Chávez tomará posse em janeiro, afirma Patriota

Por Marco Antonio L.

Do Vermelho

Para Patriota, Chávez irá assumir presidência em janeiro

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou, nesta segunda-feira (17), que o presidente venezuelano Hugo Chávez, que foi reeleito para um novo mandato até 2018, tomará posse em janeiro. Chávez se submeteu a uma nova cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica, “a nossa expectativa, à luz das novas informações, é que a saúde do presidente Chávez evolua de maneira favorável”, afirmou o chanceler.

“Como está o meu povo?” Essa foi a primeira pergunta feita pelo comandante Hugo Chávez durante conversa com sua diretora de imprensa Teresa Maniglia

As autoridades brasileiras acompanham diariamente a evolução do estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, operado há seis dias em Cuba para a retirada de um tumor maligno. Segundo informações recentes, o quadro de Chávez apresenta evolução positiva.

Patriota mantém-se informado sobre a situação de Chávez em conversas com o vice-presidente e chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, e com o embaixador do Brasil no país, José Antonio Marcondes de Carvalho. “As últimas notícias falam de estabilização e até mesmo de evolução positiva, depois de uma operação complexa com um sangramento. A situação parece evoluir para uma situação favorável. Nossos melhores votos para o pronto restabelecimento do presidente Chávez”, disse Patriota.

O estado de saúde do presidente gerou comoção na Venezuela e na América Latina após a informação de que durante a cirurgia ele sofreu uma hemorragia. Caso ele não tenha condições para tomar posse em 10 de janeiro, o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Diosdato Cabello assume a presidência e deverá convocar novas eleições até a primeira quinzena de fevereiro de 2013, como determina a Constituição venezuelana.

Presidência

Para especialistas, a disputa para a Presidência na Venezuela deverá envolver o vice-presidente Nicolás Maduro e Henrique Capriles, principal adversário de Chávez. Nas eleições de outubro, Chávez venceu com 54% dos votos contra 44% de Capriles, que se reelegeu neste domingo (16) governador de Miranda, um dos principais estados da Venezuela. O quadro geral das eleições, no entanto, mostra uma consolidação do chavismo e da Revolução Bolivariana: o PSUV de Chávez venceu em 23 dos 20 Estados do país.

“A Venezuela tem demonstrado que é capaz de organizar eleições de maneira eficiente. Nós acreditamos na institucionalidade em qualquer processo que seja necessário. Até mesmo representantes da oposição têm feito esse tipo de manifestação [sobre o respeito às instituições]”, ressaltou Patriota.

Câncer

Há uma semana, Chávez confirmou o reaparecimento de um câncer diagnosticado no ano passado na região pélvica e foi submetido a uma nova cirurgia. Essa foi a quarta operação em 18 meses. O tratamento foi feito, na maior parte do tempo, em Havana, capital cubana.

Com Agência Brasil

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador