A morte do suspeito

Da Folha

Ex-secretário de governo de Yeda é achado morto

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O ex-secretário do governo gaúcho Marcelo Cavalcante, 41, foi encontrado morto por volta das 6h de ontem no lago Paranoá, em Brasília. Demitido no auge de um escândalo de corrupção que afetou o governo de Yeda Crusius (PSDB-RS) no ano passado, ele estava desaparecido desde sábado.

De acordo com a Polícia Civil, em análise preliminar, o corpo do ex-chefe do escritório do governo gaúcho em Brasília não apresentava sinais de violência ou marcas de disparo. As linhas de investigação são suicídio ou assassinato.

Yeda divulgou nota lamentando a morte do ex-auxiliar, a quem chamou de ” exemplar servidor”. Em junho do ano passado, ela demitiu Cavalcante durante o escândalo político gerado pela descoberta de desvio de R$ 44 milhões no Detran-RS.

O rombo veio à tona em novembro de 2007, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Rodin, prendendo 13 pessoas. Cavalcante foi exonerado após a CPI do Detran exibir a gravação de um telefonema entre ele e o ex-tucano Lair Ferst, acusado de ser um dos líderes da fraude. Ambos negavam.

No grampo ele prometia intermediar reunião entre Ferst e técnicos da secretaria estadual de Fazenda. O ex-secretário também recebeu uma carta, endereçada e não entregue à governadora, em que Ferst tratava sobre a fraude na autarquia.

A PF não encontrou indícios para investigar formalmente Cavalcante, que trabalhava no gabinete do deputado federal Cláudio Diaz (PSDB-RS). (GRACILIANO ROCHA)

Luis Nassif

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Queima de arquivo. Vamos ver
    Queima de arquivo. Vamos ver se a imprensa vai bater bumbo igual fez com os prefeitos do PT. Pelo jeito não, os poucos que eu vi ontem já compravam a tese de suicídio (mesmo sem as conclusões policiais) e ainda mostravam a hipócrita governadora consternada, prestando suas condolências. Mais um exemplo do “choque de gestão” demo-tucano. Nesse caso, foi literalmente por água abaixo…

  2. Fim de um arquivo. Sorte ou
    Fim de um arquivo. Sorte ou “queima”? O tempo dirá. E a Governadora – com a imprensa – insistem no golpe contra o Detran-RS. O que é a mais deslavada mentira. Com as carteiras de habilitação e outros documentos expedidos pelos CRV’s sendo os mais caros do Brasil o golpe foi, na realidade, contra o povo gaúcho. E é tão bom, tão interessante no aspecto financeiro que os custos para os gaúchos não caíram um único centavo. Ou a safadeza continua com outros envolvidos ou a Governadora estatizou a safadeza!

  3. Vejam que interessante. O
    Vejam que interessante. O elemento é flagrado numa ação de corrupção no governo tucano do RGSul. É demitido e vai trabalhar no gabinete de um deputado tucano do RGSul. Ou seja: nós continuamos pagando o salário desse elemento comprovadamente corrupto.

  4. Exemplar servidor,morte
    Exemplar servidor,morte misteriosa. A expertise dessa gente não tem tamanho.
    O prefeito assassinado de Santo André,Celso Daniel,foi,para nossa mídia,obra de petistas.
    Este “exemplar” servidor gaúcho será obra de quem ?
    Já vi reportagens imputando a enorme pressão exercida pela oposição no Rio Grande so Sul pelo “suícidio” ( já concluiram isso também).
    Esquecem-se de dizer que,no caso do Detran-RS,a oposição tem nome e cara,e responde como vice-governador do estado.

  5. Se o indiciado era
    Se o indiciado era “funcionárioexemplar” como acreditvava a governadora, por que o demitiu? É por essas e outras que vamos mal no quesito “corrupção”. Li na Zero Hoira que o marido da governadora atribuiu a morte à pressão que a oposição teria promovido na psique do indiciado. Lamentável essa frase, vinda de quem vem.

  6. Para variar, a culpa é do PT,
    Para variar, a culpa é do PT, que suicidou o coitadinho. Que “funcionário exemplar” é esse que foi demitido pela governadora? E não foi o próprio vice da Yeda que a denunciou?

  7. Curiosa a lógica dos tucanos.
    Curiosa a lógica dos tucanos. Demite-se ” servidores públicos exemplares”? E quais os atributos detidos pelos que são mantidos? Por outro lado, se o indivíduo estava envolvido em desvios de 44 milhões de reais, gravados pela Polícia Federal, pode-se deduzir que esse é o conceito de “exemplar” da governadora e ex-ministra tucana? A julgar-se esse caso e mais os de Ivo Cassol e Cássio Cunha Lima, é possível entender o que quis dizer Jarbas Vasconcelos com: ” se eu sair daqui ( PMDB), vou para onde?”

  8. Tá estranho igual ao caso do
    Tá estranho igual ao caso do empresario de piracicaba, que era o elo de ligação entre Serra, Barjas Negri e o empresario das ambulancias e morreu de infarto em uma pelada (no bom sentido) de fim-de-semana.
    Merecia investigação da Policia Federal.
    O gov. do DF é ex-tucano e do DEM e não vai ter interesse em apurar realmente como a PC de SP não foi muito a fundo não.
    Depois ainda fala do celso daniel, mas o PSDB arrasta muito mais cadaveres que o PT, se incluir os 7 assassinados na queda da estação do metro em SP e do casal richtoffen (ainda não muito bem esclarecido).
    É claro que são suspeitas, mas a falta de investigação profunda e de todas as possibilidades levam sempre a conclusao de conspiração.
    E a VEJA nada em nenhum dos casos tucanos.

  9. ZH – 18/02/2009 – Coluna
    ZH – 18/02/2009 – Coluna “Página 10”
    Mistério
    Carece de fundamento o desabafo de Carlos Crusius atribuindo ao “stalinismo local” a depressão que teria levado Marcelo Cavalcante ao suicídio (veja a íntegra em http://www.zerohora.com/blogdarosane).

    É verdade que Cavalcante foi exonerado porque uma gravação telefônica mostrou sua proximidade com Lair Ferst, mas nem de longe foi o mais afetado pelas investigações na CPI do Detran.

    O ex-assessor tinha emprego, não era réu, não tinha bens bloqueados e não depôs na CPI do Detran.

    Embora sobrem indícios de que Cavalcante pulou para a morte da Ponte Juscelino Kubitschek, as razões para o gesto permanecem obscuras.

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2409171.xml&template=3916.dwt&edition=11736&section=1007

  10. Lamento, mas um homem de 41
    Lamento, mas um homem de 41 anos, pelo visto esperto e incrédulo, jamais se suicidaria por “pressão psicológica da oposição”. Nem tampouco por amor. O único motivo que faria um homem assim se suicidar seriam dívidas urgentes e impagáveis.

  11. E no ZERO HORA.

    ” […]
    E no ZERO HORA.

    ” […] Segundo relatos de parentes na ocorrência policial registrada na segunda-feira, Cavalcante teria telefonado no domingo à tarde para a mulher, Magda Koenigkon. Abalado emocionalmente, ele teria dito que “estava indo para outra vida”. Também no domingo, ele teria enviado uma mensagem de texto para o celular da filha, Marcela, usando termos semelhantes.

    Ex-representante foi citado em CPI em razão de carta

    Cavalcante havia sido exonerado pela governadora Yeda Crusius em junho passado, durante o escândalo do Detran. Em maio, tinha vindo à tona a informação de que Cavalcante havia recebido do lobista Lair Ferst uma carta dirigida a Yeda que detalharia irregularidades no Detran. O ex-assessor confirmou ter recebido o documento, mas disse que não o encaminhou a Yeda por não ter provas de sua veracidade.

    Cavalcante atuava como assessor parlamentar do deputado federal Claudio Diaz (PSDB). A amigos, confessava guardar mágoa de Yeda.

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Pol%EDtica&newsID=a2409321.xml

  12. como a governadora pode
    como a governadora pode demitir um “exemplar servidor”? e, se ele era culpado, como poderia ser um “exemplar servidor”?

    acho q cabe um pedido de indenização da família, afinal, se ele era exemplar servidor, não deveria ter sido demitido… ou não?

    ou será q ele foi demitido por não ser um “exemplar servidor”, deixando-se ser pego?

    logo, se ele não tivesse sido surpreendido no butim, continuaria um “exemplar servidor”, mas, como foi pego, tornou-se um “servidor-exemplo”: de q não se pode ser pego com a ‘mão na massa’.

    coisas do Brasil.

    Att.

  13. Que isso gente, foi suicídio!
    Que isso gente, foi suicídio! O fato de ele estar metido em maracutaias foi apenas coincidência! E a polícia, claro, vai provar isso!

  14. Até agora não vi nada na
    Até agora não vi nada na televisão, nem um comentário. Ah, se fosse ligado ao PT! Aliás, se a governadora fosse do PT, imagina do que o josias de souza não iria chamá-la, não? Vagabunda? Vadia? E se o caso todo envolvesse gente do PT? Estou mais do que farto dessa imprensa corrupta e repleta de batedores de carteira.

  15. O passamento deste cidadão, é
    O passamento deste cidadão, é mais um episódio do maior escândalo de corrupção ocorrido no RS. O PP está compromentido no “esquema” até a medula. Se incluem figuras eminetes do Partido, até um “queridinho” da mídia local, o Dep. Luis(z) Otávio Germano (que entre outras, foi aprovado em concurso para Delegado de Polícia, depois anulado, já que alguns candidatos tiveram acesso ao conteúdo do exame antes de sua aplicação…).

    A figura chave do esquema de corrupção no DTRAN é o Sr. Lair Ferst, filiado ao PSDB e eminência parda da sigla, que foi o principal arrecadador da campanha da Governadora Yeda.

    Em qualquer País sério, o Governo Yeda teria ruído como um castelo de Cartas.

    Entretanto, a RBS, num esforço que não chegou a ser muito intenso, pautando a opinião pública, logrou “salvar” o Governo Yeda.

    Por esta razão, enviei ontem um comentário discordando do Nassif, quanto
    a potencialidade da mídia nacional em guindar o Serra à Presidência.

    P.S. Anarquista, te enganas com a Nicole Kidmann, na lista das mais belas; assista novamente ao Kubrick “De Olhos Bem Fechados”, e tenho certeza que mudarás de idéia.

  16. Nassif, bom dia. Não tem nada
    Nassif, bom dia. Não tem nada a ver com o tema aqui, mas hoje a imprensa anuncia que o governo alemão pretende “nacionalizar” alguns de seus bancos. O que significa nacionalizar? Seria a mesma coisa que “estatizar”? Ou são coisas diferentes? Por que estão usando este termo “nacionalizar”? Seria, digamos, pegar um banco multinacional e transformá-lo em nacional? Seria, digamos, pegar a parte brasileira do Santander e separá-la do Santander mundial? Meus conhecimentos em economia são pífios e confesso que não estou entendendo por que a imprensa fala em nacionalização. Se você puder explicar, eu agradeço. Um abraço!

  17. Caro Nassif! Você não acha
    Caro Nassif! Você não acha interessante o exposto por Luiz Antonio Magalhães no artigo “Venezuela e Colômbia, dois pesos e duas medidas” em 17/2/2009, sobre a mídia brasileira não falar nada sobre o presidente Uribe convocar plebiscito para conseguir um terceiro mandato, o que seria segundo a mídia um golpe se o presidente Lula adotasse este mesmo caminho político . Uribe, capacho do Bush, sempre foi queridinho do PIG brasileiro, não?

  18. Atenção – Desdobra-se o
    Atenção – Desdobra-se o segundo tempo da “operação Jarbas” e quem disse que era para tentar torrar o PMDB por seu apoio a Lula e Dilma acertou em cheio. A operação foi a clássica: a Veja levanta a bola (desta vez uma ogiva múltipla) e o resto da imprensona corta por todos os lados. Os alvos são os cargos do PMDB no governo, que serão objetos de ataque por supostamente estarem nas mãos da corrupção. Começou com a Elvira Lobato na 3a. página da Folha de ontem, aproveitando a “bola” da Veja para atacar o domínio peemedebista de Furnas e suas gestões para dominar o Fundo de Pensão Real Grandeza. Resta saber se a Globo vai embarcar também nesta operação que me parece meio suicida.

    Esse tema é sério. Deixar o Real Grandeza nas mãos do Eduardo Cunha é um risco sem tamanho.

  19. suicídio é plausível…
    suicídio é plausível… corrupto ou não, era um homem, sujeito a todas as fragilidades inerentes a uma pessoa comum.

    Vamos ver no que (não) vai dar a investigação.

  20. Não falei?No estadinho gaúcho
    Não falei?No estadinho gaúcho tudo é culpa de um único partido.Senhores, os políticos de direita do sul, junto com a mídia, são capazes do impensável para conseguir seus objetivos.

  21. São fatos iniciais que
    São fatos iniciais que deveriam ser aprofundados. Pode-se achar que foi queima de arquivo ou então depressão causada pelo “stalinismo” da oposição – essa é boa, pois oposição serve para quê? No entanto qualquer precipitação leva a desviar o assunto da corrupção do governo do PSDB no Rio Grande do Sul. O processo que o levou ao suicídio, ou á possibilidade de assassinato, é de fundamental importância para esclarecer os fatos que o encurralaram. Pelo sim ou pelo não, Cavalcante não teve possibilidades de reinserção em suas atividades: seu caminho se fechou. Como? Certamente partiram de fatos que todos conhecem, principalmente a governadora do estado.

  22. Precisamos de mais
    Precisamos de mais informações sobre as condições e causa da morte, mas a princípio me parece estranho um suicídio por afogamamento.

  23. Acusado de corrupção, Ieda o
    Acusado de corrupção, Ieda o demitiu?

    Mais que coisa demodé.

    O “must” é dizer que as acusações são uma tentativa de atingir o governo, passar a mão na cabeça do acusado. Se solidarizar, dizer que só a justiça pode condenar, e deixar por isso mesmo.

    Se funciona no governo federal, por que não não estadual?.

    Por que ser diferente e demitir esse pobre homem, afinal não querem a cabeça dele, mas sim da governadora, não é mesmo?

    Ieda é novata ainda e tem muito a aprender com Lula e com o PT sobre como tratar de casos de corrupção no governo.

  24. Nassif, a maiora das pessoas,
    Nassif, a maiora das pessoas, principalmente os políticos, não acreditam na sentença “o crime não compensa”.
    O criminoso vai passar o resto da vida se escondendo, fugindo e apagando suas pegadas da fuga, o que é mais difícil hoje, por causa da rapidez e monitoramento das informações.
    O crime do gestor público, o desvio de recursos, é dos mais graves, pois geram os problemas sociais, a falta de escolas, hospitais, saneamento, moradias, o que leva a outros tipos de crimes. É uma bola de neve..
    Não sei como o PSDB, alcançou um nível tão baixo.
    Acho que foi contaminado pelo PFL, que precisava de um cunho “social”, mas na verdade, até hoje, suas práticas são “coronelistas”. Sdc

  25. Moro em Brasília e vi a
    Moro em Brasília e vi a aglomeração em frente à ponte JK, de manhã cedo, Soube que um corpo tinha sido encontrado, mas o carro não. Ora, se ele não entrou no Lago de carro e tudo, na saída da ponte, então como ele entrou? E o impressionante é que desde então venho procurando essa notícia na imprensa brasiliense, mas nada. Teve que vir um repórter de PoA pra descobrir quem é o cara. No Brasil de Gilmar, Aceminho, Sarney, Dantas, PC sempre se deve desconfiar de acidentes.

    E o Marcos Valério e o PCC? Cadê o Gilmar????

  26. Absolutamente não tenho
    Absolutamente não tenho simpatia pela governadora Yeda e considero um desastre, sob qualquer aspecto relevante, da eficiência à democracia, passando pela responsabilidade.
    Entretanto, nestas análises e na falta de informação adicional fico com a “navalha de Ockham”: entre duas explicações para o mesmo fenônmeno escolha a mais simples; só recorra a fatores adicionais para explicar um evento se os disponíveis não forem suficientes.
    Se o camarada brigou, saiu de casa, falou com a mulher que iria se suicidar, a hipótese mais simples e provável, `a falta de fatos adicionais é o suicídio. Claro que se deve investigar, coisa e tal, mas a hipótese conspiração, ainda que atraente e glamourosa, não me parece a mais provável no momento

  27. Há que se dar um basta nessa
    Há que se dar um basta nessa tendência que temos de glamurizar os mortos pelo mero fato de terem morrido. Louvemos quem merece louvores e critiquemos quem merece críticas. Vivos ou mortos. Como diz um amigo meu “os canalhas também envelhecem, os canalhas também morrem”. Nem por isso deixam de ser canalhas. Não tenho qualquer referência sobre o indivíduo mencionado no comentário, mas não é possível que seja ele adjetivado, pela governadora, de “exemplar servidor” se foi defenestrado da administração pública por suspeita de envolvimento em corrupção. Isso não engrandece o falecido mas apequena a já diminuta governadora.

  28. Esse caso vai ser dado como
    Esse caso vai ser dado como suicidio e ponto. Nenhum promotor de justiça vai querer fazer nome em cima do insfausto acontecimento. Afinal, Santo André fica a léguas de Brasília. Os Detrans costumam ser pau para toda obra. Inclusive para arrecadar verbas eleitorais. Um amigo meu dizia que no Detran o filho chora e a mãe não vê. Nem a governadora.

  29. Bruno,
    Sua argumentação
    Bruno,
    Sua argumentação parece coerente, mas você não está levando em conta o principal: o cara era um arquivo ambulante, sabia demais. E foi demitido, apesar de ser um “funcionário exemplar”…
    Sabem o que eu gosto mais nesse escândalo do Detran RS? envolve cifras na casa de R$44 milhões, quase o mesmo do “Mensalão” (cerca de R$55 milhões), e não tem ninguém pra dizer que é o maior escândalo nem do Rio Grande do Sul. Os tucanos devem tomar banho com Omo, que lava mais branco, porque façam o que fizerem, estão sempre “limpinhos” na mídia. Querem outra? Operação Taturana, escândalo de corrupção na Assembléia Legislativa de Alagoas: R$300 milhões (!!!) quem fala? cadê a divulgação? cadê as suítes? Do PSDB temos, durante o governo Lula, pelo menos 4 governadores envovidos com escândalos gravíssimos: Yeda (RS), Teotônio Filho (AL), Serra (SP) e Cássio (PB), este último já cassado. Quantas linhas, editoriais, manchetes? Tá bom assim ou querem mais?

  30. Este absurdo pedagógico eu
    Este absurdo pedagógico eu pesquei no blog, Diário Gauche.

    O regressismo da vida social no RS alcança níveis alarmantes

    Experiência exemplar é liquidada no RS

    Uma experiência educacional de 12 anos e que serviu de exemplo para outros Estados pode ser encerrada no Rio Grande do Sul. O Ministério Público gaúcho e a Secretaria Estadual de Educação (SEC) assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que determina o fechamento das escolas em sete acampamentos sem-terra. A informação é da Agência Chasque, através da repórter Raquel Casiraghi.

    O TAC prevê que até o dia 4 de março devem ser desativadas as turmas de educação infantil, ensino fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As crianças devem ser matriculadas na rede pública e ter transporte escolar. Caso não seja cumprido, o governo do Estado será multado em um salário mínimo por dia de atraso.

    O Procurador de Justiça e integrante do Conselho Superior do Ministério Público, Gilberto Thums, argumenta que o objetivo do acordo é garantir que as crianças sem-terra tenham o mesmo ensino da rede pública, o que não estaria acontecendo.

    “A gente tem um nicho de professores que são escolhidos a dedo pelo Instituto Preservar, que são afinados ideologicamente com idéias extremistas. Isso provoca um ensino completamente fora dos padrões que o Estado tem que garantir. A idéia é que tenhamos um ensino com pluralidade de idéias e inclusão social“, diz Thums.

    O procurador lista uma série de irregularidades. Entre elas, a infra-estrutura das escolas é precária e o poder público não estaria conseguindo fiscalizar o conteúdo programático e nem a carga horária. Thums ainda alega que o convênio entre o Instituto Preservar e o governo é ilegal, pois repassa a uma organização não-governamental o dever da educação que é do Estado.

    No entanto, a coordenadora pedagógica das escolas itinerantes, Marli Zimermann de Moraes, contesta as críticas do Ministério Público. Ela garante o cumprimento do conteúdo programático e diz que a falta de infra-estrutura reflete o sucateamento promovido pelo governo. Educadores estão com salários atrasados desde julho passado e escolas não recebem material pedagógico. Além disso, o convênio permite a contratação de apenas 13 educadores e de uma merendeira por escola para cuidar de 400 crianças.

    No entanto, o principal motivo para o fechamento, denuncia Marli, é tentar enfraquecer o Movimento Sem-Terra (MST).

    “Acabar com as escolas itinerantes é impedir que as famílias lutem pela terra. Porque quem vai para a luta é só quem não tem filho. Em cinco dias que a criança não vai para a escola, o Conselho Tutelar é chamado e o pai pode ir preso. A itinerante tem a especificidade de acompanhar o acampamento”, argumenta.

    O fechamento das escolas itinerantes é um dos desdobramentos das Ações Civis Públicas encaminhadas pelo Ministério Público no ano passado. Nas ações, promotores determinaram medidas para conter ações do MST e até mesmo chegaram a propor a extinção do movimento, o que depois foi negado.

    As escolas itinerantes foram reconhecidas no Estado pelo Conselho Estadual de Educação em 1996. Baseados nesta experiência, outros Estados adotaram o sistema, entre eles Santa Catarina, Paraná, Piauí, Alagoas e Goiás.

    ………..

    Sem exagerar, temos repetido aqui que o Estado regride a olhos vistos, com o governo esquizo-tucano e a sua influência deletéria que só robustece o pensamento conservador do RS.

    O governo Yeda está fechando escolas no Estado, em combinação com personagens conservadores do MP/RS. Motivo: intolerância política, espírito macabro de destruição e tentativa de eliminação do que lhe é antagônico.

    Sem nada para apresentar de positividade, o páthos yedista resume-se a destruir conquistas e direitos sociais de setores que lutam pela afirmação política e autonomia cidadã.

    Que o Brasil saiba: o Rio Grande do Sul está cada vez mais irreconhecível, retrocede a um estado de natureza e anomia social, como aquele que havia antes da Constituição castilhista de 1891.

    Bem-vindos ao século 19!
    REDATOR: CRISTÓVÃO FEIL – DATA: 18.2.09 .

  31. Mais inovações brasileiras
    Mais inovações brasileiras aperfeiçoando os arquivos.:
    Enquanto lá fora faz-se a Queima de Arquivo aqui tem….
    Ataque Cardíaco de Arquivo por: Abel Pereira(…O empresário sofreu um enfarte 30 minutos depois de começar a jogar uma partida de futebol…Pereira tinha boa saúde e tinha realizado exames no Instituto do Coração (Incor) há pouco tempo, mas não foi constatado nenhum problema mais grave.)
    Afogamento de arquivo por: Marcelo Cavalcante(… foi encontrado na manhã desta terça-feira, no Lago Paranoá, na capital federal. Seu carro foi encontrado próximo do local. Apenas o telefone celular de Cavalcante desapareceu…)

  32. Mais um caso de financiamento
    Mais um caso de financiamento de campanha que imbica para acabar mal.
    Pelo menos para o morto não acabou bem.
    Financiamento de campanhas com dinheiro público e controlado já!

  33. É curioso…

    Ele desapareceu
    É curioso…

    Ele desapareceu no sábado. E só veio a ser achado morto na terça-feira…

    E o site Zero Hora publicou na sexta (13/02), a noite, a seguinte notícia (que deve ter saído na edição impressa de sábado):
    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2404404.xml

    13/02/2009

    “Dez pessoas foram presas hoje durante a Operação Contramão, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro com o apoio da Delegacia Fazendária, que tem como objetivo de desarticular uma quadrilha que obtinha recursos ilícitos, através de esquema montado dentro do Departamento de Trânsito do Rio, mediante prática de crimes de corrupção.

    A principal meta do grupo era receber dinheiro de candidatos à obtenção ou renovação de Carteira Nacional de Habilitação e, até mesmo, a retirada de pontos relativos a infrações de trânsito dos cadastros dos interessados, visando a evitar a perda do registro de habilitação.

    Segundo o MP, serão cumpridos 11 mandados de prisão preventiva expedidos pela 11ª Vara Criminal da Comarca da Capital. A operação resulta de inquérito instaurado na Delegacia Fazendária, que contou com informações obtidas mediante interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, medidas de quebra de sigilo bancário, depoimentos de testemunhas, análise de documentos e diligências de vigilância.

    Durante as investigações, foram constatadas a participação de agentes do Detran e comerciantes, como donos de autoescolas. Segundo o MP, agentes públicos se responsabilizavam pela escala de examinadores de provas práticas, para garantir que um funcionário corrupto estivesse presente no local da prova do candidato que tivesse pago à quadrilha.

    Os examinadores, a seu turno, se encarregavam de aprovar os candidatos que pagavam, sem observância das regras pertinentes ao exame. A quadrilha contava com a participação de donos de autoescolas, que ofereciam as facilidades aos interessados em obter a habilitação em troca de pagamento de propina. Dos 11 denunciados, nove são funcionários do Detran e dois são donos de autoescolas.”

    Coincidentemente, o nome da operação, “Operação Contramão”, também foi utilizado em Alagoas e Sergipe, em abril do ano passado, onde os alvos foram auto-escolas envolvidas na emissão fraudulenta de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs). Segundo a assessoria de comunicação do Departamento de Polícia Federal em Alagoas, delegado Sandro Augusto, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão nas cidades de Arapiraca, São Sebastião, Penedo e Limoeiro de Anadia, em Alagoas, e Pinhão, Nossa Senhora do Socorro, Estância e Aracaju, em Sergipe. Servidores públicos, donos de auto-escolas e um policial militar foram presos, incluindo um primo do deputado estadual Antônio Albuquerque, presidente afastado da Assembléia Legislativa Estadual de Alagoas, acusado de comandar uma quadrilha que roubou cerca de 280 milhões.

    http://www.achanoticias.com.br/noticia.kmf?noticia=7132360
    http://eduardoabril.blogspot.com/2008/04/pf-deflagra-operao-contramo-em-al-e-se.html
    http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=44146

    E desde a semana retrasada (06/02) recomeçaram os depoimentos de testemunhas do caso, tendo entre as testemunhas de defesa a Governadora Yeda Crusius – Arrolada pelo ex-presidente do Detran Flavio Vaz Netto, que sustenta que seus atos à frente da autarquia tinham conhecimento e aval de Yeda.

    http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&action=noticias&section=Pol%C3%ADtica&id=2395933
    http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&action=noticias&section=Pol%C3%ADtica&id=2379489
    http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&action=noticias&section=Pol%C3%ADtica&id=2384579

    Vale lembrar que o falecido não foi ouvido na CPI do caso:
    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Pol%EDtica&newsID=a1986644.htm

    “Política | 19/06/2008 |

    CPI do Detran se encerra sem últimos depoimentos
    Marcelo Cavalcante não foi encontrado e irmãs de Lair Ferst apresentaram atestado médico

    A última sessão da CPI do Detran, que estava marcada para esta quinta-feira, foi cancelada devido à ausência dos depoentes. No final da tarde, a advogada das irmãs de Lair Ferst entregou à comissão um atestado médico autorizando o não comparecimento de Rosane e Cenira Ferst.

    Marcelo Cavalcante, ex-embaixador do Estado em Brasília, não foi encontrado pelos deputados, e por isso também não comparecerá. Durante sessão da CPI ontem à noite, o presidente da comissão, Fabiano Pereira (PT) disse que havia acionado a Polícia Federal para que auxiliasse nas buscas do depoente em Brasília.”

    Como o morto não estava entre os acusados, e já tinha até outra ocupação, não haveria motivo para que ele se matasse justamente agora, não? A não ser que a pressão fosse para evitar a sua participação nos novos depoimentos… pressão que pode ter sido mais persuasiva do que simples palavras…

    É bom que se fique de olho nas imagens das câmeras de segurança instaladas na Ponte Juscelino Kubitschek, para que não “sumam” misteriosamente… e se descubra o que aconteceu com as chaves e o relógio do falecido…
    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Pol%EDtica&newsID=a2409321.xml

  34. Caro Luís Nassif
    Pronto tá
    Caro Luís Nassif
    Pronto tá resolvido o embrólio, como diz sempre de forma jocosa o eminente advogado criminalista de minha cidade Dr” Parafuso”,o defunto é sempre o culpado.

  35. Caro Nassif.

    No Rio Grande
    Caro Nassif.

    No Rio Grande do Sul, estado ao qual pertenço, vivemos uma situação extremamente semelhante ao estado de São Paulo. A mídia não publica nada, ou quase nada que venha a macular a imagem da tucana Yeda. Com relação áo último protesto do CEPERS, onde a cara da governadora é estampada em outdoors pelo estado, os mais desavisados não vão entender de que, afinal de constas, o sindicato está acusando Yeda. Todos os espaços destinados a este assunto são dados para a governadora se pronuciar ou para dizer que atitudes o governo vai tomar.
    Fico indignado.
    Quando sermos um país democrático??

  36. O Josias poderia escrever um
    O Josias poderia escrever um título como “Notas roubadas de uma quarta-feira de noticias corruptas” e colocar a foto da governadora Ieda logo abaixo, e de preferencia abraçada com o ex-governador Cassio Cunha Lima. Porem ambos são do partido amigo do dono do jornal, ele pode ser “distraido” mas não rasga dinheiro.

  37. Das cloacas e esgotos da
    Das cloacas e esgotos da mídia serrista nenhum comentário até agora. Essa gente me dá muito nojo. E agora me dá medo também. Eles são capazes de absolutamente tudo por dinheiro e poder. Imprensa: a instituição mais corrupta desse país! Só não sei a quem eles pensam que enganam além de si mesmos. Hoje não se compara a credibilidade que tem este blog com o que se pode atribuir de credibilidade à cloaca de veja, por exemplo. E meu receio é que, no canto como estão, essa gente é mais perigosa e até rouba mais e esconde mais roubos sonegando informação. Quero crer que esse país não é feito de imbecis e corruptos e que essa enorme quadrilha da qual fazem parte muitos parajornalistas, políticos e alguns grandes empresários vai quebrar a cara de novo. Desta vez, definitivamente. Alguém tem de sair preso dessas tentativas de sabotagem do país e dessa prática de esconder esquemas fenomenais de roubo ao erário como é esse caso do RS.

  38. Não posso deixar de dizer o
    Não posso deixar de dizer o óbvio numa situação como essa, iguais a tantas que vem se repetindo ao longo dos últimos anos: Nassif 10 x 0 Grande Imprensa. Tudo que lemos nos comentários são as verdadeiras informações que os grandes veículos ainda fingem que ninguém sabe ou vai saber. Os blogues vieram prá ficar e desmascarar.

  39. Estranho…

    – informaram
    Estranho…

    – informaram somente hoje que o carro já havia sido encontrado na segunda feira perto da ponte…(alguem leu esta nota de desaparecimento do moço nestes dias?)

    – e o moço estava com um tremendo hematoma na face…

  40. “Só acaba suicida quem não
    “Só acaba suicida quem não crê no seu passado, não quem não crê no seu futuro”.
    Luigi Santucci – Orfeu no Paraíso.

  41. Gente,porque a comparação com
    Gente,porque a comparação com os assassinatos,de Celso Daniel ?Nada tem haver um fato,com outro!Celso Daniel segundo eu soube,era uma das estrelas mais brilhantes do PT,tanto é que estava comandando a Campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva!,A oposiçao,larga estas mentiras na imprensalona(que é deles),e até os petistas mal informados,acreditam e levam adiante estas mentiras!Celso Daniel,era amado por todos petistas paulistas!Seria o Ministro de Planejamento!!Querem ver outra mentira nogenta,que está por todos os meios de comunicação?É a respeito de José Dirceu;desde que derrubaram o José Dirceu,o ódio que a maioria do povo brasileiro adiquiriu contra o ex-Ministro,é muito interessante!Manipulação da imprensa,que era alimentada,pelos mentirosos bob jefherson,e toda a tucanagem e demos,mais o Pps,e ainda o fel do PSOL,feriram de morte José Dirceu,tudo que acontecia e acontece no PT,é o Dirceu…Inventaram que o Zé Dirceu,tava em Portugal,se encontrando com um careca,que era Marcos Valério(era,porque era)Desde que a Ministra Dilam foi guindada,ao Ministério de Minas e Energia,inventaram,que o Zé Dirceu odiava a Ministra Dilma,e esta mentira se repete até hoje.Acontece,que quem conhece a Ministra Dilma e José Dirceu de perto,sabe do carinho,que a ministra Dilma tem pelo ex-ministro Zé Dirceu,e a recíproca é verdadeira!É só ir no Blog do Dirceu prá constatar,isto..sempre elogiando a Ministra Dilma!E eu já ouvi,a Ministtra se referir ao Dirceu,dizendo que a cassação,foi política,queriam atingir,o Presidente Lula!Tão tentando fazer com a Ministra,a mesma coisa,que fizeram com o Zé Dirceu!Só não vê quem não quer…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador