de habilidade.

  73. Concordo apenas em parte com

    Concordo apenas em parte com o Nassif. É fato que a presidenta Dilma é centralizadora e um pouco teimosa, o que, em alguns momentos, constitui característica positiva. Não em todos, claro. Contudo, ainda que Dilma fizesse tudo aquilo que o Nassif está sugerindo de boa fé, a crise continuaria, a Petrobras continuaria sendo detonada e o as coisas negativas continuariam com destaque. Se não fossem por razões sérias, eles inventariam alguma coisa para falar mal do governo. Não podemos nos esquecer que a liberdade de expressão e o controle das comunicações estão nas mãos de meia dúzia de famílias. É o maior latifúndio das comunicações do mundo! Enquanto isso prevalecer, não há salvação. O maior erro de Lula e Dilma, nestes últimos 12 anos, foi o de não terem trabalhado para quebrar este criminoso monopólio da mídia golpista.

  74. Melancolia

    Há dois anos:

    “A partir de agora a conta de luz das famílias vai ficar mais barata. É a primeira vez que isso ocorre no Brasil.”

  75. Agora vai ser difícil

    Agora vai ser difícil consertar as coisas. Muitas mentiras foram contadas mil vezes, enquanto o governo ficava mudo esperando o tempo passar. O governo não desmentiu as mentiras e elas viraram verdades. Os telespectadores  detinham o controle remoto, mas mudavam de canal e o assunto era sempre o mesmo. Faltou a voz oficial do governo. Se não fossem os blogueiros, Dilma e Lula já estariam na Papuda. E pelo andar da carruagem, isso ainda é uma possibilidade. 

  76. Dilma tem as promessas de

    Dilma tem as promessas de campanha quebradas com as novas medidas de austeridade dos ministros da área econômica.

    Mas ninguém pergunta para os ministros: Por que vocês estão tomando medidas – no lugar de Dilma – que mudam a história real, para o lado exterior do mercado financeiro sentar-se no trono? 

    Dilma não pôde fazer nada com a mesma pergunta em termos de capacidade de governo!

    Na Europa, depois que medidas de austeridade foram implantadas como uma injeção letal no crescimento, a pergunta de Tony Blair e que o Banco Central europeu teria que responder no momento é sobre a seguinte projeção: Qual é o significado da moeda digital, que corre internamente como exemplo de desenvolvimento para o Banco Central, a fim de se ter a ideia realista, em separado, com o crescimento econômico da moeda física que corre para a corte do investimento externo?

    Diante dessa questão aparece o ponto em que a presidenta tem um modelo do Banco Central para explicar o real encontro dos investimentos nascendo de fraldas cheias de merdas.

    Vamos lá Dilma, está na hora de puxar o tapete do mercado e levar o balanço para seu legítimo trono. 

    1. Qual exatamente foram as promessas quebradas ?

      Qual exatamente foram as promessas quebradas ? Ou você só sabe repetir o que lê na grande imprensa ?

  77. Uma coisa que os

    Uma coisa que os comentaristas pró governo não enxergaram ou não entenderam até agora.

    O problema do governo Dilma (uma presidente eleita com a menor força política da história), não é a oposição, o PIG, a mídia golpista, o mercado, etc, etc, etc…..

    O problema é o fogo amigo!!!!

    Não só o agora novo presidente da câmara Eduardo Cunha, e sim o próprio PT e seus prinipais líderes,José Dirceu e Lula, que estão em pé de guerra por causa da Petrobrás e da Lava Jato.

    Nomes graúdos vão aparecer no processo do STF e essa é a verdadeira guerra interna, e Dilma, pelo que parece quer lavar as mãos, por isso está mantendo Graça Foster para passar a impressão que ela está fazendo a limpeza…..

     

    1. Essa estória de

      Essa estória de “comentaristas pró governo” distorce a questão do direito do cidadão de fazer comentários em defesa do seu pais. Não é porque o cidadão defende as politicas de valorização da soberania nacional contra o entreguismo escancarado da grande mídia, dominada pelos interesses estrangeiros, e seus asseclas do DEM, PSDB, PPS, PMDB e outros privatistas, corretores do patrimonio publico brasileiro, que o cara é petista ou “pró – governo”! Se só restou o PT encurralado na trincheira da guerra pela defesa dos interesses nacionais, “Je suis PT” desde criancinha!! Se querem retroceder nos avanços a caminho da soberania alcançados neeses últimos anos e entregar o que não conseguiram vender nos anos 90, que o façam mas assumam que são entreguistas e respeitem o direito de quem não tem vergonha e, ao contrário, se orgulha de defender a soberania do Brasil.

      Vale parafrasear o assessor do Bill Clinton, James Carville:

       

      “Eh o PETRÓLEO! Estúpido!!”

       

      Ou a GLOBO não fez um acordo com a Time-Life em 1965 para defender no Brasil os interesses dos EUA?

       

      Iraque, Libia, Siria, Primavera árabe que não da frutos nem flores, México (PEMEX), Dumping nos preços do Petróleo com os Sauditas para quebrar a concorrencia, isso é tudo ilusionismo e complexo de conspiração dos “comentaristas pró-governo”?

       

      Os caras sabem que não conseguem manter o preço baixo por mais de dois anos e se a Dilma chegar viva em 2017, em 2018 não tem quem segure o Lula. Esse é o jogo que, convenhamos, não é muito visivel para os olhares incautos, mas, tá na cara de quem tem os dois olhos atentos.

  78. Pigou

     

        Embora tenha que concordar com muitas das críticas do Nassif e, penso que elas realmente ajudam, mas me deu vontade de cantarolar: Ououou, o Nassif pigou, outa, outa, outa, isto não tem volta.  Será?!

  79. O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO DO GOVERNO (E OUTRAS IMPORTANTES)

    Nassif, concordo parcialmente. Concordo que Graça Foster já deveria ter sido substituída por alguém melhor para o momento, em que pese sua honestidade. E que o governo precisa de uma agenda positiva, por que se depender do PIG, a agenda sempre será um horror. A cada minuto. É quase um milagre esse governo durar 12 anos!

    Mas não basta apenas criar essa agenda. A presidenta Dilma precisa de uma comunicação consistente com a sociedade. Para mim, é o seu primeiro e principal defeito. Ela ainda não se acertou sobre isso. Imploremos a ela que faça algo nesse sentido, algo de alto impacto, que as pessoas notem. Que reúna um grupo de boas cabeças pensantes para ajudá-la.

    Considero que seu governo faz muito pelo povo, principalmente, o mais humilde, mas a comunicação com a classe média continua ruim, péssima, como no primeiro governo. A classe média permanece sendo envenenada todo santo dia. E Dilma continua com um governo low profile. E é aí que ela se perde. Será que isso realmente depende de uma Ley dos Medios? Não acredito. Ela precisa de cabeças pensantes para ajudá-la neste ponto. Boas cabeças. Cadê o marqueteiro certo para ajudar?

    E em tempo, mudando de assunto dentro do mesmo assunto, a CBF, segundo Juca Kfouri, apoiou Eduardo Cunha. É preciso ter cuidado, por que a bancada da bola pode agora querer reaprovar as regras de parcelamento de dívidas dos clubes sem contrapartidas. É um absurdo que lesaria o Brasil e é o que a CBF defende. Isso não dá para aceitar. Fiquemos de olho.

  80. graça foster

    Em qualquer empresa privada Graça Foster já teria caído há muito tempo. Mas empresas públicas não quebram. Ainda mais quando se trata do “orgulho brasileiro”. Quem vai pagar o frenesi de achaques do Petrolão, são os trouxas, pagadores de impostos

  81. A Dilma me lembra o Paulo

    A Dilma me lembra o Paulo Nobre, presidente do Palmeiras ano passado. Só acertou na virada do ano quando aprendeu a confiar e chamou gente que entende para tocar o futebol(Alexandre Mattos). Falta a Dilma fazer o mesmo, aprender a confiar e chamar gente entendida para tocar o que ela não sabe.

  82. VALENTE, HONESTA, MAS..

    Não tenho duvidas do seu coração valente e de sua honestidade, mas politicamente é muito fraquinha. Chega a ser ingênua. Outra coisa: Dilma é birrenta. Faz o que quer e da forma que quer. Manteve o Zé na Justiça. O cara já estava mais furadinho que queijo da canastra. Mercadante? Figura viciada, carimbada. É o tipo de sujeito que não agrega nada. É o bigodudo mais sem água com açucar da política. Não passa confiança.  Li hoje no Blog do Kaneddy Alencar (“A presidente foi o principal cabo eleitoral de Cunha. Há algum tempo, em uma conversa reservada, Lula disse que o deputado peemedebista deveria fazer uma estátua em homenagem a Dilma”).

    Não duvido. Pelo que andei lendo nos últimos dias, essa vitória já estava sendo cantada. O que rolou de novo foi o placar. Cunha deu uma lavada na Dilma, no PT e no Mordomo Temer. Não precisou dos votos tucanos, que foram todos pro PSB. Claro que num segundo turno, iriam pra Cunha. Mas é isso.. agora é rezar. Antes, confesso que eu até debochava desse negócio “de impechment” . Para mim era baboseira, exagero. Mudo de opinião. Está sendo asfaltado o caminho. E Dilma não resiste. É fraca politicamente. Totalmente ao contrário de um Lula. Até de um Alchmin se vcs forem pensar… Numa baita crise hídrica o sujeito ri e coloca o chapeuzinho da Sabesp na cabeça. Sabe e soube articular para sair ileso. Vai grudar a crise na coitadinha da Dilma. E no PT, é claro!

     

     

    1. Petrobrás

      A Petrobrás é o “x” da questão. A presidente comprou uma briga para a qual não se preparou…pôs a Graça Foster na presidência, enxotou o Paulo Roberto Costa e mais uns calhordas, quis mudar práticas antigas e espúrias das empreiteiras, levando de roldão os honrados membros do Congresso Nacional sem tomar o troco? O que falta a ela é uma equipe qualificada. O Lula, por sorte, teve um Ciro Gomes a blindá-lo no Mensalão, defendendo o governo. E Dona Dilma quem tem a blindá-la? O Zé da Justiça, que hoje fez elogios à figura do lobista Eduardo Cunha ( ele não merece ser chamado de deputado)? O Mercadante? É

  83. dlma fez o que tinha de

    dlma fez o que tinha de fazer.

    e só o tempo dirá se ela agiu certo ou errado.

    é prematuro julgar.

    talvez daqui a dois anos, quem sabe….

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador