Argentinos saem às ruas para protestar após 20 dias de gestão de Macri

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A poucos dias de mandato do novo presidente da Argentina, Maurício Macri, a população já saiu às ruas em manifestação contra as medidas econômicas radicais anunciadas e interferências na Legislação, como a Lei de Meios. Sem passar pelo Congresso, Macri publicou um decreto suspendendo a TV Senado e subordinando a agência do setor ao governo, com a criação de um Ministério das Comunicações.
 
No vídeo, a seguir, é possível acompanhar imagens do ato:
 
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Macri Cagooooooooon ♪ ♪ ♫

Posted by Agrupación Peronista 678 Zona Norte Para Todos on Sábado, 26 de dezembro de 2015

 
Mais informações na reportagem da Rede Brasil Atual:
 
 
Novo presidente já sofre pressão popular por causa de decretos que alteram avanços importantes na democratização das comunicações e no direito a produção e acesso a informação

Milhares de argentinos foram às ruas ontem (29) protestar contra medidas econômicas e políticas adotadas pelo novo presidente Maurício Macri, dentre elas mudanças na Lei de Meios, que regula as atividades dos meios de comunicação no país. Por decreto, Macri suspendeu a TV Senado e subordinou a agência reguladora do setor ao governo com a criação de um ministério das Comunicações.

A Lei dos Meios foi aprovada em 2009 pelo Congresso argentino e estabeleceu uma cadeia de veículos de comunicação comunitários, criou o primeiro canal de TV pública e restringiu a quantidade de licenças de TV a cabo e serviços abertos. A medida obrigou muitas empresas a devolverem o excesso de licenças, e incomodou grandes grupos de mídia, dentre eles o Clarín, que iniciou uma batalha na Justiça para contestar a legislação. Em 2010, a Suprema Corte declarou que a lei é constitucional.

Para a secretária-geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Renata Mielli, as medidas do presidente argentino Mauricio Macri são consideradas um retrocesso na América Latina e devem ser combatidas pelos movimentos sociais. Ela diz que os decretos do presidente Macri representam um “tiro mortal” na Lei de Meios, aprovada em 2009 depois de ampla discussão com a população. Ainda que de imediato não representem mudanças profundas na legislação, os decretos confirmam a intenção expressa, de Macri e do ministro das Comunicações, nesse sentido.

“Aspectos dessa lei preveem a desconcentração, ou seja, a devolução de sinais que excedem o limite que cada grupo econômico pode ter. É como se, no Brasil, a Globo tivesse que devolver canais de televisão que excedem o limite que ela deveria ter. Vale dizer que ele não tem maioria absoluta no Congresso para fazer as mudanças na lei, então ele também vai ter um embate profundo na base parlamentar para fazer mudanças que não sejam por decreto”, afirma Renata, em entrevista à repórter Caroline Campos, do Seu Jornal, da TVT.

Os trabalhadores argentinos também protestaram contra a proposta do presidente Macri de revisar 24 mil contratos de funcionários públicos e 11 mil concursos realizados desde a 2013. A população também protesta contra ajustes na economia que desvalorizaram o peso argentino em quase 30% e elevaram a inflação.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

61 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Me preocupam muito mais  as

      Me preocupam muito mais  as  arbitrariedades que esse presidente argentino está cometendo contra o povo do que pequenas transgressões à norma padrão da língua.

      1. Você está comparando maçãs com peras

        São duas coisas completamente diferentes e uma não exclui a outra. Jornalismo de boa qualidade é imoecavelmente cirreto com a língua e com o com a informação

  1. Macri e o impeachment

    Obviamente  a Argentina sumirá dos noticiários de nossa “democrática imprensa”,  Como lá não há datafolha, não poderão contar o número de participantes do protesto.  Irão ecoar apenas o sempre livre e desinteressado Clarin ( aliás não é este o instrumento para  acordar os militares!!!) .Como disse a Folha ou foi o estadão ou terá sido o Waack, Merval Sandemberg,ou talvez a Catanhede. a nota da Argentina vai ser maior do que a do Brasil. Afinal ela esta fazendo a lição de casa do professor mercado.  Mas acho que os blogs ditos ” sujos” vão trazer o mundo real e produtivo .  Com Macri comandando a Nau dos insensatos lá e Cunha por aqui, acho que em breve a idéia de impeachment será apenas uma triste lembrança. Sem militares ou guarda pessoal  nossos golpistas aqui sempre vão ter medo das ruas.

  2. Ditador

    Ele é da velha escola da direita latino-americana. É presidente eleito, mas tem espírito de ditador. Governa por decreto, minoria no congresso para tipos como esse, não é problema. É um alerta para a esquerda latino-americana se mobilizar e não permitir que outros Macris não surjam em outros países.

    1. 100% contigo neste pensar…

      repare bem

      até por aqui, em AA, não entendem a reação do povo, desconfiando e alegando ser coisa de milicianos por ter sido muito rápida,

      mas entendem e concordam com a atitude do Macri, que também foi muito rápida

      como entender?

      ou então que saquem da história uma outra definição para Democracia

  3. Tem que olhar para essas

    Tem que olhar para essas manifestações com ceticismo.

    Lá, como aqui, houve pequena diferença de votos entre os dois candidatos.

    Uma manifestação ‘de esquerda’ seria o mesmo que uma manifestação de coxinhas pós-eleição aqui, mas a manchete dá a entender que o país já está unido contra o novo presidente…

    1. Trabalhar? Esse é da “meritocrácia aeciana”

      Nem bem assumiu e já está de ferias num luxuoso retiro na chique Villa Angostura, provincia de Neuquen desde o dia 10…

      Demorou 48hs para começar a se mexer com os inundados do Litoral na divisa com o Rio Grande

      Playboy, filinho de papai banqueiro…

  4. Pelo que parece

    Os argentinos também foram vítimas de um estelionato eleitoral.

    Mas o que revoltou mesmo o pessoal foi a demissão dos barnabés contratados a rodo pelo governo K.

    1. Tirou do FPV e botou do PRO e Clarin

      Tirou do FPV e botou e vai botar do PRO e Clarin

      Outro midiota que apareceu ultimamente no blogue falando asneiras…

  5. Em Pais algum haveria tempo

    Em Pais algum haveria tempo logico para a população ESPONTANEAMENTE reagir a medidas de Governo que ainda não tiveram tempo de criar efeitos na vida real. A primeira medida, liberação do cambio, agradou a todos em Buenos Aires.

    Trata-se obviamente de operações de desestabilização programadas pelo peronismo , um movimento que é super organizado há 70 anos e opera por movimentos de rua , alias o peronismo NASCEU de movimentos de rua que tiraram o então Coronel Juan Domingo Peron do prisão na ilha Martin Garcia em 1946, para o poder. Para fazer evita Vice Presidente em 1951 dois milhões de peronistas ficaram nas ruas por 8 horas para pressionar o proprio Peron a indicar Evita para vice presidente, algo que o General não queria porque isso o iria enfraquecer junto às Forças Armadas, que apoiavam Peron mas detestavam Evita.

    Ninguem tinha duvida alguma da reação programada das milicias kirchneristas para complicar a vida do novo Governo, a reação grosseira e anti civilizada da Madame Kirchner ao não passar a faixa e dilapidar a Casa Rosada já era um indicativo do que viria logo em seguida, ela vai fazer o possivel e o impossivel para complicar a vida de Macri mesmo que prejudique a Argentina.

    1. André,sem entrar no mérito da

      André,sem entrar no mérito da legítimidade das manifestações.A questão de Juan Peron nomear Evita para sua vice,creio que era um artificio dele próprio,por qual motivo ele nomeou o fantoche Isabelita?

      O que ele pretendia com essa estupidez?

      1. Foram momentos muito

        Foram momentos muito diferentes separados por 25 anos. Evita era uma FORÇA POLITICA propria e terrivel, mobilizava as massas, era carismatica, queria por que queria ser Vice Presidente mas Peron temia a reação das Forças Armadas que detestavam Evita, já Peron tinha outro nivel de aceitação por ser tambem militar, já Evita tinha má reputação social, tida como

        “vulgar”. Peron foi salvo pela morte de Evita, tres meses depois das grandes manifestações de rua para que ela fosse Vice.

        Já no caso Isabelita, Peron estava muito mais velho, não estava mais interessado em agradar as Forças Armadas e colocou Isabelita para que mativesse um tipo de elo de união das varias facções peronistas e ao contrario de Evita, Peron não temia

        Isabelita, que era inofensiva já Evita dava a impressão que queria tomar seu lugar.

          1. Sim, Peron a temia porque a

            Sim, Peron a temia porque a partir de 1951 a popularidade dela superou a dele entre o povão mas na classe media e na aristocracia ela era odiada e Peron era tolerado, Peron tinha postura de Chefe de Estado, falava muito bem e corretamente, tinha maneiras e posturas corretas, podia se apresentar em qualquer ambiente, tinha vivdo na Europa como Adido Militar e era pessoalmente refinado, Evita era brega mas tinha muito empatia com as massas,  era inculta e

            ignorante alem disso tinha um estigma social que a tornava inaceitavel na elite , era “bastarda”, filha ilegitima, o que naquela época era uma mancha indelevel na ultra conservadora sociedade argentina, muito mais conservadora que a brasileira.

    2. Não se trata aí de pedir

      Não se trata aí de pedir impedimento do presidente mas se opor a medidas antidemocraticas que não precisa de tempo algum para sentir seus efeitos. 

    3. Quanto ódio ao Peronismo

      Liberação do cambio agradou a quem, carapálida? o trabalhador que viu seu salário cair 30% da noite para o dia?

      17 Octubre – Dia de la Lealtad Peronista, sabe porquê? Mais de 1 milhão de pessoas na Praça de Maio pedindo a liberação de Perón. Manifestação programada? Não cuspa na história argentina. Meu pai foi, estava lá, as pessoas iam a pé, se juntando nas estradas, nas carrocerias de caminhões… Nunca houve uma coisa igual na historia politica de lá.

      As manifestações contra Macri são de varios setores do kirchnerismo, claro. Na defesa das conquistas e ações do seu governo, com a legitimidade de 48% dos votos e contra o abuso dos DNU do novo Presidente que quer destruir o que foi feito, na canetada, goela abaixo do povo e do Congreso com apoioé claro, da Midia e da Justiça (soa familiar?). Mas já conta com alguma adesão de “arrependidos”. Aliás, é a palavra de moda nos últimos dias…

      Seu ódio ao Peronismo é visivel e torna seus comentarios enviesados, distorcidos, manipulados. A cada comentario que faz sobre a Argentina percebo que vc não sabe nada sobre esse País.

      As suas opiniões sobre EUA até me abstenho de comentar, pois que não sabe nada sou eu. Agora da idiosincracia, cultura e história da Argentina você toca de ouvido…

      1. Nada a ver. Fui o

        Nada a ver. Fui o comentarista que aqui no blog mais enalteceu Peron e colocou videos sobre a pessoa dele.

        O Peron teve sua era e hoje o peronismo é apenas uma grife de aventureiros, não tem a mais remota ligação com a liderança autentica de Peron, usam o nome dele como chamariz, no resto são apenas produtos de um custosa marketing.

        A liberação da cambio não reduziu os salarios em 30%, o cambio oficial anterior era apenas uma ficção, não havia dolares

        para vender naquele preço baixo, o verdadeiro valor do dolar é o que era o antigo negro, aliás a cotação de ontem era mais baixa do que o negro dos tempos do Kirchber e os preços nos supermercados não subiram do dia da eleição até agora, então como é que os salarios perderam 30%?

        1. Dolarização da economia

          E quem disse que o governo anterior queria vender dolares? Ao contrário, queria forçar a desdolarização da economia mais dolarizada do mundo, herança maldita da ditadura e do seu Ministro José Alfredo Martínez de Hoz, latifundiário e FDP que vendeu o País as multinacionais. O Banco Central tinha uma reserva de só 28 bi de dólares produto da moratória (default). Macri já fez um divida de 8 bi com fundos externos para atender a demanda.

          O argentino, dorme e acorda pensando em dolares, recebe seu salario em peso e mentalmente, automaticamente o transforma em dolar. O cara num dia tinha $ 1000 pesos no bolso e no outro tinha $ 600 pesos porque a economia é dolarizada. Os preços sobem automaticamente com o dólar, como já aconteceu com a carne, a farinha e o azeite e derivados.

          Que ganhou dinheiro com o anúncio 30 dias (?) antes da devaluação? o pessoal da bufunfa, exportadores com estoque de dolares, quem recebeu as retenções (110 bi de pesos retirados do tesouro) antes da liberação do cepo cambiário, que um dia antes tinham 1 bi de pesos em dolares e noutro dia, tinham até um 1,5bi de pesos.

          O Peronismo é análogo ao nosso do PMDB, vai da extrema esquerda à direita (que não chega a ser extrema), direita liberal. Desde 1975, falecimento de Peron, o único movimento interno que se aproximou das raizes foi o Kirchnerismo. O resto nunca foi Peronismo. O resultado, após pegar uma economia falida, é altamente favorável, com crescimento no ultimo ano de 3,5% e desemprego de 6,5%. Ponto

          1. Gênio

             O cara num dia tinha $ 1000 pesos no bolso e no outro tinha $ 600 pesos porque a economia é dolarizada.

            Explica essa mágica. A moeda desvalorizada é que some ?  Tipo, o sujeito olhou a conta no banco e sumiu 400 pesos ?

            Ou vai querer nos convencer que a inflação de preços de um dia para o outro “comeu” os 400 pesos do cidadão ?

            Risível. Pra não dizer outra coisa.

             

      2. Deixa eu entender

        Aqui no Brasil o Dólar valorizou 48,5% em 2015. Uns 30% em praticamente duas semana em setembro.

        Então o trabalhador brasileiros viu seu salário cair quase 50% no ano ???

        Me explica. Não entendi mesmo.

        1. Não tem calculadora?

          Não tem calculadora? Em dolar o salario caiu…

          Mas nossa economia não é tão dolarizada quanto a deles.Nem chega minimamente perto. Internamente influi nos importados e consequentemente, de forma parcial, no que depende dela, na inflação (explica parte dos 10,5%). E externamente diminui o poder de compra. Não tem menos coxinhas comprando Ipad, Ifone e viajando?

          Informe-se, vc não tem idéia das consequencias de uma economia dolarizada como a Argentina. É histórica e cultural.

          1. Não

            E externamente diminui o poder de compra. Não tem menos coxinhas comprando Ipad, Ifone e viajando?

            O que é um coxinha ???

            São aqueles que começaram a comprar celular, computador e viajar para o exterior há uns 5 anos ?

            Se sim, você está correto.

          2. Ué, mas tudo isso só começou

            Ué, mas tudo isso só começou porque a Christina Kirchner aumentou a monetização da dívida soberana do país para bancar suas políticas sociais, o resultado foi uma inflação de dois dígitos. A resposa dela foi a de um político populista típico: pôr a culpa em terceiros. Ela responsabilizou uma suposta restrição na oferta interna de bens, causada pelas exportações. Então ela impôs cotas para a Argentina exportar, uma insanidade econômica para um país que depende de divisas externas mediante exportações de commodities. A medida provocou escassez de dólares e só então ela quis responder, não com o fim das cotas de exportações, mas impondo uma nova rodada de restrições sobre as importações. O Macri removeu as restrições ao câmbio, mas também pôs fim as cotas de exportações, essa devalorização é passageira, quando a Argentina, agora com o peso desvalorizado e sem restrição a exportação, voltar a vender mais para o comércio exterior e ampliar a entrada de dólares, o Macri vai ter instrumentos para recuperar o rating dos papeis argentinos e o câmbio irá se valorizar novamente.

    4. Está na cara

      Macri está tentando extirpar o câncer, mas não será fácil. Em 12 anos os peronistas colocaram 50% a mais de barnabés recebendo dos cofres públicos, todos a serviço do movimento.

      Não imaginei que ele fosse tentar se livrar deles logo de saída, mas pelo jeito,a situação está tão complicada que ele decidiu que a melhor defesa seria o ataque.

      Vamos ver se resiste. Ou pelo menos, se sai vivo.

      1. Troll

        Pegou um Estado Mínimo com um pais falido. Pense, qual foi a politica necessária?

        Para de falar besteira. Não tem nem noção do que escreve…

    5. Macri

      Caramba! O cara começa a governar cometendo ilegalidades e você diz que não “haveria tempo lógico para a população ESPONTANEAMENTE reagir a medidas de Governo que ainda não tiveram tempo de criar efeitos na vida real.”? Você está brincando, não está?

       

    1. um saco qualquer tipo de polarização…

      porque a experiência, com coisas boas, não se transforma em ensino

      mas é o que querem aqui do nosso lado mesmo: sempre dividindo-se, destruindo-se e sempre recomeçando

      1. nenhum governo é em tudo, ou todo, mau

        não caiam nessa

        dominadores sempre trabalharam por aí

        e conseguem dividir os países alvos justamente por aí

    1. O Mercosul foi minado pelo

      O Mercosul foi minado pelo casal Kirchner  desde o primeiro mandato do marido, com BARREIRAS à importação de produtos brasileiros e substituindo por chineses, hoje o maior fornecedor de sapatos da Argentina é a China, antes dos Kirchners era o Brasil. A mesma coisa com auto-peças.

      1.   Grande parte dos

          Grande parte dos industriais do Brasil, tem sobrevida devido as barreiras que o Estado colocam em produtos chineses mais baratos. ~Posso estar errado, mas o Brasil, tinha superavit comercial com Argentina e grande. Agora forçar comprar caros produtos brasileiros na minha opinião não é atitude elogiável.

      2. Nada disso

        Na época de Menem, a importação de sapatos brasileiros acabou com a indústria argentina do ramo sapateiro…

        A fabrica de autopeças fornece grande parte do mercado brasileiro.

        Os acordos com a China seguem os mesmos critérios de acordos brasileiros e de outos paises que o seu consumo gigantesco de commodities obriga…

        Argentina renovou quase toda a sua frota de trens em troca de commodities.

        1. As queixas dos exportadores

          As queixas dos exportadores brasileiras eram intensas nos ultimos  anos, o Mercosul estva em frangalhos, ninguem estava satisfeito e nos ultimo ano a Argentina deixou de pagar o Brasil , a dvida já está em US$5 bilhões e vc diz que está tudo bem.

      1. Brasil, maior parceiro comercial

        Bom para os exportadores do Brasil…. E para a economia argentina? É bom aumentar o déficit da balança?

        Essa lógica do Macri somente vale para o resto do Mercosul (menos Brasil) pois tem saldo da balança positiva com eles. Aliás, não influi em quase nada, pois as medidas restritivas eram basicamente para equilibrar o comércio conosco.

        Não pense muito senão fede…

        1. Não fala besteira, quem

          Não fala besteira, quem arrebentou com as contas externas da Argentina e gerou escassez de dólares foi a própria Christina Kirchner, que impôs restrições às exportações, alegando que a medida visava combater a inflação. A boa e velha estratégia demagógica da esquerda, criam inflação e depois adotam medidas de restrição ao mercado alegando que a culpa é dos empresários. No caso da Kirchner, segundo ela, a culpa da inflação de dois dígitos do país não era da emissão desenfreada de moeda para financiar sua social-demagogia, mas de uma suposta caréstia de mercadorias no mercado interno causada pelas exportações. Ela impôs essas cotas de exportações, a Argentina teve perda de divisas com a queda das exportações e o país começou a ter problemas com as suas reservas cambiais, então ela impôs uma nova restrição, nas importações. Basicamente, foi isso que ela fez, criava restrições e os problemas doravante a elas eram respondidos com novas rodadas contraproducentes de intervenções. Tudo o que o Macri até agora fez foi desmontar essas irracionalidades.

  6. e pouco importa se de direita ou de esquerda…

    simplesmente seguimos indo e vindo de ou para lugar nenhum, em termos de desenvolvimento

    o que um constrói o outro destrói, ou deix parado, abandonado

    o que um conquista o outro é pago, por dominadores, para recuperar

    uma merda, seguindo assim, jamais deixaremos de merecer o MPF que temos

  7. Exemplo pra pensar

    Esta é uma pequena lição para os brasileiros pensarem, sobre o que fazer em 2018.

    Se não houver alterância de poder, o PT vai acabar virando um partido de extrema direita, do jeito que Dilma tem flertado com juros altos. Se houver alternância e o PSDB vencer, será um Macri brasileiro, aí os juros serão mais altos ainda.

    Terceira via nas urnas. Ciro Gomes. Alternamos o poder, sem deixar o poder cair no colo da direita.

    1. Via?

      ´É de extrema simplicidade definir uma “via” apenas citando o nome de uma pessoa.

      Existem muitas pessoas e, ainda, quase 40 partidos políticos, mas, nesta fase do Brasil existem duas vias principais: O surgimos como nação autônoma e com viés social ao mundo desenvolvido, ou permanecemos como colônia e dependentes da economia global que nos explora.

      Alternância é bacana, para o síndico do seu prédio.

  8. Macri Cagón, Macri Cagón…

    Povo na rua entoa:

    “Macri cagoooon! Macri cagoooon!

    Hay un gorila suelto en la Rosada,

    Piensa que este pueblo no va hacer nada,

    Nosotros militamos con el alma y el corazón

    Che gorila, esa casa es de Peron!”

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=wZe0XifZwsw%5D

     

    PS: Para quem não sabe, na Argentina, historicamente se denomina GORILA ao fascista de direita, oligarca retrógrado e consevador.

    (https://es.wikipedia.org/wiki/Gorila_%28denominaci%C3%B3n_pol%C3%ADtica%29)

  9. Não entendo! Macri não está

    Não entendo! Macri não está fazendo o que todos sabiam que ele ia fazer? Porque agora os argentinos estão se queixando? Devia agradê-lo por não ter aplicado um calote eleitoral.

    1. Coxinha misturando tudo

      Coxinha misturando tudo. Macri torna a Argentina uma ditadura e isso o povo abomina, como o Brasil abomina a direita. Se quer comparar a situaçao com o Brasil, esqueça! Pois aqui a Presidenta eh republicana. Tenha vergonha na cara e vai chorar suas derrotas e suas amarguras com seus iguais coxinhas e deixe a democracia em paz! Viva Dilma e golpe nunca mais!

      1. Macri torna a Argentina uma

        Macri torna a Argentina uma ditadura e isso o povo abomina…

         

        Uau!!! O cara não tem nem um mês de governo e já instalou uma ditadura……..ele é rápido no gatilho……mas, como ficam essas manifestações contrárias a um governo eleito democraticamente? Aqui, quando começaram a acontecer contra a Dilma, chamaram de golpe……e lá, o que é?

    2. NRA

      NRA bobão

      faça comparações…….veja se Dilma nomeou ministros do supremo á canetadas???

      voce é bobão ou acha que somos????

  10. Macri é o Collor argentino.

    Macri é o Collor argentino. Foi eleito pelos votos da classe média manipulada pela mídia e está tomando medidas que fazem estes analfabetos políticos perceberem que deram um tiro no pé. Vai ficar sem apoio popular e com os movimentos organizados contra ele.

  11. Isso já era mais do que
    Isso já era mais do que esperado. É gente da turma que perdeu as eleições. Tomando emprestado um discurso bastante em voga pelo oficialismo no Brasil contra os descontentes, esse pessoal deveria entender que não existe terceiro turno e respeitar a escolha legítima e democrática da maioria dos argentinos. Eles precisam aceitar (porque doi menos) que a próxima eleição é só daqui a quatro anos. #naovaitergolpe #nohabragolpe

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador