Ciro Gomes conta como FHC entregou o Sivam para os EUA

“Fernando Henrique forçou a mão para que o Brasil cancelasse a concorrência do Sistema Sivam e entregasse, sem licitação, à Raytheon”


 

Jornal GGN – Você acompanha agora a primeira parte da entrevista que o ex-governador Ciro Gomes (PDT-CE) concedeu para o GGN, no programa Na sala de visitas com Luis Nassif. Neste bloco ele conta como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso entregou o Sistema de Vigilância da Amazônia para uma empresa norte-americana. 
 
“No primeiro momento, o Fernando Henrique, entre a eleição e a posse, forçou a mão para que o Brasil cancelasse a concorrência do Sistema Sivam [Sistema de Vigilância da Amazônia] e entregasse, sem licitação, à Raytheon, [em 1995] por pedido explícito do Bill Clinton, na reunião da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), na Flórida. E isso está numa ata do Itamar Franco que me colocou pra assinar”, explicou a Nassif.  

 
Além de denunciar a manobra de FHC, Ciro fez uma avaliação da crise política instalada no Brasil: 
 
“Nós estamos em uma tragédia no Brasil. No momento em que te falo, saiu hoje [22/03] dado das Nações Unidas mostrando que é a primeira vez, desde 2010, que o Brasil não avança na desigualdade”, completando que esse dado comprova que o país sofre um processo de recessão estrutural decorrente, entre outros fatores, das brigas dos grupos políticos de Lula e FHC.  Entenda seus argumentos a seguir: 
 
 
https://www.youtube.com/watch?v=Igd-ZdFL8wE&feature=youtu.be width:700
 
 
Redação

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Falar 20 anos depois do leite

    Falar 20 anos depois do leite derramado é fácil, qualquer um faz -ainda mais um boquirroto como o Ciro. Mas falar isso quando aconteceu, aí são outros quinhentos. Ciro, como deveria sonhar que podia ser o próximo presidente pois FHC ainda não tinha dado o golpe da reeleição (mudar regra do jogo no intervalo da partida, pra mim, é golpe), ficou quietinho. Morro de medo do Lula ter Ciro como vice. Vai dar mais problema com sua língua solta do que dar voto pra Lula. 

    1. Também acho que falar vinte

      Também acho que falar vinte anos depois é fácil.

      E forçou a barra ao enfatizar a briga entre os grupos políticos de Lula e de FHC, que destacou como fator do retrocesso brasileiro pós golpe, dentre outros.

      Enfim, Ciro e somente Ciro é a solução. Será? Não aposto.

      Quer ser presidente, realizar esse sonho há muito acalentado. 

      Sem chance de compor com o Lula, na hipótese (remota) de eleições gerais em 2018.

      Lula é só um concorrente a ser abatido. 

       

  2. Lula não é eterno  ..Ciro

    Lula não é eterno  ..Ciro precisa se apresentar ao país  ..provar que sabe compor, dividir. negociar, ceder

    sei que é cedo ..mas..

    mas pra mim, guardadas as diferenças, CIRO deveria ser o VICE de LULA em 2018

    Ganharia o país que no CP teria LULA pra pacificá-lo ..e depois, com CIRO se viabilizando pro futuro, no médio prazo

    Há um vácuo perigoso nas nossas lideranças que precisa ser construído

    Mas será que o patrionismo edificante vence a vaidade humana  ?

  3. Lembro bem disso,
     
    a

    Lembro bem disso,

     

    a desculpa do estadunidense era que não poderia abrir mão de um projeto de um bi, pura balela, se pedissem dariam aquelas tralhas de graça, sairia mais caro se precisassem espionar um sistema estrangeiro, com um projeto deles o voyerismo estava garantido…….

  4. FHC cedeu por medo de dossiê estadunidense.

    Na época, havia um projeto da SBPC para um SIVAM brasileiro e, salvo engano, uma proposta francesa . Como sempre fazem, os estadunidenses prepararam um dossiê sobre a corrupção no governo e prensaram Fernando Henrique Cardoso contra a parede: ou a empresa na qual confiamos ou o governo vai cair. Aí, o vendilhão da Pátria anunciou rapidamente que a Raytheon seria a escolhida para concretizar o projeto. A imprensa corporativa, mesmo apoiando o PSDB, não conseguiu esconder os caminhos que levaram a escolha da empresa estadunidense.

      1. Falou tudo!

        Endosso esta opinião do Josimar.

        Ainda, nunca esquecer que o PDT deu muitos votos ao impeachment na câmara dos deputados e todos os três senadores do PDT contra Dilma. É fácil falar da boca para fora.

    1. nem eu…

      mas no caso de ser preciso, escolherei aquele que não enxergar o outro como rival

      já quase passado, ainda acredito que pode existir uma política perfeita

      debates serão memoráveis

      1. mas bem que poderiam inovar…

        como já tivemos reeleição com FHC

        vice decorativo – para o golpe – com Dilma

        mal não faria ter uma Presidência flutuante ( um cuidando disso e o outro daquilo )

  5. Ciro pode iniciar a mudança

    Ciro Gomes pode representar uma mudança insitucional relevante, se contar com o apoio do povo brasileiro.

    (1) Ciro tem quase 40 anos de vida pública e conhece o mundo da política por dentro.

    (2) Na crise do Plano Real, quando Ricupero colocou a credibilidade em alto risco, Ciro foi convocado pelo presidente Itamar. Abandonou o governo do Ceará, tornou-se Ministro da Fazenda e concluiu a implantação do Real.

    (3) Uma das grandes obras políticas do Brasil é a Transposição do São Francisco. O mérito pela decisão política é de Lula. Mas a articulação de inteligência para  a elaboração do projeto e os duríssimos embates para iniciar o projeto, deve-se creditar a Ciro. Lembrem-se que até teve um bispo que fez greve de fome contra a transposição.

    (4) Ciro foi o primeiro a denunciar Temer como “capitão do golpe”, quando muitos ainda não acreditavam que Temer era um traidor. Esteve na linha de frente no combate ao golpe.

    (5) Foi o primeiro a chamar Eduardo Cunha de ladrão. Seu irmão, Cid Gomes, então ministro da Educação de Dilma, chamou no congresso Eduardo Cunha de “acharcador”.

    (6) Não é mérito somente de Ciro o sucesso educacional do Ceará. Mas Ciro iniciou a valorização da Educação, e hoje o Ceará tem 70% das 100 melhores escolas públicas do Brasil. Esse dado é relevante.

    Penso que Ciro Gomes, com compromisso firmado com as organizações populares, pode ser um bom Presidente e reiniciar o processo de reconstrução da Nação Brasileira. É preciso discutir, avaliar, refletir…

    1. Ou seja, CIRO é uma direita moderna (século XX não XIX?)

      Fica claro, Ciro começou sua campanha como uma direita moderna do século XX (não XXI) combatendo uma direita escravocrata do século XIX.

      Se para alguns está bom, para mim não, mas é uma questão de gosto.

  6. Esse é mais um boquirroto.

    Quer dizer que 

    “…o país sofre um processo de recessão estrutural decorrente, entre outros fatores, das brigas dos grupos políticos de Lula e FHC….” (?????)

    Revela a mesma estatura de Marina Setubal, Martraíra e Luciana Genro que disse que a (suposta e atribuída) briga entre o PT e o (suposto) PSDB seria o mesmo que “… porco falando do mau lavado!!” Valho-me da reprimenda aplicada pela verterana e também instável Erundina: “Esse discurso deseduca, companheiro!!”

    Porque quem criou a SUPOSTA polarização, entre o PT e o (suposto) psdb, ou seja, entre um Partido Político solidamente construído sobre bases sociais e propostas políticas com um amontoado de indivíduos voltados aos seus próprios interesses, serviçais do Mercado, foi o próprio Mercado. Isso agora está mais claro do que nunca.Portanto o discurso que repete o mantra alardeado pelo Mercado “…deseduca….” porque coloca mais confusão na cabeça de quem já não conseguia entender nada e agora entende menos ainda. E coisa de alpinista, oportunista político de ocasião. boquirroto, cínico, hipócrita.

     

     

     

    1. Diria mais, ele é o CANDIDATO SURPRESA DA DIREITA.

      Vamos imaginar o seguinte cenário em 2018:

      Lula como já tem 72 anos nada impede que tenha uma doença séria (nada natural) que o impeça de se candidatar e até fazer campanha para outro candidato do PT.

      Em 2018 teríamos um candidato fajuto da direita, por exemplo o próprio Dória, um candidato do PT indicado por Lula, e o Ciro Gomes concorrendo pelo PDT e uma coligação de partidos menores.

      No segundo turno ficaria o candidato do PT e Ciro Gomes, tendo os dois um discurso de oposição a Temer ou a quem sobrar até a data, os eleitores ficarão confusos, e na última hora o candidato da “direita fajuta” apoia Ciro. Quem tem mais chance, um que “não terá apoio da mídia”, mas também não terá seu ataque e outro que sofrerá todo o tipo de críticas.

      Estou ficando muito velho, e começo a ver um pouco dos futuros muito prováveis.

      1. Nem precisei esperar muito, o CIRO está no Brasil247 …….

        Nem precisei esperar muito, o CIRO está no Brasil247 pedindo a derrubada de TEMER.

        1. Também fiquei surpreso com a minha conclusão!

          Não tinha maiores preconceitos contra Ciro, mas o seu discurso não fechava. Juntei os pontinhos e apareceu o dragão na figura. A evolução foi a seguinte.

          Nasce na direita pós Arena, passa para direita “nacionalista” dos primeiros Tucanos, adere a direita neo-liberal que também não lhe dá espaço, orbita por partidos completamente indefinidos politicamente (PROS, PPS e PSB) que aparentemente são de uma “esquerda rósea”, entra num partido que pode ser mais considerado mais a esquerda porém tem a tradição de se aliar com qualquer zé que lhe dê votos (poderia fazer uma lista), aí começa com um discurso ambíguo de um capitalismo nacionalista. Bate em Lula e Dilma o que pode e faz um discurso aparentemente progressista (chutando cachorro morto, no caso Temer).

          E voilá, temos um possível candidato reserva para a direita.

      2. Pra mim parece improvável

        Pra mim parece improvável Lula e Ciro no 2° turno… um tende a tirar voto do outro no 1° e, com isso, ainda arriscam-se a ficarem de fora.

  7. atenção total

    A coligação usurpadora e golpista dá sinais de que entraram em desespero supremo.

    Imagino que percebem o perigo cada vez mais próximo de Lula vir a ser candidato e ganhar a eleição com uma enxovalhada de votos, que percebem que a vitória esmagadora de Lula os deixará sem rumo, que percebem a possibilidade de ficarem muito mais desorientados e abobalhados, que percebem a derrota que os deixará muito mais humilhados do que já estão, que percebem o fabuloso desastre e a vergonhosa incompetência daquilo que chamam de governo Temer, que percebem que a ganância explícita e obscena favorece tanto a candidatura de Lula, mas como restaura também o direito, o caráter, a honra e a postura de Dilma.

    Talvez, essa seja uma das  razões que explica a grande obsessão dos usurpadores golpistas em querer a cassação da chapa Dilma / Temer.

    Vejo que os golpistas dedicaram uma fração do arsenal armazenado para atacar Lula e o posicionaram na direção de ataque contra Dilma.

    Porém, esquecem que mesmo conseguindo inabilitar Lula para 2018, não conseguirão calar a sua voz e muito menos conseguirão abafar o nome daquele que Lula poderá indicar como o seu representante e candidato.

    Portanto, se isso acontecer, seja quem ele for, a população saberá que aquele foi o escolhido de Lula para reconstruir e duplicar estrada das oportunidades que devolverá aos excluídos o respeito, a dignidade e a ascensão social, cultural e econômica, que Lula construiu com competência e os usurpadores golpistas tentam exterminar com toda violência

    Por todo esse perigosíssimo momento que vivemos, eu entendo que o Brasil corre um gravíssimo risco de degradação e humilhação.

    Não podemos continuar divertindo o mundo com tantos festivais de baixarias, com tanta indecência jurídica, com tantos totalitários e covardes abusos de poder e com uma fartura debochada e cínica sequência de atos e ações ilegais, provocadas por supostas autoridades federais. 

    Temos, agora, que deixar o passado mais distante de lado, nos concentrarmos no presente e lutarmos com todas as forças, para não perdemos o futuro que temos direito.

     

    1. O meu também não terá, seria melhor alguém de direita assumida.

      Estou dizendo claramente no meu comentário

      CIRO GOMES é um homem do sistema, é o CANDIDATO DA DIREITA CASO LULA NÃO DISPUTE 2018.

  8. Por que Ciro fala tão mal de Lula?

    Os motivos são simples, CIRO GOMES é um homem do sistema, é o CANDIDATO DA DIREITA CASO LULA NÃO DISPUTE 2018.

    Enganam-se muitos em enxergar alguma coisa progressista em Ciro Gomes, ele será o candidato da Direita se Lula for impedido e vier qualquer outro no seu lugar apoiado por Lula.

    O discurso de Ciro é como a sua trajetória, bem extensa e tortuosa, em 37 anos de política ele esteve em [PDS (1980-1983 = 3), PMDB (1983-1988 = 5), PSDB (1988-1996 = 8), PPS (1996 -2005 = 9), PSB (2005-2013 =8), PROS (2013-2015 =2 ) e PDT (2015 -2017 = 2)]  7 partidos, o que dá uma média de 5,3 anos por partido, ou seja, o partido de Ciro é o PdoC (partido do Ciro).

    Ciro em 2010 dá uma declaração do tipo: “O Aécio pode convocar todos os brasileiros, decentes, de todos os partidos, que é como ele faz em Minas Gerais e celebrar um projeto de país, que dê avanço ao que o presidente Lula representou.” ou durante o golpe contra Dilma ele perguntado sobre a inocência de Dilma ele responde: “Inocente nada, o Lula é um merda”.

    Poderíamos dizer que Ciro é um dos políticos mais oportunistas do país, começa a sua vida política no PDS (ex-Arena) no fim do governo militar, passa para o PMDB no início da redemocratização, passa para o PSDB no início do governo FHC porém como não recebe nenhum ministério passa para o PPS para poder se candidatar a presidência da república, perdendo duas eleições seguidas, entra no PSB e PROS que serviram para ingressar no governo Lula como Ministro da Integração Nacional, porém mesmo no PSB não recebe nenhum ministério de Dilma, logo passa a fazer oposição a ela (talvez por isto da sua declaração tão veemente contra Dilma e Lula).

    Ou seja, além de economista amigo de banqueiros e grandes empresários, Ciro muda de partido como muda de camisa, e sempre se colocando na posição para ver se tem alguma oportunidade, com o processo do Golpe vai para o PDT para poder ficar mordendo e assoprando no que os governos do PT fizeram.

    É um encantador palestrante para jovens estudantes, um grupo que não tinha a mínima penetração na época que era estudante e perdeu todas as disputas que teve no movimento estudantil, pois era identificado como um direitista que queria infiltrar-se no movimento, porém tem muita habilidade em entrevistas falando muitas vezes no seu sucesso que teve como prefeito e governador de Fortaleza e Ceará há respectivamente 27 e 23 anos.

    Fica claro que as propostas políticas de Ciro são exatamente pouco “claras” (perdão pela redundância), pois é uma figura personalista que age como um salvador da nação.

    Também fica claro que Ciro está se colocando criticamente ao governo Temer (o que não é difícil se colocar), porém quando pode critica virulentamente o PT, logo talvez não tenham notado, porém

    CIRO GOMES É O CANDIDATO DA DIREITA CASO LULA FOR IMPEDIDO E OUTRO MAIS FRACO ENTRAR NO SEU LUGAR, FAZENDO QUE O SEU DISCURSO PSEUDO PROGRESSISTA PERMITA-O CONCORRENDO SOBRE A LEGENDA DO PDT E DISPUTANDO O SEGUNDO TURNO DE 2018 COM OUTRO CANDIDATO DO PT QUE NÃO SEJA LULA COM TODO O APOIO DO PSDB, PMDB, PP E DEMAIS PARTIDOS QUE COMPÕE A BASE DE TEMER.

    Agora alguém pode perguntar, por que Lula não disputaria as eleições em 2018?

    A resposta é bem mais simples que possa parecer, Lula terá 73 anos em 2018 e se o mesmo tiver uma retomada no seu cancer ou mesmo qualquer outra doença que comprometa a sua eleição ninguém achará surpreendente e como todos sabem agências governamentais dos países do primeiro mundo tem muita facilidade de induzir doenças a organismos debilitados.

    1. Respeito sua análise. Não

      Respeito sua análise. Não tenho opinião formada sobre isso. 

      Mas seus argumentos, que não discordo totalmente, carecem de evidências.

      Explico. Vc diz que Ciro é de direita. Ok. PDS, PSDB… Porém, ele serviu a Itamar (que não é de esquerda, ok) mas parece que há uma concordância de que ele fez um governo nacionalista, que não representa o ideário da direita no Brasil – rentista e aliada ao capital internacional, especialmente americano. Ou seja, entendo direita = neoliberal.

      Então, pergunto: sendo Ciro um direitista por que ele rompe com o PSDB no auge do neoliberalismo e das privatizações? Por que na eleição presidencial de 1989 apoiou no primeiro turno Mário Covas, candidato de seu partido, e Lula, no segundo? Por que concorreu com FHC e foi triturado pela mídia que apoia FHC = direita?

      Por que defendeu o governo Lula no auge do mensalão?

      Ah, mas ele é oportunista, troca de partido, fala mal do Lula. Ok, concordo (embora trocar de partido a toda hora pode ser burrice ou ingenuidade). Falar demais, que é diferente de “dizer umas verdades”, também pra mim é ingenuidade. Mas onde está o político de direita? Além disso, Ciro e seu PDT apoiou e apoia o atual governador do Ceará Camilo Santana (PT), o vice é do PDT. 

      Para ser cincero, pra mim faltam evidências para sustentar a tese de que Ciro é um político de direita = neoliberal. Estou inclinado a acreditar que ele é um quadro político de centro-esquerda, defensor de um projeto de desenvolvimento soberano e includente. Por fim, se as evidências apontarem o contrário, revejo meu conceito.

      1. Eu falei que ele era de direita neo-liberal? Acho que não!

        Acho que não utilizei o termo neo-liberal, se ficou implícito não era o meu objetivo. Se ficou isto subentendido retifico. O que quis dizer que ele É UM CANDIDATO DE DIREITA. Ou seja, é um candidato claramente de direita, e digo mais, esta tendência de separar o capitalismo “de produção” do capitalismo “rentista” é meramente formal, os “bons capitalistas” vão para onde há o lucro, se não sobra espaço numa economia que precisa de grande escala e tecnologia, os capitalistas vendem suas fábricas, seus comércios e aplicam onde conseguem lucratividade.

        Dividir os capitalistas que preferem a “produção” e estão dispostos a perder seu capital por continuar tentanto lutar contra os conglomerados internacionais (com imensas chances de perder tudo) isto sim que é ingenuidade. Há capitalistas, e ponto. Esta é uma fantasia de governos reformistas que pensam que dando crédito abundante aos capitalistas eles vão saír montando uma Bayer, uma GM, ou uma grande indústria a partir do nada é mais do que uma ingenuidade, é uma bobagem. Todas as grandes indústrias do Brasil nasceram do setor público ou de monopólios criados pelo processo de substituição de importações e barreiras alfandegárias. No quadro atual da OMC não é possívem mais criar estes monopólios e mesmo o último tentado, no mercado da micro-informática isto não funcionou.

        Temos que ser realistas e não fantasiosos.

          1. Então….

            Tô adorando os comentários ! Comendo pipoca e lendo freneticamente !

            Pois bem… ai vai a minha versão do Ciro x Lula, e etc…

            1-      Quem tem 30 anos de vida pública não é ingênuo. Ele adota esse discurso enfrentador porque dá voto nesse país que ama e precisa de um salvador da pátria. Tenho medo de um novo caçador de marajás, mas tenho simpatizado com o Ciro.

             

            2-      As entrevistas e propostas do Ciro estão no caminho de uma proposta de reconstrução de um projeto de país. Tenho gostado das falas, mas agora é saber se vai fazer. Ele está consciente do problema da taxa de juros, da dívida pública e da taxa de câmbio. Ótimo. Tem uma visão centrada na industrialização em 3 áreas – Defesa, Petroleo e Complexo da Saúde. Ok. Defende políticas industriais tendo o estado como indutor da economia. Ok. Defende a revogação das alterações realizadas na Petrobras durante o governo golpista. Ok. Tem uma visão nacionalista e multipolar no sistema internacional, inclusive para o desenvolvimento de tecnologias sensíveis para o Brasil. Ok. Senti falta de propostas de políticas sociais. Tem bons exemplos na área de saúde e educação no seu estado. Ok.

             

            3-      O Lula não enfrentou as principais elites do país e não realizou mudanças estruturais no Brasil Ex.: Reforma tributária taxando os mais ricos, ou alterar dependência estrutural de commódities da economia ou auditoria da dívida pública. Apesar disso, ele fez o que pode sem gerar um curto circuito no país conforme estamos assistindo agora com esse congresso atual. Ainda assim ele melhorou a vida de muita gente e colocou o Brasil em um lugar privilegiado no sistema internacional. (Tanto na economia quanto na diplomacia, além de ter reforçado o papel das estatais e ter retomado obras de infraestrutura importantíssimas).

             

            4-      PERGUNTA: Quando no Brasil a esquerda foi majoritária no congresso? Talvez no segundo governo Lula a esquerda conseguiu uma maioria no congresso. Apenas. No governo Dilma, na primeira tentativa de alterar o capitalismo rentista a base rachou. Bater de frente com essa elite escravocrata blindada por um aparato midiático de guerra e sem o povo na rua é suicídio.

             

            5-      Queridos, infelizmente vivemos no capitalismo e desta forma temos que aprender a ganhar nesse jogo. Não acredito em uma revolução (a curto prazo), menos ainda no controle completo do Estado sobre a Economia, mas sim em alterar as bases do que temos e construir um sistema um pouco mais justo centrado na intervenção do estado na economia e na correção das desigualdades geradas pelo sistema por meio das políticas sociais e demais regulamentações.

             

            6-      Na competição internacional precisamos ter mega empresas em diversos setores, de forma a aumentar a escala e competitividade dos nossos produtos, ter robustez para influenciar o mercado, gerar inovações e estar no estado da arte da produção. Para que? Para gerar empregos, renda e divisas para o país.

            Não se pode esquecer que é o estado que favorece o crescimento de setores e conglomerados industriais, como setor petrolífero na Noruega, Eletroeletrônico na Coréia, Indústria Bélica nos EUA, Construção civil no Brasil, Indústria têxtil na Rev. Ind. Britânica, entre outros exemplos.

            A indústria nacional gera empregos, renda e impostos para o país. É de cair o c* da bunda ver boa parte da esquerda dizendo que não se importa com a indústria nacional. Abiguinho, se não formos nós, serão os estrangeiros que nos venderão “carnes”  gerando renda e empregos no exterior. Agricultura orgânica e a morte de vaquinha humanizada não alimenta a humanidade na velocidade que esta deseja (Todo mundo quer carninha bem tratada com carinho e XYZ mas ninguém quer parar de comer carne todo dia no almoço; parar de ir no rodízio na quinta ou pagar mais caro pela carne). Não sei em que planeta vive esse pessoal. Os que querem pagar mais caro pela carne “bem tratada” ou por produtos orgânicos PODEM pagar por eles. Essa não é a realidade de mais da metade das pessoas desse país.  

            Sou totalmente a favor da melhoria do bem estar animal e da agricultura orgânica e familiar, que pode inclusive aumentar a segurança alimentar no Brasil, mas não é por isso que vou comemorar a destruição do que temos, como se a indústria brasileira de carnes fosse de 5 categoria.      

            7-      O Capitalismo rentista é sim diferente do industrial, dado que o segundo tem o potencial de gerar renda, emprego e aumentar de forma substancial o crescimento do PIB Brasileiro, condição fundamental inclusive para a continuidade e melhoria dos programas sociais e de transferência de renda.      

            To gostando mesmo desse debate pra ver se o Ciro é um cavalo de tróia ou uma opção viável de parceria e até das visões dos leitores sobre esquerda e direita.  

            Prometi pra mim mesmo que não ia gastar muito tempo aqui e ia dormir cedo, mas não deu…. rs. 

          2. Ciro possível candidato

            Um discurso mais nacionalista em tempos de entreguismos do PMDB, DEM e PSDB dominante nos 3 poderes, é bom de ser escutado.

            Seguindo neste caminho ele passa a ser um grande candidato.

            Eu gostaria de ver um debate dele com os outros candidatos, primeiro porque ele estuda bastante os assuntos políticos e segundo porque ele não tem freio na língua.

            Bom seria uma dobradinha com Lula para colocar o PDT de volta à esquerda, mas acho que os EGOS impediriam este sacrifício pelo Pais.

             

        1. “Todas as grandes indústrias

          “Todas as grandes indústrias do Brasil nasceram do setor público ou de monopólios criados pelo processo de substituição de importações e barreiras alfandegárias.” (rdmaestri)

          Aliás…como de resto, ocorre nos USA. Não é isso mesmo meu caro rdmaestri ?

          Já imaginou a poderosa indústria aeronautica Norte Americana se não fosse abastecida com as robustas e superfaturadas encomendas do Pentágono? Embora, haja alguns crédulos midiotas, que imaginam que fábrica de avião, sobreviveria vendendo avião de passageiros. Inocentes!…

          Por isso, juram que a Embraer navega em mar de brigadeiro por ter sido doada, digo, privatizada. Tal qual, imaginam que os empresários privados do agro-negócio existiriam sem as grandes pesquisas da Estatal Embrapa, e, sem os financiamentos dos bancos Estatais do Brasil, a juros subdisiados. (claro que é assim, em todo o canto da Terra).

          Se os empresários do mundo todo cruzassem os braços, que poderia acontecer?…provavelmente, seria observada uma menor circulação de automóveis de luxo nas ruas…No entanto, se os trabalhadores fizerem o mesmo…

          Orlando

           

          1. Orlando, nem quis generalizar para não continuar com a discussão

            Orlando, nem quis generalizar para não continuar com a discussão, porém há outras variantes, por exemplo na Coreia do Sul o governa entrega direto setores para as tradicionais famílias, na Rússia os ex-membros do PC compraram a preço de banana setores completos da economia, …..

            Se os empresários desaparecessem era só gritar na rua, precisamos gente para nos explorar, apareciam alguns milhares….

      2. Só para não deixar passar batido. No PSDB ele saiu de qual ….

        Só para não deixar passar batido. No PSDB ele saiu de qual ministério que estava ocupando?

        Simplesmente ele saiu do PSDB no auge do sucesso porque não deram espaço para ele! 

  9. E agora o mafioso apátrida

    E agora o mafioso apátrida está sugerindo prá o temer procurar o Lula para que ajude a arrumar o país. O pior é que Lula, movido por sentimentos de quem se importa com o seu país / povo, é capaz de entrar nessa canoa, préviamente furada pelo ditador saqueador comandante do golpe fhc clinton e seus golpistas demotucanos peemedebistas. Queremos os nossos votos que roubaram de volta. Queremos de volta a nossa democracia. Queremos que devolvam os 55 milhões de votos roubados do povo democrático brasileiro e devolvam o governo a Dilma Roussef com Lula Ministro da Casa Civil, exatamente como deveria ter acontecido mas os bandidos impediram.

  10. Frase mais idiota do ano: “ECONOMISTA” RICARDO AMORIM

    “Trabalhadores temem ser terceirizados e transformados em PJ, tornando-se empresários. Se empresários sempre levam a melhor, por que o medo?!”

    https://twitter.com/Ricamconsult/status/845395295458512896

     

    Dispensa comentários… é só ler e admirar a sabedoria liberal pós-moderna tupiniquim!

    Se empresários sempre levam a melhor porque lutam tanto para acabar com a CLT?

  11. O caso do SIVAM como já tem mais de 20 anos e serve ……

    O caso do SIVAM como já tem mais de 20 anos e serve para título de reportagem colocando um velho decrépito e já fora da política (FHC) em evidência vai servir para que todos os Blogs de Esquerda repliquem a entrevista colocando o nome de CIRO como um grande opositor ao sistema, porém as pessoas vão esquecer que o próprio Ciro fazia parte do governo e do partido de FHC durante o caso, mas vão tocar trombetas.

    A trajetória de Ciro mostra:

    1) Sempre esteve do lado dos poderosos (políticos e empresários).

    2) Mudou de partido conforme suas conveniências políticas.

    3) Tem um discurso que se analisado com calma é CLARAMENTE DE DIREITA.

    Porém seu discurso serve para todos os direitistas ou centro-direitistas que estão incomodados com a inépcia do governo Temer, abrigar-se num leito confortável.

    1. Ciro deixou o governo FHC

      Ciro deixou o governo FHC quando este era poderoso, quando o plano real havia “sobrevivido” e bombava aos olhos da poderosa mídia. Esteve ao lado do Lula e continua, mesmo sabendo que este pode vir a ser preso. Aliás, poderoso hoje é Sérgio Moro e, como diz Ciro, os “jovens” procuradores. Não vi na entrevista Ciro ao lado desses poderosos. Ciro sempre esteve ao lado de empresários, isso é fato. Mas… é defeito? Veja o debate entre Ciro e Constantino – um radical extremista de direita – e veja se os dois se entendem? Ou com Tom Palmer, também um defensor da direita. Ciro é de esquerda e não tem conversa.

      Mas mais importante que seu discurso é ver o que ele fez. Foi prefeito de Fortaleza e governador do Ceará. Veja o Canal do Trabalhador – um verdadeiro milagre político e administrativo que salvou uma metrópole. Ciro conhece e é capaz de explicar até hoje cada milímetro da obra. Veja se fez dívidas em suas gestões. Veja se ficou rico – ou ele ou sua família. Está ficando rico agora, fora da política. Como minisro, governador, deputado e prefeito, não enriqueceu. Quando candidato a presidente viajava sozinho em avião de carreira, era entrevistado por reporteres no saguão do aeroporto junto com todo mundo.

      O problema do Ciro é a língua. Existem vídeos dele “esculhambando” (como se diz no Cerá) Deus e o mundo. Desde Lula até a mulher doente na fila do SUS. O cara simplesmente perde as estribeiras por qualquer coisa. 

      1. Concordo, e aproveito para observar…

        As evidencias demonstram que ele saiu do governo FHC quando ele estava no auge. Decolando com o Plano Real.

        Poderia ter ficado milhonário como tantos outros.

        E o problema dele é a língua e a ingenuidade, ambas se complementam. Isso não quer dizer que ele deva se conter e não dizer certas verdades. Mas ser uma metralhadora giratória, não produz bons resultados. 

        Explicando um pouco melhor o que entendo por ingenuidade, creio que sua trajetória política demonstra isso.

        Acreditou, lá atrás nas boas intenções do FHC e sua turma de neoliberais. Depois, acreditou no Roberto Freire do PPS. Depois, acreditou que o Eduardo Campos lhe cederia o SEU partido (PSB) para ele (Ciro) ser candidato a presidente. Agora, acredita no PDT, que votou quase que unanimente a favor do golpe. Ou seja, Ciro fazia um “discurso rasgado” numa direção e a maioria do seu partido (os antigos filiados) votavam e discursavam em outra direção. Parece que agora estão fazendo uma “limpeza” e até onde sei, posso estar completamente enganado, o Lupi é (pode ser) um sujeito bem-intencionado. Mas como você faz um discurso contudente defendo uma causa quando grande parte dos seus correligionários defende outra? Você está se expondo, sendo ingênuo.

        Outra prova disso é seu voluntarismo. Tipo: peito e arrebento. Ele diz: “nunca respondi processo…”, como se isso fosse sinônimo de honestidade no Brasil de hoje. Ora, quantos presos políticos há no Brasil, que foram condenados sob o disfarce da legalidade? O Genoino está aí para provar, entre tantos outros, políticos ou não. Portanto, inventar um processo contra Ciro, ou qualquer outro cidadão basta o “Barbosa II” e seus parceiros do MPF e PF em conluio com a Globo e cia desejarem. Inventaram um crime até para a presidenta!

        “- Ah, mas aí vou sair na bala.” Ora, ele pode até refutar num primeiro momento, mas o problema não é a força bruta numa dada circunstância, mas a leitura que se faz desse fato. Ou ele acha que através das redes sociais ele vai conseguir reverter a narrativa, de que foi atacado e reagiu a altura, contra a ideia pregada durante todos as edições “kamélicas” do JN e seus parceiros dizendo que ele é um “cangaceiro fora lei”, “pistoleiro”, que “não respeita as Instituições do Brasil e seu regramento legal”, que é um “mal para o Brasil” e que, por isso, deve ser fortemente combatido. Será todo o aparato midiático-judiciário administrando o monopólio da violência estatal contra ele, e ainda fazendo a cabeça do povão e, principalmente, da classe média. Como resistir a isso? Pensar que é possível fazer isso, nesse momento, com voluntarismo, acho que é ingenuidade. Para fazer isso é preciso massas nas ruas. E se ele for preso hoje, creio que não haverá esse movimento. Com o Lula, ainda há dúvidas, embora não deve ser descartado essa hipótese.

        Outra evidência de ingenuidade, sob meu ponto de vista, é achar que é possível ganhar uma eleição e governar “pela esquerda” (desenvolvimentismo soberano com inclusão social é de esquerda), confrontando com o Lula e seu partido. Parece que agora está havendo uma revisão nesse discurso. Tomara. É preciso ampliar forças e não dividí-las. E as observações/críticas feitas até agora tem essa intenção.

         

      2. De fato tem vários vídeos

        De fato tem vários vídeos dele em que atira em todo mundo. 

        Mas, tem a exceção. Aquele que é sempre poupado por mais que o Dr. Ciro perca as estribeiras.

        Um enigma.

         

  12. O MAIS PREPARADO

    Ciro é o mais preparado para recuperar o Brasil da crise. Muitos estão na ilusão do neoliberalismo, mas não temos condições de pagar o preço de mais 4 anos de incompetência econômica. O PT, o PMDB e o PSDB já mostraram que se preocupam com os próprios interesses antes do país. Vamos dar uma chance para o Ciro, que tem experiência e competência para montar um plano de desenvovimento de Brasil, à la JK.

  13. Memórias

    Ciro poderia fazer um excelente livro de memórias, assim como esta acima citada.

    O livro poderia ser titulado como: “Eu fazia parte, nada fiz, mas agora conto”. O livro teria capítulos para cada partido político que lhe deu cobertura para a sua carreira pessoal.

  14. Um político não deveria se

    Um político não deveria se candidatar a um cargo de presidente, até que ele tenha vencido a sindrome do vira-lata… Enquanto isso, que ele se candidate a um cargo de prefeito, governador… Ou deputado e senador… Mas até lá… Não deveria poder se candidatar a um cargo de presidente sob o risco de vender o país ao estrangeiro…

  15. Neste momento a esquerda

    Neste momento a esquerda precisa juntar forças para eleger o maior número possível de deputados federais

    e senadores. Sem um congresso absolutamente progressista, nacionalistas as boas ideias não se transformam

    em algo prático em benefício ao pais. Alem do mais temos vários estados em que legislativo e executivo estão nas mãos de

    golpistas canalhas. Parceiros da mígia hegemônica golpista. Sem contar os absurdos do judiciário.

    É hora de acordar,

  16. SIVAM ou Dacta 5 = Raytheon X Thomson CSF

        O falastrão do Ciro Gomes (  conhecido “Barão” de Sobral, desde as capitanias hereditárias ), desta “missa” não sabe nem do primeiro terço, ainda esta na 1a leitura das escrituras, para a “consagração” nem ele nem FHC foram convidados, a hóstia foi dividida entre franceses e americanos, o vinho nós fornecemos.

    1. Ecumenicamente

      Correto.

      Coisas de visão BVL (beyond visual line-of-sight).

      Ou como harmonizar pequenas fortunas e grandes ambições, ou seria o contrário?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador