A perseguição implacável contra o casal Garotinho, por Luis Nassif

A perseguição à família Garotinho é um dos episódios mais abusivos de um país que não respeita nenhuma forma de direito individual.

Reprodução Rede Globo feita pelo UOL

Se a lei de abuso de autoridade estivesse em vigor, o juiz que ordenou a prisão do casal Garotinho seria imediatamente preso, assim como os promotores estaduais que solicitaram a prisão.

A perseguição à família Garotinho é um dos episódios mais abusivos de um país que não respeita nenhuma forma de direito individual.

Passei a acompanhar o seu caso quando foi retirado de um hospital, de maca, para ser enviado à prisão, com a imprensa inteira celebrando e colunistas indignos, como Artur Xexéu, ironizando o choro da filha. Na época fui atrás de dicas remetidas para o GGN, que mostravam uma autêntica conspiração envolvendo especuladores imobiliários, o juiz de Campos, promotor, delegado da Polícia Federal, juiz eleitoral até chegar aos tribunais superiores.

Garotinho tem duas características.

A primeira, é valente até o limite da temeridade. Enfrenta juízes influentes, como os Zveiters, a Globo, os tribunais. A segunda é que não tem padrinhos. Não tem a solidariedade da esquerda, por não ser um esquerdista típico, nem de personalidades públicas, por ser um político paroquial e se indispor com a Globo, não desperta solidariedade de ministros de tribunais superiores nem de porta-vozes dos direitos humanos. Esses dois aspectos o tornam um alvo fácil para as represálias do Judiciário.

Não sei de sua vida política. Sei de uma vida privada discreta, sem sinais exteriores de riqueza. E de uma vida familiar adorável, com sua penca de filhos. 

César Maia mora em um apartamento de mais de 10 milhões de reais, erguido com autorização do meio ambiente em seu tempo de prefeito, e foi alvo de delação. Eduardo Paes saiu da prefeitura e passou um ano em Nova York. E foi alvo de delações. Ambos jamais foram incomodados – e espero que não sejam até que os fatos sejam devidamente apurados. O casal Garotinho foi preso por “suspeita” de superfaturamento. E mora até hoje em um apartamento modesto, de classe média.

Essa sequência de abusos precisa acabar, ainda mais agora que o Supremo Tribunal Federal acordou para o clima inquisitorial criado pela Lava Jato. O Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público não podem deixar esses abusos passarem em branco.

O caso Garotinho pode ser emblemático para o início da volta do estado de direito ao país.

Luis Nassif

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hoje em dia, basta a palavra de um adversário político para se atacar alguém. Nesse caso, foi o atual prefeito de Campos a fonte dessa perseguição. Quando vazou que o ex-procurador geral de Justiça nomeado por Cabral tentou ter acesso a um ofício enviado pelo MP ao atual prefeito de Campos, eu já sabia o que significava aquilo.
    http://www.tribunanf.com.br/ex-procurador-geral-de-justica-do-rio-pressionou-promotora-por-informacoes-envolvendo-a-prefeitura-de-campos/

  2. Nassif,
    Garotinho sempre foi duramente atacado pelos Marinho e seus amigos fraternos do Judiciário do RJ.
    O político, em determinado julgamento tirado do fundo do baú, perdeu por 4×3, voto de minerva para o acusado.
    Como governador, deixou a maior parte do funcionalismo sem ajuste de salário durante nove anos, proeza repetida por SCabral, que foi amplamente apoiado pela Globo para depois sair em foto colorida na primeira página em preto, deve ter sido o pagamento pelos bilhões que os três irmãos receberam daquele governador. Parece que cuspir no prato em que se come tornou-se um esporte nacional.
    A vírgula do político foi aquela triste greve de fome.

  3. Sai dessa de defender o Garotinho Nassif, ele não é flor que se cheire.
    morei muitos anos no Rio. conheci alguns políticos do interior, principalmente do norte do estado. É barra pesada.
    Ele brigou com muita gente, empresários, judiciário, deputados, mas como não tem padrinho, nunca conseguiu subir muito. Nunca foi convidado a entrar nos maiores banquetes de corrupção, cavou o próprio espaço.
    Já ouvi discursos no rádios dele em Campos. É uma vergonha.
    Uma vez, no governo dele, quando trabalhava numa grande empresa de engenharia no Rio, entramos numa licitação do programa de despoluição da Baía de Guanabara. Eram 5 empresas na licitação. Todas entregaram suas propostas no último dia, uma quinta feira, a nossa às 5 da tarde. Nossa proposta tinha umas 200 páginas. Supondo que as outras propostas também eram parecidas, seriam 1000 páginas de documentação técnica, comercial… Na sexta de manhã, no dia seguinte, foi publicado o resultado da vencedora no Diário Oficial. HAHAHAHAHAHAHA. Analisaram 1000 páginas de documentos, literalmente, da noite pro dia. Nem pra compra de vassouras se faz isso.

    1. É complicado. Sou carioca e não gostei da administração dele e da esposa. No quesito segurança pública, foi temerária a sua gestão. Quanto ao que você se refere, indícios fortes de favorecimento, haveria ainda que se comprovar que foi ele o beneficiado. Enfim, é a corrupção de sempre permeando todos os níveis da administração e não é enxovalhar ele a solução. Hoje, eu vejo o Garotinho mais como incompetente e falastrão do que mal intencionado e corrupto. Evidentemente, posso estar enganada, mas ele, assim como todos, deveria ser devidamente investigado e não perseguido. Ando farta desta inquisição generalizada que visa apenas promover uma dança da cadeiras para que outros se deem bem.

  4. Hoje em dia, basta a palavra de um adversário político para se atacar alguém. O atual prefeito de Campos é a fonte dessa perseguição, e está sendo acobertado por esse mesmo Ministério Público Estadual que passou oito anos protegendo Cabral.

  5. As últimas pesquisas de vários institutos mostram a queda da aprovação do sujeito lá no Planalto. Penso que vai continuar caindo pelas tabelas.

    Entretanto, restaria avaliar quanto o bolsonarismo – fenômeno que transcende a figura que lhe dá nome – estaria recuando também.

    Pelos exemplos de monstruosidades diárias, tenho a impressão que esse câncer tá muito mais entranhado do que supostamente acreditamos.

    A coisa é feia.

  6. Este tipo de abuso pode refletir em quem os milicianos da área de construção de casas populares se inspiraram…
    um exemplo da aplicação escancarada da lei do mais forte, de quem pode perseguir ou mandar prender qualquer um que esteja atrapalhando os negócios da área de construção de moradia barata

    e enquanto não “quebrarem” a espinha dorsal da Lava Jato, seguirão na maior tranquilidade

  7. Sou contra o arbítrio contra qualquer um. Agora, dizer que Garotinho nao é um “esquerdista típico”? É de direita, foi quem iniciou a instrumentalizaçao dos pentecostais na política, e pelo menos por um bom tempo foi apoiado pelas milícias. Nao é motivo para ser perseguido, claro, mas moderaçao na defesa que esse cara é um crápula.

  8. Nassif, o otimista. Acredita no Cnmp e Cnj. Essa gente são os bolsonaros do judiciario. Não tem qualquer respeito pelo poder institucional em que se locupletam. E viva deltan e a lava jato!

  9. Nassif

    Isso precisa acabar.

    A imprensa livre e a justiça justa devem.tomar uma providência urgente. Algo precisa ser feito e tem que partir dos honrados .

  10. Parabéns pela matéria, não sou eleitor do garotinho mas é inquestionável a perseguição por ele sofrida. Tem mais o Garotinho foi o primeiro a denunciar o Cabral, inclusive foi ele q vazou as fotos da festa dos guardanapos, não podemos esquecer tbm fax agressões q ele sofreu quando esteve preso junto do Cabral.

  11. Todo mundo sabe que a senha para prender alguém no Brasil é dada pela rede globo.
    Se fizer mais de 3 matérias no jornal nacional contra um pobre mortal qualquer o MP e o judiciário sentem-se confortáveis para cometer todo tipo de abuso.

    Aécio e sua turma jamais serão incomodados mesmo que tenham contra si provas robustas de safadeza… eles são amigos da globo.

  12. Nem isso os “jovens turcos” com tendência fascista da Lava Jato trouxeram como novidade: O MPF, a PF e o Judiciario continuam tendo lado e não escondem. Bobos somos nos, que acreditamos no “novo”, em republicanismos…

  13. Caro Nassif , vivemos um estado Policial de direito onde impera aquela célebre frase. “Aos meus amigos favores , aos inimigos a lei”. Garotinho está longe de ser honesto mas caiu na desgraça de não fazer parte dos amigos do Partido da Justiça. Enquanto isso não se investiga aquele ou outro camarada para não melindrar nossos aliados. Como dizia Boechat , toca o Barco.

  14. Será que é tão difícil combater a corrupção dentro da lei e com respeito aos indivíduos? Uma simples suspeita é suficiente para tal execração pública? E o STJ e o STF não reagem? Como falou o articulista, sem pistolão os rigores ilegais. Os tucanos estão blindados.

  15. Vida familiar adorável? Familia segue o padrão dos políticos-coronéis que levam familiares para a atividade, como se política e cargos públicos fossem consultórios ou escritórios privados, que médicos ou advogados compartilham com familiares. Atuei com organização não governamental em período de gestão Garotinho no governo do estado e fomos assediados com propostas de farta propina aos governantes em troca de projetos aprovados, que obviamente rejeitamos. Argumentaram que a prática era corriqueira no governo e que não atuariam os ali de outra forma.
    Garotinho e Rosinha trocaram diversos profissionais da área social do governo atuantes em comunidades para colocar pastores no lugar. Ele semeou o que vemos aí hoje. Também vi e ouvi de pressão por voto junto a moradores por parte desses pastores e do tráfico. .. enfim, não entendo vc defender Garotinho, Nassif

  16. Para um julgamento e, ainda, pra se prender alguém deveria haver provas contundentes.
    Não que Garotinho seja um modelo de candura, pq essa explosão , da noite pro dia, de evangélicos na politica se inicia com a eleição dele no RJ. Mas provas são necessárias.
    Porém com esse judiciário cada vez mais complicado que vemos no país tudo pode acontecer. Basta que algum Ser da atual politica se sinta ameaçado para que o suposto ameaçador vá parar atrás das grades. A maior prova disso é a prisão de Lula. Não querendo compara-lo com <LULA pq não se comparam. Falo da forma errada de como a lei é aplicada. Provas!!! Cadê as provas???

  17. Na verdade, quem dá suporte a essa súcia, que desgraça o Brasil e persegue gente como o Garotinho e o Lula, é a família Marinho da Globo.

  18. Ademir Bendine e LAMSA é uma Organização Criminosa com vários tentáculos e lideranças que venho denunciando desde 1996 foi blindada pelo TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICIPIO e seu presidente THERIS MONTEBELLO, com envolvimento do MINISTÉRIO PUBLICO ESTADUAL sob supervisão do PGJ-MARFAN MARTINS VIEIRA, PGJ-CLAUDIO SOARES LOPES, ARNALDO GOLDEMBERG da Defensoria Publica do Estado do Rio de Janeiro e por BANDIDOS DE TOGA ambos ligados ao juiz MARIO CUNHA OLINTO FILHO diretor do TJRJ da Barra da Tijuca, um JUIZ CORRUPTO, ASSASSINO que desentranhou documentos e provas e processo denunciatório para proteger a ORCRIM dos fatos que hoje estão vindos à tona, atuando em detrimento da ORCRIM montada por CESAR MAIA e LÉO PINHEIRO junto com o grupo de estelionatários INVEPAR-LAMSA-OAS cujo advogado PAULO ELÍSIO DE SOUZA que também advoga para o JORNAL O DIA aliados a esse esquema do pedágio ilegal conhecido como PROPINOVIAS CARIOCA envolvendo Linha Amarela & Transolimpica de AÉCIO NEVES que se mantem sob suspeita. A base de distribuição de propinas via escritório de SERGIO BERMUDES qual faz parte GUIOMAR MENDES esposa de GILMAR MENDES sob a condescendência de muitos Juízes, Procuradores e Ministros do STJ/STF, alguns recebedores de propina do esquema, ambos tem conhecimento da causa e delegados de Policia Civil e Federal, omissos por receio, medo ou conivência aos crimes permanentes aplicados aqui no Rio de Janeiro por essa quadrilha poderosa e DEMoniaca, citados por RACHEL DODGE-PGR como Rio terra sem lei e por MARCELLO BRETAS-JUIZ como aqui crimes permanentes são praticados com a maior naturalidade…

  19. Você vê a diferença de comportamento do Ministério Público quando se trata do eminente Eduardo Paes. Em 2013, a Odebrecht apresentou um laudo particular pedindo a interdição do Estádio Olímpico, no Engenho de Dentro. O Eduardo Paes prontamente atendeu aos pedidos da Odebrecht, interditou o Engenhão por três anos, e a Prefeitura gastou R$ 100 milhões numa obra que depois foi desmascarada como uma grande fraude. Outros dois laudos comprovam que não era necessária a interdição. O Ministério público abriu um inquérito que está parado há seis anos. A promotora responsável pelo inquérito chegou a dizer que o laudo entregue pela Odebrecht foi “bem composto”. E depois essa promotora foi beneficiada com a nomeação do filho dela em cargo comissionado no governo Eduardo paes.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/11/engenhao-mal-assombrado-assaltos-comercio-moscas-e-inquerito-no-mp.html

  20. Casal Garotinho é honesto…Infelizmente perseguidos. É uma pena que parte da justiça esteja praticando o jogo político dos adversários deste casal.

  21. O Garotinho paga um preço muito caro por ter denunciado formalmente toda essa quadrilha que destruiu o RJ.Com certeza o que fazem com ele e pura vingança.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador