Alteração constitucional permite Evo Morales a concorrer a mais um mandato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Lusa

O parlamento boliviano aprovou neste sábado (26) uma reforma parcial na Constituição, que vai ser referendada em fevereiro de 2016, que permitirá ao presidente Evo Morales recandidatar-se a um quarto mandato em 2019.

No final de um debate que durou 18 horas, o Parlamento aprovou, com dois terços dos votos, a alteração constitucional que vai permitir duas reeleições consecutivas do presidente, em vez de uma.

Evo Morales, 55 anos, é o presidente há mais tempo em exercício na América Latina. Ele foi eleito no final de 2005, com 54% dos votos, reeleito no final de 2009, com 64%, e eleito de novo em 2014, com 61% dos votos. O atual mandato termina em 2020, e as eleições estão previstas para o final de 2019.

A oposição, fragilizada pela sua falta de unidade, considerava que Evo Morales não podia se recandidatar em 2014 porque a Constituição não permite, desde 2009, mais do que dois mandatos consecutivos. O Supremo Tribunal da Bolívia considerou em 2013 que o primeiro mandato de Morales não contava porque a nova regra constitucional não estava ainda em vigor.

Antigo representante dos agricultores produtores de folha de coca, Evo Morales é o primeiro presidente ameríndio da Bolívia.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. VERGONHA DO QUE?EVO

      VERGONHA DO QUE?EVO PRATICAMENTE ACABOU COM O ANALFABETISMO

      EM SEU PAÍS ATRAVÉS DE UM MÉTODO EFICAZ,FAZ A LIÇÃO DE CASA LÁ

      MAIS JUSTO Q ATRAVÉS DE ELEIÇÕES DISPUTE O PODER E NÃO ESSA VERGONHA

      DE GOLPE AQUI,LEMBRO-ME Q A GOEBBELLS DE TELEVISÃO AQUI DESCIA A LENHA

      NELE,EM SUA ÚLTIMA REELEIÇÃO NEM COMENTARAM NADA,RUIM ELE NÉ!!!!

      FABIO GM NÃO ASSISTA SÓ O MUNDO DA GOEBBELLS DE TV!!!

  1. Por que não implantar logo um

    Por que não implantar logo um parlamentarismo – que não dá limite de permanência ao governante – a fazer esses remendos absolutamente casuísticos à constituição?  

  2. Não se mexe em time que esta ganhando

    Eu concordo e aprovaria qualquer mandato de um governante como o indio Evo, trabalha para reconstriur o seu país, defende com unhas e dentes seus príncipios e coloca em prática todos as suas promessas de campanha. Do povo para o povo.é como se diz na prática: Não se mexe em time que esta ganhando.

    1. Lula deu errado?

      O problema da esquerda ou qualquer um que queira moralizar o Brasil é a mídia família que não permite.

      Interesses da elite tupiniquim que é extremamente perversa, egoísta, má e corrupta…

  3. Onde vejo problema
    Pessoalmente sou a favor de uma reeleição para cargos executivos. E até várias caso o Congresso eleito assim o decida (e neste caso eu sou contra).
    O problema é o permanente casuísmo. Penso que o presidente que ajuda a aprovar a nova regra, jamais deveria poder se candidatar a reeleição. Ela sempre deveria valer para o próximo…
    Um abraço.

  4. Pô Evo, aí não, está pegando

    Pô Evo, aí não, está pegando mal !

    Está fazendo uma ditadura ao contrário.

    Alternancio do poder é bom.

    Indica outro indio para concorer á presidência e salve a democracia.

  5. Pela logica da geopolitica

    Pela logica da geopolitica Evo nem poderi existir, se o Brasil fosse potencia regional. Não interessa ao Brasil um governante do altiplano que representa os indios, para a estrategia brasileira a logica deveria ser um governo do grupo politico da Meia Lua, cinco provincias fronteiriças com o Brasil e onde se gera 86% do PIB da Bolivia. O governo indio significa COCA e coca significa droga. Morales é o representante dos cocaleiros e foi por eles eleito, aumentou a area legal de plantio de folha de coca de 3.000 para 42.000 hectares, o que jamais deveria ter sido permitido pelo Brasil, porque o pretexto é falso, é “”coca para mascar””, para mascar precisa de 3.000 hecatres, o resto é para produzir cocaina e exportar BASICAMENTE para o Brasil. Nunca houve um telefonema de protesto do Brasil contra essa politica de expansão da coca, hoje o Brasil é o 2º mercado de cocaina do mundo, após os EUA, mercaodo de consumo interno, tudo isso ocorreu no governo Morales, indio “esperto” que cospe no Brasil, daqui só lhe interessa as praias de Salvador.

    A logica geopolitica é a Bolivia ser um Estado satelite do Brasil e nunca um Estado desafiante como é hoje, ameaçando a toda hora cortar o gás, já rasgou o tratado do gás para exigir o dobro do preço que está lá formulado com modelo justo,

    baseados no preço internacional, Morales extorquiu o Brasil e o governo do PT concordou alegremente, inclusive pediu em 2013 um “”bonus” de 427 milhões de dolares EXTRA porque alegou que o gás estava “”muy rico”, o governo brasileiro concordou na hora e a Petrobras pagou sem discutir um centavo.

    Morales ofereceu as reservas de litio, as maiores do mundo, para dezesseis paises e NÃO ofereceu ao Brasil. Em São Paulo vivem 300 mil bolivianos e Evo jamais veio aqui sauda-los, dar uma palavra de conforto, um apoio, abrir um centro de assistencia, é um vulgar demagogo e gosta de luxo e mordomia, viaja o mundo a bordo de seu jatinho BOMBARDIER, a Embraer ofereceu o Legacy, que é melhor e deu condições excepcionais mas ele preferiu o avião canadense para humilhar o Brasil, que é seu esporte preferido, fez isso ao exigir a demissão do Chanceler Antonio Patriota por causa da fuga do Senador boliviano e foi atendido na HORA pelo Brasil, Morales é nosso Rei.

     

  6. Kkkkkkkkkkkk… Gostei dos

    Kkkkkkkkkkkk… Gostei dos argumentos.

    Mas… São verdadeiros?

    Pode confirma-los com alguns links.

    Adorei a parte do Bombardier para humilhar o Brasil.

    A propósito o imperador do Japão já veio ao Brasil visitar a colônia japonesa?

    1. O Imperador do Japão,

      O Imperador do Japão, Akihito, esteve no Brasil em maio de  1997 por DEZ DIAS e visitou por um dia inteiro a colonia japonesa em São Paulo, para grande alegria dos imigrantes, especialmente os mais velhos.

      Antes, como Principe Herdeiro Akihito visitou o Brasil mais duas vezes, em 1967 e 1978, quando visitou colonias japonesas em outros Estados e recepcionou imigrantes idosos em um almoço no Consulado do Japão.

      A registrar que o Japão é bem mais longe de São Paulo do que a Bolivia.

      O minimo que esse indio esperto deveria fazer era visitar seus compatriotas, ajuda-los no que fosse possivel, há muitos trabalhando em péssimas condições em oficinas insalubres de confecção ganhando uma miseria e gestionar junto ao

      governo brasileiro em favor de ses compatriotas. O caudilhete não está nem ai, não quer saber de trabalho e amolção.

    1. Jamais haveria condições

      Jamais haveria condições politicas que permitisse reeleições indefinidas no Brasil pos 1985. . O Brasil não é e nunca foi alguma coisa parecida com a Bolivia, que teve 147 golpes de Estado desde sua independencia e que não tem remotamente a estrutura institucional do Brasil, tal qual a Venezuela o Congresso é inteiramente dominado por Evo, assim como o Judiciario.

      1. Chiiiiiiiii…. o Araújo vai

        Chiiiiiiiii…. o Araújo vai enfartar daqui a pouco com a quarta eleicão consecutiva peronista na Argentina…

         

        Aguarde….  Scioli vem ai!… o Índio SemVergonha, a Viúva das BolsasLuizVuiton e o…..(será que ele vai chamar de maneta descarado?…… kkkkkkkkkk… deixa o Hospital do Coração em prontidão seu André!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador