A posição brasileira na Líbia

Do G1

Brasil avalia se apoiará rebeldes na Líbia, diz Itamaraty

Antonio Patriota está em conversas com Liga Árabe, China e Índia. Apoio da Liga Árabe a rebeldes influenciará decisão brasileira. 

Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília 

O governo brasileiro avalia se muda de posição e passa a apoiar Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político dos rebeldes líbios, informou nesta segunda-feira (22) ao G1 o porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes 

De acordo com ele, o Ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, está em “consulta” com a Liga Árabe, a União Africana, Índia e China para decidir se anuncia oficialmente apoio aos que se opõem ao regime do ditador Muhammar Kadhafi. 

Segundo Nunes, a decisão da Liga Árabe de apoiar rebeldes líbios vai influenciar a posição do Brasil. 

“Isso não significa que automaticamente nós reconheceremos. É um elemento importante, mas não é o único. Continuaremos nossas consultas”, ponderou.

A Líbia está em guerra civil desde fevereiro deste ano, quando forças rebeldes iniciaram protestos para exigir a saída de Kadhafi. Nesta segunda, franco-atiradores do governo líbio resistem ao avanço dos rebeldes que chegaram ao coração da capital, Trípoli, e foram ovacionados por multidões que celebravam o fim iminente dos 42 anos do regime.

Nesta sexta, Patriota conversou por telefone com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Al Arabi, que adiantou a “tendência” da Liga Árabe de apoiar os rebeldes. O ministro também tratou dos conflitos na Líbia com o chanceler da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane.

“Ainda vamos fazer consultas com Índia e China”, disse Tovar. Após mais de seis meses de combates, os rebeldes da Líbia chegaram finalmente, neste domingo, à capital, Trípoli, último reduto das tropas fiéis ao coronel Kadhafi.

O embaixador da Líbia no Brasil disse que não tem informações sobre o paradeiro de Kadhafi – os Estados Unidos acreditam que ele ainda esteja na Líbia, mas há boatos de que tenha saído do país. “A comunicação com a Líbia ainda está muito dificil. As notícias não chegam ao Brasil 100%. Temos que esperar três ou quatro dias para termos informações mais claras.”

Três filhos do ditador teriam sido capturados, segundo o Conselho Rebelde. Um deles, Mohammed, teria sido libertado por tropas leais ao governo, segundo a Al Jazeera. Mas o paradeiro do coronel continua desconhecido pelos rebeldes. O Pentágono disse acreditar que o ditador ainda está em território líbio.

Reunião da ONU
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou nesta segunda uma reunião de cúpula para discutir a situação da Líbia. Devem participar líderes da União Africana, da Liga Árabe e de outros óigãos regionais.

“Este é um momento esperançoso, mas há risco”, disse Ban.

O encontro deve ocorrer na quinta ou na sexta-feira.

Ele também ofereceu ajuda da ONU para a iminente transição pós-Kadhafi no país, um dia depois de as forças rebeldes terem tomado a maior parte da capital, Trípoli.

“A comunidade internacional continuará fazendo sua parte para proteger os civis de danos”, disse em entrevista. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador