A Lava Jato e a nova classe dos intocáveis

No Judiciário há três linhas de conduta em relação aos crimes do colarinho branco.

Existe a linha dos garantistas, que privilegia os direitos individuais em relação à mão pesada do Estado. Existe a linha-dura, para quem o Estado – através dos códigos de processos – criou barreiras para impedir a aplicação das penas. E existe a corrupção, que se vale do suborno para obter sentenças favoráveis. Acima deles, uma legislação que permite postergar o máximo possível a punição.

O resultado final é um modelo em que o pobre é penalizado e o rico beneficiado.

Nesse lusco-fusco, cria-se um clima de animosidade entre linhas duras e garantistas. Respeitar direitos individuais significa se curvar a um modelo criado para impedir a punição dos culpados, segundo os linhas-duras.

Este é o cenário a ser considerado quando se analisam os episódios recentes. Para a maioria dos procuradores envolvidos com essas operações, a briga central é contra a impunidade.

A maneira encontrada para contornar o poder dos tribunais superiores foi recorrer a outro poder de fato, a mídia.  

As novas estratégias

Há muito tempo, procuradores e PF montam parcerias com repórteres policiais. Em vez do contraditório e de um juiz mediando a disputa, muitas vezes dificultando a apuração dos crimes, há apenas um repórter recebendo as informações de forma passiva e um editor buscando a manchete mais apelativa. É como disputar um jogo sem adversário.

O que era uma tática individual transformou-se em política de Estado na Lava Jato com a estratégia Sérgio Moro endossada pelo Procurador Geral da República Rodrigo Janot.

Em documento de 2004 – já analisado aqui no GGN – Moro expõe de forma magistral a estratégia, a partir das lições da Operação Mãos Limpas, da Itália. O foco central funda-se em três pontos:

            1. Assumir o protagonismo no noticiário, para criar o clamor das ruas e, através desse trabalho, superar as resistências políticas.

            2. Definir a delação premiada como peça central das investigações.

            3. Valer-se da cooperação internacional.

Depois da Lava Jato, todo vazamento deixa de ser coibido. Pelo contrário, passa a ser peça central na estratégia de cada investigação.

Os pontos obscuros

No entanto, há pontos obscuros nessa estratégia que, provavelmente, ainda não foram objetos de reflexão interna tanto no MPF quanto na Polícia Federal.

O primeiro, os limites entre cooperação internacional e interesse nacional. Até agora o MPF e, especialmente, o PGR não explicaram adequadamente a troca de informações com autoridades norte-americanas, visando alimentar inquéritos contra a Petrobras – que é um braço do estado brasileiro – em tribunais estrangeiros.

O segundo, os limites dos pactos tácitos com os grupos de mídia.

Grupos jornalísticos são empresas, com interesses comerciais e políticos. A extrema concentração do mercado jornalístico brasileiro transformou os grandes grupos de mídia em um dos poderes de fato, com privilégios, blindagens e práticas comerciais em nada diferentes de outros setores empresariais que mexem com o poder político.

O MPF montou uma estratégia eficaz para se beneficar dessa parceria, mas nenhuma estratégia para garantir autonomia em relação aos grupos de mídia.

As relações conflituosas com a mídia

A Satiagraha e a Castelo de Areia foram anuladas por pressões políticas. A Castelo de Areia respeitou o sigilo e morreu mesmo sendo juridicamente perfeita. A Monte Carlo caminhou sigilosamente e só  recebeu ampla divulgação devido à CPMI de Carlinhos Cachoeira. Mesmo com a profusão de provas levantadas, acabou abafada.

Por seu lado, a Lava Jato conseguiu amplo sucesso, recorrendo a métodos profissionais de vazamento de informações. Seu poder foi amplificado pela descoberta de valores inacreditáveis da corrupção na Petrobras.

O que a Lava Jato tem de diferente de todas as demais não é ter recorrido a uma comunicação profissional, mas a circunstância de se adequar aos interesses dos grupos de mídia.

A Satiagraha não interessava à mídia e morreu. A Castelo de Areia menos ainda, e acabou. A Monte Carlo incriminava diretamente a Editora Abril, como parceira de Cachoeira. Não gerou um indiciamento sequer de jornalistas ou executivos do grupo.

A Zelotes investiga a quadrilha que atuava na CARF (o conselhinho que analisa as multas fiscais) que beneficiou as maiores empresas nacionais e alguns grandes grupos jornalísticos. Nas fases iniciais não despertou nenhuma interesse da mídia e encontrou a resistência do juiz em autorizar pedidos de detenção provisória e busca e apreensão.

De repente, os procuradores e delegados fogem do script e passam a vazar informações sobre a tal Medida Provisória supostamente comprada que nada tinha a ver com o objeto inicial da Zelotes. Interrompem uma operação que envolve somas bilionárias para centrar fogo em um suposto suborno no qual, segundo as próprias informações do inquérito, os financiadores haviam interrompido os pagamentos ao suposto subornador, pelo fato do dinheiro não ter chegado ao seu destino.

Deixam de lado provas robustas de anistias fraudulentas envolvendo centenas de milhões de reais e vão atrás do indício de crime apontado em um e-mail do tal escritório do lobista (que tinha como cliente a RBS), mencionando duas bonecas de plástico dadas de presente para filhas de Gilberto Carvalho. “Bonecas” pode ser senha para suborno, alegam procuradores e delegados. Assim como “café”. Basta isso – e muita reportagem em cima de indícios vagos – para serem autorizados a avançar sobre o sigilo fiscal dos suspeitos, deixando os grandes grupos incólumes.

Se alguém considerar que essas discrepâncias são naturais nos inquéritos, que se apresente.

O resultado final foi esse: a mídia não deu aval para que a força tarefa da Zelotes invadisse grandes grupos, e ela não invadiu; autorizou que avançasse sobre as bonecas das filhas de Gilberto Carvalho e ela avançou.

Essa é a nova era da justiça, sem blindagens e com independência de atuação de procuradores e delegados?

Quando o promotor, o delegado e o editor tornam-se juiz

A exposição de qualquer pessoa à mídia é uma condenação em si. Não se trata de um ato indolor que poderá ser corrigido nas instâncias superiores. Mesmo que, no final do processo, a vítima seja inocentada, que a soma de indícios não permita sequer que seja indiciada, mesmo assim ela e seus familiares conviverão por anos com a marca da suspeita.

Além disso, quando esse festival de vazamentos atinge só um dos lados do jogo, tem repercussões políticas.

Mais que isso, a nova justiça confere um poder absurdo ao procurador e ao delegado para definir o alvo, impor o castigo público e até exercitar suas preferências partidárias.

Por que razão, tendo indícios de que Aécio Neves recebeu de Furnas e tendo informações concretas sobre o número de sua conta em Liechtenstein, o PGR brecou uma investigação e sentou em cima da outra? É evidente que o filho de Lula deve explicações sobre sua renda, sim. Mas qual a razão para blindar Aécio?

Fizeram bem procuradores e delegados de investir contra a impunidade. Mas devem satisfações à opinião pública mais esclarecida, cujo grau de compreensão não se limita à leitura de jornais: a Lava Jato veio para romper com toda forma de blindagem dos culpados, ou para criar uma nova casta de protegidos?

A prova dos nove será a delação premiada dos executivos da Andrade Gutierrez.

Além das obras em Minas, a Andrade raspou o caixa da Cemig, obrigada por seu controlador – o governo de Minas – a adquirir debêntures da construtora, enrolada com os problemas da usina de Belo Monte.

Se Aécio sair ileso desses depoimentos, não haverá como a Lava Jato se livrar do julgamento da história.

Luis Nassif

126 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Todos fazem parte de um

      Todos fazem parte de um grupo, ou ordem, em comum.

      E este grupo não faz questão nenhuma de esconder suas preferências políticas, embora digam que respeitam as diferenças.

  1. Nassif,
     
    Você superestima

    Nassif,

     

    Você superestima muito a ‘opinião pública mais esclarecida, cujo grau de compreensão não se limita à leitura de jornais’ , no final do dia ela é pouquíssimo representativade da população, tanto em termos absolutos (número de pessoas) quanto em termos econômicos. É uma fração tão pequena e tão acuada nesse momento que não são capazes de impor nenhuma agenda de reflexão mais séria no país, quiçá de implementar mudanças na parceria elite pf e mpf e mídia.

  2. Nassif,
     
    Você superestima

    Nassif,

     

    Você superestima muito a ‘opinião pública mais esclarecida, cujo grau de compreensão não se limita à leitura de jornais’ , no final do dia ela é pouquíssimo representativade da população, tanto em termos absolutos (número de pessoas) quanto em termos econômicos. É uma fração tão pequena e tão acuada nesse momento que não são capazes de impor nenhuma agenda de reflexão mais séria no país, quiçá de implementar mudanças na parceria elite pf e mpf e mídia.

  3. Que diferença para o pig!

    Que diferença para o pig! Apesar de tudo indicar o contrário, Nassif continua acreditando na boa-fé e esperando por uma mudança de postura do triunvirato PF-MPF-TRF.

    Infelizmente, como cada dia mais os acontecimentos indicam, não há boa-fé na operação e nem haverá mudança na mesma. Apenas reforçaram o poder de ataque com a inclusão da zelotes no encalço de Lula. E se houver alguma outra operação em curso não levará muito para a mesma descambar, em havendo a mínima brecha, para o PT ou Lula (senha para ganhar os holofotes).

    E Dilma, vai entregar docilmente os documentos requisitados pela juíza? Quanto republicanismo! Só falta receber os movimentos golpistas no Planalto para um chá da tarde.

  4. Sairá ileso, com certeza.
    A

    Sairá ileso, com certeza.

    A direita, a Casa Grande, não se preocupa com a imortalidade do nome, preocupa-se com a manutenção do poder, só isso.

  5.  
     
    Um pouco do histórico do

     

     

    Um pouco do histórico do *facínora que burlou descarada, criminosa e covardemente o rito das investigações da Operação Zelotes para atingir um dos filhos do [eterno] presidente Lula
    *até o bico de Tucano depõe contra o tal “procurador”!

    https://www.youtube.com/watch?v=R39kNEkG42g

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Busca em firma de filho de Lula foi pedida por procurador alheio à operação
    Vinícius Segalla
    Do UOL, em São Paulo29/10/201519p6
    (…)
    FONTE: http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/2015/10/29/busca-na-lft-nao-constava-no-acao-da-pf-e-foi-incluida-por-procurador.htm

     

     

  6. O governo é tão fraco, o MJ
    O governo é tão fraco, o MJ tão despreparado, tão tosco, q não sabem q o grupo político por trás da LJ não é do PSDB, mas sim do PMDB de Requião, a raposa velha, rancorosa e neurótica, em pele de cordeiro.

    1. Só se o Requião a que você se

      Só se o Requião a que você se refere for outro, antítese daquele que é senador da república pelo Paraná. Roberto Requião não é ‘santo’, como aliás ninguém (nem qualquer procurador, PF ou juiz) o é; ele bajula o sérgio moro, mas tem qualidade que está faltando a muito deputado e senador do PT: ele tem coragem de peitar a mídia e apontar os dedos para os pontos fracos e maracutaias dos grandes grupos de mídia.

  7. O texto passa  perto do que

    O texto passa  perto do que está ocorrendo de fato no país mas não explicita de forma cabal. Questões judiciais do tipo garantista ou durão não estão no scripit.  Está mais do que evidente o seletivismo/partidarismo nas apurações, e isso mancha de forma indelével a equidade ao fazer justiça, principalmente  quando utiliza a grande mídia como parceira. Empresas de comucações envolvidas em gangsterismo político e comercial são as parcerias dos “justiceiros”,  que agem tal qual esquadrões da morte de reputações individuais, políticas e de interesses de segurança nacional . O autor sequer menciona a subtração de garantias constitucionais na apuração dos fatos , o silêncio eloquente da mídia (livre imprensa!!!) e daqueles que subtrairam a máquina pública para praticar o conservadorismo partidário e cinismo. Como disse Janot ao Aécio (quanto cinismo!) : pau que dá em Chico dá em Francisco. Esse pau está funcionando só de um lado. Pau bom mesmo é o de “dar em doido” para resgatar a sanidade da Justiça, MP e PF.

  8. Eles querem dar um ar de

    Eles querem dar um ar de seriedade à Lava Jato, a imprensa é que dá esse tom, mas não há nada de sério nisso a não ser a disposição de impedir a eleição do Lula daqui a 3 anos, é essa a idéia fixa do judiciário, MPF e PF. É uma vergonha que esse circo todo está armado e financiado pelo nosso dinheiro apenas com propósitos político partidário. E tem gente que acredita nesses palhaços,

  9. Puro jogo de cena.

    Nem judiciário federal/estadual, nem polícia federal/estadual, nem tribunais de contas, nem tribunais eleitorais estão procurando combater a corrupção neste país (minúsculas, mesmo!).

    Todos esses sabem quem são os corruptos e os corruptores e os LADRÕES do dinheiro público!

    Estão à caça de um homem: Lula!

  10. A vaidade tucana vai desmoronar a farsa

    Nassif parece que ainda torce para que tudo isso não acabe por revelar ainda mais sujeira e desonestidade com verniz jurídico de juízes, delegados e promotores que fariam parte, junto com jornalistas por eles empoderados, de uma organização lesa pátria. O futuro dirá se ele aposta certo. 

    Diante dos procedimentos seletivos e blindagens escancaradas que têm forjado uma crença no “pode tudo” por parte dos tais “intocáveis”, está mais fácil vermos, não tão longe, a vaidade (e arrogância) tucana desmoronando a farsa montada em nome da “impunidade”. 

  11. A Catta Preta era a advogada

    A Catta Preta era a advogada que intermediava a delação, sendo que a mesma foi substituida por um mais confiável, o Marlus Arns, da Dinastia Arns, desse mato não sai coelho, pode esquecer essa coisa de investigar Aécio. Já o filho de Lula pode ter sua casa invadida as 23 horas, por puliças que, só podiam estar embiragados: ou de poder ou de pinga mesmo…Ah que blz a máfia midiático-penal resolveu colocar em pratos limpos como se enriqueceu a filha do Serra, o filho do FHC…Na verdade uma zelite zelote secularmente corrupta se apoderou das Instituições e faz o que dá na telha, não sobra nada, de MPF a PF passando por Judiciário, Legislativo, TCU, meios de comunicação. Só não tem total controle do Poder Executivo que, agora, querem tomar na marra.

    Nassif: A Lava Jato e a influente República dos Arns

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-lava-jato-e-a-influente-republica-dos-arns

  12. Uma breve nota sobre nossos “intocáveis”

     

    A comparação com os intocáveis foi feita pela mídia, que já escolheu o nosso “Al Capone”: é Lula.

    Lula foi rotulado como o maior mafioso brasileiro, e uma década de ataque constante formou uma geração — incluindo policiais, promotores e juizes — que acreditam nisso. E da mesma forma como a justiça norteamericana nunca conseguiu prender Al Capone por seus verdadeiros crimes, mas por fuga aos impostos, estão tentando encontrar a “fuga de impostos” de Lula — um motivo, seja ele qual for, para colocá-lo na cadeia. E se este motivo não existir, será inventado.

  13. Mesmo que chegue até Aécio,

    Mesmo que chegue até Aécio, não será a prova das nove da Lava Jato. Afinal uma queda de Aécio seria muito festejada por Alckimin e Serra. Acho que nesses dois nada chegará, pois esses são os cavalos que a mídia aposta pra chegar em 2018. 

  14. Esqueçam os detalhes sórdidos. ..
    Ao final, o jogo sendo jogado sempre foi Casa Grande X Senzala. ….
    E, neste caso o juiz joga com a camisa deles escancarada. ..
    Como diria Gonzaga: tem jeito não!

    1. Sim, é uma possibilidade

      Sim, é uma possibilidade real, dado o grau de mercenarismo, falta de comando e ódio político-partidário pelo governo, pelo PT e pela esquerda, demonstrado pelos policiais federais nos últimos anos.

  15. lava jato é apenas para perseguição política…

    todas as grandes operações tiveram princípio, meio e fim, lava jato não

    não há limites na primeira instância, razão pela qual obrigaram os delatores a não mencionarem políticos

    com isto criaram um poder muito perigoso, livre de qualquer tipo de controle

    e podem anotar aí: se o o tse não conseguir derrubar a Dilma, ela será tratada por um juiz ou juíza de primeira instãncia com “voz de prisão”

    existe uma diferença muito grande entre corrupção e suborno

    é o suborno que alimenta absurdos,  até mesmo o auto sacrifício de qualquer de qualquer pilantra abusado e safado por dinheiro

    1. em tempo…

      foi por aí que a mídia bandida entrou, com a ajuda do MPF, formando uma dupla golpista, suja, e livre de qualquer tipo de controle

      quer destruir um país? permita que aconteça o que combinaram com os grandes sonegadores

      1. em tempo 2…

        não se guiam pelas delações, obedecem ordens que, ao que tudo indica, vem do PIG

        ao invés de se guiarem pelas delações, combinam e escolhem a quem perseguir

  16. Se esquecem do principal, as

    Se esquecem do principal, as ligações subterrâneas, os conluios disfarçados, os clubinhos; no caso da midia nem é tão subterraneo assim, todos sabem onde se encontram e burilam suas teses estapafurdias para colocar o país de joelhos aos interesses de grandes grupos nacionais e estrangeiros, vc é do clubinho? Tá salvo.

  17. Sem medo de errar posso

    Sem medo de errar posso afirmar que a operação lava-a-jato tem obtido certo grau de sucesso porque se dá numa conjuntura onde o PT é alvo, tudo que envolva os governos petistas é rigorosamente investigado.

    Para mim, judiciário, MPF, PF e demais instituições seguem sua tradição milenar de blindar o andar de cima e punir a turma que não é membro do clube inglês.

    Triste dizer mas tudo continua igual.

  18. existe também a “doutrina” da

    existe também a “doutrina” da “reação social”. é quando uma sociedade reage contra desvios das normas com a não-aceitação de tal desvio. crime do colarinho branco já existe como artigo da lei, mas não uma reação forte contra os criminosos tais. estes são tratados como “excelências”, enquanto o ladrão comum no supermercado tem que ser linchado. assim vamos.

  19. “a lava jato veio para romper

    “a lava jato veio para romper com toda forma de blindagem aos culpados ou para criar uma nova caste de protegidos?

    Esta é fácil. Basta observar como o Moro e seus asseclas agem. Agora, trabalham até para desmoralizar a zelotes e o suiçalão.

    Quanto a políticos que não sejam do PT, garanto que não dará em nada. Ninguém será dedurado e mesmo que for, o Moro de seus asseclas farão de conta que não ouviram.

    Entre os asseclas stá o ignóbil Rodrigo Já Not.

    Garanto que se o ministério público suiço não tivesse entregado as fichas de abertura e os extratos das contas do cunha o Já Not não tomaria nenhuma providência contra ele. Acho até que ele já tinha estes documentos em mãos e nada fez nem faria.

    O sem vergonha mandou até arquivar a denúncia contra o anastasia, sobre quem dizem tem até vídeo com entrega da propina, contra a vontade da PF. Com certeza proque o vídeo não vazou. Para azar dele, alguém vazou as fichas do cunha.

    Há no Brasil de hoje a tentativa clara como agua mineral de desestabilizar um governo e destruir uma corrente política. Só não enxerga quem não quer ver. A elite não suportou quatro derrotas seguidas e o caminho estava aberto para quinta. E a elite está aliada com parte  do judiciário, MPF, TCU, TSE, STF e toda a mídia.

    Não me surpreende que provoquem até uma guerra civil para impedir a concretização da quinta derrota. Por isto, todo o ódio e ataques contra o Lula e sua família.

    De qualquer forma, serviu para desmontar a falácia do brasileiro cordial.

    Vocês já pensaram como vai ficar de agora para frente podendo comprar várias armas e 600 balas por ano?

     

  20. Chandalas.

    Intocáveis, para o Código de Manu, eram os chandalas. Nietache exemplifica o que uma política de eugenia social poderia trazer como problema político: “O sucesso de uma política social como essa, onde Manu diz: ‘Os chandalas são frutos do adultério, incesto, e estupro. Por roupas terão apenas os farrapos dos mortos; por pratos, tijeas quebradas; por adornos, o velho metal; para serviços de adivinhos, espíritos malignos. Vaguearão sem descanso de lugar a lugar. Serão proibidos de escreverem da esquerda para a direita, e de usar a mão direita para escrita: o uso da mão direita da esquerda para a direita é reservado ao virtuoso, aos povos de puro sangue’. O sucesso de uma política éugênica como essa trouxe uma epidemia de assassinatos (no Brasil são 50.000 por ano, a parte o sangue tupinambá, europeu e negro); disseminção de doenças venéreas, o que ordena o estado a praticar a ‘política da faca’, com a circuncisão dos meninos e o corte dos lábios internos das meninas”. Os glosadores foram germânicos que faziam os estudos das leis e ao lados dos textos originais, faziam observações. Nietzsche, como filósofo, não fugiu à tradição alemã. Ou, para citar o ministro do supremo, Gilmar Mendes, “tradição tedesca”.

    1. Como escreceu umberto Eco:

      Como escreceu umberto Eco: “Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel.” “A TV já havia colocado o idiota na aldeia. O drama da Internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade. “

  21. O grupo de agentes 86, cuja

    O grupo de agentes 86, cuja vaidade quase sempre põe a perder a credibilidade é um grupo muito especial. Foi contratado, treinado (não sabemos se aqui ou lá, no norte da América) para desgastar a corda de segurança de um povo que lutou por sua autonomia, que passou por muitos sacrifícios para que esse país crescesse. Forma um bando de judas e serão um dia um bando de apátridas. Qual a nação que deseja um traidor como filho? Descartáveis, nem recicláveis são, os coitados. Coitados e COVARDES!

  22. Esse comenário

    Concordo em termos com o colocado. Acredito que a PGR está ‘em marcha lenta’ em relação a outras pessoas/delatados pela Lava Jato. Acho que irá entrar a lava Janot.

    Porque que os reporteres nao pergutam à ele, o pq que ele nao libera ou manda investigar Renan, por exemplo?

    Será pq a PR indica o PGR que nao manda investigar o pres. Senado, com isso o pres. do Senado fica em paz com o planalto nao votando contra o mesmo. 

    E assim a roda-viva vai girando, protege aqui, protege ali protege acolá.

  23. Mais do mesmo.

    Fico pensando:

    Se Bill Gates pensasse como o autor desse texto, continuaria pobre a vida inteira, a vida seria uma monotonia só e jamais teríamos um computador em nossas mãos.

    1. Se o Bill Gates pensasse como

      Se o Bill Gates pensasse como você, quando ele pedisse para seus desenvolvedores fazerem o Windows, eles fariam vitrô. Por acaso você consegue perceber que a frase acima nao tem nenhum nexo?

  24. Enquanto isso ze cardoso

    Enquanto isso ze cardoso dorme em sono profundo e o golpe segue a passos largos.

    Sinceramente, quem mantem um ministro desses, merece não só cair, como ir para a cadeia tambem.

    O PT e esse governo não precisam de inimigo e nem de oposição, eles são suicidas.

  25. A NOVA CLASSE DOS INTOCÁVEIS

    Tenho a impressão que o amigo Luiz Nassif, esqueceu de citar mais uma classe, que é justamente aquela formada por quem roubou e está protegido pelos outros que roubaram e todos continuam soltos, como por exemplo: Lula já afirmou que é mais importante a aprovação das metas podres do governo do que derrubar Eduardo Cunha da presidencia da câmara federal, fato esse que inclusive já aconteceu com o outro meliante Renan Calheiros quando foi presidente do senado pela primeira vez. Esperamos que os órgãos competentes como PF/MPF e o nosso pobre judiciário, hoje, com raras excessões, manobrado pelas diversas facções existentes no país e, também conhecidas como partidos, que tenham a coragem de retroceder e voltar a investigar todos os governos pós regime militar, só assim teremos o prazer de ver ex presidentes e governadores trancafiados em prisões de segurança máxima, não esquecendo de dá uma passadinha a limpo na vida preguesa do Aécio DAS NEVES.

  26. Nassif

    Nassif leva a sério PF, MP e a justiça.

    isso não existe.

    Aécio, o mito, nunca será sequer processado. Esqueça.

    Aliás, recebi um meme sensacional.

    Nestes tempos em que carne processada causa

    câncer, coma carne de tucano: ele nunca será processado.

    Isso diz tudo.

    1. Kkkk. O inocente acha que as

      Kkkk. O inocente acha que as propinas pararam. E nem vão parar. Na minha opinião vão piorar. Os tucanos e protegidos da mídia agora têm certeza absoluta que poderão continuar roubando à vontade. Ainda mais depois do helicoca, mensalão do azeredo, trensalão, mensalão de Furnas do Aócio, propina do Sérgio Guerra/ Álvaro Botox, Anastasia/Carecão, Cunha, todos impunes, debaixo dos narizes dis brasileiros.

      Basta manter o judiciário e MPs com seus salários de morojás fora da lei, gastos nababescos e corrupção generalizada e alguns afagos, como distribuição de prêmios, como o de funcionário do ano da goebbels.

       

    2. Infelizmente

      O que disse carrega certa dose de sarcasmo e ao mesmo tempo entendo que carrega também grande dose de verdade. 

      Quando penso no que está por vir, imagino que assim que conseguirem retornar ao poder que tanto buscam (a qualquer custo), as propinas e demais casos de corrupção voltarão a ocorrer como sempre. A diferença é que o comportamento da impressa na cobertura desses casos não continuará sendo o mesmo que vemos atualmente e, de repente, como num passe de mágica, a população acreditará que o problema da corrupção não mais existe e dirão aos quatro cantos que o Brasil é um país honesto porque o PT saiu do poder.

      É uma pena ver no dia-a-dia que cada vez mais pessoas aderirem a essa ilusão e como parece ser fácil mantê-las iludidas. Acredito que nesses 13 anos longe do poder a oposição aprendeu valiosas lições e enquanto eles continuarem fazendo bem o “dever de casa” será difícil convencer a população de algo diferente dos interesses desses grupos.

      Enquanto isso, parece que quanto mais tempo demorar para as propinas voltarem a correr soltas, mais tempo o país viverá numa crise que se aprofundará cada vez mais.

      Triste cenário.

    1. Quando Gilmar concedeu HC a

      Quando Gilmar concedeu HC a Dantas, ele havia comprado a Veja para ataques diários à minha reputação e de terceiros e até a meus familiares. Atos criminosos, pagos, e sem que uma única voz se erguesse para protestar por medo da falta de limites da revista. A revista inventava notícias, falsificava denúncias de escuta no Supremo, divulgava grampos inexistentes, criava um tormento político com base em mentiras. E você quer comparar as duas situações?

  27. Como diria, Paulo Francis…

    Isso aqui não é um país, isso aqui é um acampamento.

    A Lei que corre ao arrepio da própria Lei. O ladrão que está do nosso lado e o ladrão que está do outro lado. Vejam que a preocupação é muito mais corporativista (“Mas só aparecem só os do nosso lado!”) do que de Justiça (“Vamos dar uma limpa geral”).

    O atropelo das leis vemos nos tribunais, nas CPIs, na forma torpe como são tratados os serviços públicos. No estupro das contas públicas, provavelmente uma das maiores fraudes contábeis da história. Vejam, começamos o ano com o governo falando num superavit de 40 bi. Agora, a discussão é se o déficit será de 50 bi ou de mais de 100 bi. E ninguém fica nem vermelho de vergonha! Como é o que o Barbosa continua lá? Que Ministro de Planejamento é esse que comete um erro desse tamanho?! Se ele fosse um médico, ele diria sobe seu paciente: “Olha, não sei se ele está vivo ou morto, mas podemos ficar confiantes de que ele vai ter alta hoje e sai daqui. Avançamos!” Esse é o nível da turma que está no poder. E espera-se que os empresários e investidores coloquem seu dinheiro aqui?! Pfffff…

    O país está sem controle, sem governo e sem uma alternativa viável de oposição institucional.E quando digo oposição, não digo oposição ao PT – me refiro a uma oposição à roubalheira, ao corporativismo e aos privilégios e mordomias de Estado. Tanto faz se o ladrão ou marajá lê Marx ou Mises,

    1. Realmente, quando precisou

      Realmente, quando precisou inventaram o quarto grau de jurisdição para salvar a pele de um membro honorario do clubinho, e hoje é dia de regabofe.

  28. Por tudo que o Nassif citou

    Por tudo que o Nassif citou das demais investigações não precisamos aguardar a prova dos nove com as delações da Andrade Gutierrez.

    Existe a Lava Jato para destruir a credibilidade do governo e do páis e a Lava Fato para proteger as oligarquias seculares.

    Nada mudou e nem mudará  enquanto não houver democratização da informação e enquanto o povo for analfabeto.

  29. Eles trabalham pela

    Eles trabalham pela recuperação do executivo, já que o judiciário, a mídia e agora com Cunha, até o legislativo já são deles.

    Mas retomar o governo, ou seja a caneta, pelas eleições não dá, chegaram a essa conclusão. Portanto vão enfraquecendo a presidenta, imobilizando-a, ela simplesmente não consegue governar (culpa dela também). Sendo assim, vai chegar o momento (assim pensam eles) em que o governo cai de maduro, ou chega arrastando-se morto-vivo em 2018.

    Nesse processo, o Lula é inviabilizado, pela prisão ou outro recurso jurídico, e o PT criminalizado. Vão querer enquadrar um partido inteiro na lei de ficha limpa.

    Sem adversário competitivo, aí sim, pode ser que ganhem no voto. Pode ser, porque, ainda que um Ciro não chegue lá, na ausência de um petista, o voto nulo, em branco e as abstenções podem ganhar dos tucanos.

    A retomada da presidência é o mais dificil para eles, mas o poder que o consórcio MP/pig está adquirindo quase compensa a falta da caneta presidencial.

    Mas o mais complicado vai ser controlar as reivindicações populares numa sociedade ainda muito injusta. O MP, e tão pouco o pig dispõe de meios físicos para reprimir quando a esquerda se unir de novo como no segundo turno. Os militares não estão dispostos a intervir a favor de um dos lados. E a PM depende de cada governador. Talvez por isso preparam a tal lei antiterrorismo. Mas lei alguma resolverá a questão quando o bicho pegar

     

  30. O mais importante!!!

    Bom Nassif excelente o seu texto parabéns.

    Eu sou totalmente da Lava Jato, a favor de investigar quem roubou e também sou a favor que eles paguem e muito caro pelo que estão fazendo com nosso país, mas por outro lado você abriu meus olhos para uma coisa que eu não tinha pensado antes PORQUE AINDA TEM GENTE BLINDADA!

    Porque o Aécio ainda não foi investigado pelos desvios em Minas, porque esta tão difícil chegar em Lula e Dilma e também como você mesmo coloca no texto:

    “É evidente que o filho de Lula deve explicações sobre sua renda, SIM. Mas qual a razão para blindar Aécio?”

    Vamos ficar de olho e pensar em tudo…Espero que não blindem ninguém!!!

    1. respondendo ao David Gomes

      David: 

      Desde o descobrimento não existe Justiça em nosso país. Veja a relação de operações que foram para onde o diabo levou o saco! Não vai pegar ninguem do PSDB como não pegaram até hoje. Da compra da reeleição de FHC a avião com drogas, tudo que envolve a alta burguesia e seus asseclas fica por isso mesmo. Infelizmente meu caro, é isso aí. Como você, gostaria que não blindassem ninguém.  Acho que é o que muitos brasileiros gostariam. Mas é apenas sonho… e acaba quando acordamos! 

    2. Gomes, esclareça um ponto para mim, por favor

      “… porque esta tão difícil chegar em Lula e Dilma …”

       

      O que você quis dizer exatamente com isto?

      a) não existem evidências contra Dilma e Lula que justifiquem uma denúncia 

      b) que a Lava Jato está blindando Lula e Dilma?

      c) (favor preencher a letra c)  caso a) ou b) não sejam respostas corretas)

       

       

       

       

       

  31. Supremo Republicanismo!

    A condenação do delegado Protógenes Queiroz abriu precedente para esse inteverssionismo (Manual de Direito Penal Brasileiro, Eugênio Zaffaroni) do executivo (os delegados de polícia são forças do executivo e são polícias judiciais) sem limites fosse apenado com a perda da função pública. Há um supremo precedente nesse sentido.

  32. “Nova classe”? Os intocáveis

    “Nova classe”? Os intocáveis são os mesmos de sempre. Bem… já houve tentativa de catá-los, mas que resultou numa reação que nos custou anos de ditadura explícita, assumida, institucional. E os mesmos de sempre todo mundo está careca de saber quem são: os bancos e grandes conglomerados de empresas… enfim, o capital infiltrado na coisa pública.

    Nada há contra o capitalismo desde que seja mantido longe dos assuntos do estado.

    Por isso é que a turma diz: se o canditado vem com a lenga-lenga de “vou levar a eficiência da iniciativa privada para o estado”, todo arrumadinho, com cara de CEO (ainda que em mangas dobradas de camisa), bem… é só olhar o que está acontecendo com o estado de São Paulo.

  33. Entrevista Nilo Batista “A SITUAÇÃO CARCERÁRIA NO BRASIL É PATO

    ‘O advogado e especialista em segurança pública, ‘Nilo Batista, é o entrevistado da edição e, entre outros temas abordados, reafirma o caráter patológico das nossas polícias no trato com a população, especialmente a pobre e negra, e defende o desencarceramento em massa, além de criticar a política petista para a área que, segundo ele, não avançou para além de um “mais do mesmo”.’

    http://www.carosamigos.com.br/index.php/revista/195-edicao-223/5550-entrevista-nilo-batista-a-situacao-carceraria-no-brasil-e-patologica

     

      

  34. A história já julgou a lava jato

    Nassif,

     

    O nome da editora que tem como diretor o jornalista Luiz Fernando Emediato é Geração Editoral. E o nome da coleção lançada por ela, abordando temas sócio-histórico-políticos, além do verdadeiro jornalismo – que se caracteriza pelos livros-reportagem – é História Agora. Ao ler os livros dessa coleção e o jornalismo combativo feito pelos blogs independentes, ao acompanhar os debates que ocorrem nas boas faculdades de ciências humanas e sociais, ao constatar a evolução da cidadania pelos grupos històricamente marginalizados e a participação e militância e luta deles por igualdade de direitos e oportunidades, ao acompanhar a evolução e consolidação do ENEM e dos programas de inclusão social encabeçados pelo governo federal…Ao perceber que os ‘almofadinhas’ do MP, da PF e do PJ representam a plutocracia e que a operação lava jato nada mais é do que uma perseguição política às esquerdas, ao governo federal, ao PT e seus líderes (sobretudo aquele que pode voltar ao poder pelo voto popular e que mesmo sob os mais sórdidos ataques da mídia, PF, MP e PJ golpistas ainda é o que lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018) a constatação que pode ser feita é a seguinte: a história já julgou e condenou a operação lava jato como uma sórdida tentativa de derrubar um governo popular e proscrever um espectro político (esquerda), criminalizando a atividade política exercida por esse espectro, asssim como seus líderes.

    O resto é conversa fiada, para enganar os trouxas.

  35. Preocupado com a História?

    “Se Aécio sair ileso desses depoimentos, não haverá como a Lava Jato se livrar do julgamento da história”. A falta de pudor e o descaramento das declarações desses homens que estão à frente dessas operações revela que eles não estão nem um pouco preocupados com julgamento da História. 

  36. Sério demais
    A intimaçã do filho do Lula às 23:00 horas do dia 28 de outubro é tão vexatória e ridícula que torna o seu comentário muito sério e contido frente à barbárie que cometem.
    A demissão da chefia da pf e a abertura de processos contra desmandos é inadiável. Depois discuta-se.

  37. “O resultado final é um

    “O resultado final é um modelo em que o pobre é penalizado e o rico beneficiado”. Isto é fato. Desde antão esta frase é imaculadamente praticada nos tribunais do Brasil. Quem pode pagar grandes advogados consegue driblar a lei e dela se beneficiar. Quem não pode, paga o peso da lei. Entretanto a Lava-Jato não descredibiliza os fatos apurados. Talvez, e digo talvez, se o mesmo juiz tivesse em suas mãos as outras operações da PF quem sabe eles teriam ido adiante. Que existe um classe predominantemente privilegiada no Brasil isto não há a menor dúvida, mas isto não dá o direito de outras classes ir pelo mesmo caminho. Se ele rouba eu também posso. Se for assim nós nos transformaremos na “Ilha de Tortuga do pirata Mongan”, se é que já não somos. 

  38. Justiça é só para PPP

    Temos uma nova classe de pessoas que são justiçadas ou presas: Petista. Antes a justiça só punia preto e pobre; agora só acrescentaram mais um P.

    De resto, a impunidade continua geral….

  39. A Lava Jato se propos a

    A Lava Jato se ôa prender empresários, analisar delações e vazar hipóteses.

    Linha técnica: desestabilizar a função econômica do país.

    Conclusão parcial: gerou mudanças prospectivas para o capital.

    Alcance das irresponsabilidades: políticos do PT e da sua base aliada.

     

     

      1. Aceita um drinque?

        Um delírio.

        Uma mina de ouro na lua não vale absolutamente nada.

        Procure se informar sobre os custos de exploração de uma extração ESTIMADA, à esta profundidade.

        E se tiver tempo, investigue também o volume de investimentos necessários para explorar esse petróleo.

        Este pré-sal é um sonho, um delírio, ainda mais com o barril neste preço.

        1. Cara, sério que você é tão burro e desinformado assim?

          Vergonha alheia de você. Se quer comentar, ao menos se informe minimamente.

           

          http://tijolaco.com.br/blog/os-recordes-da-petrobras-a-incompetente-video-mostra-como-foram-alcancados/

           

          Da palestra da Diretora de Exploração e Produçao da Petrobras, Solange Guedes, em palestra na Offshore Technology Conference Brasil, que se realiza aqui no Rio de Janeiro:

          – a produção de petróleo no pré-sal tripilicou em 30 meses. Isso dá um crescimento médio de 3,73% a cada mês, dificilmente registrado em qualquer atividade econômica.

          – O índice de eficiência da exploração naquela área atingiu um índice  de 92,4 %, ou seja: em realção a metas definidas como 100 em custos e prazos, chegou-se a 92,4.

          – Um destes indicadores: o tempo de perfuração dos poços – no total, entre água, rocha e camada de sal, alcançam 7 mil metros – diminui de 57$. Ou seja, se um poço gastava 100 dias para  ser perfurado e completado, hoje leva 43. E um dia, na perfuração de um poço em águas ultraprofundas, custa bem mais de meio milhão de dólares, entre aluguel da sonda (entre 400 e 500 mil dólares, em geral), pessoal e a caríssima logística de levar equipamentos  e suprimentos por mar e ar a torres situadas a 200 ou 300 km da costa.

          – Isso, portanto, permitiu uma economia de US$ 1,77 bilhões (R$ 7,5 bi) na perfuração dos poços do pré-sal e,com a eficiência em sua operação, baixaram o custo de extração para US$ 9 dólares por barril, contra uma média de US$ 15 de outras grandes companhias petroleiras.

           

           

        2. O pré-sal já é uma realidade.

          Os custos de exploração são bem altos no entanto as vazões absurdas dos poços mais que compensam a perfuração.

          O custo médio do pre-sal é de 9 dolares por barril.

          A Petrobras já extrai 1 milhão de barris por dia de petroleo e gás no pré-sal. Não é um sonho, é uma realidade.

          Assista o vídeo abaixo para se melhor informar.

          http://tijolaco.com.br/blog/os-recordes-da-petrobras-a-incompetente-video-mostra-como-foram-alcancados/

        3. caso clínico

          Estava correto Pilatos, quando indagou: o que é a verdade? Quem sabe responder?  O pré-sal é, para muitos, uma grande conquista e sua exploração um marco tecnológico da engenharia de prospecção brasileira. Tornar-se auto suficiente em petróleo sempre foi o sonho de quem não queria ser dependente dos conchavos internacionais nessa área. O custo dessa exploração é alto, considerado os demais. Hoje, o preço do barril está mujito aquém do que era na epóca do início da exploração do pré-sal. Mas, e amanhã? O Preço do barril sempre esteve por trás de manipulações orquestradas pelas grandes potências.  Pois bem, o pré-sal seria um grande bem para o Brasil – há interesses do exterior nessa exploração –  e eis que surge a figura do sr. Abdul Abdala, grande conhecedor do assunto e declara que isso é um sonho ( um pesadelo, não?) e um delírio. Onde está a verdade? Quanto a uma mina de ouro na Lua, se de fato esistisse, aquelas crateras lá expostas estariam multiplicadas pelos garimpeiros mecanizados. Duvida? Anuncie essa descoberta na rede e verá o que acontece.

        4. Você acha que o barril de

          Você acha que o barril de petróleo vai ficar neste preço por muito tempo ? É só a economia voltar a aquecer um pouquinho na Europa que o barril volta aos 80 e mais a Arabia Saudita está precisando de grana para bancar o EI e a guerrinha no Iemen por isso está produzindo petroleo e inundando o mercado.

        5. Os coxinhas não conseguem

          Os coxinhas não conseguem segurar a ignoráncia, tem que deixa-la bem escrita…

          …. tá de bom tamanho o gráfico abaixo seu “Abdu qualquer coisa”?

           

    1. Engraçado…

      As grandes empreiteiras creceram durante a Ditadura Militar, mesmo assim os MORALISTAS acham que nunca houve corrupção no Brasil… 😉

  40. Os conspiradores

    Os conspiradores (principalmente a máfia midiática) exageraram, o povâo aqui de baixo já começou a perceber o jogo sujo. Os meninões (marinhos) nunca tiveram a malícia do veho marinho . Eles sairão muito mal ao final desta batalha .

    Conspiradores em 1963 :

     

    Conspiradores em 2015 :

  41. O Mogisênio, que não é bobo, já disse: Direito não é = Justiça

    O resto, ora o resto é a luta pelo poder, com mais inteligência ou menos inteligência, com mais força ou menos força.

    Lembrando sempre, aos inocentes e incautos, que processo judicial é e sempre foi recitação de fórmulas mágicas.

  42. No último parágrafo, “…se

    No último parágrafo, “…se Aécio sair ileso desses depoimentos…”  Nassif, pois eu afirmo sem medo de errar, Aécio vai sair ileso sim,  e você sabe melhor que eu, que vai ser assim, exatamente  não só por tudo o que escreveu acima mas principalmente pelo desenrolar do que já aconteceu. Pasmem, imaginem Lula com dinheiro público construindo um aeroporto, aliás, não precisaria tanto, que fosse um pequeno jardim na varanda de uma das noras, e estaria condenado, sacramentado, juramentado e preso. 

  43. Quem sabe algum dia…

    Concordo plenamente com o artigo, entretanto se observarmos as causas, entendo que sempre encontraremos a falta de cultura do povo em geral que colocou esses políticos lá.

    Se a educação (escola) no Brasil fosse de melhor nível, o eleitor, mesmo que pobre, saberia colocar em dúvida, no sentido construtivo, tudo o que ouve ou lê.

    Sempre digo que o que a democracia fez pela educação era de se esperar que a ditadura tivesse feito.

    Sem querer ser piegas, no meu tempo de escola (fiz primario, ginásio e colégio), estudei filosofia, sociologia, história mundial, nas aulas de português tive literatura, e o que tive melhor proveito – leitura e interpretação de textos!

    Considerando que é humanamente impossível mudar a educação “do dia para a noite”, o que pode ser feito é que as pessoas que tem dicernimento, no momento apropriado, mostrem o que está acontecendo na “midia livre” como esta coluna.

    São estes caminhos que permitem o debate entre o colunista e seus leitores que podem mostrar as verdades do que realmente acontece no país.

    Vamos tomar, por exemplo, o caso do aeroporto do Aécio. Os defensores falam que não houve nada de errado, e a oposição fica clamando por “justiça”. Enquanto todos ficam discutindo “de quem é a bola”, o Aécio fica fazendo fumaça com a tentativa do impedimento da Dilma.

    Por que esta mídia não censurada não tenta levantar a verdade, seja ela qual for, nesse processo e mostrá-la aos leitores.

    Vamos ver outro caso. o Sr. Delfim Netto apoiava o governo PT. Acredito que muitos dos eleitores do PT não sabem quem foi esse individuo. Que apoiou o AI-5. Que quando foi ministro da fazenda, o governo para o qual trabalhava teria dado um “sumiço” no Lulla.

    Mas ele ainda tem influência que é vendida a “peso de ouro”, então ele, a família Sarney e tantos outros, interessam tanto à situação, quanto à oposição.

    Precisamos fazer uma corrente da mídia independente para mostrar a realidade dos políticos que irão postular às vagas  de parlamentares em todos os níveis nas próximas eleições para não termos mais governos reféns de políticos profissionais, nem de inocentes úteis como o Tiririca.

    Quem sabe, se conseguirmos com essa corrente renovar toda a classe política, não tenhamos mais notícias como a recente da contrução do SenaShopping, que descaradamente o Sr Cunha disse já ter dinheiro “economizado” para tanto.

    A verba do poder legislativo vem de onde? 

    São esses esclarecimentos que o povo precisa ter para não reeleger sempre os mesmos, e não deixar que somente se mude a “caca” e continuem as “mesmas moscas”.

    Tenho acompanhado sua coluna e sinto uma mudança em sua postura para melhor. Conto com você, Luiz Nassif, para essa grande mudança que o país necessita!

    1. Prezado, uma pergunta: você

      Prezado, uma pergunta: você acha que foi por incompetência que o ensino público perdeu totalmente a qualidade?

  44. a Lava Jato

    “a Lava Jato veio para romper com toda forma de blindagem dos culpados, ou para criar uma nova casta de protegidos?”

    Nassif, me permito somar à sua indagação o seguinte: Ao que parece, a Lava Jato representa um manto de impunidade sobre a casta privilegiada de sempre, no Brasil e fora dele ou, uma operação visando o combate à corrupção independentemente de partido político?

    Não é difícil se concluir pela impunidade de uns, e a perseguição frenética a outros. Conforme os interesses por tráz do biombo moralista estendido como cortina de fumaça, na sala de estar dos auto eleitos “salvadores da pátria.”

    Aqueles mesmos, que querem salvar o Brasil, dos brasileiros, e entregá-lo de bandeija aos interesses hegemônicos de sempre, no pântano do capitalismo selvagem.

    A caçada antropofágica ao LULA, que representa o povo brasileiro, dá mostras de que lado se encontram os mandantes e os caçadores.

    Iludem-se em imaginar, como faziam os índios brasileiros, que comendo sua liderança, seu carisma, sua legitimidade diante do povo, e sua liderança nas pesquisas para 2018, iráo adquirir seus atributos, pela simples digestão midiática que se locupleta no lodaçal da ignorância golpista.

    O povo irá digerir os mandantes e os caçadores e defecá-los no lixo da história, por descobrirem que não possuem atributo algum que mereça o nome de cidadania e civilidade.

     

     

     

  45. Lava Jato

    Tá, deixa eu ver se entendi.

    Se eu pegar um ladrão no meu cofre e deixar escapar um no galinheiro, devo deixar escpar o do cofre pelo único motivo de não ter pego o do galinheiro? Ladrão não é ladrão?

    Quando leio certos articulistas e certos comentários fico com a impressão que estão defendendo a tese: se não prender todos, não prende nenhum. Como se o fato de um ficar impune seja justificativa para absolver todos os outros. 

    Nunca sei se eu sou o doido, ou se o país endoido.

     

    1. (…) “É evidente que o filho

      (…) “É evidente que o filho de Lula deve explicações sobre sua renda, sim”.

      Está claro que vc não é doido, só não compreendeu o que está escrito no texto.

    2. Daniel Esser.  Você entenderá

      Daniel Esser.  Você entenderá quando souber que o ladrão não preso já está no ramo há décadas. Se não prender aquele manjado e comprovado, porque vai procurar onde nem sempre encontra. A cunhada do Vacari foi fora do galinheiro e fora do cofre. Os do galinheiro e do cofre parecem donos. E agora sou eu que não entendo. Se parecem donos do galinheior e do cofre ou se parecem donos do investigador.

  46. Aqueles que detêm o poder,

    Aqueles que detêm o poder, qualquer forma de poder, devem ter consciência de que estão sobre a cabeça com uma espada de Dâmocles, quero dizer, caso não saibam conduzir suas ações com justiça, a truculência dos próprios atos vão atingi-los primeiramente.

    Amo meu povo, sou totalmente contra políticas de extermínio, e toda a forma de exclusão alimentar, habitacional, educacional, e apoio toda forma de cuidado, por isto, saímos do mapa da fome, e por isto já não existem no nordeste os cemitérios de anjinhos.

    Rejeito qualquer grupo de mídia, político, religioso, econômico que tente sucatear o Estado, queira impedir a distribuição de renda e para isto utilize escandalosamente a omissão de informação para proteger certos interesses em detrimento do bem comum.

    Alguns estudos apontam que no Brasil temos: Crime organizado, Organização criminosa, Cartel organizado, Criminosos no serviço público, toda democracia subsiste sem ruptura, mas se o voto popular não for respeitado, vivermos uma escalada de violência sem limites.

    Não vai adiantar blindar o carro, nem câmera, seguranças, esquemas, porque a desordem sempre encontrará um método de exercer sua opressão.  O mal sabe o caminho onde foi concebido. Deus abençoe os brasileiros de paz e boa-vontade e nos ajude a expurgar toda forma de corrupção em nossa sociedade. Mentira tem pernas curtas.

  47. …e agora José?

    Esta é a pergunta que fica depois que o Lula confessou publicamente que ele e o partido que comanda mentiram para a plateia ignorante e patusca, como também para os ‘militontos’ em plantão, com a única intençao de manter o poder.

     

  48. Esse Lava Jato seletivo, não

    Esse Lava Jato seletivo, não lava a sujeira dos seus apadrinhados Tucanos e C&A, deveria mudar o nome para “Me Engana Que Eu Gosto”, com certeza.

  49. Os fundamentos da crise no Brasil

    A crise que assola o Brasil é de moralidade e de ética. Já é um problema cultural.  Abrange todos os poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário e a própria Sociedade. Roubar, mentir, praticar atos indevidos para conseguir vantagens para si próprio, virou comportamento normal, na interpretação distorcida de que o Mundo é dos mais espertos. Por isso, nos impressionam certas opiniões nestes blogues, defendendo o que não tem defesa, aceitando como correto atos criminosos e contrários à ética. Na política, tem corruptos no PT, PSDB, PMDB, PT, etc. etc… No Executivo tem , no Judiciário tem e na Sociedade também tem. A conjuntura só poderá melhorar se a honestidade, a moral e o respeito pelo próximo passarem a ser princípios seguidos por todos os setores da sociedade. O resto é conversa fiada, numa lenga lenga sem fim.

    1. Concordo

      Concordo plenamente, Manuel Duarte. O blog esta cheio de comentarios lenga, lenga, mas a verdade que o Congresso, Executivo e Judiciario sao o espelho da maioria esmagadora do povo brasileiro. Nao querem respeitar as leis, cruzam o sinal vermelho do transito, jogam lixo na rua, uriinam nas ruas como cachorros imundos, nao recolhem a sujeira dos caes, pixam monumentos, paredes das casas, nao pedem “com licenca”, mas querem que o pais seja desenvolvido e serio. Somente a educacao, nao somente a de livros, fara que o pais mude uma cultura do “quero levar vantagem em tudo, certo.

  50. Parcialidade do Judiciário

    Interessante lembrar a todos, que se não bastasse os fatos da invesgigação Zeloteschegarem as cifras de Bilhoes, eis que a midia destaca apenas a investigação de Luiz Claudio, filho de Lula. Nada contra a investigação, desde que surgissem elementos para tal. Entretanto, o que acaba de se descobrir, é que a Juiza Celia Regina Ody Bernardes Carrer, quem determinou a operação de busca e apreensão na empresa de Luiz Claudio, vem ser irmã do prefeito da cidade de Blumenau/SC Napoleão Bernardes do PSDB. Essa conspiração é pra matar a crença no nosso Judiciário, cada vez mais “altamente” politizado nas suas decisões.

  51. Nassif, não entendi porque é

    Nassif, não entendi porque é evidente que o filho do Lula dê explicações de um dinheiro que ele recebeu de uma empresa privada sem envolvimento de órgão público. A caça às bruxas está liberada? Vale tudo então?

      1. Quer dizer que, usurpam da

        Quer dizer que, usurpam da mesma a prerrogativa, inalienável sem justificativas, da condução do processo e ela não toma atitude alguma, como seria obrigatório ? Hum…

        A emenda saiu pior que o soneto ( que já foi uma atitude de selvageria sem precedentes, de pisoteamento nas leis e nos direitos individuais que as mesmas asseguram, dentro de uma sociedade que se diz democrática, mas que começa a tempos demonstrar as garras da arbitrariedade e do despotismo).

        Art. 247. As citações e as intimações serão nulas, quando feitas sem observância das prescrições legais.

        O reconhecimento da nulidade, em razão de ser de ordem pública, pode e deve ser promovido pelo magistrado que preside o feito, seja ou não acionado pelas partes. 

  52. Corrupção Generalizada

    Enquanto se permitir que sociedades secretas embevecidas por uma falsa sacralidade e que conspiram contra nações e cidadãos comuns numa busca patológica pelo poder e pela riquaza,  a sociedade ocidental cristã continuará doente, egoista e corrupta tendendo ao colapso. É desse fulcro fétido e pervertido que advém todo esse horror de corrupção e cooptação a que a sociedade cristã ocidental vem sendo submetida. É por isso que o mundo islâmico é tão perseguido, rotulado e atacado; porque o povo islâmico em geral não se vende ou se associa para tais associações. Seus princípios estão muito acima desse submundo. Sendo assim, são perseguidos. Do mesmo modo que os segmentos da sociedade cristã autêntica e bem informada é mantida em “cárcere privado midiático” pois não é do interesse dos “associados” que estes vejam a verdade e se libertem. A ignorância para os dominadores da comunicação é uma dádiva. Essa névoa escura que encobre a verdade sobre o destino do mundo fica cada vez mais perene na medida em as sociedades se mostram apáticas e desinteressadas pelos problemas que a geram. Por fim a história vai sendo construida com tijolos tortos e falsificados, mas que duram por um bom tempo. Enquanto esse tempo durar o mundo continua acreditando que tais construções são sólidas. entretanto, assim como a mentira, a história fajuta acabará desabando sobre a cabeça de todos, culpados ou inocentes. As rachaduras já estão aí à mostra há muito tempo através da internet. Só não as vê quem não quer.

  53. Política!
    “A política brasileira tem sido extremamente conturbada em seus bastidores praticamente envolvendo pejorativamente todo processo democrático, pra não citar o momento em que estivemos sob outras formas de governo. Negociatas, corrupção ativa e passiva, desvio de recursos destinados a setores essenciais e fundamentais à sociedade e a manutenção da ‘vida’ ou da sua qualidade, foram parar só “Deus” sabe onde. Presumo em se tratando de uma degradação moral tão intensa, como no caso de desvio de verbas publicas, que de forma direta ou indireta iriam servir para manutenção de serviços primordiais na educação, saúde, segurança, (onde é responsabilidade e dever constitucional do estado) decreta-se uma mortandade precoce e prematura (física e cultural) de toda uma geração e até de gerações futuras, se houver continuidade da mentira, com discursos vazios e ilusórios, intencionalmente articulados objetivando o controle absoluto e perpétuo do poder no favorecimento egoísta de ‘TIRANIAS’ espalhadas pelo globo a mercê escravocrata de indivíduos mundo afora em um “IDEAL” aparentemente libertário e compartilhador, mas sendo este totalitário e SUICIDA.”
    (*POR DETRÁS DE TODA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME)
    *Balzac!

  54. Já perguntei algumas vezes:

    Já perguntei algumas vezes: como se pode colocar um freio nisso e fazer com que estes orgãos passem a atuar de maneira “republicana”?

  55. A verdade

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso alertou nesta sexta-feira, 30, que o Brasil “vive uma epidemia de processos judiciais”. Para Barroso, a punição é exceção. Segundo ele, é preciso mudar o sistema recursal diante da dificuldade de manter grandes criminosos na cadeia. “O sistema punitivo no Brasil é um desastre. Ele é feito pra pegar pobre. A vida tem que ser igualitária. É muito mais fácil prender menino com 100 gramas de maconha do que empresário que roubou 10 milhões”, afirmou. Na avaliação do ministro, o sistema atual faz com que sociedade transforme magistrados que pensam fora da curva em heróis. “Mensalão e petrolão criaram heróis, porque foram juízes que saíram do padrão”, disse. “Se um modelo precisa de heróis é porque as instituições não funcionam”, destacou.

  56. Admiro vc caro nassif pela
    Admiro vc caro nassif pela defesa que faz, Nao de um patido politico, mas de suas ideias e convicções. Mas vejo que a evolução que a lava jato possibilita as praticas politicas e empresariais brasileiras, se sobrepoe a qualquer dano ou efeito colateral trazidos por tal operacao da pf. Nos estamos assintindo ao nascimento de uma nova era na politica Brasileira. Talvez grupos de midia e organismos internacionais estejam pegando uma carona para promover seus proprios projetos e interesses. Concordo com essa tese. No entanto, E um mal menor ante a corrupcao e sangria que drena os cofres publicos… tanto no governo socialista como de centro direita. A lava jato com todos os seus defeitos, como penalizar grandes empresas geradoras de divisas, e um marco de um novo tempo na cultura do povo brasileiro… mostra que todos sao iguais perante a lei. Obrigado.

  57. Chefes de Moro, inacreditável Cardoso e Dilma Gorbatchev.

    Proteger os de sempre, e impor a Lei a quaisquer pessoas que queiram mudanças na distribuição de renda no Brasil e no papel subalterno que o país sempre teve na História.

    A diferença é que Moro, os Retardados On Line e os Procuradores estão muito bem assessorados por gente profissional, paga em US dólar provenientes de uma miríade de fontes ligados ao NED e a CIA.

    O PT age de forma amadorística e suicida, como comprova a inacreditável entrevista de José Eduardo Martins Cardoso para a revista do Daniel “brilhante”, como define o FHC.

    Não acredito que Dilma não soubesse da entrevista. O que ela quer? Romper com o PT e formar uma “junta” com Cunha e a Rede Globo? Não à toa que a chamo de “Dilma Gorbatchev” quando dá as suas “batatadas”!

     

    O partido, caso tenha alguma lucidez, deve romper o desgoverno Dilma! Não apoiar o Golpe, pois este seria contra a Democracia, mas declarar total independência no Congresso Nacional em relação aos projetos do Executivo, E devolver os cargos!

  58. E minha visão o planeta hoje

    E minha visão o planeta hoje dividi-se em: investidores internacionais X População

    OU os políticos são a favores do capital e lutam para que ele se mantenha no poder e com isso o estado fica sitiado ou lutam a favor do povo recuperando o estado e o fortalecendo proporcionando a civilização e o desenvolvimento humano.

    Já sabemos que a tecnologia hoje é avançada mas condenada na mãos de alguns poucos que seguram para que não chegue ao povo e desenvolva o planeta. O planeta está na mãos das multinacionais e investidores de capital, em todos os setores. Esses supostos investidores que tantam falam não ajudam em nada, só ganham dinheiro com a valorização de títulos do governo. Na mídia dizem que é preciso recuperar grau de investimento e quando assim o dizem é para alguns milhionários ganharem deinhiro com títulos do governo e somente isso! Não é nada aquilo que vendem, que será uma perda para nação e os investimentos! Muito pelo contrário se cortar os investimentos no país para que os investidores ganhem dinheiro com títulos do governo só ganharão meia dúzia enquanto milhões ficarão só olhando, que nem cachorro olhando frango assado rolando no espeto dentro da padaria. A padaria é chique, cheita de ornamentos e o povo é um cachorro maltrapilho morrendo de fome, e só quer um pedaço de pão.  Eles têm poder sobre as mídias e meios de comunicação, então tudo passa pelo filtro do valor financeiro. TOrnaram a coca-cola uma bebida para a família, altamente nutritiva e saudável que pessoas saudáveis tomando nos comerciais, mas quando vemos são modelos que não tomam nem um pingo pois valorizam sua saúde, os que tomam mesmo estão gordos encima da cama. E quem não sabe o açucar é uma droga pois é altamente viciante e causa desregulações corpóreas além de obesidade e diabetes. É assim com os combustíveis fósseis para com os poluentes, das alimentações sem valor nutricional para com as nutritivas. Mas o estado hoje não tem poder de nada, nem de proteger sua população. O estado está tomado pelas grandes corporações e o mercado financeiro, é refém! Infelizmente! E um governo que deveria estar do lado do povo está permitindo tudo isso.

  59. Kd as delações da Andrade Gutierrez?

    Alguem sabe? Alguem viu? 

    Sua analise é irretocável Nassif. Exceto por um item. Não sei por que o filho de Lula deve explicações. Qual foi o crime que ele cometeu? E a tal suspeita sobre a MP de 2009 é tão absurda que chegaria a ser risivel, se não fosse trágica. Eu nunca confiei no Judiciario nem MPs nem Policias como instituições verdadeiramente democraticas e republicas. São o que sempre foram, instituições classistas, ligadas aos interesses da plutocracia, e da manutenção do satatus quo. Nunca engoliram o Lula .Mas  o que eles não perdoam mesmo é o sucesso do lulismo. Com o pouco que fez, Lula provou que é possivel fazer isso e muito mais em desenvolvimento e distribuição de renda. Eles não sabiam disso. E agora querem enterrar o legado da ultima decada, para que tudo volte a ser como antes. 

  60. Similar à doação de 13 reais

    Outro dia, li histórias de que alguns jovens e cidadãos ( sem grandes salários ) estavam sendo investigados por terem doado 15, 13, 30, 60 reais para campanha política, porque não tinha declaração do IR, por estarem abaixo da renda anual.

    Esta história dos filhos de Lula tem muita semelhança com aquelas histórias acima referidas, pois foram deixados casos envolvendo valores de bilhões e bilhões de reais, para buscarem notariedade, mudando o foco, para suspeitos de pequeno porte.

    Por que?

    E o Ministro da Justiça dá entrevista logo para a Veja, dizendo que a lei é para todos!

    Ora, hoje estou deixando de lado meu voto à  Dilma pelo simples contastação de que, infelizmente, não trocou até hoje o Ministro da Justiça, que sabe sempre por último o que a Polícia Federal faz.

    De fato, a lei é para todos, mas para todos que estão opoiando Dilma. Os opositores dormem tranquilos o sono dos justos!

    É incrível

      

     

    1. Infelizmente, quando um

      Infelizmente, quando um estado retoma sua força ou quando alguns políticos retomam a força do estado acabam mexendo no vespeiro da corrupção institucionalizada. Quando Dilma deu sinal verde para a PF, acabou dando sinal verde para análise de todo o tipo de corrupção que coage o estado para beneficiar meia dúzia da população. Por isso estão tentando derrubar Dilma a todo custo e inclusive FHC se meteu no meio. Pois se começarem a investigar tudo e inclusive o que já aconteceu no governo FHC ou o que Armínio Fraga fez no Banco Central, saberemos quem são o verdadeiro inimigo do Brasil. Por isso estão desviando o foco e investigando coisas mesquinhas, pois com o apoio da mídia estão tirando do poder aqueles que querem recuperar o poder do povo. E sabemos quem ganha de verdade do estados são os bancos e por conseguinte investidores e grupos midiáticos. Boa parte do orçamento é para pagar juros do bancos ou para honrar compromisso com investidores estrangeiros de títulos públicos emitidos inconstitucionalmente pelo Banco Central corrompido. POis é inconstitucional gerar dívida para pagar outra, como é o que acontece com os títulos públicos que está acabando com a Economia de muitos países como mais recentemente quebrou a Grécia, quebrará a Ucrânia, Portugal, Espanha…. Pois o prórpio Banco Central corrompido emiti títulos públicos do Estado com alta taxas de juros que a própria população do país terá de pagar depois em forma de imposto. Então, os bancos escravizam populações por todo o planeta com estes títulos e o governo para honrar os títulos emitidos de forma criminosa, deixam de investir nas populações e ainda pior, cancelam os investimentos.

  61. esses que participam desse

    esses que participam desse conluio entre alguns setores do mp, da pf, da grande mídia e da oposição, perdem a cada dia a pouca credibilidade que têm.

    com o tempo e com a participação de alguns ótimos blogs da internet que desmascaram esse famigerado conluio, esse esquema   de  perseguição política tende  a revelar-se o que é realmente : infamante.

  62. esses que participam desse

    esses que participam desse conluio entre alguns setores do mp, da pf, da grande mídia e da oposição, perdem a cada dia a pouca credibilidade que têm.

    com o tempo e com a participação de alguns ótimos blogs da internet que desmascaram esse famigerado conluio, esse esquema   de  perseguição política tende  a revelar-se o que é realmente : infamante.

  63. Nassif, morra de rir dessa:

    Nassif, morra de rir dessa: Cardozo mais uma vez defende os abusos de policiais tucanos sem noção de limites e diz que a “lei é igual para todos”, é o tal do “republicanismo” que consiste na aplicação do Direito Penal do Inimigo(que não respeita o Estado Democrático de Direito) contra petistas e, de um outro manual, o do direito do amigo, para poupar tucanos…hummmm, bastante  capenga e só pende e prende de  um lado. Investigar aliados da máfia composta pelo consórico pf-mídia-mpf-judiciário, nem pensar, de forma que essa gente pode roubar no atacado, à vontade, podem se enriquecer ilicitamente como muitos bacanas intocáveis por ai que posam de bona gente, quem há de ter ousar investigar o enriquecimento ilícito da filha de um Zé Serra, e viva o “republicanismo” defendido com unhas e dentes pelo Zé.

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/203252/Cardozo-se-defende-'a-lei-vale-para-todos‘.htm

  64. Se a Dilma não demite o

    Se a Dilma não demite o ministro da Justiça, que é quem controla a PF, de certa forma a presidenta apoia a atitude desses policiais.

    A passividade do governo contra os membros histórico do PT é estarecedor.

  65. UFA!!NASSIF!! LÍ UMA MATÉRIA

    UFA!!NASSIF!! LÍ UMA MATÉRIA SUA AQUI E ACHEI ELA

    “MEIO TUCANA ENRUSTIDA”FIQUEI PREOCUPADO COM UMA

    POSSÍVEL GUINADA SUA À DIREITA E UMA FALTA DE INSENÇÃO

    ESSA MATÉRIA ME ALIVIOU!! OBRIGADO!!!

  66. O Gordo e o Magro!

    Programa do Jô: Entrevista Deltan Dallagnol

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=IZQ28jhju0g%5D 

    https://www.youtube.com/watch?v=IZQ28jhju0g 

    ·         A Teoria da Balança e a Teoria da Lava Jato (que na Prática é Outra, pois continua usando dois pesos e duas medidas. Só dalagnol não viu!)

    ·         Até a platéia do Gordo percebeu que a teoria na prática é outra ( tudo combinado para o magro fazer propaganda de sua tentativa de projeto de lei)

    ·         Enquanto o Magro continua com sua lenga- lenga ( que não engana nem criancinha) e só é comprada, por corruptos que o fazem de bobo.

    ·         A Teoria da do Combate à Discriminação nos julgamentos entre RICOS (de colarinho branco, que nunca são punidos por seus crimes) e POBRES (que nunca têm julgamentos justos, o que dirá igual aos ricos),

    ·         E a nova versão de punir PETISTAS ( que de uma forma ou outra lutam por direitos de pobres) e continuar a poupar RICOS de pagarem por seus crimes hediondos.

    CURIOSIDADE : 

    1. O “4 americano” travado:
    Posição em que se cruza as pernas com o tornozelo sobre o joelho, denotando uma atitude competitiva. É uma posição relaxada e jovial ( no caso em questão  percebe-se que se transformou numa posição tensa de velho) que transmite uma sensação de mais poder. Mulheres com calças compridas também podem assumir essa posição, mas geralmente quando estão com outras mulheres. Quando a pessoa segura a perna de cima com uma ou ambas as mãos para travá-la, provavelmente é um indivíduo teimoso e obstinado que rejeita qualquer opinião que não seja a própria.

    https://girlanelinguagemcorporal.wordpress.com/perna-e-pes/ 

    1. Realmente irrelevante!

      Video com propaganda enganosa de apropriação de discurso  fundamentalista. 

      Que como sempre, nunca consegue aquilo que prega, pois possue uma intrínseca dissociação entre discurso e realidade.

      Deveriam usar suas qualidades para agir eficientemente em soluções: práticas, honestas e construtivas para sociedade, e não ficar achando que suas teorias mudarão a mesma.

      E aqueles que já manipularam muito, (ainda bem e graças à internet) não manipulam mais como antigamente !

  67. Macartismo

    Tudo ia bem nos EUA no após guerra quando inflado pela mídia e sua guerra contra o perigo vermelho se intalou tremnda neurose contra cidadões simplesmente rotulados de comunistas. O Brasil nesta 1ª decada do 3º milênio vinha conhecendo seus melhores dias em termos de melhoria social, emprego e renda para população, políticas inclusivas, melhoria de acesso ao ensino universitário quando começou, também aqui, inflada pela mídia esta neurose antipetista que assistimos dioturnamente. Tal como Joseph McCarthy aqui temos moro e sua cruzada nefasta que prende sem condenação, difama através de vasamentos de delações de criminosos confessos, até reincidentes, a quem lhes garante tratamento generoso. Nosso novo laureado herói midiático diz que segue os passos de italanos na sua luta contra a máfia, Aqui os atingidos são políticos não tucanos e empresários que com suas práticas e destrezas constuiram tudo que tenha algum sentido de evolução econômica nacional. E a corrupção ? Agora fiaca restrita a quem seja delatado. O herói resolveu. Um herói contra um mal social que sempre se evidenciou no dinheiro do guarda para evitar uma multa de trânsito, na engraxada para o garcon tratar melhor um convidado para uma festa, uma horaria para um homem público que se espera bajular, uma grana para médico funcionário público fazar melhor ou simplesmente atender quem precise de seus serviços…  . Depois da lavajato o país parou,. Revogaram-se garantias constitucionais, o político é execrado . Não vivemos um Macartismo. Talvez um “morismo”

  68. O texto é, em linhas geral,

    O texto é, em linhas geral, muito bom. Toca em pontos sensíveis e de excepcional importância sobre o que acontece no Brasil hoje.

    Falta a meu ver colocar todos esses fatos numa perspectiva de inserção do Brasil no mundo, na importância deles para a geopolítica mundial e quem, fora daqui, tem interesse em que as coisas sejam como se está vendo.

    Não dá pra acreditar que tudo isso vise, apenas, blindar os grandes corruptos conhecidos de todos e vender jornais com manchetes apelativas. O buraco é muito mais embaixo. 

    Espera-se que o jornalismo sério de dedique a desvendar de fato o que está por trás de tudo isso.

  69. Assim como intocáveis são os

    Assim como intocáveis são os comparsas dessa máfia midiático penal: FHC, Serra, Aécio, Cunha, Paulinho da Força, Zé Agripino Maia, Caiado, Demostenes, Cachoeira, DD, Azeredo(PSDB-MG),…a lista de inimputáveis não tem fim.

  70. Saber quem são os intocáveis

    Saber quem são os intocáveis é tarefa fácil. Basta procurar nos relatórios de nossa Polícia Executiva, do MPF, da PGR, do TCU, e nas matérias de nossa imprensa, pelas tarjas-pretas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador