Algumas considerações sobre o dossiê do The Intercept, por Luís Nassif

Provavelmente, o que restará dele serão as lembranças de um personagem provinciano, alçado ao topo do mundo, mas que jamais passou de um mero instrumento de manipulação política, que se usa, se joga fora.

https://www.facebook.com/leandro.fortes.146/videos/10219642463911603/

 

  1. É bastante provável que a denúncia de Sérgio Moro, de invasão recente de seu celular por hackers, tenha sido uma armação dele próprio.

Há cerca de duas semanas, o repórter Marcelo Auler já tinha ouvido boatos sobre um mega vazamento dos celulares dos membros da Lava Jato. Os boatos falavam de pânico nas hostes da operaçao. A denúncia de Moro, dias antes da publicação do Intercept, inclusive levantando argumentos de “segurança nacional”, pareceu muito mais uma jogada desesperada para ligar o caso a hackers e impedir sua publicação. Evidentemente que o autor de um vazamento ilegal da conversa de uma presidente da República não teria como invocar argumentos contra o vazamento atual. Por isso a lógica da “segurança nacional” não colou.

  1. Instâncias superiores

O material expõe apenas o conteúdo das conversas em grupo.  Chama atenção, no entanto, um diálogo informal entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, sugerindo que o dossiê traz também conversas entre duas pessoas.

Então há possibilidade de se chegar a instâncias superiores que participavam do jogo – dos desembargadores do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o Ministro Felix Fischer, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e algum Ministro do Supremo Tribunal Federal, em articulações individuais.

Aí se chegaria às armações para impedir o habeas corpus que tiraria Lula da cadeia, as jogadas processuais do TRF4, garantindo a unanimidade nos julgamentos, e até os acertos entre o ainda juiz Sérgio Moro e o grupo de Bolsonaro.

  1. As delações premiadas

Outro capítulo cabeludo foram os acertos em torno do milionário mercado das delações premiadas. Uma bomba seria a reconstituição das conversas sobre as tratativas dos procuradores de buscar acordo com Tacla Duran, intermediadas pelo primeiro amigo de Sérgio Moro, Carlos Zucolotto. Ou as conversas envolvendo o advogado Marlus Arns, de estreitas relações com Rosângela Moro, que herdou as ações de Beatriz Cattapreta.

  1. As jogadas políticas

Há uma série de episódio óbvios: a manobra para impedir que Lula fosse solto por um HC; o vazamento do vídeo de Antonio Palocci na véspera das eleições; os acertos entre Moro e Bolsonaro para assumir o Ministério. E há a capa da Veja, publicada na véspera das eleições de 2014, que quase inverte o resultado.

  1. O contra-ataque

Nos próximos dias, a estratégia dos aliados de Sérgio Moro – incluindo Globo e Estadao – será insistir na apuração do autor dos vazamentos. É quase certo que tentem incluir as investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) nas suspeitas.

É por aí que tentarão construir a contra-narrativa, para reduzir os impactos das revelações do The Intercept.

De qualquer modo, sobram duas dúvidas. A primeira, sobre como o sistema de Jutiça irá tratar de um caso exposto tão amplamente, de manipulação de investigações. A segunda, se Moro ainda é considerado servível pelo sistema.

Provavelmente, o que restará dele serão as lembranças de um personagem provinciano, alçado ao topo do mundo, mas que jamais passou de um mero instrumento de manipulação política, que se usa, se joga fora.

Luis Nassif

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Achei um pouco contraditório o seu texto, partindo da sua premissa de que os vazamentos foram orquestrados pelo “ex-juiz”. Se você estiver certo, e ouço sua opinião com atenção”, tudo está arquitetado para que mais uma vez o suspeito seja alçado, novamente, a guardião da moralidade e bons costumes. Logo, o sistema estaria com ele e o mesmo não teria o que temer.

    Na minha opinião, o fato de o PIG focar no vazamento e não no conteúdo já demonstra uma falha no sistema. Eu de verdade sinto um cheiro dos bRiCs (Rússia e China) nisso tudo.

    Vamos aguardar os próximos “vazamentos”.
    Um abraço.

    1. Nassif não sugeriu que os vazamentos foram orquestrados por Moro, mas que o Moro teria forjado e divulgado uma suposta invasão de seu celular, para ter uma contranarrativa que reduzisse o estrago da divulgação das conversas

      1. E como o Glenn de bobo não tem nada, ele vai gotejar vazamentos em série, ora respingando numa autoridade, ora em outra. Quais fatos Moro poderá criar mais para desfocar os novos conteúdos? Nenhum!

    2. É preciso orientar a bancada petista para exigir já uma investigação do suposto ataque de hackers ao celular do juiz conge. E exigir participação do PT nessa investigação . Se foi uma falsa denunciação de crime , para encobrir os crimes da milícia de Curitiba que o The Intercept trouxe à luz, desta vez o juiz conge vai pra cadeia. Mas, como disse, é preciso orientar a bancada do PT para agir, porque ali, com raras exceções, só tem faísca atrasada. Têm-se que montar um comitê com juristas e jornalistas não-reverentes para traçar a estratégia de ação, trabalhar em conjunto e orientar as ações. Sem estratégia não se consegue nem chupar um ChicaBom, como diria sir Winston Churchill!

    3. “contraditório o seu texto, partindo da sua premissa de que os vazamentos foram orquestrados pelo “ex-juiz””:
      Releia: a “acusacao” RECENTE de “invasao de hackers” eh a que beneficiaria Moro.

  2. Acredito que também exista material para desvendar essa suspeita colaboração com autoridades americanas ao arrepio da lei, a multa bilionária nos EUA e a devolução dos 2,5 bilhoes para serem administradas pela fundação lava jato.

    1. Perfeito. Esse elo foi já assinalado : – O Wikileaks revelou o informe enviado ao Departamento de Estado de Estados Unidos sobre o seminário de cooperação, realizado em outubro de 2009, com a presença de membros seletos da Polícia Federal, Judiciário, Ministério Público, e autoridades estadunidenses, no Rio de Janeiro.Vê-se perfeitamente a intimidade com que a casta jurídica brasileira trata os termos do chefe imperial.

      Vai senão quando, e meio ao informe para o Departamento de Estado, entra relato de ninguém menos que Sérgio Moro, que discorre sobre os “cinco pontos mais comuns acerca da lavagem de dinheiro no Brasil”. Sem detalhes particulares sobre a exposição do chefe da “República de Curitiba”, o informe mostra que houve acalorados debates em que a equipe de treinamento ianque, virtuosos na patifaria, ensinam os pupilos brasileiros e estrangeiros os segredos da “investigação e punição nos casos de lavagem de dinheiro, incluindo a cooperação formal e informal entre os países, confisco de bens, métodos para extrair provas, negociação de delações, uso de exame como ferramenta, e sugestões de como lidar com Organizações Não Governamentais (ONGs) suspeitas de serem usadas para financiamento ilícito”.

  3. Esses caras estão blindados por uma forte rede de proteção. A maior liderança política do pais foi presa sem provas, na frente de milhões de testemunhas e nada aconteceu. Rasgaram a constituição várias vezes e o Supremo concordou…ou se calou.

  4. Achei um pouco contraditório o seu texto, partindo da sua premissa de que os vazamentos foram orquestrados pelo “ex-juiz”. Se você estiver certo, e ouço sua opinião com atenção, tudo está arquitetado para que mais uma vez o suspeito seja alçado, novamente, a guardião da moralidade e bons costumes. Logo, o sistema estaria com ele e o mesmo não teria o que temer.

    Na minha opinião, o fato de o PIG focar no vazamento e não no conteúdo já demonstra uma falha no sistema.

    Eu, adepto de “teorias conspiratórias” penso que os bRiCs (Rússia e China) estão nessa história.

    Vamos aguardar os próximos “vazamentos”.

    Um abraço.

  5. Confiscar os passaportes e celulares do juiz e dos membros da lava-jato é medida necessária e urgente, separá-los de qualquer convívio para que não combinem versões ou se valham do cargo público para benefício próprio causando mais danos a República.

  6. Também acho que é mais uma mentira essa conversa de que teve o telefone hackeado… Mais: mentira de quem sabe como ocorreu o tal vazamento; é provável que tenham esfregado na cara dele, tendo ou não já mandado pro The Intercept.

    Não espero nada das cúpulas do judiciário, mesmo estando mais que provado que se tratou de uma farsa transformada em novela das oito que arrastou uma multidão de trouxas. Isso tudo já era mais sabido na Paça Dos Três Poderes. Não será surpresa alguma se “minimizarem” o fato, a famosa “fuga pra frente”. E aí, a situação que resta é só uma: ou cortam a cabeça da Lava Jato, ou ela se fortalece.

  7. estamos em mais um daqueles momentos, como o Golpeachment e a prisão de Lula, nos quais a crise abre a possibilidade de no intenso momento do agora nascer o futuro. dentre todas as suas bifurcações, qual futuro se materializa?

    – Lula Livre;
    – Moro e Dallagnol na cadeia;
    – nulidade das Eleições de 2018 e novas eleições em 90 dias.

    compromisso do novo Presidente (Lula) com:

    – dissolução do atual Congresso e o STF;
    – convocar Assembléia Nacional Constituinte, livre, aberta e garantida por participação popular direta;
    – Democratização do Judiciário.

    observações:

    – a defesa de Lula pode, e deve, pedir a anulação dos processos do triplex e do sítio;

    – contudo, Moro e Dallagnol não podem ser processados com base no material divulgado, pois como foi obtido através de hackeamento não são lícitos;

    – porém, se tratam de evidências mais do que suficientes para um inquérito legal, do qual surgirão as provas legalmente obtidas para colocar atrás das grades a Lava Jato & Associados;

    – mesmo que o Presidente da República não possa dissolver o atual Congresso e o STF, uma Assembléia Constituinte pode, e deve, fazê-lo, posto que cabe a ela constituir novos poderes, sendo inclusive os atuais ilegítimos;

    – quanto a Lula, é inevitável que seja dele a principal capitalização política tanto do atual cenário, quanto de todos os seus desdobramentos;

    – a volta de Lula é inexorável. faz parte do processo histórico brasileiro. para o bem e para o mal. como o Getúlio de 1950, Lula tem um novo encontro marcado com a História;

    – muito embora Lula jamais proponha mudanças radicais, é o próprio processo político quem demanda esta radicalidade. ou virá pela Esquerda, com Lula ou não. ou pela Direita, como por ora tem sido.

    – a Assembléia Constituinte deve romper com o vencido paradigma da representatividade e se dar, portanto, através de um processo direto de referendo popular, nas apenas para legitimar o texto final mas para o elaborar coletivamente;

    – só povo na rua derruba a Bastilha.
    .

    1. fica por provar que foi hackeamento
      o próprio telegram insiste em que não houve tal
      até pode ser cogitado vazamento [traição!] de alguém que participa dos grupos
      ouras hipóteses podem ser um par de ações possíveis que não seriam atos de um hacker
      nem o jornalista, nem o jornal são obrigados a se manifestar sobre isso

  8. Há que se considerar que apenas uma pequena parte dos documentos veio à luz. Quem (juiz, general, político, mídia) estiver apenas minimamente envolvido ou esteja fora dessa conspiração, só tem pela frente a opção pela legalidade. Quem cometeu apenas um pecadilho não pode tramar contra ofensiva porque será desmoralizado. O complô “grande acordo nacional” foi com os militares, com o congresso, com o departamento de estado USA, mídia PIG com tudo, não nos esqueçamos.
    ….Érika Marena será julgada pelos crimes contra o Cancellier?

    “Submetido a um tratamento medieval, Cancellier foi algemado pelas mãos e pelos pés, metido num uniforme de presidiário e revistado nu. “

  9. FATO IMPORTANTE – não houve só uma unanimidade na sentença do TRF4, em conluiou com o juizeco Marreco.

    o TRF4 e seus TRÊS desembargadores – NUM ERRO CRASSO – aumentaram a PENA de LULA pra que esse fosse imediatamente PRESO ..justamente o unico ponto que agora o STJ voltou pra trás

    É GRAVÍSSIMO o que já se intuia – o conluiou e TRAMA GOLPISTA – e que agora, cada dia mais, fica PROVADO tá para o mais leniente dos parvos.

    FATO – parece que estamos chegando ao ponto de ruptura ..inclusive com os BOZOSSAUROS acuados com seus milicianos e por uma CPI de fake news que já dizem contar com assinatura suficiente pra ser instalada ..ou o BRASIL retoma sua marcha a tão sonhada sociedade CIDADÃ, altiva e LIVRE ..ou somos definitivamente tomados pelos golpistas armados

  10. Primeiro, os parlamentares do PT tem a obrigação de se mexer e utilizat todas as estratégias que puderem para o escandalo ser apurado, tem a chance de varrerem esses personagens do mapa politico do país, que alguns estejam mais para vagas no sistema penintencia do que para o stf, aproveitar a chance e pedir a reforma do judiciario de caboa rabo. liberando o quanto possivel da influencia de grupos que atuam nas sombras e abusaram do povo e do país…..

    Segundo, dependendo do que ainda virá, fica claro que essa turma estava sendo monitorada há muito tempo, demonstrando como foram ingenuos e deslumbrados, alguns totalmente despreparados para o cargo que ocupam, entretanto, foram usados para destruir um partido e impor uma agenda nociva ao país………usavam o tal telegram por que permite que as conversas sejam automaticamente apagadas, quem tinha acesso ao sistema?

    Falta aparecer o rabo sujo da midia, que foi participe frenetico de toda a armação, como o juizeco afirmava com todas as letras, e o papel dos tribunais superiores que correram a cudi-los quando em dificuldades chancelando todas as arbitrariedades cometidas………

    Se Lula ainda não for solto depois dessas revelações podem fechar o país e entregar a chave para o lojista-mor……esse mandaria mais que o povo…….

    1. É preciso orientar a bancada petista para exigir já uma investigação do suposto ataque de hackers ao celular do juiz conge. E exigir participação do PT nessa investigação . Se foi uma falsa denunciação de crime , para encobrir os crimes da milícia de Curitiba que The Intercept trouxe à luz, desta vez o juiz conge vai para a cadeia. Mas, como disse, é preciso orientar a bancada do PT para agir, porque ali, com raras exceções, só tem faísca atrasada. Têm-se que montar um comitê com juristas e jornalistas não-reverentes para traçar a estratégia de ação, trabalhar em conjunto e orientar as ações. Sem estratégia não se consegue nem chupar um ChicaBom, como diria sir Winston Churchill!

  11. Moro deve estar amargamente arrependido de não ter sido o candidato a presidente, pois estaria blindado até 2022

    E para Bolsonaro é uma excelente chance de destruir o agora ex futuro concorrente

    Resta saber se os supremos terão coragem de soltar Lula. Ja prender Moro eu simplesmente duvido

  12. São 11,47 do dia 10/6/19. O país à beira do abismo e não se houve uma palavra do lado do governo a não ser os latidos dos 4 cachorrões defendendo seus donos

  13. Gostaria de ver aquele senhor religioso, orador espírita, conferencista e Kardecista Divaldo Franco se retratar publicamente sobre os elogios tornados públicos sobre o supracitado juiz que hoje é desmascarado. O senhor Franco deve desculpas a nação por induzir milhares de adeptos ao erro. Não se esconda senhor Franco.

    1. Se o Divaldo Franco fosse realmente um cara honesto ja teria vindo a público se desculpar. A responsabilidade que têm algumas figuras públicas a frente de religiões, não permite omissões perante tanta injustiça e hipocrisia. Não sou católico, mas admiro o papa Francisco por suas colocações.

    2. Divaldo está num estado tão deplorável que deverá prestar contas diretamente a Jesus, em breve.
      Divaldo é para ser ouvido, porque brilhante orador, e não seguido, pois que nem tudo o que ele diz procede.

  14. Este é o momento de ouro, tão esperado por todos que gostariam de ver esse pessoal da lava jato pagar pelos atropelos e ações antinacionais. Acredito que irão pagar sim. E pode haver mais coisa aí, a ser revelada pelo Intercept. Desmoralizar esse pessoal e fazê-los pagar será um dos eventos mais determinantes de nossa história. Só falta saírem os milicianos, que já já deveremos ter provas também. O que virá depois?

  15. Coisa de louco. O moro atirando fogo nas p próprias vestes? Ou o próprio sistema decidindo dar fim ao moro q já deu o q tinha que dar? Vão perdendo a serventia e se tornando descartáveis como Cunha, como Aécio, como Temer. Bozo, o louco, virou ameaça ao stablishment, as corporações, ao sistema. Bozo está na fila. Que país é esse?

  16. Não entendi, mensagens obtidas ilegalmente, sem fonte de proveniência são a narrativa, e qualquer coisa que se diga em resposta é contra-narrativa? Sem nenhuma prova em relação as mensagens publicadas (print, audio, autor etc) me parece um grande caso da palavra de um contra a palavra do outro.

  17. É BOM RECORDAR a constituição de uma organização mafiosa

    A estrutura de uma organização mafiosa é piramidal:

    1. soldati (criminosos comuns)

    2. uomini d’onore (homens de aparente honra) constituem uma rede de pessoas aparentemente honestas e que dão certa aparência de legitimidade a um grupo mafioso. Podem ser Políticos, Policiais, Juízes, Procuradores (MP), Sacerdotes, Empresários, Jornalistas… Não são criminosos comum. Uomini d’onore é o centro de um pequeno universo.

    3. comissione: cúpula de comando regional

    4. Capo: chefe

    ***
    – uma dezena de uomine d’onore (homens de honra) forma uma família
    – diversas famílias formam uma circunscrição
    – as circunscrições elegem um chefe (capo)

    A Máfia caracteriza-se ainda pela sua grande capacidade de adaptar-se à sociedade e a momentos sem deixar de continuar a mesma còsca criminosa

    http://scuola.repubblica.it/blog/video/bolzoni-raccontare-la-mafia/?ref=HREC1-17

  18. É BOM RECORDAR a constituição de uma organização mafiosa

    A estrutura de uma organização mafiosa é piramidal:

    1. soldati (criminosos comuns)

    2. uomini d’onore (homens de aparente honra) constituem uma rede de pessoas aparentemente honestas e que dão certa aparência de legitimidade a um grupo mafioso. Podem ser Políticos, Policiais, Juízes, Procuradores (MP), Sacerdotes, Empresários, Jornalistas… Não são criminosos comum. Uomini d’onore é o centro de um pequeno universo.

    3. comissione: cúpula de comando regional

    4. Capo: chefe

    ***
    – uma dezena de uomine d’onore (homens de honra) forma uma família
    – diversas famílias formam uma circunscrição
    – as circunscrições elegem um chefe (capo)

    A Máfia caracteriza-se ainda pela sua grande capacidade de adaptar-se à sociedade e a momentos sem deixar de continuar a mesma còsca criminosa

    http://scuola.repubblica.it/blog/video/bolzoni-raccontare-la-mafia/?ref=HREC1-17

  19. O advogado Tacla Duran é que estava certo. Ele foi um dos primeiros a perceber que a operação LJ era comandada por uma ORCRIM. Infelizmente não deram o devido crédito a ele naquela época.

  20. “O Império contra-ataca”.
    Prendam o juiz, os procuradores, tudo o mais, cana com eles.
    E soltem logo os inocentes condenados: Lula, Cunha, Cabral, Pezão, Geddel, Rocha Loures, empreiteiros em geral, doleiros, etc., afinal sempre foi assim no Brasil, esses biltres juízes e procuradores vão querer mudar esta tradição de caixa dois, propinoduto, etc., que mantinham tantos empregos e o desenvolvimento nacional. Liberem geral!
    Cadeia para a policia. E soltem os ladrões, ara.

  21. Seria prudente que o Intercept não libere, neste momento, dados constrangedores que envolvam integrantes do STF para não justificar, ou dar razão, que o vazamento tenta desmoralizar as instituições, que isto atinge a imagem da justiça com fakenews e bla, bla, bla. Mas sugiro mandar jumbo grosso pra cima do TRF-4, incluindo algumas pitadas envolvendo os jornaloes e, claro, mais algumas pinceladas do mundo secreto do Russo.

  22. Infelizmente o comentário do Miranda é correto.
    Fica difícil desmontar a blindagem que se formou em cima desse grupo participante do golpe.
    O mais escancarado é que o próprio juiz admite as conversas, alegando que não tem nada de mais…
    O cara assina o recibo do procedimento ilegal !

  23. O senhor editor cometeu um lapso.Não levou em consideração que a situação fugiu do controle do “establishment”,tendo em vista que o americano do norte pode ter em mãos um royal striker flash,inclusive trazendo o monossilabo da Globo para a reta.Algumas figurinhas carimbadas do STF,vade retro,estão que nem vagalumes.Seria prudente prestar atenção na reunião agendada entre Bozo e Moro,amanhã as 11 horas.Quem sabe ele não se torne inservivel.

  24. a verdade vencerá – como diz o livro sobre lula….
    questão de tempo…
    o pt sempre agiu corretamente dentro do que era possível….
    mas essa infamia direitista
    – conluio de parte do juudiciário/mpf e grande midia golpista –
    criou uma hegemonia
    avassaladora ante e em 2016, agora denunciada, finalmente….
    e vem mais por áí, pelo jeito…

  25. “Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.” Lucas 8:17
    Incrível como Deus age, o injustiçado se conhecesse bem com como a FÈ transforma as injustiças em Glória, ele aguardava no senhor jamais se desesperava. Aguenta firme LULA.

  26. Como vazaram os CRIMES de Moro e Dallagnol, pois não foi dos celularesm as conversas do aplicativo russo são criptografadas:
    Hipótese 1 – Um integrante da Vaza Jato deslumbrado com o atraque feminino em Brasília pulou a cerca e e a esposa entregou tudo ao The Intercept.
    Hipótese 2 – Muita gente levou grana nesse CRIME e alguém ficou de fora ou recebeu menos na divisão e entregou tudo ao The Intercept.
    Hipótese 3 – Um dos integrantes para se proteger, pois sabia que estavam cometendo crime, conseguiu a senha dos colegas e guardou tudo. Em algum momento ou se arrependeu do CRIME ou não ganhou alguma promoção prometida e entregou tudo ao The Intercept.
    Amor, grana e promoção são as três maiores causas de vingança em todo mundo.

    A Globo já sabia que ia sobrar para ela. Já colocou dois repórteres esportivos na rua, dizendo que eles não representam os valores “Globais” agora quando revelarem a participação da Rede Globo nos CRIMES junto com Moro e Dallagnol, vão botar os(as) jornalistas na rua dizendo que a participação deles foi errada. Claro os demitidos vão ganhar uma baita indenização e colocados em outros empregos do grupo.

  27. Os dois, moro e dd, totalmente desmoralizados, mas ainda tem os outros, a hardt a lesbbos, o brettas, os quatro do trf4, poxa, estamos lavando a alma. Tanta injustiça junto, tanta maldade, crueldade mesmo, tudo que o LULA e toda a sua família vem sofrendo a anos e anos por calunias, mentiras, a morte da Dona MARISA, assassinada por causa dessa perseguição atroz, o bullying sofrido pelo Arthur, na escola, neto do LULA, uma criança ver seu avô sendo chamado de ladrão e preso. Nenhuma punição que sofram pagará o preço que LULA pagou e está pagando ainda. DESMORALIZADOS, completamente, na frente do mundo inteiro, agora acabou pra eles. Ninguém mais, NO MUNDO, vai querer essa ralé palestrando. Aproveitem agora o dinheiro que já ganharam com suas calúnias e mentiras. Não são só os dois, tem que expor os outros. Algumas já foram expostas. Que não fique pedra sobre pedra, que não fiquem impunes, TODOS.

  28. Para se alcançar a verdade, não importam os meios. A grande mídia esconde a verdade ao mesmo tempo em que tenta nos convencer da ilicitude dos meios. Pelo que vejo, não é a verdade de João 18:32 que ajudou Bolsonaro a ganhar as eleições.

  29. Não sou jornalista, apenas profissional geólogo e professor. Não sou político partidário, só atuo naqueles conselhos que o Bozo e seus asseclas querem destruir. No entanto não tive nenhuma surpresa com as declarações, coerentes com o que se observava na prática e nos Wikileaks desde a década passada. Onde estavam políticos e jornalistas durante todo esse tempo? Descontando os comprados e os que esperavam benesses, os outros estavam como o trio de macaquinhos cego, surdo e mudo. Agora estão como noviças entrando pela primeira vez em um bordel, assombrando-se com o que já conheciam, quando trabalhavam lá entrando

  30. Bom dia Nassif,
    Como funciona a aquisição, entrega e devolução dos aparelhos corporativos?
    Pelo que sei até o momento o material do The Intercept vai de 2015 a 2017.
    Houve troca ou descarte de aparelho de algum envolvido?
    E se houve é possivel que alguém tenha sido descuidado e deixado tudo lá.
    Se isso ocorreu e alguém teve acesso e repassou é crime? E se caso isso aconteceu esse material pode ser utilizado como prova?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador