As Temeríades de um presidente perdido no tempo, por Bernardo Mello Franco

temer_marcela_010-850x567.jpg
 
Jornal GGN – Com o objetivo de melhorar a imagem do presidente Michel Temer, o governo resolveu fazer uma solenidade para o Dia Internacional da Mulher. Entretanto, a ideia acabou se tornando um desastre, graças ao discurso do homem que hoje ocupa o cargo mais alto do Poder Executivo brasileiro.
 
Temer disse que tem “convicção” do quanto a mulher faz pela casa, “pelo lar”, deixando constrangidas servidoras convidadas para a ocasião. Segundo Bernardo Mello Franco, colunista da Folha, os aliados do presidente reconheceram a bola fora, que não foi a primeira em relação às mulheres. 
 
Ao assumir o poder no lugar da primeira presidente mulher no país, Temer montou um ministério só de homens e também rebaixou a Secretaria das Mulheres ao segundo escalão do governo, relembra Bernardo.

 
Leia mais abaixo: 
 
Da Folha
 
Perdido no tempo
 
Por Bernardo Mello Franco
 
Em mais um esforço para tentar melhorar a imagem presidencial, o governo organizou uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O palácio ficou cheio, mas a ideia se revelou um desastre. E desta vez não há como jogar a culpa no marqueteiro.
 
Diante de uma plateia majoritariamente feminina, Michel Temer cometeu deslizes em série. “Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela, do quanto a mulher faz pela casa, do quanto faz pelo lar”, disse.
 
“Na economia, também, a mulher tem uma grande participação. Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados”, acrescentou.
 
O discurso constrangeu parlamentares e servidoras convidadas para a cerimônia. Nas redes sociais, a repercussão foi ainda pior.
 
A secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, tentou defender o chefe. “O presidente Michel é muito mais do que palavras”, disse. Fora dos microfones, aliados reconheceram a bola fora. Não foi a primeira neste campo.
 
Ao suceder a primeira presidente mulher, Temer montou um ministério só de homens, num retrocesso à era Geisel. Completou a obra ao rebaixar a Secretaria das Mulheres ao segundo escalão do governo.
 
Em outro trecho do discurso desta quarta (8), Temer reforçou a impressão de não ter entendido que estamos em 2017. Ele exaltou o fato de que as brasileiras passaram a votar. “A mulher representa, e representava no passado, 50% da população brasileira. E, sem embargo, o fato é que 50% estava excluído”, disse.
 
O voto feminino foi instituído em 1932. Oitenta e cinco anos depois, a exclusão persiste de outras formas. Apesar de serem maioria no eleitorado, as mulheres não ocupam nem 12% das vagas no Congresso. No mercado de trabalho, a discriminação também continua. É o que mostram os dados oficiais sobre renda e emprego, que Temer deveria conhecer. 
 
Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não acho que tenha sido um

    Não acho que tenha sido um deslize. Temer sabe que a misoginia do povo Brasileiro o botou lá. Não adianta tentar conciliar com setores progressistas. Ele está dobrando, triplicando, etc.. a aposta na misoginia e no conservadorismo.

    Acho que se duvidar ele nem é tão machista quanto quer passar… Ele só está falando para o público dele. Mas é pouco para quem iria unificar o Brasil.

    Se bem que, convenhamos, nosso povo MERECE Temer.

     

    1. sugiro q ande pelo brasil,

      sugiro q ande pelo brasil, conheça o interior do Rj, RS, do pará….vá do ceará ao RN pelo interior…..converse com as pessoas.

      o povo brasileiro é muito mais q mimimiSHELL e sua menina comprada na loja.

      o pov brasileiro elegeu 4 vezes seguidas presidentes q mudaram nosso pais pra melhor, reconhecidamente por todo mundo.

      a ultima foi deposta ilegalmete, por um impeachment sem crime. ilegal. um erro.

      não culpe o povo por suas ações.

      se quiser agir, faça no sentido de construir e não destruir.

       

      1. E o que o povo fez ???
        As

        E o que o povo fez ???

        As manifestações contra o impeachment nunca sequer chegaram perto das manifestações a favor…

        Agora mesmo esse governo destrói o Brasil e ninguém se mobiliza. 

        Tinhamos milhões nas ruas em 2013. Contra a PEC, ninguém…

        Macri, que entrou democraticamente, está sob uma pressão infinitamente maior que Temer.

        A propósito, tivemos eleições municipais em outubro de 2016, e a oposição a Temer foi estraçalhada nas urnas !!! A Base governista teve uma vitória esmagadora.

        O Principal avalista do golpe, o PSDB, foi grande Vencedor das eleições municipais. O PT JAMAIS chegou perto das prefeituras que o PSDB amealhou em 2016, nem no auge de popularidade de Lula e Dilma.

         

    1. Não.
      É improvável que isso

      Não.

      É improvável que isso pudesse acontecer.

      No Século VIII ainda não existíamos.  Á época, 

      nem em sonho. rsrs

  2. Os facínoras do judiciário do

    Os facínoras do judiciário do brazil bananeiro que provocaram a morte da Dona Marisa Letícia, perseguindo-a por causa de um barquinho de lata, são incapazes de investigarem os gastos nababescos da esposa do pedófilo Mishell Cunha Temer de Marinho .

    Assessores do pilantra golpista contrataram SEM LICITAÇÃO uma luxuosa lancha para servir a ninfeta e familiares :

     Resultado de imagem para aluguel de lancha pela familia temer

  3. Olha o nível…

    Hanna Arendt demonstrou que o mal é banal. Pena não ter conhecido Michel Temer, teria mostrado ao mundo que o mal é também burro, retrógrado, obtuso, bitolado…

    Quem pensa nos membros do Golpe dos Corruptos como inteligentes e ardilosos malvados talvez, se começasse a prestar atenção, concluisse que são apenas um bando pobre de deslumbrados oportunistas de momento, ratos de esgoto, urubus… E isso vale para desde Aécio Neves da Cunha até Sérgio Moro, passando por mediocridades como Dallagnol, Janot, os juízes do STF, sem falar no óbvio de nossos deputados federais e senadores. Talvez o único que tenha um pouco de inteligência seja Eduardo Cunha. Mas esse não vale já que ganha pela hipocrisia.

    Da mesma forma, é difícil de atribuir alguma inteligência a instrutores estadunidenses, aqueles a quem os deslumbrados desbundados brasileiros fazem loas. As fórmulas que usam são as mesmas há décadas e valem tanto para vender automóvel usado (os “Honest Joes”), escova, de porta-em-porta para donas de casa quanto para estuprar mercados de hipotecas. Tacanhez combina com ganhar dinheiro safado.

    Pobreza…

    1. Pra mim eles se equivalem aos


      Pra mim eles se equivalem aos assaltantes do Banco Central de Fortaleza: PLanejaram e executaram meticulosamente o assalto, mas estão se enrolando na divisão e “gastança” da bufunfa.

    2. Eles são tão burros que

      Eles são tão burros que estraçalharam a esquerda no Brasil. Colheram uma vitória estrondosa e que bvai perdurar por décadas… Escreveram o plano de governo deles na constituição, tornando as eleições irrelevantes por 20 anos.

      Imagina se fossem inteligentes…

      Inteligente é a Dilma, que confiava cegamente no namorado da diretora da Isto é em Brasília (O Zé da Justiça) que chamava ela de maluca para baixo.

       

  4. Deslize?

    Deixa ver se entendo o que tenho lido nestes últimos dias.

    A política econômica, Meirelles à frente, com este tratado como burro, ou seja, como um ignorante naquilo que estudou com afinco.

    Agora, Temer comete deslizes, já não se trata do modo como o seu governo conduz qualquer política social que envolva a mulher, como a previdência, o aborto.

    Eles fazem o que querem, do modo como pensam. “Tecnicamente”, diria algum especialista.

    Boa época, então, era a do Lula-Dilma, em que uma fala de chefe de Estado era motivo para saraivadas críticas, irracionais, preconceituosas, misóginas, racistas. Ahhh, estas sim, com justificável destempero!

  5. Isso lembrou o Nassif quando

    Isso lembrou o Nassif quando chamou o pessoal do PSDB de velhos vikings. Parece que a gente tem que retroceder mais um tantão com o velho dinossauro Temer e seus homens da pedra lascada. Lascada mesmo.

  6. Muitas vezes vermos uma realidade que está escondida….

    O governo Temer está fazendo um favor às verdadeiras esquerdas, limpando-as e mostrando o cenário real que estamos. As ilusões das feministas que achavam que sozinhas conseguiriam umas efêmeras vitórias de colocar as sua pautas acima de tudo e de todos, está sendo desmanchada, e os demais movimentos sectários e individualistas de todas as outras minorias ou mesmo maiorias, como as mulheres, tem que entender que, por mais que relutem, a pauta deve ser única.

     

    O PSOL, partido especializado em movimentar minorias mostrou a sua cara com um de seus eminentes membros participando do festim direitista, inclusive se mostrando neste festim como o Bufão da Corte. Mostrando como a inconsistência ideológica é pega em armadilhas com facilidade.

     

    É chegado o momento não de autocríticas, mas sim de assumir posições consequentes e unitárias, pois somente desta que as reivindicações setoriais serão satisfeitas.

     

    Chega de divisão, a luta é unitária é de todos, ou todos se salvam ou ninguém se salva. Parece que ninguém entendeu que o método empregado pelos colonialistas de dominação, utilizando o lema DIVIDIR PARA GOVERNAR, nunca ficou tão claro nos últimos cinquenta anos. Da mesma forma está se esvaziando o famoso discurso de alguns da pseudo esquerda de negar a divisão da sociedade, como se os conceitos de esquerda e direita estivessem desaparecidos e os “novos” problemas criados por “novas situações” como o machismo, o racismo e outros não foram inventados neste último meio século, porém os militantes das causas sectárias acharam que os dividindo e tirando da vala comum da opressão capitalista solucionariam isoladamente cada um.

     

    Aqueles que continuaram pensando em esquerda e direita, em dominador e dominado, em capital e trabalho foram considerados por muito tempo como seres jurássicos que não se adaptaram as “novas condições de trabalho e relacionamento social”, porém o Governo Temer, e mais outros governos que aparentemente tentam mostrar ou mostram o mesmo perfil, estão reduzindo estas reivindicações setoriais ao lixo, e enquanto “os coletivos” não se transformarem em um só coletivo sofrerão cada vez maiores derrotas.

    1. Se voce acha que o PSOL é

      Se voce acha que o PSOL é inimigo da esquerda começo a entender o que está ocorrendo no país. É vergonhoso querer julgar um partido por uma ação individual de um parlamentar. Chama a atenção a análise baseada numa fofoca ao mesmo tempo que esquece as ações de Lula e Dilma se juntando ao que há de mais retrógrado no país. Claro, Lula e Dilma tinham razões para colocar Meireles na fazendo ou fazer aliança com Maluf nas municipais ou colocar Temer como vice… O espaço é pequeno para tanta calhordice. E ainda termina com uma chamada à unidade. Parabéns.

      Espero que publiquem minhas intervenções. Parece que há uma seletividade abjeta na escolha do que publicar neste blog.

      1. Fofoca?

        O cara tava lá no meio das feras, se lambuzando com as feras e tu vens aqui dizer que o cara é ovelhinha? E a discussão aqui é sobre o anacronismo deste desgovenno.

  7. E-da-í?!
    Quem vai tirá-lo de

    E-da-í?!

    Quem vai tirá-lo de lá? A mídia e a lava jato? Só se ele não entregar o que falta entregar.

    O “mercado” não está nem aí pra recessão – pelo contrário, afinal, os salários tinham “subido demais”.

    O “setor produtivo”? Ora, parte está intimidada ou presa, enquanto outra parte é parceira no golpe.

    Portanto, o que está em negociação agora são os termos para “estancar essa porra”, nada mais; quem vai ser jogado às piranhas junto com o PT, PT, PT, e quem fica.

    Bem vindos à “PÓS REPÚBLICA”.

  8. Ele…

    …achou um discurso escrito por Marechal Deodoro e imaginou que seria bom para homenagear as mulheres e um velho amigo.

  9. A Marcela foi, hoje pela

    A Marcela foi, hoje pela manhã, às compras. Encontrou-se numa fila com a Sra. Moro e se mostraram escandalizadas com o preço da ALFAFA. A Sra. Alexande de Moraes “tomou para si”  as palavras e a indignação das amigas. 

  10. Duas uma, ou foi desleixo da

    Duas uma, ou foi desleixo da assessoria que não deu uma passada no discurso, ou é isso mesmo que alguns dizem. A maioria dos brasileiros acha isso aí mesmo e considera que o presidente falou bonito. Espero que não

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador