Apelo aos brasileiros de boa vontade, por Luís Nassif

Atenção, Anfavea. Essa negociata que estão fazendo com o setor elétrico vai bater direto nos seus custos. Pretendem ampliar o que o governo Fernando Henrique Cardoso fez lá atrás. O Brasil tinha a energia mais limpa e barata do mundo, por conta de hidrelétricas já amortizadas. E FHC definiu a descontratação dessa energia, elevando substancialmente o valor das tarifas e inviabilizando diversos setores eletro intensivos, além de acabar com um grande trunfo que o país dispunha, na competição internacional.

Esse quadro voltou, reverteu nas últimas renovações de concessão.

O que se pretende, agora, é descontratar o que resta dessa energia, especialmente nas usinas da Eletrobrás, jogando os preços nas alturas, como ocorreu nos anos 90.

Significa que seus automóveis ficarão mais caros. Tudo bem, podem importar. Mas o mercado de consumo será cada vez mais fraco, já que sem energia competitiva, a indústria irá degringolar mais ainda.

Atenção, sojicultores: a bancada do agronegócio está rifando seu futuro.

Sabe as três hidrelétricas do Tapajós? Pois é, além da geração de energia garantiriam a navegabilidade do rio e o escoamento de toda a safra do norte do Mato Grosso ao Pará. Vocês se lembram daqueles estudos do Departamento de Agricultura dos EUA, estimando que a soja norte-americano iria para o beleléu quando fosse resolvido o problema da logística da região, pois é o único bioma que permite três safras por ano? Pois é, os gringos conseguiram virar o jogo com o desmonte do setor elétrico e o governo Temer rifando as grandes empresas do setor e, com elas, a possibilidade de hidrelétricas e de rios navegáveis. E, além disso, com o fim do Luz para Todos, esqueçam aquela história de universalizar o acesso à energia elétrica no campo.

Atenção, ambientalistas, sabe aquela história da energia mais limpa do planeta? Pois com as mudanças que estão ocorrendo no setor elétrico, haverá apenas termoelétricas abastecidas com o gás e o petróleo que as multinacionais irão extrair do pré-sal. Sabem aquela história da barba e do cabelo? Numa ponta, garantem os poços do pré-sal. Na outra, matam a competição da energia hidrelétrica e das renováveis.

Atenção, Forças Armadas, sabem aquela história de que energia é soberania? Pois é, o setor elétrico será entregue aos chineses, o petróleo aos americanos. E o projeto Amazônia Azul será bancado pela IV Frota, já que os ativos a serem defendidos serão os deles.

Atenção, Sergio Moro e procuradores do Power Point, sabem aquela história da maior ação contra a corrupção do planeta, da história da humanidade? Conseguiram o recorde de entregar o país à mais irresponsável organização criminosa.

Anos atrás, quando a Xerox bancou um centro esportivo e uma escola em uma favela do Rio, o tráfico fazia a segurança da escola, pois entendia a importância da iniciativa para o futuro de seus filhos. A quadrilha que vocês ajudaram a colocar no poder não tem sequer essa sensibilidade dos narcotraficantes. Eles jogaram no chão os preços dos ativos do setor elétrico e de petróleo para vende-los na bacia das almas. É estelionato! Estão rifando o país, o futuro, estão comprometendo a vida dos nossos, dos seus filhos.

Não dá para assistir inertes a essa queima, porque não tem volta. Depois que completarem a obra, como desfazê-la?

Atenção, Anfavea, Abimaq, Abdib, atenção ruralistas, ambientalistas, Forças Armadas, brasileiros com responsabilidade em relação ao futuro: movam-se! Pelo amor de Deus! Por respeito ao país!

24/08/2017

Luis Nassif

125 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Notável artigo

    Sensacional. Vou compartilhar pois é um extraordinário texto que nos mostra a realidade que nosso País está passando e passará, sem possibilidade de retorno. 

  2. Apelo aos brasileiros de boa vontade

    não esperem pelo banho de sangue. por que desta vez ele vai acontecer. seja como for, vai acontecer. mesmo que venha pela inércia, através da decomposição inevitável do tecido social. 2018 não é apenas o ano que ficou para sempre longe demais. 2018 é a data limite para ainda existir algum Brasil. é agora ou nunca.
     

    vídeo: Mirage quebra os vidros da fachada do STF

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=6t7UIlKY3jA%5D

     

    vídeo: RPM – Rádio Pirata

    (da série: De como os músicos vieram salvar a utopia Brasil)

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=uxSuI3HO-UA%5D

    .

  3. Nassif, entendo bem sua

    Nassif, entendo bem sua indignação, pois também estou assim.

    Mas agora, uma peregunta: Será que essa turma aí vai te ouvir?

    Dá uma impressão que até os MILITARES estão lavando as mãos e fechando os olhos para o que está ocorrendo.

    Viví toda a minha juventude no período da DITADURA e minhas esperanças estão se esgotando. Acho que, se não houver uma reversão extrema desse quadro, vamos perder de vez nosso país.

    O “SONHO” está acabando…

     

     

  4. Sinceramente espero estar

    Sinceramente espero estar errado, mas acho que não vai dar resultado. Todos esses grupos citados já foram lobotomizados pela Globo.

  5. Nassif o seu desespero e

    Nassif o seu desespero e indignação é o mesmo de milhares de brasileiros, mas há uma apatia inexplicável das lideranças que deveriam lutar: Movimentos sindicais, sociais, ambientalistas etc., já não se trata mais de esquerda ou direita coxinhas ou mortadelas trata-se deum crime de lesa pátria. As Forças Armadas brasileiras que tem o dever de proteger o Brasil e o povo brasileiro existem? Será que os Comandantes não têm vergonha na cara de assistirem o país que eles juraram defender sendo desmontado por uma quadrilha sem reagir?

  6. Desesperador!!!
    Aproprio-me da palavra e da sensação descrita pelo Jorge em seu comentário! É desesperador sim, absolutamente desesperador….
    .
    A primeira coisa que pensei / senti ao ler o texto do Nassif foi: “se até ele, centrado, racional, que tenta manter a qualquer custo a frieza para alimentar o blog com notícias e reflexões que nos ajudem, chegou a esse ponto, a coisa provavelmente é muito pior do que eu posso imaginar….”
    .
    E essa terrível sensação, não só a do desespero, como a da IMPOTÊNCIA, a desesperança, começa a se espalhar por aí…. Está sendo comum vermos amigos “jogando a toalha”, aceitando o nocaute, o estupro, as violências todas, como inevitáveis…..
    .
    Como reagir sem armas? Como reagir apenas nos blogs e redes sociais? Como reagir em tribunais de Moros e Mendes,e Moraes e Carmens Lúcias?
    .
    No Face e nos blogs, vemos artigos defendendo “invasão do Congresso e do STF” com uma multidão, a luta finalmente nas ruas, o “povo” sendo agente, e não uma coisa passiva, acovardada….. Aí alguém faz a famosa pergunta: “ok, vamos! quem lidera? quais as bandeiras unificadoras da luta?” – silêncio do outro lado…..
    .
    Será que alguém sabe “quantos somos”? Quantos brasileiros, afinal, estão conscientes de todo o horror, a degradação, as humilhações a que fomos atirados, provavelmente motivo de chacota, desprezo e espanto em todo o mundo, diante de tantos absurdos? Que sociedade aceita isso? Devem estar se perguntando….. Pior!, que sociedade, justo sua elite e classe média, APOIAM esse estado de coisas insanas, abjetas, humilhantes em todos os sentidos?
    .
    Então, cabe-nos torcer para que alguns desses brasileiros com voz e poder de ação política, menos fanáticos, menos idiotas diante de tanta mediocridade, ouçam o grito desesperado de um Nassif……
    .
    É trágico e interessante constatarmos que essa mesma elite e classe média, selvagens na hora de pedir pelo impeachment e a prisão de Lula, sequer se informem, sequer se apercebam do abismo, do caos, da destruição perpetradas debaixo de seus narizes! Não ligam, seguem suas vidas – por enquanto não atingidas diretamente – como se nada estivesse acontecendo, passou todo o seu “furor cívico” – sinal evidente, que era apenas uma turba tosca, envolvida em paroxismos preconceituosos, narcísicos, perversos, obscuros…… – essa gente nos trouxe até esse momento!
    .
    Como nada virá deles, dependemos exclusivamente de nós, e entristeço-me pensando que somos minoria, e uma minoria sem lideranças, já que Lula jamais encamparia esse tipo de luta.
    .
    Estamos órfãos, é a triste conclusão. Temos articulistas, jornalistas, políticos, todos decentes, todos falando as mesmas coisas, as mesmas denúncias, as mesmas indignações, mas NENHUM CAMINHO CONCRETO DE LUTA…..
    .
    É desesperador……..

  7. Como Informar e Mover as Massas?

    Caros amigos, não vejo solução sem a participação do povo nas ruas. Teremos talvez em 2018 um dos piores anos da história de nossa República. Como pode estarmos tão inertes com tantos crimes acontecendo diuturnamente?

    Com a exceção de alguns quadros, não temos Justiça. Boa parte de seus membros mais “ilustres” fazem parte da quadrilha.

    Se não nos unirmos, não teremos futuro. Apesar da queda do preço do barril de petróleo, o Brasil não precisava estar passando por tamanha depressão. Nada justifica a não ser os objetivos escusos dessa quadrilha que se apossou do País.

    Nassif, acredito que o primeiro passo seja montar uma rede comunicação que atinja as massas. Que vá além dos blogs. Como fazer? Algum seguidor do Blog tem conhecimento sobre o assunto? Talvez possamos usar rádios amadores para difundir a informação?

    E as Forças Armadas? Até quando se calarão? Elas estão sendo prejudicadas diretamente de várias formas. E o nacionalismo deles?

    Sempre fui contra a intervenções militares. Mas, na situação atual, precisamos de todos os setores que defendam o Brasil produtivo, indenpendente e grande.

    Enfim, como podemos informar e mover as massas?

  8. Margem
    O empresário vai produzir menos carros, mas com alta margem de lucro… Como sempre fez. Esse é o mercado dos sonhos do industrial brasileiro… É cultural.

  9. O Brasil já era…

    O país acabou! E é para sempre.

    Seremos eternamente um país disfuncional e falido.

    Esse é o nosso lugar no mundo.

    Apelar para quem quer que seja é inútil.

    Aqueles que têm poder, também têm fortunas no exterior.

    Se tudo der errado, é só pegar o avião, já que o dinheiro já foi.

    O pior é viver prisioneiro aqui.

     

  10. O Brasil acabou !

    O Brasil acabou !

    Só temos uns QUATRO(4) caminhos a seguir: (não é mais tempo de argumentações, diálogos e lamentações… é tempo de AGIR) em:

      1)- Guerra Civil (e daí sairmos com uma nova nação: A REPÚBLICA AMBIENTALISTA dos TAPUIAS);

      2)- Divisão Territorial em 4 ou 5 novos Países: Amazônia; Farroupilha, Ioxi, Coxindrada e Pereba Central.. (cada ex-brasileiro vai pro território que mais se assemelha com seus ideais);

      3)- Migrar (pro Uruguai, Paraguai, Bolivia, Chile, Sudão, Nigéria, Turquia, etc…mas ARGENTINA, jamais !!)… ou

      4)- Submeter-se aos interesses da NOVA COLÔNIA AGRÍCOLA AMERICANA (.. o Brasil, assim um TIPETE “Puerto Rico”.. DESPACITO)..!

  11. Inês é Morta.

    A três ou quatro anos que a única conversa sobre política entre meus colegas de trabalho (todos fizeram faculdade) é sobre corrupção, lava-jato, Lula e PT ladrões. Mesmo hoje, com o país sendo destruído, o assunto corrente é a torcida pela prisão do Nine. A mídia dominante, … Ah, sejamos objetivos, A Globo domina completamente a narrativa. O que ela diz ser verdadeiro passa a ser A Verdade. A fração que tenta pensar por conta própria é, praticamente, traço.

    A “esquerda” (adotando-se, para fins de argumentação que o “Grande Timoneiro” seja de esquerda, o que, de resto se revelou muito duvidoso), tendo a oportunidade dourada de chegar à chefia do executivo (evito propositalmente falar em chegada ao poder, aonde, me parece, nunca estiveram de fato) graças ao governo trágico do Príncipe, ao invés de começar a construir uma organização das forças populares, resolveu apenas dar umas cutucadinhas na onça com vara curta. O resultado está aí: As coisas ficarão, em breve, muito piores do que antes!

    E mais, ninguém precisa ficar iludido: Com o congresso dominado, ainda mais, pelos reacionários e entreguistas, nada será revertido, mesmo com uma volta do “Grande Timoneiro”. Até porque ele não tem a coragem necessária.

  12. A APATIA EXISTE POR QUE NÃO TEMOS MÍDIA

    A MEIA-DÚZIA de famílias que controlam a comunicação no Brasil quer que o país se exploda. Quanto mais fudido o Brasil, mais grana eles ganham. O povão pessoal não sabe 20% das merdas que o Temer e sua troupe vem fazendo. Não sabe das barbaridades do Judiciário. Para eles, MORO é um herói pessoal. A mídia vendeu para eles um HERÓI. O STF para o povão é aqueles “super juizões” que defendem os mais pobres. Nassif o seu desespero é o nosso, de milhões. Mas digo: dezenas e dezenas de milhões não sabem o que está rolando! É desesperador. A mídia filtra a pilantragem e só deixa passar aquilo que interessa. REPITO: pra meia dúzia de famílias da comunicação quanto pior melhor. Diz a Cidinha que trabalha aqui em casa há 9 anos: “seo Alex o povo sabe só aquilo que o Jornal Nacional quer. Na minha TV só pega bem Globo, SBT e Record e a Bandeirantes tem dia que pega bem outro não”. Diz a Cidinha que no trem que ela pega lá na estação Dom Bosco, ela vem até estação Luz ouvindo coisas do “arco da véia”. “Seo Alex, o povão tá com a cabeça feita. Para eles a Dilma e o Lula são culpados por toda porcaria que está acontecendo. Por que eles dizem que o PT não deveria ter nunca ter aceito PMDB no seu governo. Ouvi dia deste duas moças falando que o Dória não estava conseguindo governar porque os petistas boicotavam ele”… É isso que ela ouve e me fala pessoal. A Cidinha tem gente de sua família lá em Terezina que recebe o Bolsa e, antes, sem o auxílio praticamente passavam fome. Relatei para vocês aqui 1% do que a Cidinha me conta que rola no trenzão que vem lá de Guaianazes, todo santo dia… (AHH ,,dia deste perguntei para ela, mas Cidinha não tem gente que apoia a volta do Lula. Se tem seo Alex, tem medo de falar. Fica quietinho. Quem mais fala são os “pobres metidos a rico”. 

  13. Obrigado Nassif, de coração

    Tem um senhor com mais de setenta anos, um quase velhinho a andar País afora, por puro amor ao seu povo; de peito aberto, sem segurança alguma, arriscando a sua vida por sua gente e sua terra.

    O Partido dos Trabahadores e o presidente Lula ao sacudir o pó há cinco séculos assentado, ao promover um mínimo de dignidade, auto-estima e sonho a um povo des-graçado, condenado desde o iníco a sub-existir, a repartir as sobras feita de farrapos, rabos de porco e pés de galinha de uma elite podre e mesquinha a parasitar o corpo, a alma, o espírito e a pisar na dignidade de gente boa e simples – sim, cordiais não, mas boa gente, não tenho dúvidas quanto a isso; despertou mais o algoz do que propriamente os vitimados. A tal elite parasita se viu obrigada a arreganhar os dentes, a mostrar novamente o chicote e a borracha.

    Não Nassif, não esperemos nada das Forças Armadas, elas são a guarda dessa gente.

    A escravidão moderna, antiga e sempiterna:

    Castro Alves:

    E existe um povo que a bandeira empresta
    P’ra cobrir tanta infâmia e cobardia!…
    E deixa-a transformar-se nessa festa
    Em manto impuro de bacante fria!…
    Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,
    Que impudente na gávea tripudia?!…
    Silêncio!… Musa! chora, chora tanto
    Que o pavilhão se lave no seu pranto…

    Auriverde pendão de minha terra,
    Que a brisa do Brasil beija e balança,
    Estandarte que a luz do sol encerra,
    E as promessas divinas da esperança…
    Tu, que da liberdade após a guerra,
    Foste hasteado dos heróis na lança,
    Antes te houvessem roto na batalha,
    Que servires a um povo de mortalha!…

    Fatalidade atroz que a mente esmaga!
    Extingue nesta hora o brigue imundo
    O trilho que Colombo abriu na vaga,
    Como um íris no pélago profundo!…
    …Mas é infâmia demais…
    Da etérea plaga
    Levantai-vos, heróis do Novo Mundo…
    Andrada! arranca este pendão dos ares!
    Colombo! fecha a porta de teus mares!

    O Navio Negreiro, por Caetano e Betânia:

    [video:https://youtu.be/9v1hZE8fbDM%5D

  14. Ainda vai piorar
    Só vai terminar de piorar depois que o hemisfério norte for destruído pela guerra nuclear a que os povos germânicos tanto aspiram e o inverno nuclear se dissipar. Entenda-se por povos germânicos todos aqueles de língua germânica, o que inclui o inglês. E tenha-se paciência, porque, embora a 3a guerra mundial vá ser rápida (só algumas horas de tiroteio balístico intercontinental), o inverno nuclear vai durar vários anos…

  15. País anestesiado

    O Brasil está sendo completamente  destruído e rifado a troco de alguns tostões, cuja metade vai ser embolsada pelos rifadores  e o país está anestesiado e apático. A sociedade civil, as Universidades, políticos de oposição, não  há uma indignação a altura do desastre que está sendo planejado por um governo ilegítimo, que se tivesse apresentado essas propostas em campanha, nunca teria vencido. Deprimente

  16. N

    Estou emocionado lendo este apelo desesperado.

    Este pedido de socorro para o Brasil.

    ////////

    Atenção homens e mulheres com poder de decisão neste país, façam alguma coisa pelo amor de Deus.

    Atenção ministros STF !!

    Sabemos que tomarão conhecimento deste post através de seus assessores.

    Não se acorvadem, não se omitem, não se escondam orgulhosos atrás de vossas togas.

    O país precisa de ajuda, precisa de socorro. Olhem para o povo sofrido desta nação e façam alguma coisa. Estão destruindo a nação e os senhores estão assistindo pacificamente. Não emitem nenhuma palavra contra a destruição e desmonte do estado brasileiro.

    Se o caos se instalar  serão responsáveis direto, pela omissão. Não pensem que ficarão livres da violência que será instalada.

    Vocês tem o poder de parar com a destruição que está ocorrendo com a nação.

    COLOQUEM EM VOTAÇÃO O MÉRITO DO IMPEACHMENT E CACELEM ESTE GOLPE !!!

    Vocês sabem que a Dilma não cometeu crime algum, como alguns ministros já externaram isto publicamente.

    Os senhores serão cobrados por filhos, netos, bisnetos…por terem ajudado, por omissão, a destruição de uma nação.

    Grandes homens e mulheres surgem em momentos difíceis de um país.

     

     

     

     

  17. Quem sabe faz a hora…

    Ué, e o PT???? Estão preocupados demais com a miragem eleitoral de uma próxima campanha? Não dá tempo de fazer caravana eleitoral e discutir com os setores menos fisiológicos destes nichos sociais citados no texto? A inserção do Lula como ex-presidente que mais beneficiou estes setores não quer dizer mais nada? Ou será que sua inserção era apenas entre os grupos mais fisilógicos? Pareceu tão facil costurar duas eleições e uma sucessora… Será que os apoiadores de antanho eram todos padrão Friboi???

    Pra que serve um partido com tamanho patrimônio político, se lhe resta apenas construir uma narrativa sobre quem será culpabilizado no futuro pelo desmonte do Basil? O texto do Nassif é só retórica pra garantir análises brilhantes pra um futuro próximo.

    Quem sabe, faz a hora… Eu, não sei. O PT sempre disse que sabia e pra isto foi eleito. Agora que mais se precisa, esperam acontecer?

  18. Derrubam a casa com os moradores dentro!

    Confundir empresas estatais, criadas para garantir o desenvolvimento da nação, com empresas de mercado não pode ser apenas ignorância. É, sim, a mais deslavada má-fé!

    Se os golpistas usurpadores, quadrilheiros contumazes, ficassem quietinhos no seu canto, até poderíamos esperar 2018 para dar a resposta que merecem, mas com o açodamento que estão mostrando, tem razão Nassif, será tarde demais para impedir a destruição total de nossa nação.

    Parece que têm perfeita noção de sua ilegitimidade, e precisam agir rápido para cumprirem o desmonte que vieram fazer. Têm perfeitamente noção do pouco tempo que lhes resta para atingir a sua inominável meta.

    É urgente sairmos da nossa confortável inércia e omissão.

  19. Como 2016 foi esclarecedor!

    Como 2016 foi esclarecedor! Deixou claro pra mim que o problema desse país é a mediocridade. Somos, talvez, o povo mais egoísta, estúpido, imbecil, apático, ignorante, tosco e primário de toda a história. Não há outra forma de explicar a aceitação passiva de tudo o que acontece.

     

  20. Nassif, 
    A grande

    Nassif, 

    A grande imprensa trabalhou ativamente para o golpe. Porque nós e os blogueiros não fazemos o mesmo. O seu artigo é inspirador mas não basta. Há que gravar videos conclamando o povo ás ruas. Videos curtos e objetivos. Aí partilhamos e se calhar conseguimos sair da letargia

  21. O apelo do Nassif traduz

    O apelo do Nassif traduz perfeitamente como alguém com o mínimo de lucidez encara o desastre que uma quadrilha está plantando e, pior, a sua elite está aceitando. A pergunta que talvez no futuro seja respondida é por que a elite que está numa Anfavea, ruralistas e forças armadas assistem a uma quadrilha fazer coisas que elas sabem que nem benefício para elas darão  ( como fizeram no tempo do regime militar ). Nem mesmo os bancos, os que ganham mesmo o país quebrando, pois dúvido que os filhotes Setubal, Moreira Sales, gente que não estudou em colégio de periféria de SP, não saibam que do jeito que a coisa está haverá um calote no sistema bancário. Esse elite está parada, bestificada (o povo bestificado, infelizmente, está nesse estado desde que foi inaugurada a república) Em nome do quê? Talvez seja aquela pergunta que nunca será respondida com racionalidade, como até hoje não se explica totalmente como um povo como o alemão decidiu se submeter a um dos regimes mais nefastos que a história produziu, o nazismo. Com a diferença de que o país, saído em escombros, conseguiu se reerguer e ser uma potência econômica e motor central da União Europeia. Sinceramente, nem sei se depois do que estamos passando, não há o risco de nem haver mais Brasil, de haver uma saída de estados, aqui virar um balcão abaixo do equador. 

  22. ALERTA: GOLPE MATA BNDES! BRASIL VOLTA A 1785!

    ALERTA: GOLPE MATA BNDES! BRASIL VOLTA A 1785!

    Lembram das aulas de História do Brasil na escola?

    Mais precisamente das “Reformas Pombalinas”?

    Se não lembram em detalhes, não há problema nenhum:

    – Isso porque estamos a testemunhar, justamente, a REENCENAÇÃO – em pleno Século XXI! – de um dos seus mais perversos desdobramentos para o nosso Brasil.

    *

    Duvidam?

    Acham que eu tô viajando?

    Pois olhem a bomba golpista:

    (digo, a “bomba golpista” de hoje!)

    G1: “Câmara aprova texto-base da MP que cria nova taxa para contratos do BNDES

    Taxa de Longo Prazo (TLP) passa a valer em contratos do BNDES a partir de janeiro.

    A TLP (Nota: MUITO mais alta!) substituirá a atual Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). (A nova taxa) precisa ser aprovada (…) para virar lei em definitivo (até) 7 de setembro”.

     

    LEIA MAIS>>

     

     

    1. No petróleo a “jogada” é ainda mais direta e perversa:

      Pré-sal – revelado plano pro “BraZil”: pobreza, exclusão e eterna dependência

      Por Romulus

      Terrível é pensar que, se for para reverter (no futuro) o atual desmonte, levará ao menos os mesmos 10 anos do início do século.

      E isso apenas para voltarmos aonde estávamos!

      Pior:

      – Teremos perdido o bonde no desenvolvimento da tecnologia para explorar o Pré-sal.

      – Pré-sal esse que, depois da descoberta – no Brasil!, já passou a ser explorado em outros locais com o mesmo perfil geológico na Costa Africana, Golfo do México, etc.

      *

      O plano “deles” é esse: tornar-nos NOVAMENTE dependentes de importação de produtos, serviços e…

      – … tecnologia!

      *

      Uma estratégia de desenvolvimento apenas para poucos exige uma base de recursos naturais enorme em relação a um total da população pequeno. Isso é para países como Austrália, Chile, Emirados Árabes e Qatar.

      Esse, definitivamente, não é o caso do Brasil, com os seus quase 210 milhões de almas!

      Não há solução para o país – ao menos para quem vive nele e não pode (e não quer!) imigrar para Miami ou converter-se em “neo” senhor de engenho escravocrata – a não ser se desenvolver, complexificando a sua economia.

      (incluindo TODOS os tais 210 milhões!)

       

      LEIA MAIS »

      1. E a VALE “finalmente” desnacionalizada:

        ../../Desktop/Vale%20reprivatização%20desnacionalizante%20copy.jpg

        Alerta: Golpe “reprivatiza” Vale, agora desnacionalizada

        Por Romulus

        Golpe: numa tacada só os gringos passam a ter METADE dos votos na Vale!

        Evidentemente, os seus interesses convergem com os do Bradesco, outro grande acionista:

        · Corte de custos;

        · Maximização dos lucros e do pagamento de dividendos no curto prazo;

        · Investimentos apenas nas atividades mais lucrativas, de rápido retorno.

        E, assim, juntos, formam a maioria!

        *

        – Espoliação do futuro do Brasil

        Tudo isso, é claro, desconsiderando:

        · Interesses de longo prazo da empresa;

        · Interesses econômicos e estratégicos do Estado brasileiro.

        · Interesses dos trabalhadores e das comunidades afetadas pelas atividades da empresa.

        Em suma: como adiantado no título, é o golpe da “reprivatização” desnacionalizante.

         

        LEIA MAIS »

         

         

  23. Fizeram mais ou menos

    Fizeram mais ou menos parecido com a China em meados do século XIX. FORAM CEM ANOS pra começar a recuperação.

  24. Lamento Nassif, mas a maioria

    Lamento Nassif, mas a maioria dessa turma não ta nem ai  ..quando muito vc acha entre eles alguns poucos com BOA VONTADE

    São pessoas preocupadas em viajar pelo mundo, comprar imóvel em Miami ou ter carro de LUXO, em frequentar sala VIP, poder trazer eletronicos e roupas de cama dos EUA

    Essa turma dai ao invés de valorizar e DAR GRAÇAS ao país que nasceu, prefere desmerecê-lo e desdenhar a ação de verdadeiros homens de espírito PÙBLICO brasileiros

     ..homens públicos que até bem pouco criaram os premiadíssimos BOLSA FAMILIA, Luz pra Todos e Cisternas, todos aclamados pela ONU como exemplos a serem seguidos pelo MUNDO  ..ou o Mais Médico, Prouni e Ciências sem fronteira hoje desidratados por um governo GOLPISTA  

    ..gente que hoje esta sendo fustigada por uma dita Justiça (parceirta do GOLPE) mas que conseguiu em um par de anos VIABILIZAR e botar pra operar um projeto de sonho SECULAR que foi a TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO

    lamento  ..mas não guarde esperanças por qq tipo de socorro, nem por auto defesa  ..essa turma assessorada pelas Empiricus da vida já tratou de levar boa parte da grana delas pro estrangeiro

  25. Desesperança e revolta
    Tanto faz para quase todos os setores a quem o artigo apela que o Brasil vá pelo ralo. Boa parte dele já é controlada pelos gringos ocidentais e orientais. Nassif, a tua indignação é a nossa, teus leitores. Chorei ao ler o artigo. Somos a China pré comunista,dividida entre potências econômicas.

    1. Sim, corporação judiciária de

      Sim, corporação judiciária de outro país, os EUA, que a turma da visão turva se sente pimpona por chamar de “DoJ”.

      Cobrimos nossos olhos deliberadamente com um véu que nos impede de ver com clareza aquilo que os fatos mostram. A História, contudo, pela distância no tempo, costuma retirar tais véus. E ficará claro a todos: nenhum país, nenhuma unidade nacional jamais foi tão lesiva à evolução da humanidade quanto os EUA. Senão vejamos:

      Que país ataca outro com armas químicas, como o gas mostarda? Que país joga Napalm em crianças e civis de forma geral? Que país bombardeia populações vulneráveis e indefesas como os iraquianos?

      Que país usa artefato nuclear para atacar outros?

      Que país que, além das embaixadas, câmaras de comércio, instala postos militares em outros? (Questão: Militar faz: a) diplomacia; b) comércio; c) guerra?)

      Que país sabota instalações nacionais como base da Alcântara, plataforma de petróleo, perfuração do pré sal?

      Que manipula o mercado fazendo da Economia arma de guerra e contradizendo todas as regras do Capitalismo para jogar outros países e sua população civil na miséria? (Aqui pode-se perguntar se o Capitalismo tem mesmo alguma regra, e se tem, quem é que é o guardião dessas regras.)

      Que país impõe propaganda comercial destruidora de culturas populares tanto a outros países quanto à seu próprio povo? Que país – além da Alemanha do III Reich – faz lavagem cerebral em seus cidadãos para que esses creiam que o próprio país é superior aos demais do mundo e que isso é determinação metafísica, de Deus (Destino Manifesto)?

      Na hora em que conseguirmos tirar esse véu – e isso depende apenas de nós – veremos tanto que perdemos muito tempo desperdiçando oportunidades de conquista de prosperidade, cidadania, bem viver, evolução como conseguiremos enxergar todas as oportunidades que ainda temos pela frente.

  26. Caros Nassif e camaradas
    Não

    Caros Nassif e camaradas

    Não nos esqueçamos de avisar às madames paneleiras e aos patos amarelos de camisa da CBF, que o projeto de vida para seus filhos e netos, a partir de agora, é:

    * ser chefe dos contínuos numa destas estatais privatizadas (porque os cargos de gerente e diretor serão dos gringos)

    * ser chefe da terceirizada de limpeza ou portaria (ou vc acha que VOCÊ, seu subdesenvolvido de merda, via trabalhar junto com os experts gringos?)

    * ser babá em Miami (é o máximo morar nos estates), ou trocar fralda de norte-americano com alzheimer

    * trabalhar de peão na contrução civil

    Um futuro radioso aguarda seus filhos e netos

    Já passou da hora de todos estes canalhas (políticos vendidos, banqueiros e financistas, juízes ladrões, procuradores picaretas) tomarem um cacete na rua

  27. frias, marinho, mesquita,

    frias, marinho, mesquita, saad – Presente

    mainardis, catanhedes, noblats, mervais, rossis, nunes, tios reis, lo pretes, criastianas lobos, boneers. villas e sabujos canalhas – Presente

    pgr,stf, moro,gebran (esses pertencem a republica das bananas de curitiba), juizes e procuradores rasteiros – Presente

    forças armadas – Presente

    empresários representado por lemanns, banqueiros representados por setubals, ruralistas representados por maggis – Presente

    fhc, alckmin, marina silva – Presente

    Vocês destruiram o país. Por menos força que eu tenha para mexer nessa engrenagem podre de que fazem parte, tenho o direito moral de jogar-lhes na cara: vocês são imorais, ladrões e assassinos (porque milhões morrerão pela miséria e convulsão social que virá) tal qual a quadrilha que colocaram no poder para matar nosso povo,  roubar e destruir o país. 

    A história lhes fará justiça.

    Ps1. Agora entendo porque Saramago, em alguns dos seus livros deixa de usar letras maiúsculas. Homens e instituições rasteiros não merecem essa deferência 

    Ps2 – O poder legislativo sequer merece citação. É uma súcia de ladrões e bandidos, com honrosas e corajosas exceções , porque foram eleitos pelo povo e o trairam.  

     

  28. Conforme comentei ontem, chegou o momento de ações efetivas .

    Obrigado, querido Nassif, por esta conclamação aos líderes empresariais e militares HONRADOS para que pressionem e exijam deste sub governo de facínoras apátridas que sequestraram o nosso País, mais respeito (ao menos pouquinho de dignidade) para com a nação brasileira e seu povo .

    Espero que outras renomadas personalidades (inclusive líderes da ICAR) também exijam a interrupção desses atos criminosos que condenarão gerações de brasileiros .

    Que este seu grito de alerta reverbere em todos os cantos, recantos e gabinetes deste nosso Brasil !!

  29. Acho que o apelo patriótico

    Acho que o apelo patriótico do Nassif em nada vai adiantar e por uma simples razão: a plutocracia brasileira detesta a palavra soberania, incluo ai os militares.

    Soberania significa país dono do seu destino, significa um projeto de nação, significa respeito ao próprio povo. A nossa elite está mais preocupada com a próxima viagem a miami e em como burlar a receita federal ao retornar cheia de mumba.

    Um país como o nosso querido Uruguai sem nenhuma ambição geopolítica vá lá mas o Brasil com sua extenção territorial e riquezas não merecia uma classe burguesa tão medíocre, colonizada e entreguista.

  30. Transformaram o país inteiro

    Transformaram o país inteiro num puteiro, sendo  a puta o povo brasileiro.

     A população segue como gado para o abate guiada pelo som do berrante da nossa imprensa livre, livre de compromisso com nosso país.

    Os manifestantes contra a corrupção não se manifestam mais. Tirar o PT do poder era o único objetivo e já foi alcançado.

    O brasileiro está provando ao mundo que é um povo subdesenvolvido e ignorante da sua própria realidade.

    A classe média mais esclarecida é a mais emburrecida pela mídia, ela é incapaz de entender uma simples relação de causa e efeito. Para os “esclarecidos” membros dessa classe, tudo de bom que aconteceu durante os 10 anos (somente até o início de 2013) que o o PT ficou no poder, se deve ao que foi realizado no governo PSDB. E tudo de ruim que existe e mais o que vai acontecer será entendido como culpa do PT.

    Realmente brasileiro é muito otário. É incapaz de diferenciar a realidade que vive da interpretação que é dada no noticiário.

    Vida de gado, povo marcado e povo “infeliz”.

     

     

  31. Nassif, tua indignaçao e

    Nassif, tua indignaçao e nossa. E despesperador ver as pessoas nas ruas vivendo como se nada estivesse acontecendo. Estao simplesmente anestesiadas. Acreditam na midia bandida que esta tudo bem. Um jornalista escreveu que um diabinho dentro dele vibrava com alguns golpistas quebrando a cara. Pecuaristas que apoiaram a queda de Dilma, estao vendo o gado envelhecer no pasto. Hoje o quilo de coxao mole que chegou a 23 reais, custa 13 reais e mofa no mercado. Estranho o silencio das classes atingidas.

  32. Brasileiros e brasileiras

    Brasileiros e brasileiras existem na casa dos 200 milhões, mas a boa vontade é escassa. O compromisso social, a solidariedade e a visão de futuro faltam a muita gente. Sobram egoísmo e imediatismo predatórios, suicidas. Quem apoiou o golpe ou era muito ingênuo, para não dizer burro, ou muito malvado, porque estava na cara que iria dar a encrenca generalizada que deu.

    1. O convencimento foi

      O convencimento foi desenvolvido sob a ótica emocional. 

      Todas as mídias foram usadas como meio de comunicação em massa para criar um status de indignação geral. Os indignados, os revoltados contra a corrupção ficaram tão cegos de ódio que são incapazes de realizar qualquer análise fria, racional.

      Agora, essas pessoas vivem em estado de paralisia causada pelo “excesso de notícias”, vivem confusas e não são capazes de diferenciar o que é informação objetiva imparcial do que é opinião subjetiva parcial e ideológica.

       

  33. Dúvida Metódica

    Nassif: nosso Povo estamos anestesiados. Por coisas semelhantes Nações verdadeiras se levantaram e compuseram atos e fatos, contra ladrões e salafrários nacionais e estrangeiros. Alguns até enfrentarem a fúria de Foraças Armadas a serviço de governos comandados por autênticos criminosos. Alguns foram exilados. Alguns foram torturados e mortos. Que, em casos semelhantes, liberdade tem seu alto preço.

    Mas nosso Povo parecemos acovardados, acuados. Temos medo de perder uns benefícios dados pelo governo deposto. Os safados atuais juram que vão mantê-los, apesar de dirigieem as ações noutro sentido. Quando acordarmos o sonho já era.

    Você (e outro blogueiros sujos) tem traçado o perfil das classes dominantes de agora.

    Um Judiciário, parido da classe média, com alta parcela de safados e corruptos. Classe média que foi sempre assim —despreza o Povo de onde originou-se e lambe as botas daqueles para quem se fazem servis. Dai sae a classe do Judiciário, inclusive os grupos que até com falcatruas e desonestidades alcançam um lugar na instituição.

    Um Congresso (a imagem e semelhança da classe política nacional), com 7/10 de larápios, escroques e outros títulos criminais, de fazer inveja as facções criminosas como Mafia, Camorra, Yakuza etc., estes elaboram as leis que regem o Pais.

    Um executivo, destes nem vou dizer o que você (e todos nós) sabe de cor e salteado. Veja o Comandante-em-Chefe…

    A única coisa que me encafifa são os militares. Desde 1889 se achavam os Salvadores da Pátria. Eram movimentos nobres e patrióticos. Por vezes, violentes. Mas sempre patrióticos. De repente descambaram. Se encastelaram. Que será que a embaixadora Ayalde prometeu, a ponto de transformar as Gloriosas Forças Armadas em batepaus no Morro do Alemão? Qual foi o preço dessa subserviência? Por quê entregamos Alcantara aos que promoveram ali um atentado criminoso? Será que receberemos uns tecotecos obsoletos em troca? E o pré sal, no mesmo pacote das centrífugas, das Usinas de Angra e o submarino nuclear? Virão umas fragatinhas sucateadas pela IV Armada? O Almirante Othon já tá mesmo condenado, até a morte. Agora, esse convite dos gringos virem dirigir os exercícios na floresta amazônica, essa foi demais. Nesta circunstância, militares pra quê? Vamos terceirizar com os estrangeiros. Pode ser mais barato.

    Que somos República, mesmo plantados no quintal dos gringos, disto não duvido. A interrogação é — “de Bananas” ou “das Bananas”? Você que entende mais desses troços, me responda, por favor.

  34. capital- social.

    SOCIALISMO/CAPITALISMO.

     

    Todas as sociedades que existem no nosso planeta MÃE TERRA são, incondicionalmente socialistas/capitalista. Só o néscio, o ignorante, o demagogo, o escravista e o aproveitador sem escrúpulo negam a SIMBIOSE associativa incondicional entre duas espécies que resulta em vantagens mútuas.

     

    Significado de Simbiose

    Substantivo feminino

    Associação entre duas espécies que resulta em vantagens mútuas.

    Associação de dois ou mais seres que, embora sejam de diferentes espécies, vivem conjuntamente, com vantagens recíprocas e são caracterizados como um só organismo: o líquen é a simbiose de uma alga e de um cogumelo.

    [Figurado] Vida em comum; ligação ou relação íntima entre duas pessoas: às vezes alguns livros proporcionam uma simbiose entre o leitor e o autor.

     

  35. Ha! Ha! Ha!

    Ha! Ha! Ha!

    Somos todos palhaços,

    Olhando o espetáculo que passa na praça,

    De braços cruzados,

    De bocas vazias,

    Mascamos vazios o ar da ilusão

     

    Em cada canto do palco

    Manipula um mágico

    A nossa expressão, o nosso gesto

    A fome, o nosso amor

    Transformamo-nos em ratos

    Nos devoramos na esquina

    Nos prédios, nas ruas, 

    Ouvindo tiros no escuro

     

    Aplausos, aplausos

    Da multidão…

    As promessas arrancam,

    sob a capa negra de abutres

    que voam nos ceus

    Aplausos, aplausos

    E silêncio…

    Somos todos omissos

    O calor do sol derrete

    As máscaras,

    Palhaços de pedra…

     

    Ha! Ha! Ha!

     

     

     

    https://open.spotify.com/track/4hCXj1arrCdj10rD4OT1gh

  36. Bravo!

    Bravo, caro Luis Nassif!

    Quanto à interrupção do golpe e à reconstrução do país, as oportunidades estão postas e a hora é agora! Há muito mais brasileiros de boa vontade – principalmente quando a perspectiva é de um país bom para a gente, segundo os nossos interesses nacionais, no presente (e não mais num futuro que nunca chegará pois que quando chegar será presente) – do que estão mostrando as firmas privadas que usurparam-nos a comunicação do povo, em massa.

    Mão à obra!

  37. Problema é

    que o brasileiro precisa passar por isso, ser cobrado pelos seus filhos. Fazer seus filhos sentirem vergonha dos pais. Não adianta as pessoas estão cegas só repetem discursos enlatados sem conhecimento nenhum nem embasamento.

     

    Quanto a fazer algo, não há o que fazer o país foi dividido com sucesso as pessoas não vão a rua por mais nada. A cegueira do ódio impede. As eleições serão manipuladas 99% de certeza que um nome de direita liberal irá ganhar, seja Bolsonaro ou Dória privatizações sera o mote desses governos e com certeza vão vender as 4 grandes que restam(BB,Caixa, Petrobras e Correios), na primeira crise financeira global que vier(e ela sempre vem) o Brasil vai tombar e provavelmente nunca mais vai se levantar.

     

    Não tem volta infelizmente.

  38. matrix
    É como se estivéssemos presos numa Matrix.

    Não A MATRIX, mas uma matrix brasileira.

    Sim, porque até isso conseguimos transformar.

    Uma matrix sem Neo’s.

    Mas talvez os Neo’s não existam mesmo na nossa matrix.

    Na crueldade da nossa matrix o futuro ainda nos reservará a descoberta de um único neo.

    neo em minúsculo mesmo, como brasil e sua matrix.

    Nosso neo em nossa matrix será nosso Salvador.

    Ele não é o Neo descoberto por Morpheus.

    Porque Morpheuses aqui tambem não há… ou não são brasileiros.

    Nem os minúsculos morpheus.

    Só nosso Salvador dá pra dizer que será mesmo maiúsculo.

    Pois ele será descoberto numa matrix onde Zion foi criada pela INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

    Aqui sim com todas as maiúsculas.

    Porque na nossa matrix a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL empoderou-se mais.

    Não houve resistência.

    Por todos os lados que eu olho, só vejo Smiths.

    SOS… Alguém por favor… cadê meu comprimido VERMELHO ?

  39. Calma Pessoal. Os 3S darão

    Calma Pessoal. Os 3S darão cursos profisionalizantes para a adequação ao novo mercado de trabalho: 

    Inglês Básico, Etiqueta (Como falar NO! sem ofender e Como falar YES! com eloquencia), Cuidador de cachorros de raça, Cuidador de Idosos com Alzeheimer, Limpador de Cuspe, Trocador de Fraldas Americanas (ou vocês acham que deixarão que fabriquemos?), Condutor de Cadeira de Rodas (com ou sem motor), Condutor de Bicicleta para Deliveries (só para abaixo de 60 anos. Os acima irão a pé)

    Mas, fiquem tranquilos: Garantia da CLT de 5 dias de férias anuais.

     

  40. Que fazer?

    Caros, já me perguntei várias vezes o que poderíamos fazer. Denunciar não está funcionando. As mobilizações do “fora Temer” esfriaram depois do 30/04. A articulações de Gilmar Mendes com o Planalto estão dando certo desde o impedimento da nomeação de Lula como ministro, queda de Dilma, blindagem aos tucanos e a Temer. A sensação de impotência na sociedade é grande e os movimentos sociais estão sendo duramente combatidos. São acusados de atrapalhar o trânsito, dado o nível de mediocridade dos âncoras de jornal. A universidade está sufocada. O silêncio nos campi é tremendo. Ninguém quer se mobilizar. Muitos movimentos ainda continuam nas ruas, mas isoladamente com pautas fragmentadas. No Nordeste as mobilizações são até melhores, mas o sudeste comanda o golpe de forma autoritária e eficiente. A grande imprensa pratica uma espécie de jornalismo-policial, dada a forma percusória como se comporta em relação, não à esquerda, mas a qualquer projeto de autonomia que fortaleça as políticas de Estado, além do que é antibrasileira. É um tremendo ciclo de derrocada das liberdades democrático-populares na América Latina. Não é algo facilmente reversível. Resta saber quando as forças democrárticas vão se reagrupar. Há sempre um momento, mas parte da esquerda é antipetista também. Por isso que eu acho que a reação virá da sociedade civil: entidades como CNBB, OAB, entre outras, movimentos sociais e alguns governadores e uma parte da população. A crise atingiu fortemente a classe média, fragmentando-a. Ela é incapaz de mediar os conflitos e acaba entregando tudo que é do Estado de mão beijada. Ela é de uma frouxidão histórica. O ano de 2018 será decivo não por causa de eleição. O processo eleitoral será controlado rigidamente pelo juciciário. Até gente de bem defende isso de forma bastante legalista. O problema é qual será a reação da população. O impasse político pode ser/vai ser mais radical ainda. Aqui o fundo do poço comanda a reação. Nosso problema não é a esquerda se unir, mas os setores da sociedade se armarem de esprírito democrártico. Os intelectuais precisam sair da defensisa e do tataque e começar a propor novas políticas. Como o Podemos na Espanha. Com o enfraquecimento das políticas estatais e o jogo dos partidos interditado, não haverá governo viável no Brasil depois de 2018. Nenhum. Devemos nos preparar para isso. 

    1. Que fazer?

      Uma sugestão:

      Aliste-se

      Filie-se e engrosse as fileiras do inimgo maior dessa camarilha, aquele que eles odeiam.

      Quando milhões estiverem juntos no Partido dos Trabalhadores e de braços com o Lula, nós retomamos o País!

      Pra ontem!

  41. A um ano atrás eu diria que a

    A um ano atrás eu diria que a culpa disso tudo é do descaso da população, mas hoje não mais. Antes do golpe eu não tinha ideia do tamanho da cretinice e falta de caráter de nossa classe política, mas hoje eu sei. Essa situação em que nos encontramos não é resultado do descaso do nosso povo, mas da “elite” mais calhorda e podre de que tenho conhecimento nos tempos modernos.

    Não se engane, o brasileiro comum trabalha, é honesto e tem brio. A massa de manobra que bateu panela foi uma pequena minoria de nossa população (e quem tirou Dilma de verdade foi a Globo e nosso congresso oportunista, os paneleiros foram só um enfeite).

    Nossa “elite”, por outro lado, é capaz de matar um filho por causa de uma opinião política diferente (já aconteceu!), são capazes de vender o país sem nenhum pudor e se submeter ao domínio estrangeiro como bons serviçais. Eu tento comparar essas aberrações com outras elites históricas ao redor do mundo e, sinceramente, não consigo achar tamanho grau de canalhice. Em alguns momentos parece inacreditável.

    O problema da falta de ação da população pode ser facilmente explicado pela realidade do brasileiro comum:

    1 – A maioria está buscando a própria sobrevivência, com o emprego que tem (ou não tem). Para grande parte da população a política é um assunto de quem tem tempo e dinheiro (primeiro o estômago, depois a moral). Não nos enganemos, política é “coisa de rico”.

    2 – Ignorância política e alienação, resultado de uma educação historicamente deficitária e um monopólio midiático digno do nazismo. De fato, a população brasileira nem sequer sabe o que está acontecendo com o país! (de verdade)

    3 – Falta de organização dos movimentos sociais. Até agora nossas esquerdas estão como baratas tontas, tentando entender como é possível que tantas desgraças e injustiças estejam ocorrendo nesse país. Isso demonstra que nossas esquerdas devem amadurecer e se integrar ao século XXI (como a direita fez), e isso é um processo que leva tempo.

    4 – Falta de meios de ação. Enquanto as forças golpistas possuem todo o aparato das forças de repressão (PF, MPF, Exército, PM, etc), o povo só possui sua indignação como arma. E isso é uma receita para o fracasso, afinal, as perdas de um enfrentamento da população contra essas forças supera em muito os ganhos. Enquanto o filho do trabalhador passa fome, ele vai colocar sua vida em risco combatendo os golpistas para receber uma merreca de benefícios e um monte de políticos oportunistas (não nos enganemos) se promoverem encima dos feitos dele? O povo brasileiro é ignorante, mas não é idiota.

    A triste verdade é que queremos uma mudança imediata para um problema que assola o Brasil a séculos. Esse tipo de mudança, na melhor das hipóteses, leva décadas, e o golpe completou somente 1 ano. Recentemente assisti no Youtube uma palestra de Noam Chomsky e Howard Zinn, em que os mesmos discutem como a resistência e a paciência ao longo das décadas, mesmo nas piores situações sociais possíveis, acaba gerando frutos. O grau de desespero que nós, brasileiros conscientes, estamos experimentando hoje já foi experimentado por milhões de pessoas ao longo da história, desde abolicionistas até teóricos comunistas.

    Revoluções e mudanças políticas não acontecem do dia para a noite, as vezes elas levam gerações para ocorrer. Cabe a nós termos a maturidade e a resiliência de que teremos que resistir à essas injustiças diariamente por décadas antes de uma mudança real ocorrer. Devemos aprender com o povo que sofre injustiças todos os dias, que resiste como pode, se recusa a morrer e sempre continua tentando.

  42. Triste de fim de uma nação em

    Triste de fim de uma nação em torpor. Ter que apelar para associações e instituições é a decadência, a capitulação, a constatação inequívoca de que a letra da Constituição Federal “todo o poder emana do povo”, com destaque para o artigo definido “o” na frente de “poder”, não passa de basófia, de enganação a nós mesmos. Talvez um dia tenha sido do povo, mas abdicamos, abrimos mão, num país laico entregamos ao “deus mercado”, este sim, de acordo com a crença, com o poder, com a legitimidade, com os meios, argumentos e justificativas para deitarem e rolarem, numa nação riquíssima, como bem entenderem.

    O povo é só platéia passiva. 

     

  43. vale-tudo da quadrilha

    Nassif,

    Em 30/07 p.p. respondi a um colega:

    “Eu disse que, fora daqui, este encontro é totalmente impossível de ocorrer. De uns anos prá cá, principalmente a partir de 2014, o vale-tudo de Brasília não pode iludir a ninguém, esta completa bagunça institucional e o governo temerário de MTemer arrebentaram com o país, que nem daqui a 50 anos voltará a ocupar o 7º lugar em tamanho de PIB.” 

    Não tenho participado das discussões no blog (por sinal, poucas delas diante do monstruoso, impensável e inevitável desastre que este país enfrentará daqui prá frente) por questão de saúde, pois esta impressionante sucessão de fatos de oitava categoria começaram a incomodar as minhas inúmeras pontes de safena.

    Quanto aos brasileiros de boa vontade, a maioria dos que conheço ainda conseguem ser anti-Lula, o demônio vermelho, defendem moro e sua gangue, gilmar mendes, são incapazes de falar que os tucanos, ou melhor, a chamada elite brasileira, aquele grupo seleto que exercita a mesquinhez e o racismo escancarado há mais de 300 anos com,reconheço, enorme competência, sempre foram os grandes saqueadores deste meu patropi.  

    Quando disse a alguns da tchurma que me incomodo bastante com isto tudo, é porque sou um brasileiro, e é isto que falta à maioria dos brasieiros, o conceito de pátria,algo bastante presente nos argentinos e venezuelanos. Aqui, uma multidão sonha com Miami, pensa de acordo com o determinado pelo JN de Bonner, exercita permanentemente a crítica destrutiva a tudo o que acontece (prá mim,o exemplo dos Jogos 2016 foi trágico – não vi uma crítica por parte dos visitantes estrangeiros e precisei me esforçar prá ouvir algo decente por parte de um brazuca), logo, como seria possível um movimento que pudesse enfrentar a destruição vinda da gangue instalada no Planalto ? Aliás, a tal maioria ainda não consegue admitir que o patropi tem à frente um golpista safado, um ignorante que é exatamente igual ao aecim, incapaz de discutir em relativa profundidade qualquer assunto da vida nacional.

    Quando as classes C,D e E de SP votam em Dória, quando enorme contigente foi capaz de votar no mineirim traficante (atitudes que sei que podem ser explicadas pelos filósofos e cientistas políticos) ,entendo que não é possível esperar destas pessoas um mínimo de civismo, esperar que condenem a venda de poços de petróleo, agora o Sistema Eletrobrás,etc…,etc…, tudo a preço de banana estragada.

    Como brasileiros que me considero, sinto muito por todos aqueles com menos de 30 anos, pois sofrerão bastante.     

  44. Se porém fosse portanto…

    E onde estão esses brasileiros de boa vontade? Os que bateram panelas e sairam às ruas de verde e amarelo, com apelo nacionalista, onde estão ? A Fiesp, isso não diz nada a ela? Vai pagar satisfeita o pato do aumento do preço da energia elétrica? Onde estão os cidadãos deste Pais? Pouco importa se de esquerda, centro ou direita, onde estão? Porque se calam? Sera que é porque em maior ou menor grau, todos participaram, engendraram ou apoiram esse golpe? Quantas vezes ouvi “não aguento mais a Dilma e o PT. Eh preciso acabar logo com isso”. E agora, assistem passivos ou são participes do resultado daquilo que tanto desejaram. As privatizações faziam parte daquilo que almejavam, acabar com o Estado, não deixar nada para um possivel futuro governo progressista. Menos estado, pediam. Ai esta e todos esses, “brasileiros de bem”, estão satisfeitos, na esperança de que no futuro terão feito um bom negocio para si e os seus bem proximos.

    Ha muitas criticas ao governo Dilma, mas faço a ela minha reverência porque vendo no que Temer, Meirelles e camarilha estão transformando o Brasil, ela segurou um rojão daqueles.

  45. O maior responsável pela

    O maior responsável pela destruição do país são as forças armadas. Os militares têm o  conhecimento e a obrigação de conhecer  a realidade exposta pelo Nassif, que forças internas e externas, devidamente coordenadas, atacam e destroem o Brasil. Não precisariam disparar um tiro para impedir o ataque, nem mesmo intervir diretamente nos centros de poder que comandam os ataques à soberania nacional. Mas não o fazem e disso, podemos concluir, porque estão envolvidos no ataque, como tropas de ocupação e traidores do povo brasileiro e cúmplices da plutocracia. Se permanecerem omissos, estarão assinando uma declaração de traição ao país e se derem um golpe e tomarem o poder à força, é proque estava em seus planos tomar o poder à custa da destruição do futuro de 200 milhões de brasileiros. 

  46. Que fique bem claro uma

    Que fique bem claro uma coisa: o que estamos assistindo é o desenrolar da maior CONJURAÇÃO já montada no país com o propósito de desmontar e entregar um país a revelia do seu povo. Esse (des)governo é apenas uma parte do complexo. A final, mas uma parte. A de 1964 ficou eclipsada. 

    Nos últimos quinze anos, mais especificamente após os governos entreguistas de FHC, o processo refluiu, mas sempre esteve latente. Foram criados vários biombos com a finalidade de solapar e derrubar um governo popular e nacionalista. O mais vistoso e que se provou mais efetivo foi o combate a corrupção. Efetivo porque mais capaz de mobilizar uma classe média historicamente susceptível aos arroboubos demagógicos que costumam camulflar ações anti-nacionalistas. 

    A reeleição de Dilma decerto não estava nos planos dos conjuradores. Assim, se tornou premente derrubar o terceiro governo petista. Aos fatores já pré-existentes, a exemplo da impopularidade da governante, a piora nos indicadores econômicos, a corriqueira oposição da mídia e um Congresso hostil, junta-se outros contingentes, cujo esteio foi a decantada e glorificada Operação lava a Jato. 

    A Conjuração se materializou por três braços: o político, o empresarial-midiático e o judicial. O oculto todos estão carecas de saber qual é. Ocioso seria apontar. 

    1. Ainda bem que e uma
      Ainda bem que e uma CONJURAÇÃO.Se fosse uma CONJUGAÇÃO,o Papai,se vivo fosse,que conhecia a lingua do Solo Consolidado Patrio como poucos,teria serias dificuldades de imterpretar seu texto.

  47. Tenho compartilhado para ter

    Tenho compartilhado para ter referencias de quem eu sou. Este dia 25/08/2017 uma quinta feira seja um marco da mudança….abrir mão do meu cotidiano e ser iluminado no que agir, no que posso agir. Como compartilhar essa angustia surda?

    Meu diagnostico outro dia foi “Nascer brasileiro era uma benção – auto estima, solidariedade em partilhar a riqueza do Brasil. Agora ser brasileiro é um castigo – padecer dessa angustia morrer infeliz com tantos outros….Perdi o direito de sorrir………O medo venceu o “sem medo de ser feliz”

  48. ELETROBRÁS – PRIVATIZAR OU NÃO?

    PRIVATIZAÇÃO NÃO É PARA LADRÕES E VAGABUNDOS FAZEREM!

     

    Empresa estrangeira não pode entrar em setores estratégicos, que movimentam tantos recursos. Afinal, seus acionistas (inclusive os ladrões brasileiros) recebem os lucros no exterior, e em dólar. Ou seja, vão comprar jatinhos, iates, carrões, casas, apartamentos, e coisas do tipo, lá fora, movimentando a economia deles, em vez da nossa. Além, é claro, de quebrar nossa economia com a compra desenfreada de dólares para remeter lucros ao exterior.

    O que acaba com nossas divisas, nosso esforço exportador, nosso direito de importar bens para abastecer a população, e com nossa economia. Por isso, países como os Estados Unidos, Alemanha, e França, estão preocupadíssimos com o avanço chinês. Afinal, liberalismo, capitalismo, e globalização, não foram feitos para otários. Vejam como esses povos fazem o contrário dos brasileiros:

    http://democraciadiretanobrasil.blogspot.com.br/2017/07/diferenca-entre-franca-e-o-brasil.html

     

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/306617/A-Alemanha-declarou-guerra-econ%F4mica-%E0-China.htm

     

    É isso mesmo que vocês estão vendo. Os ladrões brasileiros que assaltaram o Congresso, e com apoio da omissão do próprio PT, estão fazendo tudo isso em nome do liberalismo. Ou seja, para eles, no Brasil

    SER LIBERAL = SER IMBECIL

    Pois usam o liberalismo para justificar suas atitudes, que nada tem de liberal, mas sim de anti-éticas. E fazem isso para que os defensores do liberalismo mais desavisados passem a apoiá-los, fazendo o papel de idiotas. Ou vocês acham que povos como os alemães e franceses estão pensando o que dos brasileiros? Multinacional é importante, e deve ser até bem vinda, mas não pode dominar nenhum mercado, não pode entrar em setores estratégicos, e muito menos comprometer nossa balança de pagamentos.

    O LIBERAL BRASILEIRO normalmente está ligado ao setor privado, seja como empresário, ou como funcionário mais qualificado. Entretanto, não percebe que é justamente o setor privado quem vai entrar pelo cano com o atual modelo TEMER – PT.

    É isso mesmo, o PT continua amiguinho do Temer. Saiu do poder, apenas para que o Temer fizesse o serviço sujo. Quanto não rola de dinheiro para vender ativos públicos como Eletrobrás e Petrobrás?

    Só que para garantir remessas de lucro em dólar para o exterior, que devem aumentar imensamente depois disso, eles precisam empobrecer nosso povo. Assim, sobram mercadorias nas prateleiras das fábricas para serem exportadas, entrando os dólares. Entretanto, com o ARROCHO SALARIAL, as vendas de nossas próprias empresas despencarão. Ou seja, quem se diz liberal, está no setor privado, e apoia as manobras do Temer; se trabalha com o mercado interno, realmente merece ser tratado pelo políticos, como dito acima (ser liberal = ser imbecil), porque está fazendo exatamente esse papel. Confiram:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2017/01/a-mexicanizacao-do-brasil.html

    Caso faça parte do setor exportador, pode até ter algumas justificativas. Afinal, poucas coisas no mundo são melhores do que produzir onde há arrocho salarial, e depois exportar para onde o povo tem dinheiro. Entretanto, nada se compara ao DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Ou seja, mesmo os exportadores, com todas as suas vantagens, ainda saem desse jeito na foto, quando não se interessam pela única coisa que de fato tem valor, a tecnologia:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/05/educacao-e-desenvolvimento.html

     

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/05/educacao.html

     

     

    Ou será que alguém consegue contestar os links acima?

    A PRIVATIZAÇÃO QUE DEU CERTO!

    Ela foi feita na Rússia, país que estava pior que o Brasil, com o povo literalmente morrendo de fome e frio no inverno. A população precisou sair às ruas, e enfrentar a sanguinária KGB, para derrubar o nefasto regime comunista. Porém, os russos não colocaram ladrões no poder, e eles tiveram a dignidade de reconhecer que suas estatais foram construídas pelo povo russo, e apenas os russos tinham o direito de comprá-las. Assim, fizeram leilões, e elas foram vendidas ao povo pelo preço que pudesse pagar. Hoje, a Rússia é um país democrático, capitalista, e desennvolvido, que atingiu o padrão de vida europeu de desenvolvimento humano muito elevado. Confiram:

    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_Human_Development_Index

     

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2017/02/como-enganam-os-pequenos-empresarios.html

     

    Onde está a LEI ANTI-MONOPÓLIO para garantir a concorrência e o livre mercado no setor. O que estão fazendo, não é coisa de capitalista ou liberal, mas sim de ladrões e vagabundos irresponsáveis, que pouco se importam com o destino do Brasil. Confiram como se faz no mundo desenvolvido:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2017/02/como-enganam-os-pequenos-empresarios.html

  49. Onde está a sociedade civil organizada?

    Os únicos movimentos sociais que estão mobilizados são os do campo. Mas a Globo conseguiu marginalizá-los a ponto de pessoas com doutorado, ou seja, supostamente educada, vive repetindo asneiras sobre MST, sindicatos e afins.

    No entanto, sinto que o Golpe (essa gente boa não gosta da palavra Golpe, se ofendem) já começou a bater nas canelas dos apoiadores anômimos da classe média como médicos, professores universitários e outros empregados públicos bem pagos.

    Os débeis repetem que melhor privatizar tudo que deixar nas mãos dos políticos. Não sei se esses brasileiros têm cérebro para entender outra coisa.

    Os que cresceram com Lula e o odeia conhecerá agora o que é um governo de direita entreguista e irresponsável.

     

    APESAR DE TUDO. NÃO DESISTO NUNCA. LUTAREI ATÉ O ÚLTIMO SUSPIRO PELO BRASIL. PELOS MEUS FILHOS E FUTUROS NETOS.

    1. APELO DO NASSIF AOS BRASILEIROS

      Chega a ser  emocionante o seu apelo aos brasileiros pela luta em favor do nosso Brasil. Tenho 73 anos e não tenho mais força para encabeçar essa luta. Mas acho que o Brasil tem jeito. Veja que nosso Congresso é o mais caro do mundo. Conta com mais de 28.700 funcionários, contingente superior à população de 79% das cidades brasileiras que em média têm 28.000 habitantes.

      Assim, sugiro a você que tem credibilidade, iniciar uma petição para uma PEC sugerindo a mudança do sistema legislativo de BICAMERAL para UNICAMERAL ou no máximo, manter somente 2 (dois) Senadores por Estado, sem direito a suplente (em caso de vacância assumiria o segundo mais votado),  com mandatos de 4 (quatro) anos como os Deputados. Para que serve esse Senado corrupto que aí está?

      Pedir na mesma petição a redução para no máximo 250 deputados, com um salário fixo, sem direito a nenhum penduricalho, trabalhando de segunda a sexta feira.

      Sugerir também que Câmara e Senado (este se não for extinto) sejam compostos de maneira igualitária de homens e mulheres, 50% para homens e 50% por mulheres. As mulheres têm melhores idéias e são menos corruptas.

      Na mesma petição, não permitir que nenhum parlamentar atual se candidate nas próximas eleições, podendo candidatar-se às eleições de 2.022. A razão desta sugestão é para que entrem parlamentares novos, sujeitos às novas regras e sem os vícios dos deputados atuais. A CNBB poderia ser convidada a participar desta campanha. Veja o link abaixo a respeito do NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS DO CONGRESSO NACIONAL. 

      http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/congresso-possui-o-dobro-de-funcion%C3%A1rios-da-pol%C3%ADcia-federal-1.1233926

      Aguardo sua posição a respeito da sugestão acima.

      Atenciosamente,

      JORGE

  50.  Se queremos mesmo acabar com

     Se queremos mesmo acabar com essa putaria só temos uma solução: empalar os três mafiosos da Parati House. Feito isso, o restante das ratazanas covardes do judiciário, mídia, congresso e empresariado pseudo-capitalista mamador de tetas governamentais se mudariam imediatamente para Miami levando todas as suas trupes nojentas. Ai sim, poderíamos ter alguma esperança. 

  51. Ajuda dos Generais? Senta e espera

    Só um novo tenentismo para mudar a cadeia de comando das forças armadas, pra mim, todos já comprometidos com o Tio Sam, desde antes do glope de 1964. Se eles se mecherem, já aparessem dociês contra esses milicos estrelados e eles gostam de pompa e sircustância, não vão querer perder essa festa. Assim preferem ficarem quietos que a aposentadoria deles já está garantida. A CIA, segundo Bob Fernandes, já andou/anda patrocinando a PF, não sei se isso ocorre também nas “nossas” forças armadas.

    1. Tem que manter isso aí, viu?

      Ocorrer, eu também não sei se ocorre, mas… acho bem possível.
      Afinal, a ditadura de 64 começou com generais traindo Jango – e o país – a troco de malas recheadas de dólares.
      Quem garante que o mesmo não está ocorrendo agora?
      Quem garante que isso não vem acontecendo desde então?
      Como disse o vampiresco mordomo: “tem que manter isso aí, viu?”

  52. Privatizar

    Ficará a energia tão cara quanto os telefones ficaram depois de privatização?

    Hoje trabalho em uma empresa em que se consome muita energia, e comparando com as usinas pares européias e americanas gastamos mais com energia elétrica do que eles!

     

    Então, onde é que a nossa energia é barata?

    1. Se tivesse prestado atenção

      Se tivesse prestado atenção no texto veria que o preço baixo vigorou até o governo FHC, onde tínhamos um diferencial de competitividade na indústria por conta justamente da energia barata. Após uma mudança no marco regulatório à época, perdemos essa competitividade.  

    2. Os serviços telefônicos do

      Os serviços telefônicos do Brasil são caros e ruins. As telefønicas são campeãs de reclamação no procon. Ou seja, uma merda se transformou numa bosta. O problema não é ser privatizado ou não. O problema é a burrice dos encoxados que engolem sem mastigar tudo que a mídia enfia em suas goelas. 

      1. Os serviços telefônicos

        Concordo, MarFig! Além do mais, “compraram” as concessionárias de telefonia a preço vil e investiram quase nada dom dinheiro próprio! Mas, “vão poder investir agora”, já que Temer está a lhes perdoar as dívidas(!)  bilionárias e lhes deixar todo o patrimônio dos bens reversíveis, pertencentes à União, no valor de mais de US$100 bilhões, como gorjeta! Assim, até um pedidor de esmola de esquina poderia ter comprado as telefônicas!

  53. NÃO SE PODE ESPERAR OUTRA COISA DE BANDIDOS.

    Nassif, por muitas oportunidades refletimos em seu espaço de comentários o o futuro do Brasil, olhe e isso foi a dois ou mais anos atrás. Pois bem, onde tem um conglomerado de comunicação como GLOBO, não tem como dar certo uma nação qualquer. Isso que está solapando o Brasil é uma quadrilha especializada e enriquecer tubarões do mercado e que lhes dão suporte financeiro para tal. As forças armadas brasileiras em breve não terão nem o que comandar. Instituições estão trabalhando sob a luz do clube de fura teto, e que alguns não diferenciam dos demais. Se as forças armadas não atuarem no sentido de frear o desmantelamento do país não irá sobreviver ao caos social que se avizinha do Brasil. A república de MIAMI vai comandar de lá a nação brasileira, as forças armadas estão cochilando, o sistema de justiça apoderou do país e como não tem visão estratégica está entregando aos EUA o Brasil, se não houver uma reorganização do sistema de justiça a nação brasileira deixará de existir. Houve um GOLPE e ele veio de fora e as forças armadas não estavam preparadas para cobrar e punir os corruptos encrustados e mamando salários acima do teto na mãe Brasil. O que está aí é a pior das quadrilhas e são organizados dentro de uma legalidade destoante da segurança institucional do Brasil. São delinquentes de bolsos muito cheios. E essa quadrilha extrema e perigosa não está só no meio político, está praticamente quase em todas as instituições e dos poderes e usam a questão ideológica para saquear o Brasil e estão dispostos a entregar até o sangue do povo brasileiro. As forças armadas precisam investigar o nosso sistema de justiça, tem algo podre acontecendo e acontecendo seletivamente.

  54. O Verbo mais Quente é Organizar, não Apelar

    Não é hora de lamentos, é hora de ação em direção a unica possibilidade que nos resta para confrontar e derrotar o golpe, que demole a marretadas o Brasil: Gente na rua.

    E não é necessária “muita gente”, não, 2% a 3% da população, especialmente em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, bastam para expulsar os golpistas que desintegram o País.

    Para tanto não é preciso inventar nada, basta copiar o safo Briza e fazer da velha, a nova “Cadeia da Legalidade em defesa do Brasil”, inicialmente através dos “blogs sujos”, que deverão trazer permanentemente como segundo post, o boletim do interino comando nacional (a ser prontamente organizado e posteriormente consolidado com os notáveis e os estratégicos, necessários a condução do movimento, juntamente com a estruturação de comandos nos estados e municipios, formando a grande cadeia de comando). Definir nome, canção símbolo e ‘cor’ (verde-vermelha-amarela?) do movimento.

    Esse boletim permanente, como segundo post, na Cadeia da Legalidade formada pelos ‘blogs’, será o catalizador dos cidadãos indignados e desesperados com a situação, país afora, e que não sabem, o que fazer, quando fazer, onde fazer e como fazer, o combate as calamidade públicas que ameaçam a sobrevivência digna no Brasil: Desgoverno temer, justiça do gilmar, moro, janot e Cia., mídia bandida sob liderança do inimigo público número um da pátria, a Globo dos marinho, e por aí vai-se.

    O post permanente do comando nacional na “Cadeia da Legalidade”, trará informações atualizadas sobre a situação do país e do movimento, orientações para o contraditório e principalmente, a agenda nacional que será o catalizador e organizador do movimento nas ruas, além de manter a continuidade. Deve conter links para os boletins e agendas estaduais, municipais e locais (onde acontecem as manifestações) e horizontalizar-se em direção as redes sociais e tudo quanto é meio que sirva ao objetivo de defender o Brasil, das patas do ‘imper-rentismo inter-nacional’.

    O importante é começar, estabelecer a cadeia catalizadora, agendar inicialmente as manifestações para dias ‘não úteis’ e locais de passeios, transformando-os em ação cívica em defesa do Brasil, onde a princípio, não serão necessários grandes recursos sonoros e palanques, bastando o indignado cidadão comparecer e manifestar-se da maneira que desejar, munido de celular, para através do link local no post da “Cadeia da Legalidade”, receber e enviar informações, e ser orientado, durante a manifestação.

    E vamos que vamos, ORGANIZAR, pois não adianta esperar os ‘Rui Falcão’, os manjados ‘líderes’ instestinos de todas as cores e bandeiras, pois quem sabe e pode, faz a hora, aglutina, ampliando o movimento, e fazendo-o acontecer.         

    1. Desde que vosmece visualizou
      Desde que vosmece visualizou Ze da Justica com os pendores do maestro Joao Carlos Martins,dedilhando a Quinta e a Nona Sinfonia de Beethoven ao cair da noite,nao sei se sua convocacao encontrara muito guarida.Continuo no aguardo do seu endereco para enviar-lhe o fraque de casimira inglesa com risco de giz,que o Papai nos legou em otimo estado de conservação.

      1. Digo mais [email protected]
        Digo mais [email protected] primeira pessoa que voce deveria convocar para este incrivel exercito de Brancaleone,seria o Ze da Justica,a nao ser que voce entenda ser ele apenas um eximio pianista,e nao tem nada a ver com esse terremoto de 10 graus na escala Ritcher,que nos legou ele e alguem que fica por conta de sua imaginacao.O Papai me ensinou,eu aprendi:Nunca mexa com quem esta quieto.

  55. Já era!

    Foi para o vinagre!

    O próximo passo e desmembrar o Brasil , como foi feito com a  Colombia e o Panamá.

    Gaúchos e  paulistas são a ponta de lança!

  56. Já era!

    Nassif, é a Pós República!

    A reação neoliberal à constituição de 88 iniciada já nos anos 90 vai ser concluida “whatever it takes”. Esqueça, portanto, o que resta  de Direitos Sociais e Patrimônio Público – e de um mínimo de decência.

    Perderam uma, duas, três, quatro eleições seguidas e, então, mandaram às favas qualquer escrúpulo nesses tempos de pós verdade.

    O “antipetismo”, o combate ao “sinistro projeto de poder petralha”, é o sucedâneo, a continuidade do bestialógico da guerra fria; e cumprem, pois, os mesmo papel e objetivo: servir de espantalho para justificar tudo e qualquer coisa, incluindo a tortura e o assassinato. Meter a mão no Patrimônio Público, nos fundos públicos e ferrar o trabalhador são coisas até triviais.

    Apelar para empresários, fazendeiros e alto oficialato depois de décadas de pregação antissocial parece mero esforço retórico; ou desencargo de consciência.

  57. Só acredito em uma revolta

    Só acredito em uma revolta popular encabeçada pelo oficiais de baixa patente das forças armadas, aos moldes do tenentismo.

    Sem armas, sem revolta. Espero que os oficiais de baixa patente tenham um rompante de nacionalismo e expurguem toda essa corja que subjugou o país. Já que resolveram enterrar a era Vargas, que volte a Revolução de 30.

     

    1. É justamente o inverso amigo,

      É justamente o inverso amigo, parafrasenando uma expressão de repercução, o rabo abana o cão, fruto do deslumbramentoe pequenez, embasada por comentáristas “vazios” da grande mídia…

      Tudo que se quer são doláres baratos, Iphones e outlets em Miami, podendo-se ir aos EUA com milhas, como a musa deste “povinho” sugere…

  58. Creio que não se moverão

    Creio que não se moverão porque não repeitam o país, não respeitam o povo do país, não respeitam nem eles mesmos. São um bando de paus de merda e sanguessugas.

    Depois que os ricos abocanharem tudo o que podem na “bacia das almas” como vc disse, irão embora e deixarão o caos e a exploração sem limite para aqueles que não puderem fugir.

    Estamos fodidios porque nunca fomos uma nação e um povo. Somos um monte de merda e pela covardia e pusilânimidade, temos o que merecemos.

  59. PIB Brasileiro x Dívida Pública
    Está para chegar o dia que vou ver uma matéria sobre este assunto que venho divulgando faz alguns meses, mas nenhum jornalista, político, economista, jornal, site, blog, organização, partido político, e tantos etc comenta. Vamos aos fatos : Este ano chegaremos a quase 52% do PIB de gasto para pagamento da dívida pública x o que se arrecada em impostos. E conforme gráfico publicado no site do Ministério da Fazenda onde a fonte é o Banco Central este nos mostra que está em crescimento e em 2020 chegará a 58% do PIB e continuará crescendo até 2026 segundo o Banco Mundial ( World Bank ), se nenhuma desgraça maior acontecer e fizer estes números crescerem mais ainda e ou mais rápido… Se faz URGENTE uma Auditoria da Dívida Pública. Porquê este debate não chega na ”academia” ? Todos são vendidos ? Não vejo economistas, antropólogos, intelectuais jornalistas e etc defendendo a auditoria… OUTRO dado importante que ninguém comenta, é que em 2011 onde tivemos o ápice do crescimento, nosso PIB foi de US$ 2.616 Trilhões (fonte Banco Mundial) e os dados do PIB Brasileiro até 2016 é que chegamos a US$ 1,796 Trilhões (fonte Banco Mundial) ou seja UMA QUEDA MONSTRUOSA de 45% ( SIM QUARENTA E CINCO POR CENTO ) Alguém consegue me explicar porquê este assunto não é discutido, debatido e na verdade escondido ? Se alguém duvidar destes números por favor pesquise antes de falar bobagens, pois eu pesquisei. Gostaria de ver um artigo ou matéria deste nobre articulista sobre este assunto, até para os leigos em economia como eu possam entender essa diferença que é propagada na mídia que diz que a queda foi de 9% e os números do Banco Mundial mostram uma queda de 45%. Pode ser ? 

    1. Pegue o valor do Dolar em

      Pegue o valor do Dolar em Reais de 2011, agora pegue o valor do Dolar em Reais em 2016. Voilá!

      Pode chamar essa queda também de Estrago da Dilma.

      1. Errou…

        Isso eu já havia feito e o valor do dólar teve variações porém é praticamente o mesmo de 2011 e hoje 2017. Acontece que tem muitas variáveis como por exemplo a inflação e outras que não sei por não ser economista, por isso eu questionei qual o real número da queda. Já falei isso em outra página e vou repetir. A Dilma foi um desastre… mas a maior parte da culpa desta queda foi da imprensa, políticos e etc que apavoraram a população que deixou de consumir, baixou o consumo e consequentemente  fizeram os empresários começar as demissões e virou este circulo vicioso sem fim — > o motivo deste artigo do Luis Nassif é exatamente por isso, ele tbm enxerga que não tem luz no fim do túnel. Posso falar uma coisa na boa ? Esquece esse papo raso de que a Dilma, Lula, PT só eles são os culpados. Todos os políticos, a mídia seja de esquerda ou direita e os corruptos e corruptores tem culpa. E o mineirim mimado, drogado, protagonista de 3 overdoses num certo palácio de MG junto de sua quadrilha que não souberam perder mais uma eleição foram os maiores culpados !

      2. Errou…

        Isso eu já havia feito e o valor do dólar teve variações porém é praticamente o mesmo de 2011 e hoje 2017. Acontece que tem muitas variáveis como por exemplo a inflação e outras que não sei por não ser economista, por isso eu questionei qual o real número da queda. Já falei isso em outra página e vou repetir. A Dilma foi um desastre… mas a maior parte da culpa desta queda foi da imprensa, políticos e etc que apavoraram a população que deixou de consumir, baixou o consumo e consequentemente  fizeram os empresários começar as demissões e virou este circulo vicioso sem fim — > o motivo deste artigo do Luis Nassif é exatamente por isso, ele tbm enxerga que não tem luz no fim do túnel. Posso falar uma coisa na boa ? Esquece esse papo raso de que a Dilma, Lula, PT só eles são os culpados. Todos os políticos, a mídia seja de esquerda ou direita e os corruptos e corruptores tem culpa. E o mineirim mimado, drogado, protagonista de 3 overdoses num certo palácio de MG junto de sua quadrilha que não souberam perder mais uma eleição foram os maiores culpados !

        1. Você Errou
          Não querido, você errou, dolar em 2011 variou de

          entrr 1,60 e 1,80 Reais. Em 2016 chegou a 4,00 e terminou em 3,20. É só fazer conta. Sobre a culpa ser mais da oposição que da Dilma eu não vou nem comentar…

  60. Então você finalmente

    Então você finalmente percebeu que a situação é realmente grave. Eu acredito que agora você entende que não é uma mera tomada de poder, é um plano de desmanche do país aonde na minha opinião o Brasil vai um de para dois caminhos:

    a) “Nova Líbia” aonde um pequeno grupo serve para fingir que existe governo para a comunidade internacional enquanto os “tubarões” drenam o país e a população se mata diariamente entre si para sobreviver. E isso se não acabar ficando ainda pior e virar uma nova Somália;

    b) Fragmentação, o país se dividindo em vários países menores quando os poderes locais de cada região perceberem que o “governo” central só existe para destruí-los e decidirem se separar;

    Mas a pior parte é que os seus apelos são em vão. As entidades que você citou, todas elas, são facilmente corrompidas e eu apostaria um bom dinheiro que elas já foram corrompidas a muito, muito tempo atrás.

    É sério. Vários dos envolvidos citados por você acreditam que eles são “de uma casta privilegiada” que irá ser generosamente recompensada quando o último navio sair com a riqueza brasileira que eles ajudaram a pilhar e irão continuar acreditando nisso mesmo quando eles forem deixados para trás. Outros foram comprados, como o “juíz” Barbosa que ganhou um apartamento em Miami e rapidamente se mudou para lá assim que terminou a parte dele no golpe de estado (o “juíz” Moro já mandou a esposa dele e quer apostar quanto que ele também irá fugir do país assim que terminar de destruir o PT?)

    Pense, como o “juíz” Moro pode rasgar a constituição e usar ela como papel higiênico sem nenhum protesto dos que deveriam colocá-lo na prisão? É porquê eles estão na mesma folha de pagamento ou alguém prometeu para eles que eles serão protegidos das consequências dos atos deles e que serão generosamente recompensados. Ou ainda mais RIDÍCULO, eles podem acreditar mesmo na idéia de que estariam “eliminando os perigosos comunistas”.

    Concluindo. Somente vocês, povo, é que poderão fazer algo a respeito e terá que ser pelo uso da força, porque quem está lucrando com o desmanche brasileiro soube explorar muito bem cada um dos defeitos de vocês como povo e tomou o controle das suas instituições com facilidade. E ele não vai, jamais, devolver esse controle sem sangue nas ruas.

  61. Tá vendo tudo

    Tá vendo tudo
    E fica aí parado
    Cum cara de viado
    Que viu caxinguelê

    “O que fazer?” “Tá tudo perdido.” “O país já era.”  “O que fazer, o que fazer…………………………….”

    Junte-se ao Partido dos Trabalhadores, o único que fez o Brasil acontecer, o resto sempre foi mais e menos do mesmo. Retomemos o caminho. É o PT e o Lula que eles temem, por causa do PT torcem os narizes e espumam pela boca.

    Filie-se, aliste-se, engrosse as fileiras e sejamos um só exército junto ao LULA!

    E não é por pensar em eleição em 2018.

    Pra ontem.

    Se alguém tiver alguma outra opção realizável e viável que diga, digo que não existe nenhuma.

    Resultado de imagem para lula caravana nordeste

    Resultado de imagem para lula caravana nordeste

    Resultado de imagem para lula caravana nordeste

    Imagem relacionada

  62. Esqueça
    Não adianta convocar
    Esqueça

    Não adianta convocar os golpistas para deter o golpe.
    So quando as ruas estiverem encharcadas de vermelho e alguns postes estiverem enfeitados com os golpistas poderemos vislumbrar uma saída.

    1. Concordo

      Mas temo que não vai acontecer. A geração que enfrentou o golpe militar nas décadas 1960/70 envelheceu. E a que veio depois é covarde demais para enfrenta-los. Os movimentos sociais MTST e CUT, de onde poderia sair lideres dessa reação, estão firmemente controladas pelo Boulos e Stedile. Que falta faz homens de brio como Carlos Marighela, Carlos Lamarca, Bacuri, Carlos Eugênio Paz, Franklin Martins, e tantos outros.

  63. Tudo a ver

    Nassif, o plano é o seguinte: agora que o carro elétrico está começando a ficar viável, nada melhor do que entregar a energia elétrica, sacou?

    Petróleo? Estão tentando nos convencer de que não terá mais serventia…

    Com dizem aqui na minha terra, é de cair o cú da bunda, viu?

    é de dar ânsia em porco…

  64. Parece que  a situação é esta

    Parece que  a situação é esta Nassif, que você consegue perceber como poucos. 

    Mas o que fazer?

    Esse tipo de gente não é brincadeira.

    Já levaram o presidente Getúlio Vargas ao suicídio, depuseram com um golpe e exilaram o presidente João Goulart, se beneficiaram do acidente e consequente morte do presidente Juscelino kubitschek, depuseram a presidente Dilma Roussef, num golpe jurídico-midiático-parlamentar, e estão para condenar o presidente Lula por meio de um processo kafkiano e farsesco atropelando o direito e falseando a verdade.

    E aí?

  65. Queria ter uma família… Mas tenho minha vida para oferecer…

    Já oferecia…
    Me dediquei a movimentos sociais… Agora estou no meu primeiro edital de projeto, trabalhando com crianças de comunidades pobres… A Medida que o tempo for passando, vou me afeiçoar a elas… Ao pensar neste texto, vou ter que abdicar do projeto de ter minha família. É Rio de Janeiro… A Guerra começará aqui… Já é guerra na verdade! Só vai piorar…

    🙁

     

  66. um grito da impotência

    O que é este apelo além de um atestado da total incapacidade de reação e articulação das forças opositoras a michel temer e seus golpistas ?   O Brasil caminha para se tornar uma grande Venezuela , processo que pode demorar uma ou duas décadas e deve culminar numa revolução “bolivariana” quando a elite mesquinha e apatrida criar sua massa critica de injustiçados e miseráveis disposta a lutar por direitos.

  67. Estão assassinando um País

    Os patos globotomizados fizeram marchas e dancinhas para que seus adorados golpistas removessem do governo alguém que encarou prisão e tortura por amor à democracia, e acabaram pondo uma gangue para cafetinar o país.
    Os abutres do 0,01%, daqui e de alhures, estão se apropriando de tudo quanto foi, um dia, bem público e enfim seremos um país pobre – paupérrimo, mesmo – onde já não restará absolutamente nada para ser “roubado”.
    Ao longo das próximas décadas, isto não será mais que uma imensa colônia extrativista povoada por centenas de milhões de escravos miseráveis, geridos por meia-dúzia de feitores bem pagos.
    Já não temos governo.
    Os atuais ocupantes do poder são prepostos de potência estrangeira em plena guerra híbrida.
    Agora vai!
    Próximo passo: balcanização.

  68. O Golpe e Tal

    Compartilho também de sua indignação.

    Depois que o plano estiver consumado não precisaremos mais das forças armadas. Se não estão preocupados com a soberania agora, no futuro talvez seja desnecessário. Pois o que terá para ser protegido? O povo? Ah, isso é secundário, o povo é um possível inimigo a ser combatido. O que eles entendem por soberania se restringe ao tráfico de drogas e de armas pelas fronteiras, ainda que limitda, e se esquecem de observar, ou fazem vista grossa para o verdadeiro inimigo. Estão querendo condenar o Brasil a subdesenvolvido permanente.

    Afinal de que lado nosso presidente, seu digníssimo ministro da fazenda e os golpistas estão?

  69. Pleno acordo Nassif. Ildo

    Pleno acordo Nassif. Ildo Sauer  disse tudo na Carta Capita.l Uma sucessão de erros desde os primórdios da privatizaçãode FHC devastaram o setor elétrico brasileiro, agora a pá de cal.  Lula e Dilma  também tem culpa no cartório. Erros estratégicos, de gestão e esquartejamentos das estatais para distribuí-las aos políticos corruptos são elementos da maldita herança deste   mal tratado setor. Aliás, não existe empresa pública no país, não existe “rés-púlbica”.      

  70. Uma certa ‘desnacionalização’ do PT

    O PT, nos seus anos de governo nunca investiu no conceito de país, nação, etc. Investiu no conceito de desfavorecidos, classes, subcastas, lumpens, etc. que deveriam ser justiçados e compensados. (Lumpen é ironia minha). Hoje, dentre os favorecidos pelos anos PT, nem quem deveria estar a favor de uma proposta menos reacionária consegue apreender o sentido de nação. Porque foram doutrinados durante os ‘anos dourados II’ com a ideia de que foram injustiçados durante séculos e o ‘país’ tinha uma dívida histórica com eles. Ninguém vai se mobilizar para defender um país que foi pintado como o grande sacana da história. 

    1. Politica

      “Ninguém vai se mobilizar porum país que foi pintado como o grande sacana da história”.Se conhecessem história estariam nas ruas.

    2. Rapaz, nunca pensei que um

      Rapaz, nunca pensei que um governo de inclusão fosse danificar o cérebro dos brasileiros. Voc~e estava em qual país quando Lula nos projeteu mundialmente, como Nação? A era Lula foi a era de maior influência do Brasil Nação no mundo. Lula e Dilma foram desenvolvimentistas, bem contrários a ideias de esquerda de globalismo e ausência de fronteiras. Você está simplesmente repetindo discurso dos fascistas globais.

  71. Game over. O brasil será uma

    Game over. O brasil será uma espécie de Paraguai ou Haitíí, ambos tiveram seus futuros destruídos em séculos passados. O mais doloroso é que não fomos destruídos por bombas ou tropas estrangeiras, fomos destruídos por traidores com apoio de uima turba de completos idiotas fantasiados de amarelo que nunca terão noçaõ do tamanho do crime que ajudaram a cometer contra o futuro dos próprios filhos ou netos. Quando grupos se organizarem e começarem a justiçar estas pessoas, ninguém reclame. Os milicos? Os milicos estão alegres, contentes e satisfeitos por poderem engraxar as botas dos ianques que irão invadir a Venezuela.

  72. E a gente?
    E as

    E a gente?

    E as famílias…

    Como ficarão pais, mães, filhos e filhas?

    Vamos ter que lutar primitivamente, vamos voltar a lei da selva para sobreviver?

    Matar para não morrer?

    Estamos perdendo a sensibilidade e isso acontece aos poucos e assim vamos perdendo nossos avanços civilizatórios!

    Chegará um dia em que o ódio povoará tudo!

    É para este lugar que estamos caminhando…

     

  73. Apelo às raposas (Good night and good luck, Nassif !)

     

    O apelo do Nassif às raposas para que não comam as galinhas é  puro desespero e chega a ser patético.

    As raposas que estão por trás do golpe de 2016 estão a dar gargalhadas.

    Todas essas entidades do empresariado industrial e agrícola estiveram armando a tomada do poder político desde o momento em que a área econômica do 1º governo Dilma, tentando incrementar o crescimento econômico, caiu na armadilha da isenção de impostos e desoneração da folha de pagamentos sem pactuar o reinvestimento compulsório dos lucros obtidos pelas empresas beneficiadas.

    O Governo de então acreditou no patriotismo do empresariado, como se o capital fosse solidário com as dificuldades da nação e de seu povo. Quanta inocência.

    O alto comando do empresariado, então, vislumbrou a oportunidade de derrubada dos governos do PT pela estratégia de provocação de uma crise fiscal. E não deu outra.

    Esta estratégia que visa a rapinagem do patrimônio público, construído por trabalhadores, engenheiros e pesquisadores nacionais com os impostos pagos pela população, já ocorreu em várias outras situações da história brasileira e de outras economias nacionais através do mundo.. Quem viveu sabe, porque foi testemunha ocular e sofreu as consequências.

    O empresariado (nacional e internacional) em vez de reinvestir os lucros obtidos pelo boom de vendas, gerado pelas quedas dos preços, devidas às isenções fiscais, embolsou  os lucros e/ou os enviou para o exterior, para posterior aplicação no mercado financeiro e especulação no mercado de ações, ouro e moedas.

    Os investimentos no setor produtivo do país minguaram, a recessão veio e se prolongou, o desemprego foi às alturas, a arrecadação caiu, a crise fiscal se instalou. Estavam criadas as condições da tempestade perfeita para a retirada de Dilma do poder.

    Mas o empresariado tem uma ideologia que guia todas as suas ações de curto prazo, cegando-o quanto à visão estratégica de longo prazo. Quem quiser conhecer essa ideologia leia Adam Smith.

    Através da figura patética de Temer e do conluio PMDB/PSDB e do apoio logístico/policial/jurídico da trinca MP/Poder Judiciário/Departamento de Justiça norte-americano, o alto comando do empresariado nacional e internacional assumiu o poder total e imprime como quiser e quando quiser  a agenda política, econômica, ambiental e social do país de acordo com seus interesses de remunerar o capital privado no mais curto espaço de tempo e com altas taxas de retorno.

    É o enriquecimento fácil e rápido: o sonho de todo neoliberal.

    Depois do retrocesso trabalhista, virão o retrocesso previdenciário e o retrocesso político-institucional.

    A venda do país, via o pacote de privatizações a preço de bananas, é a consequência lógica do golpe.

    Não é o apelo de um jornalista competente e honrado que vai demover o empresariado da ganância desvairada.

    Só falta privatizar as Forças Armadas para que esta sirva de poder de polícia para os demais povos da América Latina. Quem sabe, elas se darão por satisfeitas por obedecer ordens de um sargento das Forças Armadas norte-americanas.

    Se Luis Nassif aposta nas contradições internas da burguesia nacional vai dar com os burros n’água como ocorreu com o PT, Lula e Dilma. Mesmo porque a burguesia nacional não existe mais, comparativamente com o capital privado internacional que domina a economia nacional. E este não tem o menor escrúpulo, mesmo porque o país não lhe pertence. O que lhe pertence é o mercado e este pode ser fatiado sem problemas.

    Good night and good luck, Nassif

     

  74. Apelo aos brasileiros

    O problema, meu caro Nassif, é que o povo, ou melhor, o povão, não fará nada! Sabe por que? Porque teme as FFAA que, visivelmente, está a apoiar Temer como o “legítimo comandante supremo” das FFAA! Pois, é, né? Mas essas mesmas FFAA não achavam isso de Lula e Dilma! As recentes manobras das FFAA no Rio mostra isso! O povo respeita as FFAA, mas não acredita que elas estarão a defender o povo contra um governo golpista e corrupto! 

  75. Prezado Nassif ontem foi a
    Prezado Nassif ontem foi a segunda noite de retorno do Chorinho do Grande Hotel…quem organiza eh o jornalista Carlos Brandão…tucano mas gente boa..quer dizer tucano e gente boa pq assim nao ofendo …e ai ontem gravei uns video pra te mostrar…esse nao aparecem os musicos pq foi na hora em que fui a vendinha e a mim se apresentou essa obra de arte

    https://www.instagram.com/p/BYPxi7Vphq/

  76. Com a devida venia,logo cedo
    Com a devida venia,logo cedo encaixo um em absoluta primeira mao.Palocci acusa o ex Presidente do STJ,Cesar Asfor Rocha de receber uma propina de R $ 5 milhoes de reais da Camargo Correa,para sepultar a Operacao Castelo de Areia.Reagiu chamando Palocci de bandido,safado e ladrao,isto e,confessou o crime.Esse Asfor Rocha e um dos maiores ou foi,bandido vestido de toga dessa verdadeira caixa preta que o judiciario do Solo Consolidado Patrio.As estrelas Dalva daqui duvidam?

  77. Falta alguém em Nurenberg

    O título é tomado do artigo de David Nasser denunciando os crimes de Felinto Muller, mas serve muito bem para apontar os ausentes da lista do Nassif em seu grande artigo: os ambientalistas, principalmente as KingONGs, grandes organizações vendidas ao grande capital, e que ao mesmo tempo mamam nas tetas do dinheiro público. 

    Essas organizações atacaram de todos os lados as hidrelétricas, conseguindo paralisar as licenças de construção durante os governos FHC e Lula, quando ocupavam também postos nos órgãos de controle ambiental. Dilma fez correr a rataiada, mas o estrago já estava feito. Além disso, por pressão deles Belo Monte foi feita sem reservatório, quase a fio d’água, reduzindo muito a capacidade de geração total. 

    É bom ler Uma demão de verde, de Eliane Dewar, que detalha 30 anos de acompanhamento da luta contra a hidrelétrica de Volta Grande (depois Belo Monte), seus financiadores, principalmente canadenses, e as organizações nacionais. Em cada movimento contra barragens, até dos “ameaçados” por futuras improváveis barragens, nota-se claramente o dedo dos nossos principais competidores produtores de energia hidrelétrica, Noruega e Canadá (tão bonzinhos…) e dos que estão recebendo o pré-sal de graça (fora o que foi depositado fora, mais os gastos do golpe).

     

  78. Apelo aos brasileiros de boa vontade

    aviso aos desesperados agarrados na lanterna dos afogados:

    – pode ter “condução coercitiva”, pode ter golpeachment, podem matar a mulher, pode ter condenação em 1a. instância com pena de prisão, pode ter Caravana pelo Nordeste, mas Lulinha Paz e Amor só vai aprender quando o Império lhe colocar atrás das grades…

    mal começou a melhorar, vai recomeçar tudo de novo, os velhos e repetidos erros fatais. que Deus tenha misericórdia desta Nação…

    vídeo: Gal Costa & Herbert Viana – Lanterna dos afogados

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=X_rj8l0l6_w%5D

    .

    1. arkx, querido…

      com todo respeito, mas… menas (sic), né? Bem menas…

      Não sou daquelxs que idolatra o Lula e que não enxergua os erros de seu governo e do PT como todo. 

      Mas se não fosse os governos petistas, com todos os seus erros, o que está acontecendo agora já teria acontecido há 14 anos ou mais. A esta altura não estaríamos injuriados ou espantados, pois o país já estaria completamente devastado há anos.

      Enfim, o presente texto do Nassif não faz elogio algum ao Lula ou ao PT. Mas sim um apelo aos brasileiros de boa vontade.

      Seja um deles!

      1. Apelo aos brasileiros de boa vontade

        -> Não sou daquelxs que idolatra o Lula e que não enxergua os erros de seu governo e do PT como todo. 

        -> Enfim, o presente texto do Nassif não faz elogio algum ao Lula ou ao PT. Mas sim um apelo aos brasileiros de boa vontade.

        -> Seja um deles!

        sei muito bem como vc é. e não estou fazendo nenhuma crítica ao texto do Nassif (o qual inclusive compartilhei maciçamente). a questão é que Lula se tornou o mais complexo e contraditório dilema de conjuntura. sem equacioná-lo vamos girar em círculos. isto não pode ser tabu.

        por um lado, sua bem sucedida Caravana pelo Nordeste é um renascimento, ou deveria sê-lo. a prova definitiva que era isto que Lula deveria estar fazendo desde sua “condução coercitiva” (Lula foi preso e só não foi de avião para Curitiba por motivos até hoje não elucidados).

        por outro lado, mal Lula começa a por o pé na estrada, já é assolado por seus velhos e conhecidos equívocos:

        1. Lula não quer mobilizar a população para que esta se insurja contra o golpe. muito mais continua apenas objetivando angariar prestígio como liderança, para se gabaritar como um dos negociadores de um Pacto à la Brasil que não o exclua;

        2. este vício atávico de Lula se evidencia de modo escandaloso não exatamente em seus abraços com Renans e congêneres, mas em sua desqualificação, e mesmo vil deboche, de qualquer construção de uma alternativa à esquerda do Lulismo:

        “Quando um partido como o PT busca essas alianças é quando se vê com claridade que não só pode ganhar as eleições, como se ganhar não é possível governar se não possuir apoio majoritário do Congresso”, justificou.

        Lula ainda alfinetou a “hipótese mais sonhadora” que os movimentos de esquerda poderiam ter votos suficientes e que tais alianças não seriam necessárias. Para o ex-presidente, isso não faz parte da realidade política do Brasil na atualidade.

        Lula, ex-presidente do Brasil.Amizade x política: Lula justifica aliança com Renan e apoiadores do ‘Fora Dilma’

        3. sou um homem de boa vontade, por isto mesmo desejo que Lula não repita a tragédia de Nélson Mandela: preso foi um símbolo de luta contra o Apartheid, solto se tornou um desastre e na África da Sul persistem os vários tipos não oficiais de apartheid.

        .

  79. Delfim Netto na Carta Capital de 03.05.2017

    Já trouxe aqui anteriormente trecho da coluna do Delfim “A realidade do mundo é cruel”, mas a reprise é oportuna: 

    “Quais são as condições para uma ilha poder gozar de relativa independência? Desde tempos imemoriais, sabe-se que é construir – tanto quanto possível – três autonomias: 1. A alimentar. 2. A energética, e 3. A militar, criando uma capacidade de defesa dissuasiva. Nenhuma delas pode ser alcançada sem um setor siderúrgico eficiente. Foi preciso o terremoto Donald Trump para nos acordar para o fato de que a siderurgia não é apenas um problema econômico, principalmente num mundo onde a paz está cada vez mais longe.

    Ao determinar que todas as obras de infraestrutura que contratará terão, necessariamente, de usar aço produzido nos Estados Unidos, prejudicou fortemente nossas exportações. Ao assinar o ato protecionista, disse: “Isto não tem nada a ver com a China. Tem a ver com o mundo. O fortalecimento da siderurgia americana não é um problema econômico. É um problema de segurança nacional”. O Brasil ainda não entendeu isso.

    A produtividade medida em tonelada de aço por homem-hora do nosso setor siderúrgico é muito próxima da mundial, mas a ausência do “Reintegra” e as gigantescas taxas de juro reais que incidem sobre o custo de uma indústria de ciclo longo roubam-lhe a capacidade competitiva. Ele está murchando e vai piorar com as restrições americanas.” 

    Acrescente-se, doravante, os custos com a energia. 

  80. O Império assim o ordena II

    Caro Nassif.

    Concordo plenamente. Vão desmontar o Brasil até não sobrar nada. Talvez sobre mato,  ruínas, e umas poucas pessoas. Mas reflita comigo: Esta novela, do desmonte do país não acontece a primeira vez. Isto é uma continuação da era FHC, e sabemos muito bem que Whashington assim o ordenou, tanto naquela época, como hoje. É que eles sabem o potencial que o Brasil tem, para ser uma potência que rivalizaria até mesmo com os EUA, e isto eles não permitiriam de maneira alguma. Ainda mais depois que o Brasil tentou se aliar aos BRICS, arqui-inimigos dos yankes. Sabem que se o Brasil se tornasse uma potência inimiga, não seria como a coréia do Norte, ou a Venezuela, pois tem auto suficiência em praticamente tudo. Seria uma mega potência.

    O capitalismo tem uma política para a metropole, no caso os EUA, que é proteger suas indústrias, e outra política para os países periféricos, no caso Brasil. América Latina, África, etc, que é não deixar crescer demais, para não rivalizar com a metrópole. Esta política já vem de 500 anos atrás, quando as metrópoles européias, proibiam as manufaturas nas colônias, para não rivalizarem com seus senhores da Europa.

    E hoje o maior medo do Império, era que o Brasil adquirisse soberania militar, aí sim, eles poderiam perder o sono. Por isto, este negócio de desafiar o Império, é coisa de se esquecer. Os EUA nunca perderam uma guerra para ninguém. Menos ainda para um país periférico como o nosso. E os custos de um  enfrentamento seriam inenarráveis.

    ——

    A política do capitalismo, principalmente para países periféricos,  é a política anti demográfica. Veja como o Canadá e a Austrália são os queridinhos dos EUA. Os EUA já tentaram anexar o Canadá no passado, mas sem sucesso, pois os canadenses resistiram bravamente. Então, eles decidiram reduzir o Canadá à uma insignificância. O Canadá é medíocre em quase tudo, apesar de sua elevada qualidade de vida, mas é apenas uma sombra dos EUA, um satélite de exportação de matérias primas, principalmente para os EUA. E o principal, sua população de 35 milhões de habitantes, pequena demais para se tornar uma ameaça ao Império. Hoje o Canadá nem precisa mais ser anexado aos EUA, de tão obedientes que é.

    É isto que o Império vai fazer conosco.Se não for desta vez, será da próxima, pois eles tem muita paciência. Eles não precisam de 200 milhões de habitantes aqui. Talvez uns 30, ou  40 milhões, para ajudar a entregar as riquezas deste país para eles. O excedente populacional, eles e seus capangas aqui no Brasil sempre tratarão como inimigos.

    Pense comigo, se há uns 20 ou 30 anos atrás o Brasil já tivesse iniciado uma queda na natalidade drástica, voluntariamente, então  hoje não teríamos estes 13,5 milhões de desempregados. Talvez até faltasse mão de obra. 

    Não estou dizendo que seja culpa do povo, este desmonte criminoso do Estado brasileiro, nem o desemprego, estou mostrando para onde o Império está nos levando. Numa lawfare, não existem culpados, nem inocentes, existe quem se dá bem, e quem se dá mal. Aquele que se adpta, geralmente se dá bem.

    ———

    A população do Brasil  encolher ao ponto de chegar a 30 milhões de habitantes, semelhante ao Canadá, e assim, não representar rivalidade alguma com o Império. É isto que eles querem, mas como aqui no ocidente não se pode outorgar uma lei do ” filho único ” como na China, pois a liberdade do capitalismo no ocidente não permite, então eles destroem a economia para forçar o povo a acompanhar e controlar a sua natalidade.

    E se daqui a algumas décadas, a população encolher para uns 30 milhões de habitantes, pelo controle de natalidade voluntário, nem precisaremos da eletrobrás mais. Vai sobrar energia, e quaisquer usinas pequenas de interior darão conta de gerar energia para toda a população. Vai sobrar emprego. Vai sobrar PIB per capita. Vai desinchar as cidades, diminuir as favelas, abaixar em extremo a criminalidade, despoluir os rios, diminuir os conflitos no campo, reduzir o número de pobres e miseráveis, e por aí vai…

    Se é tão bom, por que tem gente que é contra ? Mistério…

    A gente só fica refém da política neo liberal  de desmonte, se tivermos uma grande população. Caso contrário não. Com uma população pequena, a nossa elite é que ficaria refém do povo, pois precisaria de mão de obra e não a teria.

    ——————–

    É a lei da adaptação caro Nassif. Você que seviu ao exército, como eu, sabe como funciona quando as ordens são dadas pelos oficiais, de cima para baixo, e aos subordinados não resta outra alternativa a não ser obedecer.

    —————

    ” O carma não é uma dívida de sofrimento, mas uma dívida de aprendizado. O sofrimento só ocorre quando você não consegue absorver o aprendizado que a situação está lhe trazendo. “

     

  81. Vindo de quem vem,

    Vindo de quem vem, francamente não entendi. Apelar para exatamente muitos dos apoiadores do golpe e seus financiadores (Anfavea, Abimaq, Abdib, ruralistas, ambientalistas). Espera, o quê? Que julguem que estavam errados nesse apoio, que não queriam esse caminho que está sendo seguido? A maioria são sócios do grande capital, que também financiou e orientou o golpe de estado, que influiu decisivamente para que o traíra, Temer chegasse ao poder. E, até aqui, sem nenhuma reação, que não sejam palavras, apelos vão dandoi as carta e implantando seu programa. Do jeito que vai o grande capital vai deitar e rolar.Apelar para as Forças Armadas exatamente como fez a direita saudosa da ditadura, que queriam que dessem apoio ao golpe através das armas, como feito em 1964, como se os militares ainda estivessem comprometidos com as bases da economia nacional, particularmente no controle da produção energética do país, quando é fácil ver que deram e continuam dando apoio aos golpistas, dessa vez tendo optado por ficar na surdina? Não é uma questão de boa vontade, do bem e do mal, mas ideológica. Melhor e mais apropriadamente faz Lula, procurando apoio do povo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador