As vozes de 1964, por Carlos Heitor Cony

Da Folha

Vozes de 1964
 
Carlos Heitor Cony
 
RIO DE JANEIRO – Em seu livro de memórias, JK conta que, em 1962, viajando de São Paulo para o Rio de carro, ia meditando sobre as dificuldades nacionais quando, ao passar por Aparecida, olhou o Santuário de Nossa Senhora e ouviu uma voz interior que, na ocasião, parecia a própria voz da padroeira nacional. A voz lhe pedia que salvasse o Brasil.
 
Moisés descolou a tábua das leis vendo e ouvindo o Senhor. Maomé recebeu delegação pessoal do Arcanjo Gabriel. Joana D’Arc também ouviu vozes que lhe pediam a salvação da França. Pulando do Sinai e de Orléans para a Rio-São Paulo, o general Mourão Filho também ouviu a voz da Virgem Aparecida incitando-o à salvação nacional.
 
Mas não foi só ele que ouviu vozes. Carlos Lacerda, na noite de 1961 em que recebeu de volta a mala que deixara no Palácio Alvorada (ele entendera que havia sido convidado por Jânio Quadros para ali pernoitar), de repente sentira no peito uma opressão, logo traduzida numa espécie de voz interior que lhe cobrava a salvação das instituições. Sozinho no carro em que deixara o palácio e se dirigia para um hotel, “vendo aquela arquitetura de futurologia, aquelas estátuas, aquelas luzes, e eu sozinho no automóvel”, começou “a ter a sensação de que estava carregando o Brasil dentro do peito”.

 
Também o marechal Odylio Denys, aí pelos inícios de 1962, sentiu no peito esse tipo de opressão cívica e, se não chegou a ouvir vozes, ouviu pelo menos a voz do dever que o obrigava a conspirar para que o Brasil não se tornasse comunista.
 
JK não podia supor que a Virgem Aparecida, de quem também era devoto, tivesse aquele grau de intimidade com Mourão Filho, de quem também, se não devoto, pelo menos era amigo. Ambos haviam nascido em Diamantina. De Lacerda, tal como daqueles frades espanhóis dos folhetins do século 19, ele sempre podia esperar as piores coisas.
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pelo que me consta o Cony tb

    Pelo que me consta o Cony tb ouviu vozes em 64 para ser tão favorável ao golpe militar.

    Ele apoiou o golpe e tempos depois começou a combater.

    Hoje desfruta de uma bela aposentadoria ,graças a anistia.

    Sào Madalenas arrependidas

    1. Hoje todos pagamos essas

      Hoje todos pagamos essas indenizações, joe, por causa das boçalidades dos donos da verdade e da mentira que interromperam vidas e carreiras por não terem estrutura psicológica nem intelectual para ouvir críticas. Tudo em noem da “liberdade e da democracia.

  2. Desses políticos descritos po

    Desses políticos descritos po Heitor Cony, como pessoas eleitas para ouvir vozes divinas, só poderia acreditar no que teria dito Juscelino, porque os demais jamais mereceriam confiança no que diziam enquanto vivos. 

  3. Cony e Toninho Malvadeza

    Nunca vou me esqueçer do Cony defendendo a biografia de Antonio Carlos Magalhães, por ocasião de sua morte, na rádio CBN. Toninho Malvadeza, um dos políticos mais safados deste país, recebendo elogios do Cony nas ondas do rádio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador