Banco Mundial diz que Weintraub fica na entidade até outubro, cumprindo atual mandato

A cartilha antiglobalista de Weintraub não combina com a função na instituição, já que terá que defender uma agenda progressista

Jornal GGN – O Banco Mundial recebeu a comunicação oficial do governo brasileiro indicando o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub para o cargo de diretor executivo no conselho administrativo da entidade. Para que ele assuma, é preciso que os demais países do grupo do qual o Brasil faz parte aceitem. Não há registro de que alguma candidatura do Brasil tenha sido contestada, então é possível que seja eleito. No entanto, ele assumirá um cargo cujo mandato termina em 31 de outubro deste ano, quando deverá ser feita nova nomeação e nova eleição.

Weintraub e o cargo vão ter que se ajustar. A cartilha antiglobalista de Weintraub não combina com a função na instituição, já que terá que defender uma agenda progressista, de políticas de equalização de oportunidades entre gêneros e o apoio a projetos ligados à mudança climática. Weintraub trabalhará em uma das principais instituições multilaterais do mundo que, desde sua fundação em 1944, congrega 189 países e funcionários de perto de 170 nações.

O ex-ministro também terá que dar conta de seu gênio, pois o Bird tem regras rígidas que preveem punições a desvios de conduta. Além disso, como alerta o jornal O Globo, o termo diretor-executivo pode ser enganador, pois a função do cargo é mais que executiva, e tem em sua essência a política e a diplomacia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

4 comentários

  1. Um completo idiota como Weintraub em uma instituição séria como o Banco Mundial, aonde NÃO se tolera comportamento infantil? Ele não irá durar um mês rs…

  2. Esse sujeito desenvolveu seu papel de para-choque do desgoverno com muita desenvoltura a ponto de criar ciumeiras entre os mais próximos da bandalheira.
    isto é fato.
    Agora,o que o sistema mais golpista do país está fazendo é de se chamar atenção. Ontem,em diversas reportagens em todos os seus meios de mídia golpista,buscaram enfatizar que o sujeito teria caído para cima.Insistentemente repetiam o salário de R$250 mil dólares transformado em reais com o objetivo claro de inflar junto a opinião pública o benefício,salário,provavelmente muito inferior ao de muitos apaniguados da sistema golpista.
    Não podemos cair nessa armadilha. O que está em jogo não é a manutenção ou não desse sujeito que ocupa a presidência da república. O que está em jogo é a manutenção desse sistema entreguista do país,da exclusão dos mais pobres de qualquer assistência por parte do Estado e da super-exploração dos trabalhadores.
    É disso que se trata. Deles,sabemos,que não aguentam um traque de investigação. Nenhum deles.
    Se fizessem com eles o que fizeram com o presidente Lula muito provavelmente não passariam,como estamos vendo,da primeira fase de qualquer operação policial honesta.

  3. O Banco Mundial tem todo um discurso sobre a importância da participação da sociedade civil, da accountability da instituição, e da defesa de valores iluministas. Weintraub não tem as mínimas condições de assumir uma diretoria, sob pena de desmoralizar a instituição. Não tem condições técnicas, pois sua única experiência profissional na área foi num banco privado que quebrou, além de ter tido uma gestão inepta no MEC. Não tem condições políticas, pois é um sujeito descompensado e fanático. Não tem condições éticas, pois tem ideias e práticas racistas, que resultam em processo contra ele na justiça. A sociedade civil brasileira deve fazer uma campanha pública contra a nomeação de Weintraub. Acho que as entidades representativas dos professores universitários deveriam liderar a campanha.

  4. Seria de bom tamanho que a Interpol fosse acionada para monitorar o distinto. Caso venha ser condenado pelas ações nada republicanas, que protagonizou e reincidiu contra o STF, seria prudente monitorar seu paradeiro para evitar surpresas.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome