“Brasil vive enfraquecimento da democracia”, diz Lula ao receber título honorário de Paris

Presidente da França, Fraçois Hollande, disse estar "muito feliz" de receber Lula para discutir luta contra desigualdades

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – “O que está ocorrendo no Brasil é o resultado de um processo de enfraquecimento do processo democrático”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao receber o título de cidadão honorário de Paris, nesta segunda (02), em cerimônia que contou com a presença da prefeita Anne Hidalgo.

Também estiveram presentes a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-prefeito Fernando Haddad. “O que está ocorrendo no Brasil é o resultado de um processo de enfraquecimento do processo democrático, estimulado pela ganância de uns poucos e por um desprezo mesquinho pelos direitos do povo; desprezo que tem raízes profundas, fincadas em 350 anos de escravagismo”, discursou Lula.

Foto: Ricardo Stuckert

No evento, Lula lembrou os dias em que foi preso e que tomou a decisão de se entregar, mesmo tendo a opção de receber asilo político na embaixada de algum país. “Mesmo com mais de 70 anos decidi ir até a Polícia Federal porque alguém tinha que provar que o juiz Moro era criminoso e que os representantes do Ministério Público que me acusaram eram mentirosos”, afirmou.

O título concedido a Lula foi anunciado em outubro do ano passado e é uma homenagem a pessoas que se destacaram na defesa de direitos humanos, escolhidas pelo Conselho de Paris. Entre as razões para a escolha de Lula, o grupo ressaltou que “os direitos civis e políticos do ex-presidente do Brasil foram desprezados”.

“A cidadania honorária é concedida em caráter excepcional a pessoas que se destacaram particularmente na defesa dos direitos humanos, a fim de afirmar o apoio de Paris nessas lutas e proteger os destinatários dessa distinção”, falou Anne Hidalgo, ao fazer a entrega oficial do título.

Horas antes, o ex-presidente almoçou com o presidente francês Fraçois Hollande. Segundo Lula, foram tratados no encontro a “conjuntura no Brasil e na França e as tarefas que precisamos cumprir para retomar os governos de inclusão e com mais justiça social”.

Foto: Ricardo Stuckert

Nas redes sociais, o presidente francês também publicou o encontro com Lula, Dilma e Haddad: “Muito feliz por ter recebido o ex-presidente @LulaOficial, @Dilmabr e @Haddad_Fernando hoje em Paris. Discutimos a questão climática e a luta contra as desigualdades, que devem estar no centro de todas as batalhas de hoje e de amanhã”, escreveu Hollande.

 

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Diria o Bozo: ” Se Paris pode dar título a Lula pela defesa dos direitos humanos, por que não posso cobdecorar Adriano, pelo direito de matar!”

  2. A grande mídia ignorou solenemente o fato. Mas, o fato foi de âmbito internacional… Prefeita de Paris, ex-presidente da França presentes no evento… Fica cada dia mais flagrante a perseguição midiática ao ex-presidente Lula.
    Se a cantora Anita ou o cantor Pablo Vitar tivesse recebido um prêmio da prefeitura de Paris, iríamos ver o fato exposto na televisão por mais de uma semana.
    É a porca mídia atuando: Só exibe o que não interessa à população.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador