Chilenos têm suspeitos da morte de Pablo Neruda

Jornal GGN – Um misterioso personagem identificado como “Dr. Price” acompanhou, no dia 23 de setembro de 1973, o poeta chileno Pablo Neruda nos seus últimos momentos de vida, e aplicou uma injeção no estômago do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura poucas horas antes da sua morte.

Essa injeção, segundo a imprensa noticiou na época, produziu uma parada cardíaca que levou Neruda à morte. O certificado de óbito, no entanto, afirma que a causa da morte foi um coma ocasionado pelo câncer de próstata que acometia o poeta, mas que estava sendo tratado.

De acordo com o testemunho de enfermeiras e médicos que atenderam Neruda, o “Dr. Price” era um homem loiro, olhos azuis, com 1,80 metros de altura e, naquela época, aparentava ter de 27 a 30 anos.

O tema voltou a ser analisado pela justiça chilena a pedido de Manuel Araya, ex-motorista de Neruda, e que entrou na justiça pedindo esclarecimentos sobre essa morte. A ação motivou a exumação do corpo no poeta. Na semana passada, pela primeira vez chegou-se a uma possível identificação do “Dr. Price” a partir de um retrato falado elaborada com ajuda dos testemunhos dos envolvidos à época. Michael Townley e Hartmut Hopp então foram identificados por Araya como os suspeitos mais prováveis de se aplicar a injeção em Neruda.

Michael Townley

Michael Townley, é um ex-agente da CIA que trabalhou com os serviços de repressão do Chile durante a ditadura militar. Townley foi condenado nos EUA pela morte do ex-chanceler do governo de Salvador Allende, Orlando Letelier, e de sua ajudante, Ronni Moffitt, em um atentado a bomba em Washingtong. O norte-americano confessou também à corte dos EUA que foi quem construiu, instalou e detonou a bomba que matou o general chileno Carlos Prats, ex-comandante do Exército do Chile, e sua esposa, na Argentina em setembro de 74.

Michael Townley fez um acordo pela morte de Letelier e vive hoje sob o programa de proteção a testemunhas nos EUA.

Hartmut Hopp

Outro dos suspeitos de terem aplicado a injeção suspeita em Neruda é o médico alemão Hartmut Hopp.  Condenado no Chile por crimes contra os Direitos Humanos em uma colônia alemã chamada Colonia Dignidad.

As ligações dele com a ditadura foram reconhecidas por Townley, que declarou que lá era produzido o gás sarín utilizado para assassinar opositores à ditadura chilena durante o regime militar no chamado Projeto Andrea.

Hopp fugiu da justiça chilena em 2011 e desde então vive em Krefeld (oeste de Alemanha), protegido pela legislação alemã que não permite sua extradição.

Investigação da morte de Neruda

Segundo Eduardo Contreras , advogado que encaminhou o processo para esclarecer a causa da morte de Neruda,  em nome do ex-motorista do poeta Manuel Araya, as autoridades policiais estão atrasando o processo de forma incômoda.

“Já faz dois meses que o corpo de Neruda foi exumado, no dia 6 de abril, e o serviço médico legal do Chile sequer fez o exame de DNA para comprovar que o corpo é mesmo o do Pablo” afirma o advogado.

Depois de retiradas as amostras, as mesmas serão analisadas por laboratórios chilenos e da Carolina do Norte, nos EUA.

Para Contreras esse atraso não é intencional, mas demonstra a imperícia e falta de rigor da polícia científica chilena.

Leia também – Fotógrafo brasileiro cobriu secretamente morte de Neruda

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Neruda

    Eusempre  suspeitei  e assim como eu, muita gente também suspeitou que Neruda foi assassinado a mando 

    dos EUA. Tanto quanto Salvador Alliende.

     

    Isso não pode ficar assim.  Precis ser investigados, pois para mim são suspeitos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador