Brexit irá encerrar livre circulação com a União Europeia, diz porta-voz do governo britânico

theresa-may-jay_allen_the_prime_ministers_office.jpg
 
Foto: Jay Allen/The Prime Minister’s Office
 
Jornal GGN – Um porta-voz da primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou que o Brexit irá interromper a livre circulação de pessoas entre a União Europeia e o Reino Unido em março de 2019.
 
A declaração veio depois que Philip Hammond, ministro britânico das Finanças, dizer que não ocorreriam mudanças imediatas nas regras de circulação entre Inglaterra, a Irlanda do Norte, a Escócia, o País de Gales e o bloco europeu.
 
O ministro disse que o processo iria incluir “diversos arranjos, permanecendo bastante similares a como eram um dia antes de sairmos”, o que gerou especulações e evidenciou as diferenças dentro do gabinete do governo britânico.

No anúncio de hoje, o porta-voz de Theresa May disse que seria “equivocado” sugerir que a livre circulação seria mantida.
 
Atualmente, britânicos e europeus podem circular livremente entre os países. Isso também inclui os brasileiros que têm dupla cidadania europeia, como a italiana ou portuguesa. 
 
Hammond e outros membros do gabinete defende um modelo mais suave do brexit, sem interrupções bruscas nas relações entre o Reino Unido e a União Europeia. Também estão sendo debatidas as relações comerciais, já que o bloco europeu compra quase metade das exportações do Reino Unido. 
 
Na questão migratória, um dos pontos principais diz respeito aos direitos dos europeus na ilha britânica e se os 3 milhões de europeus poderão continuar no país e trabalhar lá. 
 
Assine

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora