Aprendendo com os mestres: uma aula de jornalismo, por Sérgio Saraiva

Imperdível, para quem se interessa por jornalismo, o artigo do professor Elio Gaspari – “A cabeça dos oligarcas”, na Folha de São Paulo de 22jul2015. O professor Gaspari é o criador do “jornalismo mediúnico” e, no texto citado, nos dá uma aula sobre um tema extremamente atual no jornalismo brasileiro: a manipulação da informação.

O professor inicia apresentando-nos a Operação Lava Jato como uma luta do bem contra o mal. Ambos, bem e mal, como valores absolutos.

“De um lado [da Lava Jato], estão servidores a respeito dos quais não há um fiapo de restrição moral ou mesmo política. São os magistrados e os procuradores. Do outro lado está o outro lado, para dizer pouco”. 

Do lado do bem, os magistrados e procuradores. Do lado do mal, o “outro lado”, tanto podem estar os réus da Lava Jato como os que criticam seus excessos, Gaspari não os discrimina. Assim como não apresenta o porquê de representarem o mal. Deixa para que cada leitor imagine, por sua conta, algo hediondo de que acusá-los.

Louvores devidos à maestria do mestre.

Gaspari não coloca entre os “fiapos da restrição moral ou política” que se poderia fazer aos procuradores e magistrados, o fato de as acusações a Aécio Neves, ainda que detalhadas e coerentes com outros casos onde o senador é envolvido, terem sido descartadas, ao mesmo tempo em que o tesoureiro do PT, João Vaccari, está preso com base na criativa tese de que as doações legais ao PT eram ilegais. Para não citar o “descuido” na análise das informações que levou sua cunhada à prisão por ser parecida fisionomicamente com a irmã – a esposa de Vaccari.

Não lhe parece condenável que suspeitas infundadas em relação à, então, candidata Dilma Rousseff fossem vazadas às vésperas das eleições e acabassem por ser utilizadas para beneficiar seu adversário, a quem esses mesmos procuradores teciam elogios nas redes sociais.

Aqui, Gaspari, parece apoiar-se, nas lições do professor Paulo Henrique Amorim que nos ensina que, para a manipulação da informação jornalística, alguns fatos, mesmo que relacionados ao assunto tratado, “não vêm ao caso”.

Em outro sentido, Gaspari demonstra como dois opostos podem ser apresentados como estando do mesmo lado. Tal se dá quando ambos os lados podem ser apresentados como o que se costuma chamar de “farinhas do mesmo saco”. E habilmente associa o termo “briga de quadrilhas” ao governo Dilma.

“Há uma armadilha nessa afirmação [de que Eduardo Cunha esteja constrangendo o governo federal]. Ela pressupõe uma briga de quadrilhas, com Cunha de um lado e o Planalto do outro”. 

Gaspari sabe, até porque Cunha não esconde, que a CPI do BNDES é uma retaliação, pouco importando a que resultado chegue. Mas o professor mostra que é possível apresentar se uma chantagem como um fato positivo.

“Ou há esqueletos no BNDES ou não os há. Se os há, a CPI, bem-vinda, já deveria ter sido criada há muito tempo. Se não os há, nada haverá”.

Seria absurdo usar o mesmo argumento para justificar uma CPI que investigasse se Gaspari, que é filho único, na juventude, estuprou sua irmã. Mas isso não vem ao caso.

Prosseguindo, o professor Gaspari mostra porque é cultuado como um dos grandes jornalistas da atualidade. Em um único parágrafo, demonstra porque o PT deve ser condenado a pagar as penas devidas pelos seus adversários.

Para tanto, compara o tratamento distinto dado pela Justiça aos casos da Lava Jato (março 2014) e da Castelo de Areia (março 2009).

A Castelo de Areia foi uma operação da Polícia Federal que apanhou maganos, para usar um termo caro ao professor Gaspari, do DEM, José Roberto Arruda e um secretário do governo Kassab, aliados de José Serra, recebendo propina da empreiteira Camargo Correia. A Castelo de Areia também envolvia o senador Agripino Maia e Paulo Skaf, além de um filho de Ministro do TCU – Tribunal de Contas da União.

Pois bem, apesar da fartura de provas, a Castelo de Areia foi anulada nos tribunais superiores devido a filigranas jurídicas.

Como o professor Gaspari se posiciona, então?

“A verdadeira crise institucional está nas pressões que vêm sendo feitas sobre o Judiciário. Cada movimento que emissários do governo [Dilma] fazem para azeitar habeas corpus de empresários encarcerados [em prisão preventiva na Lava Jato] fortalece a ideia de que há um conluio entre suspeitos presos e autoridades soltas. Ele já prevaleceu, quando triturou-se a Operação Castelo de Areia”.

Ou seja, à leniência utilizada ao se julgar os delitos do DEM deve corresponder, como compensação à sociedade, um rigor exemplar a ser aplicado no julgamento de casos envolvendo o PT.

Gaspari não advoga que a Castelo de Areia seja reaberta, à luz da Lava Jato, mas inova magistralmente ao defender não apenas a inversão do ônus da prova em relação ao PT, mas, além, a inversão do ônus da pena. Repare-se ainda que, em nenhum momento do seu texto, Gaspari cita o DEM e sua aliança com o PSDB.

Genialidade é pouco para qualificar esse parágrafo genial.

Assim como genial é a forma como exalta indiretamente o Juiz Sergio Moro. Utiliza-se de uma analogia carregada de audácia e risco.

“Quem joga com as pretas tentando fechar o registro da Lava Jato sabe que a Polícia Federal e o Ministério Público estão vários lances à frente das pressões. Da mesma forma, quem se meteu nas petrorroubalheiras sabe que suas pegadas deixaram rastro. Curitiba dribla como Neymar. Quando baixa uma carta, já sabe o próximo passo”.

Os críticos do juiz Moro encontram analogias entre suas longas prisões preventivas para obter confissões e delações premiadas e as detenções efetuadas por seu xará, Sergio Fleury, durante a ditadura de 64. Fleury, para descobrir o paradeiro de algum adversário da ditadura, prendia seu advogado. E para garantir que o procurado se entregaria sem resistência, prendia a mãe do procurado. Nem de longe que Moro faça uso do pau-de-arara.

Gaspari conhece o modus operandi de Fleury, dadas as suas extensas pesquisas para a elaboração da sua magistral série de livros sobre a ditadura. O professor Percival de Souza também o descreve no seu livro “A autópsia do medo”.

Mas Gaspari opta pela comparação de Moro a Neymar, o craque do Barcelona. Por certo, não o capitão da seleção derrotada na Copa América.

Onde a audácia e o risco?

Neymar é um craque, não há quem o negue. Usá-lo como analogia é um elogio, desde que se esqueça de que o craque temperamental costuma ser expulso de campo por agredir adversários e está envolvido até a alma em um caso de sonegação de impostos.

Por fim, Gaspari esconjura a possibilidade de absolvição futura dos réus devido à falhas processuais na Lava Jato. E já os condena a 150 anos de prisão.

O professor demonstra como argumentar convincentemente que os réus da Lava Jato não podem ter direito à defesa. Já que tal defesa corresponderia a fomentar uma crise institucional. Para tanto, faz uso de seu cosmopolitismo e vai buscar uma analogia internacional. Compara a Lava Jato ao caso Maddoff e ao atentado às torres gêmeas do World Trade Center.

Maddoff é um picareta que aplicou o golpe da pirâmide em gananciosos milionários americanos. Foi a julgamento, com direito à defesa, e está preso.

Vejamos a analogia feita pelo professor Gaspari:

 “Afora os amigos que fazem advocacia auricular junto a magistrados, resta a ideia da fabricação da crise institucional. É velha e ruim. Veja-se, por exemplo,… Bernard Maddoff: …ele sabia que seu esquema de investimentos fraudulentos estava podre. Quando dois aviões explodiram nas torres gêmeas de Nova York… ele pensou: “Ali poderia estar a saída”. Eu queria que o mundo acabasse”.

Outro jornalista culpou Lula pela crise grega e caiu no ridículo, mas, dado o brilhantismo da argumentação, esse risco Gaspari não corre.

O uso do caso Maddoff relacionado ao 11 de Setembro, ainda que próximo à ficção ou à liberdade poética, é, no entanto, um lance de mestre de Gaspari. Evita que seja levado a tratar da “crise institucional” do “estado policial” do Ministro Gilmar Mendes que facilitou que Daniel Dantas se safasse da Satiagraha.

Gaspari argumenta que o diário de Marcelo Odebrecht é um risco institucional. Inteligentemente, o professor reveste Odebrecht de um poder que, no entanto, não serve sequer para garantir luz elétrica na sua cela, quanto mais para abalar a República. Já Dantas mandou prender o delegado que o investigou e levou a julgamento o juiz que o condenou. Isso do alto de dois habeas corpus obtidos em menos de 24 horas diretamente do STF.

Mas o professor sabe: isso não vem ao caso.

Por fim, em um dia de ressaca jornalística, após a cobertura da deblaquê de Eduardo Cunha, resta-me agradecer ao professor Elio Gaspari pela aula de jornalismo contida em seu pequeno texto, como pequeno são os frascos que contém os grandes perfumes e os grandes venenos.

 

PS1: por óbvio, não faço referência, neste post, ao professor Luis Nassif. Não faltaria material sobre o assunto, na sua obra “O Caso Veja”. Porém, citá-lo poderia parecer adulatório, evitei. Tampouco cito o mestre Janio de Freitas, pelo simples fato de não ter encontrado em sua obra o que pudesse ser associado à manipulação de informação.

PS2: para os que dispõem de alguns tostões para pagar a travessia pelo paywall da Folha, segue aqui o acesso ao texto do professor Gaspari.

PS3: para acesso a textos abandonados à caridade pública, visite a oficina de concertos gerais e poesia.

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chamar Gaspari de professor é

    Chamar Gaspari de professor é uma afronta a qualquer professor digno desse país.

    E ele não tem todo esse respeito da classe como o autor sugere em seu texto. Além

    do mais, Gaspari mais do que jornalista foi um grande defensor da ditadura e da

    sua cupula, inclsuive após a morte de vários deles. Ele não é genial, é no mínimo

    um canalha. 

  2. Agora me respondam: É

    Agora me respondam: É possível alcançar tal percepção nos bancos escolares? Nem me refiro as escolas privadas. Será que lá se percebe que houve auto-escalação para salvar a república dos seus mal feitos, tendo Cunha de um lado e Gilmar de outro, apoiados por uma mídia tão honesta quanto eles para moralizar o estrago petista?

  3. O que deu nestes senhores

    Porque este jornalismo mais triste e bandido? Ele é realmente um mestre, com  ele aprenderam todos estes bandidos que escrevem por aí no pig. Perguntar se eles têm vergonha na cara, acho que nem devo.

    Porque será que foram tão abaixo?

  4. manipulador erudito

    Há uma unanimidade patologica na midia. A certa altura, acostumados com o ideia unica, acreditam piamente naquilo que sabiam uma vez ser manipulação, mas agora pela “força” do habito traduzem ou reproduzem os fatos desfigurados e deprovidos da realidade. Parabens ao dito professor pelas omissões, analogias… Bateu um bolão.

  5. Aos mestres.

    Embora possa-se fazer uso da figura de linguagem conhecida como sarcasmo ao empregar-se em um texto termos, tais como, “professor”, “doutora” ou “comisssário”, não é nesse sentido que o termo “professor” foi por mim empregado aqui. A minha admiração por todos os jornalistas citados é verdadeira.

    São, cada um ao seu modo, guerreiros e vencedores da batalha entre a mente e a folha em branco.

    E, sim, considero-os como considero os meus professores dos bancos de escola.

    E eles o são.

    Admiração, por óbvio, não significa concordância ou ausência de crítica.

  6. The

    The Guardian

     

    Vídeos

    Habermas: “Governo alemão assumiu-se como chefe disciplinador da Europa”

    Jürgen Habermas. Foto Európai Bizottság/Dudás Szabolcs

    O infoGrécia traduziu a entrevista de Jürgen Habermas ao Guardian sobre o acordo imposto à Grécia em Bruxelas. O filósofo alemão diz que ele constitui “um ato de punição de um governo de esquerda” e que as medidas exigidas são uma “mistura tóxica de reformas” que irão “matar qualquer ímpeto de crescimento” na Grécia.

    Qual o seu veredito sobre o acordo alcançado segunda-feira?

    O acordo sobre a dívida grega alcançado segunda-feira é prejudicial, tanto no seu resultado como na forma como foi alcançado. Em primeiro lugar, o resultado das conversações é insensato. Mesmo que se considerem os termos estranguladores do acordo como o curso normal, ninguém espera que estas reformas possam ser postas em prática por um governo que, ele próprio, admite que não acredita nos termos desse acordo.

    Em segundo lugar, o resultado não faz sentido em termos económicos, devido à mistura tóxica de reformas estruturais do Estado e da economia necessárias com novas imposições neoliberais que vão desencorajar completamente uma população grega exaurida e matar qualquer ímpeto de crescimento.

    Em terceiro lugar, o resultado significa a assunção de um Conselho Europeu politicamente falido: relegar um Estado-membro para o estatuto de protetorado contradiz abertamente os princípios democráticos da União Europeia. Finalmente, o resultado é vergonhoso porque força o governo grego a concordar com um fundo de privatização economicamente questionável e predominantemente simbólico, que só pode ser entendido como um ato de punição de um governo de esquerda. É difícil ver como se poderia ter causado mais danos.

    E, no entanto, o governo alemão fez exatamente isto quando o ministro das finanças Schäuble ameaçou a Grécia com a expulsão do euro, assumindo-se, desavergonhadamente, como o chefe disciplinador da Europa. O governo alemão fez, desta forma, pela primeira vez, a reivindicação manifesta da hegemonia alemã na Europa – esta é, de qualquer forma, a maneira como as coisas são percebidas no resto da Europa, e esta perceção define a realidade que conta. Temo que o governo alemão, incluindo os seus aliados social-democratas [do SPD], tenha deitado fora numa noite todo o capital político que uma Alemanha melhor tinha acumulado em meio século – e por «melhor» quero dizer uma Alemanha caracterizada por uma maior sensibilidade política e uma mentalidade pós-nacional.

    Quando o primeiro-ministro Alexis Tsipras convocou o referendo no mês passado, muitos políticos europeus acusaram-no de traição. A chanceler alemã Angela Merkel, por sua vez, foi acusada de chantagear a Grécia. De que lado crê haver mais culpa pela deterioração da situação?

    Não tenho a certeza sobre as verdadeiras intenções de Alexis Tsipras, mas temos de reconhecer um facto simples: de modo a permitir que a Grécia se mantivesse de pé, a dívida que o FMI considera «altamente insustentável» precisa de ser reestruturada. Apesar disso, tanto Bruxelas como Berlim recusaram continuadamente ao primeiro-ministro grego a oportunidade de negociar a reestruturação da dívida grega desde o início. Para superar este muro de resistência entre os credores, o primeiro-ministro Tsipras tentou fortalecer a sua posição por meio de um referendo – e obteve mais apoio interno do que esperava. Essa legitimação renovada forçou o outro lado a procurar um compromisso ou a explorar a situação de emergência da Grécia e a agir, ainda mais do que antes, como disciplinador. Conhecemos o resultado.

    A atual crise da Europa é um problema financeiro, um problema político ou um problema moral?

    A crise atual pode ser explicada tanto por meio de causas económicas como por um fracasso político. A crise da dívida soberana que emergiu da crise bancária tem as suas raízes nas más condições da união monetária heterogeneamente composta. Sem uma política económica e financeira comum, as economias nacionais dos pseudo-soberanos Estados-membro continuarão a afastar-se em termos de produtividade. Nenhuma comunidade política aguenta esta tensão a longo prazo. Ao mesmo tempo, concentrado-se em evitar um conflito aberto, as instituições da União Europeia estão a impedir as iniciativas políticas necessárias para transformar a união monetária numa união política. Só os líderes dos governos europeus reunidos no Conselho da Europa estão em posição de agir, mas são precisamente eles que são incapazes de agir no interesse de uma comunidade europeia conjunta, porque pensam principalmente no seu eleitorado nacional. Estamos encurralados numa armadilha política.

    Wolfgang Streeck alertou, no passado, que o ideal habermasiano de Europa é a raiz da crise atual e não o seu remédio: a Europa, avisou ele, não salvará a democracia, antes a abolirá. Uma parte da esquerda europeia sente que os desenvolvimentos atuais confirmam as críticas de Streeck ao projeto europeu. Qual a sua resposta para estas preocupações?

    Tirando a sua previsão do fim do capitalismo, concordo, em larga medida, com a análise de Wolfgang Streeck. Ao longo da crise, o executivo europeu acumulou mais e mais autoridade. As decisões-chave são tomadas pelo Conselho, a Comissão e o Banco Central Europeu – por outras palavras, pelas instituições que têm não só pouca legitimidade para as tomarem como também falta de sustentação democrática. Streeck e eu partilhamos também a ideia de que este esvaziamento tecnocrata da democracia é o resultado de um padrão neoliberal de políticas de desregulamentação do mercado. O equilíbrio entre as políticas e os mercados deixou de estar em sintonia, às custas do Estado-providência. Onde nós divergimos é em termos das consequências a retirar desta situação. Eu não vejo como o retorno aos Estados-nação, que têm de ser encarados como grandes corporações num mercado global, pode contrariar a tendência de des-democratização e crescimento da desigualdade social – uma coisa que, a propósito, também vemos na Grã-Bretanha. Estas tendências só podem ser contrariadas se, no fim de contas, houver uma mudança de direção política, provocada pelas maiorias democráticas mais fortemente integradas no núcleo da Europa. A união monetária tem de ter capacidade de agir a um nível supranacional. Tendo em conta o processo político caótico desencadeado pela crise na Grécia, não podemos mais ignorar os limites do presente método de compromisso intergovernamental.

    Jürgen Habermas é professor emérito de filosofia na universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt.

    http://www.infogrecia.net/2015/07/habermas-governo-alemao-assumiu-se-como-chefe-disciplinador-da-europa/

  7. DICA
     
    INFOGRÉCIA
     

    Vídeos

    DICA

     

    INFOGRÉCIA

     

    Vídeos

    Últimas notícias

    Deputados legislaram a todo o vapor para avançar com negociação do terceiro memorando.

    Deputados “despacharam” leis para assegurar financiamento

    O parlamento grego aprovou o segundo pacote de medidas prévias ao arranque das negociações para o terceiro memorando. No Syriza, 31 deputados votaram contra e cinco abstiveram-se, mas três dos que tinham votado contra as medidas da semana passada aprovaram…

    Zoe Konstantopoulou. Foto Left.gr

    “Parlamento foi chamado a ratificar o enterro da sua própria função”

    Reunião de Alexis Tsipras com a associação de bancos gregos. Foto left.gr

    Governo afasta despejos nas primeiras residências

    Joseph Stiglitz, Nobel da Economia em 2001. Foto BBC World Debate.

    Stiglitz na Grécia: “Programas concebidos com pistola apontada à cabeça nunca funcionam”

    Juventude do Syriza. Foto Left.gr

    Juventude do Syriza quer Congresso extraordinário

    Alexis Tsipras. Foto Left.gr

    Tsipras desafia oposição interna a propor alternativas ao país

    ATEbank. Foto Tilemahos Efthimiadis/Flickr

    Grécia investiga o buraco de 5 mil milhões no ATEbank

    Syriza

    Zoe Konstantopoulou. Foto Left.gr

    “Parlamento foi chamado a ratificar o enterro da sua própria função”

    Discurso de Zoe Konstantopoulou a favor do NÃO ao acordo imposto pelos credores (15 de julho de 2015) Senhoras e Senhores, caros colegas, Começo por agradecer ao especialista independente da ONU para a Dívida e os Direitos Humanos, Bohoslavsky, que…

    Juventude do Syriza quer Congresso extraordinário

    Governo

    Reunião de Alexis Tsipras com a associação de bancos gregos. Foto left.gr

    Governo afasta despejos nas primeiras residências

    A proibição dos despejos nas primeiras residências tem sido garantida através de uma moratória, mas a partir do fim do mês há um vazio legal que as permite. Alexis Tsipras saiu do encontro com a presidente da União de Bancos…

    Grécia investiga o buraco de 5 mil milhões no ATEbank  

    Mais lidos do mês:

    Varoufakis abre o livro: “Você até tem razão, mas vamos esmagar-vos à mesma”

    Yanis Varoufakis

    Leia aqui as conclusões da auditoria à dívida grega

    Auditoria à Dívida Grega

    Leia aqui o “acordo” de Bruxelas (anotado por Varoufakis)

    Yanis Varoufakis. Foto União Europeia ©

    “O FMI está a gozar connosco?”, pergunta Paul Krugman

    Paul Krugman. Foto Ed Ritger/Commonwealth Club/Flickr

    Vídeos

    O gato explica o destino do empréstimo à GréciaEste gato explica o que aconteceu à “ajuda europeia” à GréciaMaria Lucia Fattorelli. Foto Senado Federal/Flickr“A Grécia está a ser usada para encobrir o escândalo do salvamento dos bancos europeus”Alexis Tsipras à saída da cimeira de 12 de julhoTsipras: “Um acordo difícil, mas que permite continuar a luta”Alexis Tsipras à chegada à cimeira da zona euro de 12 de julho 2015Tsipras: “Só haverá acordo se todos o desejarem”Konstantinos Bogdanos, da tv privada SkaiJornalista da Skai até chorou ao imaginar vitória do OXIDocumentário de Paul Mason“E os sonhos irão vingar-se”: novo documentário de Paul MasonAngela Merkel interrompida por protesto.“OXI!, OXI!”, ouviu Merkel nos 70 anos da CDU em BerlimSessão pública no Fórum Lisboa, 2 julho 2015. Foto Paulete MatosVeja aqui os vídeos da sessão pública no Fórum LisboaDeputados do Bloco exibem cartazes de solidariedade com a GréciaSolidariedade com a Grécia no Parlamento portuguêsVaroufakis em entrevista à Bloomberg“Prefiro cortar o braço a assinar um acordo sem restruturação da dívida”Bispo metropolita Anthimos de SalónicaBispo ortodoxo apela ao voto ‘Sim’ e é interrompido por fiéis a gritar ‘Não’Alexis Tsipras na comunicação ao país de 28 de junhoDeclaração de Alexis Tsipras ao país (legendada em inglês)Varoufakis na conferência de imprensa do Eurogrupo - 27 junho 2015Varoufakis: “Credibilidade do Eurogrupo ficou hoje comprometida”A crise grega na Bloomberg: pior que a Grande DepressãoBloomberg: Crise na Grécia é pior que a Depressão de 1929Yanis Varoufakis. Foto União Europeia ©A proposta de Varoufakis que deixou mudo o EurogrupoProtesto do Die Linke no BundestagSolidariedade com a Grécia em protesto no BundestagAlexis Tsipras, Eric Toussaint e Zoe Konstantopoulou“BCE pede-vos mais sacrifícios e vai lucrando com a desgraça”Conferência de Yanis Varoufakis em Berlim, 8 junho 2015Conferência de Varoufakis em BerlimProtesto da central sindical PAMESindicalistas ocuparam Ministério das Finanças gregoERT regressa às emissõesTV pública grega regressou às emissõesManolis Glezos. Foto GUE/NGLGlezos: “Deixe a Grécia em paz, Sr. Schulz!”NERIT deu lugar a ERTTV pública reabre dia 11, mas já recuperou o nomeEuclid TsakalotosTsakalotos: “Europa tem de escolher entre a democracia e as regras dos ricos”Vídeo de Paul MasonA história do Syriza em 5 minutosZoe Konstantopoulou no Fórum Europeu das Alternativas, em ParisZoe Konstantopoulou quer moratória ao pagamento da dívidaUnfuck Greece, pedem os U2“Unfuck Greece”, pedem os U2 nesta digressãoCostas LapavitsasLapavitsas discute saída do euroCosta Gavras homenageado em Cannes“Radical, este governo? A democracia é que é radical”, diz Costa GavrasZoe Konstantopoulou e o chefe da políciaPresidente do Parlamento diz ao chefe da polícia para retirar barreirasPolitólogo belga Eric Toussaint, porta-voz do Comité para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo. Foto GUE/NGL.Eric Toussaint explica trabalho da Comissão da Auditoria à DívidaManolis GlezosGlezos arrancou pulseira de identificação no BundestagYanis VaroufakisEurogrupo: Conferência de imprensa de VaroufakisEntrevista a Alexis TsiprasTsipras: “Um fracasso das negociações será um fracasso para Angela Merkel e para a Europa”Varoufakis“O nosso governo não foi eleito para continuar a mentira dos falsos resgates”Ruins — Documentário de Zoe MavroudiAprovada medida anti-discriminação a portadoras de HIVAndreas LoverdosEx-ministro socialista foi à TV chamar “palhaço” a VaroufakisMario DraghiDraghi apanha susto em conferência de imprensaVaroufakis e StiglitzVaroufakis e Stiglitz discutem crise na zona euroPoderosa e descontrolada: a TroikaPoderosa e Descontrolada: A TroikaAlain Badiou e Stathis KouvelakisKouvelakis e Badiou à conversa sobre a GréciaGrécia: Resultados de cinco anos de austeridadePaulo Batista, do Conselho Executivo do FMI.“O resgate à Grécia foi um resgate aos bancos alemães e franceses”V for VaroufakisQuem disse que os alemães não têm sentido de humor?Os governos de Portugal e Espanha "estão a querer ser mais alemães do que a Alemanha", desabafou Varoufakis ao correspondente da RTP após a reunião do Eurogrupo.Portugal e Espanha “estão a querer ser mais alemães do que a Alemanha”, desabafou VaroufakisDocumentário de Theopi SkarlatosGrécia: o fim da austeridade?Angela Merkel na Casa BrancaMerkel na Casa BrancaFilmes sobre a GréciaFilmes em free streaming<>

    Eurocrise

    Joseph Stiglitz, Nobel da Economia em 2001. Foto BBC World Debate.

    Stiglitz na Grécia: “Programas concebidos com pistola apontada à cabeça nunca funcionam”

    O Nobel da Economia participou numa conferência na Grécia e disse que o programa imposto à Grécia “não tem nenhum sentido do ponto de vista económico”. Em entrevista à agência ANA-MPA, Joseph Stiglitz destacou a “incoerência” do ultimato de Bruxelas…

    Toussaint: “Grécia podia ficar no euro desobedecendo aos credores”

    Vídeos

    O gato explica o destino do empréstimo à Grécia

    Este gato explica o que aconteceu à “ajuda europeia” à Grécia

    O empréstimo desta semana de 7.160 milhões de euros à Grécia, desbloqueado após a luz verde do parlamento de Atenas a mais austeridade, afinal nem chegou a sair dos bolsos dos credores… European Commission confirms $7.16 bn loan paid to…

    “A Grécia está a ser usada para encobrir o escândalo do salvamento dos bancos europeus”

    Sociedade

    Eleni Raikou

    Procuradora acusa responsáveis pelas privatizações e concessões

    A procuradora pública para a luta anticorrupção acusa os dirigentes de terem assinado contratos prejudiciais ao interesse público na entrega aos privados de 28 propriedades públicas. Segundo a agência ANA-MPA, a investigação surgiu após queixas da associação de advogados do…

    Televisões gregas admitem parcialidade na cobertura do referendo

    Solidariedade

    Protesto no pavilhão da Alemanha na Bienal de Veneza. Foto Hito Steyeri

    “Germania” ou “Germoney”? O protesto dos artistas alemães na Bienal de Veneza

    Os artistas do pavilhão da Alemanha e outros trabalhadores da 58ª Bienal de Veneza cobriram a inscrição “Germania” na fachada do pavilhão por uma bandeira da Grécia onde se lê “Germoney”. “Estamos solidários com o povo da Grécia e de…

    Manifestações contra o acordo em Atenas e na Europa

    Segue-nos no Twitter

    “Política imposta pela Alemanha é crime contra a Humanidade”

    Zoe Konstantopoulou

     

    Deputados “despacharam” leis para assegurar financiamento 23 Julho, 2015“Parlamento foi chamado a ratificar o enterro da sua própria função” 23 Julho, 2015Governo afasta despejos nas primeiras residências 22 Julho, 2015Stiglitz na Grécia: “Programas concebidos com pistola apontada à cabeça nunca funcionam” 22 Julho, 2015Juventude do Syriza quer Congresso extraordinário 22 Julho, 2015Tsipras desafia oposição interna a propor alternativas ao país 22 Julho, 2015Grécia investiga o buraco de 5 mil milhões no ATEbank 21 Julho, 2015Toussaint: “Grécia podia ficar no euro desobedecendo aos credores” 21 Julho, 2015Procuradora acusa responsáveis pelas privatizações e concessões 20 Julho, 2015Este gato explica o que aconteceu à “ajuda europeia” à Grécia 20 Julho, 2015

    Corrupção nos submarinos: 32 vão a julgamento Este gato explica o que aconteceu à “ajuda europeia” à Grécia infoGrécia | Página inicial “A Grécia está a ser usada para encobrir o escândalo do salvamento dos bancos europeus” Grécia investiga o buraco de 5 mil milhões no ATEbank Juventude do Syriza quer Congresso extraordinário

    Endereço de email

     

     

    Arquivo 

    Papaconstantinou skourletis porto do pireu refugiados panoussis tsipras pasok syriza bournous taz uefa zoe konstantopoulou varoufakis theopi skarlatos troika toussaint rajoy portugal venizelos submarinos paul mason pablo iglesias sondagens viena stiglitz stratoulis saúde renzi theodorakis polícia sindicatos samaras tsakalotos Schäuble v for varoufakis passos coelho roma siemens pensionist

  8. Percebi nos ultimos dias um

    Percebi nos ultimos dias um movimento de internet e de imprensa tal qual um ataque orquestrado. 

    Parece um preparo para o ódio em agosto. Setembro Dilma cai, Não importa o motivo. 

  9. MESTRE ELIO GASPARI

    Quem aplica o método atribuido ao Simonal (que hoje tem sua honra reestabelecida) esta do lado do bem ou do outro?

    Acho que só o ex contador do mestre em questão pode responder.

  10. A jornalista e

    A jornalista e professora Sylvia Moretzsohn, com elegância e educação (não sei se intencional ou casualmente) desmascarou Elio Gaspari num artigo que postou no Observatório da Imprensa, intitulado “A longa tradição das entrevistas inventadas”, em que faz uma crítica a manipulação e invenção de que sempre lançou mão esse historialista (que não é jornalista nem historiador, mas que tem a pretensão de ser ambos), para impor aos leitores uma versão verossímil do que tenta narrar. Acabei de ler “Golpe de Estado”, dos jornalistas Mylton Severiano e Palmério dória. E agora tenho certeza do farsante e impostor que é esse ítalo-brasileiro; o pior é que ele continua enganando muita gente. 

  11. Os petistas morrem de

    Os petistas morrem de vontade, possuem uma vontade imensa de gritar e estufar o peito que são comunistas. Nunca se contradizem e são perfeitos em tudo. Passam a corda em volta da cintura e dizem que o mundo todo está preso e eles libertos. Me poupe de seus discursos de cunho socialista velado de segunda.

  12. Mestre sim

    Professor sim.  Gapari tem talento incomparável pra destilar veneno disfarçado de sensatez e erudição.  Vender lixo toxico como se fosse material critico, só para os mestres dos disfarces. 

  13. buenospela “imagem vale mil

    buenos

    pela “imagem vale mil palavras” está mais parecendo um garoto-propaganda, ou melhor, uma melhoridade-propaganda… sei lá! se é de estiloso óculos de grau na feição estilosa ou se é de óculos escuros duce sol farniente ou se é de desktop clean para velhinhos pimpões antenados parabolinados ou se é da camisa azul-pastel “volta ao mundo”…

  14. Elio Gaspari não alcança nem

    Elio Gaspari não alcança nem os pés de sua mulher, Dorrit hazarim, essa sim Jornalista do primeiro time,  que acaba de receber um pr~emio que honra sua carreira.  Deve ser frustrante para ele, que se julga bom, coitado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador