Aumentarão as pressões pela saída de Bolsonaro e Guedes, por Luis Nassif. Comentário de Vera Venturini

Não será desta vez que o país sairá da sua imaturidade para caminhar em direção de uma nação íntegra porque não tem lideranças ou instituições que farão a travessia.

Aumentarão as pressões pela saída de Bolsonaro e Guedes, por Luis Nassif

Comentário de Vera Venturini

Penso que o Brasil está num momento crucial de amadurecimento em sua história. Ou cruzamos esse Rubicão ou teremos mais 100 anos de solidão. Mas pressinto que teremos mais 100 anos de solidão a acrescentar aos 500 anos passados. Não será desta vez que o país sairá da sua imaturidade para caminhar em direção de uma nação íntegra porque não tem lideranças ou instituições que farão a travessia.

Na história recente vizinhos latino-americanos prenderam os torturadores e assassinos das ditaduras militares. Qual o significado desse tipo de ação na história de um país e de sua formação? Com relação ao mesmo período no Brasil promovemos a impunidade e temos hoje uma figura abjeta que faz apologia da tortura governando o país, apoiado pelos militares. E que foi expulsa do exército por desobedecer uma regra crucial da instituição: a disciplina. O mesmo ocorre no Judiciário, cujo exemplo ostensivo da Lava Jato e a permissividade de todos os escalões acabaram por destruir a economia e levar ao poder politico uma malta de hipócritas, corruptos e bandidos. Na grande imprensa temos o mesmo fenômeno: nenhum respeito a “instituição” do qual seus donos fazem uso para ganhar dinheiro e poder. A elite financeira é o que é: predadora, ignorante e com um profundo desprezo pela nação e pelas instituições que se dobram aos seus desejos a cada tentativa de mudança politica e social.

Reportando-se a crise humanitária atual: quem terá coragem de investigar, julgar e condenar os responsáveis pela morte de milhares de brasileiros pela covid na imensa campanha de desinformação que foi desenvolvida pelo governo federal e disseminada por grandes organizações religiosas e políticas?

Qual líder político de oposição terá coragem de enfrentar todo esse sistema apodrecido de poder para atravessar esse Rubicão. O PT esteve no poder e mostrou-se completamente despreparado e acomodado para enfrentar esses problemas estruturais. Ao contrário, acentuou-o, submetendo-se a regras corporativistas do judiciário, da procuradoria, da imprensa e aceitando todas as imposições da elite econômica para não criar conflito. No plano político apequenou-se associando-se a bandidos religiosos e delinquentes políticos. E assim deixou de exercer a política em sua grandeza conquistando o Estado e não submetendo-se ao mesmo(conceito de Maquiável).

E a travessia exige muito mais de um líder do que Ciro biruta de aeroporto ou o iniciante Boulos. E quais as figuras referenciais na direita? Indecentes FHC, Huck e Bolsodória?
Também nas instituições do país não há nenhum sinal de resiliência com um Judiciário apartado da nação, cujo exemplo maior são os conselhos federais pró formas que mantém a impunidade de seus membros, a imprensa submetida aos interesses financeiros e as religiões propagando a ignorância e servidão.

Na primeira vez que votei num presidente, por desinformação, deixei de apoiar o combativo e guerreiro Brizola para votar em Lula. Hoje me arrependo. Que falta faz um corajoso Brizola na história desse país.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “O PT esteve no poder e mostrou-se completamente despreparado e acomodado para enfrentar esses problemas estruturais. Ao contrário, acentuou-o, submetendo-se a regras corporativistas do judiciário, da procuradoria, da imprensa, e aceitando todas as imposições da elite econômica para não criar conflito. No plano político apequenou-se associando-se a bandidos religiosos e delinquentes políticos.”
    Meu primeiro voto, na vida, foi em 1982, em Leonel Brizola, para governador do RJ,onde eu residi até 1989.
    Eu estudava em um colégio de classe média/classe média alta, o Colégio Impacto, em Copacabana, cujo diretor era um militar reformado. Já com as eleições se aproximando, numa conversa com alguns colegas, falou-se de política, e alguém começou a perguntar em que candidato iríamos votar. Quando eu declarei meu voto em Brizola, essa pessoa me olhou, espantado: “Você é comunista?”
    Pois é. O PT fez tudo isso que a Vera Venturini disse, e ainda hoje essa alimária que ocupa o Palácio do Planalto ainda fatura simpatia (e votos) entre a opinião pública em geral – e não apenas o gado – vociferando contra o radicalismo totalitarista da “esquerda”, e seus sonhos molhados de sovietizar o Brasil.
    O problema não é o gado, que é minoria. O problema éo brasileiro médio, como o meu antigo colega de ensino médio que achou que eu era comunista por declarar voto em Leonel Brizola.
    É esse brasileiro, que acredita em Bolsonaro e em mamadeira de piroca, que elegeu esse desgraçado, e, provavelmente, vai mantê-lo no cargo em 2022.
    Se for o caso, é claro.

  2. Pronto,se tinha desconfianças não mais as tenho.
    Sempre entendi,desde da formatação e preparação da candidatura de Fernando Haddad,enquanto Lula V puxava cana,Luís Nassif,o mais brilhante jornalista de sua geração,estava por trás dela.
    Aliás,Nassif e os meus detratores sabem disso,por que tenho centenas de comentários publicados aqui no Blog nesse sentido.Basta abrir os arquivos.
    A publicação do comentário de Vera Lúcia Venturini,dando ares de artigo e cutucando Lula com vara curtíssima,é o tipo episódio do gato escondido com o rabo de fora.
    Os comentários de Dona Vera Venturini caí ou caia bem na turma do Pica Pau Amarelo,dada falta de conhecimento de geopolítica ou da própria política brasileira em estágio mais profundo.
    Com quem tem que me pagar,eu te pago dobrado.
    Nassif,quer como jornalista,quer como cidadão,tem seu direito sagrado em votar em quem bem queira.
    Agora,essa história da publicação do comentário dela assumindo ares de artigo,das duas duas: Ou uma generosidade e fidelidade dela ao Blog,ou uma retribuição pelo CPF/MF dela ter 3 dígitos.
    Quando se faz um brilhante e correto artigo esculhanbando a grande mídia,por que excluir os Blog’s sujos,mal lavados ou limpos dele?
    Ora,quando detecto que a Blogosfera tornou-se o maior ponto do País,não dá para descarimbar quem quer seja.
    Nassif sabe ou devia saber,que o herdeiro político de Lula é Guilherme Boulos,nunca Fernando Haddad,um bom técnico,mas politicamente falando,um cópia fiel e autênticada de Dilma Rousseff.Um quiabo duro que não empolga nem frade de pedra.”Errar é humano,persistir no erro,burrice de hipopótamo”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador