“Auschwitz é para a guerra o que Manaus é para crise sanitária”, analisa Pedro Serrano

Jornal GGN – O jurista e professor de Direito Constitucional, Pedro Serrano, analisou o conflito da democracia atual, o populismo autoritário de Bolsonaro para o país e a alienação política em tempos de pandemia de Covid-19 no Brasil, em entrevista à TV GGN.

Em dura reflexão, para Serrano, o campo de concentração de Auschwitz é para o poder político em tempos de guerra o que Manaus hoje significa para a crise sanitária.

“Auschwitz, o que Auschwitz significa? Para poder político em tempos de guerra, Manaus significa para questões sanitárias, para o exercício do poder político em questões sanitárias, é trágico. Não há outro Estado no mundo que tenha exercido de maneira mais agressiva nos direitos humanos o poder político em tempos de crise sanitária como o Brasil. Aliás, eu não conheço na história”, afirmou.

Ao falar sobre a democracia constitucional e Jair Bolsonaro, Serrano comparou o governo atual com o fascismo e o nazismo. “Constrói-se um povo na ideia da homogeneidade, diferente dos outros povos, que são potencialmente inimigos, é a política como uma construção de amigos e inimigos. Há uma forte ligação do Bolsonarismo com as ideias nazistas.”

Segundo ele, o papel da imprensa nessa construção democrática fortaleceu o garantismo da Justiça, em casos como o da Operação Lava Jato e o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “o que fizeram com o Lula. Há um auto-cancelamento, auto-censura, provocada, ideológica, tiram o sujeito da existência.”

“A forma de noticiar é pusilânime. É óbvio que há um noticiário abertamente ideológico no Brasil, abertamente parcial”, disse. “Cria-se realidade todo os dias nas notícias, quem é a origem do Fake News é a grande mídia”, continuou.

Outra crítica do jurista à política feita com base no Bolsonarismo, e que também envolve todos os segmentos -centro, esquerda e direita, é a discussão sobre o próximo presidente da República. Para Serra, “não é hora de discutir quem seja o candidato”.

“Eu não entendo o que está havendo com as nossas lideranças, sinceramente, ficam aí discutindo 2022, como se não estivéssemos atravessando uma crise dessa natureza. Eu acho um absurdo gente discutindo disputa de poder em 2022 como se a vida estivesse em plena normalidade”, criticou.

Assista na íntegra:

 

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

EUA não reconhecem Palestina como Estado no Conselho de Segurança da ONU

Para o vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wook, cabe aos israelenses uma negociação com…

5 horas ago

Em agenda na Colômbia, Lula sugere a retomada da Unasul

Integração sul-americaana poderia gerar avanço além da esfera econômica; Brasil deixou a Unasul em 2019,…

6 horas ago

Justiça fecha escolha de jurados para julgamento de Trump

Seleção para suplentes será retomada em Nova York na sexta-feira; ex-presidente enfrenta 34 acusações criminais

6 horas ago

Google demite funcionários que demonstraram apoio a Gaza

Empresa justificou a ameaça de ocupação como violação inaceitável das políticas do Google; trabalhadores dizem…

7 horas ago

Petro recebe Lula e propõe aliança estratégica para alavancar a América Latina

Em agenda oficial de Lula na Colômbia, mandatários discutiram o fortalecimento da cooperação bilateral em…

8 horas ago

CIA, a principal ferramenta do ‘Estado profundo’ americano, por Valdir Bezerra

No final das contas, temos uma situação em que a CIA é quem acaba controlando a…

8 horas ago