A suprema habilidade de Renan ao mandar investigar questionário da CPI

Cometi um ato de ingenuidade ao sugerir que o presidente do Senado, Renan Calheiros, diminuiu a dignidade do Congresso ao aceitar como objeto de investigação formal as denúncias de fraude da “Veja” e do Sistema Globo sobre  o suposto vazamento de um questionário para depoentes na CPI da Petrobrás. Na verdade, Renan é muitíssimo mais inteligente que eu. Renan quer expor ao Brasil inteiro a fragilidade da denúncia na medida em que ficará claro, pela evidência dos fatos investigados, que “Veja” se acumpliciou ao Globo para dar curso a matéria falsa com claros propósitos eleitorais.

Renan, que é uma velha raposa do Parlamento, sabe que a coisa mais natural do mundo é que depoentes em CPI se preparem para os interrogatórios mediante simulações dos debates. Renan, vivo como é, já tendo ele próprio passado por interrogatórios em comissão de ética, tem conhecimento de que só os ingênuos se submeterão às perguntas de argutos senadores da República e deputados federais sem uma preparação prévia. Renan, experiente como é, seria o último a classificar como irregularidade esse tipo de preparação, que no fundo é uma atitude de respeito em relação à seriedade de uma Comissão de Inquérito, que seria em certo sentido insultada se cada depoente se apresentasse a ela como um improvisador leviano.

Na medida em que essa investigação evolua, ficará claro que o conluio de “Veja” e Globo, cuja origem nada mais é que uma insatisfação recorrente com diminuição de verba publicitária do Governo, não passa de uma tentativa golpista em situação de democracia. Seus precedentes longínquos se recuam à Carta Brandi de Lacerda e ao Plano Cohen do capitão Mourão Filho, este justificando o Estado Novo com a denúncia de um programa comunista falso, e o primeiro tentando derrubar Jango, antes de 64, com um mirabolante e não menos falso plano de instalação pela luta armada de uma república sindicalista no Brasil, com apoio peronista. O Plano Cohen gerou uma ditadura até certo ponto benigna; a Carta Brandi desempenhou um papel relevante no golpismo pré-64 espalhando confusão, mas o golpe falhou.

É a Carta Brandi o modelo de “Veja”. Minta, minta, minta, que alguém acabará acreditando. Sobretudo quando a falsidade tem plena cobertura da Globo no horário nobre. É que “Veja” se tornou uma revista decadente que só sobrevive por responder a um público de extrema direita, muito limitado numericamente, de tal forma que só supera a sua irrelevância popular pelo suporte da televisão. Já a televisão não tem muita imaginação para fraudar em primeira mão; surfa nos escândalos inventados de “Veja”, mesmo que de uma forma um tanto envergonhada.  Naturalmente que essas mídias, que no honestíssimo país de Joaquim Barbosa seriam enquadradas em crime de formação de quadrilhas para fraudar a eleição, dificilmente vão muito longe. A população do Brasil é grande demais para ser manipulada , em tempos de internet, por grupos restritos de direita por mais irados que estejam.

J. Carlos de Assis – Economista, doutor em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB, autor de mais de 20 livros sobre economia política brasileira.

Redação

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Príncipe dos Argutos

    Adorei o termo…

    “…argutos senadores da República e deputados federais…” 

     

    O maior deles

     

    Álvaro Dias protagonista do Dossiê KUKIVAZA

     

     

     

  2. Mais uma vez a oposição será

    Mais uma vez a oposição será desmoralizada.

    Não bastou a perda das eleições de mentirosos como Demostenes Torres, Jereissati, Arthur Virgílio, Mão Santa, a perda do mandato de José Arruda, a desmoralização de tantas CPIs como a de Cachpeira, e outras.

    Alguas ilustres da oposição perderão nas próximas urnas e sequer saberão o motivo.

    1. Assis, mais uma vez serão
      Assis, mais uma vez serão desmoralizados e mais uma vez fica tudo por isso mesmo. Tem a mídia venal para se encarregar de “limpar” a barra, uma vez que eles fazem estardalhaço e depois fica tudo por isso mesmo! Os “economistas”, “historiadores”, “cientistas” e até mesmo os “peritos” são chamados para opinar, erram e continuam dando opinião embora a credibilidade seja menor que um grão de areia…  Se existisse ônus para essas empresas de comunicação VEJA não existiria mais.

    2. O problema é que vagabundo

      O problema é que vagabundo tem um em cada esquina, a direita logo arranja substitutos do mesmo (baixo)nível, o complicado mesmo é recuperar pessoas com uma história contruída ao longo de toda uma vida, como o Zé Dirceu, achincalhado por uma aliançã suja entre imprensa mentirosa e judiciário desonesto.

  3. Assessorias

    Então fica combinado , se alguma empresa privada for flagrada tomando atitude idêntica à da Petrobrás ninguém pode reclamar.

    1. Conduta legal, legítima e inteligente.

      É o que mais existe, aqui e fora do país.

      Escritório de advocacia ou área jurídica de qualquer empresa que não dispõe desse expediente não tem credibilidade.

      O objetivo dessa conduta não é engambelar ninguém, ao contrário é fazer fluir todos os fatos de forma compreensível e que não deixe dúvidas sobre o assunto investigado.

  4. Entretanto, denunciação

    Entretanto, denunciação caluniosa é crime.

    Uma vez constatada a tentativa de transformar atos normais em irregularidades, divulgadas em grandes mídias e, portanto, adentrando a casa de muitas pessoas, deveriam apurar eventuais crimes cometidos pelos “denunciantes”.

     

    Só “investigar”, e morrer por ai, é dar poder para os incautos. Logo logo volta a história da bala chita comprada com cartão corporativo e a consequente queda do ministro.

  5. Ingenuidade de uns mal intnção de outros

    Pois bem, como eu quis dizer com o título, neste mundo não há inocentes. Pois mais ingenuo que alguém possa ser, ele é ainda mais se achar que é mais erperto que os outros.

    A política é tudo o que se diz e muito mais. As raposas políticas, por mais que possam nos parecer ignóbias, têm um papel fundamental no rpocesso democrático. Não vamos esquecer que elas fazem um jogo de vida ou morte, que elas são obrigadas a renascer em cada eleição, em sintonia com suas “convicções” e as “convicções” ou “ingenuidade” daqueles que os elegem. Assim, qualquer que seja sua estirpe, as raposas políticas atuais e ascendentes, todas elas merecem respeito, ou então vamos negar os valores básicos da democracia, por mais imperfeita, defeituosa, injusta etc, e sobretudo HUMANA que ela possa ser.

    Para bens a autocrítica, mesmo que ela possa eventualmente não ser “honesta” merece parabens.

  6. tudo isso sem considerar que a discussão sobre perguntas…

    impede que a pessoa permaneça calada ou fiquem sem poder contornar perguntas surpresas que geralmente são só para servir de propaganda para o idiota que, muitas vezes, está perguntando coisas absurdas e completamente fora do foco principal

  7. Forma versus Essência

    Não tenho informações suficientes para tecer um comentário com razoável segurança.

    Mas, baseando-me apenas nestas notícias, nestas diversas especulações,  ocorre-me o seguinte:

    Parece que estão tentando fazer com que o   questionário se torne mais importante que as respostas. Ora, são as respostas que  colocam luz aos  fatos.

    Ora, fato é fato, com questionário, sem questionário, com treinamento ou sem treinamento! Não há treinamento que possa mudar o fato consumado!

     

     

  8. alguns reclamam tanto da falta de atitude, reação…

    que até parece que não conhecem a justiça que temos, apesar de só agora, apesar de mentiras e escândalos vazios rolando há anos na mídia golpista, só agora que alguns estão conseguindo direito de resposta

     muito antes de tomar atitudes, é preciso entender que faz parte do jogo

      1. O PSDB pede direito de

        O PSDB pede direito de resposta a tudo, mostra-se vigilante. E vira notícia.

        A candidata que chegar publicamente e dizer ao vivo que teve 5 minutos de tempo no JN para uma falsa notícia em formato de denúnica/escândalo, que ele tem o objetivo de prejudicar o Governo e sua candidatura, e pedir direito de resposta. Depois pedir por carta a direção da emissora. Ao mesmo tempo reclamar no TSE ainda que não dê em nada.

        Feito isto, lembrar de fatos muito mais graves não considerados pela mídia, como o helicóptero de um senador de BH, sua rota e pousos de abastecimento, incluindo a cidade onde está o aeroporto tal etc.

        Eles estão paralisados pelo medo ou pela soberba que tem a vitória garantida?

        1. vigilante?

          ou convictos de que podem contar com o apoio de uns e outros para serem atendidos?

          uma pergunta: o Aécio estava vigilante quando a folha o desmascarou sem dó nem piedade?

           

          veja que na segunta pergunta foi traido pela mesma convicção

  9. Factoide Aécio-Veja continua a poluir

    O assunto de interesse no momento não é cpi da cpi da Petrobras, é o roubo, em tese, do então governador Aécio Neves, na construção de aeroportos para a sua família (um deles, o de Cláudio, com indícios fortíssimos de superfaturamento!). Isso, sim, é escandaloso, gravíssimo e tal assunto tem o “fumo” da verdade. Em síntese, é o “homem mordendo o cachorro”. Dar curso à pauta de Veja-Aécio é desinformar, por duas razões: a primeira é que tira o escândalo de Minas do cenário noticioso, fazendo-o parecer irrelevante, o que não é absolutamente; a segunda é que reitera o factoide Veja-Aécio porque, a toda hora, se lê matéria sobre o factoide que o desmente pela enésima vez, mas que o mantém “no ar”. É muito texto para uma não-notícia.  Notícia de interesse e sustentável nos fatos seria sobre o andamento da representação do PT contra Aécio na PGR.

  10. se denúncia caluniosa não for


    se denúncia caluniosa não for onsiderada crime, a veja e o consórcio globo-pesdb continuarão conjuntamente a mentir descaradmente., com a ajuda de pelo menos parte da  (IN)justiça brasileira ..

  11. É tão complicado saber o que

    É tão complicado saber o que se passa na cabeça dessas velhas raposas da política que é melhor nem tentar…

  12. ….livre pensar …..( millor )

    cada um  diz o que quer.

    eu tambem vou dizer.

    deixando de lado o fla x flu , que é legitimo , vamos  analisar os fatos racionalmente.

    objetivo da CPI é ionvestigar algo.

    nessa  investigação há o lado que quer saber ( congresso )  e o lado que  é  questionado ( petrobras );

     

    quando  se mela tudo,  tudo fica sem sentido.

    investigar  então para que ???

    Felizmente o PT é feito de pessoas  humanas  que  gostam de plateia, de ser manchete de jornal, de ser do contra só  para serem diferentes ( será  essa  uma caracateristica de quem se considera  de esquerda   ??? ).

    Vem agora um funcionario do poder executivo  confirmando tudo que foi noticiado. justificando que essa ação foi provocada pela oposição  por ser intransigente  ( ????…!!!!!…????? ).

    O caracter  investigativo do poder legislativo se subjuga ao poder executivo.

    isso  é  correto….????  …..é  devido.????? …..é  licito …..???

    Desculpem  meus amigos  socialistas, mas  a verdade não  é  essa. Podem espernear quanto  quizerem.

    NÃO É  ACEITAVEL ESSE COMPORTAMENTO.

     

     

     

     

     

     

    1. Presado sr. “Não socialista”

      Desculpe o caro “não socialista”, mas sobre qual assunto o sr. está falando mesmo ? Parece que caiu de paraquedas e nem sabe onde está! Could you repit, please ? Desculpe novamente, mas quem adora aparecer na TV é o bom e velho Agripino Maia. Está diariamente lá, mesmo após a lavada que ganhou da presidenta.

      1. gramática

        Lenita você é uma pessoa tão culta, há dois dias você me corrigiu tantas vezes erros meus de acentuação em comentários para tentar me desqualificar, agora você me escreve um absurdo desse?  Que horror, que decepção.

        Could you repit, please ? rsrs VIU AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA.

        OS: O problema foi o seu Word não corrige texto em inglês né minha linda? kkkkkk

  13. paraiba
    Diretamente da gota serena!
    Cabra bom.
    Nao que esta num ponto mais oriental do Brasil. Nao, mais o ponto maior oriental das americas e deslumbrando num estado onde o nome diz muito: nao muito bom para navegantes. Muito bom navegante e continuo seguindo suas aguas nestes mares que nao eh para peixe pequeno.

    Poderiamos falar de engenharia reversa que nem sempre eh exatamente preciso como tambem ter resultado nao o esperado.
    Me lembrei do Lulinha e as grandes falsidade. Ate qdo resolveu comecar a processar e ai hoje tem este silencio sobre a boataria sobre o seu patrimonio.

  14. Apenas um dado ao…

    Post do colega, quando menciona que a:

    “Veja” se tornou uma revista decadente que só sobrevive por responder a um público de extrema direita, muito limitado numericamente”

    Até aonde eu sei, por dar aulas até bem pouco tempo, TODAS escolas da rede pública do Estado de São Paulo a recebem semanalmente (tanto a edição nacional como a edição regional). O que alavanca bastante a sobrevida desta “revista”.

    1. Entendemos sim sua colocação

      Ocorre que as escolas recebem também e em maior quantidade, estoques de papel higiênico. Garanto que devem ser mais e melhor utilizados que Veja. 
      Veja já era. Só não encerrou ainda. Assim como se você perguntar para um jovem se já leu uma revista Manchete ele vai lhe questionar sobre o que está falando, em breve as seguintes gerações estranharão sobre Veja.

      No mais,em São Paulo quando a má gestão da água chegar ao ápice e colapso nem Veja circulará. Não embebedo mais: cansei de ser Veja. (piada velha que o tempo a tornará válida)

      1. Papel

        O papel da revista é muito liso e, portanto, não serve para uso em higiene. Além disso, pelo conteúdo impresso, deve ser um perigoso inoculador de virus, bactérias e fungos…

    2. E “prá módi di que” eles

      E “prá módi di que” eles tanto defendem os governantes do PSDB e atacam os do PT ? Não é nada fácil perder a bocarra !,mesmo que seja uma estadual. E já imaginaram como seria a Federal? Bobos somos nós !

  15. Esse meio de campo Veja –

    Esse meio de campo Veja – Globo, servindo os atacantes da oposição vai perder de goleada.

    Bem feito, por incompetentes que são.

  16. Só não se trata de idiotice

    Só não se trata de idiotice ímpar porque os dois formam um par interessado em engabelar os desinformados. Todos sabem que, por exemplo, todos se preparam, com simulação, para: entrevistas de concursos, para prova oral, etc. etc. e até os candidatos a Presidente são sabatinados cruamente antes dos debates. É um besteirol sem fim. Será que a PF vai perder tempo com isso?

  17.  
    QUANDO SE IMAGINA QUE A

     

    QUANDO SE IMAGINA QUE A OPOSIÇÃO ALCANÇOU O FIM DO POÇO…EIS QUE….

    A imprensa da oposição, ao pautar este último factóide comete mais um insulto à inteligência de seus leitores e ouvintes. Desta vez, sou capaz de jurar que estão brincando de bobinhos. A não ser que relizem testes de hipóteses visando obter o coeficiente de correlação entre o rola-bosta na cadeia alimentar das aves da família Ramphastidae (ave conhecida como tucano), animal, quando muito, bom de bico.

    Por mais que os membros de uma dada facção política tenham inaugurado combinar depoimentos de correligionários numa CPI. Onde diabo estão os políticos opositores para sentirem-se obrigados a fazer as mesmas perguntas combinadas pelos seus adversários? São mesmo tão idiotas? Ou imaginam, que apenas seus leitores o sejam?

    Estaria eu delirando …Pois, até o merda do professor cardoso, emerge de sua senecura, digo, ociosa aposentadoria, para protestar de “fraude na CPMI da Petrobras !”. É muita descaração desse bando de demóstenes de merda.

    Orlando

  18. O governo ainda vai tipificar

    O governo ainda vai tipificar o crime de propaganda inimiga como justificativa de prisão, e os militantes vão aplaudir..

    1. Aliança Liberal, explica pra

      Aliança Liberal, explica pra gente as ideias do seu guru Hans-Herman Hoppe, que defende a remoção física de homossexuais, democratas, ambientalistas e outros adeptos de estilos de vida alternativos.

      Essam é a “sociedade liberal” do Aliança Neonazista: remover a força aqueles que não compartilhamd e suas “ideias”.

  19. Ou isso ou…

    Digamos que Renan encontrasse um monturo en seu gabinete do Senado. Certamente mandaria removê-lo imediatamente.

    Mas e se alguém lhe dissesse que alguém com uma caneta-espiã alega que o monturo foi obra do PT, e que certa Vênus Platinada não gostaria que a remoção se fizesse assim tão depressa? Talvez nesse caso Renan deixasse o monturo lá onde estava e simplesmente determinasse uma rigorosa apuração da denúncia.

    O monturo não deixaria de ser monturo, nada mais que isso. Mas ao invés de ser logo esquecido, continuaria a ofender as já ofendidas narinas oposicionistas.

    O tempo passando, e o cheiro ainda lá. Lembrado e comentado. E apelidado de “monturo do PT”, mesmo do PT não sendo…

     

    E canetas espiãs – sempre altruístas, sempre desejando o bem da nação, continuariam a escrever a história da República…

     

    Sei não, Assis…

     

    —–

     

    P.S.: Com perdão de usar “narinas” e “platinada” no mesmo texto.

     

  20. Também acho um perigo esse

    Também acho um perigo esse otimismo. E digo mais, enquanto não enquadrarem esses canais de televisão/imprensa que a todo momento colocam seus interesses sobre os interesses da nação, nossa democracia continuará sendo frágil e a luta política continuará sendo contra uma oposição virulenta e superficial.

     

    Precisamos AMADURECER o debate no país, para isso essa mídia tem que ser enquadrada.

     

    A mídia vive criando ou incitando CPIS para desmoralizar políticos. Que tal uma CPI da mídia para desmoralizar esse oligopólio e aí sim, junto com a população, discutirmos a lei dos meios?

  21. Polílitica

    Renan é politico até debaixo d’água.  Neste caso onde não estão presentes  o interesse nacional, moral e bons costumes, só um baixo vale tudo onde os maiores prejudicados são a Petrobras e seus acionistas, desde a valoração de Pasadena por 40 milhões de dolares americanos,. Ele vai procurar pelo maior benefício pessoal. A CPI já era um absurdo construída sobre denúncias vazias de malfeitos nunca comprovados. A revista dos civitas só fez o que costuma como no caso dos dólares de Cuba, da participação da farc na eleição de Lula, dos estádios de 2038, dos racionamentos de energia que nunca ocorreram, afinal a verdade para a família é uma quiera e o lado que acusa é de A. Dias, agripino, kamel,… Não á o que investigar, só inventando. CPI é puro ambiente político.

  22. O único exemplo concreto de

    O único exemplo concreto de quem tenha aparecido para depor em CPI sem qualquer preparação foi Delúbio Soares; ¨Depoinete, de que cor é sua calça? Acho que preta com tom azul ou será o contrário?¨

  23. fundo do poço

    É interessantíssimo como as mascaras caem, achei que eu nunca em minha vida veria um esquerdopata petista elogiando tipos como Renan calhorda, mas quem te viu e quem te vê não é mesmo petistas. rsrs

    1. É impressionante a falta de

      É impressionante a falta de capacidade de interpretação de texto do comentarista Valter. A leitura ostensiva dos veículos da grande imprensa fazem com que nem perceba um texto irônico. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador