Anastasia, o pássaro azul da oposição

Coluna Econômica

É conhecida a lenda do pássaro azul da felicidade. A pessoa sai pelo mundo atrás do pássaro e acaba encontrando-o na porta da própria casa.

O PSDB exorciza fantasmas, como José Serra, e aposta em miragens, como Aécio Neves, que tem méritos como negociador político, mas de cujas idéias sobre temas nacionais nada se sabe, porque provavelmente não as tem.

Ontem, participei da XV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, 900 pessoas reunidas em Florianópolis. Antes de mim falou o governador mineiro Antonio Anastasia. Encantou a platéia com sua fluência, objetividade, visão dos problemas nacionais, exposta sem dogmatismo e com uma clareza ausente na maioria dos candidatos a campeões nacionais.

***

AssiAssim como a presidente Dilma Rousseff, é um apaixonado por modelos de gestão, mas não com a visão tecnocrática que vê a gestão como substituta da política. Gestão é um conjunto de ferramentas que ajudam a implementar da melhor maneira as decisões políticas.

***

Por exemplo, um dos temas recorrentes do encontro foi o do chamado conflito de competências entre União, estados e municípios. Foi mencionado o descompasso entre o Minha Casa, Minha Vida, programas estaduais e municipais de habitação. Como resolver?

Cobraram-se também as chamadas reformas estruturais – política, tributária.

A resposta de Anastasia é que apenas depois de definida a gestão, seria possível se avançar nas demais reformas, pois aí se teria uma visão clara sobre o papel de cada ente e os recursos necessários.

***

Na minha apresentação procurei detalhar esses pontos. PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e as conferências nacionais se constituem em aprendizado precioso para desenvolver um novo modelo federativo.

Cabe à União ouvir todas as partes, começando pelas demandas municipais. Cada município precisa realizar sua própria conferência, através dos conselhos municipais Depois, os estados juntam os conselhos municipais em uma conferência estadual. Finalmente todos os estados se reúnem em uma conferência nacional.

Nesse trajeto será possível identificar o que são pontos centrais de política publica e o que são os pontos específicos de cada região. Em cima disso, a União define as diretrizes gerais e as especificas, a serem trabalhadas por cada estado e município.

***

No fundo, trata-se do aprimoramento do processo democrático, o desfecho de um longo processo de organização da sociedade civil, inaugurado pelo mais importante evento político do Brasil moderno: a Constituinte de 1988.

***

Anastasia transita por todos esses temas com a segurança de quem acumulou um vastíssimo conhecimento sobre o setor público, desde seu inicio, como funcionário da Fundação Joao Pinheiro, em Minas, e como jovem secretario-geral do Ministerio da Justiça.

Fosse uma convenção de partido político, suas opiniões sintéticas, claras sobre saúde, educação, segurança e emprego constituiriam, por si, uma carta programática, muito mais objetiva que as firulas de alguns cardeais do partido.

***

A politizacao excessiva da mídia do eixo Rio-São Paulo não escondeu apenas os avanços registrados nos últimos anos na gestão publica federal, mas também em estados como Minas, Pernambuco e Espírito Santo. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador