Bolsonaro dará “poder inédito” a Moro, que vai refletir nos próximos governos, diz Kennedy Alencar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Senado
 
 
Jornal GGN – O plano de Jair Bolsonaro é oferecer, na quinta (1º), não apenas um Ministério da Justiça turbinado a Sergio Moro, mas também o poder de influenciar em outros setores, com a finalidade de levar a metodologia aplicada na Lava Jato em Curitiba para Brasília. É o que informa o jornalista Kennedy Alencar, nesta quarta (31).
 
Segundo o jornalista, a ideia é que Moro comande o Ministério da Justiça “num formato de poder inédito no país e que poderá sobreviver aos futuros mandatos presidenciais.”
 
A Moro seria concedido o direito de escalar as cabeças de comando da Polícia Federal e bater o martelo sobre o próximo procurador-geral da República. É por isso que aliados de Bolsonaro andam ventilando nos bastidores que ele irá desrespeitar a lista tríplice do Ministério Público. A intenção é escolher um nome para a PGR totalmente comprometido com a Lava Jato.
 
“De acordo com um político que participa das discussões do entorno de Bolsonaro, a ideia é trazer a Operação Lava Jato para Brasília e o centro do poder federal numa escala de poder mais ampla do que nos tempos de Rodrigo Janot e Raquel Dodge – respectivamente, os dois últimos procuradores-gerais da República.”
 
Com esses poderes, Moro poderia “influir na formatação futura do Ministério Público, das polícias e do próprio Judiciário.”
 
Hoje, a equipe que cuida da transição de governo anunciou que o Ministério da Justiça deve acolher a Transparência, a Controladoria-Geral da União, a pasta de Segurança Pública e o Coaf.
 
Leia mais aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O q a “teoria” parece

      O q a “teoria” parece esquecer (provavelmente de propósito) é q não foi Sérgio Moro q julgou, condenou e prendeu Lula e os demais politicos corruptos… 

      Foi a JUSTIÇA brasileira, nas suas varias instâncias!

      Lula foi julgado e condenado por Moro e teve asua pena AUMENTADA pela turma da 2a. Instância…

      Perdeu TODAS as apelações q tentou, inclusive no STF!

      A Justiça foi comprada?

      Todos trabalham pra CIA?

      Todos estavam combinados com o objetivo de eleger Bolsonaro?

      Provavelmente os 57 milhões de eleitores tb…

       

  1. É a lava jato forever
     
    … e

    É a lava jato forever

     

    … e o fascismo é facinate, deixa agente ingnorante, facinada

    e é tão fácil ir adiante, esquecer que a coisa toda tá errada…(H. Gessinger)

  2. Ontem, em comentário em

    Ontem, em comentário em matéria focando o mesmo tema, duvidei da possibilidade do Juiz Moro aceitar o que parecia ser apenas uma reles demonstração de sabujice por parte do presidente eleito.

    A par do noticiário de hoje, no qual é dado como certa a aceitação do convite, só me resta afirmar que estaremos diante de um escândalo, de uma imoralidade de uma desfaçatez sem igual na história recente do país. 

     

  3. Falta alguém do MBL como porta voz ou ministro das comunicações

    vai ser uma beleza no país:
    O presidente das fake news
    O ministro da justiça das prisões sem provas

    A ciência e tecnologia a serviço da produção de ferramentas de espionagem

  4. Pessoal do PT que fique com
    Pessoal do PT que fique com as barbas de molho, eles vão vir com tudo pra cima.
    Se a oposição fizer qualquer tentativa de perturbação ao governo do Coiso a PF vai vir pra cima com tudo. E se ficarem quieto vão vir pra cima também. Tudo o que Moro e a lavajato fez até foi perfumaria em comparação ao que está por vir,,,,,O inferno está recém começando,,,,,

  5. Não vejo nenhuma novidade. O

    Não vejo nenhuma novidade. O ministro da justiça sempre teve papel de destaque na escolhas relativas a PF e a PGR. A palavra final continua sendo do presidente e, no caso do PGR, do Senado que precisa aprovar o nome. Janot era 100% lava jato ninguém pode ser mais do ele foi, apenas  a operação chegou no seu prazo de validade, já deu o que tinha de dar, de nada adianta levá-la para Brasília. 

  6. O verdadeiro líder fascista
    É o Moro…este, embora também não saiba falar, nem discursar é o “cara”, o cara mau….
    Pobre povo pobre, brasileiro. E, em linhas gerais, todos nós.

  7. Moro prendeu Lula para eleger Bolsonaro

    Alex Solnik

      

    Moro prendeu Lula para eleger Bolsonaro

     

    31 de Outubro de 2018
    Compartilhe no Google +

    Compartilhe no TwitterCompartilhe no Facebook

     

    Agora está tudo explicado. O convite ao juiz Sérgio Moro para ser o que quiser no futuro governo Bolsonaro é o reconhecimento público pelos bons serviços prestados ao candidato da extrema-direita e que foram decisivos para sua eleição. Talvez mais que as fake news impulsionadas por WhatsApp.

    Moro foi seu grande cabo eleitoral não só por centrar fogo no PT desde o início da Lava Jato – se a apuração fosse imparcial as investigações na Petrobrás deveriam ter começado pelos governos do PSDB – mas por tirar das eleições o seu principal adversário.

    Como se vê agora, só Lula era capaz de derrotar o capitão. Estivesse solto, a julgar pelo ritmo das pesquisas, venceria no primeiro turno, de lavada.

    O empenho de Moro em prender Lula sem provas, num processo que não resiste a uma análise jurídica séria, quando liderava as pesquisas eleitorais, depois impedir a concretização do habeas corpus que o libertaria e finalmente divulgar trechos de uma delação de Antônio Palocci com acusações genéricas a Lula sem provas às vésperas do primeiro turno tinham o objetivo que somente agora ficou explícito: eleger Bolsonaro.

    Muita gente achava que ele só queria destruir Lula, mas não era apenas isso: ele queria eleger, pela primeira vez na história do Brasil, um candidato que reza pela mesma cartilha política que ele, enquanto vendia ao distinto público a ideia de que era uma cruzada pela honestidade na política, pela salvação nacional, pela esperança de um novo sol raiar no horizonte.

    As camisas pretas que costuma usar não deixam dúvidas quanto às suas preferências políticas.

    https://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/373762/Moro-prendeu-Lula-para-eleger-Bolsonaro.htm

     

  8. Moro vai negociar as condições.

    O $ergio Moro vai ver se a bufunfa que ele abofelará mensalmente valerá apena.Se ele achar que vale mais apena esperar a boquinha no $TF, ele dirá tu fica me devendo essa é ainda não dá muito na vista

  9. Será

    Largar a Magistratura Federal com salário bom para ser Ministro, que é cargo em comissão, podendo ser exonerado a qualquer tempo, sem poder retornar à Magistratura………….Talvez o Bolsonaro esteja se armando para se livrar do Moro……..

  10. Não amigos esta é a guinada totalitária.

    Me parece que está é finalmente a guinada totalitária. A Republica dos togados pode estar se instituindo.

  11.  O STF será  oficializado,

     O STF será  oficializado, finalmente , como um puxadinho de Sérgio Moro. 

    Esta é a Nova Ordem a qual tanto falava o procurador Carlos Fernando …

    Basta de intermediários…Moro no poder !

    Só tem um risco, quando a canoa virar, a Direita morre toda abraçada…

     

  12. Parece que o novo ocupante do

    Parece que o novo ocupante do Palácio do Planalto dará poder inédito a todos os ministros.

    Aqueles que o escolheram para presidente descobrirão que elegeram a rainha da Inglaterra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador